Conselho de Ministros aprovou o aumento dos 3,5%

      Difundiu ontem a agência Lusa a notícia de que o aumento do suplemento, acordado pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) em 3,5%, já foi a Conselho de Ministros e foi aprovado, na reunião desta última sexta-feira.


      A notícia difundida tem origem no comunicado do Governo, relativamente à tal reunião do Conselho de Ministros.


      Os Oficiais de Justiça podem interrogar-se sobre a dificuldade na aprovação deste aumento em Conselho de Ministros e interrogam-se muito bem.


      Temos, em rigoroso exclusivo, conhecimento dos diálogos da reunião do Conselho de Ministros quando chegou a hora de aprovar o aumento do suplemento. A fonte foi um passarinho que não podemos identificar por questões óbvias.


PassaroQueNaoQuerSerIdentificado.jpg


      Sabemos que a aprovação não foi à primeira, sem questões, pelo contrário, a ministra da Justiça foi cravejada de perguntas para esclarecer este aumento.


      O ministro da Defesa, a ministra da Administração Interna, o ministro da Educação, a ministra da Saúde, o ministro das Finanças e o próprio primeiro-ministro, todos eles se voltaram para a ministra da Justiça interrogando-a: “Ó Rita, o aumento é de 13,5% ou só de 3,5%?”


      A Rita esclareceu que o “tal suplemento de não sei o quê já é de 10% e vai agora passar para 13,5%, portanto, o aumento é mesmo de 3,5% e atenção: nem sequer é sobre o vencimento, é sobre o tal suplemento que eles lá têm”, explicou a ministra da Justiça.


      Houve ainda alguns ministros que insistiram perguntando: “Ó Rita, a sério? Estás a gozar?”


      Ao que a Rita respondeu: “e com isso acabaram logo com duas greves que ocupavam todas as manhãs de todos os dias da semana. Chupem!”


      Houve um ministro que a interpelou de seguida: “Mas o acordo foi com todos os sindicatos? Quantos são?”


      “Sindicatos são apenas dois, nada comparado com os vossos, que são aos magotes, na justiça está tudo bem controlado. O acordo foi feito com o sindicato maioritário, o outro não conta para nada, dizem que até é de um homem só…”, respondeu a ministra da Justiça.


      “Mas esse sindicato maioritário é muito representativo?”, perguntou outra ministra.


      “Sim, sim, dizem que têm quase 90% dos Oficiais de Justiça, portanto, tudo Ok.”, respondeu.


      “Ó Rita, mas como é que conseguiste isso? Nós tivemos de abrir mão de 300 paus para cada um e por mês?”, questionaram os ministros. Ao que a ministra da Justiça respondeu: “Disse-lhes que não dava para mais, que era o máximo possível, e prometi-lhes que depois, até ao final do ano, víamos a coisa melhor. E, pasmem-se: acreditaram. Exceto o outro, o tal do sindicato pequeno que ainda me chateou com mais duas reuniões, mas nada, a coisa já estava assinada pelo outro, portanto, lá acabou por sair para se fazer à vida. Quem sabe, sabe! Parolos!”, rematou a ministra.


      Espantados com a eficácia da novata nestas lides governamentais, todos acabaram a aplaudi-la, tendo a própria ainda se erguido e feito uma leve vénia de agradecimento.


      Portanto, acabou aprovado e quer isto dizer que existe a possibilidade dos Oficiais de Justiça passarem a auferir o aumento lá para outubro, a correr bem.


      Entretanto, todos viram a notícia dos aumentos para as Forças Armadas e, ao mesmo tempo, já viram um sindicato dos Polícias dizer  que foram enganados com apenas os 300 euros de aumento, uma vez que ficaram equiparados aos militares, aos praças, isto é, aos não graduados, quando o normal nos países da OTAN é que os polícias aufiram mais que os praças, estando equiparados aos sargentos ou aos oficiais, tendo anunciado de imediato manifestações para setembro.


      Quer isto dizer que os aumentos que foram impostos aos militares acabaram por desequilibrar os aumentos dos polícias, voltando estes a estar insatisfeitos. Já com os Oficiais de Justiça está tudo a rolar.


      Mas 300 para aqui e 300 para ali, vamos, mas é, ver qual é a diferença que cada Oficial de Justiça vai auferir efetivamente com este aumento do suplemento.


      Elaboramos a tabela que segue, contendo para cada categoria e escalão, o valor atual, o futuro e a diferença do aumento.


      Em síntese, para as duas categorias que mais Oficiais de Justiça detêm, representando quase metade da carreira: os Escrivães Auxiliares e Técnicos de Justiça Auxiliares, o ganho mensal varia desde os 39,30 até ao máximo de 57,73 (valores brutos; ilíquidos; antes dos descontos).


TabelaRemuneratoria2024comDiferencasSRP.jpg


      Esta tabela da imagem está disponível para descer nas ligações da coluna da direita que encontra na nossa página (visualização de PC), na secção de “Documentos”, junto com todas as demais tabelas remuneratórias de todos os anos desde 1988 até ao presente, ou, mais rapidamente, através da seguinte hiperligação: “Tabela Remuneratória 2024 com Diferenças do Suplemento SRP”.


      Fonte: “Lusa/Sapo24”.

Comentários

  1. Muito bem blogures.

    Sarcásticos e acutilantes.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Vive SFJ,

    Belíssimo trabalho que me dá para um café por dia.

    ResponderEliminar
  3. Continuai escravos.
    Até a guarda florestal e maioria dos militares que não fazem nenhum levam quase nais ordenado minimo para casa.
    Viva SFJ

    SFJ nunca mais!
    Por isso não venham dizer que representam 90%.
    Vocês sabem os desfiliados que tiveram e vão ter.


    ResponderEliminar
  4. Sfj 90%??


    É pra rir.

    Vendidos.

    ResponderEliminar
  5. Até setembro não contamos para nada. Nem se lembram que existimos a partir dai porém, irão lembra-se e bem, tanto a tutela como Marçal e companhia

    ResponderEliminar
  6. Deve haver um lapso qualquer na tabela
    Vários. Em algumas das linhas de baixo aparecem valores superiores aos que constam das que estão por cima.
    Só por aí se podem aferir as razões pelas quais a carreira de OJ nada tem para ser considerada.
    É uma bandalheira pegada, nem se preocupam em reflectir respeito pelos princípios da Lei Fundamental do país numa simples tabela remuneratória.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma grande vitória do sindicato!!

    ResponderEliminar
  8. Rei dos Oficiais de Justiça28/7/24 09:33

    Isto tudo é simplesmente doentio....

    A brincadeira do famoso suplemento levou nos á ruína.

    Não acredito que isto vá ficar bem em setembro como muitos arrogam...

    Isto não faz sentido nenhum estão a gozar com os o.j.

    Principalmente os desgraçados dos auxiliares.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo texto, nomeadamente pelo diálogo imaginário. Muito bom.

    ResponderEliminar
  10. O que o passarinho não contou foi o que vai constar do texto do diploma.

    Sabemos apenas que foi aprovado em conselho de ministros.

    Este aumento de 3,5% não é definitivo.
    Tem um prazo, uma validade, não vai vigorar para sempre.







    ResponderEliminar
  11. Antes que venha o Papão.
    É preciso é que pingue alguma coisa, não importa quantos papo-secos sejam.
    Antes que não nos dêem mas é nada.
    Já aquando da recuperação parcial do tempo de serviço, os primeiros 2 anos e picos, nos consideraram apenas dignos de 70% do valor dum professor, e todos dissémos, ou quase todos, venha, ó pra cá!
    Porque somos responsáveis e o aceitámos a bem da sustentabilidade orçamental da nação.
    E, agora, quando nos recuperarem, se, o restante tempo que os professores já conseguiram negociar, a ver vamos qual a milagrosa fórmula que irão encontrar a bem dessa mesma sustentabilidade, depois do que já deram a todas as carreiras especiais com o diferencial que estabeleceram para a nossa.
    Aceitam-se apostas.
    Mais de 70 por cento não deverão considerar-nos, quando do lado da governação tiram uma coisa é traçada aí uma linha que já não permitirá nunca mais recuperação, os direitos adquiridos são para ser progressivamente suprimidos.
    Resta saber, atento o diferencial quanto ao suplemento, se também iremos ser menorizados na recuperação da contagem do tempo de serviço ou se nos irão alinhar pelo diapasão das restantes carreiras especiais que aguardam e equalização (relativa, como já vimos anteriormente no DL 65/2019 de 20 de Maio) aos professores.
    Espero estar enganado e que o PSD me surpreenda corrigindo a injustiça que o PS cometeu ao considerar todas as outras carreiras especiais valerem apenas 70% da dos docentes de estabelecimentos públicos de edução pré -escolar e dos ensinos básico e secundário.

    ResponderEliminar
  12. Vai ficar melhor porque depois de um concurso com 5 contra interessados, desta vez não haverá alternativa à aprovação do novo estatuto e tabela, por muito que os velhos do Restelo resmunguem.
    Porque a preocupação principal, senão única, será a atratividade e qualificação da carreira.
    Mas isto foi o tal passarinho que disse, pode ser especulação.

    ResponderEliminar
  13. Rei dos Oficiais de Justiça28/7/24 10:49

    Obvio que o caminho é a alteração do estatuto, contudo todos sabemos o que aconteceu no último..por culpa da própria classe, e sindicatos...recusaram o aumento e agora apanham com isto..

    Todos sabemos porque foi recusado, porque muitos oj não querem ser formados, nem aumentar competências.

    ResponderEliminar
  14. Atenção ás ratoeiras da tutela.
    Imaginemos que nos davam 300 euros mas retiravam peimeiro os 10%. Isso era aldabrar. Todo o cuidado é pouco com as habilidades deles.
    Espero que os sindicatos a partir de agora tenham os olhos mais abertos.

    ResponderEliminar
  15. Rei dos Oficiais de Justiça28/7/24 11:32

    Lá estão de novo a pensar pequeno mas será que ninguém entendeu que não foi só 300 euros?? Que no início do ano existiu um aumento de 20 por cento?

    Lá estão de novo a pensar pequenino...

    ResponderEliminar
  16. Que vergonha sinto mesmo envergonhado.
    Todos perdemos muito com as greves, o resultado foi este. Não sou filiado no SFj, não deveria ser obrigado a aceitar esta palhaçada. A nossa carreira tem vários problemas graves que não permitem a união.
    Primeiramente só querem acreditar num sindicato, o outro tem feito muita coisa e simplesmente é ignorado. Em segundo lugar, os licenciados querem exercer as funções que são da competência dos magistrados e portanto ficam sossegados a ver se lhes cai nas mãos um novo estatuto a sua maneira, por isso defendem com unhas e dentes o anterior projeto, dando a ideia que deveriam ter aceite os 20 por cento de aumento, mas para aceitar esse montante tinham de aceitar o dito projeto, e esse só era benéfico para os licenciados. O terceiro problema, é de quem está no topo da carreira e leva para casa 2000 €, não está preocupado com quem recebe 900€, só se preocupam em manter- sossegados, só fazem greve se forem apertados pelos auxiliares, e a tabela também demostra que não vão só ter um um aumento de 30€. O último problema é o regime de substituição sem critérios que está a matar a carreira e a poupar milhões ao Estado. Portanto os sindicatos devem refletir sobre estes problemas antes de qualquer ação.

    ResponderEliminar
  17. Já não existe esperança com esta liderança do SFJ!

    Liderados pelo "general das derrotas" não há estratégia que resista!...

    Durante anos, decidiu quais as formas e os momentos de luta, fez campanhas a mobilizar-nos para adesão as greves que aderimos com
    grandes sacrifícios e no primeiro "embate/negociação" , colocou-de joelhos e assinou a rendição de uma carreira!...

    É urgente encontrar uma nova liderança para o SFJ.

    ResponderEliminar
  18. Marçal, infelizmente para mim, fazes-me lembrar o que em tempos foi ministro das finanças, Vítor Gaspar. Este, conseguiu <> e tu……………….?

    ResponderEliminar
  19. Meus ricos 20% que a Catarina nos queria dar.

    Agora chupem lá com 3,5% e já vão com sorte.

    ResponderEliminar
  20. Rei dos Oficiais de Justiça28/7/24 12:10

    Os licenciados somos todos nós não existe licenciados e não licenciados, porque quem não tem licenciatura pode ir estudar..

    A mudança de mentalidade de exigência e de elevação da profissão e futuro da mesma sim passa pela licenciatura.

    É urgente definir um conteúdo funcional, com.o aumento de autonomia do o.j.
    Caso contrário está profissão irá definhar e muitas ordens estão a espera disso...de forma que se privatize a justiça...

    Eles agradecem os advogados, e solicitadores, sim pois serão esses que passaram a efetuar os atos que os ojs não são capazes de fazer.

    Aliás temos os exemplos das execuções, processos de inventário ...

    ResponderEliminar
  21. O mais irónico e o mais humilhante é que provavelmente existiu mesmo uma conversa deste teor entre os ministros e o primeiro ministro.
    Realmente, uns têm aumentos de 200, 300, recuperação de tempo de serviço, etc, etc.....
    Nós, os Badamecos, temos um aumento de 3,5 sobre 10% do ordenado.....
    Outro dia estava a tentar explicar isto a um familiar que me perguntou se íamos receber mais com o aumento dos 13,5 ou os 300 euros de outras carreiras.
    A dúvida dele tinha a ver com os descontos efetuados, comparticipações, etc, etc...
    Quando finalmente percebeu o valor real do nosso aumento ficou parvo......
    É que da forma que está a passar dá ideia que fomos aumentados 13,5%.
    Somos mesmo uns Burros.
    Parabéns à ministra.
    É preciso saber reconhecer que fomos comidos à grande e à francesa......
    Grande Marçal e companhia...
    Cada vez que ligam a televisão e vêem mais uma classe profissional a ser aumentada 300 paus gostava de saber o que vai por aqueles cérebros......
    FF

    ResponderEliminar

  22. Excelente texto!

    Delicioso o pormenor de protecção da identidade do passarinho!

    Verdade, eles andem aí...


    ResponderEliminar
  23. Rei dos Oficiais de Justiça28/7/24 12:31

    Agora sim o dono do blog acordou para vida..com um texto muito mais crítico, sem medos..motivando todos os o.j a perderem o medo e mentalidade de escravidão..

    Temos que dar os parabéns quando existe mérito.

    Tenho a certeza que os meus comentários provocadores, ajudou na elaboração deste texto.

    ResponderEliminar
  24. Nas noticias de hoje está a passar a ideia que os oficiais de justiça foram aumentados 13,5% e que isso poderá estar perto de uns 300 euros.
    A eficácia da propaganda do governo com a ajuda da imprensa alinhada com este mesmo governo. Aliás, parece-me que a imprensa alinha com qualquer governo que esteja no poder a dado momento.

    ResponderEliminar
  25. Vamos mostrar a tutela que o SFJ não representa ninguém!...

    Greve geral dia 4 e 6 de setembro todo o dia.

    Vamos isolar o Marçal, na sua estratégia suicida, e mostrar que estamos unidos
    e determinados a exigir a dignificação da carreira.

    ResponderEliminar
  26. A forma como a comunicação social passa as notícias é a de que os oficiais de justiça (no geral) obtiveram um ganho de 13,5% em suplemento...

    ResponderEliminar
  27. O Governo até deve bater palmas ao verificar, pelos artigos do blog e pelos comentários acéfalos, o nível zero de muitos dos colegas que por aqui andam.

    Comparam o incomparável.

    Não conseguem descortinar as estratégias políticas que darão frutos mais adiante, de forma a garantir, verdadeiramente e definitivamente, uma valorização da carreira e uma tabela remuneratória ao nível do que todos ambicionamos.

    Pensem. Reflitam.

    Mas sem palas!

    ResponderEliminar
  28. O rei está mais que visto pelo teu paleio que es licrnviado.
    Mas eu também sou e não me identifico vontigo. Há muito competente aqyi sem licenciatura que ne ensinou tudo e maus akguma coisa, por isso põe o tru csnudo numa modura e leva para o teu gabinete ou enterro.

    O merito não reside em licenciaturas.
    A vida tem muito para te ensinar.



    ResponderEliminar
  29. Fica ricalhaco com 20%.

    Com esse dinheiro vais ficar com mais de 300€ mes.

    Força.

    ResponderEliminar
  30. Força sfj

    E antigo lider, alguem sabe o nome?


    Conseguiram não conseguir a integração de 20% em 30 anos de greves.



    ResponderEliminar
  31. "... darão frutos mais adiante..."
    Quão mais adiante? Daqui por mais vinte e poucos anos?
    A mim, o dinheiro dá-me jeito agora, mais adiante, não sei se ainda cá ando...

    ResponderEliminar
  32. Tu deves pertencer ao SFJ, de certeza...
    Serás o incompetente do Marçal?...
    Serás o(a) seu(ua) acolito(a)?...
    Acéfalo(a) serás Tu, pois deves ter o TEU TACHO GARANTIDO e as tuas considerações são políticas, mentirosas, indecentes, completamente e isso sim, acéfalas, desprovidas de conteúdo, de verdade, insidiosas e desprovidas do BEM COMUM...
    Tu és falso...

    ResponderEliminar
  33. Todos os sócios do SFJ que não se sintam democraticamente representados por esta direcção e já são muitos, e que pretendam deixar de pagar quotas, para além da comunicação a DGAJ, dêem conhecimento a Secretaria Geral do Ministério da Justiça.

    A Senhora Ministra da Justiça tem que ficar a saber que António Marçal assinou um acordo que não é subscrito pela maioria esmagadora dos Oficiais de Justiça.

    Também ela foi enganada, e a informação que lhe fizeram chegar acerca da representação dos Oficiais de Justiça estava adulterada!...

    ResponderEliminar
  34. A tal idoneidade tão proclamada por este blog não deve permitir-se a aludir a 'passarinhos' não identificados. E tal e qual uma construção argumentativa baseada numa denúncia anónima. As fontes não identificadas valem o que valem. Não vale tudo...

    ResponderEliminar
  35. Rei, para dar 300€ tem que multiplicar 20% por quanto?

    ResponderEliminar
  36. Avante camarada Marssal, avante!!

    ResponderEliminar
  37. Rei dos Oficiais de Justiça28/7/24 15:14

    Tire esse complexo de inferioridade da sua mente...

    Se você e seus amigos não são licenciados é simples procedam á inscrição e matricula...

    O caminho para a valorização da carreira é a licenciatura...obvio que existe colegas muito competentes e sem estudos...

    Mas o futuro da profissão passa por aí já não tamos no tempo do Salazar o mundo evolui....

    Está em causa o futuro da profissão...caso isto caia teremos novas formas de privatização da justiça e solicitadores, agentes de execução, notários, advogados agradecem...

    ResponderEliminar
  38. Já dizia a Micaela (Júdice) nos anos 90:

    "agora queres mas eu digo assim

    Chupa, chupa, chupa ...

    Chupa no dedo"




    ResponderEliminar
  39. Sim, não vale tudo, especialmente para quem tem um compromisso para com os Oficiais de Justiça que supostamente deveria representar!....

    Quem o legitimou a assinar um acordo desastroso para a nossa carreira?!...

    Batemos mesmo no fundo!...

    Até um um assistente técnico no início da carreira ou mesmo um soldado "raso" recruta, fica a auferir mais do que um Oficial de Justiça provisório!...

    A organização de eventos, caravanas judiciárias, sandes de leitão e uns finos é a única coisa que Marçal tem para apresentar no seu legado!...

    Está na hora de prestar contas!....

    ResponderEliminar
  40. Esta página não proclama idoneidade nenhuma, essa é uma conclusão sua.

    Quanto ao passarinho, parece ser um canário, mas o mesmo não quer ser identificado e respeitamos isso, apesar de todos verem como é tão amarelinho

    ResponderEliminar
  41. E o passarinho é uma fonte muito fidedigna, basta ver como nos piou o teor da conversa com tanta exatidão

    ResponderEliminar
  42. Não tenho palavras para descrever a nulidade que considero o SFJ , com a sua obsessão do ninguém fica para trás e a miserável estratégia de iniciar a conversação pelo suplemento ( obsessão desde que me lembro) e não por um aumento imediato.
    Muito mau e pior ainda não colocam o lugar de vago.
    Falta de noção ou medo de ir trabalhar a para os tribunais

    ResponderEliminar
  43. Acabei de ver e ouvir na CNN.
    Aumento de 13,5% para OJs.

    ResponderEliminar
  44. Tudo é horrível!

    O que é que vocês sentem? De verdade?

    Raiva, desilusão, desânimo .. Ou tudo isso?!!

    O que o SFJ fez foi vergonhoso e vai-nos prejudicar para o resto das nossas vidas profissionais!

    Pensem, reflitam, decidam, mudem!...

    Abraço

    ResponderEliminar
  45. Colega, eu sou adjunto há 14 anos e pago uma semana de almoços (5) a cada auxiliar que me apresentar um cadastro de greves superior ao meu, desde que cada auxiliar que tenha um cadastro mais pequeno que o meu me pague um almoço na vida.

    ResponderEliminar
  46. Tá no papo. Sou auxiliar há 26 anos e nunca falhei nenhuma, mesmo dos sindicatos da AP, aquelas que ninguém sabia

    ResponderEliminar
  47. Tem razão, esta tabela atual é uma bela sheet.
    Uma folha imaculada, em que as linhas de baixo apresentam valores superiores aos das linhas por cima delas, em perfeito respeito pelos princípios consagrados na lei fundamental portuguesa.
    É genial, elaboram as tabelas hoje já a reflectir os valores mais adiante. E ninguém fica para atrás, tudo dentro dos mais elementares preceitos constitucionais.

    ResponderEliminar
  48. Mesmo as da função pública eu, desde que tenha conhecimento, costumo fazer.
    Mas esqueci-me de dizer que só valia para os almoços a partir da reposição pelo SOJ das greves das quartas e sextas desconvocadas pelo SFJ.
    Primeiro dia, 28 de Junho, dia inteiro. 3, 5, 10 e 12 de Julho, dia inteiro. Dias 1, 2, 4, 8, 9 e 11 de Julho, meio-dia, trabalhei as manhãs.
    Isto era só uma brincadeira para desanuviar, mas pago-lhe os almoços com todo o gosto durante uma semana se tiver feito greve nestes períodos todos que indiquei e mais no dia 15 à tarde, que essa confesso que não fiz, antes de entrar de férias.

    ResponderEliminar
  49. Eu mudei do sfj e não tenho que dar cavaco a ninguém.

    ResponderEliminar
  50. E além disso não se esqueça de que ganha mais do que eu, em condições normais se tem o mesmo ou mais tempo de serviço que eu, sendo auxiliar ganhará mais do que eu de vencimento base, segundo a tabela aqui publicada. Por isso tem mais condições para perder dinheiro, pode fazer mais dois dias inteiros de greve.

    ResponderEliminar
  51. De verdade foi apenas mais um balde de fezes que nos despejaram pela cabeça abaixo.

    Foi apenas isso.

    De resto, tudo ok 🖕

    ResponderEliminar
  52. Eu até mudava, mas para o Soj nem com isenção de quotas.

    ResponderEliminar
  53. Que nível de linguagem!!!
    Quem acede a esre blogue deve achar que somos todos boçais como este criançola mal educado e inculto

    ResponderEliminar
  54. Eu queria ser (r)eformado. Assinei contrato para 55 anos de idade.
    Ou, em 2014, Lei nº. 62/2013, de 26 de Agosto, regulamentada pelo DL 49/2014, de 27 de Março, que me tivessem consultado, quando mudaram unilateralmente as regras do jogo, para fazer contas justas e partir para outra.

    ResponderEliminar
  55. Enquanto ainda era meio jovem.

    ResponderEliminar
  56. Temos q fazer uma estátua ao saloio!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário