A Dimensão: Concorreram 5470 e foram Movimentados 245 (mais a meia-dúzia acrescentada)
Veja-se bem a dimensão que é expressa pela DGAJ/MJ no âmbito do procedimento cautelar instaurado pelo SOJ.
Foram apresentados 5470 requerimentos de movimentação, de entre os 7616 Oficiais de Justiça existentes a 31DEZ2021.
É certo que alguns Oficiais de Justiça apresentam mais do que um requerimento de movimentação, mas, como não dispomos desse número, vamos considerar que serão cerca de 70% os Oficiais de Justiça interessados em ser movimentados.
Setenta por cento é uma percentagem altíssima.
Foram movimentados 245, sem contar com a meia-dúzia dos acrescentados subitamente na segunda listagem.
Portanto, foram movimentados 3% dos Oficiais de Justiça existentes ou 4% dos requerimentos entrados.
A dimensão da filtragem, ou da constrição, é bárbara.
Os 70% são reduzidos a 3%.
Um movimento deste género constitui um verdadeiro atentado aos Oficiais de Justiça e representa um Movimento que não serve os interesses dos Oficiais de Justiça, como, matematicamente se comprova.
Perante estes insultuosos números, o Ministério da Justiça ainda te a distinta lata de defender em Tribunal a prossecução do Movimento, argumentando o seguinte:
«A impossibilidade de prosseguir o Movimento, traduzir-se-ia ainda numa perturbação dos serviços pela instabilidade criada nos oficiais de justiça interessados no concurso por ser a oportunidade para mudarem de posto de trabalho para uma localização mais adequada aos seus interesses particulares, de acordo com a sua notação e antiguidade.»
Acrescentando ainda:
«A estabilidade pessoal e profissional destes oficiais de justiça é, igualmente, determinante para o regular funcionamento das secretarias judiciais…»
O Sindicato dos Oficiais de Justiça refere que “há mínimos que devem ser respeitados, nomeadamente em documento oficial, apresentado ao tribunal”, referindo ainda que “Também deveria existir algum pudor”.
Nem pudor, nem vergonha, decoro, mas hipocrisia e bastante.
É necessária uma boa dose de desonestidade para alegar essa falsa preocupação com o bem-estar dos Oficiais de Justiça, dos tais 245, ignorando esse mesmo bem-estar dos demais cinco mil e tal. Ainda se fosse ao contrário, até poderia convencer e ser aceite como verdade, mas assim não, esta alegação é um completo fingimento ao qual acresce o descaramento de usar como desculpa aquilo que é o que realmente perturba os Oficiais de Justiça.
Diz o SOJ:
«Chamar à colação a estabilidade pessoal e profissional de 245 Oficiais de Justiça, quando se ignora a estabilidade pessoal e profissional de milhares de outros Oficiais de Justiça – foram apresentados 5470 requerimentos –, revela, no mínimo, falta de senso. Haja respeito pelos trabalhadores e alguma coerência.»
A dimensão do prejuízo causado aos Oficiais de Justiça com este Movimento é notoriamente enorme.
Conclui o SOJ a informação referindo que, apesar do indeferimento desta providência cautelar, está ainda pendente outra, a apresentada pelo SFJ, e que este indeferimento “não afasta a razão dos Oficiais de Justiça que será reconhecida, estamos convictos, na ação que vai ser, oportunamente, apresentada ao tribunal”, lê-se na informação sindical.
Pode aceder diretamente à informação do SOJ aqui citada através da seguinte hiperligação: “SOJ-Info”.

Greve fofinha dias 1 e 2 de Setembro
ResponderEliminarCom as dificuldades de vida que passamos, é óbvio que será uma greve pouco participada.
ResponderEliminarEnquanto não houver compensação, nem que seja parcial, pelos dias de luta, nada mudará.
Os sindicatos mostram serviço, ha...e tal...a malta não quiz aderir e tal...
E assim andamos neste rodopio de anos e sem previsão de mudança.
Não há forma de pessoas com praticamente os mesmos salários de há vinte anos poderem dar-se ao luxo de fazer dois dias de greve, atualmente. Sejamos coerentes, senhores.
Querem realmente fazer mossa e mudar o rumo às coisas? Prescindam o sindicatos de umas largas dezenas de milhares de euros e paguem os dias a quem fizer greve.
Não imputem culpas a quem as não pode simplesmente fazer, por motivos óbvios.
É aqui que tem de haver mudança.
O dinheiro acumulado durante anos pelos sindicatos tem agora de fazer parte da luta !!
E se assim for, veremos resultados.
Não tenho dúvidas !!
Para uma adesão a rondar os 90%, seria necessário dispender de 500.000€, pagando assim a cada 80€ pelos dois dias.
Não me parece assim tanto, atendendo ao valor das quotizações pagas durante anos e anos e ao resultado que seria um cataclismo, para quem nos tem na pobreza há décadas.
DN
ResponderEliminar"... Os sindicatos dos Funcionários Judiciais (SFJ) e dos Oficiais de Justiça (SOJ) anunciaram esta segunda-feira que apresentaram aviso prévio de greve para 1 e 2 de setembro a exigir do Governo "o cumprimento dos compromissos assumidos".
Em comunicado, "numa ação inédita no sindicalismo judiciário", os dois sindicatos referem que, "materializando a vontade dos trabalhadores e considerando a atual situação socioprofissional, nomeadamente a dramática falta de funcionários, o continuar do congelamento, injustificado, de promoções, e a reiterada atuação à margem da lei parte da DGAJ [Direção-Geral da Administração da Justiça], apresentaram aviso prévio de greve".
Parabéns pela iniciativa conjunta!..
Lá aparecem os mansos de sempre. Façam greve "porra". Descansam com a família, que certamente bem merece a vossa companhia, livre de regras e horários.
ResponderEliminarSão dois dias, mas os maridos/mulheres, filhos/filhas dos OJ, os quais sempre "apanham por tabela " com os desabafos de uma "carreira castrada", irão aprovar.
Sem falsos moralismos, pois, certamente, se ganhassem um Euromilhões no dia seguinte já não estariam ao serviço.
Sem hipocrisia, façam greve!
Pelos OJ, pelos seus familiares.
Já não vamos para novos, esta profissão "estoura-nos" a cabeça. Sejamos dignamente recompensados, para termos condições de ajudar, se necessário, os nossos filhos e netos.
ResponderEliminarFaçam greve, porra!
Haja Deus.
ResponderEliminarFinalmente, um bom principio de algo.
A greve decretada, conjuntamente pelos dois sindicatos.
A esta vou, nem que tenha que comer pão seco durante um mês não irei morrer à fome pela falta do dinheiro.
Assim sim, irá dar gosto fazer a greve, por mim, por todos.
Vamos lá fazer greve carago!!! Ontem já era tarde.
ResponderEliminar"As correntes da escravidão só prendem as mãos. É a mente que faz livre o escravo.“ — Franz Grillparzer
ResponderEliminarFaça greve porra!...
Liberte a mente já que não consegue libertar as mãos!.
RTP:
ResponderEliminar"Greve de guardas florestais com 95% de adesão"
Estes também têm família e contas para pagar!...
Uma vez na vida siga o exemplo!...
Na última semana das férias judiciais significa que não voltamos já das férias, e o desconto no bolso será no mês do subsídio de natal.
ResponderEliminarAcreditem ou não no efeito que as greves têm, desta vez tem de ser geral.
"... é óbvio que será uma greve pouco participada." Com tal afirmação pretende desmotivar todos os outros OJ?
ResponderEliminarSe se sente confortável com o seu salário, e se sente confortável em ser tratado/a com arrogância, arbitrariedade, imposição (e outros termos) deve deixar-se estar no seu canto.
Não deve tentar desmoralizar quem já está bastante fragilizado.
Não quer fazer greve não o faça. Não tente desmobilizar os outros que ao fazerem greve, estão a lutar por eles e por aqueles que não têm força para o fazerem, que não o querem fazer e, outras tantas razões para o não fazerem.
No entanto, o que se possa obter com a greve, é para todos, quer tenham, ou não, feito greve.
Mas para que se obtenha algum ganho, é preciso que sejam muitos a fazer greve.
Além da greve, também espero que os sindicatos se organizem junto de todas as televisões e que escolham pessoas que tenham facilidade de expressão e que saibam o que estão a dizer! Se falarem só da pré-reforma e da reforma antecipada, as pessoas não vão achar bem. Lembrem-se dos auxiliares deslocados, feitos pobres pedintes!
ResponderEliminarTenham coragem e façam greve.
ResponderEliminarComo querem que as coisa mudem se não fazem greve?
Todos temos dificuldades, de uma forma ou de outra, mas se todos lutarem por si e sua família, o resultado será uma greve em peso.
E, só assim se poderá fazer a diferença. marcar pontos, obter resultados.
E já agora, que os sindicatos digam alto e bom som que neste reino, permite-se que um OJ ocupe dois lugares, apesar de legislação em contrário! Falar também da contagem dos atos! Será que têm coragem para isso? Acho que NÃO! Ah! Mas vão fala SEMPRE da reforma!
ResponderEliminarPerturbação dos serviços e instabilidade criada nos Oficiais de Justiça é o que resulta sim, mas da movimentaçāo de 251, deixando todos os restantes a questionar-se sobre a alteraçāo das regras a meio do "jogo".
ResponderEliminarA greve conjunta e suas razões devidamente informadas aos cidadāos só pode ser por estes bem compreendida.
Mais uma vez:
Força sindicatos!Não desistir, além do mais, de fazer valer os direitos de TODOS junto dos Tribunais, para que a igualdade de oportunidades seja realidade, baseada em regras préviamente existentes e conhecidas de todos os interessados, acreditando que se fará como sempre Justiça!
Mas, os Sindicatos sāo as pessoas e a força da greve e seus resultados só poderá vir da forte adesāo de todos, já que desta vez, o pessoal está junto, essa é que é essa!
ResponderEliminarQUEM ACHAR QUE ESTÁ BEM COM O LUGAR DE OJ
E COM A CONSIDERAÇÃO QUEA DAGAJ LHE DÁ
ENTÃO NÃO FAÇA GREVE! DEIXE-SE ESTAR!
Mais de 5 mil que concorreram é mesmo muita gente. De certo modo, são profissionais que por alguma razão não estão satisfeitos com a sua situação profissional actual. Dá que pensar!
ResponderEliminarNesta ação inédita do sindicalismo judiciário recordamos José Afonso:
ResponderEliminar"Amigo, maior que o pensamento
Por essa estrada, amigo vem
Por essa estrada, amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também
Em terras, em todas as fronteiras
Seja bem vindo, quem vier por bem
Bem vindo seja, quem vier por bem
Se alguém houver, que não queira
Trá-lo contigo, também
Aqueles, aqueles que ficaram
Em toda a parte, todo o mundo tem
Em toda a parte, todo o mundo tem
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo, também"
Vamos aderir a greve, e se houver alguém que não queira, trá-lo contigo também!....
Todos juntos e unidos a lutar e combater contra esta DITADURA disfarçada e encapotada...
ResponderEliminarEU VOU FAZER GREVE.
ResponderEliminarEU VOU FAZER GREVE.
EU VOU FAZER GREVE.
EU VOU FAZER GREVE.
EU VOU FAZER GREVE.
E TU ESTÁS CONTENTE COMO TE TRATAM??
70% DE O.J. A FAZER REQUERIMENTOS NÃO TE DIZ NADA??
O desconto no bolso será no mês do subsídio de natal…!
ResponderEliminar
ResponderEliminarAh copista!
(Não fadista).