Movimento para ingresso de 106 novos Oficiais de Justiça só consegue colocar 5. Sim, cinco!

      É uma situação completamente previsível que os Oficiais de Justiça andam a avisar há anos e cujos responsáveis pela gestão dos recursos humanos dos tribunais e dos serviços do Ministério Público, em relação aos Oficiais de Justiça, a par dos responsáveis governamentais pela pasta da justiça, teimam em ignorar.


      Vejam bem o estado do interesse pela carreira: o Ministério das Finanças concedeu autorização para o ingresso de 108 novos Oficiais de Justiça, mas a DGAJ sabendo que não possuía tantos, abriu um Movimento Extraordinário para colocar 106 novos Oficiais de Justiça, número que conseguiu contar na lista dos restantes não colocados do concurso do ano passado, tendo acabado por conseguir colocar apenas 5 (cinco!) candidatos.


      E estes cinco é para já, porque falta saber se realmente vão aparecer para iniciar funções e, caso apareçam e iniciem funções, falta saber quanto tempo irão aguentar, se será um mês, dois ou mais; como vem acontecendo com os antecessores.


      Fixem bem: apenas 5 para 108 lugares possíveis autorizados pelo Ministério das Finanças.


      Que mais fará falta acontecer para que se compreenda que esta carreira dos Oficiais de Justiça carece de uma valorização urgente, rápida e imediata?


      O Governo e o Ministério da Justiça têm de tomar medidas de valorização da carreira de forma muito vigorosa e de forma a ignorar completamente as fracas reivindicações dos sindicatos e dos próprios Oficiais de Justiça, pois o pouco que reivindicam é manifestamente insuficiente para tornar a carreira atrativa.


      O Governo tem de ir mais além de tudo aquilo que os sindicatos pretendem, porque só assim se poderá tornar a carreira mais atrativa e essa atração não advirá das utopias de alguns sindicalistas que pretendem usurpar funções das magistraturas, essa atração advirá, tão simplesmente, de uma carreira com vencimentos bem superiores aos atuais, vencimentos esses que não carecem da detenção de cursos, de formações ou outras complexas considerações, carecem simplesmente de valorização simples, de pagamento efetivo ao final do mês, tal como está a acontecer com outras carreiras profissionais, mesmo na área da justiça, com consideráveis incrementos salariais sem quaisquer condições diferenciadas para uns e para outros, como propõem diferenciar, ou restringir, tantos sindicalistas na carreira dos Oficiais de Justiça.


      Não vale a pena andar a perder tempo com análises de considerações complexas e utópicas para novas funções e alterações legislativas, quando a realidade é tão simples e tão urgente.


      A publicação este sábado, 13JUL, do projeto do Movimento Extraordinário cujo propósito era o de colocar até 106 novos Oficiais de Justiça e que só consegue, para já, colocar 5, tem de ser a gota de água que faz transbordar este enorme buraco de governantes que só têm metido água.


      O projeto divulgado, para além das 5 novas colocações, tem 15 transferências e 6 transições. Ou seja, este Movimento Extraordinário abrange o fantástico número de 21 Oficiais de Justiça e mais cinco candidatos ao ingresso.


      Isto é uma autêntica vergonha e um atentado à justiça portuguesa, pelo que os responsáveis por esta situação têm de ser efetivamente responsabilizados e demitidos com a máxima urgência, todos aqueles que ainda estejam hoje ao serviço da justiça a dar continuidade a esta infâmia.


      Por fim, recordar que os interessados neste Movimento Extraordinário que vejam alguma anomalia (em termos pessoais) no projeto apresentado, podem pronunciar-se em 10 dias, que são úteis, portanto, até ao próximo dia 26JUL.


      Pode aceder diretamente ao “Projeto do Movimento Extraordinário de 2024”, pela ligação incorporada.


Espanto-CaraEle4.jpg


      Fonte: "DGAJ".

Comentários

  1. Ora aí está.
    Nada mais carece de ser dito.
    Quando os poucos que ainda aguentamos o barco, fornos embora, o barco vai virar, e de uma maneira que nunca mais o põem direito

    ResponderEliminar
  2. Nada de novo, portanto!

    Mas que não esperem que eu aguente o barco, aguento o meu ramo!

    Apenas e só!...

    ResponderEliminar
  3. Calma...
    Isto está tudo sob controlo superior.
    Não stressem que não vale a pena...
    Vai tudo correr bem.
    Os senhores magistrados estão do nosso lado!

    ResponderEliminar
  4. E como é compreensível, destes 5 , ficarão 1 ou 2, se tanto!

    ResponderEliminar
  5. Como um colega dizia ontem nos comentários:
    "De Zorrinho a 14.07.2024 às 09:03
    Esperemos que assim continuem
    Que diferença de tratamento!
    Que diferença de postura!
    Que consideração!
    Durante oito anos, sim, oito anos, fomos tratados como m-rda. Agora, pelo menos, tenta-se a transparência e o respeito.
    Que assim continuem.
    Bem aja "

    ResponderEliminar
  6. Afinal de contas porquê só foram movimentados 5?? Porque os outros 101 não concorreram?? Ou porque não sabiam?

    A notícia não é esclarecedora...

    ResponderEliminar
  7. Bem haja por agir assim

    ResponderEliminar
  8. Pois não é mais esclarecedora, porque está limitada a factos. A partir daqui podem todos especular se sabiam ou não e se não se isso denota interesse, se estavam todos quietos desde o ano passado à espera ou se se fizeram à vida, estando a ganhar mais e perto de casa... Mas o que é facto é que só cinco estão indicados para ocupar os tais 106 lugares e caso houvesse muito interesse na carreira certamente que todos os lugares seriam preenchidos.

    ResponderEliminar
  9. Vir ganhar 900€ para Lisboa ou Cascais... Isso... Boa sorte nisso...

    Passado 9 anos se não congelarem recebem mais 295€...

    Ninguém no seu perfeito juízo vai pagar para trabalhar, ser escravo e mal tratado!
    Obviamente ninguém vem para esta profissão

    ResponderEliminar
  10. Sr articulista

    ainda quanto ao tema da lista para receberem o valor do tempo de provisório.

    Quem se reformou ou se reforme sem fazerem os calculos, já não tem direito a receber?

    pode esclarecer?
    obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Não é só Lisboa ou Cascais, a vida está cara em todo lado, e principalmente no litoral!

    ResponderEliminar

  12. Carreira bateu no charco.

    Quem cá ainda permanece é que está tramado cada vez com mais pressão por falta de gente.

    Nem sei se chore se meta baixa por burnout.
    Sem brincadeiras.
    Isto assim não é vida estar em seções afundadas.


    ResponderEliminar
  13. Vou pegar no texto do artigo de hoje e enviá-lo à sra. Ministra como respota ao email que ela nos enviou.

    Mas vou fazê-lo do meu email pessoal e fora do horário de trabalho para não arriscar um processo disxipelinar!!!


    Hahahahaha



    Carrega, carrega 💪😃😂

    ResponderEliminar
  14. Ter direito têm, mas está a ver a DGAJ a pagar alguma coisa a quem já não paga o ordenado? É que os aposentados estão fora da DGAJ e recebem pela CGA ou SS. Ora, se mal pagam aos que ainda estão no ativo, vão estar preocupados com os aposentados?

    ResponderEliminar
  15. Aguentar?

    isto é uma profissão para por todos doentes antes do tempo

    ResponderEliminar

  16. Ou seja,

    mais processos judiciais?
    Com possiveis habilitações de herdeiros?


    ResponderEliminar
  17. A recuperação do tempo de serviço congelado pelo Paços Coelho ainda vai ser negociada com os demais sindicatos da função publica, certo?

    Ainda não há previsão, certo?

    Aquela lista da DGAJ é só para cumprimento da sentença, certo?

    ResponderEliminar
  18. Meus ricos dois escalões que o Paços Coelho nos gamou...

    Já para não lembrar dos subsídios de férias...

    Espero que lhes faça bom proveito... E Ca_ a _ _ _ _a!

    ResponderEliminar
  19. Afinal somos tão especiais que fomos remetidos para a negociação geral dos trabalhadores do Estado!

    Irra...

    ResponderEliminar

  20. Imodium resolve...

    Não é, Passos?

    ResponderEliminar

  21. SOJ

    és a nossa esperança!


    ResponderEliminar
  22. Já ouvi na tv e por diversas vezes, que o governo chegou a acordo com os OJ e que, por isso, as greves acabaram. Portanto, paz por devida recompensa. O SFJ deve estar a regogizar-se de contentamento. Nada transpira para fora sobre o que se passa neste reino! E assim continuamos??? Aonde vamos parar???

    ResponderEliminar
  23. Tb não é preciso tanto pessimismo e pensar tão pequenino.

    ResponderEliminar
  24. Alguém sabe se este mês já vamos receber o magnífico aumento de 30 euros????

    É que eu quero comprar um saco de batatas para ver se aguenta até ao fim do mês, para não passar fome.

    ResponderEliminar
  25. Eu Paço tu passas ele paça...15/7/24 14:14

    O "Paços" não foi de certeza...

    Mas se cortou, foi porque um rosinha mandou isto ao charco, e se não fosse a troika tinhas recebido papel higiénico como salario..

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde a todos! Recebemos um e-mail a informar do Mov. Extraordinário. Eu enviei Requerimento para os Tribunais disponíveis e não fiquei colocada, apesar de ter tido uma excelente nota na prova de conhecimentos. A razão pela qual não entrei prendeu-se com o facto dos lugares vagos terem sido preenchidos pelas transferências. A boa notícia disto tudo: não realizaram colocações oficiosas! Porque é que insisto? Porque estou na lista dos 101 e quero saber o fim deste Concurso de 2023. Tenho acompanhado diariamente o vosso blog e estou convicta que têm toda a razão. Se vai melhorar alguma coisa, não sei, mas temos que acreditar que sim. Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  27. Não sei, não me dou com gente dessa!...
    (Deve ser)

    ResponderEliminar
  28. Não, não foi. Foi o "Pai Natal".

    E o PR era o malcriadão do "Grú - o mal disposto"...

    ResponderEliminar

  29. Eu também preciso,

    mas agradecia mesmo era o dinheiro do tempo de provisório.

    sinceramente dinheiro devido há mais de 20 anos .
    agora dava-me um jeitão e não para ferias, pois para ferias nem pensar

    ResponderEliminar
  30. Essa cartilha já foi revista "companheiro"...
    Atualiza-te, pá!
    Não repitas balelas

    ResponderEliminar
  31. Carrega 💪

    ResponderEliminar
  32. Pensar pequenino foi acordar 30 euritos por mês!

    Isto sim, foi pensar pequeniiiiiiino cara colega SFJ!

    ResponderEliminar
  33. Quando quiserem a colaboração dos OJ, ela não existirá!

    Tão simples como isso!...

    ResponderEliminar
  34. É o que dá ter magistrados à frente da DGAJ...

    ResponderEliminar
  35. Inclusivamente o Marques Mendes.

    ResponderEliminar
  36. Força nisso! Há já algum tempo que deixei o trabalho escravo! Não importa se a culpa é dos políticos, se dos sindicalistas, se da dgaj, se de coj, se de compadres, se de vizinhos, se de seja lá o que for... Uma coisa é certa, não quero saber de quem é a culpa, nem quem está no jogo do empurra, trabalhei MUITA hora extra que me custou muito, a muitos níveis, e sem qualquer reconhecimento por parte de quem deveria reconhece-lo!
    Agora, que se ***** eles todos, quer sejam os responsáveis diretos quer seja quem os apoia, faço o meu serviço de forma responsável e não de forma escrava, é rigorosamente das 9h às 12:30h e das 13:30 às 17:00h! Nem um minuto a mais!
    Há alturas na vida em que, ao olharmos para trás, não vemos nada de positivo quanto ao reconhecimento do nosso esforço. Depois de várias décadas cansei! E bati com a porta!
    Que sejam escravos os defensores de tais políticas que nos sugam a alma e a energia, a força de vontade e o espírito de sacrifício, e o tanto mais que nos fazia lutar pela camisola.
    Em breve estarei na reforma e lamento chegar ao fim da minha carreira sem o orgulho profissional com o qual trabalhei durante uma vida nos tribunais. Tudo o que me fazia trabalhar com energia, vontade, satisfação, alegria e orgulho, me foi sugado!
    ... Uma nica de aumento no suplemento?! ...Que faça trabalho escravo quem fez tal acordo!
    Boa sorte para os que agora entram! (coitados, que pena tenho deles!)
    Um abraço aos ingénuos que ainda acreditam na mudança...
    A mudança só acontecerá se deixarem o barco parar...
    Boa sorte a todos.

    ResponderEliminar
  37. Colega, nunca se esqueça que o trabalho liberta!

    ResponderEliminar
  38. Esse mais não é do que um moço de recados.

    Não tem credibilidade nenhuma e já não consigo ouvi-lo.

    Causa-me náuseas e vómitos.

    ResponderEliminar
  39. O trabalho escravo!?
    Liberta o quê?!
    A "morte" antecipada?!
    Então trabalhe dia e noite, olhe fora de horas para os processos e imagine que são uma boa refeição e não coma mais do que isso, pois não necessita... como não necessita de aumento para comprar "batatas"...
    ... e desejo mesmo que a sua resposta tenha sido sarcástica relativamente à tudo que estamos a viver nesta profissão...
    Cumps

    ResponderEliminar
  40. Ah, ah, ah... e eu a pensar que o trabalho só santifica…

    ResponderEliminar
  41. Errado não foi o passos coelho mas o eng Sócrates

    ResponderEliminar
  42. O trabalho liberta mas outras vezes prende....15/7/24 16:47

    Se não percebeu a ironia.... e a origem do "Trabalho Liberta" também não sou eu que a vou explicar...

    Mas sempre posso dizer que era uma frase muito utilizada nos Gulags e campos de concentração e ainda muito utilizada nos paraísos dos amanhas que cantam...




    ResponderEliminar
  43. Alguém sabe se este mês já recebemos o aumento?

    Quero comprar um litro de vinho...

    ResponderEliminar
  44. vê lá se depois não consegues andar direito.

    ResponderEliminar
  45. Se o salário já não é nada atrativo, qualquer candidato indeciso que acompanhe este blogue, ao assistir a tanto insulto mútuo, brejeirice e alertas para toda a gente fugir dos tribunais, não deve ter demorado muito a decidir.
    Continuem na vossa ação pedagógica! Força nisso!
    Estamos no bom caminho.

    ResponderEliminar
  46. Anime-se colega.

    Não seja assim.

    Aproveite os 30 euritos e compre uns pacotes de vinho que isso passa.

    ResponderEliminar
  47. Moral da história você quer é ter colegas que venham enganados para os tribunais...para você não fazer nada....

    Agora a culpa é dos comentários do blog...ehehe

    Acorde para a vida a profissão está decadente....

    ResponderEliminar
  48. Recruta zero15/7/24 18:27

    O problema não vai ser andar direito, o problema vai ser sentir-se. (É piada, desculpa, sou tão nau. Ihihihigih.😁

    ResponderEliminar
  49. Vocês são tão mauzinhos.



    Nem vou ganhar um andar novo nem me vai doer nada quando me sentar!!

    Não sejam assim.

    ResponderEliminar
  50. Se for um bom vinho, os 30 paus nem para um pacote dá… só ao copo ….

    ResponderEliminar
  51. O pessoal do COJ, da DGAJ e do gabinete da ministra deve estar estar deliciado com nossa conversa.

    Vinho de pacote, camisas do Lidl ...

    ResponderEliminar
  52. Dos 108 lugares autorizados pelo Ministério das Finanças, entraram 5!...

    Já não resta mais nenhum da reserva de recrutamento, ou será que como já ouvi dizer, que houve concorrentes para algumas comarcas que não foram nomeados.

    A ser assim é muito grave, não resolveram os problemas das Comarcas de Lisboa e perderam a oportunidade de resolver parcialmente a falta de recursos humanos em algumas outras Comarcas.

    Mas o incrível é não abrirem de imediato um procedimento concursal comum para preenchimento das vagas remanescentes e para constituição de uma reserva de recrutamento.

    A DGAJ não pode continuar a ter lideranças assim!...

    Alguém que alerte a Senhora Ministra da Justiça para este fenômeno da inércia e da incapacidade de gerir os serviços!

    ResponderEliminar
  53. Estive à conversa com uma colega hoje à hora de almoço.

    Ela foi uma das escolhidas para frequentar o curso intensivo da católica.

    Disse-me que nunca esperou ser escolhida pois tinha enviado a candidatura já à última da hora, o que me surpreendeu pois eu enviei logo às 9 horas da manhã.

    Mas pronto, não foi isso que me surpreendeu.

    O que me surpreendeu foi ela ter dito que os futuros lugares de técnico superior de grau 3 vão ser ocupados inicialmente pelos licenciados e logo a seguir por estes que tiraram este curso intensivo.

    Fiquei admirado.

    ResponderEliminar
  54. Convido todos os colegas a enviarem o texto do artigo de hoje a Senhora Ministra da Justiça em resposta ao email que ela nos enviou!...

    As lideranças da DGAJ nos últimos anos levaram-nos a isto!...

    Inconstitucionalidades, ilegalidades e irregularidades só reconhecidas, após muitos anos com recurso aos Tribunais!....

    CHEGA, porque já ninguém aguenta mais!....


    ResponderEliminar
  55. Esta é uma mensagem destinada a criar confusão.
    Algum néscio desocupado que atira esterco a eito.
    Não tem qualquer fundamento a afirmação e o seu autor sabe que está a MENTIR.

    ResponderEliminar
  56. Não se deixem levar por afirmações FALSAS como esta.

    ResponderEliminar
  57. Chega mesmo de tanto destrato.

    Escravos? Não.
    Minimo dos minimos e umas baixadas pelo meio.

    É o que tutela e gestores não sei de quê merecem.

    ResponderEliminar
  58. Chegou o pessoal do sindicato...

    ResponderEliminar
  59. Lê - se muita merda por aqui, e esta é uma delas!!

    ResponderEliminar
  60. Sempre a descredibilizar quem vem aqui comentar e traz novidades.

    Eu só sei que as peças começam a encaixar-se neste enorme puzzle que é a nossa vida.

    ResponderEliminar
  61. Idiotas que publicam falsidades para destabilizar e causar ansiedade nas pessoas sempre haverá.
    O que por vezes me surpreende é a quantidade de ingénuos que acreditam em qualquer merd@ que vêm publicada.
    Claro que a coberto do anonimato qualquer palerma escreve o que quer.

    ResponderEliminar
  62. Os teus dois neurónios, o tico e o teco, é que não arranjam forma de encaixarem um no outro. Mas convenhamos que é difícil quando só funciona um de cada vez.

    ResponderEliminar
  63. Fosga-se, o pessoal do sindicato está muito feroz.

    Mas é só aqui porque na verdade são muito mansinhos ...

    ResponderEliminar
  64. Vale mais um curso intensivo de dto processual da católica do que muita licenciatura de 5 anos que anda por aqui!

    Aceitem que dói menos ...

    ResponderEliminar
  65. E até vos digo mais, quem frequentou o curso foi escolhido pelas suas competências profissionais, pessoais e intelectuais!!

    Aceitem que dói menos!

    ResponderEliminar
  66. boa noite,
    sff.. não insultem, nem maltratem o Tico e o Teco, personagens que merecem muito respeito.
    Cumprimentos e boas férias.

    ResponderEliminar
  67. Parece me evidente que o post das 20.25 foi uma trollada para lançar a polémica habitual, mas que ao fim ao cabo não estará muito longe da verdade.
    Ao fim ao cabo o que está em causa são os futuros requisitos de acesso e um eventual modelo de creditação de competencias.
    Por isso não percebo o escândalo.
    O troll tem razão.

    ResponderEliminar
  68. O motivo da ansiedade é imaginar que podem ter que estudar no âmbito de algum processo de equivalências?
    Era só o que faltava.
    Bebam chá que passa.

    ResponderEliminar
  69. Exactamente. Andava a dgaj a patrocinar cursos na católica só porque sim?

    Está mais que visto que é isso que se vai passar.

    Começa a perceber-se muita coisa embora tentem a todo custo camuflar aquilo que muita gente já entendeu.

    ResponderEliminar
  70. O que é o Chega?
    Algum lubrificante?

    ResponderEliminar
  71. E esses critérios de escolha onde estão especificados? Pois… pelos vistos o curso intensivo da Católica é tão bom que nem princípios básicos ensinados num qualquer primeiro ano de Direito conseguem transmitir aos iluminados escolhidos…Mais uma acção a caminho, pelos vistos.

    ResponderEliminar
  72. Curso? Agora são licenciados ao fim de semana com essa formação é?
    Sois mesmo pequeninos.
    Os magistrados gostam de vocês a darem-lhe assessoria.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário