Número de Oficiais de Justiça ao serviço bate no fundo mais fundo dos últimos 20 anos

      Acabam de ser divulgadas as últimas listas de antiguidade dos Oficiais de Justiça, com referência a 31 de dezembro do ano de 2024.


      Estas listas contêm todos os Oficiais de Justiça existentes até ao final do ano 2024, divididos por categorias, o que nos permite ter uma real noção do estado da carreira.


      Tal como fazemos cada ano, extraímos os dados e as apreciações possíveis dessas listas, tentando contribuir para uma compreensão geral da situação presente da carreira, porque estas listas de antiguidade constituem a informação mais completa que a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) disponibiliza de forma aberta.


      Temos procedido ao registo destes dados ao longo dos anos e, neste momento, temos 20 anos completos de registos, que permitem apreciar a evolução ocorrida nestas últimas duas décadas.


      Alerta-se para o facto destas listas serem provisórias, isto é, são um projeto das listas que, após o prazo em curso de 10 dias úteis para audição dos interessados, serão divulgadas na sua versão final; ou melhor: na sua versão mais final, uma vez que após essa altura ainda poderão ser objeto de reclamação, pelo prazo de 30 dias, depois da publicação em Diário da República, conforme prevê o atual Estatuto dos funcionários de Justiça.


      Cada Oficial de Justiça deve verificar a sua colocação na ordem da respetiva lista da sua categoria e verificar se existe algum erro ou lapso, desde logo no que a si diz respeito, sem prejuízo de verificar as situações que conheça e possam estar mal relativamente a outros.


      Caso haja algum erro e nada seja dito, ter-se-á por correta a lista, conforme está apresentada, assim se congelando a ordem nela contida e a posição de cada um, levando-se isso mesmo em conta para as listas futuras, motivo pelo qual é necessário que todos comprovem agora mesmo se existe algo que não esteja correto.


      Esta ordenação em antiguidade serve para dar preferência aos mais antigos, desde logo nos Movimentos, seja para as transferências, transições ou promoções, em caso de empate com a mesma notação valorativa. Ou seja, primeiro avançam aqueles que possuem melhor classificação de serviço e em caso de classificações idênticas, recorre-se a estas listas para o desempate.


OJ-TotaisAnuais-Grafico2024.jpg


      No gráfico que acima pode apreciar, vê-se perfeitamente a evolução escandalosamente negativa do número global de Oficiais de Justiça ao serviço nos tribunais e nos serviços do Ministério Público desde 2004.


      O número total de Oficiais de Justiça atualmente caiu para o seu número mais baixo de sempre nestes últimos vinte anos e totaliza agora 7043 Oficiais de Justiça existentes.


      Com isto não queremos, obviamente, dizer que são todos estes os Oficiais de Justiça que estão a exercer funções nos tribunais e nos serviços do Ministério Público, pois há que descontar muitos ausentes, por efeito de colocações em comissões de serviço, por baixas médicas e licenças de longa duração ou mesmo porque estão ainda colocados em Macau.


      Como não conseguimos, com facilidade e fiabilidade, deter o número exato dos ausentes, tanto mais que é um número flutuante, temos de nos cingir a estes números reais das listas de antiguidade e estes números, só por si, bastam-se para diagnosticar o estado da carreira.


      Em 2024 houve um procedimento concursal para ingresso de 570 novos Oficiais de Justiça, mas o ingresso só aconteceu já neste ano de 2025, pelo que estes ingressos não constam destas listas que têm como referência o dia 31 de dezembro de 2024.


      A sangria continua inexorável e se em 2023 considerávamos que a carreira tinha batido no fundo, em 2024 temos de considerar que ainda havia um fundo mais fundo, como os números nos mostram.


OJ-TotaisAnuais2024.jpg


      Verificam-se perdas em todas as categorias, com exceção dos 8 Secretários de Tribunal Superior, que se mantêm.


      De entre todas as categorias, salta também à vista o número de Escrivães Auxiliares e de Técnicos de Justiça Auxiliares, uma vez que o número de elementos desta categoria nunca foi tão baixo.


      Ao longo dos 20 anos de registos podemos apreciar como o número de Oficiais de Justiça já chegou a ser superior a 9 mil, enquanto que no presente ronda os 7 mil.


      Após a abrupta queda até à reorganização judiciária de 2014, foram sendo realizadas algumas recuperações que, no entanto, sempre se mostraram insipientes e acabaram por não se consolidar.


      Veja a seguir, graficamente a dimensão de cada categoria.


OJ-Grafico2024-CategoriasPercentagens.jpg


      A seguir deixamos as ligações diretas às listas de antiguidade de cada categoria para que lhes aceda e possa conferir as mesmas. Recordamos que são listas provisórias postas à apreciação prévia dos Oficiais de Justiça pelo prazo de dez dias.


      Projeto de lista de antiguidade dos 8 Secretários de Tribunal Superior


      Projeto de lista de antiguidade dos 102 Secretários de Justiça


      Projeto de lista de antiguidade dos 859 Escrivães de Direito


      Projeto de lista de antiguidade dos 119 Técnicos de Justiça Principais


      Projeto de lista de antiguidade dos 2099 Escrivães Adjuntos


      Projeto de lista de antiguidade dos 909 Técnicos de Justiça Adjuntos


      Projeto de lista de antiguidade dos 2947 Escrivães Auxiliares e Técnicos de Justiça Auxiliares


      A seguir deixamos os gráficos que construímos para uma melhor e mais rápida apreciação da evolução em cada categoria ao longo dos últimos 20 anos.


OJ-Grafico2024-Categoria1=STS.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria2=SJ.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria3=EDir.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria4=TJP.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria5=EAdj.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria6=TJAdj.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria7=EAux+TJAux.jpg


      Fonte: “DGAJ Info”.

Comentários

  1. Anónimo3/3/25 08:36

    Beba menos, ganhava menos antes e agora quer ganhar mais , é só oportunistas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/3/25 08:37

    Continua tudo na mesma.
    Oficiais de Justiça com metade dos anos de serviço do que os que eu tenho na categoria, várias dezenas de números de ordem acima do meu, a auferir vencimentos, agora, porque entretanto subi de escalão mas já chegaram a ser três, dois escalões acima do meu.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/3/25 09:08

    Está deve ser a classe +. Queixinhas do mundo.
    É por isto é por aquilo.
    Se fossem assim com as greves na hora verdade..
    Agora atrás de um teclado são muito reevindicativos.
    O acordo está feito e assinado e tem retroativos.
    Não há voltar atrás.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/3/25 09:08

    Efeitos retroativos 

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3/3/25 09:11

    Por essa ordem de ideias vai trabalhar de graça.


    Parece que estás na reforma sem objectivos.


    Procura vida... vida sã

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/3/25 09:47

    O que eu acho ê que os sindicatos devem pressionar a ministra para se seguir a reforma do estatuto sem grandes delongas. Se se perde o ritmo, é muito mau para nós. Ainda muda o governo e cá ficamos nós a meio da ponte! Vamos pressionar!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo3/3/25 10:23



    Auxilires com aumentos brutais e adjuntos aumentos de merda.


    Ou haverá escalões intermedios para atenuar a diferença de aumentos para quem anda nisto há décadas ou  então, minimo  dos minimos.


    Conseguiram acabar com a carreira e se VIER SIADAP


    ENTÃO É O FIM.
    ROGRESSÕES DE 8 EM 8 ANOS.
    XAU CARREIRA.
    Parece que ainda não querem ver.
    e mais cego é o uq  não quer ver.
    E com falta de pessoal fujam .


    Arruínam a saúde .
    Fujam






    Conseeguiram acabar com a carreira

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3/3/25 10:26

    nestas CONDIÇÕES,com quadros desfalcados.




    Media de um oJ reformado por dia.
    Aliado a  siadap é o fim da carreira.


    Penas da malta nova que é enganada mais uma vez como todos fomos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3/3/25 10:31

    Juntando o artigo de ontem com o de hoje.
    A greve da próxima 5.ª feira é relacionada às carreiras.
    A lista de antiguidade na categoria de escrivães adjuntos mostra-nos que existem uns com 7 anos de serviço que auferem vencimentos um ou dois escalões acima de outros com 14 e mesmo 18 anos de serviço nessa mesma categoria, quando 7 anos ou 11 de serviço a mais deveria corresponder a mais 2 ou 3 escalões e não a menos um ou dois.
    Esta carreira está toda marafada nesta categoria, por isso vou fazer greve. 

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/3/25 10:40

    Ouvi dizer que a nova Diretora-Geral da DGAJ não compactua muito com este tipo de injustiças.
    Vamos ver como é que lidará com esta aberração quando e se dela tomar conhecimento...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo3/3/25 10:57



    Estas bem com a tua vidinha.
    Mais um que não saiu da saia da mamã.
    Triste

    ResponderEliminar
  12. Anónimo3/3/25 10:58

    Estas bem com a vidinha.
    Sai da saia da mamã, pá!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3/3/25 11:01



    Não tratem de continuara preencher quadros com admissões e verão isto a bater mesmo no fundo.
    Estão-se a reformar 1 oj por dia.


    Quem fica vai ser pressionado para fazer trabalho de 2 ou 3.
    Abram os olhos.
    Eu meterei baixa em breve, estou numa secção  agira co 2, quando deviam estar 5.
    Fodddddddddddd

    ResponderEliminar

  14. Bom dia.
    Não podemos ser hipócritas!
    Genuinamente, entendo este acordo como um muito bom acordo para a maioria da classe, porque melhora substancialmente a situação da maior parte dos funcionários, principalmente de quem está na base e nunca teve expetativas de carreira, e isso é inegável, para quem apenas deixou a espuma dos dias passar, com ou sem grande esforço, foi agora presenteado com um acordo vantajoso no sentido do incremento salarial.
    Mas, não sejamos hipócritas, este não é um bom acordo para muitos, pelo menos para muitos como eu!
    Confesso que este não é o acordo que esperava, e não é só porque não me favorecer pessoalmente. 
    Na verdade queria um outro, um que compensasse quem se dedicou ao serviço, com afinco, e investiu na sua formação pessoal, com sacrifício, porque lhe disseram à partida que assim conseguiria fazer carreira e chegar mais longe.
    Mas não foi isso que aconteceu, e por isso vou abandonar este "barco", frustradas as minhas expetativas pessoais não vejo motivação para ficar por aqui mais tempo (mais do que os quase 30 anos que ofereci da minha vida).
    Mas não é por esse motivo que vou deixar de elogiar aqui o trabalho dos sindicatos. Conseguiram um bom acordo para a maioria. É a minha opinião!
    Com efeito todos passam para a nova carreira de grau III como reivindicavam ambos os sindicatos.
    Todos vêm uma melhoria  salarial, uns ais substancial que outros também é verdade.
    A nova carreira tem agora duas categorias a que acresce uma outra em comissão de serviço.
    Na categoria de base - de Técnico de Justiça - se atentarmos bem a única coisa que foi feita traduz-se em juntar a de auxiliar a adjunto - como aquela proposta em 2009 da Dra. Helena Ribeiro  que não foi  aceite pelo sindicato, reposicionando os escalões/níveis acabando - e muito bem - com a diferenciação entre auxiliar e adjunto (na maioria dos casos já não fazia sentido algum).
    Ao contrário daquela proposta (do tempo da Dra. Helena Ribeiro em que os adjuntos passavam à categoria superior), permanecemos (os atuais auxiliares e adjuntos, categoria que integro) ficamos todos no mesmo plano, ao integrarmos uma mesma e única categoria, sem qualquer diferenciação no plano funcional. 
    Acima desta temos agora a de Escrivão que vai agregar todas as outras (de Esc. de Direito, T. J . Principal e Secretário), traduzindo-se, duma assentada, numa simplificação (que vai desbloquear os entraves na recolocação e afetação de funcionários que até aqui existia, subsistirá apenas a afinidade) e ao mesmo tempo num corte substancial de cargos de chefia cujo impacto ainda se desconhece e só se saberá quando se conhecer o desenho dos novos quadros de pessoal.
    Passando todos s grau III não se sabe do resto das reivindicações, nomeadamente, das promoções e preenchimento dos atuais cargos ocupados em regime de substituição (seja em que número for) e requisitos a considerar.
    Eu não tenho ânsia ou sede de justiça, não vivo em fantasia ou em constante ilusões, sei bem das adversidades da vida e da nossa finitude, convivo muito bem com isso e, por isso, como esta situação não me serve, vou-me por a andar e bem depressa , apenas porque  estou farto de se ser enganado!
    Sou Adjunto a caminho dos 30 anos de antiguidade na carreira, metade dela como adjunto, concorri a todos os concursos (Esc Direito, T. J. Principal e Secretário de Justiça) e não consegui colocação por ter sido promovido  em 2009 e contar com poucos anos na categoria, tive sempre notação de mérito e sou licenciado em direito (pré-Bolonha)  há quase 20 anos (com média de 15 valores).
    Fiquei-me por aqui porque era o meu projeto de vida, ascender ao cargo de Secretário, apenas isso! Como se gorou essa expetativa, vou-me embora com um sentimento de frustração enorme!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo3/3/25 12:30

    Comentário lúcido.
    Boa sorte na nova etapa.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo3/3/25 13:11

    Parabéns aos sindicatos.
    Sorte para o que falta.
    Implementar assim que possível 

    ResponderEliminar
  17. Anónimo3/3/25 13:22

    Mesmo, parecem carpideiras.
    Acima de tudo, revelam comodismo e falta de iniciativa.
    Não concordam,  que se vão embora.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo3/3/25 13:27

    Vais, vais...
    Os licenciados estão agora a querer entrar e muitos ficaram de fora, com pena, e tu ias sair.  Para onde? para um sitio onde não terias tempo para dar asas à tua veia argumentativa durante o horário laboral? Não brinques...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo3/3/25 13:27

    Totalmente de acordo. 

    ResponderEliminar
  20. Enquanto estou - ainda - por cá, dizer que da análise dos quadros supra publicados resulta que:
    - No que respeita aos secretários de justiça houve um decréscimo de (-) três quartos (3/4) de pessoal (são agora cerca de 23,83% do número em 2004, correspondendo a menos de 1/4 do número que se verificava naquele ano);
    - Quanto aos escrivães de direito, houve também um decréscimo de (-) um quinto (1/5) de funcionários (são agora cerca de 80,58% do do número verificado em 2004);
    - Quanto aos adjuntos, com um decréscimo de (-) quase um quinto (1/5) de funcionários (são agora cerca de 82,48% do do número verificado em 2004);
    - Quanto aos auxiliares verifica-se um decréscimo de (-) superior a um sexto (1/6) dos funcionários (são agora cerca de 85,52% do do número verificado em 2004).
    Daqui resulta evidente que a redução é mais significativa nos quadros cimeiros, de direção e organização, ditos de chefia, também com maior exigência.
    E isto é paradigmático porquanto, noutras bandas, esta situação verifica-se de forma investida, ou seja o défice é maior na base por, normalmente, resultar  da falta de recrutamento.
    Nos tribunais, com os critérios criados "had hoc" no tempo do "Costismo" colocou-se um verdadeiro travão às promoções, suavizada ou amenizada com as progressões automáticas também elas com os congelamentos tardiamente desbloqueados.
    De tal sorte que, hoje, são quase tantos os cargos com funções de maior responsabilidade ocupados em situação de precariedade como os demais ocupados por meio de concurso com prestação de provas.
    Isto é verdadeiramente aberrante, indiscritível numa organização do Estado, desde logo porque propende ao favorecimento, à subserviência, enfim a tudo o que eticamente se deve rejeitar numa sociedade justa e democrática. 
    Depois porque não incrementa a produtividade e eficiência, com qualidade no serviço prestado, mas apenas e só a produção de dados estatísticos falaciosos (pode-se dizer que se findaram X Y Z processos e não se poder afirmar que foi feita justiça, se esses processos foram mal decididos só irão potenciar outras formas de realizar a justiça ou de procurar uma resposta, uma solução para os seus problemas que não aquela que deveria ser dada pelo Estado, por este ser incapaz de responder às demandas da sua população).
    Daí que, tenham surgido os Julgados de Paz, a Resolução Alternativa de Conflitos, os Tribunais Arbitrais, a Mediação, os Balcões de Injunções e de Arrendamento, os Solicitadores de Execução, etc. etc. etc.
    Em face do aumento da procura dos serviços do Estado, na Justiça, têm-se adotado uma politica de desjudicialização e o mesmo se passa noutras paragens (por exemplo no IRN, face à escassez de pessoal que aceite fazer casamentos fora da semana, prepara-se uma solução de atribuição dessas mesmas competências, de forma concorrencial,  com os Notários).
    Tem sido assim ao longo dos tempos, e esta forma de lidar com os problemas - no caso com a procura dos utentes da justiça - vai continuar a ser compreendida numa lógica minimalista da intervenção do Estado quando é neste setor que o Estado deve ser maximalista na sua intervenção, pois só assim se garante a independência equidade e justiça no caso concreto.
    Continuamos a perceber mal o mundo em que vivemos e por isso procuramos as respostas aos seus problemas - sempre - nos sítios errados.
    Parabéns à senhora Ministra da Justiça, conseguiu agradar a muitos de nós e ao mesmo tempo desenganou-nos e, parece, foi de encontro ao que era reivindicado como alguma vez os seus antecessores o fizeram.
    Não me agradou mas também não tinha que agradar e por isso vou-me embora.

    ResponderEliminar
  21. Tem razão, porque é que eu havia de sair ?
    Horário laboral ?
    Então para me responder não teve que ler o que escrevi e ... pensar durante alguns minutos ... até que lá acabou por conseguir associar umas palavras despidas de qualquer ideia!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo3/3/25 14:12

    Vai embora quando?

    ResponderEliminar
  23. Anónimo3/3/25 14:13

    colega das 8h28
    Como é que é possível saber o teu email profissional, para conversarmos.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo3/3/25 14:20

    Esperança, no processo dos Secretários com este novo estatuto, como? 

    ResponderEliminar
  25. Anónimo3/3/25 14:37

    Desespero pela hora do acordo entrar em vigor.
    Não vejo um boi do MP, gostava de ir para lá para tentar perceber como é que os gajos do Canal NOW não vão presos por estarem a dar notícias de que o Sr. Primeiro Ministro de Portugal tinha várias contas bancárias de valor inferior a 41 mil euros ou lá o que era e que andou a comprar apartamentos a pronto.
    Gostava de saber por que é que o MP não atua...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo3/3/25 14:42

    Nesse canal é com cada maluco.
    Acabei agora mesmo de ouvir um comentador deles a comentar uma fotografia de Trump e a dizer " este calmeirão tem muita altura mas não tem grandeza nenhuma ".
    Como diria o saudoso Fernando Pessa:
    E esta, hein?!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo3/3/25 14:43

    Caro Colega.
    Tem que admitir que houve uma regressão funcional no que toca aos Adjuntos.
    Se é certo que algo tinha que mudar, não é a dizer a quase  um terço dos funcionários que agora "és despromovido", porque em bom rigor, os Auxiliares não foram promovidos.
    Além da valorização salarial, tem que haver uma expectativa de algo mais.
    Em breve, os lugares de chefia que vão ser inferiores aos que existem vão ser ocupados.
    Essas chefias, os tais escrivães vão chefiar mais que uma unidade orgânica e o resto vai ser uma anarquia.
    Vamos ter discussões nas secções com conversas como "eu é que mando, o chefe disse que na ausência dele, eu é mandava..." 
    Ou mal ou bem, sem hierarquias, nenhuma organização funciona.
    Depois, há a questão da junção das carreiras.
    Os conteúdos funcionais da carreira do MP, afasta-se cada vez mais dos Colegas do Judicial.
    É um facto.
    Juntar tudo, vai dar mau resultado.
    Aliás, os magistrados até ganham mais devido à tal "Especialização".
    Nós, vamos em sentido contrário.
    Tudo ao monte e Fé em Deus.
    Isto tem tudo para correr mal.
    (Nem vamos falar da avaliação e das progressões, porque se for SIADAP ou coisa parecida, esta saudável discussão, é irrelevante e fomos todos comidos de cebolada).
    Abraço.
    TT

    ResponderEliminar
  28. Anónimo3/3/25 14:51

    Vão acumular Unidades sem nada receberem a mais, ao contrário de outro estatuto em vigor, sabem qual é?.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo3/3/25 15:00

    A questão do concurso de secretários tornou-se uma obsessão doentia para uns quantos srs.
    Vão estar num lar de idosos ainda a falar disso.
    Muito à custa dessa atitude já vai tudo para escrivão de acordo com o novo estatuto.
    Os atuais ficam com comissão de servico garantida até à reforma e o resto fica a ver navios no futuro, com a permanência no lugar dependente de boa vontade.
    Por um lado é bem feita, é no que dá a inveja toldar a inteligência.
    Conseguiram lixar toda a gente.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo3/3/25 15:04

    Então, atendendo a que estava a falar de fauna de esgoto até foi elogioso.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo3/3/25 15:08

    Acha?
    O Primeiro Ministro de Portugal tem como primordial preocupação as pessoas.
    Certamente que não comprou aqueles apartamentos para animais, aposto que os comprou para pessoas!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo3/3/25 15:11

    Acho bem que o PGR não se meta.
    Pelo menos enquanto não aprender a escrever parágrafos.
    A bem da Nação, mesmo que o Governo estivesse cheio de bandidos, não interessa nada que Portugal entre para o Guiness. 

    ResponderEliminar
  33. Anónimo3/3/25 15:28

    Pessoal, podem não acreditar mas estou na sala de audiências a fazer uma videoconferencia com uma testemunha e isto é brutal!!!


    Pena não dar para meter foto.


    Até tenho tempo para vir aqui mandar uns bitaites.



    ResponderEliminar
  34. Anónimo3/3/25 15:51

    O que acontece se a decisão na ação dos secretários for  de  , alguém sabe?

    ResponderEliminar
  35. Anónimo3/3/25 15:57

    Como o mesmo? E o suplemento? Consegue mantê-lo?

    ResponderEliminar
  36. Anónimo3/3/25 15:58

    O colega deve aguardar a decisão final da ação dos secretários! eu também.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo3/3/25 16:01

    De acordo com o que foi agora acordado, nada. É uma inutilidade superveniente.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo3/3/25 16:07

    Para quê? É uma inutilidade por força da superveniência de acto legislativo. Como o vão executar sem a mesma base legal vigente (procedimento, nova graduação e movimento? Pode-me explicar? 

    ResponderEliminar
  39. Anónimo3/3/25 16:35

    o mesmo se aplica quanto ao correio. 


    estes auxiliares apenas ganharam o direito de nunca chegarem a ser promovidos.




    VVVVVVVVIIIIIIIIIIIIIIIIIIITTTTTTTTTTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRIIIIIIIIIIIIIAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  40. Anónimo3/3/25 16:45

    Pois se o escrivão vai supervisionar várias unidades que vagam vão abrir? 

    ResponderEliminar
  41. Anónimo3/3/25 16:51

    colega, penso que a  ação tem efeitos retroativos e repararem o que for decidido, sendo que no principal já há decisão e favorável aos autores.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo3/3/25 16:52



    Que comentário com uma baixeza de nível! Independente de a opinião do colega ser válida ou não, que direito lhe dá insultar e denegrir as outras pessoas? Tenha vergonha!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo3/3/25 16:55

    Ao que sei a ação principal já tem decisão favorável aos AA, assim, em conformidade com o decidido, terá que retroagir no tempo, independentemente de novo estatuto, penso eu!

    ResponderEliminar
  44. Não coloquem informações pessoais aqui. Quem quiser partilhar dados pessoais poderá faze-lo através da nossa intermediação usando o nosso e-mail: OJ@sapo.pt

    ResponderEliminar
  45. Anónimo3/3/25 16:58

    Como vão fazer? fica a questão. Mas não vão despromover os que nesse movimento subiram a secretário ( a maior parte auxiliares), mas, não podem prejudicar os outros!

    ResponderEliminar
  46. Anónimo3/3/25 17:04

    Julgo que não, nos actos impugnatórios, tem de haver suporte legal actual não só no momento em que se decide (tendo em conta o pedido e a causa de pedir), bem como na execução do julgado (voluntária ou não).

    ResponderEliminar
  47. Anónimo3/3/25 17:06

    Curioso é que estes adjuntos com 15 a 18 anos de serviço que agora se manifestam contra os auxiliares que vão ficar com o mesmo vencimento que eles nos termos do acordo de revisão do estatuto, nunca se tenham manifestado contra os adjuntos que promovidos após o descongelamento das promoções passaram para escalões acima dos deles assim que foram promovidos, havendo de facto hoje em dia adjuntos com 8 anos de serviço prestados na categoria que ganham mais do que alguns adjuntos com pelo menos 18 anos na referida. 

    ResponderEliminar
  48. Anónimo3/3/25 17:11

    Para mim é igual.
    Desde que não me perguntem opiniões...

    ResponderEliminar
  49. Anónimo3/3/25 17:19

    Ainda bem que está a gostar, não vai custar nada então.
    Para quê tanto barulho.
    Vê como é bom e o acordo foi bom.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo3/3/25 17:59

    "Vagam" não sei, mas vagas vão ser nenhumas pois as que existem serão ocupadas entretanto.
    PROMOÇÕES IGUAL A ZERO
    habituem-se.

    ResponderEliminar
  51. Anónimo3/3/25 18:01

    Meu caro a estupidez é muita.
    O tempo lá se encarrega.
    Quando perceber que afinal não ganhou nada com este acordo já será tarde.
    Quando isso acontecer vai lamentar-se.

    ResponderEliminar
  52. Anónimo3/3/25 18:04

    Os adjuntos por usucapião andam todos satisfeitos a esfregar as mãos.


    É aqui


    É nos corredores dos tribunais 


    Andam todos inchados 


    ResponderEliminar
  53. Anónimo3/3/25 18:06

    Diz o senhor (a) para o senhor.
    Para o ano fica a ganhar mais que o atual escalão de adjunto, sou auxiliar, não almejo cargos de chefia.
    Ganho ou não alguma coisa?.
    Já para não falar do resto.
    Funcionalmente fico também melhor.
    Todas as opiniões são legítimas esta é a minha

    ResponderEliminar
  54. Anónimo3/3/25 18:06

    Atual último escalão de adjunto 

    ResponderEliminar
  55. Anónimo3/3/25 18:09

    Na minha secção os auxiliares estão muito bem enganados.


    Os auxiliares continuarão a fazer o serviço de auxiliar, os adjuntos continuarão a fazer o serviço de adjunto.


    Até vão estrebuchar, escravos ... 


    Ahahahahahahah

    ResponderEliminar
  56. Anónimo3/3/25 18:28

    Vá sonhando e não se vá mentalizando.
    Depois custa mais.
    Ficou com o grau 3 teve sorte.

    ResponderEliminar
  57. Anónimo3/3/25 18:28

    Se já estiver na casa dos 60 anos, é bem visto.
    Caso tenha menos de 55, o acordo só lhe aproveitará se for lambe cus.

    ResponderEliminar
  58. Anónimo3/3/25 18:30

    Parar a máquina.
    O queijo do bloguer diz que há mais adjuntos que auxiliares.
    Greves em força.

    ResponderEliminar
  59. Anónimo3/3/25 18:37

    Retrocesso funcional não é,  de acordo com o estatuto em vigor. 
    O  retrocesso da sua, ao que parece  pouca ,  inteligência e artificial é que está à vista dado o teor do comentário, o momento do mesmo   e o local, que merece respeito, onde se encontrava.
    Anda gente muito "leda" nas funções de Of.Justiça.Só envergonham.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo3/3/25 18:40

    Eu já rasguei o meu cartão do SOJ.
    Quem está comigo?

    ResponderEliminar
  61. Anónimo3/3/25 18:48

    Não o devia ter feito, temo que o estatuto não seja oportunamente terminado, e lá vamos a mais do mesmo, novas eleições e mais um ano perdido.

    ResponderEliminar
  62. Anónimo3/3/25 18:59

    O PS não quer eleições.
    Em nada diferem da AD, quando vão para os governos é igualmente para orientarem os negócios das empresas.
    Não sabe qual é a diferença entre as famílias portuguesas e as nórdicas, por exemplo?
    As da europa do norte educam os filhos com sentido cívico, as portuguesas em sentido cífrico.

    ResponderEliminar
  63. Anónimo3/3/25 19:05

    Claro que é, atualmente, desde que se encontrem presentes os primeiros na unidade orgânica.
    Segundo o estatuto é só na falta/ausência deles que os segundos são chamados a desempenhar as funções.

    ResponderEliminar
  64. Anónimo3/3/25 19:11

    Última hora.
    O PGR foi tramado.
    O MP já não pode fazer o frete.
    Foi feita uma denúncia anónima, vão ter que fazer qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  65. Anónimo3/3/25 19:16

    Sim sim aguarda 
    Eu também estou a aguardar com muita ansiedade.
    Vai ser magnífico!

    ResponderEliminar
  66. Anónimo3/3/25 19:18

    O PR também não quer eleições.
    O Galamba disse algures que ele não tem um pingo de vergonha e tem rabos de palha.
    Que país e que justiça...

    ResponderEliminar
  67. Anónimo3/3/25 19:18

    Claro que vai retroagir!
    Aliás, os autores vão ser prejudicados em beneficio das centenas restantes, há um lugar para ti, tens um orgasmo mas açordas e afinal está tudo na mesma.
    Cambada de malucos!

    ResponderEliminar
  68. Anónimo3/3/25 19:20

    Falso.Não é só no caso da ausência dos auxiliares.É também quando o estado dos serviços o exigir.


    Já cansa essa conversa do retrocesso funcional. Não existe retrocesso funcional nenhum em caso de fusão das categorias de auxiliar e adjunto.
     Experimentem meter uma ação judicial com esse fundamento e vão ver o que acontece... 

    ResponderEliminar
  69. Anónimo3/3/25 19:28

    Este acordo é um bom acordo.Se é excelente. Não!


    O Governo cedeu nas "linhas vermelhas".Grau 3 para todos. Integração do suplemento.
    Do que vejo a única oposição vem de um só lado: De adjuntos que não aceitam a fusão das categorias de auxiliar e adjunto.Por uma questão de estatuto. Por uma absurda ideia de retrocesso funcional que não existe!
    Existem questões laterais (contagem do tempo de provisório) que acredito que num espírito de boa fé ficarão facilmente resolvidas.
    Mas temos de pensar numa visão global da classe e não no interesse particular de cada um.
    Os meus parabéns mais uma vez aos sindicatos por esta indiscutível vitória da nossa classe!

    ResponderEliminar
  70. Anónimo3/3/25 19:29

    Não, caro colega.


    Vou ser técnico de justiça.E com muito orgulho!

    ResponderEliminar
  71. Anónimo3/3/25 19:29

    Eu não disse só na ausência.
    Também referi/barra/ na falta deles em número suficiente para suprir as exigências do serviço.
    O que torna legítima a recusa dos adjuntos caso uma chefia decida inverter a ordem sem a devida fundamentação.
    Por exemplo, já trabalhei numa vara criminal com 3 coletivos em que só ficou o adjunto mais antigo fora das diligências no contexto semanal, só tínhamos dois auxiliares e três adjuntos passaram a fazer sala. 

    ResponderEliminar
  72. Anónimo3/3/25 19:32

    Estes adjuntos que aqui comentam (não são todos) são uma comédia.
    Foram salvos pela queda do anterior governo veio este "ofereceu o grau III" num gesto à Relvas e ainda se queixam.
    Falam no se todos fossem chegar a chefes. Numa secção de 5/6 há um chefe.
    Apenas uma minoria chegaria lá portanto fiquem contentes com o acordo .

    ResponderEliminar
  73. pobre da cuca3/3/25 19:34

    Sim o MP vai ter que investigar mas já o iria fazer sem qualquer denúncia anónima.
    Parece que a pessoa de quem se fala foi obrigada a candidatar-se a lider do partido e mais tarde a primeiro ministro. Decidiu assim o próprio, bem sabendo que não seria  possível ter o melhor dos 2 mundos. Não terá prestado todas as informações que devia.Fala numa empresa "feita" pelos filhos, quando um nem o curso terminou ainda, colocando uma peneira nos nossos olhos quando sabemos que os clientes de uma empresa, inicialmente  para gerir a herança de imóveis, afinal  tinha clientes bem importantes, que só o terāo sido por ser o advogado/político que era e não pelos sócios, seus filhos.
    A política é uma missão digna, ao serviço dos outros.É voluntária a adesão. Quem tal não pensar e não se desligar de outros negócios, não vá que ninguém obriga. Há muito mais gente com capacidades  para governar. A crise está criada pelo próprio e assim se vai alimentando o populismo.

    ResponderEliminar
  74. Anónimo3/3/25 19:52

    Os sindicatos fod a vida dos adjuntos e nivelaram toda a gente por baixo.


    Escapam os escrivães e os secretários que vêem os seus gordos salários aumentados.

    ResponderEliminar
  75. Anónimo3/3/25 20:06

    Meus caros o governo não se vai aguentar. Já fomos, porra, sempre no início.

    ResponderEliminar
  76. Anónimo3/3/25 20:07

    Sei o que é isso , já não dormia de jeito , acordava de madrugada a pensar no que tinha deixado de fazer por falta de tempo e no que teria que fazer no dia seguinte. Um juízo com 2 funcionários + 1 aprendiz . Acumulamos com 3 números de processo de outro J , mas nós O J só acumulamos trabalho , muito trabalho . Contudo hà quem acumule trabalho , serviço mas também vencimento ! Não preciso de me alongar , pois não! Trabalhai escravos, pois eu para proteger a minha saúde mental , estou de baixa ! 

    ResponderEliminar
  77. Anónimo3/3/25 20:13

    Mais uma vez , parece que já passamos por isto duas vezes! O Estatuto vai ficar em lume brando . O primeiro ministro vai de vela e os outros ministros , incluindo a nossa , vão atrás. Que País e que políticos de m ...... ! Aguentem, trabalhem porque o resto , bem o resto depois se verá! 

    ResponderEliminar
  78. Anónimo3/3/25 20:14

    A máquina não para porque os auxiliares vão á sala .
    É o que interessa a que. De direito.
    Só os auxiliares param a máquina que interessa.

    ResponderEliminar
  79. Anónimo3/3/25 20:15

    A ver vamos 

    ResponderEliminar
  80. Anónimo3/3/25 20:18

    Já sabem co o pensa governo os.
    Nível 3 para quem tem curso superior.
    Rezem para que se aguente governo.

    ResponderEliminar
  81. Anónimo3/3/25 20:33

    O governo PS

    ResponderEliminar
  82. Anónimo3/3/25 20:41

    Esta ministra foi uma lufada de ar fresco.Fez mais em 8 meses do que outras durante anos.


    Agora levam com um governo PS e mais uma magistrada como ministra da justiça.


    Eu já sei o que aí vem...

    ResponderEliminar
  83. Anónimo3/3/25 20:49

    Que chatice os auxiliares voltarem a ser auxiliares ...

    ResponderEliminar
  84. Anónimo3/3/25 20:50

    Eheheheheh 


    Lá se vão os aumentos de 500 euros 


    ResponderEliminar
  85. Anónimo3/3/25 20:52

    Ámen. Eu como adjunto com mais de 5 anos de experiência recuso-me a ir à sala fazer as tarefas de merdas de auxiliares. 

    ResponderEliminar
  86. Anónimo3/3/25 21:02

    Os auxiliares nem vão dormir esta noite 


    ResponderEliminar
  87. Anónimo3/3/25 21:38

    Devia ter vergonha de falar assim dos seus colegas, não conhece os seus deveres deontológicos, leia-os? Culpe o governo  que criou um decreto-lei que refere que o adjunto, na falta de auxiliar ou se o estado do serviço o exigir, cumpre essas funções, pagam-nos para servir o cidadão. 

    ResponderEliminar
  88. Anónimo3/3/25 21:42

    Olha com a queda do governo, já ninguém vai para o IRN, com o ordenado base da origem sem suplemento, não dá.

    ResponderEliminar
  89. Anónimo3/3/25 22:14

    Calma um acordo é um acordo , seja este ou outro vai cumprir.
    Tranquilos o ideal era com este governo (mais rápido) mas será este e com efeitos retroativos.
    O resto é conversa de mal educados e mal formados.

    ResponderEliminar
  90. Anónimo3/3/25 22:27

    Concordo.Apesar de tudo, a questão do grau 3 para todos condiciona futuros governos.Seja de que cor política for.


    Isto já não é só conversa de café.Existiu um compromisso escrito por parte do Governo da República Portuguesa nesse sentido.

    ResponderEliminar
  91. Anónimo4/3/25 00:17

    Pois, vê lá se mordes a língua.
    Se tudo fosse feito da forma correta, só iam para grau 3 licenciados.
    Portanto, reza para nao ir para lá o PS porque nesse caso terás o destino que mereces.

    ResponderEliminar
  92. Anónimo4/3/25 00:25

    É devido a afirmações  como a sua, que defendo que os novos OJs devem passar por um processo formativo, no qual houvesse o mínimo contato funcional com quem levou os tribunais ao estado em que se encontram.
    Para isso seria necessário separar o trigo do joio, e só atribuir grau 3 a licenciados.
    Até arrepia ver estes jovens com formação a ter que lidar com escória como tu!

    ResponderEliminar
  93. Anónimo4/3/25 04:25

    Mas alguém já se esqueceu que desde 2017 estamos a tentar acordos.


    2017 falhou, 2019 falhou, 2021 falhou , 2023 falhou.


    Este que até se estava a encaminhar ....arrebentou esta bomba, é mais do que visível que o primeiro ministro tem pontas soltas..
    Duvido que na vá cair...logo...este governo cai ..e o estatuto também...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ