Próxima greve: sexta-feira 17ABR – “Todos não seremos muitos para fazer frente a este ataque!”
Na próxima sexta-feira, dia 17ABR, há greve que abrange os Oficiais de Justiça.
Esta greve é uma
reação focada na política laboral do Governo, por todos rejeitada, até mesmo
por aqueles que já se prontificaram a aprová-la no Parlamento, embora com condições.
O Governo insiste
em manter um enorme retrocesso nos direitos dos trabalhadores, direitos esses
conquistados a muito custo durante décadas, pelo que a reação de todos os
trabalhadores se mostra imprescindível.
A greve está
convocada (entre outros) pela Federação Nacional dos Sindicatos dos
Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).
No comunicado da
estrutura sindical afeta à CGTP lê-se assim:
«De crise em
crise, somos sempre os mesmos a pagar a fatura das políticas que não decidimos.
Perante o aumento do custo de vida, que resulta da inflação, da especulação e,
agora, novamente, da guerra, a opção do governo é sempre a mesma: deixar-nos pagar
a crise e proteger os lucros dos grandes grupos económicos.
Não faz isto por
acaso, nem por incompetência! Faz porque quer! Faz porque está mais interessado
em garantir os interesses dos multimilionários e não tem qualquer respeito por
quem produz a riqueza: os trabalhadores!
Ao mesmo tempo
que ouvimos a velha lengalenga que nos manda poupar o que não temos, assistimos
a um ataque sem precedentes aos Serviços Públicos e aos seus trabalhadores!
Eterniza-se a política de baixos salários que atinge todos os trabalhadores,
independentemente das suas qualificações, facto que só contribui para a
desmotivação dos trabalhadores e degradação dos serviços.
Como se não
bastasse o desinvestimento nos Serviços Públicos e nas Funções Sociais do Estado,
que atinge todos os setores determinantes para a nossa democracia – Saúde,
Educação, Segurança Social, Habitação e Cultura, entre outros – o governo tenta
meter-nos garganta abaixo um Pacote Laboral que nos vai infernizar a vida!
Mentindo descaradamente
sobre o papel da CGTP-IN – Central Sindical onde a nossa Federação e os seus
Sindicatos são filiados – na “negociação”, o Governo tenta aprovar com os
patrões e com outros sindicatos um conjunto de medidas que vão agravar e muito
os problemas centrais que já hoje quem trabalha sente!
Todos não
seremos muitos para fazer frente a este ataque!»
Esta greve serve
também para permitir uma grande concentração em Lisboa nesse mesmo dia, para
uma manifestação onde acorrerão trabalhadores de todo o país, pois as estruturas
sindicais aderentes têm transporte gratuito organizado para permitir a
deslocação dos trabalhadores.
A marcha começa
no Saldanha pelas 14H30 e seguirá em direção a S. Bento / Assembleia da República,
onde decorrerá a concentração e manifestação.
«Vamos encher as
ruas de Lisboa com as nossas reivindicações, com a nossa luta, demonstrando ao
Governo que vai ter de mudar as políticas que nos quer impor!», lê-se no
comunicado.
Pode aceder diretamente ao aviso prévio de greve e ao comunicado aqui citado acedendo pelas seguintes hiperligações: “Aviso Prévio de Greve” e “Comunicado”.
Apesar dos
sindicatos dos Oficiais de Justiça estarem muito ocupados com a assinatura do
novo acordo que dará origem ao terceiro decreto-lei que alterará mais um bocado
do Estatuto, tal circunstância não os devia coibir de contestar o pacote
laboral proposto pelo Governo, uma vez que as alterações propostas não são
apenas para os outros, mas também para os Oficiais de Justiça. Claro que caso concordem
com as propostas do Governo, então, sim, podem continuar a manter o atual
silêncio.
Fontes: “FNSTFPS” e “CGTP”.


Comentários
Enviar um comentário