De um dia para o outro a lista de vagas tem um aditamento anunciado e um desaparecimento silenciado

      Com o Ofício Circular nº. 9/2025, de ontem, 02OUT, divulgou a DGAJ que, afinal, havia mais duas vagas para Técnico de Justiça no Supremo Tribunal de Justiça e que, por isso, se aditavam tais vagas à listagem das vagas antes anunciadas, isto é, anunciadas um dia antes.


      Curiosamente, não foi dito que havia vaga(s) no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), como está indicado para todos os demais tribunais do país, mas concretizou-se o número certo de vagas: duas.


      Ninguém sabe quantas vagas há em nenhum tribunal do país, com exceção deste Tribunal ora aditado à lista.


      Se se resolve indicar o número de vagas concretas para o STJ, impunha-se que se procedesse de igual forma para todos os demais e, nesse sentido, deveria vir a DGAJ indicar o número concreto de vagas existentes para todas as vagas que anunciou.


      Ainda que se interprete o nº. 2 do artigo 18º do Estatuto EFJ ainda em vigor de forma restrita, com distinção dos Movimentos Extraordinários, a circunstância, só por si, de se indicar o número de vagas para um tribunal, cria a razoabilidade de que se indicassem, de igual forma, para todos os demais.


      Mas, ao mesmo tempo, nesse novo aditamento que se impõe, impõe-se igualmente que se esclareça por que razão na nova lista apresentada, que apenas deveria ter no final – como tem – a indicação do STJ, foi ainda alterada noutra indicação sem que se desse qualquer nota dessa alteração.


      Essa outra alteração consistiu na supressão de um núcleo de uma comarca. Desapareceu, sem mais nem menos.


      Esta nova lista, conforme anunciado, só deveria ter aditada a indicação de vagas no STJ, sem mais nenhuma alteração, no entanto, a supressão do núcleo do Funchal, da Comarca da Madeira, deixou os Oficiais de Justiça surpreendidos.


      Por isso, um novo aditamento se impõe, desde logo com a indicação do número de vagas para todos os tribunais, a par de um esclarecimento sobre a supressão daquele núcleo, não bastando aos Oficiais de Justiça vir dizer que se tratou de um lapso, porque isso não é nada, está vazio de esclarecimento, e porque não era necessário tocar na lista, muito menos no meio dela. Tampouco colhe a eventual desculpa do comum erro informático, o das costas largas.


      Convém esclarecer o que é que realmente sucedeu e, já agora, para dissipar todas as dúvidas, indicar quantas vagas existiam, ou existem, para esse núcleo desaparecido.


Magico(DDOJ).jpg


ListasVagas(AntesEDepois)20251001+02.jpg


      Fontes: “Ofício-Circular 8/2025”, “Despacho de abertura”, “Oficio-Circular 9/2025” e “Despacho do Aditamento”.


 

Comentários

  1. Quando os sindicatos não desempenham a sua função;


    TUDO É POSSÍVEL.

    ResponderEliminar
  2. E aditar que serão possíveis INGRESSOS em número igual ao das desistências. Não podemos estar a desperdiçar novos OJ enquanto ainda há autorização para a sua entrada! 

    ResponderEliminar
  3. Alguém sabe porque razão/motivo no programa para concorrer ao movimento, dos tribunais superiores, só aparece o STJ?

    ResponderEliminar
  4. Porque só este tribunal superior anunciou à DGAJ aquelas duas vagas disponíveis para o Movimento, os outros tribunais superiores, e o STJ também, nunca têm vagas pois as colocações vêm sendo por convite em comissão de serviço.

    ResponderEliminar
  5. Não tarda muito surgirá o arauto da DGAJ a anunciar o currículo, a destreza e a competência desta nova direcção. Abram os olhos, esse espécime, deambula pelos comentários, apenas a fomentar divisões e ódio, não se deixem enganar... 

    ResponderEliminar
  6. Cada vez tenho mais nojo deste ministério,  dgaj e de quem diz gerir recursos humanos nos tribunais.


    NOJO mesmo é  o que sinto
    E pela maneira que insistem em nos tratar, também  estarei prestes a meter baixa como colegas aqui têm  dito, pois isto está  insuportavel.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela rápida reposta.
    Calculava ser esse o motivo, mas acho que, apesar de tudo, deveriam constar tais tribunais.

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida!
    Ao menos podiam copiar os sindicatos dos professores  e o dos policias

    ResponderEliminar
  9. Tanto curriculum para lixar o OJ
    A mim não me enganam.
    E ação em tribunal já corre para me pagarem o roubo de 2001 a 2004.
    E processo crime, por conselho de advogado. Mas não advogado destes sindicatos.

    ResponderEliminar
  10. isso não chega a nada
    repito que está a sair um oj por dia para a reforma


    e os ingressos em igual numero onde está?????
    trabalhem escravos
    eu estou de baixa

    ResponderEliminar
  11. Eu já disse que estou de baixa até me reporem esse roubo.

    ResponderEliminar
  12. Deixe que os sindicatos tratam disso


    ehehe
    para não chorar.

    ResponderEliminar
  13. Atenção que a nova Directora deseja mesmo essas acções. A Exma Sr(a) Professora Doutora almeja lograr juriprudência. Ambiciona esse feito acoplado no seu vasto, sublime e excelso currículo... Um dos sindicatos, tão inactivos nas mais diversas situações, foi extremamente lesto a colocar uma das acções, espero estar redondamente equivocado, mas penso que a DGAJ já está a ganhar 1-0, já iniciou em vantagem...

    ResponderEliminar
  14. Vai dormir e cala te!

    ResponderEliminar
  15. Quem mete baixa por esse motivo, ludibriando os médicos e borrifando-se para os colegas, não faz falta nenhuma nas secretarias.
    Que peçam mobilidade para dar lugar a outro.

    ResponderEliminar
  16. para 


    O que ela almeja é lixar-te como OJ.
    Eu é que só desistirei do que me roubaram quando morrer!
    Até lá estarei de baixa.
    Ganho mais.

    ResponderEliminar
  17. Há muito tempo que o SFJ acumulava desilusões junto dos oficiais de justiça, muito por inação face à perda de direitos que julgávamos por adquiridos: idade de reforma, promoção na carreira, movimentos anuais (eram 3 passaram a 1 e às vezes nenhum), congelamentos, etc.
    Face a tudo isto, o SFJ mostrou sempre uma atitude algo passiva (embora "ladrasse" não "mordia").
    A machadada final foi a assinatura deste acordo, pois "despromoveu" centenas de colegas e retirou a outras tantas a ambição de promoção na carreira, para além de ter dado o aval a uma tabela remuneratória que roça a ilegalidade tanta é a injustiça entre alguns escalões.
    Enfim, agora queixam-se que perderam representatividade e estão enfraquecidos... já vão tarde.

    ResponderEliminar
  18. Melhor entrarem poucos do que não entrar nenhum que é que pretendem... E os sindicatos nada dizem.

    ResponderEliminar
  19. o mistério da Comarca da Madeira. Há uma década que só entraram meia dúzia de gatos pingados. Dentro de anos será uma das Comarcas a rebentar. Madeira com casas a preços iguais a Lisboa, deixará de ter interessados já que as dezenas de madeirenses deslocados ou já desistiram da carreira ou já fizeram vida no continente. Eis uma bomba relógio.

    ResponderEliminar
  20.  e a Integração do Suplemento de Recuperação Processual no vencimento dos Oficiais de Justiça por 14 meses, com retroativos a 1 de janeiro de 2021....

    ResponderEliminar
  21. Vê-se mesmo que não sabes fazer contas. 

    ResponderEliminar
  22. Por esse motivo??! Ludibriando médicos?!? Qual foi a parte de que está a ficar "insuportável" que foi referido, que não entendeu? É que apenas quem trabalha, sem condições físicas, materiais, humanas e financeiras consegue entender o insuportável. Ou pensa que toda a gente está nos novos e belos edifícos tutelares, recheado de obras de arte a elaborar um ofício diariamente? 

    ResponderEliminar
  23. para 


    Tu a tua comandita querem calar, mas não conseguem.
    Escravo! gostas continua, agora não me silencias.
    Continua que já nem consegues deixar gostar de  ser escravizado.
     

    ResponderEliminar
  24. No movimento podiam meter os Cheganos em tribunais não abrangidos pelo contrato de limpeza.
    Já que o lema é "limpar Portugal", podem começar já a fazer limpezas onde mais falta.
    Po menos que tenham utilidade para algo mais que dizer m....

    ResponderEliminar
  25. para 


    agradeço que não te faça falta
    é um elogio para mim
    farto de lambe botas como tú

    ResponderEliminar



  26. és da tutela, infiltrado a cheirar a mofo.
    não enganas.

    ResponderEliminar


  27. Por isso sou sindicalizado fora de SFJ e SOJ
    Só me interessa ter apoio jurídico com advogados competentes na área Administrativa.
    Tudo resto são jogos de SFJ e SOJ com tutela.
    Tudo comprado ou vendido à medida!

    ResponderEliminar
  28. Triste realidade.
    Quem puder deixe esta carreira.
    Ganhará anos de vida.

    ResponderEliminar
  29. 14:27


    Não gostas de criticas, deixa o sindicato


    Acrescento:
    25 DE ABRIL SEMPRE!

    ResponderEliminar
  30. sai do anónimo MM. dá a cara.

    ResponderEliminar
  31. 17:14
    Para quem trabalhas?


    SFJ, SOJ, DGAJ, ou para todos em simultâneo.

    ResponderEliminar
  32. Enquanto destilas ódio  ao dizer cheganos, quando lhes pedes sjuda na secção  mesmo perto de ti, tornas-te doentio e nem te dás  conta.
    Continua que os cheganos gostam de gente como tu. Amam-te.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ