Governo pretende alterar baixas, férias, greve, mobilidade e SIADAP, sem dizer em quê
Com desconhecimento e surpresa de todos, o Governo pretende introduzir mudanças nos regimes de doença, das férias, da greve e da mobilidade da função pública, bem como a implantação de um projeto-piloto de um novo SIADAP.
Para tal efeito, por não deter competências próprias, o Governo pede ao Parlamento que seja autorizado a mexer nesses regimes e concretiza esse pedido na proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2025, ora apresentada.
Mas, em concreto, o que é que pretende alterar? Não diz.
No pedido de autorização legislativa feito ao Parlamento, o executivo propõe-se alterar vários artigos da lei geral do trabalho em funções públicas, intenção que apanhou de surpresa toda a gente e, desde logo, os sindicatos com quem tem andado a negociar, tanto mais que estes até tinham a garantia de que não haveria truques legislativos na proposta de Orçamento de Estado.
Relativamente à doença, o Governo explica que as alterações à Lei 35/2014 têm como objetivo “prever a identidade de regimes de certificação da doença entre os trabalhadores do regime geral e do regime de proteção social convergente”, já quanto ao regime de mobilidade, a alteração pretendida é a da sua “consolidação”.
No que diz respeito ao artigo 126º, relativo ao direito a férias, e ao artigo 396º que estabelece as regras do aviso prévio de greve, nada mais se sabe.
No caso de doença, os regimes aplicáveis às baixas médicas, ambos coincidentes na função pública, permitem que dois funcionários tenham tratamento diferente de acordo com o momento em que entraram no serviço público.
No regime de proteção social convergente, a partir do 4º dia de baixa, o trabalhador recebe 90% da remuneração que é paga pelo serviço onde labora. Já para aqueles que estão no regime da Segurança Social, esse mesmo período de ausência por baixa médica é pago em 55% da remuneração e vem na forma de subsídio pago pela Segurança Social.
A intenção de alterar as normas relacionadas com a mobilidade de trabalhadores e com a sua “consolidação”, relaciona-se com a possibilidade de um trabalhador poder estar em mobilidade por um período máximo de 18 meses (que pode ser prorrogado), mas também permite que essa situação se torne definitiva em determinadas circunstâncias.
No caso das férias e da greve, não há qualquer indicação na proposta do Orçamento de Estado sobre aquilo que se pretende alterar.
O Governo pede ainda autorização ao Parlamento para desenvolver um projeto-piloto relacionado com o Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho da Administração Pública (SIADAP).
O objetivo é reformular o “conceito e sentido dos objetivos a fixar aos serviços, dirigentes e trabalhadores, garantindo o seu alinhamento com as metas e a estratégia previamente assumida”, rever os critérios e as cotas para atribuição de prémios de desempenho e simplificar e desburocratizar o processo de avaliação dos funcionários públicos.
Este pedido de autorização legislativa surge depois do atual executivo ter publicado as portarias que faltavam para que o SIADAP reformulado pelo anterior governo possa começar a ser aplicado a 1 de janeiro de 2025.
Os pedidos de autorização legislativa apanharam os sindicatos de surpresa, já que nas reuniões da passada quarta-feira o executivo não deu conta de quaisquer mudanças no regime laboral dos trabalhadores do Estado, tendo apenas apresentado a proposta de aumento do salário mínimo na função pública (para 870,50 euros mensais) e dado a entender que os restantes trabalhadores teriam aumentos de 52 euros ou, no mínimo, 2%.
“Na reunião de 9 de outubro, o Governo não abordou essas questões e a secretária de Estado [da Administração Pública, Marisa Garrido] disse que não ia haver alterações legislativas usando o OE”, assegura Sebastião Santana, coordenador da Frente Comum, mostrando desagrado pela situação.
Do lado da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP), José Abraão também não esconde a surpresa com os pedidos de autorização legislativa.
“Lamentamos que no dia em que aprovou essas propostas o Governo não as tenha trazido para a mesa das negociações com os sindicatos”, critica Abraão, acrescentando que espera que as mudanças na greve não sejam para “condicionar um direito previsto na Constituição”.

Fonte: “Público”.
Não ao SIADAP!
ResponderEliminarAqui está o Top 10 países na Europa onde os oficiais de justiça (ou equivalentes) ganham mais, considerando tanto funcionários públicos quanto aqueles que atuam em regime liberal:
ResponderEliminar1. Suíça
Rendimento mensal: 8.000 a 12.000 euros (ou mais).
Oficiais de justiça na Suíça recebem remunerações elevadas devido ao alto custo de vida e ao sistema salarial do país.
2. Luxemburgo
Rendimento mensal: 8.000 a 10.000 euros.
Graças à economia forte e ao sistema liberal de honorários, os oficiais de justiça luxemburgueses têm alguns dos rendimentos mais altos da Europa.
3. França
Rendimento mensal: 4.000 a 8.000 euros (podendo ser maior em grandes cidades).
Oficiais de justiça franceses, que trabalham de forma liberal, cobram honorários pelos serviços e podem alcançar altos rendimentos.
4. Bélgica
Rendimento mensal: 6.000 a 10.000 euros.
Na Bélgica, os "Huissiers de Justice" também exercem a função como profissão liberal, o que lhes permite obter rendimentos elevados, dependendo do volume de casos.
5. Alemanha
Rendimento mensal: 2.500 a 4.500 euros (com possibilidade de aumento com experiência).
Embora sejam funcionários públicos, os "Gerichtsvollzieher" alemães têm salários estáveis e competitivos, com progressão salarial ao longo da carreira.
6. Noruega
Rendimento mensal: 5.000 a 7.000 euros.
Na Noruega, os salários dos oficiais de justiça são elevados, acompanhando o alto padrão de vida do país e os custos associados.
7. Dinamarca
Rendimento mensal: 4.000 a 6.500 euros.
Na Dinamarca, os oficiais de justiça têm um bom nível de remuneração, compatível com o alto custo de vida do país.
8. Áustria
Rendimento mensal: 4.000 a 5.500 euros.
Na Áustria, os oficiais de justiça são bem remunerados, principalmente devido ao sistema público eficiente e às boas condições de trabalho.
9. Suécia
Rendimento mensal: 3.500 a 5.500 euros.
Embora os salários sejam relativamente mais baixos do que em outros países nórdicos, os oficiais de justiça na Suécia ainda têm rendimentos consideráveis e boas condições de trabalho.
10. Países Baixos (Holanda)
Rendimento mensal: 3.500 a 6.000 euros.
Nos Países Baixos, os oficiais de justiça ("deurwaarders") trabalham tanto em regime público quanto liberal, o que lhes permite ter bons rendimentos, especialmente nas grandes cidades.
Comparação com países do Leste Europeu:
Nos países do Leste Europeu, como Bulgária, Romênia, Hungria e Polônia, os oficiais de justiça geralmente recebem salários mais modestos, entre 500 a 1.500 euros mensais, especialmente no setor público.
Os países com os salários mais altos para oficiais de justiça são predominantemente da Europa Ocidental e Nórdica, onde o custo de vida é mais elevado e, em muitos casos, a função é exercida de forma liberal, permitindo rendimentos mais elevados.
ResponderEliminarTRAIÇÃO!
Governados por canalhada sem palavra! sempre com jogos de bastidores.
Depois admiram-se que a extrema direita suba!
Todos querem mudança, mas afinal ninguém quer que as coisas mudem?!
ResponderEliminarTemos dois regimes distintos que convivem, pelo menos, até muitos de nós deixarmos os serviços.
A questão que se coloca é:
1 - se vão retirar direitos, mais uma vez, a quem ingressou nos serviços com premissas bem diferentes das que hoje existem, nomeadamente de expetativas de carreira?
2 - se a final nada mais se trata que um ajustamento nos procedimentos? e neste caso nada a dizer.
Há coisas que não se compreendem outras que só se percebem porque nos deixamos ludibriar ...
ResponderEliminarO sistema de avaliação tem de evoluir, decalcado no atual modelo ou inovando na forma, isso é uma certeza.
As justificações que se apresentam para não operar quaisquer alteração ao atual modelo são pertinentes mas nem todas são válidas.
SIADAP é o melhor sistema para os lambe botas, que podem ser incluídos nas cotas de melhores para progredirem.
ResponderEliminarFarsa e palhaçada.
É a morte da carreira.
Os bons que não lambem botas, vão ficar d elado e deixar de ser bons com o o aumentar das injustiça.
Sobe sobe, em Portugal então é uma subida vertiginosa.
ResponderEliminarViu se nas europeias e nas próximas com tanta mentira do Venturinha, o mais certo é ficarem com uma dúzia de neantherdals na AR.
É uma subida tipo salto invertido 😅
Na minha opinião o SFJ continua sem prestar contas aos OJ!
ResponderEliminarPassam as semanas e nada! A não ser notícias más!
Estamos em meados de outubro, outras carreiras conseguiram 300 euros mensais (+/- 10 euros diários) e nós 10 (dez vezes) menos!
É preciso assumir responsabilidades!
o problema é que para colocarem todos com o mesmo regime vão fazer como de costume: nivelar por baixo.
ResponderEliminarPreparemo-nos!
ResponderEliminarVem aí a agenda neoliberal reprimida há mais de oito anos !!
Já repararam que capitalistas estão cada vez mais colados à direita e extrema direita?
Musk é apenas o último exemplo.
Caminhamos a passos largos para regimes autocráticos, com base plutocrata.
ResponderEliminarSe te custa a engolir , engole as mentiras da esquerdalha e do atual governo.
Engole que te custa menos.
Os créditos bancários entalaram amalta toda e dessa forma cortaram o poder de reivindicar.
ResponderEliminarTrabalhem escravos dos créditos.
HUmmmm...então inovar é seguir o SIADAP???
ResponderEliminarEm que aspeto pode ser inovador o estabelecimento de quotas e o facto de a avaliação ser feita por apenas uma pessoa?
Sabe com que chefias lida? Sabe que competências avalaitivas as mesmas detêm?
Não vê a facilidade com que o amiguismo se instalou, com gente a ser promovida a escrivão e outros cargos apenas porque o juíz presidente ou adminsitrador assim o entenderam??
Acha normal que administradores sejam colocados, com a última palavra na sua nomeação a caber ao juiz presidente?
Vê o alcance a que pode chegar o controlo de toda uma comarca, com correlegionários colocados em posições chave, fruto de avaliações duvidosas??
Sabe que há comarcas onde está gente colocada de forma irregular e que vai assim dominar os próximos anos de chefias da mesma, onde são astuciosamente sendo encaminhados e preparados para a sua ascenção, em detrimento de outros mais velhos e com cursos tirados?
Se já agora é isto, imagine com o SIADAP...
Um governo que lida mal com a verdade, com a oposição e com os trabalhadores. Um governo de neoliberais camuflados de sociais democratas.
ResponderEliminar
ResponderEliminarNum país onde a esmagadora maioria vive do seu salário como é que a Direita governa? O povo é burro ou masoquista?
Desculpem-me mas entrei agora na conversa.
ResponderEliminarAcho inacreditável estes comentários tendenciosos, ora para uma fação ora para outra, de extrema esquerda e de extrema direita, etc.
Não me interesso pela política mas pelas pessoas que nos gerem os destinos e eu nunca, repito, nunca apostaria o meu voto, exercido em liberdade, num populista, por vezes palhaço, por vezes mentiroso, que faz e diz tudo para alcançar o poder e se manter na ribalta, não importa como nem de que forma, se falam mal ou bem, desde que apareça no cartaz temos protagonista.
Por isso é que eu não faço aqui politica que não seja n aquela parte muito pequena que nos diz respeito a politica da justiça, e - é a minha opinião - não compreendo como é que há tanta gente "burra" ou então com um "tão grande défice cognitivo" que acredite em alguém que aparenta ter mais parecenças com aqueles sanguinários que ficaram na história do que daqueles que ganharam o seu lugar pelo contributo para a humanidade.
Acho mesmo impressionante como é que há funcionários de justiça que são partidários de fações xenófobas, racistas, comungam de pensamentos misóginos entre muitas outras coisas negativas e que não se relacionam nada bem com a verdade e apenas se interessam pelo poder.
Por mim, esses colegas são livres de pensar e de filiarem até nesses grupos mas não deviam poder vestir a camisola daqueles que tutam para que se faça justiça, pela igualdade e pela verdade.
Não há um único argumento para levar alguém a endereçar o seu voto numa pessoa assim - que assim que alcançasse o poder logo tratava de nunca mais o perder e gerar o caos entre fações da sociedade ... dividindo para reinar.
Eu não posso aturar as extremas, de esquerda com as suas lutas de género e de aproveitamento de tensões sociais com modelos utópicos e por vezes comprovadamente errados de organização social, e de direita com defesa do indefensável, com um desrespeito pelo outro só porque é diferente, seja pelo tom da pele ou crença, que se aproveita das tensões sociais entre as classes, à divisão entre ricos e pobres , enquanto a esquerda prefere as lutas de género.
Uns e outros são maus, muito maus e não vejo como possa existir alguém que não consiga perceber o logro que são e que, tal como o diabo, só lhes segredam aos ouvidos aquelas palavras fáceis de dizer para convencer a integrar as suas fileiras, de pequenos diabinhos capazes de um mal muito maior que eles.
Eu, pessoalmente, teria vergonha de vir aqui propagandear mentirosos além de outros adjetivos qualificativos ...
Isso que diz é tudo muito pertinente e a maior parte do que diz é argumento válido para a discussão sobre o assunto.
ResponderEliminarTodavia, repare que:
- uma equipa só vale pelo todo e não pelas suas partes - ou somatório de partes daquele todo;
- só haverá produtividade, e incremento desta e da eficiência, com equipas bem organizadas e integradas num quadro estável;
- na avaliação, já hoje o Juiz Presidente e o Coordenador, a par do magistrado de quem dependem funcionalmente, têm um papel/peso muito importante na avaliação (entre outros o art.º 94.º n.º 3 al. f) da LOSJ);
- com efeito, na maioria das situações, não há Inspetores que contrariem a informação hierárquica dos senhores magistrados;
- depois, nós próprios, dependendo do modelo a implementar poderemos ter de avaliar também a hierarquia e esta terá de se sujeitar ao escrutínio;
- depois todos temos de perceber que há muita injustiça e admitirmos que há colegas que se calhar não merecem uma evolução na carreira tão rápida e sem sobressaltos como muitos outros, possuidores de mérito e dedicados;
- tem de haver forma de privilegiar o mérito, e a melhor forma é a prestação de provas, sem descurar a experiência que é fator a atender mas não o único nem o mais importante;
- podemos não aceitar o SIADAP, mas devemos aceitar que se faça algo para corrigir o que está mal e esse algo não se contenta com um peremptório não a uma qualquer mudança com o argumento de que é melhor ficar assim - mal - de que mudar - para pior.
- é sempre possível melhorar o que existe e por isso devemos começar por aí, a partir do atual modelo e do SIADAP, desenvolver uma forma de corrigir os erros.
Não acho que seja difícil ...
Concerteza, o PSD e o PS são muito melhores do que as extremas que nos têm governado desde o 25 de Abril de 74.
ResponderEliminarNunca nos enganariam se algum dia chegassem ao poder!
Nada do que nos têm feito nas duas últimas décadas alguma vez aconteceria se fossem eles a governar.
como sempre
ResponderEliminarComentário típico de esquerda ... de uma esquerda que neste século governou maioritariamente e nada fez, nem sequer soube deixar que fosse feito, preocupou-se mais em nacionalizar empresas para serem geridas pelos amigos dos amigos dos amigos ...
ResponderEliminarE agora a culpa é do capital ... ?!
Os créditos bancários é a melhor forma de alguém ter em vida o que muitos só poderiam alcançar no seu fim - de que adiantava aos 70 anos ter dinheiro para uma casa para viver quando era altura de preparar a outra casa, a da vida eterna !!!
Quem trabalha e luta pela vida merece o que dela possa aproveitar e não pode ficar sujeito ao que alguém lhe quiser dar - que é o modelo soviético em que cada um trabalha e independentemente do seu esforço tem o que o "comité central" lhe dá ... e se não chegar é melhor calar-se se não vai para a sibéria, onde os detentos vivem em meio ao clima extremo para perceberem que as suas vidas podiam ser sempre piores.
Por aqui é só leninistas e estalinistas e pessoas com bigodinhos pequeninos ... que precisavam de uma boa lição de história.
Olhe que não, olhe que não ...
ResponderEliminarLidar mal com a verdade é aquele grupo de pessoas (que não são de todo liberais ou neoliberais) que em 2021 e 2023 nos propôs a desclassificação generalizada, a despromoção a assistentes administrativos e a criação de lugares em comissão de serviços para os amigos e nos dizia que era o melhor projeto de estatuto, um estatuto que nos iria fazer felizes ... e satisfazer as reivindicações ... (dos amigos dos amigos) ...???
Porque os salários são providenciados pelas empresas e fruto da sua produtividade e não são prorrogativas de um regime do tipo soviético em que é o Estado quem determina o que cada um ganha independentemente do seu esforço e em que determinadas pessoas - pelos laços familiares ou feições políticas - manda em tudo tipo o que dizem do senhor que mandava no BES ...
ResponderEliminarEstes nunca me enganaram!! Há uns anos atrás tiraram férias, tiraram subsidio de férias e tiravam mais se deixassem!!
ResponderEliminarMas este blog é burro??
ResponderEliminarDiz k não sabem isto nem aquilo..basta pesquisar na inteligência artificial
.
Por exemplo fiz mais uma pesquisa no copilot acerca da valorização da carreira que vem com alteração do estatuto foi esta a resposta:
A proposta do novo estatuto prevê um aumento significativo para os oficiais de justiça[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://bing.com/search?q=aumento+previsto+para+oficiais+de+justi%c3%a7a+novo+estatuto+valoriza%c3%a7%c3%a3o+carreira&citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 "1"). A carreira será dividida em duas categorias: técnico de justiça e técnico superior de justiça[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://visao.pt/atualidade/politica/2023-10-02-oficiais-de-justica-com-duas-carreiras-mais-100-euros-de-salario-base-e-suplemento-de-20/?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 "2"). Além disso, há um aumento de **100 euros no salário de ingresso na base da carreira** e um suplemento mensal de **20%**[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://visao.pt/atualidade/politica/2023-10-02-oficiais-de-justica-com-duas-carreiras-mais-100-euros-de-salario-base-e-suplemento-de-20/?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 "2"). Com o pagamento do suplemento de disponibilidade de 20% a 12 meses, os oficiais de justiça em funções terão um aumento na sua remuneração anual entre **1.121,69 euros e 3.768,69 euros**, conforme a posição[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://bing.com/search?q=aumento+previsto+para+oficiais+de+justi%c3%a7a+novo+estatuto+valoriza%c3%a7%c3%a3o+carreira&citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 "1").
Mas quais contas se quiser saber de algo basta ir á inteligência artificial..
ResponderEliminarPor exemplo coloquei a seguinte questão qual a probabilidade de o estatuto estar pronto em 2024?
Considerando o progresso atual, a probabilidade de o novo estatuto dos oficiais de justiça ser publicado em 2024 é menor. Digamos algo em torno de **30%**. Tem muito a ver com o ritmo das revisões e das negociações políticas.
E novas reuniões já estão agendadas?
ResponderEliminarO SFJ quanto mais tempo vai levar nisto? É gozo a cada sei que passa
Estamos a chegar a novembro e, já que se lembra de abril de 1974, era bom que se lembrasse que depois daquele abril, muitos dos que o fizeram, sendo de esquerda e de direita, insurgiram-se contra um movimento de pessoas, do PCP e não só, que se preparavam para instalar um outro tipo de democracia, muito diferente da atual, uma em que a democracia só existia num círculo muito restrito, no comité central ou algo do género, e todos os outros ( o povo) teria de aceitar as decisões assim tomadas, sucedendo-se uns atrás dos outros, não pelo voto, mas apenas e só pela indicação dos demais pertencentes aquele núcleo duro.
ResponderEliminarOlhe colega eu não posso dizer que sou de direita ou de esquerda ou ao centro ou na extrema, não sou filiado em partido nenhum nem comungo de uma ideologia em concreto, mas posso dizer-lhe uma coisa, nasci precisamente em 1974, ia descalço para a escola, muitas vezes já exausto de trabalho, e passei fome.
Vi ao longo destes anos o país evoluir, se calhar menos do que aquilo que eu esperava, mas evoluiu e está melhor que há 30 ou 40 anos, e eu não quero voltar a passar pela mesma vida que passei, não embarco em aventuras nem vou embandeirado nem me deixo embandeirar - não sou mais inteligente que os outros mas, como já passei por muito, tenho os pés assentes na terra e não quero voltar a passar pelo mesmo.
O colega porventura é mais novo que eu ou então frequenta os mesmos espaços sombrios durante décadas de tal sorte que tem essa cabeça tão formatada que já nada lhe entra - de bom ou de mau ...
Pode até avir a ser assim.
ResponderEliminarMas se tivermos uma preconceção, uma deia já formada e não formos recetivos à mudança, ou a uma ideia de mudança não alavancaremos, não sairemos do mesmo sítio.
Eu estou recetivo a que se discuta o assunto e, tal como o colega, não aceito que a alteração sirva para se nivelar "por baixo" mas aceito que sirva para nivelar ou desnivelar, corrigindo as injustiças e premiando quem merece e somos muitos, diria 99,99%, os que merecem.
Há uns tempos atrás ouve um senhor que quis juntar os feriados aos fins-de semana, não quis acabar com eles, mas apenas e só juntar aos períodos de descanso (pelo menos para a maioria) assim, para o Estado e Empresas acabavam-se as pontes e as quebras de produtividade e para os trabalhadores não perdiam nenhum feriado pois que mesmo que este acontecesse a um sábado ou domingo era gozado na sexta ou segunda respetivamente, o que sucedia se fosse de uma terça a quinta também.
ResponderEliminarDesta forma quem estivesse longe de casa poderia aproveitar para estar mais um bocadinho de tempo com a família ...aproveitando a folga.
A ideia não vingou, mas se tivesse vingado o 5 de outubro teria permitido vagar ao trabalho no dia 4 e em lugar de 2 dias de descanso teríamos 3 dias naquele fim de semana passado.
Eu não vou dizer que concordo ou que discordo mas era uma ideia que até tinha algum cabimento ... e até era parecida com a ideia da semana de 4 dias com mais horas por dia ...
Agora adivinhem que foi a personagem?
ResponderEliminarFoi Cavaco Silva, Primeiro-Ministro, o mesmo que procedeu à atribuição do 14º mês de rendimentos aos pensionistas da Segurança Social e da Função Pública.
ResponderEliminarNão, não foi um fulano de esquerda ... desses que quando por lá passam - pelo poder - se preocupam mais com uns aviõezinhos ...
Muito bem dito. Subscrevo.
ResponderEliminarO SFJ anda a negociar ... mas ninguém sabe o que negoceia ... pois não o diz por dever de reserva.
ResponderEliminarQuero é ver se vai dar a mesma desculpa do partido daquele senhor ... que diz ter andado a negociar às escondidas e que foi traído, que lhe prometeram tudo ... e a final ... levou com um belo par de ... patins ...
O tempo que for possível ...
ResponderEliminarMas palpita-me - é só um palpite - que a Exma senhora Rita Júdice, que não é santa mas também não é nada ingénua, não vai em cantigas de amigo, fará o que tiver de fazer e quando isso acontecer vamos todos saber!
Não faltará muito - deixem o orçamento ser aprovado!
Se entende que recorrer ao crédito é normal...então é porque percebeu tudo errado e não aprendeu nada com os seus pais e avós, meu caro !!
ResponderEliminarO normal, deveria ser podermos ganhar o suficiente para não termos de o fazer !!
E não me venha com tretas da produtividade e ideia deturpadas de uma visão anos oitenta da economia que tanta riqueza gerou e tem gerado, para alguns.
Sabe que a produtividade, mesmo em Portugal, aumentou quase exponencialmente desde 2000 e em contrapartida os salários subiram numa proporção ínfima relativamente a esta?
A história da produtividade é conversa de patrão, ou ainda não se apercebeu disso? Também é patrão?
Poderia agora dar-lhe dezenas de exemplos de práticas criminosas de monopolização de mercados, desvirtuando os mesmos e a própria concorrência. Sabe o que é colusão e as suas dimensões e práticas? Poaching? Hub and spoke? Cartelização?
Sabe o que são stock buybacks?
Acha que efetivamente vive em mercados calibrados e justos?
É que se não sabe o que é isso, fundamenta a sua ideologia em política, nada mais. E para tal, recorre de imediato ao velho chavão de apelidar todos os que não concordam consigo de comunistas, ( a mim, não me atinge, tal como fascistas, nenhuns deveriam existir).
E só isso, já é bem redutorr e revelador da sua compreensão. Mas não admira, o capital, na pessoa de Musk, apoia Trumpo e as suas ideias de direita, ambos insultando vergonhosamente quem não concorda com eles.
Quando empresas apresentam os lucros obscenos que apresentam e pagam mal, é bem fácil saber de onde lhe vêm tais lucros. Ou é mentira?
Não percebe no dia a dia da sua vida a pressão do capital sobre o seu trabalho e os seus rendimentos?
Acha que é iuma inevitabilidade termos de recorrer à banca para podermos viver dignamente?
O seu trabalho não vale nada? Não percebe que a banca tem como core business vender dinheiro?
Só percebo essa ideia de quem já deixou de lutar , se acomodou e está disposto a abdicar da sua liberdade e dignidade em troca de uma paz e estabilidade podres, fictícias.
As suas premissas estão erradas - basearam-se na AI ... do tempo da Catarina, em que ninguém notou que havia MJ, mas agora temos lá pessoas, parece que agora existe uma equipa do MJ e está a trabalhar/negociar ... é o que diz o SFJ .
ResponderEliminarDeus nos dê alegria
ResponderEliminarTranquilidade no lar
Pão nosso de cada dia
E forças para trabalhar
Exatamente !!
ResponderEliminarSá Carneiro deve estar a dar voltas na sua tumba.
Pobre PSD, no que se tornou.
É que não encontram rumo, desde que viraram as costas ao POVO !!
Adoro escrever esta palavra POVO porque sei que incomoda fortemetne aos laramjinhas ouvir tal coisa.
Aos olhos do PSD atual, POVO é a força braçal, produtiva de uma empresa.
Hummmm...tanto quanto sei, não me lembro de qualquer afiliação do senhor do BES com a esquerda e muito menos a que pretende exemplificar. Nem simpatias, sequer.
ResponderEliminarBem pelo contrário. Não se está a contradizer?
É que esse exemplo foi um tiro certeiro nos dois pés !!
Bom trabalho embora sem estar isento de reparos.
ResponderEliminarRepare que compara com os países do Leste Europeu onde vingaram durante muito tempo regimes de esquerda, comunistas (na Bulgária, com a ruína das instituições) e hoje estão em transformação (veja-se a Polónia que sofreu às mãos de Hitler por ser traído pelo regime de Stalin que faltou à ajuda prometida o que condenou muitos à morte).
Ou seja, apesar de pagarem pior, muito pior que nós, estão numa fase de transformação que os levarão a ultrapassar-nos brevemente se teimarmos no mesmo rumo ...
O pequeno príncipe tem de aprender a trabalhar com AI, perceber as suas limitações e, principalmente, deixar de inundar este espaço com lixo.
ResponderEliminarPercebo que, tal como qualquer criancinha com brinquedo novo, não se consiga conter, de tão deslumbrado que está com tal ferramenta.
Mas olhe que convém saber o que anda a fazer, ok?
Todos já sabemos que aprecia o feedback e o protagonismo, mesmo que seja para lhe dizer o quão imbecil é.
Mas controle-se um pouco o menino, ok?
Todos lhe ficariamos gratos.
Orçamento aprovado? Era o que faltava. Por mim e muitos, mal andará o PS se o deixar passar de alguma forma.
ResponderEliminarQuem tem medo de eleições? Os socialistas não o deverāo ter e mesmo que percam eleições, a situação é clarificada.
Acima de tudo, aquilo em que se acredita, e a direita e seu orçamento pipi não é credivel.
Montenegro mentiu e em público falou de uma forma. Em privado, com o Chega tentava outro caminho, enganando quem votou nele e os outros.
Ambos, em eleições, merecem que não confiem neles.
Por outro lado, causador de toda a situação , o P. República em caso de eleições antecipadas, levaria uma lição para combater a sua falta de isenção, a puxar para a direita, quando dissolveu o Parlamento.Viu-se em março passado o resultado.Empate ao centro. Foi eleito para ser completamente isento, ou entāo devia optar por ser dirigente do PSD.
Caríssimo eu tenho sozinho lutado pelos oficiais s de justiça mais do que ninguém, com abordagens pertinentes e bastante válidas, baseadas na lei.
ResponderEliminarPara você ter a profundidade jurídica que tenho teria que passar pelas escolas de Coimbra para saber o que é que eu falo.
Não são esses cursos de direito adulterados no Porto e Lisboa.
Quando você apanhar professores de topo que metem qualquer magistrado num canto, venha falar comigo....
Ninguém sabe ?? Mas você anda a dormir?
ResponderEliminarBasta pesquisar na Inteligência artificial, eu questionei e aqui está a resposta:
O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) fez várias propostas para o novo estatuto dos oficiais de justiça[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://sfj.pt/destaques/informacao-sindical-04-de-outubro-de-2023/?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 "1"). Entre as principais propostas estão:
1. **Avaliação da Carreira**: Proposta de uma revisão mais detalhada da carreira dos oficiais de justiça, considerando a complexidade e a especificidade do trabalho[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://www.noticiasaominuto.com/pais/2644902/funcionarios-judiciais-avisam-ministerio-de-atraso-na-revisao-do-estatuto?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 "2").
2. **Remuneração**: Sugestões de aumentos salariais para refletir melhor a responsabilidade e a importância das funções dos oficiais de justiça[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://www.noticiasaominuto.com/pais/2644902/funcionarios-judiciais-avisam-ministerio-de-atraso-na-revisao-do-estatuto?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 "2").
3. **Condições de Trabalho**: Melhorias nas condições de trabalho, incluindo horários mais flexíveis e apoio adicional para lidar com o estresse e a carga de trabalho.
4. **Formação e Desenvolvimento**: Propostas para programas de formação contínua e desenvolvimento profissional para garantir que os oficiais de justiça estejam sempre atualizados com as melhores práticas e novas tecnologias.
Essas propostas foram apresentadas ao Ministério da Justiça, e o SFJ está trabalhando para garantir que sejam consideradas na elaboração do novo estatuto[43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054](https://sfj.pt/destaques/informacao-sindical-04-de-outubro-de-2023/?citationMarker=43dcd9a7-70db-4a1f-b0ae-981daa162054 "1").
Pois, pois King. mas o comentário que o colega te fez foi muito bem feito!
ResponderEliminarVê bem a porcaria de comentário (post) que fizeste!
É mais que justo a observação das 14:21!
Outra vez King?!!
ResponderEliminarEstás a massificar os comentários!
Dá a tua opinião, mas de forma mais digerível!
Desculpa, mas apenas isso não dá!
ResponderEliminarQuero um pouco mais para a minha vida!
Penso que mereço, e que a maioria dos meu colegas também!
Os meus avós e os meus pais - caro Colega - tiveram de pedir dinheiro àqueles "videirinhos" , agiotas, que levavam uma taxa de juro de 20 ou 30 % logo à cabeça - pedia-se 1000 e só davam 700, pois os 300 ficavam do lado de lá e nunca passavam de mão.
ResponderEliminarO colega quer voltar a esse tempo?
Tudo o que diz é verdade - deveríamos ganhar o suficiente, mas não acredito que o colega logo no 1º ano de trabalho tivesse 150 mil euros para pagar uma casa !
Também tem toda a razão no que respeita aos mercados - estão desregulados e há monopólios e isso tudo - mas a solução não é acabar com os mercados - desde que o homem se conhece e vive em sociedade , sobrevive nua lógica de trocas, de mercado, e por isso deve-se trabalhar constantemente para corrigir os desacertos e punir os prevaricadores, se forem sancionados de forma exemplar não se atrevem a prevaricar .
O colega perceba que se o dinheiro não for ele mesmo transacionável perde valor e a medida que lhe atribuí, como contraprestação do trabalho, deixaria de valer seria o mesmo que uma casa, apesar da sua vetustez, ter sempre o mesmo valor o que vale para um veículo já enferrujado e sem motor .
O que o colega deseja é utópico, não funciona, e já foi experimentado, levando à fome e morte de milhões ...
É certo que a ganância funciona da mesma forma e tem serviço para as maiores atrocidades, veja-se Hitler, Stalin, etc., que a coberto de políticas ideológicas quiseram nada mais nada menos que o domínios dos mercados, a formação de um império onde seriam reis.
Nada disso ...
ResponderEliminarA pessoa em causa, que está a ser julgada não é de Direita, todos o sabemos, e também não é de Esquerda, apesar de ter um acordo com o Filósofo que como todos sabem também anda a contas com a justiça e não era de Direita, e até conseguiu ter um representante como ministro, que também anda a contas com a justiça, mas o esquema, esse sim, é válido para qualquer personagem ...
Veja bem que até se dizia que havia um acordo para controlo dos media ... patrocinado por um determinado banco ... para fazer jeito a uma determinada pessoa ... que foi tirar um curso a Paris a expensas dos amigos.
Por muito que queira o colega não poderá dissociar uma coisa da outra.
Não viva em mentiras nem se deixe corromper por ideias plantadas aqui e ali.
Tenho para mim que todos - à direita, no centro e à esquerda - ao longo destes anos comeram a melhor parte do bolo e de tão fartos que estavam sobravam muitas migalhas que satisfaziam muitos dos que deles se abeiravam por interesse e deitavam à míngua todos os outros.
Ora o que é preciso é fazer o bolo maior e encher mais barrigas sem necessidade de pedinchar, sem se privilegiar os amigos e tratar todos por igual - de nada adianta estragar o bolo pois que a final não vai encher a barriga a ninguém e vão todos minguar ...
Opá ... o colega é Oficial de Justiça ou é militante do PS ...
ResponderEliminarOrçamento pipi, mas então se todos - os economistas - dizem que é quase igual ao do PS, com a diferença de 1% no IRC ?
O P da República que é que tem que ver ao caso ?
Terá ele culpa de um senhor se ter autopromovido a um alto cargo na Europa, como aconteceu com o Barroso, e deixado o país por vontade própria ...
Eu que não sou do PS ou PSD nem do CHEGA comungo da sua opinião quanto às eleições ... para ficar tudo como está é melhor irmos a votos!
Depois mentirosos - diga-me qual a sua medida para ver quem mente mais ... é que eu lembro-me de alguém aprovar uma lei que mandava incorporar um determinado suplemento e rever a carreira e já lá vão uns bons anos ...
É preciso ter muita lata ...
Colegas, colegas ... deixem-se de politiquices da treta!
ResponderEliminarDe PSD ou PS! ... na verdade foram essas 2 forças politicas que nos puseram nesta situação!
Poderá também acrescentar-se ainda o SFJ, o nosso querido sindicato mais representativo!
Para o rei dos oficiais de justiça, apenas queria dizer que o pessoal não gosta dos links...prefere ver aqui a o texto integral... tem que lhes fazer a vontade, pois que a IA vai beber informação em todo o lado!!!
ResponderEliminarColega, não se esqueça do que vai ouvir:
ResponderEliminarO Orçamento está mais que aprovado.
Nenhum partido quer ir a eleições.
Em último caso os Cheganos aldrabões aprovam o OE, porque sabem que vão perder metade dos deputados se forem agora a eleições.
Mas que raio é isso rei dos Mercedes?? Você gosta de carros?
ResponderEliminarTal qual
ResponderEliminarTodos entalados com esses créditos e a tutela sabe disso, é sem duvida uma maneira de manietar as massas. Os escravos ditos trabalhadores.
ResponderEliminar
ResponderEliminarViam os papo secos acordados à pressa e sem ninguém saber porquê.
Sócrates (PS) <-> BES
ResponderEliminarAté a DGAJ.
ResponderEliminarPaguem o tempo de provisório, AGIOTAS AMIGOS DA BANCA!!![>;P]
Nem uma coisa nem outra.
ResponderEliminarO POVO é apenas amenizado, gosta de dizer aquilo e acenar com a cabeça, o que é que se pode fazer?
Salazar não contou com fundos europeus.
ResponderEliminarNesse cenário, é inaceitável que aqueles em quem votámos para serem gestores nos tivessem levado mais do que uma vez à bancarrota.
Segundo a História que tenho lido, tanto PSD como PS, à vez.
Tenho idade suficiente para ter ido em 74 montado numa camioneta do meu concelho para a sede doutro concelho vizinho, sozinho, sem parentes, gritar: "Viva a Liberdade!".
Depois tive tempo, até ter atingido a idade para votar, para perceber que tudo continuava mais ou menos na mesma, nepotismo, caciquismo e ordens, não escritas nem verbais, mas dos aventais.
Os portugueses são extraordinários trabalhadores, infelizmente nunca trabalharam nesta democracia tanto para os próprios quanto trabalham para outros, incluindo terceiros.
Há muitos países no norte da União Europeia que parecem autênticas cooperativas no que toca à distribuição da riqueza que produzem, trabalhei algum tempo em duas empresas daí oriundas e dava para todos, também trabalhei numa portuguesa com bons prémios de desempenho, mas no geral, aqui neste cantinho à beira-mar parado, o problema é que nunca chega para o luxo de alguns e seus séquitos.
A greve dos advogados foi um fiasco. O Marçal só se faz acompanhar de grandes líderes. É pena que não tenha tido uma palavra de apoio para com a sua grande aliada. Só querem é conferências para continuar a distrair o pessoal
ResponderEliminarEPA já se chama o Salazar para as conversas.
ResponderEliminarFrancamente ...
Comentário das 13:39...
ResponderEliminarApenas para dizer que apreciei o que escreveu e a sua forma de pensar e estar na vida, a título individual e no seio da sociedade onde está inserido.
Temos efectivamente de fazer os possíveis para deixar de lado a política.
Criam-se facilmente diferendos que escalam a proporções perfeitamente evitáveis, com ataques pessoais.
Somos colegas.
O nosso foco aqui tem de ser a carreira e uma melhoraria (urgente e mais do que justa!!) da remuneração.