DGAJ não pagou turnos de sábado do mês de dezembro

      Os Oficiais de Justiça que asseguraram o serviço urgente dos turnos dos fins de semana de dezembro ainda não receberam o pagamento desses serviços dos sábados com o pagamento do vencimento deste mês de fevereiro, como estavam a contar que sucedesse.


      Os pagamentos destes serviços são concretizados dois meses após a sua realização mas, desta vez, tal não sucedeu.


      A entidade responsável pelo processamento destes pagamentos é a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) que justificou esta falta de pagamento com uma alteração de programa informático.


      Claro que esta desculpa faz pensar os Oficiais de Justiça se não poderá ser a velha desculpa do lapso informático, sempre com as costas largas, vindo ainda à memória de todos o recente episódio da falta de pagamento aos seguranças dos tribunais, pela empresa privada, a qual alegou, no início, que a falta de pagamento dos vencimentos se devia, também, a um problema de processamento informático, vindo a verificar-se que se tratava de um problema de falta de dinheiro, falta essa que a DGAJ acabou por resolver, adiantando-o àquela empresa. E falta agora para os Oficiais de Justiça? São dúvidas e arrepios que ocorrem aos Oficiais de Justiça.


      Seja problema informático ou seja lá o que for, o que é certo é que os Oficiais de Justiça não receberam aquele valor que lhes era devido e que com ele contavam e não lhes foi dado nenhum esclarecimento para a falta de pagamento.


      Entretanto, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), Fernando Jorge, confirmava à “Sábado” que os valores referentes aos turnos de dezembro serão pagos em março, “juntamente com os turnos de janeiro e fevereiro” (fevereiro também?).


      Perante esta notícia, alguns Oficiais de Justiça acabaram por ver algo de positivo neste atraso de pagamento diferido para março, levando em conta o desconto do dia de greve relativo ao 31 de janeiro que também deverá ocorrer em março, pelo que o recebimento do turno compensará a perda daquele dia de greve, tornando mais normal o vencimento a receber em março.


      Todos os euros contam na contabilidade mensal do parco vencimento dos Oficiais de Justiça e isso mesmo foi manifestado pelo presidente do SFJ: “É preciso alguma sensibilidade para estas matérias, porque pessoas que ganham 700/800 euros, o que recebem a mais do turno faz muita diferença no final do mês”, disse à “Sábado” Fernando Jorge, adiantando que espera que, de facto, em março os valores em causa sejam pagos aos Oficiais de Justiça.


MoedasContar.jpg


      Fonte: “Sábado”.

Comentários

  1. Uma dúvida se me puderem esclarecer. Quem é que ganha 700/800 euros? Só os que estão em período probatório ou não? Obrigado. Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Pedro! Não são só os "Provisórios". Há "Definitivos" que estão no primeiro e até no segundo escalão que com os descontos ficam com valores semelhantes líquidos.

      Eliminar
    2. ok, obrigado

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ