Ponto da situação FP: valorização salarial para 2025

      Enquanto a carreira dos Oficiais de Justiça não vê os seus vencimentos melhorados, nem a aplicação de um novo suplemento de maior percentagem, em substituição do atual, e já nem sequer se perspetivar o final do corrente ano para tais resoluções, aos Oficiais de Justiça não resta outra hipótese a não ser focar a sua atenção nas negociações gerais das entidades sindicais da função pública com o Governo, em sede de negociação coletiva.


      Ao contrário das reuniões para os desenhos com o Ministério da Justiça, o Governo mantém uma boa periodicidade de reuniões com os sindicatos da função pública e, depois da reunião de ontem, outra já está agendada para amanhã.


      Em vez de desenhos de nuvens entrecortadas com o espreitar de um sol sorridente a raiar, como se tem visto das reuniões com os sindicatos representantes dos Oficiais de Justiça, o Governo tem apresentado propostas às plataformas sindicais da função pública que, como habitualmente, são, obviamente, pequeninas, para ir melhorando; não tendo ainda nenhuma plataforma sindical caído na tentação e esparrela de realizar um acordo rápido, apesar do nervoso miudinho que a UGT vai sentindo.


      Ontem, o Governo apresentou uma proposta para melhorar o salário mínimo para os funcionários públicos.


      Recordemos que o salário mínimo geral (RMMG) ficou acordado para 2025 nos 870,00, isento de IRS (este ano é de 820,00), e o salário mínimo para a função pública, sujeito a IRS, estava proposto (na semana passada) para os 870,50; sim, mais cinquenta cêntimos (este ano está em 821,23), foi ontem melhorado em mais quatro euros e meio, para que, no próximo ano fique em 875,00.


      Em comunicado, o Ministério das Finanças diz assim:


      «A segunda reunião de negociação coletiva geral com os Sindicatos da Administração Pública – Frente Sindical, Frente Comum e FESAP – realizou-se esta quarta-feira [ontem], no Ministério das Finanças, com a evolução de propostas por parte do Governo.»


      No comunicado, o Governo, representado pelo Ministério das Finanças, disse que “subiu a proposta para a Base Remuneratória da Administração Pública (BRAP) para o valor de 875 euros, já para 2025”.


      O Ministério das Finanças indicou ainda que “aceitou rever as carreiras não revistas relativas aos Administradores Hospitalares, a iniciar ainda no ano em curso” e dos “Técnicos Superiores de Saúde, a partir do próximo ano de 2025”. “Relativamente às restantes [carreiras], o Governo está ainda a analisar as mesmas”.


      Para já estão agendados os seguintes processos de revisão das carreiras:


      Em 2024 (no que resta de ano), revisão das carreiras dos Oficiais de Justiça, bombeiros sapadores e administração hospitalar;


      Para 2025, revisão das carreiras de técnico superior de saúde, medicina legal e de reinserção social/reeducação.


      Para 2026, a revisão das carreiras de inspeção.


      Para além da questão do valor mínimo da BRAP, o Governo manteve a sua proposta de atualização geral dos vencimentos na administração pública de 2% ou num mínimo de 52 euros, conforme já estava acordado com o anterior Governo, isto é, até vencimentos de 1754 euros (brutos) haveria uma atualização de 52 euros e, acima desse valor, aplicar-se-ia a percentagem de 2%.


      Quer isto dizer que a esmagadora maioria dos Oficiais de Justiça terá, para já e até ver a conclusão das negociações, pelo menos mais 52 euros (brutos) a partir de janeiro próximo.


      À falta de novidades específicas para a carreira dos Oficiais de Justiça, vamos estando atentos à negociação coletiva da função pública.


BaloesNuvem.jpg


      Fonte: “Lusa/DN”.

Comentários

  1. Rei dos Mercedes17/10/24 08:39

    Além de já ter feito saber, ainda esta semana, que é prioritário rever a carreira dos funcionários das Finanças!

    ResponderEliminar
  2. Que carreira vai ser revista?

    Ahhh
    A tal carreira que já recebe 17 salários anuais...

    ResponderEliminar
  3. Rei dos Oficiais de Justiça17/10/24 09:18

    Venho informar os o.j ilegais que já entrou um processo crime a denunciar as promoções por favores contra todos agora aguardem para serem constituídos arguidos.

    ResponderEliminar
  4. Vá lá que vai existindo esses aumentos de 50 euros é até mais do que foi negociado pelos sindicatos...

    ResponderEliminar
  5. És tu Zé ?
    P.F. volta para casa.
    O médico já ligou a perguntar por ti, disse que fugiste do Magalhães Lemos porque querias ir ao funeral de quem te criou!

    Mas quem te criou (esta classe estupida e amorfa) ainda está vivo, não morreu, embora se note pouca diferença, está mais morto para a vida que um cadáver que jaz há mais de 24 horas.

    Vá, agora volta para casa para, juntos, tomarmos todos a medicação.

    ResponderEliminar
  6. Sim, acredite nisso ...

    Dão mais 4,5 euros por mês mas com a história do carbono sacaram-nos bem mais, só no meu caso são pelo menos dez vezes mais, mais 45 euros de combustível num mês.

    Vão gozar com o senhor carvalho ...

    ResponderEliminar
  7. A classe é serena e a fumaça, todos o sabemos, nem sempre dá lugar a fogo, vai moendo, moendo, até consumir tudo e não restar nada, apenas cinzas ...

    Nas conservatórias, por estes dias, com o alavancar do acelerador de progressões, saltaram todos de níveis, alguns, para compensar, saltaram mais do que um de uma só vez.

    Por cá, temos uns senhores que não valem nada, mesmo nada, são manifestamente incompetentes no que fazem, de um atavismo tal e de uma tal inércia que incomoda mesmo quem está quieto ... verdadeiramente impressionante o que (não) fazem ... e dizem-se dirigentes sindicais ?! Não são dirigentes sindicais, são empecilhos sindicais e servem-se mais a instrumento de refreio do descontentamento que a ferramenta de luta e reivindicação.

    Somos todos uns otários, diria mesmo burros, por tolerar que este dirigismo bacoco e sem sentido continue assim, a lutar por nós em Marte, onde não interessa a ninguém, quando os terráqueos continuam numa vida sofrível ...

    Vão todos para aquele lugar que toda a gente sabe e eu não me atrevo a dizer aqui!



    ResponderEliminar
  8. Revisão da carreira em 2024. Será que ainda é possível?
    Claro que é!
    Simples, não se altera nada, apenas uns retoques, por exemplo os seguintes:
    - cindir as categorias de auxiliar e adjunto numa única;
    - acabar com a diferenciação da carreira (judicial e do MP);
    - assim, torna-se numa carreira unicategorial;
    - cargos de chefia em comissão de serviço (como já hoje acontece) de forma paralela à carreira (à semelhança dos administradores judiciários);

    E prontos, está feito o ajustamento.

    ResponderEliminar
  9. Não esquecer o SIADAP para obstar às progressões automáticas ...

    ResponderEliminar
  10. Ontem alguém por aqui insurgia-se com o facto dos textos terem um conteúdo que interpretava como anti Marçal

    Eu tendo a dar-lhe razão, pois que o dirigente do SOJ merece os mesmos elogios que aquele outro senhor.

    Porque é que não acabam de uma vez por todas com as greves em vigor - que chateiam os bichos que incomodam nas partes baixas de quem não é higiénico.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário é um resumo brilhante do que vai acontecer com a carreira assino por baixo, apenas vão tentar retirar ainda mais direitos..

    Não esquecendo o SIADAP, bem como retirar o uso e porte de arma.

    ResponderEliminar
  12. Rei dos Oficiais de Justiça17/10/24 10:04

    Os ilegais até se vão borrar todos eheheh ....

    ResponderEliminar

  13. Se não queres fazer greves não faças.

    O facto de estarem greves em vigor impede-te de não alinhares nelas?

    ResponderEliminar
  14. 52€ de aumento ao fim dos descontos quanto resta?

    mais um papo seco.

    Trabalhai escravos e de cabeça baixa, pois nada fazeis para lutar e contrariar tal como as outras carreiras fizeram.

    Têm o que merecem. Nada, porque nada lutam.

    Mansos!

    ResponderEliminar
  15. se querem novidades é perguntar ao comentador MARÇAL

    ResponderEliminar
  16. Por acaso tem razão.
    A existência destas greves esta a tornar se simplesmente ridícula.
    Adesão praticamente nula.
    No dia a dia são utilizadas como meio de justificação de faltas. Quando faltam por motivo não previsto na lei, dizem aos secretários para pôr greve.
    Quando podiam efetivamente causar impacto, como neste processo BES, o sindicato que a decretou pede não se aderir.
    Que haja alguma dignidade e se cancelem estas greves sff.

    ResponderEliminar
  17. Calma, a malta tem que esgotar os arts 59 primeiro.

    ResponderEliminar
  18. Como é possível ter desperdiçado 300 paus por mês?!!!

    ResponderEliminar
  19. É possível apartir do momento que existe 300 ou mais o.j. ilegais a levarem para casa bons aumentos dependendo do que foi estipulado com cada um ... você aí entenderá que existe quem não tenha interesse em nenhuma mudança...

    ResponderEliminar

  20. Vai-te catar, pá!

    Não queres alinhar em greves não alinhas.

    Escravo.

    ResponderEliminar
  21. Aprendiz de Cartilheiro17/10/24 13:21

    Greves que estão a prejudicar imenso os números do burnout.
    A continuarem por muito mais tempo, no próximo estudo passaremos do topo para a cauda das profissões neste país...

    ResponderEliminar
  22. Mas isso é legal?!!

    ResponderEliminar
  23. Então para ti o melhor é não existir qualquer aumento...essa tá boa por essa lógica...

    Um aumento é um aumento e ponto final...

    ResponderEliminar
  24. Nunca percebi a utilização do verbo "catar" nos comentários!

    Que é isso de mandar os outros "catarem-se"?!!

    Acho de uma má educação extrema ...

    ResponderEliminar
  25. Claro que não, mas você ainda não entendeu que trabalhamos no reino da ilegalidade....

    O único sector da função pública onde as horas extra não são pagas, não existe uma definição concreta do conteúdo funcional... é tudo o que for superiormente ordenado...ehehe

    Onde existe uma cultura de assédio laboral violenta tanto por parte de algumas chefias, como administradores , como secretários como Magistrados..

    E todos enfiam a cabeça debaixo de terra são coniventes com a situação...

    Esta classe adora ter os seus direitos violados...

    ResponderEliminar
  26. VERDADE

    ASSEDIO LABORAL POR PARTE DAS CHEFIAS E MAGISTRADOS...
    TODOS FECHAM OS OLHOS, APESAR DE TER SIDO DENUNCIADO

    ResponderEliminar
  27. a revisão do estatuto é apenas virtual - é perguntar ao MARÇAL

    ResponderEliminar
  28. porque acreditou numa revisão virtual e conseguiu virar comentador (não sindicalista)

    ResponderEliminar
  29. Justiceiro17/10/24 17:20


    Denunciar não é bastante.

    Necessário participar caso a caso aos respectivos conselhos: CSM, CSMP e COJ.

    ResponderEliminar
  30. Não ligue.
    A malta que anda sempre cheia de pulgas e piolhada utiliza muito esse vocabulário.
    Já vem do berço.

    ResponderEliminar
  31. Olhem só que carreira acaba de ter umas arestas 'limadas', mas com valorização salarial logo na base!

    Ah pois é...

    Pelo meio do muito burburinho, parece que vão acontecendo umas coisas na "Casa da Justiça".

    Justiça para alguns, entenda-se....

    Veria como positivo aqui o Blog manifestar-se / divulgar isto num dos seus artigos diários por cá deixados.


    https://www.publico.pt/2024/10/17/sociedade/noticia/juizes-vao-exercer-so-licenciatura-2108363

    "(....)
    Juízes vão poder exercer só com licenciatura
    "Aprovámos um diploma para corrigir essas dificuldades, reajustando os requisitos de ingresso, alargando a base de recrutamento, simplificando o concurso e reduzindo a sua complexidade", disse o governante. Um dos ajustamentos foi nos requisitos ao nível da formação. "Era obrigatório que os candidatos tivessem mestrado, o entendimento é que a licenciatura é suficiente

    "(....)"


    "(....)Juízes vão poder exercer só com licenciatura
    Por outro lado, o estatuto de auditor de justiça dos candidatos a juízes passa a ser equiparado ao de bolseiro de investigação, o que tem impacto nas respectivas condições remuneratórias(....)"



    ResponderEliminar
  32. Jornal o público:

    "Juízes vão poder exercer só com licenciatura
    Medidas para atrair candidatos a magistrados judiciais foram aprovadas em Conselho de Ministros..."

    Menos formação académica, melhores condições remuneratórias!...

    Grau 3 já, para todos os Oficiais de Justiça, porque a formação académica deixa de ser assim tão relevante para o acesso às magistraturas.

    E os Oficiais de Justiça com licenciaturas pré-Bolonha e todos aqueles com mestrados!...

    ResponderEliminar
  33. Comunicado da reunião do conselho de ministros:

    "Tendo como objetivo inverter a trajetória de redução do número de candidatos ao ingresso nas magistraturas, aprovou uma Proposta de Lei, a submeter à Assembleia da República, que melhora o regime de acesso ao Centro de Estudos Judiciários (CEJ), alargando a base de recrutamento, simplificando o concurso de habilitação, reduzindo a complexidade do concurso e valorizando o estatuto do auditor de justiça..."

    E a redução do número de candidatos a Oficial de Justiça!...

    ResponderEliminar
  34. Usar capacetes azuis como escudo humano?
    Chamo terrorista ao responsável que não deu ordem de retirada.
    Jogo de politica muito porco.

    ...um pedacinho de mar mediterrâneo..

    ResponderEliminar
  35. nós OJ não vamos ter direito a nada...
    agradeçam ao Marçal e restante equipa SFJ
    continua a descontar que eles agradecem...

    ResponderEliminar
  36. Parabéns ao PS pelo seu sentido de Estado .
    Agora que venha mas é o novo estatuto para reformar de alto a baixo e dignificar esta carreira moribunda.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ