Para os novos 570 lugares há 1134 candidatos admitidos e 905 excluídos
Acabam de ser divulgados os projetos das listas dos candidatos admitidos e dos excluídos do concurso de ingresso para preenchimento de 570 lugares de Oficial de Justiça.
Publicado o aviso de abertura em Diário da República há um mês, as listas ora divulgadas contêm os nomes provisoriamente admitidos e não admitidos do concurso, apenas em face da apreciação das condições prévias anunciadas.
Apresentaram candidaturas dois mil e pico interessados em concorrer às categorias de Escrivão Auxiliar e, ou, de Técnico de Justiça Auxiliar, da carreira de Oficial de Justiça.
Desses quase 2040 candidatos, praticamente metade ficou admitida e a outra metade ficou excluída.
A lista dos candidatos admitidos, em projeto (não definitiva), pode ser acedida diretamente através da hiperligação incorporada.
A lista dos candidatos excluídos, em projeto (não definitiva), pode ser acedida diretamente através da ligação incorporada.
E porquê que as listas não são já definitivas? Porque têm erros e é agora o momento de quem os detetar e sentir que a sua colocação, ou a de outros, não está correta, informe e requeira a correção. E quando dizemos que as listas contêm erros, é mesmo assim, contêm mesmo erros que carecem de correção.
Assim, corre agora prazo de 10 dias úteis para que os candidatos que pretendam pronunciar-se, no âmbito da audiência dos interessados, o possam fazer, fazendo-o, exclusivamente, por via eletrónica, através do preenchimento e submissão “online” do formulário próprio designado “Exercício do direito de participação de interessados”, ao qual pode aceder diretamente através da hiperligação incorporada.
As candidaturas, sensivelmente partidas ao meio, dividem-se em 1134 candidatos admitidos e 905 excluídos.
Os 1134 candidatos admitidos que contamos incluem 3 candidatos que constituem lapsos, seja porque falta o resto do nome, seja porque não existem.
Uma candidata na lista chama-se apenas "Ana", outra chama-se apenas "Catarina", há uma terceira que se chama apenas "Graça Maria" e ainda uma "Vilma Cláudia". Há, portanto, nomes que parecem incompletos, muito incompletos ou até que poderão não existir, isto é, aquela "Ana" só "Ana" ou a "Catarina" só "Catarina" poderão estar apenas a mais, porque lá estão outras "Anas" e outras "Catarinas" com o resto dos nomes.
Assim, da análise da lista consideramos que os candidatos admitidos poderão ser em número que pode variar entre os 1130 e os 1134, o que se virá a comprovar com a lista definitiva.
De todos modos, qualquer "Ana", ou qualquer "Catarina", que não conste da lista dos não admitidos, poderá ser uma destas admitidas só inseridas pelo primeiro nome, pelo que terão de se pronunciar agora, em 10 dias úteis, alertando para os lapsos que constatem, tal como o devem fazer todos os demais e, especialmente, os candidatos não admitidos, usando o formulário próprio, caso verifiquem lapsos ou erros.
Curiosamente, enquanto na lista dos candidatos admitidos há uma "Ana" e uma "Catarina", só assim, na lista dos não admitidos aparece a conjunção das duas, isto é, uma "Ana Catarina", também sem apelidos, tal como ainda uma "Patrícia", só mesmo "Patrícia". E é contando com estes lapsos que totalizamos os tais 905 nomes.
Os motivos da não admissão estão explicados à frente de cada nome, alguns têm indicado apenas um motivo, mas outros têm mais do que um. A lista de motivos abarca 9 razões de exclusão, sendo a que mais se verificou (com 259 excluídos) o “não ter apresentado os documentos relativos aos requisitos gerais de provimento em funções públicas ou declaração do candidato sob compromisso de honra.”
Em segundo lugar dos motivos de exclusão (com 227 excluídos) está o facto do candidato “não ser detentor do grau de licenciatura na área do Direito”.
Em terceiro lugar (com 184 excluídos) está o seguinte motivo: “Por não cumprir nenhum dos requisitos de admissão e formalização da candidatura”.
Ainda na casa dos três dígitos (com 141 excluídos) está a seguinte razão: “Por apresentar declaração, sob compromisso de honra, que não se encontra em conformidade”.
Depois os números dos motivos de exclusão caem para 30 e picos para cada razão de exclusão: “por não ser detentor do curso de técnico se serviços jurídicos”, ou “por não ter apresentado documento comprovativo da conclusão dos cursos previstos” e ainda “por não ter apresentado declaração do serviço de origem comprovativa da relação jurídica de emprego público e do vencimento auferido (no caso dos candidatos detentores de uma relação jurídica de emprego público já constituída)”.
Por fim, com cerca de 15 candidatos excluídos para cada motivo: “Por não ter apresentado o certificado de reconhecimento emitido por ensino superior português sobre a licenciatura detida” e “por se encontrar impossibilitado de apresentar candidatura a novo procedimento de admissão durante o período de dois anos, por falta de aceitação/desistência nos casos de primeira nomeação, conforme previsto no Estatuto dos Funcionários de Justiça (EFJ)”.
São esses os 9 motivos apontados para a exclusão deste concurso a quase metade dos candidatos, número provisório que deverá sofrer algum ajuste, para mais ou para menos, após se analisarem as pronúncias dos candidatos, findo que seja o prazo de 10 dias úteis que hoje começa a correr, portanto, até ao próximo dia 22OUT.
A análise do número de candidatos admitidos, à volta dos 1130, leva-nos a considerar que não é um grande número, relativamente ao número de lugares que estão a concurso.
Tradicionalmente, na prova de conhecimentos, cerca de metade dos candidatos eram eliminados, seja porque faltavam, seja porque não obtinham um mínimo de 9,5 valores.
Mas a prova deste concurso vai ser radicalmente diferente: os candidatos vão poder fazê-la na sua própria casa, ou onde bem entenderem, com o seu próprio computador ou “tablet”, com vigilância à distância pela câmara do computador e com o microfone ligado.
Como sempre, os candidatos poderão consultar legislação, em suporte papel e, ou, eletrónico.
A prova de conhecimentos está pensada para ser realizada no dia 6 de novembro, uma quarta-feira, e já não num sábado, como era costume quando era presencial.
Há uma lista de condições técnicas a observar, condições que pode verificar acedendo diretamente pela seguinte hiperligação: “Nota Informativa sobre a Prova de Conhecimentos”.
Também deve verificar o programa da prova e a legislação correspondente, acedendo diretamente pela hiperligação incorporada.
Vai ser enviada uma convocatória aos candidatos admitidos, sendo nessa altura enviado “O Guia do Candidato”, no qual irão constar um conjunto de informações relevantes relativas à prova de conhecimentos.

Fonte: “DGAJ”.
As minhas desculpas por o meu comentário sair um pouco ao lado do artigo de hoje, mas permitam-me chamar à atenção apenas para algo (com um exemplo concreto mais adiante) e que me parece importante repetir as vezes que forem necessárias.
ResponderEliminarO salário, logo desde a entrada na carreira, está a estrangular-nos a todos! A todos!
E se não existir um aumento efetivo nos salários, na ordem de algumas centenas de €€€´s, estamos condenados.
A entrada na carreira, ao fazer-se com o vencimento que é por demais conhecido, impede que haja muito maior atração por parte de possíveis candidatos, o que por sua vez impede que haja progressões na carreira, conduz à diminuição na dedicação ou pelo menos a um maior empenho na aprendizagem e na predisposição para absorver conhecimento, impede uma justa distribuição do serviço e que está a tornar-se sufocante...impede que os funcionários possam ter satisfação no trabalho, vendo-se agrilhoados por um salário injusto e por constatarem que muitas outras carreiras à sua volta são valorizadas.
Tenho pouco menos de 2 décadas como O.J. e...sinto eu e sentimos todos que estamos completamente caídos no esquecimento no seio da Administração Pública.
Sei que existe por cá quem não goste de comparações, mas permitam-me um exemplo para ilustrar o estado a que chegámos.
No IKEA, há data de hoje, um funcionário full-time entra com um salário base de €1.000 + subsídio de alimentação. Subsídio esse que o IKEA decidiu recentemente aumentar.
Mas não se fica por aí!!
Conforme os resultados financeiros que são registados no ano fiscal anterior, os colaboradores do IKEA recebem um bónus anual de performance – 'One IKEA Bonus' é o nome que lhe dão – correspondente a aproximadamente mais um mês de salário (varia entre 85% e 145%, dependendo da performance de cada unidade).
Mas há mais...
Benefícios sociais como seguro de saúde e de vida para colaboradores permanentes; ou por exemplo os preços reduzidos nos restaurantes Ikea.
Até contam com um programa de emergência social interno, para que auxiliar a quem esteja numa fase mais difícil da sua vida.
Naturalmente que não existe, com este exemplo, nada a apontar de negativo ao IKEA ou ao trabalho desenvolvido pelos seus funcionários, mas serve apenas e só para demonstrar ao que chegou a carreira especial de Oficial de Justiça, onde a entrada nesta carreira especial se faz...com números que causam consternação!
Uma carreira onde a enorme responsabilidade, os deveres e o conhecimento necessário parecem valer muito pouco aos olhos do Ministério da Justiça, pois se assim não fosse...já se tinham movido montanhas para mudar esta autêntica vergonha.
"Quem quer ser Oficial de Justiça" - Juiz Presidente da Comarca de Lisboa
Com este movimento, os auxiliares que se encontrem a trabalhar longe de casa, nem daqui por 10 anos, vão trabalhar para perto de casa.
ResponderEliminarQuanto a aumentos, esqueçam, a ministra já virou a página, para os edifícios.
Porquê, perguntem ao sr. Marçal.
O salário de entrada para estes 570 sao 900€ e poucos mais os 13.5%
ResponderEliminarPortanto foi jogada de mestre
Entram para a função pública a ganhar quase 1100€
Bela negociação
Valores limpos...acredite que não se chega a tal.
ResponderEliminarÉ que não chega mesmo...
Ehehe fazer prova em casa essa tá boa...
ResponderEliminarComo os tempos mudam..
Então o SOJ meteu esta acção para encher chouriços??
Eu bem tinha dito que teria que ser uma providência cautelar...
Estive a trabalhar cerca de 5 anos ou mais para atingir o valor de 1100 estou a ser violentamente roubado por este ministério...
ResponderEliminarEntão posso fazer a prova rodeado de amigos que me vão ajudar nas respostas desde que se mantenham em silêncio e fora do ângulo da câmara do computador?
ResponderEliminarQue bom.
Vai ser tudo corrido a 100%
PALHAÇADA!!!!!
A pressa é tanta que vai sair asneira.
Tenho uma familiar cuja candidatura foi recusada por não ter licenciatura em direito e que vai impugnar o concurso por violação das regras que estão na lei
Nesta profissão só resta sair daqui para fora...isto é doentio...
ResponderEliminarSe conseguirem colocar 200..estão cheios de sorte!!
ResponderEliminarNão tarda, teremos colegas de turbante ou burka ao nosso lado e que mal falarão português.
É a mão de obra disponível, já que mandaram emigrar os nacionais ou não lhes deram condições dignas de vida.
E para ser mal tratado...mais vale emigrar.
Pelo menos passa-se mal, mas ganha-se mais.
Francamente acho que estão todos malucos, o critério de admissão violou grosseiramente o estatuto. Agora provas em casa sem qualquer vigilância isto é impensável, é facilitismo demais é mesmo para entrarem todos, não precisam de saber muito. cada pergunta é só pesquisar no google e ou até pedir a alguém.
ResponderEliminarTudo isto me leva a concluir que é mais fácil fazer a prova de concurso de acesso a Oficias de Justiça, que Cantoneiro, salvo devido respeito. com estes métodos de seleção acho que não haverá grau três como todos pensam mas todos assistentes operacionais, acabou a complexidade. Graças ao SFJ estamos todos bem levamos 30 euros ao final no mês, e ainda os vão tirar.
Será que quem vai vigiar a prova à distância é a mesma pessoa que estava nos ecrans em Vale Judeus???
ResponderEliminarUm abraço aos Guardas Prisionais.
FF
Ontem, na entrevista à SIC, o primeiro-ministro citou os OJ a par de outras carreiras a quem o governo subiu substancialmente os ordenados. A culpa não é dele, mas sim do SFJ que aceitou a primeira proposta da ministra da Justiça!
ResponderEliminarEra enviar um e-mail para o gabinete dele a informá-lo do que se passa com os OJ! Tem de se fazer alguma coisa!
A tua preocupação é ter colegas de turbante??
ResponderEliminarO que será que os povos da Suiça ou França diram dos teus familiares portugueses que estão lá??
Sabes quais os termos que eles usam para os portugueses???
Mas eu digo-te qualquer coisa como portugais .....
Pois é a xenofobia existe em todo lado sabe...por deixe os seus pensamentos xenófobos em guardados para si...
Porta de entrada para a função pública de 1122€ com os SRP incluído graças à negociação do SFJ com o Ministério
ResponderEliminarCurso do Centro de emprego válido para concorrer
Exame feito à distância onde vai controlar 1100 pessoas numa webcam...
Quem cá está foi completamente atrasado
Não há aumentos de 300€ pra ninguém e muito dificilmente nível 3 para quem não exerça chefias
Miséria
Que grande jogada da Ministra que é especialista em negociação e mediação
Desolação é o que qualquer deve sentir
Sem promoções
Com provavelmente a imposição do Siadap a subir de 8 em 8 anos e carreira de assistente técnico...
É desta que desisto disto
Graças a ficares no sofá e não ires à luta como outros trabalhadores, ficaste com 30 euros.
ResponderEliminarIronia das ironias, o acordo que não agradou a muitos, poderá ter salvo o funcionamento dos tribunais, por falta de não de obra.
E engane-se quem pensa que a maioria não têm aptidões para a funçao .
Se forem todos como duas estagiárias do IEFP que estiveram ao meu lado, garanto-vos que estão mais qualificados que 10 ou 20 % dos atuais OJs com vários anos de serviço.
Não era hoje que estava previsto um piquete de greve em cada sede de comarca?
ResponderEliminarEstou numa e não vi uma alminha à porta.
Ficamos mesmo todos contentes e felizes com o aumento!
Para quando a recuperação do tempo "congelado"?!
ResponderEliminarQuando é que os sindicatos de deixam de treta e metem as respetivas ações?
Diram?
ResponderEliminarOk...
Minha preocupação são os colegas de turbante e outros do género, sim senhor !
Pela falta de domínio da língua portuguesa, para começar. Pese embora haver alguns por aqui que escrevem DIRAM ao invés de dirão e talvez sejam portugueses de gema...
Isto não é um trabalho de back office ou numa cozinha, afastado de contacto com o público, meu caro ou cara.
É um trabalho que exige perceber muito bem o que nos estão a dizer e perceber as leis e todo o contexto social, económico, empresarial e político do país.
Mas talvez quando efetivamente te toque teres de ir executar as tarefas do colega que foi rezar várias vezes ao dia, percebas do que falo.
Ou quando este se ofender com algo que disseste ou porque fizeste uma árvore de Natal no serviço, como já acontece em alguns países europeus.
Luto, decerto, bem mais contra o Chega e fascistas do que tu, acredita. Odeio essa gente.
Mas daí até aceitar esta vaga incontrolável de emigrantes, sem quaisquer condições para os alocar condignamente, não!!
E se Passos Coelho foi um verdadeiro imbecil ao fazer o que fez fomentando a emigração de jovens nacionais, Costa não foi melhor ao escancarar as portas do país.
Nunca ouviste que a virtude está no meio?
Aliás, são eles, estes emigrantes sem condições as primeiras vítimas deste descontrolo.
E já agora, os portugueses que emigram, adaptam-se!! Não impõem nada aos locais. Aprendem os costumes e leis locais, misturam-se e vivem de forma igual a estes.
É a diferença.
É por pensamentos como teu que acha que existe estagiárias muito boas que isto está como está..
ResponderEliminarResta saber esses colegas que no teu entendimento nada fazem , qual o motivo... realmente a motivação para colegas com muitos anos de serviço é muita..
Não existe colegas muito bons e outros burros, tire esse retórica mesquinha da cabeça...
Mas é esse o pensamento que estraga esta classe...
ResponderEliminarAqui é pagar para trabalhar, caso estejam deslocados.
Ponderem bem se ao que pagam vale a pena o sacrificio.
Eu, se fosse hoje, não vinha para isto.
Aos 570:
ResponderEliminarCom ou sem licenciatura, preparem-se todes para a escravatura.
Volvidos 25 anos, exceto no mês em que recebi os retroativos dos papos-secos, nunca passei dos 1300 limpos.
Mas, se têm licenciaturas em Direito, o meu conselho é que vão antes para o CEJ.
Por essa via as mordomias chegam mais rápido, e não é preciso fazer a disciplina ginasta do trampolim...
é mesmo doentio.
ResponderEliminarrealidade triste.
Essa foi TOP !!
ResponderEliminarvá metendo umas baixas antes de desistir
ResponderEliminarCarreira arruinada.
ResponderEliminarAssim que possa vou pôr-me a andar.
Lol para o céj deves achar que fica barato e que é fácil..
ResponderEliminarVenho comunicar que já tive dois candidatos que me pediram ajuda então vamos efetuar o exame num café a beber cerveja..
ResponderEliminarEu vou estar atrás do computador ou ao lado para não me verem e vou lhe dar todas as respostas....
Garanto que os mesmos estão lá dentro...
Este é o primeiro exame da função pública que conheço que pode ser feito em casa.
ResponderEliminarIsto nao mete em causa a legalidade de todo o concurso??
Com o chatgpt facilmente se ontem as respostas todas certas...
Ou está ministra é mto boa e percebe muito de lei ou pós os pés pelas mãos?
Prova no sofá?! Nem para assistente operacional foi tão fácil..vergonha.
ResponderEliminarEntão SOJ onde está a providência cautelar?? Sabes bem que com a ação que meteste o concurso vai avançar e depois de colocados não haverá nada a fazer...
ResponderEliminarEste exame por poder ser feito em casa viola a meritocracia...e o princípio de imparcialidade, como equidade etc...
Então SOJ vais andar a encher chouriços com a ação que meteste??
Ainda vai a tempo durante o prazo de 10 dias..
Uma questão, um ex oficial de justiça que tenha saído da carreira há sensivelmente 2 anos e que tenha concorrido novamente volta à estaca zero, correto?
ResponderEliminarCorreto.
ResponderEliminar
ResponderEliminarInfelizmente, deixei-me convencer numa conversa que tive com um político, era para ter emigrado mas ele garantiu-me que a sua classe era idónea e eu embarquei.
Apesar de tudo, só vim para isto porque tinha o anúncio da reforma diferenciada aos 55.
Agora já vou tarde, nem me resta sequer a satisfação de que estivesse certo quando disse ao tal político que eles não passavam de escumalha e nunca deixariam de ser os caciques a governar para os nepotes do costume.
Este país, para a generalidade dos seus nacionais, já de si sempre foi miserável, e ainda por cima tem a malta dos aventais a encanar a perna à rã a isto tudo, por forma a garantir a sobrevivência das suas gerações de descendentes.
A minha irmã, com menos 8 anos de escolaridade, reformou-se com uma idade inferior à que tenho neste momento, emigrou, trabalhou num país bem gerido.
Já eu, aqui, com esta maltinha, vou ter que me arrastar até lá, se lá chegar, a destilar ódio por todos os poros contra quem tanto me prejudicou.
Nada, nem 300 paus, alguma vez me recuperará mais para a carreira, desde 2014 que estive disposto a rescindir caso me fizessem contas justas, só que agora já me compensará mais ir até ao fim, seja lá de que maneira for o arrastamento...
Resumindo, não fui enganado, isso não, desde sempre tive plena consciência da questão da subserviência quando para aqui entrei, unicamente alimentei a expectativa de que pudesse livrar-me dela por volta dos 55 e ter alguma qualidade de vida no tempo que me restasse.
Só que os 3 consoantes ( aqui toca Vernáculo - UHF ) trocara-me as voltas.
Espero que quem para aqui quer vir aqui venha ler os nossos testemunhos antes de decidir.
Pois é na tua realidade ou seja a que te dá mais jeito....para essa mente pequena poder se sentir superior alegas que os portugueses que emigram se adaptam e se integram é vdd.
ResponderEliminarContudo os nacionais locais não os vêem assim essa é a visão que tu queres ter para te sentires mais europeu ou mais ariano..
A discriminação nesses países existe sim contra portugueses, polacos etc....tudo o que não for do países deles..
Eu sei custa te ouvir essas coisas né?
E por vezes ou muitas vezes os únicos amigos desses portugueses lá fora são os gajos de turbante..
E está hem??
Vai lá para fora sai da casa da mama e verás...
Aliás sabias que na Suiça existe muitas escolas que só admitem nacionais.
Pois não querem estrangeiros misturados com os filhos deles incluindo portugueses e está hem??
Pimba pimba levas com.cada uma que até te bufas todo...
Isso é que era!!!
ResponderEliminarImagine que todas as pessoas usavam os dois olhos com que nascem, excetuando os casos de infelicidade que depois têm que compensar com o apuro dos outros sentidos.
Imagine que todos os olhos do mundo conseguiam ver de um lado e do outro e fazer coincidir as suas visões até se encontrarem nesse meio que refere...
Vá sonhando, e vá-se preparando para ser amante da solidão, pois assim não arranjará muitos "amigos"...
Qual email?
ResponderEliminarEntão o governo não ouviu a PGR no outro dia na AR?
Acha que o PR não sabe que foram só uns míseros 3,5% que teve que ceder, e ainda para mais sobre um suplemento que ainda é capaz de acabar em breve?
Venho informar todos os candidatos á carreira de OJ, que no dia do exame, estão todos convidados para a festa do exame de acesso á carreira de oficial de justiça.
ResponderEliminarNesse dia existirá um ecrã gigante onde todas as respostas serão dadas.
Apenas levem os vossos computadores.
Posso garantir que haverá cerveja á discrição e porco no espeto e DJ.
Assim não precisam de stressar, nem estudar, posso vos garantir que passam de certeza.
Em.ultimo recurso se não soubermos as respostas ativo o chatgpt que ele sabe.
Aos interessados podem contatar por aqui.
Vos aguardo nesta mega festa será a festa do ano..
Tenho visto alguns produtos de lá oriundos que não me parecem lá muito inteligentes, já para não falar do grande défice de carácter....
ResponderEliminarFicou sem resposta e agora virou poeta...ehehe
ResponderEliminarNão entendi nada do que diz...
Nem quero entender.. ehehe
E se levarmos em consideração o assento, então ainda tudo se tornará mais complexo.
ResponderEliminarPois CÉJ, só estou a ver como Centro Ético Judiciário, e isso lhe garanto que não se ensina lá no CEJ!
Não se importa de esclarecer-nos um pouco melhor o que disse, p.f.?
ResponderEliminarNão permitiram a entrada da sua familiar "(....)por não ter a Licenciatura em Direito(....)".
Mas tem outra Licenciatura ou curso, dentro do que a candidatura à carreira permitia?
Ou recusaram-na especificamente por não ter a aludida Licenciatura em Direito?
Não foi a pessoa com quem estava a discutir que fez o cometário poético.
ResponderEliminarFoi alguém, fui eu, que consegue ver o mundo todo ao mesmo tempo e por isso foi condenado à solidão há muitos anos, que estava a alertar a(o) seu(ua) interlocutor(a) para as "desvantagens" desse posicionamento.
Acredite que não pretendo estar a dissecar números, mas o seu comentário chamou-me à atenção quando fala em €1.122.
ResponderEliminarAqui na Secção onde trabalho, fizeram-se contas rápidas e dava, no total, míseros €1.038 (brutos!) + subs. de alimentação.
Na prática, com descontos para Seg. Social e ADSE, quanto muito levam algo a rondar os €900 + subs.de alimentação.
Uma (completa!!) vergonha de salário para uma carreira especial.
Bons tempos.
ResponderEliminarAntes de me começarem a comer as papas na cabeça, até eu, que não tenho grande inteligência criativa, faço bem é o papaguear, ou seja, todo o conhecimento que me seja transmitido oralmente e não só, capto, retenho e aplico, mas raramente com ele inovo, até eu, dizia, antes disso, granjeava o reconhecimento da hierarquia.
Até me deram MB numa inspeção para conseguir a promoção.
E saía quase todos os dias depois das 19 nos primeiros 10 anos de serviço.
Concordo com a(o) colega.
Desde sempre que, passando por diversas unidades orgânicas, nunca me lembro de ter contactado nas secretarias com pessoas que me tivessem parecido de somenos competência.
Algumas teimosas, como eu, mas não além...
Isto começa bem.
ResponderEliminarSe os candidatos podem fazer o teste em teletrabalho então, porque raio, os oficias de justiça não podem ficar em casa em teletrabalho?
Sem discordar com o Sr. Articulista e deixando o vinho falar:
ResponderEliminarErrado.
Se estava no zero, saiu do zero e vai voltar ao zero, não perde nada.
Do zero saiu e ao zero vai tornar.
Vai continuar no zero, que é o que a carreira vale.
0 Zero Ziro Sifr
Assinalo o facto de 905 excluídos por não saberem preencher o boletim de candidatura.
ResponderEliminarNão posso deixar de concordar.
ResponderEliminarIsto é uma palhaçada...
Revela uma vontade desmedida por parte do Ministério da Justiça, que é a de colocar pessoas nos Tribunais de qualquer maneira.
Como dizem os Ingleses....'No matter what'
O recurso ao ChatGPT deve ser o prato do dia.
Sinto vergonha do estado a que isto chegou.
Vergonha do salário auferido e que não paga a responsabilidade, deveres e conhecimento adquirido.
Vergonha da carreira de Oficial de Justiça.
Vergonha por estar num Ministério que não zela pelos seus funcionários. Ou melhor....zela por todos menos por estes!
Essa fez-me soltar uma gargalhada, mas percebo o sentido do que disse.
ResponderEliminarCaro(a) colega, analisando tudo isto e a forma como se vai desenrolar a prova, parece-me que a vontade clara é a de escancarar as portas dos Tribunais para entrar competência e incompetência ao mesmo tempo, onde a sorte...aliada a uma pesquisa bem feita pelo ChatGPT, não permitirão nesse momento distinguir o trigo do joio.
Apanhámos o Rei.
ResponderEliminarSe ele fosse OJ, teria dito/escrito:
Garanto que estão cá dentro, ao invés de "Garanto que estão lá dentro".
Ou então, também é uma hipótese que considero equacionar, talvez seja um rei que em príncipe não tenha tido os melhores aios para lhe ministrarem a arte da escrita.
Também gostava de participar na party, mas só se o porco no espeto for espetado com paus de louro.
ResponderEliminarConfesso que sou viciado no sabor do louro.
Será algum tipo de dependência?
Será crime?
Na carreira de OJ não há joio desde que se saiba rezar:
ResponderEliminarBasta saber dizer: Ámem, אָמֵן, ἀμήν, آمِينَ)!
Mas a questão aqui é que caso não tivesse existido acordo para os que entram agora recebessem logo os 13,5% provavelmente o Ministério da Justiça teria de abrir os cordões à bolsa e pagar pelo menos 200/300 no salário base a mais...
ResponderEliminarAssim bastou alterar este pagamento e já conseguem publicitar o valor de ingresso acima do salário mínimo e que pacificaram a classe com aumentos em muitos casos de 200€ pois os Suficientes passaram a receber o suplemento...
Repito... Caso não adicionassem o subsídio ao ingresso seria praticamente o salário mínimo do próximo ano...
Mesmo assim boa sorte a recrutar para Lisboa, Sintra Cascais e arredores...
Ou já lá moram ou vão passar mal...
Entretanto os restantes ficam todos para trás... Sem valorização nenhuma de jeito mas com fama disso
É essa 'publicidade enganosa' que enche os noticiários e também a mente da opinião pública, dizendo que fomos uma das várias carreiras beneficiadas com acordo que satisfez e pacificou a carreira, quando tal NÃO É VERDADE!
ResponderEliminarA esmagadora maioria ganhou com isto cerca de €35 x 12.
Uns poucos (muito pouco) recebem pouco mais de €110 brutos que antes não recebiam.
E assim temos o nosso PM a dizer, em horário nobre, que chegou a acordo com os O.J.
Estaremos, muito provavelmente, no pior, mais desmotivante e desanimado momento da já longa história de Oficial de Justiça em Portugal!
ESTA TB É FORTE
ResponderEliminarE na sua grande maioria todos satisfeitos da vida.
ResponderEliminarQuantas formas de desmentir o governo já foram engendradas?
Que me lembre, uma única, levada a cabo por algumas dezenas de OJ que ainda acreditam/confiam nos colegas.
Eu fiquei, faço muitas greves, no sofá, porque já conheço bem a classe, de ginjeira.
Lá de tempos a tempos, a generalidade deles, quando lhes toca fundo, é que se lembram da respetiva santa.
Quando a pimenta queima o cu dos outros, para eles é sempre refresco.
Mas eu farto-me de rir, aqui no sofá, porque mesmo aqueles que tripudiam dos outros e julgam que nunca lhes tocará, quer porque estejam bem relacionados ou andem sempre alinhados, ou outro motivo qualquer, um dia acabam sempre por ter alguma surpresa, e é nessa ocasião que acabam por sentir a falta da luta que não travaram antes por puro comodismo, mas aí já vão tarde.
É preciso para a máquina!
ResponderEliminarNós falamos, falamos ... mas continuamos a fazer a máquina avançar!
Isso mesmo, FF.
ResponderEliminarSe, numa secção com falta de recursos humanos - não será difícil achar uma nos tribunais - cometer um lapso com um traslado de preventiva, mama com um processo disciplinar.
Se, nesse caso a que alude, tiver que desempenhar duas tarefas em simultâneo, é herói nacional.
Praticamente tudo satisfeito da vida e muitos com medo de que pare é a DGAJ a máquina da reposição do tempo de provisório.
ResponderEliminarCambada de scrotum lickers, tenho dito.
E vão contra os seus associados que consideram não haver necessidade disso porque já encostaram no último escalão da categoria, apesar de desde sempre terem sabido que uma vez aí chegados não avançariam mais?
ResponderEliminarOs quais, pese embora tivessem anterior consciência disso, agora só o aceitariam se fossem criados novos escalões, o que, sendo outro assunto, também seria justo, para compensar o alargamento da idade da reforma?
Nunca ouviu falar da mesquinhez da classe OJ?...
E o SFJ? o que pensa disto? se é que pensa alguma coisa...
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarNão estando certo da fiabilidade da informação, puxando a fita do tempo atrás, ontem alguém aqui afirmou que 80% dos Oficiais de Justiça não terá tintins.
No referido contexto, terá querido significar que o problema da luta da carreira residirá nas oficiais de justiça, do género feminino.
Ninguém contestou isso, acredito que as colegas mulheres que o tenham visto por acharem que nem valia a pena, mas eu, sendo um oficial de justiça masculino - ainda que com um lado feminino bastante desenvolvido -, não posso deixar de vos convidar a fazer o seguinte raciocínio:
Se elas são 80% dos OJ, vão lá ver as imagens da última concentração na Praça do Comércio.
E verifiquem se a percentagem corresponde.
Caso lá vejam uma maioria de OJs do sexo masculino, peço ao Sr. Articulista que apague este comentário, mas se verificarem que a maioria são mulheres, mesmo que não seja 80/20, então deixem-se de tretas e percebam que as secretarias não estão estereotipadas.
E sobretudo não criem mais divisões do que as que já cá temos.
Uma única das nossas mulheres de armas vale mais do que todos os eunucos e freiras da carreira, assim como cada homem oficial de justiça de armas vale igualmente mais do que todos os eunucos e todas as freiras da carreira.
Mais, percentualmente, vendo bem as coisas, pelo menos da minha experiência, resulta é uma observação assaz travestida, pois as colegas com quem trabalho é que aparentam na maior parte dos casos terem com o que fazer a salada.
Lol esta Tbm tá boa estamos a falar de alhos e este vem falar de bogalhos....
ResponderEliminarContudo foi uma observação bastante perspicaz...
Colega, é o SIRESP à moda OJ.
ResponderEliminarFoi preciso verificar a fita do tempo.
Ok.
ResponderEliminarE o que vão fazer aos candidatos aprovados mas não colocados nos concursos anteriores?
ResponderEliminarOs candidatos aprovados e não colocados no concurso anterior estão prontos a candidatarem-se ao novo Movimento para as colocações em 2025, juntamente com os do concurso atual, a não ser que tenham sido excluídos por não aceitarem as colocações que lhes tenham sido indicadas. Ou seja, os 570 lugares destinam-se aos pendentes do concurso anterior e aos do concurso atual.
ResponderEliminar