Uma mais é mais uma a menos
Ontem, vimos publicado no Diário da República, mais uma extinção do vínculo de emprego público de uma Oficial de Justiça.
A Escrivã Auxiliar entrou para a carreira em 2019 e aguentou 4 anos. Cessa funções no próximo dia 01ABR, deixando a Comarca de Leiria, onde estava colocada.
A Oficial de Justiça usou a prerrogativa prevista no artigo 304º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, que aprova a Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LGTFP). Esse artigo que aborda a “Denúncia do contrato de trabalho em funções públicas”, estabelece, no seu nº. 1, o seguinte:
«O trabalhador pode denunciar o contrato independentemente de justa causa, mediante comunicação escrita enviada ao empregador público com a antecedência mínima de 30 ou 60 dias, conforme tenha, respetivamente, até dois anos ou mais de dois anos de antiguidade no órgão ou serviço.»
Ora, tendo a Oficial de Justiça entrado na carreira em 2019, tinha de avisar com 60 dias de antecedência.
Há uma exceção a estes prazos de avisos prévios e essa exceção está prevista no nº. 4 do mesmo preceito legal referido e diz assim:
«O trabalhador a quem tenha sido reconhecido o estatuto de vítima de violência doméstica, nos termos da legislação específica, fica dispensado do cumprimento do aviso prévio previsto nos números anteriores.»
Quer isto dizer que a denúncia do contrato em funções públicas, não carece de prazo de antecedência quando o trabalhador é vítima de violência doméstica, podendo abandonar de imediato o serviço. Não é o caso da Oficial de Justiça referida, porquanto há prazo a correr até 01ABR, como se disse.
Não é só uma Oficial de Justiça a menos; é uma Oficial de Justiça a menos e o valor, ou o peso, dessa Oficial de Justiça é ainda maior; é enorme, se considerarmos que estava colocada num núcleo com poucos Oficiais de Justiça, sendo a sua falta notada, a falta de menos um é sempre algo trágico para quem fica.
Por outro lado, é mais uma Oficial de Justiça, mais uma a somar a tantos outros que vão saindo, que vão encolhendo a carreira, seja pelas constantes aposentações, seja pelas desistências, renúncias e denúncias, nunca compensadas.
O número de Oficiais de Justiça está sempre a diminuir, mas, curiosamente, o número de trabalhadores na Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) está sempre a subir, sem problemas na contratação e na ampliação dos seus trabalhadores.
Vejamos a evolução do número de trabalhadores da DGAJ:
Em 2020 o número de trabalhadores cifrava-se em 272.
Em 2021 o número sobe para 322.
E este ano de 2024 o número já é de 339.
Sempre a subir. Uma subida de cerca de 20%.
Têm notado os Oficiais de Justiça melhorias na sua carreira com tal incremento de pessoal? Designadamente, sem ir mais longe, celeridade na reconstituição da carreira em curso, da sentença transitada em junho do ano passado e cujos pagamentos ainda só vão em cerca de metade dos cerca de 500 listados na sentença? Não, não, nada; pelo contrário, a lentidão é avassaladora, como se cada vez houvesse menos trabalhadores naquela entidade ao mesmo ritmo que cada vez há menos Oficiais de Justiça nos tribunais e nos serviços do Ministério Público por todo o país.
Os Oficiais de Justiça, no seu dia a dia, começam a fazer escolhas dramáticas, fazendo andar apenas os processos mais urgentes – já não os urgentes, mas apenas os mais urgentes –, porque não são suficientes para fazer tudo e cada vez são menos. Ora, na DGAJ, o que vemos é que cada vez são mais e, apesar disso, a sensação que os Oficiais de Justiça têm é a de que o comportamento é como se cada vez fossem menos, atravessando a mesma crise dos Oficiais de Justiça.

Fonte: “Diário da República - Despacho de 25MAR2024” e “DGAJ - Mapa de pessoal”.
Os oficiais de justiça que estão na DGAJ, esquecem-se que são oficiais de justiça , falam com uma arrogância com os colegas. Gostava de saber como é feita a avaliação deles , nada abaixo de muito bom.
ResponderEliminarGente que se esquece que é de carne e osso e que vai morrer um dua também. Deixando uma marca negativa nos outros.
ResponderEliminarPensem.
Pois e, com os quadros por preencher, quem fica não sguenta a pressão.
ResponderEliminarMas tudo assobia para o lado até ao dia em que o dito BURNOUT
Não dá mais para aguentar.
Colega, força porque vai ser maus feliz fora do ambiente doentio dos tribunais.
Isto bateu no xau e parece que ninguém quer ver.
Já agira o estudo da Raquel Varela serve oara quê?
Não há consequências?
Hoje, mais um...
ResponderEliminarFalam com a mesma arrogancia que os oficiais de justiça falam com o publico.
ResponderEliminarO publico e que mudou, em vez de falar com utentes falam com OJ.
As coisas começam a ficar negras em todo lado!
ResponderEliminarA falta de "mão de obra" começa a ser gritante, e desenganem-se os que pensam que com melhores soluções informáticas tudo se resolve!
Há um mínimo de funcionários para operar a máquina de forma eficiente.
Não havendo OJ em número suficiente, sucede-se o descalabro, o que, aliás, já começou a acontecer em muitas secretarias.
Alguém terá essa responsabilidade, e não somos nós OJ.
Ficam todos estes nossos comentários, feitos ao longo de anos, para memória futura, para responsabilizar quem de direito!....
Abraço.
Abraço
Os meus sinceros parabéns à colega que se libertou desta podridão e mesquinhez em que os Tribunais vivem! Hoje , no DR, mais um...Quase não há dia em que não saia mais um Oficial de justiça! Desejo- lhes imensas felicidade e melhor sorte que a nossa e a todos os que ainda não estão encalhados, sem possibilidades de fugir, não hesitem e façam o mesmo! A mesquinhez na justiça dá vómitos! O ambiente e o egocentrismo e egoismo entre colegas nunca foi pior!
ResponderEliminarRepito o que já aqui disse: já há 245 colegas que receberam a malfada compensação a que tiveram direito, no entanto, não há uma alma penada que, mesmo a coberto do anonimato, esclareça os colegas sobre quanto, como, como foi calculado o que receberam! Guardam tudo para si, egoisticamente, se calhar com medo de terem de pagar um café aos colegas! Não há dúvidas: nos tribunais não há amigos, há colegas e cada vez piores!
Sei que há maus colegas, mas a "ruindade" está em cima, a quem "dirige" as Comarcas, a quem "dirige" a DGAJ, COJ, etc...!
ResponderEliminar
ResponderEliminarOlhe que há OJ´s bem formados e educados e muito aturam com público mal educado,
Mas claro que haverá Oj´s mal educados também. Sem berço.
Certíssimo
ResponderEliminaros colegas humanistas e bem formados e educados
escasseiam, tal como as magistraturas e governantes.
Sinais dos tempos.
e, sim, quem puder que fuja, por uma vida com saude.
Mas não é só na DGAJ que isto se passa.
ResponderEliminarVeja-se os órgãos de gestão das comarcas cheias de gente que tanta falta faz nas secretarias.
Mais espantoso é estes mesmos colegas estarem constantemente a pedir dados e informações sobre várias questões, quando os mesmos poderiam efetuar essa tarefa.
Portanto é um mal que está instalado nos Tribunais a começar pelo topo da cadeia.
Estou com o(a) colega que por aqui vai passando, ou seja:
9 - 12:30
13:30 - 17.
Eh pá, começa a ser muito tempo!
ResponderEliminarPaguem o dinheiro que devem aos funcionários!
Passaram meses da decisão . PAGUEM!
ResponderEliminarE vão dois!
O tempo de trabalhar , ser mal pago e levar pontapés para mim, acabou.
Desligo disto logo que posso.
Já lá vai o tempo.
Quando quiserem que me metam um processo.
Caguei para. minimo doa minimos SEM MEDO
ResponderEliminarPaguem ladrões!
E paguem também aos eventuais que andaram 4 anos a fazer trabalho e sem subir de escalão.
Sim,. paguem também aos eventuais! Sem duvida!...
ResponderEliminarIronia do destino!...
ResponderEliminarNa primeira votação na Assembleia da República para a eleição do Presidente da Assembleia da República, PS e Chega protagonizaram uma coligação negativa e chumbaram a eleição do candidato do PSD Aguiar Branco.
Todos os dias vou deixar este comentário:
ResponderEliminar-Entrei na carreira, com um objetivo.
- O meu objetivo era singrar na carreira.
-Quando vi o estatuto dos Oficiais de Justiça, com a minha abnegação, de imediato interiorizei, irei atingir.
-Tive de me despedir para entrar no estágio.
- Entrei no estágio, recebi uma formação de excelência, desde o Secretário às Escrivã, foram-me dados todos os meios disponíveis para me tornar um funcionário razoável.
Após a prova de geral, que não era de cruz, tendo aceitado derivada as circunstâncias, a eventualidade, fui parar a Lisboa, 15/09/2001. Em 02/03/2002 vim para o Tribunal de Gaia. Só passei ao quadro em Setembro de 2005. Ou seja, fui Oficial de Justiça durante 4 anos sem vínculo. Para efeitos de pagamento do período provatório, segundo dizem, estou excluído. Em termos legais os atos que cometi como eventual são válidos? Então, os "bovinos" não conhecem o estatuto. Qual é o prazo da eventualidade, segundo os estatutos? Então nós que demos o corpo ao manifesto, não temos direito à correspondente classificação? Ficam desde já avisados que já dei conhecimento a determinada força política e já reuni várias assinaturas para a correspondente ação junto TEDH.
Veja pelo lado positivo, ou seja, desde logo veio para Gaia. Quanto aos legítimos protestos acerca da eventualidade, quais foram os objetivos que logo viu, por via da abnegação, que interiorizou atingir por via da leitura do estatuto?
ResponderEliminarNota importante ao comentário de 26-03-2024 às 20:39:
ResponderEliminarNão vai deixar esse mesmo comentário todos os dias nesta página. Os comentários referem-se aos artigos e todos os dias são diferentes, pelo que se espera que, de igual modo, os comentários também o sejam.
No que se refere à apelidação de "bovinos" de alguém indeterminado, deve abster-se de tais injúrias. O comentário não foi suprimido pela indefinição dos destinatários, mas esteve quase.
Por favor, exponha as suas opiniões de forma mais elevada e não repetitiva, essa repetição dirija-a ao Governo e às entidades governativas, mas não aqui, não temos culpa do que alega para os massacrar diariamente com isso.
O lado bom da miséria de princípios que se assistiu na AR, é que o chega começou a dar tiros nos pés, logo no primeiro dia.😁
ResponderEliminarQue palhaços, nem para eles são bons.
Vai ser lindo o circo vai.
Ah ah !
ResponderEliminarLindo o ventura logo a fazer m.... no primeiro dia.
" Eu prometi apoiar mas não sei em quem os outros votam".😁
Que escória de gente!
Nunca pensei que AD fosse descobrir que só consegue governar com o PS logo no primeiro dia.
ResponderEliminarForça PNS💪