O vencimento deste mês traz mais valor líquido
Antecipado para hoje o recebimento do vencimento deste mês, é com espanto que os Oficiais de Justiça veem o seu rendimento líquido, isto é, o rendimento disponível, consideravelmente aumentado.
Não, não se trata de nenhuma valorização salarial idêntica à que sucedeu com outras carreiras em funções públicas, mas apenas um acerto no desconto do IRS. Alguns têm um desconto de IRS muito diminuto enquanto que outros nem desconto têm.
De acordo com o escalão e a tabela em que cada um se encontra, a retenção na fonte do IRS neste mês é de zero ou de valor muito baixo, muito longe daquilo que é habitual.
Mas isto não veio para ficar, trata-se de um pontual acerto retroativo pela mudança introduzida nas tabelas de retenção na fonte e que tem ainda por intuito que para o ano não haja ninguém a receber IRS, aquando da entrega da declaração anual, ou, se ainda assim tiver de receber, que o valor seja o mais baixo possível.
As novas tabelas de retenção na fonte para os meses de setembro e de outubro deste ano em curso incorporam um mecanismo de compensação – através de taxas muito reduzidas – para fazer refletir o alívio adicional ao IRS, promulgado no passado mês de julho, no total dos rendimentos obtidos desde o início do ano.
Na prática, os trabalhadores dependentes e os pensionistas vão sentir um aumento significativo do seu salário líquido nestes dois meses, devido a este efeito de compensação e retroatividade.
Trata-se de uma nova estratégia para ajustar a retenção na fonte do IRS, com o objetivo de refletir a recente redução do imposto, aplicada retroativamente aos rendimentos acumulados desde o início do ano.
Desta forma, a não retenção ou a retenção especialmente reduzida de IRS nestes dois meses, procura devolver aos contribuintes os valores que foram retidos em excesso nos meses anteriores à aprovação da descida do IRS, não deixando tal devolução para o momento do acerto anual com a entrega da declaração.
A compensação desse excedente de retenção, entre janeiro e agosto, concretizada agora neste mês de setembro e no próximo mês de outubro, manterão nestes dois meses as taxas de retenção na fonte consideravelmente reduzidas, de forma a ajustar a diferença relativa aos meses anteriores, incluindo o subsídio de férias já pago em junho. Ou seja, estamos a falar de uma compensação retroativa de nove pagamentos remuneratórios.
Portanto, em termos de remuneração líquida ao final do mês, os Oficiais de Justiça beneficiam de três meses consecutivos com mais dinheiro no bolso: setembro e outubro com a redução da retenção de IRS e novembro com o recebimento do subsídio de Natal, também denominado como décimo 13º mês.
São meses excecionais em termos remuneratórios, por via da compensação do imposto e não por existir uma real valorização salarial, isto é, o salário continua o mesmo. Ainda assim, em última instância, a descida na retenção na fonte pela alteração das tabelas, ao permitir que os trabalhadores disponham de mais rendimento líquido, pode chegar a ser considerado, em esforço interpretativo, como uma valorização salarial, uma vez que aquilo que releva para o trabalhador é o valor que efetivamente aufere a cada mês; o valor que tem disponível para as suas despesas do mês e não o valor virtual bruto que lhe dizem que aufere, valor este de que nunca dispõe efetivamente.

Fontes: “Executive Digest” e “Doutor Finanças”.
Com menos retenção na fonte, quem recebe IRS, pode começar a "juntar" uns trocos pois para o ano que vem quase de certeza que vai pagar IRS. É a balança ⚖️ do pega lá dá cá.
ResponderEliminarFoi bom e veio mesmo a calhar.
ResponderEliminarDeu para compensar os 7 dias completos de greve nas duas primeiras semanas de julho e a falta de subsídio de refeição na quinzena seguinte por motivo de férias.
Se vai haver réplica em outubro, calhará igualmente bem em razão das greves da semana do feriado de agosto.
No meu estaminé estamos 5 pessoas, 3 do SFJ e 2 do SOJ, mas quando estamos revoltados remamos todos para o mesmo lado, exatamente como quando estamos focados no serviço.
Pontualmente todos farão uma ou outra greve por conveniência pessoal, mas no geral o que importa é que anda muita mostarda no ar da carreira e ela chega-nos com demasiada frequência ao nariz para os nossos gostos.
Resumindo, 3 meses bons para fazer greve sem grandes problemas de tesouraria.
Fazer greve porque eu acredito na Dr.ª Lucília Gago quando afirma que tem indicadores.
Se não recebeu os valores da Ação 2073/09, sendo cada caso um caso, no geral, creio que não chegaremos a tanto, a maioria deverá é receber um valor residual comparado com o que recebia anteriormente.
ResponderEliminarXiii, não acredito que fiz este comentário sem ter uma coisa. um toque, que tinha uma colega minha de estágio.
Dão com uma mão tiram com outra...
ResponderEliminar
ResponderEliminarA greve é uma arma!
E se houvesse união, esta carreira conseguia o que anda à procura há anos.
Mas não há união e desde logo porque os sindicatos não se unem.
Quando reúnem e não se convidam um ao outro para concertar opiniões e nem sequer ouvem os associados.
Tristeza.
Agora vou fazer um serviço externo.
ResponderEliminarVolto já.
Bom dia.
ResponderEliminarEu também não descontei IRS neste mês e não vou descontar para o mês que vem.
No entanto, pelas minhas contas, sou casado e tenho dois dependentes, ainda tenho um valor residual a receber.
Uma vez que o governo quer esta situação regularizada nos meses de Setembro e Outubro, alguém sabe qual vaio ser o procedimento??
Eu preferia que este momentâneo aumento salarial fosse uma realidade todos os meses, como o vai ser para DEZENAS de milhares de outros, mas para isso teria de ter havido outro discernimento, outra capacidade, outra firmeza que não houve!
ResponderEliminarÉ daquelas oportunidades que só aparecem 2 ou 3 vezes na vida, aqui aplicável ao mundo profissional e sindical.
penso que o que houver a acertar será aquando da entrega da declaração.
ResponderEliminar
ResponderEliminarAumentos à PJ ou PSP?
certo, pergunte ao Costa
Ou aos guardas prisionais!
ResponderEliminarE parece que FA também houve aumentos ...
E também para aqueles tipos, os OJ, pelo menos foi isso que deu na tv! Espere lá! parece que esse OJ ficaram a chuchar no dedo!!!
Que se terá passado com eles?!!
Não voltei no auge da minha melhor disposição.
ResponderEliminarNa verdade, acabei de ser vítima de uma enorme penhora, nem sei bem se não terá sido mais um arresto, por parte duma cadeia de supermercados a cujo nome não aludirei para não fazer publicidade, negativa. E ainda tive que deixar lá caução. Tudo sem alguma vez ter visto algum edital ou anúncio. Nada, nem uma citaçãozita...
Espero vir a ter agora a devida compensação, aqui no blogue, nomeadamente por meio da partilha de informação fidedigna acerca das nossas preocupações do momento.
Já há novidades quanto ao estatuto?
E conteúdos funcionais nas entrelinhas...
ResponderEliminarForam comidos de cebolada?
ResponderEliminarSe calhar até foram comidos sem cebolada!
ResponderEliminarCoitaditos dos sargentos da justiça!
Na qualidade de defensor do SFJ venho intimar o SOJ a apresentar o seu projeto de estatuto no prazo de 10 dias, sob pena das combinações legais.
ResponderEliminarRei - Se não tens nada de inteligente para dizer, não digas, fica calado!
ResponderEliminaruma boa combinação legal era meter- te um internamento compulsivo.
ResponderEliminarÉ uma fraca combinação ser Of.J. e não saber escrever.
ResponderEliminarA cominaçāo certa para este colega é obrigá-lo a voltar à escola e a ler também uns Códigos para aprender sobre a matéria em que trabalha...
Que pena!
Qual colega? O tipo não é colega, é palhaço.
ResponderEliminarPor aqui se vê o estado mental de muitos de nós ...
ResponderEliminarDeixem o homem falar que tem razão, está a ser irónico.
ResponderEliminarTambém fico a aguardar que o SOJ apresente o seu projeto de estatuto.
Seria de todo oportuno que as duas estruturas sindicais trabalhassem nesse sentido.
O ideal seria que o fizesse em conjunto com o SFJ, mas pelo menos que dê a conhecer a sua proposta.
ResponderEliminarFritos, cérebros fritos...
Também se podia dizer:
ResponderEliminar"Fecundados, cérebros fecundados ..."
EHEHEHEH
ResponderEliminarMeus amigos, nada tem a ver com o assunto, mas....
ResponderEliminarFaz hoje duas semanas que os queridos e queridas colegas se reuniram em Fátima e dali terão saído uma série de conclusões para apresentação à tutela e, eventualmente, diria eu que necessariamente, aos colegas.
A reunião e as conclusões obtidas, como todos sabem, seriam sobre o nosso novo estatuto.
Muito provavelmente e uma vez que os conteúdos funcionais já estavam aprovados e dactilografados, o restante caberá em duas, três páginas.
Ainda assim, passadas duas semanas os nossos queridos amigos dirigentes sindicais acham que nós não somos merecedores de saber o que eles decidiram por nós.
Eu estou á beira de um ataque de nervos por tanta falta de consideração e pondero se não seria de se formar um grupo para promover uma Assembleia Geral que permitisse por um fim ao sofrimento que estes colegas de topo do Sindicato estão a ter para aturar uma classe que não os merece.
Pensem nisso e comecem a equacionar a tal assembleia, pois que, de outra forma, continuaremos a ser destratados, desreipeitados e humilhados por quem nos deveria anima.
Ora bem.
ResponderEliminarFui agora Notificado da sentença do período de provisório.
Entrei em 2000.
Fui promovido a adjunto em 2023.
Pelas contas da DGAJ tenho a receber 7.034 euros.
Alguém por aqui na mesma situação??
Não coincide com a tabela deste Blog.
Obrigado.
Ainda aqui ontem falei nisso e vieram logo vozes "amigas" ou de dentro dessa força sindical dizer que não tinham prestar contas a ninguém!
ResponderEliminarComo é possível tanta ignorância?
Ainda por cima de quem tem responsabilidades de representação!..
Eu ainda não e fui provisório de Set. 1999 a Set. 2000.
ResponderEliminarQuando tiver notícias faço o post!
Calma colega.
ResponderEliminarMais logo o Marssal vai enviar um fax aos associados ...
Colega, dê-se por contente.
ResponderEliminarEu sou de 99.
Promovido em 2017.
Vou receber uma m... de mil e poucos euros.
Má hora ter concorrido para adjunto.
Se me mantivesse como auxiliar estaria a ganhar mais do que ganho agora como adjunto.
Ironias da vida de um oficial de justiça...
Na minha qualidade supra indicada e em defesa do meu Rei, venho declarar que essa espécie já foi convolada em Processo Comum de Tratamento Involuntário, pelo que, sendo agora comum, já não Lhe pode ser aplicada.
ResponderEliminarDê-se mas é por satisfeito.
ResponderEliminarAo menos já ganha desde 2017 pelo índice 470 ou 500.
E se não tivesse tido a promoção estaria só pelo 440, e apenas desde dezembro do ano passado.
Se isso fosse verdade, que já foi notificado, era o fim da picada.
ResponderEliminarSignificaria que a DGAJ estaria indubitavelmente a dividir para reinar.
Sabendo que quem foi promovido nos anos de 2017 não usufruiu do tempo de descongelamento estar agora a pagar o tempo de provisório aos promovidos depois de 2019 antes deles, seria uma autêntica declaração de guerra a muito boa gente, que decerto se sentirá por ser filha de pais iguais.
Primeira pergunta:
ResponderEliminarÉ sindicalizado no SFJ?
Segunda pergunta:
Já tentou saber junto do delegado sindicalizado do seu local de trabalho, coordenador ou mesmo junto da direcção do SFJ?
Penso que são estes os passos a dar. Não me parece que deva procurar respostas neste espaço ou em redes sociais....
Um autêntico disparate o que acabou de escrever.
ResponderEliminarÉ que não tem mesmo noção da idiotice que vomitou. Enfim...
Bem fazem alguns colegas que nada dizem se já receberam ou quanto receberam.
O comentador das 18:10 é para o comentador das 17:21.
ResponderEliminar* O comentário das 18:10 é para o comentador das 17:21.
ResponderEliminarO comentador das 17:21 é um ser que tem um corpo metade humano metade bode.
ResponderEliminarAs suas perguntas, sim, sim e sim
ResponderEliminarQuanto a última questão, este espaço e outros do género são espaços onde poderá nascer algum movimento que inverta a situação, pois não conheço os colegas nem deles tenho o contacto
Assim, de facto este e um dos locais próprios
Cheira-mr a que pertencerá a direcção, secretariado ou órgãos regionais, acertei?
É um sátiro, que por acaso também foi o comentador das 17:32.
ResponderEliminarE também é de referir que, apesar de não estar na sua situação de 3.º escalão mas noutra diversa, o aludido vomitador de idiotices, nas suas conversas escritas com a Sr.ª Ministra da Justiça, já teve oportunidade de demonstrar solidariedade para com o seu caso, não se limitando a "vomitar idiotices" apenas relativas ao seu - meu - próprio umbigo.
ResponderEliminarDepois de tão ousado acordo, tão ousado que de acordo só tem o nome, porque nada ficou escrito, nem com os milagres Fátima lá vamos!
ResponderEliminarClaro que mais tarde ou mais cedo o M. da inJ. vai acabar por publicar o estatuto.
Quando o fizer, a personagem principal do dito sindicato mais representativo vai dar um gritinho, gritinho que anuncia a traição do MJ e da Drª. RIta!
Com as costas dilaceradas da facada, o principal culpado vai virar vitima, e muitos ao lado dele estarão, tentando expiar as culpas que também têm!
Miseráveis de tais seres, que tanto mal fazem, e nós, que não saímos deste pântano Guterreano!
Para quem se queixa de manhã à noite:
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/share/r/AECLWPn8YBEHW52R/
Com a tabela do blog consegue fazer o cálculo da sua situação?
ResponderEliminarConheço uma colega que entrou em 2000 e recebeu cerca de 10 mil euros
ResponderEliminarO Marssal esta noite vai enviar um fax para todos os associados!
ResponderEliminarEstejam atentos!!
Sim, desde que estejamos no intervalo temporal ali indicado, conseguimos fazer o cálculo.
ResponderEliminarSim, Colega, fui realmente notificado.
ResponderEliminarEntrei em 2000.
Promovido a adjunto em 2023.
Também não sei qual é o critério.
Na minha modesta opinião, quem deveria receber primeiro são os colegas mais antigos, desde 1989, pois se isto é uma injustiça para todos, para os mais antigos a injustiça é mais antiga, sendo certo que é dinheiro que nos pertence, logo a entidade DGAJ reteve aquele dinheiro deve começar pelos mais velhos.
Quanto ao valor, 7.000 euros, realmente é um pouco estranho porque alguns colegas que entraram na mesma altura receberam um pouco mais, na ordem dos 10.000 euros e eu não tenho baixas prolongadas.
Além do ofício/notificações, enviaram uma folha em Excel com os cálculos.
Aparentemente parece estar tudo certo mas lá está, só comparando os cálculos que fizeram a outros Colegas.
Caro Colega.
ResponderEliminarEstou a achar a diferença um pouco exagerada.
Na folha em Excel que me enviaram percebe-se o que recebi até cada uma das interrupções de subidas de escalões, PAC e Troika.
Realmente, aquela diferença do 5 para o 6 escalão de auxiliar, faz toda a diferença.
Bem que concorri á promoção mas por pouco nunca "apanhei" o desejado lugar.
Só quando já estava quase no final do 4 escalão de auxiliar é que reparei que mais três anos e qualquer coisa dava um salto de 180 euros mas ainda assim, continuei a concorrer e até cheguei a reclamar para a DGAJ.
Entendo a revolta dos Colegas que são adjuntos há mais tempo e recebem menos que adjuntos há menos tempo, mas por favor, nós não temos culpa nenhuma da situação.
Aliás, foram 23 anos a arranhar....
Colega das 22:24
ResponderEliminarNinguém está contra ninguém.
Nem sequer, neste caso, contra a dgaj.
A lei (ou dl) da recuperação do tempo de serviço é que está mal feita e não previu estas situações bastante injustas.
Parece que foi um castigo para quem foi promovido.
ResponderEliminarInfelizmente, não há muitas pessoas razoáveis assim.
Tiro-lhe o meu chapéu e é uma honra partilhar consigo a profissão de oficial de justiça.
Coitado do senhor.
ResponderEliminarDeve passar a vida a mandar faxes para os seus associados!
Depois das diskettes os faxes!
ResponderEliminarContas mal feitas.
ResponderEliminarOs valores são dispares.
ResponderEliminarPode sempre pedir esclarecimentos à DGAJ segundo o Sfj...
ResponderEliminar