Os Movimentados, a Apresentação e a Greve

      Relativamente àqueles que foram movimentados, em relação a esta greve, interessa apreciar apenas os que detêm um prazo de apresentação para início de funções de 2 dias (apresentação até ao dia 02SET). Neste prazo, que é o mais curto, encontra-se a maioria dos movimentados: quase 200.


      Os demais prazos não interessam para esta apreciação em relação à greve porque são prazos maiores que saltam os dois dias de greve.


      Com prazo de 3 dias há 28 movimentados (apresentação até 05SET). Com prazo de 5 dias há 20 movimentados (apresentação até 05SET) e com prazo de 15 dias há 15 movimentados (apresentação até 15SET).


      Todos estes movimentados dispõem destes prazos dos quais devem deitar mão para colaborar solidariamente com os não movimentados e com a luta, que é de todos.


      Os movimentados com 3 ou mais dias, não têm que se apresentar nem no dia 01 nem no dia 02 de setembro porque nesses dias estão "em trânsito", isto é, não estão nem no lugar de origem, nem no lugar da colocação, estão a tratar das mudanças e dispõem desses dias de ausências justificadas pelo movimento.


      Já os movimentados com o prazo de 2 dias para se apresentarem, têm que se apresentar no dia 01 ou no dia 02, sendo que o dia 02SET é o último dia do prazo.


      Na situação atual de greve para esses dois dias, como é óbvio, não têm que se apresentar no dia 01SET, podendo diferir a apresentação para 02SET e, neste dia, aderindo à greve, também não têm que se apresentar, apresentando-se no novo local de colocação no dia 05SET.


      Assim, na segunda-feira seguinte, sem necessidade de ser antes (embora o possam também fazer) deverão esclarecer os respetivos Secretários de Justiça de que pretendiam apresentar-se a 02SET mas, nesse dia (e só nesse), não o fizeram por greve, estando o dia 01SET já justificado pelo prazo de apresentação, portanto, sem greve.


      Desta forma, estes Oficiais de Justiça movimentados, colaboram solidariamente com todos os demais – e são tantos – não movimentados, aderindo à greve no dia 02SET, embora estejam ausentes os dois dias da greve.


      Não esquecer que estes movimentados que podem aderir à greve, ou com ela colaborar, são cerca de duas centenas e meia, e nenhum deles tem a obrigação de comparecer antes do fim do prazo, ou logo no primeiro dia do prazo, como muitos fazem, devendo este ano, perante estas circunstâncias, usar todo o prazo estabelecido que justifica a ausência sem cortes por greve.


      E se não têm a obrigação de comparecer antes do fim do prazo – porque é para isso mesmo que existe o prazo –; têm a obrigação de colaborar e de se solidarizar com os seus colegas que não foram tão afortunados neste Movimento, embora com esse nobre ato estejam também a colaborar consigo próprios, aportado dignidade à carreira para o presente e para o futuro.


      Claro que o mais correto, nobre e honroso seria apresentarem-se todos no dia 01SET e declararem-se imediatamente em greve. Sim, seria um ato fantástico, mas sejamos práticos e realistas: é possível causar o mesmo efeito (de ausência) sem corte no vencimento desses dois dias, portanto, é algo que tem de ser aproveitado, sem qualquer preconceito, por quem pode.


BomDiaSolidario.jpg


      «Chamar à colação a estabilidade pessoal e profissional de 245 Oficiais de Justiça [mais a meia-dúzia acrescentada], quando se ignora a estabilidade pessoal e profissional de milhares de outros Oficiais de Justiça – foram apresentados 5.470 requerimentos –, revela, no mínimo, falta de senso. Haja respeito pelos trabalhadores e alguma coerência.» [extrato de informação do SOJ]


      Na próxima quinta-feira 01SET e sexta-feira 02SET, todos (e quando se diz todos pretende-se dizer isso mesmo: todos) devem dizer presente, mas na greve.


Greve-Carregando=Faltam6dias.jpg


      Fontes: "SFJ-Info", "SOJ-Info #2" e “SOJ-Info #1”.

Comentários

  1. Sem medos, sem vergonhas, sem dramas . Com força, com solidariedade, com saber estar.
    Todos para a greve.
    Vamos finalmente estar todos unidos e deixar uma mensagem bem forte a tutela.
    Que vão gozar com outros, nost estamos fartos

    ResponderEliminar
  2. Greve!!!!! Fim de semana de 4 dias.

    ResponderEliminar
  3. Contas feitas e se não me trai a memória da matemática de há muitos anos, foram movimentados 4,47% dos concorrentes ou seja, 1/22 do total.
    E foram-no não porque pediram, mas simplesmente porque é conveniente à tutela. Disso, não haja dúvidas.
    Agora ver a forma hjipócrita, cínica como se mostram precupados com a vida pessoal destes 4,47%, ignorando vergonhosamente a situação dos restantes, é um exercício de falta de respeito memorável e que nunca deverá ser esquecido por ninguém.
    Não está no limiar do gozo, não. Está no gozo puro, indisfarcável, de quem manda e decide.
    É este cinismo que grassa nos dias de hoje. vemos o mesmo com Putin. Perante as evidências óbvias e incontornáveis, ainda conseguem espalhar a mentira, o ardil, a insídia.
    Ainda há uns iluminados que acham que estamos protegidos, por estar perto da magistratura.
    Ridículo. Por isso somos os que mais cacetada tem levado na administração pública.
    "Esta malta aguenta, têm amor à camisola", dirão alguns em privado.

    ResponderEliminar
  4. Nem mais! Concordo a 100%

    ResponderEliminar
  5. Aqueles que se movimentaram para Comarcas com muitos colegas movimentados não se podem dar a esse "luxo"... Ser o último(a) a se apresentar é arriscado, pode significar ficar 2 anos a desempenhar funções num lugar que ninguém quis, presumindo que foi dada hipótese de escolha... Melhor ir dia 1, apresentar-se e declarar-se de greve de imediato.

    ResponderEliminar
  6. VOTA PS!! Temos o que merecemos. Esta carreira é o reflexo deste país, atrasado e a arder.

    ResponderEliminar
  7. 💪 vamos lá!

    ResponderEliminar
  8. 30% dos OJ são do PS. Agora fazem GREVE. RIDICULO!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Não sabia dessa estatística de filiação política?
    Qual é a fonte?

    Será fruto das constantes recolhas de dados pessoais, ilegais, levadas a cabo pelos "recursos humanos" das Comarcas?

    ResponderEliminar


  10. Nem mais!

    GREVE E DESPREZO PELA GOVERNAÇÃO!

    VAMOS A ISSO!

    ResponderEliminar
  11. EU FAÇO GREVE.

    ResponderEliminar
  12. PS
    Antonio Costa

    31 de agosto de 2015

    "HÁ OUTRO CAMINHO, HÁ UM CAMINHO MELHOR..."

    Nada bate certo com o prometido?!...

    ResponderEliminar
  13. Donzilia Santos25/8/22 15:26

    Artigo muito bem escrito e entendível para quem queira entender.Agora, o que tem a ver qualquer percentagem de pessoas que tenham simpatia com qualquer partido que governe, com o facto de aderirem a uma greve?
    Se estāo descontentes, fazem greve, não se lamentam apenas!
    Em 1999 fez-se uma semana inteira e teve de continuar a viver-se, mesmo com o corte elevado no vencimento.
    Quem tudo quer, tudo perde, diz o Povo!
    Força sindicatos!

    ResponderEliminar


  14. bem verdade, como alguém já escreveu aqui, era mesmo de fazer greve de um mês, até doer, como fazem os camionistas em França, até que governantes percebam que as pessoas fazem falta.
    Mas é isso, muitos querem tudo sem ir à luta e sem perder nada

    ResponderEliminar
  15. Por Jornal Açores 9 -20 Janeiro, 2020

    "Ministra da Justiça promete fechar este ano “dossier” do estatuto dos oficiais de justiça.
    A ministra da Justiça prometeu hoje no parlamento que em 2020 será “fechado o dossier” relativo aos oficiais de justiça, respondendo a críticas do deputado José Manuel Pureza (BE) sobre o atraso na aprovação do estatuto dos funcionários judiciais.

    Durante uma audição conjunta das comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias no âmbito da discussão na especialidade do OE2020, Francisca Van Dunem reconheceu que após terem sido já aprovados os estatutos dos Juízes, do Ministério Público (MP), da Polícia Judiciária (PJ) e do Corpo de Guarda Prisional, falta agora a dos oficiais de justiça, reiterando que o dossier das negociações “será fechado” durante este ano.

    Promessas leva-as o vento, porque acima de tudo, está o estatuto social de cada classe profissional!...

    A "gata borralheira" pode esperar!...

    ResponderEliminar
  16. O observador

    19 de março de 2021:

    " Covid-19. Oficiais de justiça queixam-se à Provedora por discriminação na vacinação
    O Sindicato dos Funcionários Judiciais salienta que os funcionários de justiça são aqueles que "primeiramente se mostram em contacto com o cidadão, por estarem na linha da frente".

    Alguém conhece a decisão da Senhora Provedora de Justiça sobre a queixa apresentada?!...

    A discriminação tem que parar!...

    Vou aderir a greve!...

    ResponderEliminar
  17. Subscrevo as seguintes palavras,

    "Faço greve porque:

    1. Deixei de ter como compensação das inúmeras horas extra prestadas, "obrigatórias", a reboque de interpretações dificientes do "dever de permanência", a possibilidade de me reformar aos 55 anos;

    2. Passei a estar obrigado a gozar férias de 15 de Julho a
    31 de Agosto, na semana do Natal e na semana da Páscoa;

    3. Me foram retirados os Serviços Sociais do Ministério da Justiça;

    4. Paguei com o congelamento dos meus subsídios de Natal e de férias a má gestão da coisa pública pelo poder executivo;

    5 . Me foi cortada a espectável progressão, "vertical", na carreira e congelada a progressão "horizontal", ainda não reposta;

    6. Me foi retirado conteúdo funcional de elevada complexidade, atribuído a privados, encarecendo a justiça;

    7. Deixei de poder incluir o cônjuge, não desempregado, na ADSE;

    8. Não vejo a minha competência e curriculum reconhecidos, perante o mérito do "chicoespertismo" laboral e conjuntura nacional de tantos "milhões";

    9. Trabalho para viver e não vivo para trabalhar;

    10. Tempo é dinheiro;

    11. Abomino a mediocridade e subserviência de carácter, subjacentes às desculpas dos "fura-greves"."

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ