Todos querem reformar a justiça

      O recém-eleito presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), subscrevia há dias artigo de opinião na revista Sábado no qual afirmava que, “sim, temos que reformar a Justiça”, acrescentando, no entanto, que “O que é um completo e total absurdo é vir proclamar que é necessário reformar o sistema de justiça a propósito de dois ou três processos concretos em que se investigam crimes de corrupção que envolvem a classe política”.


      Paulo Lona elenca os motivos da tal necessidade de reforma da Justiça começando logo pelo seguinte: “porque os Oficiais de Justiça escasseiam cada vez mais e sem eles a justiça não funciona (existem tribunais e serviços do Ministério Público parados por falta de Oficiais de Justiça; e magistrados do Ministério Público que estão a juntar os papéis aos seus inquéritos para os poderem despachar, suprindo a falta de técnicos de justiça que lhes prestem apoio)”.


      “A falta de magistrados e Oficiais de Justiça prejudica seriamente um vasto conjunto de funções sociais asseguradas pelo Ministério Publico, essenciais num Estado de Direito Democrático, tornando inviável a especialização e a eficácia na intervenção (o Ministério Publico assume um relevantíssimo papel social da defesa/proteção dos menores, idosos, trabalhadores, ambiente e consumidores)”.


      Prossegue apontando outras necessidades, como a circunstância de “não existir uma verdadeira autonomia/independência do Ministério Público sem autonomia financeira (o que obriga a andar de mão estendida ao poder executivo)”, ou “os sistemas informáticos e as redes utilizadas são ineficazes, incapazes de dar resposta ao que delas se pretende”, entre outros aspetos, para concluir assim:


      “Esta é a reforma que é necessária, a real e verdadeira, não aquela que é apregoada por alguns no poder político e no comentário mediático. Estes são alguns dos muitos e válidos motivos para reformar a justiça”.


      “Qualquer reforma tem de ser pensada e debatida com todos os intervenientes no sistema de justiça, respeitar a igualdade de todos os cidadãos perante a lei, as recomendações do Conselho da Europa, da Greco (Grupo de Estados contra a Corrupção) e das instituições da União Europeia (em especial o Tribunal de Justiça da União Europeia), a independência do poder judicial, a independência do Ministério Público e a autonomia dos seus magistrados (é uma pré-condição da existência de um poder judicial independente, como reconhecido pelos órgãos da união europeia e pelo conselho da Europa)”.


      Toda a gente apela à reforma da Justiça, os políticos, especialmente os afetados, os comentadores televisivos, especialmente os afetos a este ou àquele partido afetado, os cidadãos cujas decisões não são do seu agrado, embora sejam do agrado de outros que não se manifestam, porque de duas partes em conflito só uma costuma sair vencedora e esta não faz nenhum alarido como o faz a parte perdedora, e, por fim, também os trabalhadores da Justiça que não veem a sua profissão devidamente valorizada, bem pelo contrário, cada vez mais prejudicada e ultrapassada por tantas outras.


      Ainda assim, quando os políticos falam em reforma da justiça, têm em mente apenas os dois ou três processos mediáticos em que são visados ou em que pensam poder vir a sê-lo algum dia, sendo apenas esta a sua preocupação e não a dos profissionais da justiça que, no dia a dia, fazem a máquina andar, não só com esses dois ou três processos mediáticos, mas com os milhares de processos dos milhares de pessoas anónimas que recorrem à justiça ou de que dela estão dependentes.


FloresceCabeca.jpg


      Fonte: “Sábado”.

Comentários

  1. A analogia será pobre de conteúdo. Contudo, existe farinha, existe água, existe sal e existe fermento, mas não existe padeiro?

    É possível ter pão, mas a qualidade não é a mesma!

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente NOJO é o que sinto actualmente pelo estado a que deixaram cair os funcionários de justica!

    Quer por falta de meios humanos, quer tecnicos, quer ambientes doentios fruto disso

    E quer por falta de salário digno e condizente com as exigências. E veja-se o não conseguirem captar ingressos, com ordenado miserável que mal dá pra pagar um quarto a quem tem que estar deslocado.

    Anda tudo a dormir e assim a profissão no desterro.

    Acordem os sindicatis todos e governantes.

    METEM NOJO

    ResponderEliminar
  3. Nojo, nem mais.

    E magistrados se quizessem tinham força para fazer pressão para haver ingressos.

    Mas parece-me que assobiam para o lado.

    Por isso, enquanto assim for

    9h - 17h

    ResponderEliminar
  4. Os OJ são também muito culpados da situação que vivem. Não querem ouvir falar de licenciatura. Os magistrados o que querem é isso e ver-nos debaixo do seu jugo. Estes sindicatos também têm a sua vidinha resolvida e deixam andar. Os licenciados têm de ter mais iniciativa!

    ResponderEliminar
  5. A justiça tem sido como os fogos.

    Quando ocorre algo mediático e grave, fala-se e fala-se e fala-se até à exaustão.

    Depois vem a calmaria e ninguém mais toca no assunto.

    Até à proxima ocorrência.

    ResponderEliminar
  6. Falar é uma coisa
    Fazer e fazer melhor é outra.

    Não mexam nos salarios e verão se conseguem quem queira ingressar.

    Zero
    E será o desaparecimento.
    Mas se já há magistrados a juntar papeis, está tudo bem.
    Com serviços fechados também está tudo bem.

    ResponderEliminar

  7. Porque não se acaba com a fase de Instrução no processo crime?

    Porque continua a haver recursos penais com efeito suspensivo?

    Porque não preenchem os quadros?

    Porque não valorizam a carreira?


    Precisam de um desenho?

    LOL...


    ResponderEliminar
  8. Atendendo ao conteudo funcional e dever de permanência, não serao valorizações de €100 que vão tornar a carreira atrativa e preencher quadros nos grds centros, mesmo com maiores perspectivas de progressão.
    Agora tb me parece difícil tabelas salariais a pagar salários líquidos superiores a €1000, a não licenciados.
    Inevitavelmente terao que haver carreiras distintas de modo a garantir salários médios em primeiras colocações nos grds centros.

    ResponderEliminar
  9. Não acredito nem quero a "pressão" dos senhores magistrados a nosso favor. Eles já têm muito poder, não lhe vamos dar mais ainda. Mas agradeço o reconhecimento dos mesmos e a sua simpatia pela nossa causa.

    ResponderEliminar
  10. Já que estão a juntar papéis, aproveitem e cumpram os próprios despachos ...

    ResponderEliminar
  11. Lendo o que o atual mandante no MP ( presidente do SMMP, sim, porque sempre foram eles que diram ordens,cem face da composição do CSMP) reformas? Não Está tudo bem para o MP, é preciso é meios, sempre mais meios, articular o inenarrável discurso dos meios para justificar a sua incompetência e excesso de tempo com que certos processos teimam em demonstrar. Mas, caríssimos colegas, alguém acredita naquela dos magistrados juntar papéis para despachar..
    Caricatura, só pode... é para o lado que eles dormem melhor!

    ResponderEliminar

  12. Não sei porquê. No Pingo Doce ninguém ganha menos de 1.100€ mensais. Na Mercadona idêntico. Não há comparação possível de funções, sequer!!!

    ResponderEliminar
  13. Não quer a ajuda das magistratuturas é porque já está bem com a vidinha que tem.

    Se estivesse nos escalões de baixo, com ordenado de merd---
    Ou pra entrar na carreira com ordensdo minilo, não talava assim.

    Ponto fonal parágrafo.

    ResponderEliminar
  14. Colega, deixe lá, ordena minimo quase nesses 1000€ e vem esta gente dizer isso. Gente que está bem instalada, só pode.

    Acreditem não têm noção, ninca trabalharam fora dos tribunais. Mas agora o que são 1000€?? Deslocado de casa e com as responssbilidades dos direitos e garantias?? Estão a brincar? Em que mundo vive??

    Mulher de limpeza, com todo o respeito, ganha isso.

    Vão-se catar colegas que estão com anos disto e falam de papo cheio.

    Foddd

    ResponderEliminar
  15. Os colegas que estão com anos disto, cagam de alto

    Oh não, digo, preocupam-se muito com o ordenado de escravo de entrada.

    Continuem a viver com o mal dos outros e experimentem viver com 1000€ em lisboa, porto, algarve e outros sitios

    ResponderEliminar
  16. Raios partam o argumento da licenciatura....a competência técnica existe e a licenciatura nada acrescenta a uma carreira de "oficial", vulgo, "administrativo jurídico".
    À contrário tal requisito deverá ser exigido a todos os níveis dos funcionários tramitadores processuais, sem o qual deverão ser reposicionados, não como chefias.

    ResponderEliminar
  17. Claro que não!

    Revisão das tabelas de vencimento, está aqui a questão.

    Dinheiro.

    ResponderEliminar
  18. Acabem com as tretas24/3/24 19:54

    Os colegas com anos disto ingressavam na carreira através de concursos públicos em que havia milhares de candidatos para uma ou duas centenas de vagas. Esses foram espoliados das condições contratualizados. O colega, que tanto reclama, entrou através de um concurso onde todos os que se candidatam, ingressam e já sabia as condições. Os tais 1.000 euros já os conhecia e ser colocado em Lisboa, também. O problema é que mesmo com a tal licenciatura, não foi aceite em nenhum dos concursos a que concorreu e portanto acabou por ficar por aqui...

    ResponderEliminar
  19. Abril 2012

    "Costa diz que “há mais vida para além do défice”
    António Costa, até agora “número dois” da direcção de José Sócrates, disse hoje, parafraseando o ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, que “há mais vida para além do défice "

    Excedente orçamental. ?!...

    Quem o viu e quem o vê?!...

    ResponderEliminar
  20. Não ganhamos mal para uma carreira de 12 ano...
    Enquanto o sindicato e o interesse dos mais velhos andarem sempre há frente, não se pode exigir mais...
    Essa é a realidade.... Não vai haver equiparação para todos a nível 3 ...
    Já sei a história das conservatórias .... Bla Bla Bla...
    Há colegas que nem para atender o telefone servem , quanto mais nível 3 .
    Os interesses estão instalados.... Enquanto assim for... Temos o que merecemos...

    ResponderEliminar
  21. Para 18 54h

    Para o teu palrio digo -te não pretas.
    Estás bem dd vida, privavelmente oj é um passa tempo para ti.
    Pelo teu paleio, entrar para oj com ordenafo minimo é bom.vai-te catar.
    Parasita.

    ResponderEliminar
  22. Es mais um filhinho da mamã.

    Parasita

    ResponderEliminar
  23. Parasitas

    Não aprendem
    Por issso o chega sobe.

    ResponderEliminar
  24. Sim, trns o que mereces.

    Mas se és velho nisto, tens a mais do que mereces.

    Basa parasita

    ResponderEliminar
  25. Para quem tanto menospreza os não licenciados que, em regra, fazem tanto ou mais que os licenciados
    , só digo

    A vossa inveja vai matar-vos

    O vosso veneno mata-vos.

    Prnssi nisso.



    ResponderEliminar
  26. O rigor na entrada, seja ou não licenciado, tem que voltar a ser igual. Agora quase todos os que cocorrem sobem, há uma selecāo muito "ligeira"...

    ResponderEliminar
  27. Queria dizer entram, e não, sobem

    ResponderEliminar
  28. Nojo, subscrevo.
    É deliberado, calcarem-nos.
    Falta saber é quem tem interesse nisso.
    Pensemos todos. Quem?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário