Já rola a “Caravana da Justiça”, mas vai ter que acelerar
Depois de ontem termos aqui divulgado, logo pelas 08H00 da manhã, a iniciativa “Caravana da Justiça”, do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), e ouvidas, por este sindicato, algumas reclamações por o próprio não ter, ainda, divulgado a iniciativa, servindo esta página de “porta-voz” do SFJ, quando, curiosamente, é este Sindicato que costuma classificar a página como sendo “porta-voz” do outro Sindicato (SOJ), eis que, ao final da tarde, o SFJ publicou uma breve nota sobre a iniciativa, que diz assim:
«O Sindicato dos Funcionários Judiciais, nas últimas semanas tem estado a trabalhar no projeto “Caravana da Justiça”, que fica completamente ultimado no dia de hoje, para poder ser iniciado amanhã, dia 29 de setembro, prolongando-se até ao próximo dia 15 de outubro.
Tal projeto consiste numa passagem por todos os Tribunais de Portugal continental por membros deste Sindicato, em seis viaturas devidamente identificadas como fazendo parte desta caravana da justiça.
Tal tem por objetivo recolher informação exaustiva junto dos Delegados Sindicais de cada tribunal sobre as condições de trabalho, tanto a nível das condições dos edifícios, de instalações, equipamentos e segurança, como a nível de recursos humanos e, bem assim, recolher testemunhos de vida dos Oficiais de Justiça que assim o desejem, sendo entregue formulário para o efeito.
A informação recolhida será entregue ao Presidente da Assembleia da República, no próximo dia 15 de outubro, data em que se prevê ocorrer também a entrega pelo Governo da proposta de LOE para 2022.
Apelamos, assim, que todos os Oficiais de Justiça contribuam para o sucesso desta iniciativa.»
Portanto, a conclusão da recolha dos papéis e a entrega na Assembleia da República está prevista para o dia 15OUT, altura em que o SFJ prevê seja também entregue pelo Governo na Assembleia da República a Proposta de Lei relativa ao Orçamento de Estado para 2022.
No entanto, consultada a página da Assembleia da República, relativamente à entrega da proposta de lei do Orçamento de Estado, lemos o seguinte:
«O Orçamento do Estado (OE), instrumento de gestão que contém uma previsão discriminada das receitas e despesas do Estado, incluindo as dos fundos e serviços autónomos e o orçamento da segurança social, é da iniciativa exclusiva do Governo.
A proposta de lei do Orçamento do Estado para o ano económico seguinte deve ser apresentada à Assembleia da República, até 10 de outubro de cada ano.»
Portanto, é esta a informação disponível: SFJ=15OUT e AR=10OUT.
É óbvio que, pelo menos, uma destas datas estará mal, o que, a verificar-se, poderá provocar um efeito distinto do pretendido com a iniciativa do SFJ. E entre o que afirma a Assembleia da República e o Sindicato, onde estará o erro?
O erro está nos dois. Daquilo que conseguimos apurar, nem uma nem outra data estão corretas; há uma terceira data.
A data limite deste ano é o dia 11OUT, uma vez que o dia 10OUT é domingo.
Assim, a dita “caravana” do SFJ terá que se reprogramar e acelerar os carros, eventualmente passando de seis veículos para oito, ou mesmo mais, para que a entrega possa ocorrer a 11OUT-SEG e não a 15OUT-SEX como pensa e programou o SFJ.
Se a ideia é fazer coincidir as entregas, a do ministro das Finanças e a do SFJ, então há que reformular a “Caravana”.

Fontes: “SFJ-Info-28SET” e “AR-Info-OE”.
INTENTEM MAS É AÇÕES CONTRA OS GOVERNANTES QUE NÃO CUMPREM O QUE APROVAM NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA!
ResponderEliminarQue raio de iniciativa é esta ? O SFJ é necessário organizar uma caravana para ir junto dos delegados recolher informação ?? É impressão minha ou existe uma falta de comunicação. Há muitas coisas que não estão a funcionar corretamente.
ResponderEliminarAs nossas cotas é para isto ?
Nos dias de hoje esta iniciativa é completamente descabida, existem outras formas de luta....
Numa altura em que foco deveria ser a negociação do novo estatuto, com a reinvindicação de um estatuto digno e de uma tabela salarial ajustada à realidade dos tempos que correm, vem o SFJ anunciar uma viagem pelo país para recolher informações sobre o estado dos edifícios.
ResponderEliminarSe fossem mas é bard@m*#@€... é que faziam bem.
Não acertam uma, é o desnorte total.
Um dos problemas dos sindicatos, nomeadamente o SFJ, o mais antigo, o mais representativo e o que tem uma 'estrutura' maior e mais profissional (pelo menos tem vários colegas a tempo inteiro) é a falta de exposição nos meios de comunicação social.
ResponderEliminarUm dos motivos não é culpa do sindicato, ninguém em Portugal acredita na Justiça e ninguém quer saber dos problemas dos seus operadores até porque a ideia da população é que os Juízes ganham muito bem, o que até é verdade e o resto são peanuts.
Ninguém fala em nós nas televisões, não se sabe se é para aí que o SFJ aponta mas a verdade é que quando há alguma iniciativa mais visível, seja uma greve ou outra coisa, geralmente nesses dias temos o azar de acontecer qualquer coisa que nos tira das primeiras notícias dos telejornais.
Se repararem acontece sempre alguma desgraça ou alguém muito conhecido é notícia e nós somos sempre referidos lá para o vigésimo quinto minuto do telejornal.
Ora bem, importava mudar isso, importava termos visibilidade, porque sem visibilidade não contamos para nada.
A este propósito vem esta iniciativa que com o devido respeito é uma grande 'cagada'.
Em primeiro lugar nenhum órgão de comunicação social de relevo vai dar cobertura a alguém em Cabeceiras de Basto a perguntar a colegas quais são os problemas daquele Tribunal.
Em segundo lugar, mesmo que consigam alguma publicidade nos jornais das terreolas, não causa 'mossa' nenhuma.
Por último e o mais chocante, acabar a iniciativa em Lisboa no dia da entrega na assembleia do orçamento de estado é no mínimo um atestado de estupidez ao autor desta ideia.
Todos, mas todos sabemos que no dia da apresentação do orçamento é um frenesim de televisões e jornais e passam o dia e os dias seguintes em jornadas diárias de comentários e comentadores não deixando espaço para mais nada.
PS. Espero que não andem a pagar a ninguém para parir estas ideias....
Muito bem comentado, apoio em absoluto.
EliminarA ideia até não seria má se fizesse parte de um conjunto de ideias, sendo a caravana o iniciar de "uma onda". Todavia todas as ideias e medidas de luta teriam que ser anunciadas conjuntamente, com o inicio da dita caravana.
Parece-me assim, que será mais uma medida avulsa, desprovida e desinserida de qualquer plano maior, que não irá ter qualquer impacto para além da visualidade do momento.
- Contratem uma empresa de advogados (bons) para propor as acções devidas contra o estado e uma boa empresa de comunicação para fazer passar essa mensagem, e, isso sim, traria frutos e visibilidade aos oficiais de justiça.
Se passados tantos anos, tantas greves (poucas porque sempre diluídas),tanto descontentamento, tanta porrada, ainda precisam de fazer uma caravana para saber dos problemas da classe, então que Deus nos ajude, pois mais ninguém pode. poEMPRESA DSE COMUNICAÇÃOEMPRESA
É isso PROCESSAR O ESTADO E SEUS DECISORES POR NÃO CUMPRIREM AS LEIS DA ASSEMBLEIA!
EliminarÉ só triste!
ResponderEliminarInverteram as prioridades!
ResponderEliminarAgora são os edifícios!...
Os Oficiais de Justiça podem esperar!
Integração do suplemento no vencimento e regime diferenciado da aposentação foram apagados nesta "caravana"!...
ResponderEliminar11 de outubro... não acertam uma...
E o SOJ?
ResponderEliminarCom estes relatos de colegas que se encontram desesperados está na altura de dizerem alguma coisa.
Quais as iniciativas que estão ou pretendem desenvolver?
As condições de vida de muitos oficiais de justiça é grave e caminha rápidamente para o abismo!