Queres nível 3? Carrega no botão e sobe

      Os Oficiais de Justiça “pacificados” continuam a procurar formas de luta que demonstrem que a tal dita “pacificação” e “satisfação” com o tal “acordo” firmado é uma mentira, apesar de bem contada.


      Por estes dias foi tentada uma ação com visibilidade mediática na capital, sem sucesso, por falta de adesão dos Oficiais de Justiça, e hoje mesmo será tentada uma outra ação de luta noutra capital para um outro processo mediático.


      Outros agendamentos estão em cima da mesa e em análise, mas, sem uma adesão substancial o impacto mediático dilui-se ou não existe.


      Entretanto, fomos informados que há Oficiais de Justiça indigitados para receberem formação para novas funções nos tribunais, porque foram selecionados para cumprir um caderno de encargos de um concurso público encetado pela DGAJ.


      As novas atribuições que se pretendem impor aos Oficiais de Justiça revelam o óbvio caminho e o patamar a atingir na carreira.


      Mas estamos a falar de quê?


      Os Oficiais de Justiça vão receber formação para prestar assistência técnica aos elevadores e plataformas elevatórias e já foram selecionados e notificados de que estão integrados na equipa de assistência para tal efeito.


      Parece que os Oficiais de Justiça subirão ao nível 3 na carreira nos edifícios que tenham três pisos, carregando no respetivo botão, porque se só tiverem dois pisos, ficarão no nível 2.


      Os Oficiais de Justiça nomeados para cuidar dos elevadores fazem-no ao abrigo do ponto 7 da cláusula 7ª do Caderno de Encargos, ao qual pode aceder diretamente pela hiperligação incorporada.


      No tal ponto 7 da cláusula 7ª, consta que haverá uma equipa “responsável pelo funcionamento diário dos equipamentos, nomeadamente plataformas elevatórias e plataformas de escada” e é essa a equipa que a hierarquia formou, notificando os Oficiais de Justiça selecionados.


      A formação sobre os equipamentos elevatórios será ministrada brevemente e tem como objetivo “transmitir os procedimentos básicos de atuação e segurança em caso de avaria e situação de emergência, cumprindo, no mínimo, o seguinte conteúdo programático


      .a) Para os elevadores, entrega de pelo menos um exemplar da chave ao responsável do edifício, acompanhada de uma instrução escrita, assinalando as precauções especiais a tomar para evitar acidentes que possam resultar de um desencravamento que não seja seguido de um encravamento efetivo;


      .b) Ações a desenvolver em caso de acidente, avaria, paragem e, ou, emergência, para todos os equipamentos;


      .c) Deverá ser entregue relatório com conteúdos da formação e lista de colaboradores que estiveram presentes, no prazo de 7 (sete) dias após a realização da ação de formação.”


      Ora, nesta última alínea aqui reproduzida, a alínea c), refere-se que deverá ser entregue uma lista dos “colaboradores”, portanto, este pessoal colaborador não é Funcionário de Justiça nem é Oficial de Justiça, porque não é mencionado por tal categorização, nem sequer pela menção geral e legal de Trabalhador, conforme consta de todas as leis do Trabalho em vigor.


      Assim, esses colaboradores que o Caderno de Encargos menciona não são Trabalhadores pagos para exercerem o seu trabalho, pelo que deverão ser pessoas novas e externas que prestarão a tal colaboração, uma vez que nenhum Trabalhador pode admitir a infâmia de ser considerado um colaborador quando realiza o seu trabalho a troco de um salário de sobrevivência e não de uma palmadinha nas costas ou de um louvor publicado no Diário da República aquando da despedida de qualquer alto cargo dirigente.


      Já alguém experimentou ir às compras com um louvor do Diário da República? Já alguém experimentou comprar alimentos para o seu sustento e dos seus, prestando colaboração ou sendo colaboracionista?


      É com o trabalho que o Trabalhador exerce que aufere uma contrapartida monetária que lhe permite, a si e aos seus, sobreviverem e esta troca compensatória não é uma colaboração.


      O Código do Trabalho não é o “Código do Colaborador” e nesse diploma legal não existe nem uma única menção ao tal colaborador, nenhuma mesmo, pelo que a assunção de qualquer Trabalhador nessa qualidade constitui algo contrário à Lei e, portanto, se não está em linha com a disposição legal, só pode ser ilegal.


      Não é ilegal que haja colaboradores e é claro que os há em inúmeras atividades, designadamente, as associativas, em que todos colaboram para um bem comum, mas essas atividades, não remuneradas são coisa diferente do trabalho forçado e necessário à sobrevivência de cada um. São coisas diferentes e querer confundi-las, ou fundi-las, não só é um erro crasso, como é um insulto a cada Trabalhador.


      Esta problemática da nomeação nas comarcas das equipas dos ditos colaboradores, sendo indicados Oficiais de Justiça, é do conhecimento dos dois sindicatos que representam os trabalhadores Oficiais de Justiça, esperando-se que venham a reagir.


ElevadorBotaoAlarme.jpg


      Fontes: para além da comunicação individual aos selecionados, remetida por correio eletrónico da hierarquia, pode aceder a seguir, pela hiperligação incorporada, ao referido “Caderno de Encargos”.

Comentários

  1. Rei dos Oficiais de Justiça18/10/24 09:14

    O reino das ilegalidades continua com práticas ilegais e violadoras dos direitos do trabalhador.


    ResponderEliminar
  2. Os "colaboradores" já existem há muito, basta ver a quantidades de secretários e escrivães de direito que pululam por esses tribunais do país, sem terem os respetivos cursos que são exigidos para tais funções.

    ResponderEliminar
  3. O mais ridículo é que deve existir oficiais de justiça prontos a aceitar essas novas funções...ehehe

    ResponderEliminar
  4. Não não temos nem devemos ter formações de nenhuma espécie que versem fora da nossa área funcional!

    Seja elevadores, incêndios ou outra coisa qualquer!

    Essas formações devem ser dadas a grupos de cidadãos!

    ResponderEliminar
  5. Eu não quero ser chamado de Colabordor.
    Considero um insulto. Eu trabalho para sobreviver, para sustentar a familia. Não me sinto confortável com a palavra colaborador a qual associo a colaboracionista, no pior sentido, que me faz lembrar as ditaduras.

    ResponderEliminar
  6. O título do blogue também é simplesmente estúpido, a gozar com os defensores do grau 3..

    ResponderEliminar
  7. Vários casos mediáticos, temos aqui a montra perfeita para lutar pelos nossos direitos com comunicação social gratuita....


    Nem os sindicatos ordenam para se lutar nesses casos , nem a própria classe se organiza para o efeito....


    Assim não vamos lá...

    Trabalhem escravos....

    ResponderEliminar
  8. Concordamos com a classificação de estúpido que atribui ao título, mas a estupidez está relacionada com a notícia estúpida dos elevadores, pelo que a provocação do título dentro da estupidez, pareceu-nos adequada, por estar nivelada com o assunto. Já no que se refere à segunda consideração de que se goza com alguém, não concordamos, o gozo limita-se ao assunto do dia e não mais do que isso, não havendo nenhuma intenção de gozar com quem quer que seja.

    ResponderEliminar
  9. eheh

    haverá sempre os lambe botas prontos a fazer tudo

    até limpar retretes

    escravos

    ResponderEliminar
  10. Conforme se refere no primeiro e segundo parágrafo, a adesão à greve da diligência mediática no Porto verificou-se total, 100%

    ResponderEliminar
  11. Por esse prisma tudo será estupido.

    Vai-te catar virgem ofendida.

    Devias era ofender-te com o teor das ordens que te dão.

    Sobe a assessor/a de elevadores e afins.

    ResponderEliminar
  12. A malta do Norte é mais combativa, não há dúvidas.

    ResponderEliminar

  13. NOJO

    Atitudes e ordens deste teor deviam ser recusadas por todos.

    Mas agora um dia destes dão ordens para fazer as limpezas dos tribunais e dispensam as empresas de limpezas? ou também podemos ser promovidos a seguranças!

    Eu negar-me-ia a acatar essas ordens, pura e simplesmente.

    Mostrem-me onde está no estatuto essa função.

    ResponderEliminar

  14. Então porque não dão essa função aos srs magistrados?

    e não nomeiam magistrados para essa formação de elevadores?

    ResponderEliminar
  15. Muito bem.

    Retira-se à classe funções específicas como execução, conta e outras, e atribuisse-lhe funções menores e mais enquadradas com outras profissões.

    E ainda têm aspirações a uma dignificação da carreira?

    ResponderEliminar
  16. Grande Marçal - afinal sempre vamos ser de nível 3, conseguiu

    ResponderEliminar
  17. Eles são arranja retretes, mudam lâmpadas, trolhss e de pedreiros... até aqui façam o que lhes vai naquela massa cinzenta que se é que se move no mrio de tanta bosta. Mas além destes qualidades tem uma ainda pior que e acusar colegas a magistrados ... bufos. Daqui a uns tempos andsm por aí encostados às paredes....! Enfim tristes.!

    ResponderEliminar
  18. E ainda têm dúvidas que a nossa carreira é puramente administrativa e de tipo "auxiliares"?!?!?!?! Manutenção de elevadores???? E a responsabilidade que isso implica? Sindicatos é hora de fazer qualquer coisa de útil!

    ResponderEliminar
  19. Os oficiais s de justiça de Lisboa, barreiro, Setúbal,loures e afins e aquela área toda não dignificam a profissão tanto caso mediático e nada...

    Assim venho apelar a uma manifestação contra esses colegas...

    Os oficiais de justiça do norte contra os lambe botas do sul.

    ResponderEliminar
  20. Nem SOJ nem SFJ para prestarem declarações aos jornalistas no caso do Fernando Madureira???
    Ahh... já percebi...! São vermelhos talvez!

    ResponderEliminar
  21. A nossa carreira morreu e vão muitos anos, sucede que apenas não foi declarado o óbito.
    A morte presumida exige um decurso de dez anos e estes já passaram faz muito temo.
    A "carcaça" que vestia o "defunto" é que mudou, agora somos uma coisa completamente diferente a que teimam chamar o mesmo nome de Oficial de Justiça.
    Uma vez que o nosso papel é redutor, diria minimalista na maioria dos casos, forçoso é de concluir que qualquer "palerma" o pode desempenhar e, quiçá, é por isso que o recrutamento acontece de entre detentores de cursos profissionais a doutores (e hoje ,mais que nunca, qualquer burro carregado de livros é doutor).
    Não me admirava nada que num futuro muito próximo se recrute funcionários especificamente para o apoio tecnológico nas salas de julgamento.
    Depois existirá apenas um grupo de funcionários, indiferenciados, cujas habilidades (skils) reduzir-se-ão ao tratamento informático da informação - meros assistentes administrativos.

    Para quando o Estatuto, qual a data espectável ..

    Quando é que o senhor Carlos "Almeida" - sobrenome com os significados de “o glorioso”, “a glória”, “conquista gloriosa” - presidente da direção do SOJ e Vice de qualquer coisa na FESAP, se dedica mais à causa dos oficiais de justiça e justifica aos associados o que fez para precipitar o novo Estatuto?

    Quando é que o senhor "Marçal" - sobrenome que deriva de Marechal que correspondia a título de um alto oficial militar do Estado, titular de cargo superior - faz jus a esse título e põe isto tudo a mexer a fazer acontecer, a implementar dinâmica de reivindicação a disciplinar as lutas incessantemente até à satisfação das nossas reivindicações.

    Quando é que ambos passam de titulados apenas de nome a titulados pelo reconhecimento, por aquilo que fazem pela carreira e pela Justiça?

    Quando é que se decidem a ter um papel interventivo, uma posição firme e de exigência, com calendarização e metas bem definidas para a revisão da carreira.

    ResponderEliminar

  22. E porque não chama também o sr fernando jorge que esteve anos e anos À frete do SFJ?

    Que legado deixou?

    ResponderEliminar

  23. Força lambe botas e escravos.

    Façam a manutenção dos edifícios e equipamentos.

    Está tudo previsto no estatuto.

    ResponderEliminar
  24. Não vejo qualquer alusão a graus no artigo de hoje.
    De resto, parece-me que quem trabalhe numa carreira classificada de grau 2 ou 3 ou seja qual for, independentemente, pode muito bem ser colaborador de nível 3, ou zero, seja da perspetiva da entidade empregadora ou do ponto de vista dos seus pares.

    ResponderEliminar
  25. Eu não quero acreditar que isto esteja a acontecer.
    Se acontecer, é o grau zero da nossa profissão.

    ResponderEliminar
  26. Eu não sou o visado mas outras vez o "catar"?!!!!

    Existem outras formas, verbos ou adjetivos ...

    "Catar" é de extrema má educação!

    ResponderEliminar
  27. ui ui

    extrema má educação

    e o destrato para com os OJ´s não configura má educação?

    viagenzinha ofendida

    cata-te!

    ResponderEliminar
  28. Todos nós OJ, face ao que nos tem sido feito ao longo destes também longos anos, temos o dever de NÃO COLABORAÇÃO!

    Ouviram bem, devemos dizer NÃO!

    ResponderEliminar

  29. Acredita e vai-te preparando que vai ficar escrito no estatuto.

    Lambe botas serão premiados por fazerem tudo o que lhe mandam fazer.

    ResponderEliminar

  30. Mais nada!

    Mas aqui andam muitos mansinhos que adoram ser espezinhados anos e anos.

    eheheh

    continuem escravos sem vida própria.
    Obedeçam aos vossos donos!

    ResponderEliminar
  31. E enquanto isso, 20% da população portuguesa vive em pobreza e muitos deles a trabalhar.

    Enquanto isso, a desigualdade de salários e rendimentos aumentou neste país de forma asustadora.

    Viva o capitalismo selvagem !!!

    ResponderEliminar
  32. que parvoíce de comentário!
    Já não bastam os insultos aqui trocados diariamente. Agora vem esta aventesma tentar criar mais um divisão na classe: o Norte contra o Sul.

    ResponderEliminar
  33. Rei dos Carros de Combate18/10/24 11:26

    Sabe a história do passarinho ui ui?
    Há cada vez menos OJs passarinhos ui ui.

    ResponderEliminar
  34. Justiceiro18/10/24 11:27


    Um forte abraço neste dia para os colegas do TIC do Porto.


    ResponderEliminar
  35. Grevista do Centro18/10/24 11:28

    Olhe que não... olhe que não...

    ResponderEliminar
  36. Agora é que nunca mais subo na carreira.

    Nunca mais na vida.



    O meu tribunal não tem elevador.

    😭😭😭😭

    ResponderEliminar
  37. Rei dos Carros de Combate18/10/24 11:32

    Deve mesmo ser preciso vir esta, a cisão há muito que está feita.
    Entre os mansos e os bravos, e a questão geográfica, sem generalizar, é apenas uma constatação de facto.

    ResponderEliminar
  38. ahahahahahah....

    ResponderEliminar
  39. Justicialista18/10/24 11:49

    Canal NOW, agora.

    ResponderEliminar
  40. Rei dos Oficiais de Justiça18/10/24 11:56

    Os oficiais de justiça do sul e Açores nunca se manifestam... são umas meninas que gostam de ser escravizadas.

    Assim venho apelar aos o.j do norte, trás dos montes, e da madeira para se unirem numa manifestação contra estas meninas mimadas.

    ResponderEliminar
  41. Também já não deve ter muito por onde subir.
    Geralmente nos tribunecos sem elevador os oficiais de justiça já estão todos encostados ao sexto andar e já não esperam muito mais da carreira.
    Podiam lutar pela criação de novos escalões para compensar o aumento da idade da reforma e onde coubesse a recuperação do tempo de serviço congelado concedida a outros funcionários do estado mas, para além de não terem elevadores, também nunca lá chegou a fibra, pelo menos da minha ótica.

    ResponderEliminar
  42. Habitante de Trás dum Monte18/10/24 12:04

    Estou contigo, King.
    Toda a minha vida tenho vivido atrás dum monte de processos.

    ResponderEliminar
  43. Quem te paga para desunires ???? alguma coisa deves ganhar !!!!

    ResponderEliminar
  44. Cidadão do Mundo OJ18/10/24 12:06

    Venha, venha quem vier por bem.
    Trás um amigo também.

    ResponderEliminar
  45. Muito assertivo este seu comentário.

    ResponderEliminar
  46. Pela mesma razão que não vou buscar um casaco de inverno quando faz calor.

    Eu quase já não tenho memória desse senhor - que tratou de f... isto tudo - mas por sinal muitos de vós - associados do SFJ - até o apoiaram na candidatura aos órgãos da ADSE, e mesmos depois de se aposentar continuou no SFJ a influenciar as decisões ... diga-se a negociar e a participar em decisões para as quais se devia alhear tanto mais que foi "politizado" pelo PS.

    Ninguém tem a coragem de o dizer mas deve ser dito com todas as letras - há pessoas tão ociosas do poder que são argutos nas tramoias e bem urdidos no que propagandeiam só para continuar com poder de influência e negocia-lo nas suas vidas pessoas e até partidárias.

    Somos um bando de otários ...

    ResponderEliminar
  47. Se me pagarem o mesmo e me disserem para passar o dia a varrer corredores eu aceito já, no imediato, sem retração ou complexos.

    ResponderEliminar
  48. E já agora, porque até gosto de pintura, se quiserem eu "borrato" umas paredes ao estilo do Júlio Resende ou do Amadeo Sousa Cardoso ...ficaria uma bela obra de arte ...

    ResponderEliminar
  49. Sim, muito assertivo sem dúvida.

    Uma assertividade própria de quem nunca saiu do seu mundinho e não conhece a realidade de muitos tribunais do país.

    Enfim ...

    ResponderEliminar
  50. Até direi mais, não conhece a realidade de muitos tribunais do país e possivelmente nunca saiu de Lisboa ...

    Aquele comentário típico de um lisboeta pacóvio que pensa que para cima de Alverca ainda vivem todos na idade da pedra.

    E já que fala em luta, aproveite e vá por estes dias até ao campus!

    ResponderEliminar
  51. Rei dos Oficiais de Justiça18/10/24 13:26

    Ninguém paga.. isto é a verdade é muito simples....diga nos casos mediáticos em Lisboa como o BES etc..onde estão os colegas?? nao se vê uma única alma a lutar pela dignidade da profissão...

    Nos Açores ainda pior nunca ouvi falar de uma única manifestação...

    ResponderEliminar
  52. Comentário 11:11

    Mal educado!

    ResponderEliminar
  53. Adoro ser mal educado com quem me destrata!

    ui ui

    ResponderEliminar

  54. Não conheces os Açores e Madeira então calado estavas tão bem.



    ResponderEliminar
  55. Em tempo, como me habituei a fazer compras a contado, também posso assumir as funções de mordomo ou zelador do espaço do tribunal e até dos próprios magistrados, posso fazer-lhes as compras de géneros para a casa, produtos de higiene e limpeza e até abastecer de combustível os seus carros, acumulando os pontos e promoções no meu cartão pessoal.

    Também posso assumir as funções de motorista (chauffeur) ou de porteiro (concierge), mas para canalizador ou eletricista já não o aceito sem melhoria salarial, pois que a exigência de conhecimentos técnicos é maior e o salário tem que compensar e até aceito serviços noutras áreas geográficas desde que com as respetivas ajudas de custo.

    Atendendo a que agora compro muita coisa nas feiras, aprendi a regatear e por isso acho-me habilitado a avaliar e intermediar a venda dos bens apreendidos, mormente por negociação particular, desde que paguem à percentagem ...

    Se alguém ler este comentário e estiver interessado queira f.f. sinalizar que eu informo o contacto.


    ResponderEliminar
  56. Sabedor das dificuldades pelas quais muitos passarão a nível financeiro e de que greves sucessivas (e não apenas ocasionais) poderão retrair muitos colegas a fazê-lo, pergunto se haveria possibilidade de contribuir para um fundo de greve.

    Já sei que irá aparecer quem possa dizer ou pensar ("Eh lá! A greve tem de ser por convicção...").

    Ok...Ok...

    Mas gostava mesmo de saber se isso era exequível, ou teria de passar necessariamente pela colaboração e apoio dos Sindicatos.

    De entre todos, se existisse um pequeno contributo para um fundo de greve, especificamente para uso nestes casos mediáticos, rapidamente se percebia (a comunicação social, a opinião pública...e também no MJ) da importância da existência e assegurar dos serviços por parte dos Oficiais de Justiça.

    Não faço ideia de como tal poderia ser gerível, mas se é possível colocar OJ a tomar conta (responsáveis?) de elevadores, não estou a ver como tal coisa - criação de fundo de greve - pudesse vir a entrar no campo das ilegalidades.

    A adesão foi a 100% nesse processo mediático, mas seria extraordinário o resultado de uma pequena contribuição de entre todos, para que o dia de hoje pudesse ser replicado mais vezes e pelo país todo.

    ResponderEliminar
  57. Comentador Assertivo18/10/24 13:49


    Deixa cá ver:
    De facto trabalhei em Lisboa há alguns anos.
    Em 3 tribunais e mais outro da área metropolitana.
    Mas há cerca duma dúzia de anos que deixei a grande cidade para trás, tendo desde aí passado por 3 tribunais mais no interior, dois dos quais com elevadores apenas com cobertura parcial dos edifícios e também com experiência dum sem elevador de todo.
    Mas do que eu estava mesmo a falar era da fibra ótica que ainda não me apercebi de ter chegado a esses sítios e dificilmente me parece que alguma vez venha a chegar...

    ResponderEliminar
  58. O colega está a brincar mas tive um colega nos finais dos anos 90 que ficava todo feliz e contente quando a procuradora lhe pedia para ir lavar o carro.

    True story!

    ResponderEliminar
  59. Para o "Rei da macacada ..."

    Sabes o que é um arquipélago?
    Saberás o nome do conjunto de ilhas dos Açores?
    Sabes que a insularidade é adversa mas traz consigo algumas benesses - impostos mais baixos e subsídios de fixação .

    ResponderEliminar
  60. Mas se calhar jantava com a Srª. Procuradora, não?!!

    ResponderEliminar
  61. Há muitos anos atrás, estava eu a fazer uma diligência no gabinete do Magistrado, hoje um venerando Conselheiro, com um Ilustre advogado Ex- Bastonário (hoje, e felizmente, já a fazer tijolo) e estavam os dois em amena e superior cavaqueira e o Ilustre advogado, a olhar para mim de soslaio e com um sorrizinho de desprezo diz para o Juiz: "Ó Sr. Juiz, por amor de Deus, nós não somos uns meros citotes!!!".
    Outro, que é hoje uma das mais importantes figuras na hierarquia do Estado, depois de me enxovalhar à frente de um Juizo inteiro (20 e tal ou 30 pessoas) gritando-me que "eu não estava ali para pensar mas para fazer o que ele me mandava", o mesmo que dizia que qualquer burro tirava o curso de direito, só podia demorar mais ou menos. Isto para dizer apenas, com muito cinismo mas também muito realismo, que para um magistrado seremos sempre uns meros "citotes", que não temos competência para pensar por nós próprios. Desenganem - se aqueles que tiram licenciaturas, mestrados, doutoramentos e que aspiram a discutir questões de direito tú cá tú lá com os Srs. magistrados, com direito a gabinete próprio e lugar de estacionamento garantido. Seremos sempre os Srs. funcionários a quem eles nunca hão- de reconhecer esses direitos. E já sabemos quem manda nos Tribunais...Por isso, a nossa preocupação deveria ser sobretudo melhorar as nossas condições de trabalho, de remuneração, de direitos e abandonar utopias de quem não conhece a realidade da Justiça.

    ResponderEliminar
  62. E agora Marçal?!

    O governo não vai cair porque o orçamento vai passar na AR!

    Já não há a desculpa de tudo passar à estaca zero!

    Agora vai-se saber o real conteúdo do acordo (que se calhar de conteúdo nada tem!) ...

    Que vai fazer A. Marçal e o seu staff?!!

    ResponderEliminar
  63. Oh amigo não sabes o que dizes..., tu nunca tiveste formação como se usa um extintor em caso de incêndio?. Eu tive em tempos idos num dos Tribunais por onde passei..., isto dos elevadores é a mesma coisa...

    Não inventem...

    O Sr. Bloguista, desta vez baralhou-se.., ou não tinha motivo diário para discussão, pois criou uma polémica onde não existe...O Sr. como OJ que é, devia ficar preso num elevador a uma sexta feira ao fim da tarde até à próxima segunda feira dentro de um elevador encarcerado...Depois, teria outra opinião com certeza...

    Sei do que falo...e mais não digo e nem comento mais esta falácia colocada aqui. Há temas bem mais importantes para serem discutidos...

    ResponderEliminar
  64. Diz o articulista:
    «Os Oficiais de Justiça vão receber formação para prestar assistência técnica aos elevadores e plataformas elevatórias e já foram selecionados e notificados de que estão integrados na equipa de assistência para tal efeito.»
    Claro que os comentários acintosos e os insultos se multiplicaram, numa contestação feroz a estas «novas funções».
    Tudo com base numa ignorância ingénua, mas censurável, de quem deu como boas as afirmações do autor do blogue que, esse sim, sabe que a afirmação que fez não corresponde à verdade.
    Os cordeiros que acreditam em tudo o que aqui se escreve nem se preocupam em validar as fontes. Se o fizessem, e lessem o documento cujo link o próprio autor apresenta, descobriam que afinal o que diz o caderno de encargos é o seguinte:
    «O adjudicatário deverá realizar no mínimo uma ação de formação a decorrer no primeiro semestre de cada ano de contrato à equipa indicada pelo gestor do contrato que ficará responsável pelo funcionamento diário dos equipamentos, nomeadamente plataformas elevatórias e plataformas de escada, por forma a transmitir os procedimentos básicos de atuação e segurança em caso de avaria e situação de emergência.»
    O que se pretende é que existam funcionários com conhecimentos básicos sobre como agir com segurança em caso de avaria e situação de emergência.
    Nada de muito diferente do que já acontece com as situações relativas a incêndios e outros riscos.
    Esta é a verdade que qualquer um pode verificar lendo o caderno de encargos.
    Mas a verdade não importa muito quando se pretende apenas lanças confusão e criar polémicas. Que é, afinal, toda a motivação deste blogue.

    ResponderEliminar
  65. Pode até ser meu caro, mas a verdade é que não temos de nos sujeitar a qualquer tipo de formação que esteja fora do nosso conteúdo funcional/profissional!

    ResponderEliminar

  66. Venham, venham para Açores e Madeira, se não têm receio de sair das saias da mãmã.

    ResponderEliminar
  67. Adolfo Dias18/10/24 14:52

    Não sei se sabe, mas existe um piquete de serviço por cada empresa de elevadores. Também não sei se sabe que existe um serviço telefónico no próprio elevador, para além do botão de emergência.
    Agora ter um oficial de justiça disponível para ir socorrer alguém dentro de um tribunal seja a que horas for, é que não me parece boa ideia.
    Ou seja, uma pessoa qualquer, magistrado ou funcionário, fica preso durante um fim de semana ou durante a noite/madrugada e o desgraçado do oficial de justiça é que tem de o ir socorrer.
    Tenha paciência, mas não tem razão nenhuma e por essa ideia, qualquer dia estamos a lavar as casas de banho.

    ResponderEliminar

  68. Certíssimo.

    Funcionários serão sempre funcionários aos olhos dos magistrados e cumprirão as suas decisões processuais.

    Sem duvida que a preocupação dos Ojs deveria ser ter boas condições de trabalho, quadros preenchidos e tabela remuneratória digna.

    ResponderEliminar

  69. Força blogue e obrigado pelo que faz pelos Oj´s.

    ResponderEliminar
  70. O conteúdo das cláusulas do caderno de encargos está citado no artigo, o próprio caderno de encargos está integralmente disponível para todos o apreciarem, os Oficiais de Justiça nomeados foram notificados para a formação e, consequentemente, após tal formação, para a ação para a qual ficam formados. Não compreendemos qual a dúvida ou mentira sobre isto.

    ResponderEliminar
  71. Rei dos Carros de Combate18/10/24 15:20

    Isso.
    Oficial de Justiça autodidata, mais extintor, mais elevador, que diferença faz.
    Poupa-se muito com o mísero investimento dos papos secos.
    Como diz o outro:
    Amochem escravos!!!

    ResponderEliminar
  72. Rei dos Carros de Combate18/10/24 15:25

    Outra vez ui ui?
    Não posso deixar passar.
    Era uma vez um passarinho muito pequenininho que tinha uns tomates muito grandes.
    O qual sempre que aterrava fazia:
    Ui, ui; Ui ui!!!
    [<)]

    ResponderEliminar
  73. Não queria que este comentário caísse em "saco roto"!
    Comentem p.f..


    "E agora Marçal?!

    O governo não vai cair porque o orçamento vai passar na AR!

    Já não há a desculpa de tudo passar à estaca zero!

    Agora vai-se saber o real conteúdo do acordo (que se calhar de conteúdo nada tem!) ...

    Que vai fazer A. Marçal e o seu staff?!!"

    ResponderEliminar
  74. Sei disso tudo melhor que você, acredite!

    Você é um lírico... Eu só extremei a situação para se distinguir o cerne da questão...O Colega fica preso num elevador num piso que não tem escadas de acesso, o único acesso a determinado espaço, por exemplo arquivo, é somente feito por elevador(e acredite que existem casos destes nos Tribunais), o(s) Colega(s), ficam encarcerados nesse piso sem qualquer possibilidade de contato telefónico ou físico. O Colega é você, sem telemóvel, o sistema bidirecional, não responde...O Colega começa a bater nas portas do elevador até alguém ouvir...Agora suponhamos que é sexta feira ao fim do dia e ninguém ouve as pancadas nem a sirene de socorro...O Sr. entra em pânico como qualquer um...
    Isto não é mais do que alguns Colegas ficarem a saber alguns procedimentos a tomar em situações normais de encarceramento em que muitas vezes é necessário a intervenção de alguém para acalmarem os histerismos, aos gritos, choros e outros enquanto o piquete de serviço não chega.
    Não sei se sabe, mas os Tribunais fazem serviço público...Prestamos serviço público...Que é o caso dos elevadores.
    Dito de outra forma, era bem feito que ficasse "preso" num elevador e que os chamamentos que fizesse não servissem para nada...até chegarem os piquetes de serviço ao fim de 3, 4,5 horas ou mais e que ninguém falasse consigo nem o acalmasse, dizendo por exemplo "..,. tem calma que já sais daí..."...aguarda que o piquete já vem aí..." ou , "...tem calma que já fizemos os procedimentos que deveríamos ter feito..." e continuassem a falar consigo, por exemplo. Agora transponha para o cidadão comum que utiliza o Tribunal pontualmente...

    Você não percebe nada...

    ResponderEliminar
  75. Isso não sei, mas se calhar era um descapotável vermelho e pelo caminho, com o brilho da cera se calhar arranjava a sua vidinha ...

    ResponderEliminar
  76. Rei dos Carros de Combate18/10/24 15:38

    Não há necessidade de qualquer fundo.
    Será mesmo uma pura questão de vontade.
    Daqui em diante e até ao início das férias de Natal, era a conjuntura ideal para o efeito.
    Dentro de 30 dias recebemos o suficiente para fazer greve sem a desculpa do orçamento.
    Além de que, uma parte dos mais vulneráveis está em vias de receber a compensação pelo tempo de provisório, ao que acresce em muitos casos a subida de escalão.
    Apenas os de menor antiguidade que entraram de 2006 para cá poderão sentir maiores dificuldades, mas esses também serão os principais interessados e os que mais terão a ganhar com a contenda, pelo que certamente muitos deles farão efetivamente as greves por convicção.
    Já disse aqui neste espaço há alguns dias atrás:
    Esta será a última oportunidade num espaço de tempo que antevejo como sendo no mínimo os próximos dois anos.
    Se demorarem muito eu espero, sem problema, até subi de escalão recentemente...

    ResponderEliminar
  77. Ó colega eu repondo-lhe por ele ... vai-se ca...r ... para nós e pró assunto!

    ResponderEliminar
  78. Eu conheci um escrivão que foi secretário em regime de substituição e levou com um processo em cima por oferecer boleia e se passar de motorista e se ter enganado na engrenagem das velocidades, a mão, ao que parece, fugia-lhe para o osso do fémur e até mais acima ...

    Verdade verdadinha e muitos dos que por aqui passam sabem quem é verdade e de quem falo ...

    ResponderEliminar
  79. Rei dos Citotes18/10/24 15:48

    Mas, sem ofensa - é apenas sarcasmo - que saudosismo mais bacoco.
    Colega:
    O Citote já acabou.
    Hoje já só nos resta o Lambescroto.

    ResponderEliminar
  80. Sim e depois, qual a questão?...para que haja discussão neste blogue...
    O motivo escolhido por si hoje, é no mínimo descabido e desprovido de interesse...Desculpe, é aminha opinião!

    ResponderEliminar
  81. Cada vez mais por aqui passa a chamada publicidade "necrológica" dos oficiais de justiça.

    Aos poucos e poucos, tudo vai morrendo, perdem-se os direitos, a capacidade de compra, o comboio das promoções, a vergonha, a dignidade, as competências funcionais mais complexas ... e ganha-se aquilo que não interessa a ninguém - atribuições que nos menorizam, a secundarização do nosso papel, a desclassificação generalizada, etc.

    Sempre em perda ... mesmo mortos e enterrados ainda se servem dos nossos cadáveres ... e apenas para sacar dinheiro aos fundos ...

    Francamente merecíamos outra consideração !

    ResponderEliminar
  82. Esqueça.
    É a piolhosa do costume a falar.

    ResponderEliminar
  83. Rei dos Oficiais de Justiça18/10/24 15:55

    Para o comentário das 13:51 mas que raio eu quero saber o nome das ilhas, ou o que é um arquipélago...isto não é uma aula de geografia..aqui é a luta dos oficiais de justiça.

    Após uma breve análise relativamente ao subsídio de ficava que fala é uma miséria, duzentos euros, também caso não saiba fazer contas os impostos são mais baixos mas o custo de vida é mais alto...

    E já que acha que está muito bem ... então veja os direitos dos professores, policias, guardas prisionais, que tem direito a habitação, tem direito a subsídio de insularidade para alem di fixação, até o governo regional já criou verbas proprias para apoiar estas classes .


    Afinal não está assim tão bem como parece , sr.a professora de geografia....

    Toma pimba pimba...

    ResponderEliminar
  84. Sexagenária Violada18/10/24 15:56

    Vai-te catar, pá!
    Deves pensar que eu não tenho mais nada que fazer no tribunal do que andar - mais a minha bengala - a fazer o trabalho do ISQ!!!

    ResponderEliminar
  85. A sede do bloco de esquerda ficará perto de algum tribunal ...é que se calhar as paredes são acusticamente neutras e o que se ouve permite escrever as mesmas bacoradas que por lá se dizem ...!

    ResponderEliminar
  86. Adolfo Dias18/10/24 16:01

    Exmo Anónimo das 15:34.

    Não percebo mesmo nada, muito menos a ideia de ter que fazer este e outro tipo de serviços, quando existem entidades/empresas devidamente preparadas e responsáveis para tal.
    Este hábito bem português de termos de estar sempre a desenrascar seja o que for, é uma coisa da qual eu não gosto e nunca pratiquei, mesmo noutras atividades em que trabalhei.
    Talvez por essa mentalidade estejamos no estado em que estamos nesta profissão.
    Ainda me recordo de haver um colega que, para dar um lápis novo, pedia que lhe mostrasse o antigo, pois tinha receio de que eu levasse o lápis para casa.
    Enfim, desejo-lhe uma boa formação de como arranjar elevadores, extintores e outras tarefas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  87. Sim, e por que é que acha que merecíamos outra consideração?
    Porque na nossa juventude laboral fomos extremamente dedicados e nos desdobrámos muito para além do que teria sido razoável?
    E porque muitos de nós - os chamados otários - ainda continuam com a postura de ontem mesmo percecionando que amanhã ainda será pior?
    Trabalhei num tribunal com uma colega, a Esperança, que me ensinou muito:
    As coisas, sobretudo as que nos constrangem, não mudam porque estejamos à espera disso mas apenas quando fazemos por que elas aconteçam.
    O resto, não preciso de aflorar, resume-me tão só à inércia dos oficiais de justiça contemporâneos.

    ResponderEliminar
  88. Cláusula 7, n.7:
    Gestor contrato indica: "equipa que ficará responsável pelo funcionamento diário dos equipamentos....... por forma a transmitir os
    procedimentos básicos de atuação e segurança em caso de avaria e situação de
    emergência......"
    Isto é um absurdo e inédito e deve ser recusado de imediato.
    Uma coisa é ser responsável pela gestão de edifícios e equipamentos, chamando ou contratando técnicos sempre que necessário, funções desde sempre assumidas por Sec.Just.
    Outra é receber formação para técnico de elevadores e de segurança e saúde no trabalho.
    Qualquer OJ deve recusar isto no imediato, dado que constitui uma ilegalidade, má gestão e abuso de poder.

    ResponderEliminar
  89. Obrigado Colega.

    Desejo-lhe também um bom fim de semana e já agora com sinceridade, que nunca fique encarcerado num elevador...

    ResponderEliminar
  90. Verdade, verdadinha!

    Bastaria parar a Máquina, e digo-o aqui até ao nojo, mas a verdade é que ela não para!

    ResponderEliminar
  91. Realmente tens a mente baralhada...Isto só peca por ser só para alguns...todos devia-mos ter uma pequena formação em caso de encarceramento em elevadores...Eu não preciso de ser técnico naquela área, mas preciso de saber alguns pormenores ou "dicas" que me ajudem a "sair ou fazer sair" alguém que está imobilizado num elevador...somente isto. Podemos até ter necessidade de utilizar aquelas "dicas" no(s) elevador(es) do nosso prédio, por exemplo...Não vejo nisto qualquer subserviência aos sistema...

    Colega não confundas a obra prima do mestre, com a prima do mestre de obras..

    ResponderEliminar
  92. Obrigado aos OJ do TIC do Porto, fossem mais assim , sobretudo nos casos mais mediáticos (por exemplo no caso do Salgado) e se calhar estavamos a um pouco melhor.

    ResponderEliminar
  93. Sim, obrigado a esses colegas pela parte que nos toca!

    ResponderEliminar
  94. Não sou ista nem capita ...18/10/24 17:01

    Podes Sempre ir para :

    Coreia do Norte,
    Venezuela,
    Cuba

    Isso sim são paraísos onde o capitalismo selvagem não entra.
    Na verdade entra para aqueles que trabalham em "nome" do povo.



    ResponderEliminar
  95. Ou, por outras palavras, que nunca vá para dirigente sindical da ala errada!!!

    ResponderEliminar
  96. Rei dos Oficiais de Justiça18/10/24 17:02

    A sua mente foi derrotada, você confunde sermos tratados com dignidade, com o querer um gabinete e andar a ser companheiros de magistrados...

    Não confunda os conceitos apenas lutamos por respeito, e evitar que situações de abuso como aquela que passou acabe.

    No meio disto tudo o insulto é crime seja citote ou citata ou direta.
    Estes avisos acabam apartir do momento que esta classe mostre ter dignidade..

    ResponderEliminar
  97. Às vezes também há problemas na canalização dos quartos-de-banho. Já me aconteceu de não ter água no autoclismo e aquilo ficou ali a boiar. Acho que todos devíamos ter uma formação em canalização e esgotos, até dava jeito para a nossa casa, e desentupiamos ou desenrascavamos a coisa. O saber não ocupa lugar.

    ResponderEliminar
  98. Já agora, uma vez tentei mudar um interruptor num gabinete que não acendia, mas, por falta de formação, não consegui. Acho que devíamos ter formação também nesta área, que até seria útil para as nossas casas

    ResponderEliminar
  99. Engulam que vos custa menos

    ResponderEliminar
  100. Fibra óptica não lhe falta, realmente.

    Falta-lhe é largura de banda ...



    Passe bem!

    ResponderEliminar
  101. Sim, sim. Então não jantava?!

    ResponderEliminar
  102. Hoje aprendi o significado da palavra "citote".

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  103. Não vai (vão) fazer nada!!

    ResponderEliminar


  104. Sexta feira é o melhor dia para vir aqui.

    ResponderEliminar
  105. Sim, claro.
    E já agora formação em CCTV, Alarmes incêndio, intrusão e botões de pânico, neste último caso, treinar as cordas vocais para fazer sinais de alarme semelhantes em caso de avaria.
    Tenha juízo e proteja-se contra abusos.

    ResponderEliminar
  106. Não me interprete mal: penso que essas aspirações são totalmente legitimas e compreensiveis e até normais! O que quis dizer é que nos Tribunais nunca, pelas razões que expus, irão conseguir esses objectivos! Mas NUNCA mesmo!

    ResponderEliminar
  107. Que ingratidão!...

    Não percebem que a DGAJ está a proporcionamos um "elevador social" com esta ação de formação!...

    🤣😭😆...


    ResponderEliminar
  108. Ok desculpe mas não concordo , você ainda não se apercebeu mas a atitude de muitos oficiais de justiça está a mudar antes era impensável não ter alguém para receber os detidos..agora um pouco por todo o lado tem sido libertados..

    Antes os sindicatos não eram pressionados por tal faziam o que queriam agora a classe já pressiona, tanto que o SFJ até tem videos publicados a explicar..

    Antes era impensável existir abaixo assinados agora é o que mais se vê...

    Antes não existia petições agora já existe várias...

    Antes a comunicação social não falava dos OJ agora tem sido frequente...

    Antes ninguém falava nada agora já existe este blog que muita gente expõe o que sente sem medos..

    Sei que o caminho é duro mas temos k fazer valer os nossos direitos... como??

    Em primeiro lugar temos que ter um estatuto que nos blinde contra a dependência e avaliação de e magistrados...

    Em segundo lugar os magistrados tem k nos ver como parte da solução como uma equipa e não como criados...como se faz isso com colóquios, formação...e formação como lidar com recursos humanos ..

    Para sermos respeitados temos que nos aliar a faculdades de forma a existir trabalhos científicos para repensar a profissão..

    ResponderEliminar
  109. Você fez aí um filme de terror!

    Gosto mais de filmes com bolinha!

    Fico sozinho com a garota no elevador, que por sinal é uma avião, e nada tendo para fazer ...

    Cada um faz o filme que quer!

    ResponderEliminar
  110. Fala quem sabe!

    ResponderEliminar
  111. Você conquistou alguns pontos nesse seu comentário!

    ResponderEliminar
  112. Com tanto risinho quando nos estão a "tramar", só se utilizares muita vas.lina!

    ResponderEliminar
  113. Eh pá, deixem lá os Mouros comodistas descansados no sofá.
    A malta do norte luta por eles.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ