O Estatuto está em fase de Trabalhos Internos

      Esta última terça-feira, dia 25FEV, o secretário de Estado da Justiça, Mário Belo Morgado, publicava no Twitter a seguinte informação:


      «No Ministério da Justiça estão em curso e em fase adiantada os trabalhos internos tendentes à revisão do estatuto dos oficiais de justiça. Seguir-se-á de imediato a negociação com as estruturas sindicais.»


LupaCara.jpg


      Esta informação do secretário de Estado da Justiça vem confirmar que todo o trabalho realizado na anterior legislatura e propostas apresentadas estão sujeitas a nova revisão ou, como consta na publicação do Twitter: a “trabalhos internos” e já em “fase adiantada”.


      Esta “fase adiantada” dos ditos “trabalhos internos” poderão vir a permitir o cumprimento da Lei do Orçamento de Estado para este ano, designadamente o estabelecido no primeiro número do artigo 33º-A, onde constará o seguinte: «A revisão do Estatuto dos Funcionários de Justiça deve estar concluída com a sua publicação em Diário da República até ao final do mês de julho de 2020.»


      Obviamente, depois de findos os “trabalhos internos”, “seguir-se-á de imediato a negociação” com os sindicatos (SFJ e SOJ), como bem informa o secretário de Estado da Justiça.


      A “negociação com as estruturas sindicais” também já decorreu na anterior legislatura, com resultados completamente nulos, ou melhor: com imensas e variadas greves dos Oficiais de Justiça, decretadas por ambos os sindicatos que representam a carreira.


      Os Oficiais de Justiça esperam que essa “negociação com as estruturas sindicais” constitua de facto uma real “negociação”, uma vez que daquilo que se tem vindo a comprovar, as negociações com este Governo, e tal como já sucedia com o anterior – do qual o atual é uma mera continuação –, não costumam ser reais negociações mas simples imposições de decisões pré-existentes apresentadas em atos destinados a negociações, isto é, em reuniões anunciadas com tal propósito.


      Outra das características que todos têm aprendido com estes governos é que as apresentações das decisões nas reuniões já são feitas, inicialmente por baixo, com uma margem pré-programada de posterior ligeira melhoria da apresentação inicial, que é resposta alternativa às contrapropostas dos sindicatos, contrapropostas estas que não são aceites em 100% ou em 99%. Sem ir mais longe, temos o recente caso das ditas “negociações” e reuniões tendentes aos aumentos salariais na Função Pública.


      Tendo em conta este histórico de “negociações”, os Oficiais de Justiça mantêm-se muito céticos em relação ao futuro Estatuto, sendo já voz corrente de que o atual, apesar dos seus defeitos, será sempre preferível ao novo, que todos adivinham mau e imposto, como resultado dos atuais “trabalhos internos” a decorrer já em “fase adiantada”.


SEJ-MarioBeloMorgado-Twitter=20200225.jpg


      Fonte: “Twitter-MBM”.

Comentários

  1. Colegas, preparem a vaselina ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doidas, doidas, doidas, andam as galinhas
      Para pôr o ovo lá no buraquinho
      Raspam, raspam, raspam
      P'ra alisar a terra
      Bicam, bicam, bicam
      Para fazer o ninho
      Raspam, raspam, raspam
      P'ra alisar a terra
      Bicam, bicam, bicam
      Para fazer o ninho
      Arrebita a crista o galo vaidoso
      Có-có-ró-có-có
      Canta refilão
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão.
      .Doidas, doidas, doidas, andam as galinhas
      Para pôr o ovo lá no buraquinho
      Raspam, raspam, raspam
      P'ra alisar a terra
      Bicam, bicam, bicam
      Para fazer o ninho
      Raspam, raspam, raspam
      P'ra alisar a terra
      Bicam, bicam, bicam
      Para fazer o ninho
      Arrebita a crista o galo vaidoso
      Có-có-ró-có-có
      Canta refilão
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão.
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão.
      E todo emproado com ar majestoso
      É o comandante deste batalhão

      Eliminar
  2. Verdade, eles começam por oferecer um salsicha quando sabem que vão dar um chouriço...
    Mas, nós é que damos o porco...

    ResponderEliminar
  3. Lá vão os escalões à vida..

    ResponderEliminar
  4. Foi no Domingo passado que passei
    À casa onde vivia a Mariquinhas
    Mas está tudo tão mudado
    Que não vi em nenhum lado
    As tais janelas que tinham tabuinhas
    Do rés-do-chão ao telhado
    Não vi nada, nada, nada
    Que pudesse recordar-me a Mariquinhas
    E há um vidro pegado e azulado
    Onde via as tabuinhas
    Entrei e onde era a sala agora está
    À secretária um sujeito que é lingrinhas
    Mas não vi colchas com barra
    Nem viola nem guitarra
    Nem espreitadelas furtivas das vizinhas
    O tempo cravou a garra
    Na alma daquela casa
    Onda às vezes petiscávamos sardinhas
    Quando em noites de guitarra e de farra
    Estava alegre a Mariquinhas
    As janelas tão garridas que ficavam
    Com cortinados de chita às pintinhas
    Perderam de todo a graça porque é hoje uma vidraça
    Com cercaduras de lata às voltinhas
    E lá pra dentro quem passa
    Hoje é pra ir aos penhores
    Entregar o usurário, umas coisinhas
    Pois chega a esta desgraça toda a graça
    Da casa da Mariquinhas
    Pra terem feito da casa o que fizeram
    Melhor fora que a mandassem prás alminhas
    Pois ser casa de penhor
    O que foi viver de amor
    É ideia que não cabe cá nas minhas
    Recordações de calor
    E das saudades o gosto eu vou procurar esquecer
    Numas ginjinhas
    Pois dar de beber à dor é o melhor
    Já dizia a Mariquinhas
    Pois dar de beber à dor é o melhor
    Já dizia a Mariquinhas

    Amália, nós amamos-te para sempre.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morto viverá.
    Só acredito na palavra do filho de Deus.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário