Apelo para uma concentração no início de setembro

      Um grupo de Oficiais de Justiça, movidos pela insatisfação do estado da carreira, está a levar a cabo mais uma iniciativa espontânea nascida no seio de Oficiais de Justiça sem patrocínio de nenhum sindicato.


      Trata-se de organizar uma concentração em Lisboa, junto ao Ministério da Justiça, no arranque do terceiro período do ano judicial, isto é, durante a primeira semana de setembro.


      Em discussão está o dia, existindo uma tendência para o aproveitamento das greves que cobrem todo o dia, portanto, na quarta ou na sexta-feira, dias em que os Oficiais de Justiça estarão libertos de comparecerem ao serviço durante todo o dia podendo ir à concentração e deslocando-se para o efeito desde locais mais distantes.


      Este reinício da atividade dos tribunais após as férias judiciais de verão é ainda lembrado, e confundido, por muitos, mesmo dentro da comunidade judicial e judiciária, e, bem assim, pela comunicação social, com o antigo início do ano judicial. Não é o início de um novo ano judicial, mas é um momento marcante que, para todos os que trabalham nos, e com, os tribunais e serviços do Ministério Público representa realmente o início de um novo período de trabalho e mesmo de muitas novas colocações.


      O início de setembro é, pois, um momento relevante ainda que, oficial e legalmente, o ano judicial só tenha início em janeiro.


      Em face da importância do momento e também para manter uma certa tradição de mostrar o descontentamento dos Oficiais de Justiça, o que era assinalado noutros anos com, pelo menos, um dia de greve, convocada pelos sindicatos, na ausência, este ano, de tal iniciativa, este grupo de Oficiais de Justiça – os cinco subscritores do apelo à concentração, que já possuem experiência na realização de outras iniciativas –, pretendem não deixar passar o momento em claro e, mais uma vez, demonstrar que os Oficiais de Justiça não estão satisfeitos, apesar de até serem nomeados na Festa do Pontal pelo primeiro-ministro como assunto arrumado a par das outras carreiras que também nomeou, metendo todas no mesmo saco.


      O grupo de Oficiais de Justiça lançou uma sondagem para escolha do dia e um documento denominado “Apelo” em vários grupos no Facebook e também no nosso Grupo Nacional de Oficiais de Justiça de Portugal no WhatsApp.


      Nesse “Apelo” pode ler-se a motivação, sintetizada na seguinte frase:


      «O Governo tinha, e tem, condições, financeiras e legais, para oxigenar e revitalizar agora a carreira dos Oficiais de Justiça, mas, pura e simplesmente, não teve nem manifesta vontade para tal.»


      Continuando assim:


      «Neste quadro, afigura-se de extrema importância termos uma postura ativa, passando a mensagem ao Governo e à sociedade de que os nossos problemas persistem e agudizam-se, dia após dia, e que exigimos, devemos e merecemos ter, para além de um substancial incremento remuneratório, um Estatuto que de facto valorize a carreira dos Oficiais de Justiça, no seu todo e sem qualquer divisão.»


      Pode aceder à totalidade do apelo aqui citado através da nossa seguinte hiperligação: “Apelo Setembro”.


      Não sendo este o propósito dos organizadores, em 2013, demos aqui notícia, com o artigo intitulado "Invasão do MJ", de um grupo de sindicalistas da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores das Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) que invadiram e ocuparam a entrada do Ministério da Justiça, com o propósito de serem recebidos pela ministra da Justiça.


MaosRodaPalmas.jpg

Comentários

  1. Rei dos Oficiais de Justiça21/8/24 09:51

    Oficial de justiça no Canadá

    Tradução

    Clerk officer

    No início de carreira recebem.cerca de 2.571,00 pounds cerca de 3.010.13 euros a este valor acresce suplementos e subsídios.

    O salário médio de um funcionário judicial no Canadá é de $ 55.487 por ano ou $ 28,46 por hora. Os cargos de nível inicial começam em US$ 48.075 por ano, enquanto os trabalhadores mais experientes ganham até US$ 70.844 por ano ou seja 82,942.00 euros.

    Por mês cerca de 5942.42 euros mês a dividir por 14 meses ao que acresce os suplementos.

    ResponderEliminar
  2. Embora ache que esta análise do nível salarial nestes termos, a abranger o mundo todo, nao faça qualquer sentido pois implica a análise de varias variantes, como seja o PIB, e seja bastante enfadonha, no dia de hoje deste mais uma galha: a moeda no Canadá é o dólar e não a libra, que vale muito menos que o euro.
    Ou seja, $70844 = €46.833.

    ResponderEliminar
  3. Só vou a Lisboa se for para partir umas montras e incendiar alguns caixotes de lixo.

    💪 💪 💪 💪

    ResponderEliminar
  4. Finalmente atitude! Bora.

    ResponderEliminar

  5. À Lagardère...!


    ResponderEliminar
  6. todas estas iniciativas avulsas - umas vão ficando no papel outras concretizam-se - só mostra a incompetência da maior parte dos elementos que constituem as direções do soj e sfj.

    os oficiais de justiça já não olham com olhos de ver as medidas adoptadas pelos referidos sindicatos (uns fazem outros não - formas de se oporem).

    tudo desorganizado. Logo, sem politicas sindicais [as direções], navegam à vista, sem destino.

    é isto que temos.

    os que atuam agora isoladamente das direções unam-se para porem a andar as direçoes.

    isso é que é importante porque é muito dificil constituir uma lista e muito mais dificil vencer umas eleições.

    unam-se

    ResponderEliminar
  7. Defendo há muitos anos a criação de uma comissão de trabalhadores, independente e sem quaisquer ligações a partidos ou sindicatos, que nos representasse e fosse a efectiva voz dos oficiais de justiça!!

    Pensem nisso ...

    ResponderEliminar
  8. Rei dos Oficiais de Justiça21/8/24 12:13

    Foi um lapso

    ResponderEliminar
  9. Mais um sem massa cinzenta, só com merd. na cabeça.
    Fazias isso e eras preso, esperavas que com a greve dos oficiais de justiça fosses liberto?

    ResponderEliminar
  10. Vanda Maria21/8/24 12:46

    absolutamente! mas e voluntários?

    ResponderEliminar

  11. Os que têm demonstrado disponibilidade para estas iniciativas "particulares" que se apresentem.


    ResponderEliminar
  12. Rei dos Oficiais de Justiça21/8/24 13:08

    Quem não tem massa cinzenta é você..
    Que não percebe que já está preso numa profissão onde 70 por cento da classe é mal tratada..desrespeitada..escravizada...sem necessidade porque nos todos sabemos de lei...

    Apenas medidas radicais levaram a resultados...o paradigma tem que mudar...

    ResponderEliminar
  13. Ó Rei!!!
    Se acha que são só 70%, então tem que acordar, olhe que são mais.
    Acha que partir montras e incendiar caixotes são medidas radicais???
    Não são radicais, são estúpidas, muito estúpidas.
    Quer que lhe diga uma medida nada radical com um efeito MUITÍSSIMO GRANDE:
    experimentar trabalhar das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, nem mais um segundo.
    Isto sim é que é radical.

    ResponderEliminar
  14. Eu não posso porque vou ter que abandonar. Tenho uma consulta às 5.

    ResponderEliminar


  15. Não desarmar,

    é alugar autocarro, ficará mais em conta.

    ResponderEliminar
  16. Claro que não.
    Mas não está sozinho.
    Por regra quem mais reclama é quem não faz um sacrifício para sair da zona de conforto, reclama e fica na praia a dizer mal de quem se chega à frente, caso não tenha sucesso, sejam sindicatos, sejam movimentos inorgânicos.
    E neste blogue não devem faltar representantes.
    Devem pensar que compram ações coletivas eficazes pagando quotas.
    Que calanzice!!!!

    ResponderEliminar
  17. Cala-te!!

    Não digas disparates!!

    Estás a tentar desmobilizar o pessoal.

    És um infiltrado, deves ser do sindicato.


    ResponderEliminar
  18. Eu por mim fazíamos assim:

    Íamos de madrugada.

    De chaimite.

    Todos por aí abaixo em direcção a Lisboa.

    Chegávamos de manhã ao terreiro do paço, invadiamos aquilo e fazíamos as nossas exigências!!

    Seria estupendo!!

    Invadiamos simbolicamente o terreiro do paço aos primeiros raios de sol da manhã!!

    Seríamos notícia em todos os canais, os quais estariam ali com emissões em directo.

    Seria tremendo pela ousadia.


    ResponderEliminar
  19. Por alguns comentários aqui ve-se mesmo que estamos no verão em plena silly season.
    Por isso estão desculpados.

    ResponderEliminar
  20. 😅😅😅
    Ok, fala lá com o regimento de infantaria de Santarém, para ver se emprestam umas chaimites.
    Não fumes menos que não é preciso.

    ResponderEliminar
  21. É pena...
    É mesmo uma pena que um tipo que é gordinho sabe é gordo, ou tipo que é baixote sabe que é minorca, mas um gajo que é estúpido não sabe que é...
    É pena, poupava-nos imenso!

    ResponderEliminar
  22. Onde?
    Na sede do CHEGA?

    ResponderEliminar
  23. É só bêbados, é o que é?

    ResponderEliminar
  24. Só sei que, após, ver o meu recibo de vencimento, ainda, não me dá para comprar um garrafão de vinho!!!!
    Vou-me contentando, com uma garrafinha de vinho corrente, embora recentemente ouvir dizer que há vinho, ali para os lados do douro /norte em excesso e que o vão deitar fora. Bolas!
    Este fim-de-semana vou-me por a caminho, á boleia claro, e pelas adegas da zona, vou indagar se me "ofereçam" aquilo (vinho) que vão deitar fora. :)


    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ