Já ninguém aprende com os erros?

      Portugal continua, como sempre, a ser devastado pelos incêndios, sem que haja uma verdadeira e eficaz governação que aprenda com os erros do passado; erros esses que nem sequer são meros erros, mas enormes tragédias.


      Parece que, atualmente, já ninguém aprende com os erros. Os erros já não servem para corrigir ou melhorar a ação; os erros servem agora apenas para ensaiar métodos de os disfarçar, encobrir, para tentar convencer os outros de que não são erros e acabando mesmo por os convencer, por total ausência de sentido crítico.


      Ora, com este método maquilhador, os erros tendem a repetir-se e os problemas a eternizar-se, sem que se saia da cepa-torta, seja ao nível dos incêndios, seja ao nível de tantos outros aspetos da governação de um país, aliás, como os Oficiais de Justiça bem sabem e como bem o sabem todos os dias.


      Esta manhã, pelas 11H30, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) tem agendada uma audiência com o grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República.


      Na passada quarta-feira, 11SET, também na Assembleia da República, Lucília Gago, a ainda procuradora-geral da República (PGR), prestou esclarecimentos na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.


      Entre tantos outros aspetos, Lucília Gago referiu os “enormes malefícios das greves em vigor”, referindo-se à “greve alongada no tempo, por tempo desmesuradamente longo” e acrescentando que os “malefícios” das greves, “só daqui a algum tempo se farão sentir em toda a sua amplitude”.


      Confirmou, portanto, a PGR aos deputados, que a dita pacificação social dos, ou com os Oficiais de Justiça, pelo acordo dos 3,5%, não existe, como bem sabem todos (ou quase todos) os Oficiais de Justiça.


      A maquilhagem, o método do disfarce e da dissimulação, também neste aspeto foi construída. Há entidades e Oficiais de Justiça que afirmam existir uma pacificação advinda do acordo firmado entre um dos sindicatos e o Governo, enquanto outros, tantos que parecem quase todos, não se sentem minimamente pacificados com tal mascarada conquista.


      De fora da carreira dos Oficiais de Justiça e, obviamente, sem clubites sindicais, está a procuradora-geral da República que, aliás, tem até mais com que se preocupar, mas é a própria quem afirma aos deputados e em audiência pública que os Oficiais de Justiça não estão nada pacificados, nada tranquilos, bem pelo contrário, e que os “malefícios” das greves “por tempo desmesuradamente longo” só “se farão sentir, em toda a sua amplitude, daqui a algum tempo”.


      Recorde-se que, neste momento, a greve mais antiga que os Oficiais de Justiça cumprem, começou em janeiro de 2023, isto é, já está a caminho de, em breve, perfazer dois anos, sendo uma greve diária, de todas as tardes, por tempo indeterminado e sem serviços mínimos. Nunca se viu nada assim! E esta é uma das três greves ativas. Não, não há mesmo nenhuma pacificação, porque os problemas se mantêm, apesar da camuflagem.


      A procuradora-geral da República está já com um pé fora do cargo, pelo que já não carece de nenhuma preocupação especial de contenção naquilo que diz, especialmente agora que todos a querem ver pelas costas. Lamentavelmente, foi preciso esperar 6 anos pelo fim do mandato, para que se libertasse e se dignasse olhar para os Oficiais de Justiça.


      Lucília Maria das Neves Franco Morgadinho Gago, cessa funções dentro de dias e à Comissão disse ainda que “os últimos elementos disponíveis, porque eles vêm sendo recorrentemente atualizados, apontavam para a falta, no Ministério Público, de, pelo menos, 400 Oficiais de Justiça.”


      E continuou afirmando assim:


      «Não tenhamos dúvidas, senhores deputados, é que se realmente as condições proporcionadas a esses senhores funcionários continuarem a ser aquelas que hoje são, a todos os níveis, desde logo também no aspeto remuneratório, é certo que poder-se-á até abrir concursos, não para 570, mas para o dobro; eles acabarão por não permanecer nesse desempenho.»


      Pois não, senhora procuradora-geral da República, tem toda a razão, mas, para além dos erros que não se veem, que não se querem distinguir, há também estes constantes alertas, estas constantes chamadas de atenção, vindas de todos os quadrantes e durante anos, alertas que também não se ouvem.


      Há esperança na pacificação? Não! Nenhuma!


BustoLampadaFicha.jpg

Comentários

  1. E o parecer sobre as inconstitucionalidades do EFJ?!!


    Não sai?!!!

    ResponderEliminar
  2. Nem inconstitucionalidades, nem constitucionalidade, nem alteração...silêncio absoluto...

    Infelizmente suspeito que estão á espera que o governo caía e prontos mais um ano para discutir o estatuto...

    Desde 2018 que se discute o estatuto...

    Estamos arruinados..

    ResponderEliminar
  3. Pacificação? onde se compra e vende desse produto?


    A tratar os funcionários judiciais como escravos?
    Conheço casos que deslocados, mal saem para tomar café porque o dinheiro quase não dá para a renda de casa.

    Mas está tudo bem, o que interessa mesmo é o nivel.


    ResponderEliminar

  4. Tudo parado até à votação do OE.

    ResponderEliminar
  5. Eu estou à espera que o SFJ diga algo!

    E estou à espera do SFJ e não do SOJ, porque o SOJ disse que pediu a revisão salarial ao MJ, o que não foi atendido.

    Ora, havendo um acordo (será que há?!), do SFJ com o MJ, terá que ser este a informar os OJ dos termos do mesmo e do calendário de execução.

    Estamos a 17 de Setembro e o silêncio do SFJ é ensurdecedor!

    Falam de uma reunião, com a criação de grupos de trabalho, para a revisão do estatuto, mas a verdade é que a revisão do estatuto anda a ser discutida há anos.

    Haverá ainda necessidade de grupos para estudarem as mudanças no estatuto.

    Passados 5, 6, 7, 8 e mais anos, ainda não sabem (SFJ) o que querem do estatuto?

    Está na hora de dizerem algo de concreto, não vos parece?

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que os colegas avisaram ontem.

    Também já vi.

    ResponderEliminar
  7. Começam os palhaços.

    ResponderEliminar
  8. Avisaram o k avisaram o k??

    ResponderEliminar
  9. Eu não vi nada onde tá isso?

    ResponderEliminar
  10. Eu vi porque os colegas ontem avisaram aqui no blog, senão também me tinha passado despercebido.

    ResponderEliminar
  11. Rei dos Oficiais de Justiça17/9/24 13:30

    Caros colegas está na hora de verem a realidade, são todos oficiais de justiça e estao habituafosba lidar con fatos provados que consta das sentencas.

    Os fatos provados são que os professores, psp, gnr, guardas prisionais, militares foram aumentados em 20 por cento mais 300 a 400 euros.

    Os oficiais de justiça por causa da casta superior de oficiais de justiça perderam.

    Agora a esperança do sindicato e da casta superior é ver se o governo cai, por tal até lá não haverá qualquer anúncio de projeto de estatuto.

    E perguntam vocês mas então se eles estão a perder dinheiro porque pretendem que o status quo se mantenha?

    Simples porque são os que menos trabalham, estão nas secções onde existe menos trabalho, e mesmo a perder dinheiro são quem manda, quem tem está destacado nas comissões de serviço.

    O SFJ faz parte e defende essa casta, em virtude do estatuto em vigor estão blindados maus facilmente um auxiliar sai no prejudicado.

    Sempre se podem agarrar ao ponto tudo o que for superiormente ordenado.

    ResponderEliminar
  12. Assim já fico mais descansado. É que sempre são a mais € 300,00.

    ResponderEliminar

  13. Querias pertencer à casta

    eheheh

    a tua casta será de 30 5 e não de 10%



    ResponderEliminar
  14. Rei dos Oficiais de Justiça17/9/24 13:37

    Mesmo que a casta superior esteja a perder dinheiro sempre recebem o dobro dos auxiliares, por tal eles não se preocupam...recebem em média 1900 para cima...

    Por tal para eles está tudo bem .

    ResponderEliminar
  15. Onde está isso por causa de vocês já a minha mulher meteu me fora de casa..

    ResponderEliminar
  16. Um auxiliar com 10 anos ou 12 anos de serviço recebe cerca de 1200 e poucos euros...

    ResponderEliminar
  17. Rei,
    Para o teu comentário das 13,27:
    Segundo a tua classificação eu pertenço a essa tal "casta superior", mas PREOCUPO-ME com as pessoas.
    Como serás tu quando lá chegares ????

    Acorda !!!!

    ResponderEliminar
  18. Ó Rei tu sabes o que é ser auxiliar há 20 e tal anos?

    Não tens inveja?
    Ah queres chegar logo a administrador disto tudo.
    Tem calma que lá chegarás, se és tão profissional como apregoas.

    ResponderEliminar
  19. Esse Rei há-de dizer-me onde receber os 1900€, para eu lá ir.

    É um frustradito, por causa da casca, aih não! é por causa da casta.

    ResponderEliminar
  20. Publicaram há pouco na página.

    ResponderEliminar
  21. Pois mas o que você não entende é que na altura que recebia 1200 o dinheiro valia mais neste país... atualmente 1200 euros não tem o mesmo valor, como daki a 10 anos ou 5 1900 não terá o mesmo valor... quando falei de casta superior refiro me aos que estão a chefiar e não fazem nada não tou contra auxiliares com 20 anos de carreira.

    ResponderEliminar
  22. Qual página? Não encontro nada..

    ResponderEliminar
  23. Rei dos Oficiais de Justiça17/9/24 15:09

    Eu não tou contra quem recebe esse valor e muito menos se for auxiliar eu enumerei quem é a casta superior....

    ResponderEliminar
  24. O SFJ tem de prestar esclarecimentos!

    ResponderEliminar
  25. Agora em português que se entenda, por favor.

    ResponderEliminar
  26. Você ainda não entendeu que eles estão á espera que o governo caía e aí já não tem que fazer qualquer alteração...

    Caso isso aconteça haverá novamente eleições...ou seja apenas para abril ou maio teremos novo governo...
    Lá para junho julho novas negociações e só daki a um ano ou dois discussão sobre novo estatuto..

    ResponderEliminar
  27. Eu nem percebo porque querem implementar um Novo Estatuto!? È que com a implementação do novo Estatuto vão se as progressões de 3 em e anos! Será melhor?!!

    ResponderEliminar
  28. Querem o grau e vão ficar encalhados na mesma posição remuneratória durante 10 anos. E as promoções vão acabar porque só vai haver uma categoria no grau 3. A outra categoria vai ser como os atuais assistentes técnicos.
    O novo estatuto vai matar a carreira tal como a conhecemos.
    Tirem me deste filme

    ResponderEliminar
  29. A progressão dos oficiais de justiça é de 4 em 4 anos não é em três..

    Vá estufar.

    ResponderEliminar
  30. Pode explicar, SFF.

    ResponderEliminar
  31. Este governo da treta tem que cair já em outubro!!

    ResponderEliminar
  32. Este mês não pagamos IRS.


    Por isso não se queixem, ingratos!!

    ResponderEliminar
  33. Enquanto pagares as quotas eles não explicam nada...

    ResponderEliminar
  34. Um adjunto com mais de 25 anos de tribunais recebe pouco mais de 1300 limpos!!

    ResponderEliminar
  35. Nós e toda a gente, o acerto faz-se no ano seguinte , não dão nada a ninguém.
    A formação de um novo sindicato será provavelmente a salvação desta carreira.
    Que unifique , que quebre com estes incapazes já existentes.
    Pensemos nisso ( mas rapidamente) .

    ResponderEliminar
  36. Agradeçam ao sindicato e ao seu grande líder!!

    ResponderEliminar
  37. Este mês? Não acredito nisso.
    Eu só descontei 0,44% para IRS.

    ResponderEliminar
  38. : Vista a notícia de que por causa da fuga apeada dum grupo de criminosos esteve encerrada a Ponte 25 de abril ? Obviamente foram capturados e deverão recolher à cadeia…


    : Pois, por estes dias as cadeias estão como o país: cada fuga de cérebros altamente especializados é compensada com o ingresso de mão de obra totalmente inepta…

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ