O Terceiro Dia
Hoje é o terceiro e último dia do Luto Nacional decretado pelo Decreto nº. 18-A/2017, ontem publicado no Diário da República, que o Conselho de Ministros aprovava e que o Presidente da República promulgaria de imediato ainda no domingo.
O Presidente da República iniciou a sua mensagem no passado domingo da seguinte forma: “Acabei de promulgar o diploma que decreta luto nacional por três dias" e continuava dizendo: "A nossa dor neste momento não tem medida como não tem medida a solidariedade de todos nós com as famílias das vítimas da tragédia de Pedrógão Grande".
A solidariedade manifestou-se rápida e enorme e, imagine-se, foi até necessário pedir para parar com algumas dádivas de tão enormes que se tornaram.
Pediu-se fruta e barras energéticas e logo foi preciso avisar que já chegava. O Povo português reagiu de forma contundente, ofertando toneladas de fruta e milhares de barras energéticas. Rapidamente os portugueses demonstraram estar aptos a ser um só, tal como o Presidente da República concluía a sua mensagem no domingo: “como nação somos como um só." E isto viu-se como há muito não se via.
"Uma só morte em tais circunstâncias é sempre uma tragédia. Tantas dezenas de mortes representam uma tragédia quase sem precedente na história de Portugal democrático", dizia Marcelo e disse também:
"Nesta hora há também interrogações e sentimentos que não podem deixar de nos angustiar. A começar por um sentimento de crescida injustiça, porque a tragédia atingiu aqueles portugueses de quem menos se fala, de um país rural, isolado, com populações dispersas, mais idosas, mais difíceis de contactar, de proteger e de salvar.”
Comentários
Enviar um comentário