De um dia para o outro a lista de vagas tem um aditamento anunciado e um desaparecimento silenciado
Com o Ofício Circular nº. 9/2025, de ontem, 02OUT, divulgou a DGAJ que, afinal, havia mais duas vagas para Técnico de Justiça no Supremo Tribunal de Justiça e que, por isso, se aditavam tais vagas à listagem das vagas antes anunciadas, isto é, anunciadas um dia antes.
Curiosamente, não foi dito que havia vaga(s) no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), como está indicado para todos os demais tribunais do país, mas concretizou-se o número certo de vagas: duas.
Ninguém sabe quantas vagas há em nenhum tribunal do país, com exceção deste Tribunal ora aditado à lista.
Se se resolve indicar o número de vagas concretas para o STJ, impunha-se que se procedesse de igual forma para todos os demais e, nesse sentido, deveria vir a DGAJ indicar o número concreto de vagas existentes para todas as vagas que anunciou.
Ainda que se interprete o nº. 2 do artigo 18º do Estatuto EFJ ainda em vigor de forma restrita, com distinção dos Movimentos Extraordinários, a circunstância, só por si, de se indicar o número de vagas para um tribunal, cria a razoabilidade de que se indicassem, de igual forma, para todos os demais.
Mas, ao mesmo tempo, nesse novo aditamento que se impõe, impõe-se igualmente que se esclareça por que razão na nova lista apresentada, que apenas deveria ter no final – como tem – a indicação do STJ, foi ainda alterada noutra indicação sem que se desse qualquer nota dessa alteração.
Essa outra alteração consistiu na supressão de um núcleo de uma comarca. Desapareceu, sem mais nem menos.
Esta nova lista, conforme anunciado, só deveria ter aditada a indicação de vagas no STJ, sem mais nenhuma alteração, no entanto, a supressão do núcleo do Funchal, da Comarca da Madeira, deixou os Oficiais de Justiça surpreendidos.
Por isso, um novo aditamento se impõe, desde logo com a indicação do número de vagas para todos os tribunais, a par de um esclarecimento sobre a supressão daquele núcleo, não bastando aos Oficiais de Justiça vir dizer que se tratou de um lapso, porque isso não é nada, está vazio de esclarecimento, e porque não era necessário tocar na lista, muito menos no meio dela. Tampouco colhe a eventual desculpa do comum erro informático, o das costas largas.
Convém esclarecer o que é que realmente sucedeu e, já agora, para dissipar todas as dúvidas, indicar quantas vagas existiam, ou existem, para esse núcleo desaparecido.


Fontes: “Ofício-Circular 8/2025”, “Despacho de abertura”, “Oficio-Circular 9/2025” e “Despacho do Aditamento”.
Quando os sindicatos não desempenham a sua função;
ResponderEliminarTUDO É POSSÍVEL.
E aditar que serão possíveis INGRESSOS em número igual ao das desistências. Não podemos estar a desperdiçar novos OJ enquanto ainda há autorização para a sua entrada!
ResponderEliminarAlguém sabe porque razão/motivo no programa para concorrer ao movimento, dos tribunais superiores, só aparece o STJ?
ResponderEliminarPorque só este tribunal superior anunciou à DGAJ aquelas duas vagas disponíveis para o Movimento, os outros tribunais superiores, e o STJ também, nunca têm vagas pois as colocações vêm sendo por convite em comissão de serviço.
ResponderEliminarVergonha
ResponderEliminarNão tarda muito surgirá o arauto da DGAJ a anunciar o currículo, a destreza e a competência desta nova direcção. Abram os olhos, esse espécime, deambula pelos comentários, apenas a fomentar divisões e ódio, não se deixem enganar...
ResponderEliminarCada vez tenho mais nojo deste ministério, dgaj e de quem diz gerir recursos humanos nos tribunais.
ResponderEliminarNOJO mesmo é o que sinto
E pela maneira que insistem em nos tratar, também estarei prestes a meter baixa como colegas aqui têm dito, pois isto está insuportavel.
ResponderEliminarObrigado pela rápida reposta.
ResponderEliminarCalculava ser esse o motivo, mas acho que, apesar de tudo, deveriam constar tais tribunais.
Sem dúvida!
ResponderEliminarAo menos podiam copiar os sindicatos dos professores e o dos policias
Tanto curriculum para lixar o OJ
ResponderEliminarA mim não me enganam.
E ação em tribunal já corre para me pagarem o roubo de 2001 a 2004.
E processo crime, por conselho de advogado. Mas não advogado destes sindicatos.
isso não chega a nada
ResponderEliminarrepito que está a sair um oj por dia para a reforma
e os ingressos em igual numero onde está?????
trabalhem escravos
eu estou de baixa
Eu já disse que estou de baixa até me reporem esse roubo.
ResponderEliminarDeixe que os sindicatos tratam disso
ResponderEliminarehehe
para não chorar.
Atenção que a nova Directora deseja mesmo essas acções. A Exma Sr(a) Professora Doutora almeja lograr juriprudência. Ambiciona esse feito acoplado no seu vasto, sublime e excelso currículo... Um dos sindicatos, tão inactivos nas mais diversas situações, foi extremamente lesto a colocar uma das acções, espero estar redondamente equivocado, mas penso que a DGAJ já está a ganhar 1-0, já iniciou em vantagem...
ResponderEliminarVai dormir e cala te!
ResponderEliminarQuem mete baixa por esse motivo, ludibriando os médicos e borrifando-se para os colegas, não faz falta nenhuma nas secretarias.
ResponderEliminarQue peçam mobilidade para dar lugar a outro.
para
ResponderEliminarO que ela almeja é lixar-te como OJ.
Eu é que só desistirei do que me roubaram quando morrer!
Até lá estarei de baixa.
Ganho mais.
Há muito tempo que o SFJ acumulava desilusões junto dos oficiais de justiça, muito por inação face à perda de direitos que julgávamos por adquiridos: idade de reforma, promoção na carreira, movimentos anuais (eram 3 passaram a 1 e às vezes nenhum), congelamentos, etc.
ResponderEliminarFace a tudo isto, o SFJ mostrou sempre uma atitude algo passiva (embora "ladrasse" não "mordia").
A machadada final foi a assinatura deste acordo, pois "despromoveu" centenas de colegas e retirou a outras tantas a ambição de promoção na carreira, para além de ter dado o aval a uma tabela remuneratória que roça a ilegalidade tanta é a injustiça entre alguns escalões.
Enfim, agora queixam-se que perderam representatividade e estão enfraquecidos... já vão tarde.
Melhor entrarem poucos do que não entrar nenhum que é que pretendem... E os sindicatos nada dizem.
ResponderEliminaro mistério da Comarca da Madeira. Há uma década que só entraram meia dúzia de gatos pingados. Dentro de anos será uma das Comarcas a rebentar. Madeira com casas a preços iguais a Lisboa, deixará de ter interessados já que as dezenas de madeirenses deslocados ou já desistiram da carreira ou já fizeram vida no continente. Eis uma bomba relógio.
ResponderEliminare a Integração do Suplemento de Recuperação Processual no vencimento dos Oficiais de Justiça por 14 meses, com retroativos a 1 de janeiro de 2021....
ResponderEliminarVê-se mesmo que não sabes fazer contas.
ResponderEliminarPor esse motivo??! Ludibriando médicos?!? Qual foi a parte de que está a ficar "insuportável" que foi referido, que não entendeu? É que apenas quem trabalha, sem condições físicas, materiais, humanas e financeiras consegue entender o insuportável. Ou pensa que toda a gente está nos novos e belos edifícos tutelares, recheado de obras de arte a elaborar um ofício diariamente?
ResponderEliminarpara
ResponderEliminarTu a tua comandita querem calar, mas não conseguem.
Escravo! gostas continua, agora não me silencias.
Continua que já nem consegues deixar gostar de ser escravizado.
No movimento podiam meter os Cheganos em tribunais não abrangidos pelo contrato de limpeza.
ResponderEliminarJá que o lema é "limpar Portugal", podem começar já a fazer limpezas onde mais falta.
Po menos que tenham utilidade para algo mais que dizer m....
para
ResponderEliminaragradeço que não te faça falta
é um elogio para mim
farto de lambe botas como tú
ResponderEliminarés da tutela, infiltrado a cheirar a mofo.
não enganas.
ResponderEliminarPor isso sou sindicalizado fora de SFJ e SOJ
Só me interessa ter apoio jurídico com advogados competentes na área Administrativa.
Tudo resto são jogos de SFJ e SOJ com tutela.
Tudo comprado ou vendido à medida!
Triste realidade.
ResponderEliminarQuem puder deixe esta carreira.
Ganhará anos de vida.
14:27
ResponderEliminarNão gostas de criticas, deixa o sindicato
Acrescento:
25 DE ABRIL SEMPRE!
sai do anónimo MM. dá a cara.
ResponderEliminar17:14
ResponderEliminarPara quem trabalhas?
SFJ, SOJ, DGAJ, ou para todos em simultâneo.
Enquanto destilas ódio ao dizer cheganos, quando lhes pedes sjuda na secção mesmo perto de ti, tornas-te doentio e nem te dás conta.
ResponderEliminarContinua que os cheganos gostam de gente como tu. Amam-te.