Próxima sexta-feira 13 Concentração junto ao MJ

      «Perante a postura do Governo para com os Oficiais de Justiça, numa conjuntura em que dispunha e dispõe de ferramentas financeiras, legais e instrumentais para dar, no imediato, um primeiro passo para a revitalização de uma carreira que se encontra em queda há mais de duas décadas, impõe-se começarmos setembro mostrando à tutela e à sociedade a nossa veemente indignação e determinação em continuarmos a lutar pela nossa dignificação profissional.»


      Assim começa o apelo elaborado por um grupo de Oficiais de Justiça que, espontaneamente, decidiram organizar uma concentração de protesto para marcar o arranque deste terceiro período do ano judicial oficial que corresponde ao início do ano judicial tradicional.


      Em face da inação dos sindicatos, estes Oficiais de Justiça inquietos, saltam o muro alto e fogem do aprisionamento em que se encontram todos os Oficiais de Justiça, rendidos às ordens emanadas pelos sindicatos, especialmente do sindicato com maior número de sócios inscritos.


      Depois de discutida a data e a hora, de forma alargada com muitos Oficiais de Justiça que participam em vários grupos de diferentes redes sociais, foi encontrado o momento mais conveniente para a maioria: a próxima sexta-feira treze.


      Está, portanto, agendada para a próxima sexta-feira, dia 13-09-2024, pelas 14H30, a Concentração-Manifestação de Oficiais de Justiça na Praça do Comércio (Terreiro do Paço) em Lisboa, junto ao Ministério da Justiça.


      Os Oficiais de Justiça poderão comparecer usando as greves em vigor, decretadas pelo SOJ e também a do SFJ que, às sextas-feiras, podem começar logo às 09H00 ou, quem não queira começar logo às 09H00, poderá começar à tarde, a partir das 12H30,


      A concentração está regularmente comunicada às autoridades competentes e, bem assim, comunicada a toda a comunicação social, pelo que a única coisa que falta é a presença de muitos Oficiais de Justiça.


      Na comunicação que este grupo de Oficiais de Justiça, irrequietos e insatisfeitos, enviou para todos os tribunais e serviços do Ministério Público, solicitando difusão, difusão essa que, no entanto, não ocorreu em todos os locais e, por isso, não chegou ao conhecimento de todos, consta assim:


      «Os problemas com que a classe se debate persistem e acentuam-se dia após dia e este Governo dá, nitidamente, mostras de pretender protelar o tratamento das graves enfermidades que assolam a classe, de entre as quais remunerações inaceitáveis, condições de trabalho indignas, carência de recursos humanos e estagnação na carreira.


      Só não vê quem não quer: os Oficiais de Justiça não constituem prioridade também para este Governo, muito visível até pelo tratamento discriminatório face ao conferido a outras classes profissionais.»


      A comunicação termina assim:


      «Vamos, todos juntos, manter a pressão sobre o Governo, exigindo medidas imediatas para conter a aguda hemorragia da classe e um projeto de Estatuto que de facto seja a base para a valorização e dignificação profissional de todos os Oficiais de Justiça. Por conseguinte, apelamos a todos os colegas Oficiais de Justiça para a forte adesão à presente iniciativa, divulgando-a e comparecendo, pois terá o sucesso e eficácia que cada um de nós quiser.»


      Para além da comunicação no e-mail remetido, foi junto um documento em anexo com o mesmo apelo e identificação dos organizadores. Esse ficheiro pode ser consultado acedendo por “Aqui”.


      Este mesmo buliçoso grupo de Oficiais de Justiça também levou a cabo há dias uma outra iniciativa, já aqui dada a conhecer, que consiste na subscrição de uma “petição pública”, petição essa a que pode aceder seguindo esta hiperligação: “Petição Pública - Em Defesa da Verdade e dos Oficiais de Justiça”.


PracaComercioLx-MJ.jpg

Comentários

  1. Anónimo9/9/24 09:41

    Bom dia,

    Isto já não vai com manifestações, abaixo assinados ou o quer quer que seja.

    Como alguns diziam de nós no tempo da troika "os portugueses só querem p.t.s e vinho verde" e para isso precisam apenas de mais uns trocos no bolso e é só por isso que muitos se prestam a dar o seu apoio.

    É verdadeiramente impressionante como é que gente tão "inteligente" se apressa a assumir responsabilidades para as quais não está notoriamente preparada (nem bem nem mal).

    O poder, parece, corrompe as virtudes das pessoas.

    Lembro um detalhe curioso na Sé da Guarda (perto existe uma casa que julgo ser da família Júdice, à porta da qual pode-se ver um relógio do sol, para medir o tempo, de ação e de inação) trata-se de uma gárgula que se encontra virada para Espanha. Essa gárgula representa um homem de traseiro ao léu, cagando para os espanhóis...

    No nosso Ministério da Justiça parece existir um elemento igual, cujo traseiro começa a descobrir-se para onde está virado, precisamente para nós!

    Estão-se literalmente a marimbar para o caos dos tribunais e não querem saber da nossa carreira.



    ResponderEliminar
  2. Rei dos Oficiais de Justiça9/9/24 09:47

    Os meus parabéns a estes oficiais de justiça finalmente alguns começaram a despertar.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/9/24 09:50

    Falta pouco para me por a andar dos tribunais, por isso, e só por isso não me disponho a ir a Lisboa mas, apesar disso, quero deixar aqui o meu apoio a este grupo dinâmico e mobilizador que faz mais pela carreira que muitos outros a quem apenas se reconhece a capacidade de organização de convívios, reuniões e excursões para inspiração divina ou expiação dos pecados.

    Na minha opinião, ambos os líderes sindicais são manifestamente incompetentes.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/9/24 10:00

    Essa tá boa então vai lá com o que?? Contigo sentado em casa a beber vinho.


    Aí sim acredito que estivermos á tua espera que acabes de beber a garrafa de vinho vamos lá.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/9/24 10:24


    Vamos lá a dar força a estes colegas!

    Juntos nem imaginam o poder que temos!
    Mas temos que ser unidos!
    Os tribunais sem os funcionários não funcionam, pensem nisso!

    Sindicatos! pensem também !

    Ou os papo secos chegam??

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9/9/24 10:47

    Estou farto de dizer isto por aqui:

    Isto só lá vai com a tal greve aos actos (diligências), que tanta mossa criou, pondo até o PR do nosso lado, e que cobardemente, após um tal parecer (imaginem se fosse lei), e quando a "vitória se avizinhava, foi dada por terminada!

    Quando deixarmos de ter medo do parecer da PGR, e quando não se fizerem as queridas diligências, vão ver que tudo, rapidamente, se resolve.

    Há muitos cães no canil, para quem tiver medo!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/9/24 11:44

    Avante camaradas!!

    💪

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9/9/24 11:58


    Parece que não há vontade!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/9/24 12:11

    Pois parece, mas o remédio certo para esta doença que por aqui se vive ...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo9/9/24 12:15

    As pessoas (OJ) querem querem que as coisas por graça divina!

    Muitos, mas mesmo muitos trabalhadores morreram para termos os direitos e a legislação laboral que actualmente temos, mas hoje em dia, sentados à frente dos monitores, com ar condicionado e tudo, esperamos que o "bom" nos caia do céu!...

    Assim não! Não vai cair! ...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9/9/24 12:30

    Acho muito bem que os próprios OJ se juntem e façam ver ao governo, ao SFJ e à pipulação em geral o estado em estão os OJ. Nas tv, só se diz que a ministra alcançou um acordo com os OJ e acham que foi positivo. Falo de jornalistas e comentadores que não estão devidamente informados sobre o que se passou na realidade. P'rá frente!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo9/9/24 12:51

    Colega isto só vai lá quando a classe - toda a classe - exigir um estatuto digno que valorize a carreira e não passe a vida a choramingar por mais uns trocados ficando tudo na mesma - poucos funcionários e colocações e recolocações arbitrárias ...

    Para isso, era preciso uma posição de força e não é isso que eu vejo - cada um de nós parece querer só saber de si.

    Eu não bebo vinho - por motivos de saúde - agora só de vez em quando e, como já passei dos cinquenta, quanto ao resto é de vez em quando também.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9/9/24 13:41


    Sr articulista,

    ou algum colega dos eventuais de 2001, podem informar se

    se têm noticia se iremos ver o pagamento da dita sentença ainda este ano?

    Obrigado pela informação.


    ResponderEliminar
  14. Anónimo9/9/24 13:42

    Suplemento de 450 euros para os professores que estejam deslocados a mais de 300 km da residência!!

    Toma, vai buscar!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo9/9/24 14:00

    O dinheiro que deveria ir para os OJ está a ser atribuído aos professores. Ninguém acredita nisto que não seja OJ!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9/9/24 14:23

    O representante do sindicato dos guardas prisionais fala pelos cotovelos, diz as verdades todas, tem fluência de discurso, é um exemplo principalmente para o líder do SFJ.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo9/9/24 15:26

    Sr. dos sindicatos APRENDAM com sindicatos dos Professores (Dencongelamentos das carreiras + aumentos de 4 em 4 anos de cerca de 400€/mês + subsidio deslocação cerca de 400€/mes x 10 meses até agora), da Federação de Policias/GNR, Guardas Prisionais e Militares (subsidio de risco que até ao inicio ano era de 30€, passou em janeiro para 100€ e teve já aumento que passou para 300€, mais 50€ em janeiro 2025 e em janeiro 2026 mais 50€) e por ai fora.
    E os Oficiais de Justiça?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo9/9/24 15:46

    É melhor ficarmos por casa ...

    Pelo menos até apanharem o bando dos cinco ...

    Parece que são altamente perigosos ...

    Lamento, mas por estes dias ando "borradinho de medo" ...

    Viajar para Lisboa não é recomendável nesta altura, pois que, por ali, até a terra tremeu por estes dias ... e não se sabe se vai tremer ainda mais.
    O motivo não será da flatulência provinda das migrações sazonais para a apanha do tomate.


    ResponderEliminar
  19. Anónimo9/9/24 15:47

    Para os oficiais de justiça é um das Caldas ...

    E já vamos com sorte!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo9/9/24 15:53


    Colega, também pertenço a essa vaga e também gostava de saber.

    faço o mesmo apelo.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo9/9/24 16:12

    Esta classe não vale nada.

    Os mais velhos - e que são a maioria - estão muito bem como estão - muitos deles até ocupam lugares para os quais, noutras carreiras, teriam de prestar provas e embrenharem-se a sério.

    Os mais novos, taditos ..., têm ânsia de viver, querem trabalhar para viver e não vivem para trabalhar, por isso estraboucham, alias são os poucos que ainda o fazem ...

    Enquanto os novos estraboucham os mais velhos acobardam-se por pensar que aqueles, porque mais bem preparados, lhes podem passar à frente na carreira.

    Uma classe que privilegia a antiguidade em detrimento do mérito não merece nada mais do que um tratamento pouco meritoso.

    A classe dos OJ não é uma classe, ou melhor as suas pessoas não têm classe, não sabem o que querem da vida - são um punhados de gatos que não se entendem em que divisão da casa querem ficar, são piegas e falta-lhes ambição e foco.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo9/9/24 16:34

    Notícias fresquinhas:

    No boletim hoje divulgado consta: « Em consequência, por despacho da Senhora Diretora-Geral da Administração da Justiça (em substituição), de 2/09/2024, foi aberto concurso externo de ingresso para admissão de 570 escrivães auxiliares e/ou técnicos de justiça auxiliares, das carreiras do grupo de pessoal oficial de justiça, prevendo-se que o respetivo aviso de abertura seja publicado em Diário da República no próximo dia 10 de setembro de 2024».

    E bem é preciso pois que, em duas assentadas, nas férias, foram logo 46 de uma só vez e isto sem contar os que fogem para o IMT, a DGRSP, as Finanças e as Conservatórias.

    Na verdade é mais carne para canhão - o SFJ agradece pois vai compensar as perdas para o SOJ.

    ResponderEliminar
  23. Valha-nos São Cifrónio9/9/24 16:55

    Uma vez mais, já fomos.
    No boletim enviado pela DGAJ vem anunciado que amanhã será publicado o aviso de abertura de concurso para os 570 oficiais de justiça.
    Ou seja, vai o concurso ser aberto com o estatuto em vigor, com a tabela remuneratória em vigor. Tudo como antes.
    Tudo leva a crer que a grande alteração conquistada pelo SFJ foram os 3,5 % do suplemento e o resto será para esquecer, pois nem sequer existe agenda negocial.
    Quem suporta e suportou a máquina durante anos, sem reconhecimento de quem quer que seja, trabalhando horas infindáveis sem pagamento, sendo-lhe retirados todos os direitos como sejam a aposentação diferenciada sem que o SFJ tenha feito algo para contrariar, ;vai, uma vez mais, ficar a chupar no dedo.
    Como se ainda não chegasse, parece que neste fim de semana se reuniram em Fátima ,dirigentes do SFJ, que, uma vez mais, se portam como super-homens e super-mulheres que ali estiveram a decidir o seu futuro, não o dos associados, pois que a estes não passam cavaca. Nem anunciando a sua ida e o objeto da reunião, nem sequer o que ali foi discutido, ou conclusões da mesma. Tudo envolto num secretismo imenso para que os chatos do costume os não incomodem com perguntas.
    Em suma, tudo continua como antes no quartel em Abrantes e dá-me a forte impressão que as estruturas do SFJ continuam como sempre foram, fechadas em si mesmas e esquecendo quem representam. E o "negócio" feito com a ministra foi, aquele mesmo, o dos 3,5 % do suplemento, nada mais se tendo acordado, contrariamente ao que, pelo menos, eu, na altura defendi.
    Ao que parece, estamos assim ,mais uma vez, traídos e desprezados.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo9/9/24 17:39

    É só arautos da desgraça.
    Não sabem nada sobre o novo estatuto mas sabem todos que não vem nada de bom.
    Tristes....

    ResponderEliminar
  25. Anónimo9/9/24 17:50

    O último parágrafo era escusado, mas tem razão quanto ao resto.

    ResponderEliminar
  26. São Tomás de Aquino9/9/24 17:57

    Exa , seja alegre e proactivo, transmita lá à classe quando vira o novo estatuto e linhas gerais do mesmo.
    Podendo ser uns dos iluminados pela luz do SFJ, transmita lá, SFF, o que se discutiu na reunião secreta
    Sua eminência, partilhe, se souber o significado

    ResponderEliminar
  27. Anónimo9/9/24 17:57


    para comentário das 09.09.2024 às 16:12


    És o maior, medes tudo pela mesma bitola, sim senhor.

    Força Maior!
    A vida também ensinar, o tempo ensina tudo.


    ResponderEliminar
  28. Anónimo9/9/24 18:14

    E ainda por cima os +3,5% do SRP ficaram-se, teimosamente, pelos 12 meses.

    Um acordo das Arábias no entender do SFJ, só pode.

    Poderá parecer 'normal', mas não é...quando temos muitas outras carreiras da Função Pública em que os suplementos são pagos x 14 meses!!!

    Ahhh.... espera.

    Quase me esquecia.

    É que até na Casa da Justiça já assim sucede, com os Srs. Magistrados a receberem o seu suplemento de 900€ X 14 meses.
    E ainda foram buscar retroativos de cerca de 1 ano, quando se deu o aumento de 875€ para 900€.

    Mas pronto....
    É aceitar com um sorriso.

    Esta carreira especial (nos deveres e obrigações!!) está a ser paulatinamente preparada para o estrangulamento e para criar problemas irreversíveis no estado mental destes pouco menos de 7000 oficiais de justiça e que estão por um fio....

    ResponderEliminar
  29. Anónimo9/9/24 18:21

    Será que a iminência já se apercebeu da asneira que fez e que vai custar € 4.000 (quatro mil euros) por ano a cada OJ?!!

    E por que não faz a única coisa digna, que seria "passar a pasta" ...

    Ainda vai ter de o fazer, quando vir que não pode reparar o mal que fez, mas ... se não o fizer de imediato, mais ou maior mal ainda aí vem!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo9/9/24 18:36

    Da minha parte se nada sair esta semana, até ao fim do ano quartas e sextas não meto os pés no tribunal.
    Podem ter a certeza

    ResponderEliminar
  31. De entre os mais de 4000 da lista, haverá certamente quem ainda possa receber este ano, designadamente aqueles que já estão a ser notificados por estes dias, mas não todos, nunca todos, pelo que, a correr muito bem, se se chegar a cerca de 5% dos listados vai ser todo um sucesso.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo9/9/24 19:08

    Professor é nobre.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo9/9/24 19:10

    Aproveite para lhes perguntar 6.ª feira na manif...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo9/9/24 19:18

    Obrigada pela informação, então resta esperar mais um ano.
    Haja paciência

    ResponderEliminar
  35. Anónimo9/9/24 19:26

    São Tomás de Aquino, nem parece seu!
    Então queria que o Xerife Federal cometesse a sacrílega traição de nos desvendar a nós, Ojotas simples mortais, o Quarto Segredo do Milagre do Sol?!!!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo9/9/24 19:30

    Caros colegas oficiais de justiça, infelizmente , oxalá me engane , tabela salarial nem vão mexer ! Descongelamento do tempo congelado só para os Sotores! Fujam enquanto são novos ! Eu espero pacientemente pela aposentação dando o melhor que sei é posso fazer!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo9/9/24 20:29

    Vou desligar completamente esta situação de ânsia deixa uma pessoa doente não nos dão nada...nadinha...

    ResponderEliminar
  38. Anónimo9/9/24 21:09

    Para o comentário das 16h12m:
    Quando fala dos velhos, convem esclarecer que nos ultimos 25/30 anos, não houve qualquer forma de ingresso (grau de dificuldade das provas, anterior e posteriores ao estágio, com semelhança mínimas às atuais - nem valia a pensa pensar na hipotese de entrar se tirasse menos de 12 ou 13 valores).
    De igual forma os cursos, ou posteriormente as provas de acesso a Escrivão ou Secretário comparados aos atuais, onde passam todos, ou quase são anedotas. Direito sucessório nem há - partilhas etc..., relativamente a custas nem se fala (desde logo porque era um Codigo CCJ, agora um mero Regulamento. Regime Juridico nem vê-lo. Há colegas que nem sabem que direitos ou deveres têm...
    Quando a esses exames, os atuais com cruzinhas, não chamo teste americano porque aí desconta as erradas...., mas fundamentalmente porque passam todos, tanto no ingresso como no acesso, classificações de serviço de Muito Bom à doida....etc...
    Não meta os velhos (os mais velhos, porque depois foi-se...) dentro do mesmo saco.
    É certo que havia muito mais rigor, mas também mais prestígio e melior vencimento, culpas que a DGAJ deveria assumir !!


    ResponderEliminar
  39. Anónimo9/9/24 22:08

    Vou deixar de vir ao blogue apesar de não ter culpa de nada mas não vemos boas notícias é tudo mau...isto está a me fazer mal.

    Está profissão está condenada..

    ResponderEliminar
  40. Anónimo9/9/24 22:31

    Esquece isso Armando.

    Nem vale a pena pensarmos mais no assunto.

    Mais uma vez fomos comidos de cebolada.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo9/9/24 22:33

    Esquece isso Armando.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo9/9/24 22:34

    Atento ao que se passou em Vale de Judeus, se calhar a fuga mais ridícula de um EP, dito, de alta segurança a nível mundial.
    Penso, salvo melhor opinião, não ser a altura apropriada para se fazer uma manifestação à frente do MJ.
    Não concordando com o momento para a manifestação, não vou e aconselho que ninguém, mesmo na brincadeira leve uma escada ou escadote, porque a brincadeira vai sair-nos cara a todos.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo9/9/24 22:49

    Quem tem medo compra um cão...

    ResponderEliminar
  44. Anónimo9/9/24 22:54

    Acabaste de dar uma excelente ideia!!!

    Levarmos um escadote!!

    ResponderEliminar
  45. Anónimo9/9/24 23:25

    Ui que medo vou ficar em casa escondido...tens razão.

    Graças ao teu aviso vou me trancar em casa durante 5 anos .

    Obrigado pelo aviso

    Sem ti não conseguia viver..

    ResponderEliminar
  46. Peço-lhe que faça um exercício de reflexão e sugira outro meio para a classe exigir o seu direito a tratamento igual, o seu direito a ter como remunerado o trabalho extraordinário (já que à classe foram cortadas todas as compensações, refiro-me, em especial, à reforma aos 55 anos, 25 dias de férias e serviços sociais para todo o agregado familiar), que em alguns casos ultrapassa, em muito, as 40 horas mensais, assim como o direito a tabelas salariais actualizadas à idade da reformanactual, quase 68 anos e não 55?!

    Tão grave como todo o resto é assistir a uma classe, com funções muito próprias, por mais que digam que não é um facto, onde um Escrivão Auxiliar com 25 anos de serviço atinge aos 45 anos de idade o topo dos seus escalões e irá 20 anos, repare, 20 anos, até à reforma, trabalhar sem qualquer margem de progressão, quer por promoção, que não existe de forma regular, como expectável e legalmemte instituído, quer por subida de escalão.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário