Revisão da carreira adiada para o primeiro semestre de 2025

      Apesar da tão anunciada conclusão da revisão estatutária até ao final do corrente ano, eis que na passada sexta-feira, em sede de negociação coletiva, o Governo apresentou às estruturas sindicais participantes uma nova proposta, na qual, para além dos valores salariais, consta uma nova calendarização das revisões das carreiras.


      Assim, o atual Governo, já tranquilo em relação à sua continuidade com a aprovação tácita do Orçamento de Estado para 2025, apresentou uma nova calendarização:


      “As negociações para a revisão das carreiras de administrador hospitalar e de bombeiro sapador vão arrancar no último trimestre deste ano. No primeiro semestre de 2025, será a vez das carreiras de Oficial de Justiça e técnico superior de saúde. As de reinserção social e de técnico superior de reeducação vão começar a ser revistas no segundo semestre do próximo ano. Para 2026, fica a atualização das carreiras inspetivas e, para 2027, serão as de polícia municipal, de vigilante da natureza, de tripulantes de embarcações salva-vidas e a carreira de medicina legal.”, lê-se no jornal “Eco” (ligação ao artigo abaixo indicado como fonte).


BaldeAguaAtirada.jpg


      Em simultâneo, temos a proposta de Orçamento de Estado para 2025, na qual o Governo anunciou que os acordos com os guardas prisionais e os Oficiais de Justiça têm um impacto superior a 25 milhões.


      E especifica assim:


      Os acordos assinados com guardas prisionais e Oficiais de Justiça terão um impacto de 17,5 e 7,7 milhões de euros, respetivamente, no Orçamento de Estado 2025, além dos custos despendidos em 2024.


      Para já, antes de mais, atente-se bem nos valores: 17 milhões para guardas prisionais e 7 milhões para os Oficiais de Justiça.


      Para além da grande diferença, note-se ainda outro aspeto: os guardas prisionais são em número inferior ao dos Oficiais de Justiça; são pouco mais de metade dos Oficiais de Justiça.


      Ora, não sendo o valor do acordo com os guardas prisionais de cerca de metade do dos Oficiais de Justiça, então o acordo com os Oficiais de Justiça deveria ter um valor de cerca do dobro, não do dobro do valor do seu acordo, mas o dobro do valor do acordo dos guardas prisionais, pois é quase o dobro o número de Oficiais de Justiça existentes, em relação àquela carreira que também está sob a mesma alçada do mesmíssimo Ministério da Justiça.


      Os valores denotam que com os guardas prisionais houve um acordo de valorização salarial que assim se pode de facto designar, enquanto que com os Oficiais de Justiça o que houve foi, antes, um mero ajustamento firmado que, em face da realidade das outras carreiras, não merece ser chamado de acordo, por comparação com os demais.


      Claro que a perspetiva sempre foi a de que o dito acordo de ajustamento do suplemento constituía algo provisório, uma vez que, até ao final do ano, a revisão da carreira com a aprovação de um novo Estatuto estaria concluída, substituindo-se então o suplemento atual por um outro e foi com tal fito que se justificou a assinatura do dito acordo, para desbloquear e avançar.


      Ora, vendo que o Orçamento de Estado para 2025 prevê a continuação do pagamento do suplemento com a pequena atualização, percebemos que, afinal, nada estará concluído até ao final do ano, aliás, como o próprio decurso do tempo já vem confirmando, pois, claramente, com o tempo que falta para o final do ano já não há prazo suficiente para permitir a conclusão da revisão do Estatuto.


      Na proposta de lei do Orçamento de Estado para 2025, que o Governo apresentou no Parlamento, consta ainda outra curiosidade, em relação ao dito acordo com os Oficiais de Justiça, que passamos a citar:


      «Estas medidas terão um impacto orçamental, considerando encargos patronais, de 3,6 milhões de euros em 2024 e 7,7 milhões de euros em 2025.»


      Ou seja, se o dito acordo representa uma despesa de 3,6 milhões em 2024 e se essa despesa diz respeito a metade do ano de 2024, os 7,7 milhões que custa o dito acordo em 2025 é uma previsão para o ano inteiro, e não só para o primeiro semestre e, claro está, muito menos até ao final do corrente ano. Quer isto dizer que o suplemento, tal e qual está, tem cabimentação para durar todo o ano de 2025.


      Embora a calendarização apresentada à negociação coletiva atire a carreira para o primeiro semestre de 2025, o facto da manutenção orçamental do suplemento durante todo o ano de 2025, indicia, desde logo, por um lado, que não haverá supressão no final de 2024, nem sequer no primeiro semestre e ainda que a cabimentação orçamental não prevê maior valor senão aquele que está apresentado e que é o mesmo que hoje existe.


      Tal como dissemos, a tranquilidade do Governo, depois de saber da sua continuidade governativa, pela anunciada abstenção na votação do OE2025 pelo maior partido da oposição, vem contribuir para a convicção da existência de tal dita “pacificação”.


      No congresso do PSD deste fim-de-semana, todos ouvimos Luís Montenegro a afirmar que o seu Governo, ao contrário dos anteriores, resolveu questões que se arrastavam em vários setores profissionais, indicando os professores, oficiais de justiça, polícias, médicos ou enfermeiros, entre outros. Resolveu, diz Montenegro, e por isso, se resolveu, está resolvido, apesar das escaramuças de alguns, mas poucos, que continuam a teimar que não há resolução nenhuma.


ReuniaoSindicatosFPNegociacaoColetiva2024.jpg


      Fontes: “Eco #1 Calendarização”, “Eco #2 valores OE” e “Sábado”.

Comentários

  1. REFLEXÃO CRÍTICA (sobre o estado da classe dos Oficiais de Justiça)

    Quando, entrei para os tribunais, a par das finanças era a carreira mais atrativa da função pública;

    Hoje, pura e simplesmente somos ignorados (como se não existíssemos) por toda a gente, até, para cúmulo dos cúmulos, pelo presidente do maior sindicato.

    PORQUÊ?

    Porque, somos uma «CLASSE DE VENDIDOS»

    - Basta olhar para a lista das chefias (interinas), cerca de 300;
    - Já não falando, das recolocações em outros juízos, a cobro de conhecimentos/amizades.

    O QUE FAZER?

    Tentar o mais rapidamente possível recuperar o respeito.
    Sem respeito, como é que se pode reivindicar o que quer que seja.

    COMO?

    DEIXO AQUI UM REPTO aos colegas José Carlos, Walter Figueiredo e outros, no sentido de se fazer uma petição pública de repúdio aos cargos de chefia (interinos) e
    enviá-la para todos os canais de televisão e para a PGR.

    Ou então,
    Continuamos na mesma, uns poucos, a viverem muito bem nos tribunais e os outros qualquer dia têm que pagar para aqui trabalharem.

    ResponderEliminar
  2. E "começar" a ser revisto no primeiro semestre significa marcarem uma primeira reunião lá para junho, para depois estar tudo concluído, com (muita) sorte, lá para o natal ou para 2026. Não abram os olhos, não...

    ResponderEliminar
  3. Muito bem!

    Ninguém deveria ocupar cargos que não lhes pertence!

    Mas já que assim é, nós, os restantes, temos que mostrar indignação, exigindo o fim de tal práticas!

    Quem lá está deve sair, para que, de acordo com a a lei e as regras vigentes, sejam asseguradas por quem de direito!

    ResponderEliminar
  4. Na quinta ou sexta feira disse precisamente isso, sendo que por esta altura, no próximo ano, o governo vai cair!

    ResponderEliminar
  5. Exige-se da parte do sfj um esclarecimento urgente e sem tibiezas, o assumir de consequências por termos sido ludibriados. E não basta atribuir as responsabilidades para a ministra. Se o marçal e companhia não foram tidos, mais uma vez, em consideração, algo se passa de muito grave e o problema seja bem maior do que a atitude da tutela. Aguardemos.

    ResponderEliminar
  6. Rei dos Oficiais de Justiça21/10/24 08:59

    Caros formandos hoje iremos iniciar as aulas de história do oficial de justiça para ver se alguém percebe que profissão é esta:

    Os meirinhos na época medieval tinham um papel fundamental na manutenção da ordem e execução da justiça. Cavalgando com pistolas, eles iam:

    1. **Executar Mandados**: Cumpriam ordens judiciais, como prisões e penhoras.
    2. **Cobrar Impostos**: Coletavam tributos e taxas devidos à coroa.
    3. **Garantir a Ordem Pública**: Ajudavam a manter a paz e a ordem em nome da autoridade real.
    4. **Conduzir Processos**: Faziam notificações e intimações em nome dos tribunais.

    Esses oficiais eram a manifestação física da justiça do rei, impondo a lei e assegurando que as decisões judiciais fossem cumpridas.

    O que será que um oficial de justiça dessa altura diria aos oficiais de justiça do BES.

    ResponderEliminar
  7. E então o estatuto não tinha de ser aprovado até ao final do ano por causa do PRR???!!!
    Fartei-me de ler esta justificação e agora de um momento para o outro esfumou-se.
    Até parecer um passe de mágica do Luís de Matos.

    ResponderEliminar
  8. Príncipe dos Pacíficos21/10/24 09:12

    Pelo menos Miranda Sarmento é melhor a fazer contas do que Guterres.
    Dá mais do dobro a uma classe que é menos de metade daquela a quem dá menos de metade e que é mais do dobro.
    Pacíficos!!!

    ResponderEliminar
  9. Vão por aqui alguns começar a dizer que a culpa também é do SOJ!

    Percebem?!!


    Eles é que assinaram o "acordo" mas a culpa não é só deles!

    Eh eh eh

    Idiotices!

    ResponderEliminar
  10. Temos de subir a escadaria da assembleia, pelos vistos este governo só respeita isso.
    Culpa do SFJ que acordou com o governo.
    Responsabilidade 0.
    A culpa não é deles mas dos seis sócios que andam sempre com paninhos quentes á sua miserável prestação

    ResponderEliminar
  11. Obrigado SFJ!

    Nós nunca nos esqueceremos!

    ResponderEliminar
  12. Essa é boa!

    A culpa não é do que mata mas daquele que se deixa matar!


    Bravo! Inteligência rara! (sarcasmo)

    ResponderEliminar
  13. Mas não havia sido acordado com o maior representante da classe o início da discussão do estatuto em junho???
    Percebem no que dá esta posição ambígua de não saberem quem são nem ao que andam?
    Alguém que lhes explique que a sua função promordial é proteger e lutar pelos interesses dos seus associados e da classe, ao invés de pretenderem fazer parte das decisões ministeriais.
    Os sindicatos têm um papel fulcral na sociedade. E não é o de alinhar com a tutela, decerto !!
    É dessa luta que saem soluções avisadas e que agradem a todos.
    É hora de fazerem uma introspeção e perceberem o verdadeiro sentido da sua existência !
    Quando não sabemos bem qual o nosso papel...torna-se difícil interpretá-lo !

    ResponderEliminar

  14. Viva o acordo dos papo secos cozinhado de véspera.

    Porquê terá sido?

    Aguentem escravos.

    Aguentem! que gostais e apoiais ao longo de 25 anos quem acordou esses papo secos.

    Não esquecendo o Fernando Jorge ex lider que nada fez
    estamos onde estamos

    continuai a creditar escravos .

    25 anos não chegaram para nada.




    ResponderEliminar
  15. Rei dos Oficiais de Justiça21/10/24 09:51

    Cala-te para aí agora esse Walter e José é que são os heróis?

    Eu sozinho faço mais que eles todos juntos.

    ResponderEliminar
  16. A culpa é da maioria da classe k com o sua inteligência rara foram para o tribunal discutir suplementozinhos...

    E o SFJ foi atrás dessa teria vergonhosa...

    ResponderEliminar
  17. Quando os representantes mentem as representados!




    Num cinema perto de si!

    ResponderEliminar
  18. Não queria ser definitivo no que vou dizer a seguir, mas ainda assim ...

    Você já repararam que quando olhamos para uma pessoa a classificamos, embora sem certezas, quanto ao seu estatuto social e ao seu nível de inteligência!

    Muitas vezes nem temos noção disso, mas sempre que conhecemos alguém, imediatamente lha damos uma "classificação", um "Ranking".

    Agora, voltando ao assunto, quando olhamos para um dos ditos nossos representantes, e vocês é vão escolher a pessoa de que falo, o que é que vocês apreendem?

    Como é que vocês classificam a inteligência e a postura dessa pessoa?!!

    A resposta fica para cada um de vós, mas penso que sei qual a pessoa que de imediato vos ocorre e a "notação" que lhe dão!

    e mais não digo.

    ResponderEliminar
  19. 400 euros anuais versus 4 mil e tal euros ...

    É quase a mesma coisa não é ?!!

    ResponderEliminar
  20. Concordo com o colega das 8.25. Há muitíssimos colegas contentíssimos com este passo mais do que arrastado. Isto é um ninho de vespas asiáticas que lutam pela sua salvação. Por isso, é que quando se fala em licenciatura e em aceder às diversas fases da carreira de forma transparente começam logo a falar em filhos de papás e que fazem tudo muito bem e não precisaram de estudar!

    ResponderEliminar
  21. Pior ainda é quando os ocupam e nem sequer lá colocam os pés...

    ResponderEliminar
  22. É preciso por termo a essas situações!

    É preciso que o lugares estejam ocupados por aqueles que tem verdadeira direito, e não por convites ou "coisas" de outra espécie!


    Os sindicatos têm de encontra5r forma por terno a isto de forma rápida!

    ResponderEliminar


  23. A maioria dos Oj não se importa de sere escravo, por isso não saímos do pântano.

    ResponderEliminar
  24. Há muitas "floreszinhas" entre nós que nem sequer conseguiriam arredar as grades ...

    Subir a escadaria da assembleia é para machos!!

    ResponderEliminar
  25. Sempre foram as minorias a fazer a transformação!

    As maiorias correspondem ao status quo, logo a mudança pertence inerentemente às minorias!

    Neste caso a nós, caro colega!

    ResponderEliminar
  26. Justiceiro21/10/24 11:00


    Bom texto o de hoje.

    Salientar que não é preciso ser bruxo para prever a queda do governo no próximo ano.

    Entendem?


    ResponderEliminar
  27. Desculpem a ignorância na matéria, que admito ter, desde já.
    Mas como gosto de ler e conheço pessoas dentro de certas matérias, gostaria de saber se para elaboração do novo estatuto:
    - Há um plano estratégico
    - Há uma política de abordagem e análise causal?
    - Há objetivos definidos?
    - Há estabelecimento de indicadores ?
    - Quais são os instrumentos de gestão que irão definir, monitorizar e corrigir as consequências das decisões tomadas no novo estatuto?
    - Há justificação das decisões que se pretendem tomar, com base em métricas e políticas corretas/adequadas? (Que departamento/entidade faz este trabalho? Alguém sabe?)
    - Que medidas serão tomadas para uma melhoria das condições de trabalho e de dignificação da carreira e como chegaram a tal conclusão?
    É que ficaria bem mais descansado se tudo isto ocorrese, ao contrário da sensação de que vem aí mais um documento feito com base em interesses corporativos, políticos, de resultados imediatos, mas inócuos ou prejudiciais no tempo e/ou inconsequentes de forma positiva para a carreira.
    A classe tem já sido demasiado massacrada com o constante destrato e violação de direitos, em curso já há mais de vinte anos. Não precisa de outro documento que a prejudique ainda mais.
    Se este estatuto não contemplar uma efetiva dignificação da carreira, começando pelo fator salarial, obviamente, passando pela reestruturação de carreiras e sua atualização, com ganhos efetivos, nunca se dará a pacificação no setor.

    Esta é grande oportunidade de acalmar as águas, desde que não se cedam a interesses alheios, sectoriais e prejudiciais a esta profissão.

    Atendendo aos protagonistas na discussão e elaboração do documento e posições públicas já evidenciadas anteriormente, ora por actos, ora por omissões, (incluindo os que surgem em segundo plano), temo que tal não vá acontecer, na medida em que não é o bem estar da profissão o factor que mais os preocupa.
    Não adianta a preocupação com o serviço prestado ao público, se se ignora que quem o presta está mais preocupado com quanto lhe sobra (quando não falta), ao fim do mês, se trabalha em condiçlões deploráveis e com carga laboral inaceitável e num contexto de descontentamento, pressão e desrespeito generalizados.
    Pelo que aguardo pacientemetne por ver no seu preâmbulo, quando for público, estes fatores que referi devidamente elencados e explicados, ao invés das usuais generalizações e descriçõe superficias do documento.

    ResponderEliminar
  28. O Fernando Jorge contribuiu muito para o estado desta carreira.

    ResponderEliminar
  29. Jorge Sampaio21/10/24 11:30

    de Jorge Sampaio:
    Segue cópia do email por mi enviado hoje, logo pela manhã ao SFJ:

    Jorge Manuel Godinho Sampaio, Técnico de Justiça Adjunto, com o número mecanográfico 34950, vem por este meio informar que a partir desta data pretende deixar de ser sócio do Sindicato dos Funcionários Judiciais, solicitando os necessários procedimentos para tal.

    Muito me apetecia escrever, das razões, todavia, penso que nem sequer tal é merecido.
    O Requerente,
    Jorge Manuel Godinho Sampaio.

    ResponderEliminar
  30. Olha finalmente alguém aqui com conhecimento jurídico e entende que é necessário efetuar estudos prévios para se fortalecer a profissão...

    ResponderEliminar
  31. Nota de repúdio a quem exerce cargos chefia!?
    Sim, liga para a SIC, eles vem logo a correr.🤣

    ResponderEliminar
  32. Sim claro.
    Na semana passada tb era claro que ia cair.
    Não imagine situações que são totalmente incertas.
    Muita água vai correr até se perceber quando este governo irá cair.
    Na minha opinião, isso vai demorar porque o PS precisa de muito tempo para se reorganizar e ter algumas garantias de ganhar eleições.
    Nunca antes de 2026.

    ResponderEliminar
  33. Uma pergunta:
    O que é que nós temos a ver com isso?🙄

    ResponderEliminar
  34. Temos tudo a ver. Deviam todo seguir o exemplo deste Colega. Os meus sinceros parabéns. Os restantes...acordem também.

    ResponderEliminar
  35. Muito bem caro colega!

    A abraço de um colega que há poucos meses fez o mesmo!

    ResponderEliminar
  36. E o que é que eu tenho a ver com o que tu achas que tens que ver com o que outras acham?
    Lapão ...

    ResponderEliminar
  37. Liguei hoje para Lisboa e disseram-me que o concurso para Oficial de Registos estará pronto em janeiro - com o preenchimento efetivo das vagas.

    Serei Oficial de Justiça até lá e a partir dessa data ADEUS a esta m... de carreira.

    O Marçal e o Carlos que trabalhem para ajudar ... os burros que por cá fiquem ... explorados pelos colegas, denominados de chicos espertos, a ocupar lugares em regime de substituição e em acumulação ...

    ResponderEliminar
  38. pobre da cuca21/10/24 12:56

    Mais uma informação extra à carreira mas útil para quem goste, queira e possa:
    Está hoje, amanhã e depois a Festa do Cinema em todos os cinemas.
    Mais uma de várias ediçőes ( a última foi em maio), com filmes a metade do preço, em todos os que estão em cartaz , em qualquer sessão e
    qualquer cinema.Boa iniciativa mas não muito divulgada, acho.
    Quem gosta de cinema nas salas, também para desanuviar do stress diário, pode aproveitar.
    Só 3 dias!

    ResponderEliminar
  39. O Repto, o telefonema e o intervalo: a metodologia dum acordo que não cobre os custos dum ano de greves
    INFORMAÇÃO SINDICAL – 05 de junho de 2024
    REUNIÃO DE 05 DE JUNHO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
    (…)

    vigorar até à entrada em vigor do novo estatuto, que a Sra. Ministra da Justiça pretende ver concretizado antes do movimento ordinário de 2025.

    (…)

    A Sra. Ministra da Justiça voltou a sublinhar a impossibilidade de integração do SRP no vencimento, bem como do pagamento do trabalho suplementar, sem ser no âmbito da negociação estatutária, o que decorria de posição do Ministro das Finanças e do protocolo das negociações em curso, sendo que só após a resolução da questão do SRP é que se poderia discutir o novo estatuto e a revalorização substancial da tabela remuneratória.

    O SFJ reiterou a necessidade de a proposta do Governo ir mais além, e de ter efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2024, tendo desafiado a Sra. Ministra da Justiça e a Sra. Secretária de Estado da Administração Pública a entrarem em contacto, naquele momento, com o Sr. Primeiro Ministro e com o Ministro das Finanças de forma a melhorar a proposta apresentada.

    O repto lançado pelo SFJ foi aceite e, após cerca de 20 minutos de intervalo, a Sra. Secretária de Estado da Administração Pública e a Sra. Ministra da Justiça regressaram à sala, tendo apresentado uma proposta final (aceite pelo Sr. Ministro das Finanças) a qual se consubstanciava no aumento do SRP de 10% para 13,5%, o seu pagamento em 12 meses, abrangendo TODOS os colegas, retroagindo a 01 de junho de 2024 – sendo que, por questões legais, esta proposta se aplicava aos colegas em situação de baixa médica a partir de 01 de julho de 2024.

    (…)

    Ou seja, com a aceitação desta proposta, resulta um aumento efetivo anual no vencimento no valor de € 583,88 face à situação atual, e resulta num ganho de € 247,03 face ao pagamento em 14 meses do atual valor do SRP para TODOS os colegas (ou seja, mais 22% do que o pagamento em 14 meses!).

    (…)
    É IMPORTANTE NÃO ESQUECER QUE SEM RESOLUÇÃO DA QUESTÃO DO SUPLEMENTO, O GOVERNO NÃO INICIARIA A NEGOCIAÇÃO ESTATUTÁRIA!

    Desta forma, atendendo ao compromisso hoje assumido, o SFJ comunicará à DGAEP que as greves das manhãs das segundas, terças e quintas-feiras, e que as greves das manhãs das quartas e sextas-feiras, iniciadas em 07 e 08 de maio de 2024, respetivamente, ficam sem efeito.

    (…)”

    https://sfj.pt/destaques/informacao-sindical-05-de-junho-de-2024/

    ResponderEliminar
  40. Não era um apelo era uma simples constataçao.
    E sim a culpa é de quem se deixa matar através da assinatura de um acordo que vulgarizou 2 anos de luta e greves sucessivas.
    A culpa é de quem se deixa matar por continuar a apoiar um sindicato que segundo o governo diz constantemente ( pacificou a classe).
    Achar que a nossa inércia nada tem a haver com a nossa situação...
    Isso sim é de uma inteligência rara.

    ResponderEliminar
  41. Ainda o vão tentar demover!

    Acredite porque já vi acontecer!

    Vergonha?!! Não têm nenhuma.

    Mantenha-se firme siga afastado dessa gente.

    ResponderEliminar
  42. Rei dos Mercedes21/10/24 13:23

    Subscrevo...

    ResponderEliminar
  43. Aqui o filme é sempre o mesmo.

    Muito trabalho e fraco salário!

    ResponderEliminar
  44. Todas essa comunicações partem de premissa errada, a de que era preciso resolver a suplemento (que afinal não ficou resolvido).

    As outras carreiras fizeram x número de reivindicações, e foram, todas elas, sem nenhum tipo de exigência à partida, gratificadas com 300 euros mensais!

    Um dos sindicatos já sabia disso e mesmo assim assinou um pretenso acordo, sem conteúdo, e que deu o resultado que está a dar!

    Não se iludem, enquanto esse sindicato não rasgar o dito acordo nada mudará!

    ResponderEliminar
  45. A realidade é que a ministra num passo de mestria enganou o sindicato que pensa que vai resolver tudo a bem...

    Então e agora como é quando vem a comunicação do SFJ a admitir a derrota?

    Boa ideia irem discutir suplementozinhos boa mesmo...

    ResponderEliminar
  46. a ministra enganou ou o sindicato deixou-se enganar. e se for este último o caso, não basta voltar às greves pois temos de perceber qual a credibilidade dos nossos representantes. São muitos anos sem que se veja qualquer resultado. Defendo que hajam caras novas e diferentes para nos representarem.

    ResponderEliminar
  47. Nem enganou nem foi enganado1

    Fez o que queria fazer do alto da sua (maior) representatividade, com evidente e avultado prejuízo para os seus associados!

    Pior, continua orgulhosamente, sem arrepiar caminho.

    É uma atitude indesculpável!

    ResponderEliminar
  48. Verdade.
    Sem dados, somos apenas mais um com uma opinião.

    ResponderEliminar
  49. Quando o nosso principal inimigo se faz passar pelo nosso melhor amigo. Dá no que deu.
    Confiámos e agora? Temos de pedir responsabilidades a esse Sr. Dr. Marçal, que nos continua a enganar e a desprezar a todos.
    Esse grande intelectual incompreendido. Sábio dos sábios que tudo antecipa e nunca perde a razão. Faz tudo certo e nos devidos tempos.
    Da visão de tal pessoa nasceu a obra e..,.............. nada, nadica de nada, zero, rien de rien.
    Só continua a seguir e a acreditar em tal personagem quem também acredita no pai natal e coelho da páscoa. Estes já demonstraram a sua existência e aquele a sua sapiência.

    ResponderEliminar
  50. Pois mas a maioria da classe julga que nesta profissão não é necessário obras escritas, não é necessário licenciados ou seja tudo o que mude o atual status quo eles não querem mexer..

    Estão mesmo convictos que a profissão para evoluir basta fazerem o papel de criados dos magistrados sem voz e sem direitos.

    ResponderEliminar
  51. A única solução é fazer uma manifestação contra o próprio sindicato ir lá á sede deles quem alinha???

    ResponderEliminar
  52. Já existe informação Sindical...

    Convém ler o que por lá foi deixado.

    ResponderEliminar
  53. Justiceiro21/10/24 15:11


    O próximo OE não passa.

    ResponderEliminar
  54. Boa sorte tbm já tentei sair deste antro um dia hei-de de conseguir..

    ResponderEliminar
  55. Mudar?
    Aqui ninguém quer mudar nada!!
    Querem é fazer barulho e vir para aqui queixar-se da vida.
    Isto está pejado de velhos do Restelo e mentes completamente ultrapassadas.
    Não sabem mais, fazem questão de não querer saber e têm muita raiva a quem sabe e pretende mudar.

    ResponderEliminar
  56. Justiceiro21/10/24 15:29


    Para este ano é praticamente impossível, a não ser que não haja qualquer negociação...

    ResponderEliminar
  57. TRADUÇÃO COMIDOS CEBOLADA:
    "Nota Informativa SFJ
    Na sequência de informações que circulam nos órgãos de comunicação social, sobre uma possível alteração no calendário da revisão do Estatuto dos Oficiais de Justiça, passando para o primeiro semestre de 2025, o Sindicato dos Funcionários Judiciais, vem esclarecer o seguinte:
    I. Em todas as reuniões realizadas com o Ministério da Justiça, ficou acordado que o novo Estatuto estaria concluído até ao final de 2024.
    II. O Acordo firmado em junho de 2024, tinha subjacente que a pré-negociação estatutária se iniciasse logo de seguida, o que se concretizou, e que o seu términus ocorresse até 31 de dezembro de 2024.
    III. Em face das notícias divulgadas, que sugerem uma alteração de agenda por parte do Ministério da Justiça, contactámos, de imediato, o gabinete da Sra. Ministra da Justiça e o gabinete da Sra. Secretária de Estado da Administração Pública, através das respetivas Chefes de Gabinete, Dr.ª Elsa Martins e Dr.ª Alexandra Alvarez.
    No seguimento destas nossas diligências, em contacto direto com a Sra. Secretária de Estado da Administração Pública, Dra. Marisa Garrido, foi-nos garantido que não havia qualquer alteração ao estipulado na sequência do acordo de junho de 2024, mantendo-se o calendário acordado para a revisão estatutária.
    Reiteramos o nosso compromisso com tudo o que temos partilhado convosco, sendo que solicitámos junto do Gabinete da Sra. Ministra da Justiça que fosse emitida uma nota informativa, no sentido de clarificar esta questão, que consideramos de extrema importância.
    Estamos firmes na nossa luta por essa revisão, que consideramos fundamental para a dignificação e valorização da carreira dos Oficiais de Justiça.
    O Secretariado Nacional"

    ResponderEliminar
  58. Claro que não existirá qualquer negociação eles vão publicar no bte depois vem novamente os famosos pareceres...

    ResponderEliminar
  59. Diria mesmo, comidos sem cebolada, sem nada, nem com sal!

    ResponderEliminar
  60. E tudo se repete!...

    Obrigado gente iluminada que tanto mal nos fizeste!

    Nunca o esquecerei!

    ResponderEliminar
  61. Por acaso sabe quando vai ser publicada a lista definitiva?

    ResponderEliminar
  62. Não lhe sei dizer, mas creio que até janeiro sucederá.
    Abraço

    ResponderEliminar
  63. É UMA VERGONHA

    ResponderEliminar
  64. Boa tarde,

    Vou ser franco nas minhas palavras.

    Foi atirado aos quatro ventos que "todos estavam à espera que o orçamento fosse viabilizado, que os portugueses não entenderiam os motivos de uma crise política e por aís fora ..."

    Sucede que nem todos acham isso, eu não acho isso apesar de ter contribuído com o meu voto para o atual governo (votei na AD).

    Preferia mil vezes "penar" dois ou três anos para ao cabo desses anos encontrar uma melhor situação de vida pessoal e profissional que continuar na míngua a que nos teimam em deixar.

    Era precisa uma reforma, pelo menos um ajustamento, mas nem uma coisa nem outra - o Dr. António Costa falava em “revoluções silenciosas” foi como designou as alterações que fez na Educação a propósito das regras e movimento dos professores.

    Nos discursos políticos continua-se a dar notoriedade a uma pacificação que não existe.

    Eu votei de forma a que se acabasse com a arbitrariedade, que se repusessem as regras e acabassem as injustiças, enfim que a justiça fosse transparente, que desse ela própria uma imagem de justiça para a sociedade através das suas decisões sobre a nossa vida - dos oficiais de justiça.

    Em lugar disso tomaram o mal que encontraram como seu e agora não só o alimentam como se alimentam dele - e nem sabem o mal que estão a fazer aos seus, àqueles que os apoiaram - pois se julgam que a deriva foi para os extremos, esta pode regressar à proveniência e por mim, caso se fôssemos a eleições novamente votaria em quem tivesse uma ideia, algo de palpável e não vendesse ilusões ou propalasse inverdades.

    Não me revejo naquelas pessoas que falam uma coisa e fazem outra, que são piores que o vento, que sopra conforme a feição mas apenas para um lado, mudando de posição como quem muda de casaco mesmo que as mangas lhe fiquem curtas e deixe algo descoberto, do que não se quer que se veja.

    A confirmar-se o boato só há uma palavra para classificar esta gente - PALHAÇOS

    ResponderEliminar
  65. Para isso, haveria que abarcar e implementar a TEORIA DA MUIDANÇA em todo o seu alcance.

    E isso implicaria abrir os olhos, ver o que nos rodeia e as mudanças em curso.

    ResponderEliminar
  66. SIM e fasatado do telemóvel que vai tocar muitas insistentes vezes a fim de o demover... garantindo que não é merd... o que andam a fazer!

    ResponderEliminar
  67. INFORMAÇÃO SINDICAL – 05 de junho de 2024
    REUNIÃO DE 05 DE JUNHO NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
    (…)

    vigorar até à entrada em vigor do novo estatuto, que a Sra. Ministra da Justiça pretende ver concretizado antes do movimento ordinário de 2025.



    (…)”

    https://sfj.pt/destaques/informacao-sindical-05-de-junho-de-2024/

    ResponderEliminar
  68. Em tempo, caso isto tudo não se confirme ( o que eu espero com toda a sinceridade) e se venha antes a concluir que tudo não passa de de um verberar de gente mal intencionada então aí, meus amigos, é o descrédito total, seria a confirmação que este local mais não é que um antro de podridão, de pessoas que não valem nada, porque despidas de princípios e semeadoras da discórdia.

    Assim, tenho um sentimento misto, por um lado quero acreditar que não verdade que nos andem a enganar e só revejam o estatuto lá para 2025, por outro também não queria perder a confiança em quem quem acreditava (até hoje pelo menos) que independentemente da sua cor política, das suas crenças e maneiras de ser, tinha um bom propósito com este blog.

    ResponderEliminar
  69. Para o Anonimo das 17:24 essa está boa....a culpa é dos comentários e do blog...vai-te tratar.

    Aqui é um espaço de discussão onde está a despertar mentes..


    Talvez você deva pensar da seguinte forma assumir a sua cota parte de culpa, assim como toda a classe.

    E depois pensar em culpar quem destrata os oficiais de justiça todos os dias...

    E vai chegar á conclusão que este antro de podridão é o menor dos seus males....

    ResponderEliminar
  70. Muito bem SFJ pela reação enérgica, divulgando informação pertinente.
    Desta vez os mercenários que por aqui andam a tentar descredibilizar os trabalhos de revisão da carreira, não contavam com uma reação tão rápida.
    Força nisso.💪

    ResponderEliminar
  71. Quando começam a receber pedidos de cancelamento de cartões, a reação deve ser energética, caso contrário, não tarde ficam sem sócios...
    Voltar aos tribunais é chato, fazer trabalho de secretaria..mas alguém acredita que temos novo estatuto até final do ano?
    Já vamos para Novembro e nem no BTE foi publicado.
    Quando é a próxima reunião (para marcar a seguinte)???
    Sócio a sócio...
    Mais os que vão indo para a reforma.
    Vão perdendo força.
    A minha já perderam logo após aquele maravilhoso acordo

    ResponderEliminar
  72. Caro colega, deixe-me fazer-lhe uma pergunta:
    Se os Sindicatos, como diz, "perderem força ", quem acha que vai negociar com a tutela?

    ResponderEliminar
  73. Ajudante de Marshal21/10/24 20:17

    Toma, pimba, pumba!!!
    A Dr.ª Elsa Martins acabou de publicar uma nota informativa...

    ResponderEliminar
  74. Como se acede a tal?

    ResponderEliminar
  75. Acho que surgirá alguém para substituir estes sindicatos fofinhos caro colega. Alguém bem mais capaz, que não seja tão politicamente correto.
    Alguém que estoure com isto de vez.
    Só assim .
    Até lá. 0

    ResponderEliminar
  76. Cum carago

    Se o que ela diz é verdade vai ser um sarilho!!


    Ai vai, vai!!

    ResponderEliminar
  77. Não dá para perceber o que alguém ganha com estes comentários sem nexo mas enfim.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ