As espantosas 10 mil horas não pagas das eleições autárquicas

      Foram cerca de 10.000 (dez mil) horas trabalhadas a mais, suplementares, em todos os tribunais do país, nos meses de julho, agosto e setembro do ano passado, por cerca de 1300 Oficiais de Justiça, nos processos eleitorais das autarquias.


      Estas horas foram registadas e comunicadas pelos órgãos de gestão das comarcas à Direção-Geral da Administração da Justiça.


      Em algumas comarcas foram trabalhadas a mais, depois do horário normal de trabalho, apenas 40 horas, enquanto que noutras comarcas se somaram até um máximo de 750 horas suplementares.


      Estas cerca de 10 mil euros correspondem a 416 dias inteiros de 24 horas ou, mais realisticamente, a 1427 dias laboráveis das normais 7 horas de trabalho diário.


      Ou seja, referimo-nos a cerca de quatro anos de trabalho levado a cabo pelos 1300 Oficiais de Justiça que estiveram dedicados ao processo eleitoral autárquico.


      É espantoso como em cerca de dois meses e pico, nem três, apenas 1300 Oficiais de Justiça conseguiram trabalhar, para além do seu horário normal, mais quatro anos de horário normal; e tudo seguido sem férias.


      Toda a gente sabe que que se fazem muitas horas a mais mas há que ter noção de que são mesmo muitas horas a mais, tantas que conseguimos o ridículo de encaixar mais quatro anos extra de trabalho em menos de três meses e durante as férias de verão, altura em que muitos dizem que os tribunais estão fechados.


      O quadro abaixo fala por si. Estão representadas todas as 23 comarcas, a quantidade de Oficiais de Justiça, incluindo dois ou três outros Funcionários Judiciais, que se dedicaram, dia a dia, ao trabalho suplementar a custo zero ou próximo do zero.


      Imagine-se que um Oficial de Justiça que depois das 17H00 continuou a trabalhar até às 24H00, fez dois dias de trabalho num só e, dessas 7 horas suplementares vão ser pagas apenas 2 míseras horas.


      É isto que sucedeu e que só agora os Oficiais de Justiça começaram a ver esta semana nos recibos de vencimento.


EleicoesAutarquicasHorasSuplementares.jpg


      Este estado de espírito dos Oficiais de Justiça está esparramado no chão e é por estas e por outras que o desempenho dos Oficiais de Justiça está a ser afetado pelo “burnout” que afeta grande parte dos Oficiais de Justiça e, por isso mesmo, disponibilizamos a salvaguarda e o protesto que constitui a “Declaração de Exclusão de Responsabilidade Pessoal” a que pode aceder através da hiperligação incorporada.


      Baixe (por transferência), preencha, assine, coloque em Pdf e envie para os e-mails indicados (corrija o da sua comarca).


      Claro que esta ação comporta diferentes efeitos, sem que, no entanto, prejudique nenhum dos subscritores, pelo que a participação de cada um e de todos os Oficiais de Justiça representa, sem dúvida alguma, uma tomada de posição, uma reação e um efeito para que os Oficiais de Justiça não continuem a ser desconsiderados.


      Estas contas tem que ser feitas e exibidas para justificar como é que com cada vez menos Oficiais de Justiça , tudo se continua a afazer.


      Já abordamos este assunto desta declaração noutros artigos aqui publicados, designadamente, nos artigos a que pode aceder AQUI e também AQUI.


      Faça algo por si e, ao mesmo tempo, por todos.


      Como esta iniciativa não possui nenhum direito de autor, qualquer um pode usar a declaração como bem entender apelando-se ainda aos sindicatos que a aproveitem e a usem, divulgando-a como se fosse sua, pois é de todos.


MaoEstendidaPedinte.jpg


      Fonte: "DGAJ" (acesso dentro da rede judiciária)

Comentários

  1. Sinto falta nestes artigos dos comentários do pessoal que acha que isto é justo, devemos estar sempre prontos e agradecidos, com zelo e muito brio, os sindicatos fazem tudo bem, e um sorriso para toda a gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses agora estão muito ocupados, a dar graxa e a ver quantos tachos ha para eles e para os amigos, e relembrar os favores que fizeram, foi contra os "colegas", mas tinham que fazer por dedicação e amor (a tostões nos bolsos, à boa vida, ou a ser de uma grande organização, muitas começam por M, e outras tb tem mãos e rosas nos símbolos).

      Eliminar
  2. Trabalhem mansos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro, cada vez menos e mais devagar.

      E quando vêm com o paleio da nota, afirmo que sou coagido de forma velada a trabalhar gratuitamente, dando nome aos prevaricadores, para tapar buracos que não criei.

      E é para o lado que estou melhor.

      E, quase sempre, amansam.

      E quando não amansam, "temos pena".

      Processem, vamos lá todos os envolvidos, chefia, magistrados e advogados testemunhas, para o administrativo e com recurso para a Europa.

      Pois é uma questão de facto.

      Estou a trabalhar à borla!

      E nada devo à sociedade jurídica.

      E para a função que desempenho e obrigações a que estou sujeito sou mal pago e desconsiderado

      Portanto, meu caro, cada vez menos e mais devagar de propósito, por forma a cumprir, só, o horário.

      Turnos aos feriados, Sábados e Domingos?

      Tenho quase sempre diarreia nesses dias e não posso estar presente

      Os médicos que atestam a falta, dizem que é de origem nervosa.

      "Burnout" é o que eles escrevem na minha ficha clínica.




      Eliminar
    2. És o maior!
      E entretanto contas chegar onde, enquanto os outros trabalham por ti?

      Eliminar
    3. Onde queria chegar, já cheguei.

      Como outros e com outros, cada um a trabalhar por si, cumprindo o seu horário, não trabalhando gratuitamente para além da hora.

      Simples, não é?

      E é tão bom!

      Quando o meu caro descobrir o bem que lhe fazia, espero que não seja tarde.

      Mas olhe, deixo-lhe aqui uma noticia em primeira mão, com a nova Ministra da justiça, Sra. Dra. Alexandra Leitão, tudo vai melhorar!


      Eliminar
    4. Nova Ministra?

      Já se sabe?!

      Este blog é top.

      Eliminar
    5. "Mas olhe, deixo-lhe aqui uma noticia em primeira mão, com a nova Ministra da justiça, Sra. Dra. Alexandra Leitão, tudo vai melhorar!"

      Acho que ainda há margem de manobra para piorar...

      Eliminar
    6. És mais um que adora ser manso e mal pago, continua a baixar as calças ou estás num gabinetezinho destacado noutro serviço?

      Eliminar
    7. " para a função que desempenho e obrigações a que estou sujeito sou mal pago e desconsiderado"

      Ora aí está! com isso cada um que aja como entender. Por mim, tal dinheirinho e consideração, tal trabalhinho. Cansei de ser explorado

      Eliminar
    8. Vai-te coçar, pá! e cheira!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ