O Movimento Extraordinário

     Está prestes a ser publicado no Diário da República o Aviso relativo ao movimento extraordinário, prevendo-se a publicação, hoje mesmo ou, o mais tardar amanhã.


     Após tal publicação decorrerá um prazo de 10 dias úteis para que os candidatos a Oficial de Justiça e mesmo estes concorram a este movimento extraordinário.


     Este movimento extraordinário, embora tenha como principal objetivo a colocação dos candidatos de ingresso, está também aberto a todos os demais Oficiais de Justiça, de todas as categorias, pelo que todos aqueles que desejem ser movimentados devem/podem fazê-lo no referido prazo e da forma habitual.


     Sabe-se também que a DGAJ irá publicitar os lugares vagos existentes que irão a concurso, no entanto, a lista de preferências pode ser a lista das preferências do candidato/concorrente, não se limitando apenas aos lugares vagos indicados, embora estes sejam relevantes.


     Note que este movimento extraordinário é, na realidade, um vulgar movimento ordinário, com as habituais regras, apenas se designando como extraordinário porque será mais um no ano em curso, para além dos três habituais ordinários, nada mais do que isso. Assim sendo, todas as categorias podem ser movimentadas e pode haver transições de carreiras, não se perspetivando, no entanto, e como sempre, qualquer tipo de promoção.


     Aguardemos, pois, a todo o momento o aviso e atenção ao prazo de dez dias (que são úteis) para apresentação dos requerimentos. Quem já está nos tribunais sabe como fazê-lo, que vai agora ingressar deve dirigir-se a uma secretaria judicial ou do Ministério Público, obter a autorização para realizar o requerimento eletrónico num dos computadores ligados à rede intranet dos tribunais e efetuá-lo conforme consta das instruções que pode aceder através desta hiperligação: “Oracle


     O sítio onde se encontra a plataforma para a realização do requerimento pode ser acedido desde esta página, através da ligação aos sítios acessíveis na rede intranet dos tribunais, com a designação de “Req. Movimentos”, isto é, os candidatos podem entrar normalmente na Internet, vir a esta página e usar a ligação referida para aceder à plataforma dos requerimentos eletrónicos para os movimentos.


OracleMovimentos.jpg

Comentários

  1. Quando tivermos de seleccionar o tipo de acto requerido, no nosso caso, será nomeação interina, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas afinal esse movimento extraordionario sai ou não sai?

      Eliminar
    2. Acho mais provável que saia amanhã.

      Eliminar
    3. É engraçado que andavam a anunciar a toda a hora que ia entrar os 600, agora já devem saber. porque não dizem nada?...é mutio estranho meterem a expressão "...irá publicitar os lugares vagos existentes que irão a concurso..." mas estão se vão publucar as vagas quer dizer que ninguem sabe até a publicação quantos vão entrar em setembro?

      Eliminar
    4. Sai amanhã em D.R., mas já se pode consultar a informação no sítio de D.G.A.J..

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Mas afinal quantos vão entrar o numero de vagas ? depois de ver o documento não percebi quantos vão entrar?

      Eliminar
    2. Conta o número de vagas das categorias onde nos podemos candidatar. Neste caso escrivão auxiliar e técnico de justiça auxiliar.

      Eliminar
  3. Perdoem-me algum erro, as minhas contas saíram estas:

    Vagas Totais: 639

    Esc. Aux.: 493

    Com Açores:
    47
    Com Aveiro:
    30
    Com Beja:
    13
    Com Braga:
    13
    Com Bragança:
    2
    Com Cast. Branco:
    2
    Com Coimbra:
    16
    Com Évora:
    1
    Com Faro:
    54
    Com Guarda:
    4
    Com Leiria:
    21
    Com Lisboa:
    45
    Com Lisboa Norte:
    39
    Com Lisboa Oeste:
    65
    (Total Reg. Lisboa = 149)
    Com Madeira:
    2
    Com Portalegre:
    6
    Com Porto:
    41
    Com Porto Este:
    32
    (Total Reg. Porto = 73)
    Com Santarém:
    21
    Com Setúbal:
    16
    Com Viana do Castelo:
    12
    Com Vila Real:
    1
    Com Viseu:
    2

    Tribunais Administrativos e Fiscais:
    7

    Tribunal da Relação de Évora:
    1


    Tec. Just. Aux.: 146

    Com Açores:
    7
    Com Aveiro:
    9
    Com Beja:
    13
    Com Braga:
    13
    Com Beja:
    2
    Com Cast. Branco:
    1
    Com Coimbra:
    9
    Com Évora:
    2
    Com Faro:
    9
    Com Leiria:
    4
    Com Lisboa:
    18
    Com Lisboa Norte:
    12
    Com Lisboa Oeste:
    21
    (Total Reg. Lisboa = 51)
    Com Porto:
    10
    Com Porto Este:
    7
    (Total Reg Porto = 17)
    Com Santarém:
    4
    Com Setúbal:
    2
    Com Viana do Castelo:
    1
    Com Vila Real:
    1
    Com Viseu:
    1

    ResponderEliminar
  4. Não tr esqueças que grande parte dessas vagas vão ser ocupadas pelos atuais oj que também vão candidatar se ao movimento. Logo os atuais candidatos ficam com o que sobra destas vagas e com a que eles deixam vagas.

    ResponderEliminar
  5. Não.. Esses já lá estão!!! Se ocuparem uma vaga destas a que era o lugar deles fica vaga!!! Está ben explicitamente explicado..

    ResponderEliminar
  6. Claro que a vaga que eles ocupam fica vaga. Eu não estou a dizer que o número de vagas vai diminuir estou é a dizer que os núcleos que vão ter vaga para os candidatos não vão ser precisamente os que estão no despacho. Há oficiais de justiça nas ilhas, no algarve e mesmo em lisboa que tencionam ir para mais perto de casa. E como sabem a maior os atuais são do norte e centro do país. Só vos quero alertar para isso.

    ResponderEliminar
  7. Sim, concordamos no mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Desculpem, reparei no meu erro em que puz Beja 2 vezes nos Tec. Just. Aux. Pelo que estão 13 a mais

    Corrigido: Tec. Just. Aux.: 133

    Total: 626..

    Lamento..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que o concurso apenas está publicado para o preenchimento de 600 vagas, essa marca não poderá ser ultrapassada, mais estas vagas não indicam quantos efetivamente vão entrar...relativamente a este assunto do numero limite dos candidatos serem admitidos estamos na mesma....é muito trocadilho..

      Eliminar
    2. Cá está o anónimo teimoso, do alto da sua sabedoria, a dar mais informação do que a própria D. G. A. J. Este movimento só veio enevoar mais essa questão. Pois se só vão entrar 600, devia ser de esperar que só tivessem aberto 600 vagas. É que mesmo com as movimentações de atuais O. J., mantém-se o número de vagas. Mas abriram mais, o que mantém as dúvidas inciais.

      Eliminar
  9. Bom dia.
    ALGUÉM JÁ SE APRESENTOU NUMA SECRETARIA ?

    ResponderEliminar
  10. Ola a todos, gostava de colocar uma questão, mais especificamente para o oficial de justiça.
    Liguei agora para a dgaj porque estou a considerar ir fazer o meu requerimento amanha sendo que a sra que me atendeu disse me que existem oficiais de justica "afectos" que tb podem concorrer a este movimento e esses teem prioridade mas nao deixam vaga do nucleo onde estavam uma vez que estavam afetos por causa da reorganização judiciária... Isto significa que es existirem 400 oj's nesta situação só sobram 200 lugares para os candidatos de ingresso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa a ignorancia, mas quem são esses afetos?

      Eliminar
    2. Ana, devia ter posto essa questão à sra. da DGAJ.

      Eliminar
    3. Este é um movimento para todos os Oficiais de Justiça já em funções e também para os candidatos ao primeiro ingresso. As vagas são todos os lugares do país, independentemente de, neste momento, existirem ou não, pois podem surgir vagas com a movimentação deste movimento extraordinário. Os candidatos entrarão de acordo com a disponibilidade financeira e não de acordo com as vagas existentes. Concorra a todos os lugares que lhe interessam de facto, sem pensar em vagas, faça o requerimento de acordo com as suas preferências e tão-só isso, depois logo se verá o que lhe toca na rifa. Coloque os Núcleos da sua preferência por ordem de preferência, faça até dois requerimentos (Judicial e MP) e espere pelo resultado. Quem quiser explicações mais pormenorizadas consulte por e-mail.

      Eliminar
    4. Obrigada pelo esclarecimento.

      Eliminar
    5. Peço desculpa mas fico com a mesma duvida que a colega.... Essa situação pode acontecer?

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ