“O número para o qual ligou não está atribuído”, mas está, apenas não há ninguém que atenda
Foi notícia recente que no DIAP de Lisboa não há ninguém para atender o telefone e que essa situação já se arrasta há meses.
Lia-se ainda na notícia que o presidente da Comarca de Lisboa, quando percebeu que as telefonistas tinham saído para a reforma e outra devido ao fim de um contrato, solicitou a resolução do problema à DGAJ, mas que os telefones se mantêm inoperacionais há meses.
O desembargador Artur Cordeiro, pediu à Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) que procedesse à abertura de um concurso para preenchimento do lugar de telefonista, o que não aconteceu até ao momento.
Até lá, e para que ninguém ficasse impedido de contactar o DIAP de Lisboa, solicitou que as chamadas dirigidas ao número inativo fossem encaminhadas para um contacto com atendimento, o que também acabou por ainda não ser feito, apurou a Renascença.
A PGR diz que também foi solicitado um reencaminhamento das chamadas, lembrando que a competência para resolução do problema é da DGAJ.
A Renascença disse que pediu esclarecimentos à DGAJ, para quem também o Ministério da Justiça remeteu os esclarecimentos sobre esta matéria, mas que ainda não tinha obtido resposta.
No desespero, têm sido muitos os cidadãos que ligam para, por exemplo, o DIAP do Porto, na tentativa de verem a chamada transferida para Lisboa, mas sem sucesso porque tal não é possível.
Em reação a esta situação, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) afirma que “é desta forma que se vê a relevância da autonomia financeira do Ministério Público”, lamentando que sejam anunciados muitos investimentos tecnológicos na justiça “sem que se resolva o básico”, ou seja, os meios escassos que existem.
Quando se digita o número de contacto geral disponível na página oficial do organismo, do outro lado surge de imediato a mensagem: “o número para o qual ligou não está atribuído”.
O telefone, que permite o primeiro contacto com o DIAP de Lisboa, está desligado porque não há telefonistas contratadas e esta é a informação adiantada à Renascença por fontes do Departamento, e exteriores a ele, que revelam que a situação se arrasta há muito provocando constrangimentos diversos. Dizem que a alternativa é o e-mail, mas que nem toda a gente o conhece ou sabe usar.
Confirmamos a notícia telefonando para o número 213188600, constatando que ainda hoje continua inativo ou “não atribuído”.

Fontes: “RR artigo #1”, “RR artigo #2” e “MP DIAP Lisboa”.
Está tudo bem.
ResponderEliminarA gestão comarca não resolve??? Não dá uma despacheta??
Eheheh
Triste ministério
Mas está tudo bem,
Afinal entraram 570 novos funcionários. Quando faltavam 2000
E está a sair um por dia para a reforma.
Está tudo resolvido.
Eheheh
E mais não digo
ResponderEliminarIndependência dos tribunais já.
Os conselhos superiores que se mexam.
Com a Dgaj (governo) os oficiais de justiça só perdem.
A gestão dos oficiais de justiça deve ser feita a partir dos conselhos superiores.
À minha avó alguém da dgaj foi lá a casa, ofereceram-lhe um computador e estão a dar-lhe formação para trabalhar com e-mail.
ResponderEliminar
ResponderEliminarEntão agora o recibo de vencimento é sempre colocado no útimo dia????
fodddddddddddddddddddddddddddddddd
Ainda estão a fazer as contas devido às novas tabelas de retenção. Ou então quem costumava fazer o upload dos ficheiros está de férias e mais ninguém sabe fazer o serviço.
ResponderEliminarparece que vão deixar de colocar recibo
ResponderEliminarBom dia Colegas!
ResponderEliminarO que tenho a dizer é que mais uma vez fomos comidos. Pois no meu recibo, sim porque já o recebi, e agora o suplemento de disponibilidade ( antigo subsidio de Recuperação processual ), É GRITANTE. Dão por um lado, para tirar por outro. Ou seja, eu em Maio/2025 recebi € 206,00, agora é € 120,00 para todos.
Dá que PENSAR!
ResponderEliminarA IA que atenda...
está bom 570
ResponderEliminarforça escravos
O novo suplemento é 120.
ResponderEliminarEstá certo.
O outro valor que recebeu é que não se percebe ou foi o acerto.
Então já há recibos...
PS. Quanto aos telefones??
De certeza que pessoal para fazer estatística, mapas e vigiar oficiosidades nunca vai faltar...
As pessoas, sim, essas gente para a quem devíamos trabalhar, que se f.......
Querem lá saber as chefias do MP das pessoas...
Vive-se para a estatística.
O resto é conversa.
Havia mais umas coisinhas para referir relativamente ao DIAP LX, nomeadamente quanto à distribuição dos inquéritos mas fica para outra ocasião.....
ResponderEliminarIA meu!
Fuja desta merda quem puder!
ResponderEliminarSim, tem de pensar!
Então agora o antigo suplemento de recuperação processual não está integrado no vencimento?
Não recebeu o antigo SRP + o novo suplemento de disponibilidade?
Peça explicações à Regina...
ResponderEliminarNão há recibo ainda!
ResponderEliminarfazem o que lhes apetece, fosca-se
Então não são os administradores e companhia Lda. que resolvem estes problemas....??? Nada disso eles só resolvem com a malta amiga ..com a malta da graxa...com os bufos. Há uns tempos atrás dizia um " nós sabemos como se trata " a" e " b".. mas dava a impressão que o prevericador era o mais resguardado.
ResponderEliminarNão há obrigação de disponibilização antecipada do recibo de vencimento.
ResponderEliminarSe não tiveres baixas nem dispensas, já sabes quanto vais receber, não precisas do recibo para nada.
Certeiro
ResponderEliminarNão percebo nada dos recibos, agora puseram mais um montante equivalente a um suplemento anterior ao novo.
ResponderEliminarAs contas do recibo de julho nada explicadas.
Enfim
Boa!!
ResponderEliminarAntecipadamente ou de todo?
ResponderEliminarQue voltar a centralizar a DGAJ? Voltar ao estado pré- 2014? Poupava-se muita gente dos "Gabinetes de Apoio à Gestão do Ad. Comarca" . Tempos desesperados, requerem medidas desesperadas .
ResponderEliminarExigir mais das pessoas tem um limite.
Na comarca onde trabalho, cerca de metade- metade- dos funcionários estão de baixa.