Próxima greve: sexta-feira 17ABR – “Todos não seremos muitos para fazer frente a este ataque!”

      Na próxima sexta-feira, dia 17ABR, há greve que abrange os Oficiais de Justiça.

      Esta greve é uma reação focada na política laboral do Governo, por todos rejeitada, até mesmo por aqueles que já se prontificaram a aprová-la no Parlamento, embora com condições.

      O Governo insiste em manter um enorme retrocesso nos direitos dos trabalhadores, direitos esses conquistados a muito custo durante décadas, pelo que a reação de todos os trabalhadores se mostra imprescindível.

      A greve está convocada (entre outros) pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS).

      No comunicado da estrutura sindical afeta à CGTP lê-se assim:

      «De crise em crise, somos sempre os mesmos a pagar a fatura das políticas que não decidimos. Perante o aumento do custo de vida, que resulta da inflação, da especulação e, agora, novamente, da guerra, a opção do governo é sempre a mesma: deixar-nos pagar a crise e proteger os lucros dos grandes grupos económicos.

      Não faz isto por acaso, nem por incompetência! Faz porque quer! Faz porque está mais interessado em garantir os interesses dos multimilionários e não tem qualquer respeito por quem produz a riqueza: os trabalhadores!

      Ao mesmo tempo que ouvimos a velha lengalenga que nos manda poupar o que não temos, assistimos a um ataque sem precedentes aos Serviços Públicos e aos seus trabalhadores! Eterniza-se a política de baixos salários que atinge todos os trabalhadores, independentemente das suas qualificações, facto que só contribui para a desmotivação dos trabalhadores e degradação dos serviços.

      Como se não bastasse o desinvestimento nos Serviços Públicos e nas Funções Sociais do Estado, que atinge todos os setores determinantes para a nossa democracia – Saúde, Educação, Segurança Social, Habitação e Cultura, entre outros – o governo tenta meter-nos garganta abaixo um Pacote Laboral que nos vai infernizar a vida!

      Mentindo descaradamente sobre o papel da CGTP-IN – Central Sindical onde a nossa Federação e os seus Sindicatos são filiados – na “negociação”, o Governo tenta aprovar com os patrões e com outros sindicatos um conjunto de medidas que vão agravar e muito os problemas centrais que já hoje quem trabalha sente!

      Todos não seremos muitos para fazer frente a este ataque!»

      Esta greve serve também para permitir uma grande concentração em Lisboa nesse mesmo dia, para uma manifestação onde acorrerão trabalhadores de todo o país, pois as estruturas sindicais aderentes têm transporte gratuito organizado para permitir a deslocação dos trabalhadores.

      A marcha começa no Saldanha pelas 14H30 e seguirá em direção a S. Bento / Assembleia da República, onde decorrerá a concentração e manifestação.

      «Vamos encher as ruas de Lisboa com as nossas reivindicações, com a nossa luta, demonstrando ao Governo que vai ter de mudar as políticas que nos quer impor!», lê-se no comunicado.

      Pode aceder diretamente ao aviso prévio de greve e ao comunicado aqui citado acedendo pelas seguintes hiperligações: “Aviso Prévio de Greve” e “Comunicado”.

      Apesar dos sindicatos dos Oficiais de Justiça estarem muito ocupados com a assinatura do novo acordo que dará origem ao terceiro decreto-lei que alterará mais um bocado do Estatuto, tal circunstância não os devia coibir de contestar o pacote laboral proposto pelo Governo, uma vez que as alterações propostas não são apenas para os outros, mas também para os Oficiais de Justiça. Claro que caso concordem com as propostas do Governo, então, sim, podem continuar a manter o atual silêncio.


      Fontes: “FNSTFPS” e “CGTP”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ