Passar pelo intervalo dos pingos da chuva?

      Momentaneamente passou a chuva. Retiraram-se baldes, destaparam-se os equipamentos cobertos pelos sacos de lixo e, pronto, já está tudo OK até a próxima chuvada.


      Assim se vai resolvendo o problema das infiltrações e inundações nos tribunais, com uma fezada no clima, porque, afinal, estamos em Portugal, país com muitos dias soalheiros.


      Cada ano que passa, continua sem se fazer nada, apenas acreditando na capacidade de improviso dos Oficiais de Justiça na distribuição de baldes e aplicação de sacos do lixo como guarda-chuvas.


      No seguimento do nosso artigo aqui publicado no passado domingo, 16NOV, intitulado: “São necessários mais baldes e mais sacos do lixo”, em que se abordavam as recentes inundações e a degradação dos tribunais, nunca resolvidas e, por isso mesmo, se aconselhava a simples aquisição de mais baldes e mais sacos do lixo para cobrir os equipamentos, porque os problemas continuarão por resolver; também, ontem, a presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) fez publicar o seu habitual artigo de opinião no Correio da Manhã, abordando, mais uma vez, o mesmo tema e concluindo com um apelo à ministra da Justiça para que “visite os tribunais mais afetados”.


      No artigo CM, Regina Soares, depois de apelar à visita da ministra da Justiça, dando-lhe como exemplo as visitas da ministra da Saúde às unidades locais de saúde, diz-lhe ainda o seguinte:


      «A Justiça não se reabilita com palavras, mas com decisões, investimento e presença no terreno» e termina com um exemplo:


      «O Tribunal do Barreiro mantém faixas da Proteção Civil há dois anos devido às fissuras, mantendo-se assim o edifício, especialmente na entrada principal, ainda interditada, obrigando a passagens laterais.»


      A presidente do SFJ elenca os tribunais mais afetados, alguns noticiados na comunicação social, como os tribunais do Porto, Faro, Albufeira, Sintra, Alcanena, Madeira, Arouca, acrescentando que ficaram quase inoperacionais, enquanto que outros, apesar de continuarem em funcionamento, deveriam estar encerrados.


      «Infiltrações, fungos, salas alagadas, arquivos encharcados e equipamentos tapados com plásticos. Não são casos pontuais: expõem a degradação estrutural e o incumprimento das obrigações do Estado em segurança e saúde no trabalho.», lê-se no artigo do Correio da Manhã.


      Por isso, Regina afirma: “Exige-se liderança política”, portanto, querendo dizer que tal liderança política não existe, ou que é praticamente inexistente, por isso o apelo, e esclarece ainda que:


      «Os Oficiais de Justiça são os mais expostos: permanecem nos espaços técnicos, lidam com riscos elétricos e garantem que a máquina judicial não para, mesmo quando o edifício cede.»


      Exatamente, mesmo com casos de edifícios a ceder, a rachar por todo o lado, mesmo com os monitores parcialmente tapados com sacos de lixo e os pés levantados do chão, para não ficarem molhados, ainda assim, há uma espécie de gente que se mantém a trabalhar e que se disponibiliza para colocar baldes estrategicamente espalhados debaixo das infiltrações, carregar centenas de Kg de papel de um lado para o outro para que não se molhem mais, arriscar mexer nas extensões, nas fichas triplas, nos interruptores e manusear equipamentos elétricos diversos, ainda que encharcados, e atrevendo-se até a respirar o ar carregado de esporos de fungos que ali vivem todo o ano, provocando-lhes alergias e pneumonias fúngicas, que alguns até vão aguentando porque, entretanto, outros, que não aguentam tanto, vão para a baixa médica.


      «Fica o convite: Senhora Ministra da Justiça, visite os tribunais mais afetados.»; «sobretudo os tribunais com amianto, fissuras e fungos», porque, como bem diz a presidente do SFJ, “a justiça não se reabilita com palavras” e, já agora, acrescentamos nós, nem com a fusão de plataformas, com a entrega à IA, embora a aposta na digitalização dos processos seja uma boa iniciativa para o combate às infiltrações e inundações, fungos, fissuras, etc., uma vez que as folhas do processo digital não ficam encharcadas, quem fica encharcado são apenas os que trabalham com a digitalização.


      Faltou apenas à presidente do SFJ uma coisa, no seu apelo-convite que dirigiu à ministra da Justiça, dizer-lhe que, como a ministra não está habituada a trabalhar nas condições que os Oficiais de Justiça enfrentam todos os dias, caso decida visitar os tribunais, compareça munida de algumas máscaras faciais para proteção dos esporos dos fungos que circulam no ar, ao mesmo tempo que evita respirar o mau cheiro a mofo.


BalancaJustica=Baldes1.jpg


      Fonte: “artigo de opinião do Correio da Manhã citado na página do SFJ”.

Comentários

  1. Quem se quer dar trabalho de andar com balde que ande!


    Por mim, pode tudo ficar ensopado ...


    Só fico admirado de ninguém "chamar" aquela entidade que tem como fim averiguar da higiene e segurança no trabalho!!


    Mas, sem ofensa, uma boa parte dos OJ são básicos!

    ResponderEliminar
  2. Viva África!

    ResponderEliminar
  3. Os magistrados? Conselhos siperiores, gestões  comarca e gente de alta patente fazem o quê?


    Silenciam com os ordenados chorudos?


    Tristeza 

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está

    ResponderEliminar
  5. Muito pior que básicos.
    Subservientes, até retretes limpam se os mandarem.

    ResponderEliminar
  6. àfrica, Brazil, Venezuella, Burkinafassso

    ResponderEliminar
  7. Tanto para 2025 como 2026,  ambos os OE prevêem 36M para obras em tribunais, prisões, etc
    Pelo que se viu este ano, tudo treta!
    A direita e extrema direita afincadamente dedicados a destruir os serviços públicos. 

    ResponderEliminar


  8. Se estão à espera que a IA resolva o problema do edificado tirem o cavalinho da chuva!


     

    ResponderEliminar
  9. Justiça corrompida!20/11/25 11:37

    Não diga isso, que já existem muitos Técnicos de justiça em que a lingua materna não é o Português de Portugal!

    ResponderEliminar
  10. tenho dito20/11/25 12:52

    A foto está do melhor, mesmo bem a propósito.
    Depois, a Sra. Ministra e sua equipa talvez a preocupação seja o que fazer para combater as agora chamadas pelo sfj de gritantes injustiças da nova escala salarial, como se ambos os sindicatos não estivessem estado presentes nas negociações e, apressadamente, assinado sem ouvir os of.justiça sobre o que preparavam juntos!
    De qualquer forma a Sra.Ministra devia ouvir a colega do Ambiente que disse que o inverno vai ser rigoroso em chuva e assim no OE há milhões para obras em barragens, não vá o diabo tecê-las e seguir a ideia para obras nos tribunais.
     

    ResponderEliminar
  11. Não diga isso pois ainda o acusam de racista e xenófobo...

    ResponderEliminar
  12. Destruir mais do que a  esquerda destruiu???




    Impossível!!

    ResponderEliminar
  13. Hoje está tudo muito sossegado no grupo do WhatsApp, no que respeita à propaganda para o COJ.


    Nem um pio.


    Caladinhos é que estão bem ...

    ResponderEliminar
  14. alguns que o sugeriram foram ameaçados de processo disciplinar...

    ResponderEliminar
  15. ...ou cargos em regime de substituição...

    ResponderEliminar

  16. Pelos pingos da chuva, do crivo da legalidade e decência, andam também a passar as nomeações de ajudantes de secretários, nomeações de gente para cargos inexistentes e por aí fora em inúmeras comarcas. 
    Tem a DG a noção de quantas pessoas estão fora de seções, a fazer sabe-se lá o quê e sabe-se com que fundamento??
    Façam lá umas continhas da gente que anda "deslocada" do seu lugar natural, nas várias comarcas do país.
    É que assim, torna-se difícil a sindicatos exigir colocação de mais gente e às comarcas exigir mais autonomia...
    O amiguismo (para não lhe chamar outra coisa menos simpática) acaba por se tornar um tiro no pé, digo eu...
    O que está iN é cair em graça.
    Quantos conhecem nesta situação?

    ResponderEliminar
  17. Os 1800 OJ em falta dariam jeito até para estas tarefas...

    ResponderEliminar

  18. E tantas reuniões nas comarcas, nas direções gerais, nos conselhos superiores e objetivos estratégicos que são estabelecidos, diretivas, orientações, etc, etc......
    Basta ver os relatórios anuais e semestrais efetuados.É só maravilhas e elogios, pudera, são eles que os produzem.

    Se não fosse trágico era um excelente guião para uma peça de comédia.

    ResponderEliminar
  19. a mama vai acabar em breve.

    ResponderEliminar
  20. Sugeria ao Blog, numa próxima oportunidade, um olhar atento sobre a temática dos sismos e a comarca dos Açores.
    É deveras interessante.

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pela sugestão que é muito pertinente. Já abordamos essa omissão em artigos em que se abordaram também outros assuntos, mas nenhum especialmente dirigido e focado nessa temática que, obviamente, merece toda a atenção.

    ResponderEliminar
  22. Pertinente, sem dúvida. Mas também a nível de todo o território. Também proponho uma análise a cargos ag hoc que por aí andam em todas as comarcas do país. E assistentes de Gestão e secretários de Secretários e nomeações interinas e em substituição. Esta discricionariedade merece ser revista numa publicação séria e factual. Penso que até nos iremos assustar com alguns casos e o elevado número de gente nestas circunstâncias. 

    ResponderEliminar
  23. Só quem está "fora" da Lei é que desta deve ter receio ...

    ResponderEliminar
  24. Ah pois vai!!!

    ResponderEliminar
  25. Eh pá, também estou cheio de trabalho!


    Também preciso de um lugarzito em que envie 3 ou 4 mails e está feito!!!

    ResponderEliminar
  26. Extrema PS? PSD, CDS, Geringonças?


    pois já sabemos que sim


    foi ao estado a que estamos.


    Óculos de penafiel? 

    ResponderEliminar
  27. palhaçada


    oj tem culpa


    mansos
    continuem

    ResponderEliminar
  28. Cheguei a casa e estou a ver as mensagens do WhatsApp.


    Pasme-se!!
    Os papagaios da propaganda calaram-se todos!!!
    Nem uma mensagem!!
    Nada!!
    Zero!!!

    ResponderEliminar
  29. Bom fim de semana!


    Sexta 21 Novembro 2025


    GREVE.

    ResponderEliminar
  30. Onde trabalho, foi preciso a empresa de limpeza colocar lá um par de brasileiros, para finalmente os vidros serem limpos como deve ser.
    Super profissionais em comparação com os tugas e angolanos.

    ResponderEliminar
  31. Que papagaios?
    A Cheganada?
    Esses agora têm que se preocupar em limpar a casa, que com o acumular de escândalos e saídas de quadros, com rasgados "elogios" ao líder, já passaram de 22 para 12 % nas sondagens.
    Uns tristes arruaceiros  ignorantes, um cancro da sociedade.
    Nem percebo porque não gostam de ciganos, são tão parecidos.

    ResponderEliminar
  32. Xiiiiii 


    Não se pode dizer nada que vêm logo com a cassete do chega...


    Tão pequeninos que vocês são... 
    É esse o vosso melhor argumento?!
    Toma lá mais uma carapuça, é grátis. 
    Toma 🫴 

    ResponderEliminar
  33. Ohh, sempre esteve! 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ