Próximo fim-de-semana com feriado e greve

      Se na próxima sexta-feira, 01NOV, é feriado nacional, na segunda-feira seguinte, 04NOV, é dia de greve nacional.


      Os Oficiais de Justiça, às segundas-feiras, apenas têm a tarde como período de greve, mas na próxima têm o dia todo.


      Como todos sabem, as segundas-feiras, logo de manhã, especialmente para as secções que tramitam processos de natureza penal, como os DIAP ou as secções dos juízos: local criminal ou de competência genérica, costumam ter alguma azáfama adicional, pelo que uma greve logo de manhã numa segunda-feira provoca efeitos de maior dimensão do que noutros dias.


      A greve nacional da próxima segunda-feira, 04NOV, está convocada pela FESINAP - Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos.


      Não é a primeira vez que esta Federação convoca uma greve nacional que abarca todos os trabalhadores em funções públicas e, claro, todos os Oficiais de Justiça.


      O aviso prévio de greve, que abaixo pode consultar, foi comunicado no passado dia 16OUT, sem serviços mínimos no entanto, a pedido da DGAJ, com intervenção do Colégio Arbitral e ainda com o acordo da FESINAP, foram fixados, por unanimidade, serviços mínimos.


      Em síntese, os serviços mínimos consistem naquilo que já é habitual. Desde logo em assegurar um Oficial de Justiça para o Ministério Público e outro para o Judicial, sendo aqui considerados apenas os juízos que tenham competência para assegurar os serviços mínimos que abaixo se descrevem. Há uma exceção para o Tribunal Central de Instrução Criminal, prevendo-se aqui três Oficiais de Justiça.


      Os serviços mínimos a assegurar são os seguintes e exclusivamente os seguintes, porque apenas estes estão fixados e não mais do que estes:


    «.a) Apresentação de detidos e arguidos presos à autoridade judiciária e realização dos atos imediatamente subsequentes;


      .b) Realização de atos processuais estritamente indispensáveis à garantia da liberdade das pessoas e os que se destinem a tutelar direitos, liberdades e garantias que de outro modo não possam ser exercidos em tempo útil;


      .c) A adoção das providências/atos cuja demora possa causar prejuízo aos interesses das crianças e jovens, nomeadamente as respeitantes à sua apresentação em juízo e ao destino daqueles que se encontrem em perigo;


      .d) Providências urgentes ao abrigo da Lei de Saúde Mental.»


      Portanto, os serviços mínimos não permitem encerrar todos os edifícios do país, mas também isso já não aconteceria normalmente, pelo que não são os serviços mínimos que vêm estorvar sobremaneira a greve, e embora não permitam encerar tudo, permitem encerrar muitas secções.


      Por outro lado, os Oficiais de Justiça nomeados para assegurar os serviços mínimos têm de estar disponíveis, precisamente, para os assegurar, pelo que não podem realizar outras diligências ou atos que não se enquadrem nos serviços mínimos que estão especificados, pois é esse o propósito da nomeação: estar disponível para esses serviços mínimos e não mais.


      Assim, o próximo fim-de-semana pode ser um novo momento de relevante efeitos no prosseguimento da luta dos Oficiais de Justiça, ao mesmo tempo que pode proporcionar um período mais prolongado de descanso aos Oficiais de Justiça, à esmagadora maioria, especialmente para aqueles que se encontram deslocados das suas áreas de residência que, apesar de já disporem do novo passe ferroviário por vinte euros para trinta dias que permite circular em todo o país, com dois dias extra no fim-de-semana, terão um maior momento de merecido descanso.


      Embora a maior parte das reivindicações da greve não se apliquem, neste momento, aos Oficiais de Justiça, como, por exemplo, o SIADAP, nada impede que os Oficiais de Justiça defendam um regime mais justo, em solidariedade para quem está sujeito a esse sistema e, bem assim, se previnam para a eventualidade de futuramente ter também que lidar com este sistema.


      Uma das reivindicações de interesse para os Oficiais de Justiça, no imediato, reside na reivindicação do pagamento do subsídio de refeição em cartão, dessa forma podendo ser ultrapassados os atuais 6 euros diários, passando para os 10,20, mantendo-se livres de impostos, tal como já sucede para os trabalhadores do setor privado.


      Pode consultar o aviso prévio da greve acedendo através da seguinte hiperligação: “FESINAP – Aviso Prévio de Greve para 04NOV2024”, a comunicação da DGAJ: “Ofício DGAJ informa decisão do Colégio Arbitral” e ainda a "Ata com decisão do colégio Arbitral".


Calendario=NOV2024=AssinaladosFSDG.jpg


      NOTA: Artigo atualizado pelas 10H45 com a indicação dos serviços mínimos.

Comentários

  1. Bom dia,

    É mesmo isso, agora faz-se greve por solidariedade ???

    E assim vai o mundo!

    E que tal apelar à responsabilidade de cada um e pedir que correspondam ao que lhes é pedido, nada mais nada menos que isso.

    Os comportamentos mimetizados - como sucedeu este final de semana - é aberrante e diz bem do fraco "tecido social que se foi tecendo" nas últimas décadas.

    Extremistas de esquerda e de direita, pessoas sem qualquer vergonha ou pingo de decência, deitam-se a se digladiarem não para que se alcance o melhor para as pessoas, mas para elas próprias alcançarem o melhor para os seus interesses, sem quaisquer bom senso.

    Não podemos escamotear que as pessoas visadas têm toda a razão do mundo para serem defendidas, e nisso estou mais do lado do coração!

    ResponderEliminar
  2. A greve é um direito, que não precisa de ser justificado!

    O que se passa na restante Função Pública não nos é totalmente alheio!

    As restantes coisas que traz para o seu comentário são muito mais laterais ao assunto do blog, que a pretensa greve por solidariedade!

    Temos que aproveitar tudo o que dispomos para criar mossa, mossa essa que nos permitirá, esperemos, modificar o comportamento do MJ.

    ResponderEliminar
  3. Este blogue até costuma ter artigos de opinião de Excelência mas o de hoje é simplesmente ridículo..

    ResponderEliminar
  4. e as publicações dos provisórios em definitivos em DR não sai?

    ResponderEliminar
  5. Não diga disparates!!

    O assunto do artigo de hoje é muito pertinente!!

    Ainda bem que existe este blog para nos alertar e nos dar conhecimento destas notícias.

    O seu comentário é típico de alguém que tenta a todo o custo demover os colegas de fazerem greves.

    Deve estar bem instalado... Está mais que visto.

    Oxalá que na próxima semana haja uma enorme adesão, pelo menos dos colegas que estão nos DIAPs.

    ResponderEliminar
  6. Saíram hoje no DR.

    Abre os olhos!

    ResponderEliminar

  7. Ó ridículo, a cavalo dado não se olha o dente!


    ResponderEliminar
  8. " comportamentos mimetizados"!
    Engraçado como os Cheganos, carneiros que seguem o chefe da tribo sem qualquer interrogação, vêm com uma conversa destas a acusar os outros de seguidismo, como se lutar por um Estado de Direito se enquadre em tal conceito.
    Só por causa disto vou assinar a petiçao para meter aquela escumalha lá dentro.

    ResponderEliminar
  9. Para o bem instalado das 10:28:

    Fica tranquilo que já saíram os serviços mínimos.

    Já podes dormir descansado esta semana.

    ResponderEliminar
  10. E a Greve do dia 31 de outubro?

    ResponderEliminar
  11. Bem sentado(a).
    Acho que acabei de ver a dita pessoa aqui em Constância quando passei para o almoço, junto ao jardim horto, na estátua do Camões!

    ResponderEliminar
  12. Super zorro28/10/24 14:31

    Então. Ouvi comentar que todos os órgãos sociais do SFJ se vão demitir, será verdade?
    Pelo calendário decorrido, já deveria ter havido novas eleições.
    Porém, o que na altura achei pertinente, assinei um abaixo assinado dirigido ao presente da mesa, pedindo a adiamento das eleições, para que a revisão do estatuto fosse possível com esta direcção que conheceria bem o assunto e não fossemos prejudicados com campanha nesta turma tão sensível.
    Porém passaram-se uma semana, duas, um mês, dois e nada de estatuto, nada de informação por parte de Marçal e companhia .
    Assim, ouvi comentar que se iriam demitir, por serem pessoas de bem e de palavra
    Esperemos pois

    ResponderEliminar
  13. Que se demitam o mais rápido possível!

    Para mim não passam de incompetentes!

    ResponderEliminar
  14. Não têm só de demitir, mas também pedir desculpas por todo o mal que foi feito!

    Ficámos sem € 300 mensais, estamos sem estatuto e sem integração do SRP!

    Não podia ser pior!

    Não podia ser mais tarde!

    Demitam-se s.f.f.!

    ResponderEliminar
  15. E voltar para os Tribunais,? Está doido, demitir seria voltar às secretarias.
    Razões lógicas de demissão há muito já as há, passam semanas após semanas e novidades 0 .
    Alguém sabe sequer quando está agendada a próxima reunião?
    Não dizem nada a ninguém, talvez porque não haja mesmo nada a dizer. Nem sequer há o respeito por semanalmente (no mínimo informar as pessoas, quanto mais não seja de que não foi contactado nem sabe quando será a próxima reunião - se for o caso).

    ResponderEliminar
  16. Colega, concordo em tudo.
    Continuam com "o rei na barriga", não passam "cavaco" passado tanto tempo ainda não chegaram a conclusão que a função de um sindicalista e servir a classe
    Montaram uma teia de interesses e conhecimentos, que, aos seus olhos, os eudeusaram.
    Atente-se bem, há umas semanas atrás, após fortes críticas nas redes reagiram com famosa "timeline" . A mesma porém só falou do que não interessa a ninguém, passado.
    Após, penso que quatro semanas, ainda estamos com a mesma informação, não 0, mas, 0 ao quadrado.
    Que tristeza de gente, que mesquinhez de pensamentos
    Depois andam a promover estas jornadas como se fossem grandes coisas. Só servem para aumentar o seu ego.
    Por mim, todos, mas mesmo todos, com excepção de duas ou três colegas que admiri, já vão tarde, muito tarde.
    Fica a ideia para quem ainda tenha idade e força para tal. Não seria de meter uma qualquer providência para obrigar a eleições, já?

    ResponderEliminar
  17. Não há nenhum, repito, nenhum, que se aproveite!

    Nem o sindicalista no feminino que falaram na semana passada!


    Se algum houvesse, um que fosse, já teria retirado o seu apoio à liderança, e saído!

    Fracos, incompetentes, soberbos e limitados!

    Saiam, desvinculem-se dessa coisa! ...

    ResponderEliminar
  18. "Amigo", isso é falso!!!

    Não ande a espalhar mentiras.


    Isso são fuck news!!!

    ResponderEliminar
  19. Sabe o que é ironia?

    ResponderEliminar
  20. so se tiveres um dr para pessoas especiais...

    ResponderEliminar
  21. lista dos candidatos admitidos e não admitidos ao concurso externo a que se refere o Aviso n.º 20101/2024/2, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 175, de 10 de setembro de 2024.


    Lista para exame......abre os olhos burro

    ResponderEliminar
  22. "Fracos, incompetentes, soberbos e limitados"

    Belo autorretrato das pessoas que te rodeiam no teu pseudo sindicato.
    Não faria melhor!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ