Acaba-se o mês: Factos e Perguntas

      Último dia do mês de novembro.


      A um mês de acabar o ano, constata-se o seguinte:


      .1. O Governo não cumpriu o artigo 38º da Lei 2/2020 de 31MAR;


      .2. O prazo imposto pelo referido preceito legal (31JUL) não foi observado;


      .3. O Estatuto não foi revisto e nem sequer começaram as reuniões para tal;


      .4. O Suplemento não foi integrado no vencimento;


      .5. A compensação pela disponibilidade permanente não foi negociada, designadamente, através de um regime diferenciado de aposentação;


      .6. No Movimento Ordinário não se realizaram promoções;


      .7. Não se realizou o Movimento Extraordinário para promoções;


      .8. O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) reagiu com uma greve de três dias;


      .9. O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) prometeu uma luta dura e longa a começar em outubro mas, até agora, nada;


      .10. Ambos os sindicatos passaram a negociar as reivindicações com os deputados da Assembleia da República em vez de com o Governo;


      .11. Foi aprovado um artigo, para incluir na nova Lei do Orçamento de Estado para 2021, muito semelhante ao artigo incumprido este ano, no entanto, sem a menção à integração do suplemento;


      .12. A atividade comunicacional do SFJ está muito reduzida, enquanto que essa mesma atividade comunicacional do SOJ está mais ativa, informando este Sindicato com mais frequência os Oficiais de Justiça. Neste mês de novembro, excluídas as publicações na sua página do Facebook, o SOJ lançou 7 informações sindicais com assuntos relacionados com a carreira dos Oficiais de Justiça. Neste mesmo mês, o SFJ, excluindo as publicações sobre o CPP Anotado, a festa de Natal e a nota de pesar, lançou na sua página 2 informações sindicais relativas à carreira e 1 nota informativa sobre a tolerância de ponto;


      .13. Nunca a carreira dos Oficiais de Justiça esteve numa situação de completo abandono como esta, pelo que os Oficiais de Justiça estranham a calma instalada; a desistência.


      .14. Se é certo que a anunciada luta dura e longa a iniciar em outubro não passou de um mero engano, é também certo que já é tempo de se anunciarem reais medidas, pelo menos, senão já, a iniciarem o novo ano judicial e a presidência de Portugal ao Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021.


      .15. A greve ao serviço fora das horas normais de expediente (hora de almoço e depois das 17H00) não é uma realidade diária cumprida pelos Oficiais de Justiça.


      .16. Perante este estado de coisas, perguntamo-nos: valerá a pena continuarmo-nos a maçar com isto, todos os dias, quando todos parecem ter desistido?


      .17. Afinal quem é que se preocupa com a carreira? Uns poucos? A maioria está adormecida e não quer fazer mais? A maioria não adere às greves?


      .18. Será verdade que os Oficiais de Justiça só têm aquilo que merecem?


      .19. Por que será que estes profissionais não estão completamente unidos e concentrados na defesa da sua profissão?


PontoInterrogacaoNuvemEstrada.jpg

Comentários

  1. Muito bem. Está tudo dito e sintetizado.
    Sou de opinião que não temos representantes sindicais á altura.
    O maior sindicato deveria ter um papel aglutinador (no bom sentido) e mobilizador. Todavia é gente passiva que ali anda, são sindicalistas pelo que podem ganhar em causa própria e não pelo que podem dar aos outros.
    Existindo retiram a força a outros que queiram fazer melhor.
    Como já tenho dito, com sindicalistas destes está o ministério garantido e nada têm de fazer ou respeitar.
    Rasguem os cartões de sócio e mandem-nos bugiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo verdade, mas é justo nao esquecer a desistencia e acomodação dos proprios trabalhadores em geral.

      Eliminar
    2. Lá está...O SFJ é que tem a culpa exclusiva! Embora discorde, mas não se esqueçam de rasgar os cartões do SOJ-

      Eliminar
    3. É assalariado do SFJ ?
      Ou seja, teme pelo tacho?

      Cumprimentos.

      PS-não sou sindicalizado, nem há espera de tacho.

      Eliminar
    4. Pela reação, percebe-se a intenção! Muita saúde, extensível à Família!

      Eliminar
    5. Pela reação, percebe-se a intenção! Muita saúde, extensível à Família.

      Eliminar
    6. Intenção ??!!
      Qual intenção??
      De lhe tira o tacho??
      A intenção é dividir para reinar e posteriormente dividir os despojos??.
      Não conte comigo.

      Cumprimentos,

      PS. Não meta a familia nisto. Boas festas.

      Eliminar
    7. A Oeste (vg. à esquerda nada de novo).-
      Essa é aquela forma de estar, que leverá à desgraça da carreira dos oficiais de justiça, enquanto carreira que é, e que deveria continuar a ser apenas técnica.
      Cumps.

      Eliminar
    8. Sem ideologias políticas, e com uma proximidade à nascença para com o oceano atlântico (oeste), a linha do horizonte sempre provocou o sentimento da esperança...acho que não sou o único e ainda bem!

      Eliminar
  2. É tudo um ciclo.
    O ministério, não tendo quem incomode, questione e confronte, nada faz. O mesmo sucede com o SFJ.
    Massa crítica, precisa-se.
    Proponho a todos os sócios que enviem e-mail ao sindicato, questionando o posicionamento.
    Questionem, não sejam passivos.
    Lutem por vós já que o sindicato o não faz.
    Enquanto não houver uma contestação forte o ministério nada fará.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "massa crítica precisa-se" - o que pensa relativamente a eleições no SOJ e dar oportunidade a associados apresentarem novos projectos?

      Eliminar
    2. Meu amigo, permita-me assim trata-lo, não quero saber se é o SFJ se é o SOJ. Não sou sócio de nenhum, apenas penso, se é que posso, que o SFJ, pela sua história é dimensão tem outras responsabilidades.
      Quantos mais sócios mais responsabilidades.
      Agora mude lá o disco. Já passou a campanha e ganhou, divirta-se e deixe que os outros tenham pensamento. Se me quer convencer do contrário, tenho todo o gosto em conversar consigo na companhia de uma qualquer bebida, mas não seja Trump.

      Eliminar
    3. Pois...só não opina sobre a "massa crítica" no SOJ e à eventualidade de legítimas eleições...Compreensível! Muita saúde, extensível à Família!

      Eliminar
    4. Você é chato. Bolas, que triste!!!!. Vá para a rua mostrar a taça. Ganhou, consigo e a última.
      Qualquer dia ainda convencer alguém de que a roda tinha melhor formato se fosse quadrada.

      Eliminar
    5. Que chatice! Ninguém quer responder objectivamente às questões aqui colocadas acerca do SOJ. Acreditem que os Oficiais de Justiça não são parvos. Fique bem!

      Eliminar
    6. É verdade que os oficiais de justiça não são parvos mas há parvos que são oficiais de justiça.

      Eliminar
    7. Isso mesmo :)

      Eliminar
    8. Não sou sindicalizado nem conheço os estatutos do SFJ nem os do SOJ.

      Uma coisa eu sei, a legitimidade para colocar questões dessa natureza cabe exclusivamente aos associados.

      O mesmo se verifica, por exemplo, num dos partidos políticos da nossa geringonça, o PCP.

      Alguma vez houve eleições para os militantes escolherem a liderança!

      Mas o que já é questionável, é a liderança do SFJ, não respeitar as deliberações democráticas dos seus congressos.

      As prometidas "bombas inteligentes", as prometidas "lutas duras e longas"!...

      "Fazer mais fazer melhor"!... Mas quando?!...

      Mas ainda não chegou o momento de iniciar uma luta sem tréguas?!...

      Foram essas as promessas que fizeram aos associados no processo eleitoral!...

      A única classe profissional, tutelada pelo Ministério da Justiça, que foi desconsiderada e desrespeitada pelo Ministério da Justiça!...

      Força SOJ, assumam a liderança da luta em nome dos Oficiais de Justiça, por do SFJ continuamos a aguardar a pseudo "bomba inteligente"!

      Eliminar
    9. Aqui está mais uma encomenda...não são de lado nenhum (não sindicalizados?!) mas no fim "Força SOJ!". Bolas, ninguém se digna a opiniar acerca da necessidade ou não de eleições no SOJ para tomarmos conhecimento sobre novas ideias dentro da associação? Tema "tabu"? Ninguém ousa tocar no assunto? Que tristeza...

      Eliminar
    10. Aqui está mais uma encomenda!

      Sim, "Força SOJ".

      Porque infelizmente tem sido os únicos a confrontar este Ministério e a iniciar e a diderar o processo de luta.

      A " bomba inteligente" é um tema "tabu"?!...

      É muito mais antiga e continuamos a aguardar uma resposta?!...

      A luta dura e longa, embora mais recente, também já ultrapassou o prazo definido e prometido!....

      Temas "tabu"!?...

      Bolas, ninguém se digna a opiniar acerca da necessidade ou não do SFJ cumprir as deliberações democráticas dos seus congressos ou de cumprir as suas promessas de campanha para o processo eleitoral.

      Colega, a questão da prometida bomba inteligente é muito mais antiga, e até hoje continuamos à espera de uma explicação!...

      Felizmente que ainda existe liberdade para pensar!

      De encomendas, já basta a "bomba inteligente"!...

      Eliminar
    11. Fónix, faça o favor de refletir sobre a necessidade democrática de eleições numa qualquer associação, com o intuito de perceber sobre novas ideias/projectos. Isso aconteceu no SFJ. A Todos foi dada a liberdade e bem de apresentar as suas ideias. Ganhou quem teve mais votos. Será necessário que faça um desenho para que o SOJ perceba que deverá ser uma instituição democrática e que, periodicamente, deverá submeter-se, a sufrágio dos seus sócios e aceitar o resultado. Até pode ser uma recondução mas todos ficamos a saber quais as linhas de orientação que são elegidas. Será que é tão difícil perceber isto?

      Eliminar
    12. O que se percebe e que tem o rabo preso no SFJ. Coitadinhos, têm feito tanto de tal pouco e ninguém já os pode criticar ou então leva com o justiceiro chato, com a pergunta, e o SOJ?.
      Tenha dó, vá á missa.

      Eliminar
    13. Todas as organizações sindicais são fiscalizadas, pelo ministério do trabalho e pelo ministério público, em matéria de estatutos. Muitos de nós já tramitamos esses processo. As eleições e o processo eleitoral consta, obrigatoriamente, desses estatutos, sob pena de ser extinto o sindicato. Há associações sindicais, tal como partidos políticos, com eleição em congresso e outras sem congresso. O colega parece considerar que não sendo em congresso não existe ato eleitoral. Houve eleições para o coj, recentemente, e penso não ter sido em congresso, o que pelo seu raciocinio talvez não sejam válidas. Tambem o soj teve eleições, e terá novamente eleições, nos termos dos seus estatutos. Se não cumpriu esse estatuto, e o colega insinua que não pode apresentar queixa ao mp. Andar aqui feito calimero é que já enoja. A actividade interna das associações, cumpridos os estatutos, é com os seus sócios!

      Mas o que me preocupa é pensar que a nova direção do sfj anunciou um gabinete de comunicação e pelo trabalho que o colega, como dirigente que é, tem apresentado é preocupante: informação relevante, zero; intriga, lamaçal isso parece ser o seu único trabalho. Quarta-feira já envio o meu cartão. Acreditei que poderia haver uma mudança, mas... volta Fernando...

      Eliminar
    14. Será tão difícil de perceber que as decisões democráticas, aprovadas em congressos, em democracia, têm que ser cumpridas!...

      "Fonix"!...



      Eliminar
  3. O que falta para a direcção do sfj se demitir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igual pergunta para o SOJ.

      Eliminar
    2. Trate-se rapaz. Vc é sfj dependente!

      Eliminar
  4. "Assim, considera o SOJ – e isso mesmo defendeu –, fundamentando, junto de todos os grupos parlamentares com quem se reuniu, cumpre ao Parlamento convocar, evitando mais delongas, dois diplomas – DL n.º 4/2017, de 6 de janeiro e DL n.º 485/99, de 10 de novembro – e proceder à sua alteração.

    No primeiro aditando ao artigo 1.º, uma nova alínea e) – “Pessoal Oficial de Justiça”, e, no segundo, fazendo constar no artigo 2.º, n.º 2, “14 meses”. Aliás, esta é uma proposta que o SOJ já defendeu, em anos anteriores, mas que é, agora, reconhecida por todos como estritamente necessária."


    Convinha não perder o foco...!!!

    De preferência com ambos os sindicatos a remar para o mesmo lado...

    ResponderEliminar
  5. Há uma coisa que os funcionários podem fazer obrigar os sindicatos a mexer a sério sem custos para os oficiais de justiça e mostrar publicamente a situação ao mundo ao mundo.
    1 - Os oficiais de justiça pagam para os sindicatos cerca de 1% do seu vencimento, o que corresponde a cerca de 3 dias de trabalho por ano.
    2- Deixando e pagar aos sindicatos podem fazer três dias de greve por ano sem custos para o seu orçamento. Não havendo justificação para não fazer greve.
    3 - Vão haver cerimónias públicas a realizar em Portugal e relativas á presidência da união europeia.
    4 - fazer três manifestações combinadas pela net, em frente desses locais com cartazes a dizer "há trabalho escravo em Portugal.", "Temos que trabalhar sem remuneração" , "Temos que estar disponíveis para trabalhar 23 horas por dia sem contrapartida remuneratória e sem direito ao descanso,....

    Simples sem custos, com cobertura mediática internacional, apertando o governo, apertando os sindicatos. Talvez assim todos se mexam.
    A seguir logo se pensa em sindicatos estes ou outros, porque andamos a pagar para nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No SFJ desconta-se 0,75% do vencimento mensal para pagamento de quota. O montante global é dedutível 50% em sede de IRS. O SFJ disponibiliza o apoio jurídico gratuito e acredite que sempre que se mostra necessário, todos os associados reconhecem a vantagem de tal prestação de serviço. Ou seja, nunca sabemos quando precisamos de tal ajuda e quando acontece...! A ação social do SFJ garante aos associados e afins familiares inegáveis vantagens ora na saúde ou noutro tipo de actividades.O "fundo de greve" será uma realidade com vantagens inerentes? Sim. Existem outras valências que agora não importa frisar. Mais ainda se poderá fazer? Sim! Está-se empenhado nesse sentido...

      Eliminar
  6. O sfj ficou em incapacidade multiusos...

    ResponderEliminar
  7. Análise ao artigo:

    8. O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) reagiu com uma greve de três dias; - Quais os verdadeiros resultados?

    9. O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) prometeu uma luta dura e longa a começar em outubro mas, até agora, nada; - Nem sempre o trabalho da bastidores deve ser objecto de propaganda comunicacional para agradar os distraídos.

    10. Ambos os sindicatos passaram a negociar as reivindicações com os deputados da Assembleia da República em vez de com o Governo; - Uns mais do que Outros e o tempo o dirá.

    11. Foi aprovado um artigo, para incluir na nova Lei do Orçamento de Estado para 2021, muito semelhante ao artigo incumprido este ano, no entanto, sem a menção à integração do suplemento; - Pura e propositada distração, pois o desiderato era o pagamento por 14 meses, neste momento negocial, bem como um regime de pré-reforma.

    12. A atividade comunicacional do SFJ está muito reduzida, enquanto que essa mesma atividade comunicacional do SOJ está mais ativa, informando este Sindicato com mais frequência os Oficiais de Justiça. Neste mês de novembro, excluídas as publicações na sua página do Facebook, o SOJ lançou 7 informações sindicais com assuntos relacionados com a carreira dos Oficiais de Justiça. Neste mesmo mês, o SFJ, excluindo as publicações sobre o CPP Anotado, a festa de Natal e a nota de pesar, lançou na sua página 2 informações sindicais relativas à carreira e 1 nota informativa sobre a tolerância de ponto; -
    Relembro as posições críticas relativamente a comunicados do
    SFJ, tipo “blá, blá, blá”. Havendo coerência, e porque o resultado mostra-se igual, a mesma conclusão deverá ser atribuída à estratégia comunicacional do SOJ. Como alguns afirmaram, “muito paleio e nada de concreto”!

    15. A greve ao serviço fora das horas normais de expediente (hora de almoço e depois das 17H00) não é uma realidade diária cumprida pelos Oficiais de Justiça. – O SFJ conseguiu, através da sua ação judicial, repor tal direito, ou melhor, os efeitos de uma greve decretada em 1999 e que irresponsavelmente, a outra entidade sindical colocou em causa. E que importância tem tido em muitos tribunais, para muitos Oficiais de Justiça…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta ler o Parecer exarado pela PGR para se concluir que a greve do SOJ nada colocou em causa. Seja pelo menos intelectualmente honesto. Uma coisa alcançou a greve do SOJ. Hoje todos falam em trabalho escravo, 23 horas de trabalho e em denunciar internacionalmente, mas a verdade é que essa consciência nova resultou da greve do SOJ. Nada constava na greve de 1999 sobre o trabalho escravo ou a necessidade de compensar com um regime de aposentação diferente. Aliás, nem poderia mencionar pois em 1999 a aposentação era aos 55 anos. Mas a própria Assembleia da República hoje acompanha a posição que foi mediatizada pelo SOJ e propõe a compensação para acabar com o trabalho escravo. Haja Seriedade!

      Eliminar
    2. Parecer exarado pela PGR = honestidade intelectual!
      Greve de 3 dias do SOJ = consciência nova!
      Eloquente.

      Eliminar
  8. Vistam de uma vez por todas a "camisola" de Oficiais de Justiça, esqueçam as listas para as proximas eleições autárquicas, e iniciem uma luta dura e longa!...

    As inconstitucionalidades são flagrantes, numa República e num Estado de Direito Democrático dificilmente podem existir príncipes mas servos é que não!....

    A luta é a única alternativa para inverter esta forma de escravatura moderna!...


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo,
      vestir uma só camisola, assim devia ser.
      No entanto pulula por aí muita gente à espera do grau de complexidade 3.
      Á espera de serem Drs./Lic.
      Depois, quando tiverem oportunidade, vamos vê-los como virgens impolutas a "defender" os Oficiais de Justiças.
      Cumprimentos a todos.

      Eliminar
  9. Um dos motivos porque o governo nada faz é porque basta ler a qualidade dos diálogos deste forum, para perceber a vossa incapacidade de fazer alguma coisa que o incomode qualquer tutela.
    🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada stor. Humildes cumprimentos, esclarecido.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ