Mais um acordo de 300 paus, agora com os enfermeiros

      Com dois dias de greve dos enfermeiros marcada para hoje e amanhã, de véspera, ontem, o Ministério da Saúde e a plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros chegaram ao final da tarde desta segunda-feira a um acordo nas negociações sobre várias matérias relativas à valorização da carreira, incluindo as tabelas salariais.


      “É um acordo negocial muito mais robusto do que propriamente o índice remuneratório. Não estamos só a falar de salários, mas também da valorização ao nível da profissão” de enfermagem, adiantou à Lusa o presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE).


      O acordo alcançado esta segunda-feira na reunião que decorreu com o Sindicato dos Enfermeiros (SE), Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), o Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE), o Sindicato Independente Profissionais Enfermagem (Sipenf) e o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) foi também confirmado pelo Ministério da Saúde.


      “Após mais de três meses de negociações, chegámos a um acordo, do qual destacaria o aumento salarial”, afirmou a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, em declarações aos jornalistas, à margem da inauguração da nova sede da Ordem dos Farmacêuticos, em Lisboa. O aumento será faseado e começa a ser implementado a 1 de novembro deste ano. A primeira tranche equivale a cerca de 50% do total, tendo efeitos já a 1 de novembro de 2024, acrescenta a nota conjunta dos Ministérios da Saúde e das Finanças.


      No mesmo comunicado, o Executivo reclama que “a tabela remuneratória dos enfermeiros não era objeto de valorização desde 2009, tendo o atual Governo conseguido uma solução em menos de seis meses”.


      A ministra destacou ainda outros aspetos acordados com os cinco sindicatos de enfermeiros envolvidos nas negociações, incluindo relativamente à progressão na carreira e aos anos de serviço dos profissionais de saúde.


      “O Governo iniciará uma discussão para construir com os enfermeiros um Acordo Coletivo de Trabalho, que é fundamental”, anunciou a ministra. “Estamos muito otimistas sobre este diálogo que vamos iniciar a 15 de janeiro de 2025.”


      Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa, na sequência desse acordo de compromisso entre as duas partes, o Governo vai avançar agora com um decreto-lei “em que um conjunto de reivindicações, que já tinha sido entregue ao Ministério no dia 20, vai ser aprovado”.


      O dirigente sindical adiantou que, ao nível salarial, fica consagrada uma valorização de seis posições na Tabela Remuneratória Única (TRU) para enfermeiros e sete posições na TRU para enfermeiros especialistas e gestores.


      “O acordo consiste, resumidamente, num acréscimo equivalente a seis níveis remuneratórios até 2027”, lê-se num esclarecimento enviado às redações pelo Ministério da Saúde.


      “Na prática, esta valorização representa um aumento remuneratório de cerca de 300 euros (cerca de 24%) em 1 de janeiro de 2027, sem prejuízo dos aumentos remuneratórios anuais aplicáveis à Administração Pública.”


      Além disso, segundo Pedro Costa, ficaram acordadas outras matérias, entre as quais o risco e o desgaste rápido da profissão e dias de férias iguais para enfermeiros com contratos individuais de trabalho e com contratos em funções públicas.


      “Assinamos um protocolo para no 15 de janeiro voltarmos a sentar-nos para negociar estas matérias, mas vai sair agora um decreto-lei onde tudo isso vai ser vertido”, avançou o presidente do SE, referindo-se à data para a qual está agendado o início da discussão de um Acordo Coletivo de Trabalho com o Governo.


      Mas a greve destes dois dias foi convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que não esteve envolvido nas negociações com o Ministério da Saúde, que não faz parte da plataforma sindical e, portanto, que não subscreveu o acordo, tendo comunicado que a greve nacional por si convocada se mantém, tal como previsto, nos dias 24 e 25 de setembro.


NotaEuro300Falsa.jpg


      Fonte: “Lusa/Público" e “Eco”.

Comentários

  1. É parecido ao nosso acordo fantástico assinado por um sindicato fantástico que perante tantos aumentos para as outras carreiras que têm de acontecer antes da aprovação do oe já no próximo mês nada faz nem nada diz.
    Tenham vergonha e demitam-se

    ResponderEliminar
  2. Eu estou incrédulo com a inércia e o silêncio dos nossos sindicatos. O que é que se passa? Todos conseguem acordos menos nós?

    ResponderEliminar
  3. Custa-me arranjar palavras para tudo isto que tem acontecido para com os O.J....desde há anos!

    Tristeza já não é o que sinto.

    É mesmo revolta!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado SFJ!

    Nunca iremos esquecer o que fizeste por nós e impediste que os outros fizessem!

    ResponderEliminar
  5. Já disse e volto a dizer algo de muito estranho se passa, nesta classe.

    Estão á espera que o orçamento chumbe e o governo caía...

    E depois tudo para, nem o SFJ nem o Soj apresentam qualquer proposta de estatuto, agem como se fossem recomeçar do zero...

    ResponderEliminar
  6. Obrigado classe egoísta por teres levado para a negociação o suplemento, deu na barracada que deu.

    Mas estava tudo doido?

    A prioridade seria a valorização salarial para todos...

    ResponderEliminar
  7. O governo não cairá é óbvio

    ResponderEliminar
  8. O que irá acontecer apartir de JANEIRO 2025.

    ResponderEliminar
  9. Levas 100 paus se levares, e dás-te por contente!

    ResponderEliminar
  10. É areia de mais prá camionete!

    ResponderEliminar
  11. Qual seria a vantagem se eles caísse?!!

    Começar tudo de novo?!!

    Estou farto de basicismos!

    ResponderEliminar
  12. Se assim for, será um brutal tiro nos pés!

    Será difícil (ou impossível) explicar a razão de um aumento desses.

    Significaria de imediato - na minha humilde opinião e vislumbre dos acontecimentos - uma saída em massa dos Sindicatos.

    ResponderEliminar
  13. Verdade mesmo.
    SFJ fez acordo antes da reunião.
    Acordo de vergonha que nem os seus associados se revem nele.

    Depois de descontos feitos, ficam 30 ou 40 paus de papo secos.

    Dá para 40 km de combustível.

    pagar para trabalhar.


    ResponderEliminar
  14. Revolta e nojo mesmo!

    ResponderEliminar


  15. Os sindicalistas, perante isto, deveriam vir para as secretarias trabalhar.

    O que fazem ou nada é ZERO.

    Vergonhoso.

    ResponderEliminar
  16. O que de melhor pode acontecer é esse homem ser demitido pelos sócios desse sindicato! Ele é o principal inimigo dentro da classe.

    ResponderEliminar
  17. Aqui está o exemplo cabal como negociar, com datas, com.prazos.

    Ao contrário do que se passa com os sindicatos dos OJ.

    Silêncio absoluto...segredos etc...

    ResponderEliminar
  18. Rei dos Oficiais de Justiça24/9/24 09:48

    O SOJ diz coisas muito bonitas, mas onde está uma porcaria de um projeto de estatuto???

    Onde está ações judiciais contra o atual estatuto nos pontos que se consideram inconstitucionais e violam direito dos trabalhadores?

    Onde está a providência cautelar para parar este concurso por violar o estatuto?

    Pois nada de nada....

    ResponderEliminar
  19. Alguém está a dizer que existe vantagem?? Para alguns claro que existe...

    Para os que estão nos famosos cargos de chefia porque são meninos bonitos claro que tem vantagem..

    Os que ainda estão para subir de escalão no atual regime...

    Etc..

    ResponderEliminar
  20. O que irá acontecer em janeiro???

    Ehehe

    Vão começar a analisar o estatuto....

    ResponderEliminar
  21. Quem está em cargos de chefia nunca poderá deixar de estar!

    Mas pronto, já aqui expliquei vezes sem conta, mas há colegas que simplesmente não encaixam!

    Mas qual será mesmo a vantagem desses que estão no cargo de chefia?

    ResponderEliminar
  22. O que te leva Rei a falar mal do SOJ?

    Lembraste-te que existia o SOJ e agora, pelo menos nos últimos dias, não desarmas?!!

    ResponderEliminar
  23. Enquanto pagarem as quotas...

    ResponderEliminar
  24. A próxima manifestação devia ser à porta do sindicato!!

    💪💣🧨

    ResponderEliminar
  25. Quais são os termos do acordo?

    Onde está esse acordo escrito, e porque não temos acesso a ele se o mesmo mexe com as nossas vidas?!!

    Foram para uma pretensa negociações, arrogando-se representar 87% da classe e saíram da negociação prejudicando 100%.

    Quem vai pagar por isto?

    Quando?

    ResponderEliminar
  26. A esta altura já não há margem de manobra para os sindicatos negociarem um qualquer acordo e valorização de pelo nemos 300 euros. E QUE ESSES 300 EUROS SEJAM EM CIMA DO ORDENADO E DO SUPLEMENTO, CASO CONTRARIO SE RETIRAREM O SUPLEMENTO SERÁ UM AUMENTO DE APENAS 200 EUROS.

    ResponderEliminar
  27. Rua Marçal

    Vai trabalhar para a secretaria

    ResponderEliminar


  28. É isso mesmo...

    A remoção do SRP, num suposto aumento de 300 paus, significaria logo à cabeça um corte de praticamente 1/3 desse ganho.

    ResponderEliminar
  29. Para o comentário das 10:01 vou explicar melhor são os que estão a receber como principais, secretários etc só porque foram destacados para o cargo...sem concurso sem nada ... tem.vantagem.porque recebem mais não se faça de desentendido.

    ResponderEliminar
  30. Corrijo... Seria um corte bem maior que 1/3.

    ResponderEliminar
  31. Na minha opinião o acordo não está a ser cumprido!

    Se repararem no nos termos do "horrível" acordo, este termina dizendo, a bold, o seguinte:

    "Mais se comprometem as Partes a iniciar os trabalhos de revisão do Estatuto dos Funcionários Judiciais com a maior celeridade"

    Isto só pode se entendido como vontade expressa pelas partes em COM A MAIOR CELERIDADE proceder à revisão do estatuto!

    Ora, isso não se tem passado.

    É preciso ver que o acordo é de 05-06-2024.

    Onde está a celeridade?!

    É bom de ver que há uma parte que não está a cumprir e que há outra parte que não exige o seu cumprimento!

    ResponderEliminar
  32. Os sindicatos é que fazem projetos de estatuto? Um pouco de conhecimento jurídico seria importante. A grande preocupação deste autoproclamado rei é o medo de ver entrar outros licenciados... a mama já é pequena para os que aqui estão, entrando outros ele entendeu que nem com cunhas lá vai.

    ResponderEliminar
  33. JÁ DEVIA TER ACONTECIDO, DEMITIREM-SE

    VERGONHOSO

    ResponderEliminar
  34. estamos entregues à bicharada

    ResponderEliminar
  35. Bom dia.
    Fui notificado pela DGAJ do valor a receber relativo à sentença do período probatório.
    Alguém sabe quanto tempo demora a cair na conta após a notificação?
    Não é muito, mas como a grande maioria dos OJ's , qualquer coisa é lucro.

    ResponderEliminar
  36. Os únicos beneficiários do acordo dos papo secos são:

    - os LAMBÕES e PREGUIÇOSOS que não passam do suficiente

    e

    - os LAMBÕES e PREGUIÇOSOS que metem baixa por tudo e nada e que não gostam de trabalhar.

    ResponderEliminar
  37. Rei dos Oficiais de Justiça24/9/24 12:59

    Vamos acabar com a Chico espertice do anónimo das 11:55...

    Não fazem o projeto do estatuto mas podem fazer perfeitamente uma proposta do projeto do estatuto.. como é obvio.

    O que já deveria estar feito e ser do conhecimento de todos os sindicalizados...

    É assim que todas as outras classes fazem
    ...
    Por tal você é que tem que estudar e ampliar o seu conhecimento nos termos da negociação com entidades públicas...

    ResponderEliminar
  38. Muito bem dito o acordo está a ser violado...contudo uma classe que se convoca uma manifestação aparecem oitenta está tudo dito...o governo sabe dessa fraqueza desta classe...

    ResponderEliminar
  39. Só uma questão os que entraram em 2015 também tem direito a receber algo??

    ResponderEliminar
  40. Esperemos que um dia nunca fiques doente e aí darás valor a uma baixa...

    Os bons são os que trabalham de graça horas extra...

    Os da madeira é Setúbal esses é que são bons.

    ResponderEliminar
  41. Não estava a fazer-me desentendido.

    Primeiro, porque não sou dos de "cima"!

    Segundo, por não tenho qq tipo de cunhas ou amizades dentro desta casa!

    Mas, sim talvez tenha uma certa razão, talvez sofra de alguma ignorância ...

    ResponderEliminar
  42. Não, a sentença não abrange esse período temporal.
    O Colega certamente não esteve 4 anos no primeiro escalão.
    É desde 1989 a salvo erro, 2008 (não tenho a certeza sobre o ano mas anda por aqui).

    Continuo sem saber quanto tempo demora a receber depois da notificação....

    Vá lá, Colegas.

    ResponderEliminar
  43. Não há beneficiários do acordo, só perdedores!

    Não pensem de outra forma, isto não interessa a ninguém, talvez nem à tutela, nem ao MJ, mas eles ainda não o descobriram e pensam que estão a comer todos por lorpas!

    Pois isto vai-lhes rebentar na cara, e vão ficar com um problema grave para resolver!

    Querem poupar umas massas, e estão a poupá-las, mas os serviços estão na rua da amargura, e vão pior muito, muito!

    No fundo tudo não passa de uma tristeza, de uma vergonha!...

    ResponderEliminar
  44. É uma matéria que respeita a todos portanto não só dos sindicalizados.
    Essa ideia peregrina deve ser desmitificada.
    Em matéria de revisão estatutária os sindicatos têm dever de infirmação a toda a classe.
    não é apoio jurídico a um sindicalizado, nem bilhetes para o circo.
    Haja honestidade intelectual

    ResponderEliminar
  45. O acerto do período probatório é só para quem entrou entre outubro de 1989 e 2006, após este ano o período probatório foi contabilizado para todos, portanto, só esses mais antigos é que não tiveram essa contabilização.

    ResponderEliminar
  46. Depois da notificação do valor tem o prazo de pronúncia em dias úteis, quando terminar o prazo conte receber, a correr bem, no segundo mês subsequente ai do termo do prazo. Por exemplo, foi notificado agora, o prazo termina em outubro, deverá receber dezembro (a correr bem).

    ResponderEliminar
  47. Temos colegas de baixa com doenças oncológicas a quem o dinheiro faz muita falta.
    Suficientes, qualquer um pode ter, basta estar num juízo afundado, trabalhar com uma juiz de mer.. ter uma chefia lambe botas e apanhar um inspector com vontade de arrear.
    Já vi acontecer e a colega não merecia o que lhe fizeram.
    Acabou por desistir disto, com muita pena dos restantes colegas.
    Há abusos?
    Claro que há, mas também há colegas em situações complicadas que mais uns " trocos" ao fim do mês faz toda a diferença.
    Não precisamos de ser umas bestas uns para os outros para demonstrar o ponto de vista.
    Às vezes penso que muitos de nós só temos o que merecemos...
    FF

    ResponderEliminar
  48. Está mais que na hora dos sindicatos virem dizer alguma coisa à classe e aos associados. É agonizante este silêncio.

    ResponderEliminar
  49. Colegas, é óbvio que a malta do Sindicato nunca apresentará a demissão por sua iniciativa e por uma simples razão... É QUE TERIAM DE VOLTAR PARA OS TRIBUNAIS. LOL

    ResponderEliminar
  50. Está esclarecido...mas ainda lhe digo existe ainda situações de colegas a fazer o mesmo que você, contudo se aceitam ir para um determinado lugar podem receber até ao dobro do que você recebe isto é real conheço de situações dessas....

    Sem concurso sem nada...

    ResponderEliminar
  51. Eu diria melhor teriam que voltar ao inferno... ás trincheiras...

    ResponderEliminar
  52. Para mim, no meu entender, isso já é caso de polícia!

    ResponderEliminar
  53. Precisamente!

    O que fazem (negoceiam) interfere na vida de todos, portanto devem informar para "todos"!

    ResponderEliminar


  54. Mas se são fracos para os tribunais, como poderão ser fortes para os sindicatos?!!

    ResponderEliminar
  55. Rei dos Oficiais de Justiça24/9/24 16:07

    Tudo bem mas uma coisa é o dever moral de informar todos outra coisa diferente é a obrigação...

    O vínculo jurídico que o sindicato tem é com os que são sindicalizados...

    ResponderEliminar
  56. No meu caso fui notificado por volta de 20 de dezembro e recebi o valor no ordenado de fevereiro.

    ResponderEliminar
  57. Se fala do SFJ, é evidente que neste momento é o único sindicato capaz de fazer alguma coisa neste momento, mas penso que o local indicado para montar a tenda é a DGAJ, único organismo capaz de abrir os olhos da classe política, assim o quisesse.
    Não tenho qualquer dúvida de qua a decisão de os OJs receberem um tratamento igualitário com as outras carreiras, passa pela Dgaj.

    ResponderEliminar
  58. Nem mais, tudo uma cambada de acomodados que só sabem reclamar e levantar o rabo do sofá tá quieto.
    Cada um deita se na cama que faz!

    ResponderEliminar
  59. Se assim fosse os acordos que fazem também só vinculariam os associados, o que não é obviamente o caso!

    ResponderEliminar
  60. Do não, dos dois Sindicatos!!!
    Se o SFJ faz mal, o outro nada faz!!!

    ResponderEliminar
  61. Não sei porque tanta indignação, a diferença é apenas de um zero.
    Marçal, devias levar com este zero num sitio que eu cá sei.

    ResponderEliminar
  62. Boa ideia manifestação contra a DGAJ seria algo de inovador, impactante e inédito....

    ResponderEliminar
  63. Além de lhe pagarem o valor, sabe, ou foi informado, se muda de escalão? É feita actualização de escalão? Como é que funciona?

    ResponderEliminar
  64. Enquanto os nossos maravilhosos sindicatos estão em silêncio...o sindicato dos policias Aspp a pedir novas regalias....pedir o pagamento dos serviços em atraso...

    E já celebrou acordo para em 2025 resolver e afinar diversas questões da profissão...

    E está hem???

    ResponderEliminar
  65. Aguardemos por informação sindical, do SFJ até finais da próxima semana.
    Penso que virá informação, com calendarização e ,propostas entregues à tutela.
    Se assim não for, tudo preto no branco, será porque batemos muito em baixo e vale mais dizer adeus a certas pessoas.

    ResponderEliminar
  66. Até final da próxima semana? Ainda não tiveram tempo.sis que suficiente? Sabe por acaso quando é a votação para o orçamento de estado?
    Sabe que as medidas e os orçamentos para os diferentes ministérios já estão a ser discutidos/decididos????
    Está tudo a dormir?
    Dar mais tempo aos sindicatos para terem algo pronto que já haveria de estar na ais do que discutido e preparado há muito?
    Porquê tanta benevolência com os sindicatos?
    Não entendo.
    A culpa também é nossa só nos queixamos e fazemos 0.
    Enviem e-mails aos sindicatos dizendo que se nada de concreto for decidido/proposto está semana entregam os cartões.
    E façam-no caso não correspondam .
    Acham que podemos ficar pior do que já estamos?
    Está na altura de lhes retirarmos a legitimidade de nos representarem, e das duas, uma ou dão á parte ou voltam para os tribunais.

    ResponderEliminar
  67. O pagamento só ocorre porque há diferenças no escalão que se vem acertando até ao presente, portanto o que é corrigido é o tempo do escalão. Em alguns casos dá para mudar já, mas noutros não dá no imediato.
    Exemplo: quem estiver no mesmo escalão há dois anos ao receber um acerto de um ano vai mudar, mas quem está só há um ano no escalão ao receber o mesmo acerto de um ano ainda vai ter de esperar mais um para mudar.

    ResponderEliminar
  68. Apoiado isto só vai se forem apertados...
    Afinal nós somos espezinhados e mal tratados todos os dias nos tribunais e apertados...

    Porque não fazer o mesmo?

    ResponderEliminar
  69. Ninguém falou dos colegas que, infelizmente, estão doentes.

    O comentário faz referência aos "artistas" que são lambões, que não gostam de trabalhar e que metem baixa por tudo e por nada.

    Leiam com atenção e saibam distinguir!!

    ResponderEliminar
  70. Você é que me saiu um Ganda dum doente da cabeça... vá trabalhar por amor você é um grande trabalhar vai receber uma mão cheia de nada ou de m....

    Quem mete baixa faz muito bem é uma forma de lutar contra esta exploração... Para o Anonimo das 21:05

    ResponderEliminar
  71. Lambão das 21:11:

    Vá trabalhar você 🫵

    Você 🫵 deve ser um desses artistas que falta por tudo e por nada e que agora até esfrega as mãos de contente com o acordo dos papo secos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ