O doce embalo do canto das sereias e dos sereios

      No seguimento daquilo que já ontem anunciamos, relativamente à rejeição das propostas do PCP e do BE, que diziam respeito aos Oficiais de Justiça, no âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2025, passamos hoje a especificar a votação das propostas, isto é, qual foi a votação dos diversos grupos parlamentares.


      O sentido de voto de cada grupo parlamentar, bem o sabemos, é volátil, mas, atualmente, e no âmbito do Orçamento de Estado, convém saber qual foi a postura de cada partido em relação aos Oficiais de Justiça.


      Recordemos que as propostas versavam, e mesmo coincidiam, nos seguintes pontos:


      .1- Aumentar o vencimento dos Oficiais de Justiça Provisórios, equiparando-o ao dos Oficiais de Justiça definitivos;


      .2- Que a partir de janeiro de 2025 todos os Oficiais de Justiça progridam duas posições remuneratórias, isto é, que saltem dois escalões para a frente, com exceção do seguinte:


      .3- Serão de três posições remuneratórias o salto para todos aqueles que se encontrem na mesma posição remuneratória há mais de 5 anos à data de 01-01-2025.


      .4- A criação de posições remuneratórias virtuais, subsequentes às últimas posições existentes na atual tabela salarial, isto é, como há uma grande maioria que se encontra sem escalão seguinte criar-se-iam mais escalões para acomodar estes saltos propostos, e, por fim,


      .5- O pagamento do trabalho extraordinário, designadamente o realizado nos juízos de instrução, nas SEIVD e nos DIAP, de acordo com a lei em vigor.


      Foi isto tudo que foi rejeitado.


      Na página do Facebook do Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) foram colocadas as votações que são as que seguem:


      Para a proposta do BE votaram contra o PSD e o CDS-PP; abstiveram-se: o PS e a IL, tendo votado a favor todos os demais grupos parlamentares: Chega, BE, PCP, Livre e Pan.


      Para a proposta do PCP votaram contra o PSD, o CDS-PP e a IL; absteve-se o PS, tendo votado a favor todos os demais grupos parlamentares: Chega, BE, PCP, Livre e Pan.


      Atenção que os votos contra do PSD, CDS-PP e IL, só por si, não seriam suficientes para a rejeição das propostas, pelo que a abstenção do PS conta aqui como se fosse também um voto contra as propostas, pois com tal postura contribuiu, de forma inexorável, para a rejeição final.


      Posto isto, vemos como o dito “trabalho de formiguinha” que o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) referiu ter andado a fazer no Parlamento, trabalho que o SOJ também alegou ter levado a cabo, acabou espezinhado, precisamente por ter sido um trabalho de formiguinha no sentido de ser muito pequenino, quase invisível.


      Perguntar-se-ão: que resta agora aos Oficiais de Justiça? Que esperança ainda podem alimentar? Continuar a acreditar que o Governo ainda vai concluir a revisão estatutária até ao final do ano? E acreditar numa maravilhosa tabela remuneratória? Sim, é possível, uma vez que o ano só acaba daqui a um mês, portanto, tecnicamente, é possível passar mais um mês a acreditar e a esperar, aliás, como sempre tem sucedido, não só mês após mês, mas ano, após ano, década, após década, sempre embalados pelo inebriante canto de sereia, e também dos tritões, especialmente oriundo do sindicato com mais associados.


Sereia+Tritao.jpg


      Fontes: “SOJ-Info-1” e “SOJ-Info-2”.

Comentários

  1. Estamos hoje no último dia do mês de Novembro.

    O tempo tem passado, a passos bem largos, e o definhar da carreira está à vista, com problemas de vária ordem e sem valorização digna e justa, nem nada...de nada!

    Assim, gostaria de recordar boa parte da mensagem enviada por email pela Sra. Ministra da Justiça – 05 de julho de 2024.


    Porque recordar é importante, nem que seja para perceber, desde logo, o tempo já decorrido e sem que esta carreira consiga sair do estado em que está...


    "
    Senhor(a) Oficial de Justiça,
    Este acordo permitiu trazer paz social a esta classe e pôr fim a um longo período de greves, com os impactos negativos para cidadãos, empresas, tribunais e para os próprios profissionais.
    Temos agora condições para tratar de questões estruturais, em diálogo sereno, com os representantes sindicais. É disto que nos vamos ocupar nos próximos meses.
    A 2 de julho reunimos com o Sindicato dos Funcionários Judiciais e com o Sindicato dos Oficiais de Justiça, para estabelecer um método de trabalho e para os auscultar sobre as questões que consideram relevantes no processo de revisão do Estatuto dos Oficiais de Justiça.
    Queremos que quem trabalha na Justiça se sinta valorizado, motivado e respeitado.
    Conto com o seu empenho e com o seu contributo para que possamos servir melhor os nossos concidadãos.
    Aceite a gratidão e os cumprimentos da
    RITA ALARCÃO JÚDICE
    Ministra da Justiça"


    OS MESES PASSAM E NADA!!
    ACORDEM SINDICATOS!!

    ResponderEliminar
  2. Acordem sindicalizados

    ResponderEliminar
  3. Acordem sindicalizados

    ResponderEliminar
  4. Só se o acordar significar desvinculação.

    Só de pensar que se perdeu a melhor oportunidade dos últimos tempos, quando TODAS as carreiras estavam a receber 'chapa 300'.

    ResponderEliminar
  5. Só de imaginar que uns iluminados deitaram fora um estatuto com um suplemento de 20% e agora vão ter que aceitar um igual, o mais certo com piores condições remuneratórias.
    Para a semana estará tudo esclarecido.

    ResponderEliminar
  6. Janeiro chegará sem que haja sequer uma primeira proposta de estatuto por parte do governo. E se houvesse um pingo de vergonha na cara por parte da direção do SFJ, estes demitir-se-iam convondo eleições. Tal não acontecerá e irão pedir mais tempo para que a doce sereia ministra da justiça apresente uma proposta de estatuto miserável como todas as até aqui apresentadas. Com um pouco de sorte este governo cairá aquando do próximo orçamento e não haverá novo estatuto aprovado. Enquanto isso haverá aposentações em barda e o ambiente de trabalho nos tribunais ficará insustentável por falta de funcionários. Enquanto todos nós fizermos o dobro e o triplo do que deveríamos fazer para que não haja prescrições de processos ninguém fará nada por parte do governo e dirigentes. Apenas com prescrições em barda acordarão para perceber o caos que existe nos tribunais.

    ResponderEliminar
  7. O estatuto dos 20% era um estatuto miserável que tornar o ambiente nos tribunais ainda mais insustentável pois acicataria ainda mais as invejas, injustiças e mal-dicencias entre colegas de trabalho. Parece-me óbvio.

    ResponderEliminar
  8. Pior do que atualmente está não ficava...


    Esse estatuto foi derrubado porque os licenciados iriam passar á vossa frente... é muito simples .

    Estes meninos sabem bem que não seria apenas os 20 por cento que estaria em causa.

    Todos os técnicos superiores a remuneração subia para o nível 17...

    Essa parte ninguém fala....


    Andam a meter areia para os olhos..

    ResponderEliminar
  9. Eu aqui já apelei que tal marcar uma manifestação contra o sindicato....pode parecer ridículo mas já viram o impacto que isto teria.


    Deveríamos fazer uma concentração junto á sede do SFJ.


    Apelo ao SOJ para convocar uma manifestação junto ao
    SFJ.

    Está na hora.

    ResponderEliminar
  10. O senhor marechal tem-se revelado uma absoluta desilusão! Frouxo de mais, assim como os que o rodeiam. Estão todos tão bem instalados na vida que não estão para se chatear muito!
    Tenham vergonha e ombridade,... Rua!

    ResponderEliminar
  11. “Estão todos tão bem instalados na vida que não estão para se chatear muito!”

    Não será uma contradição pedir a pessoas que estão bem na vida, saírem voluntariamente dessa situação!

    ResponderEliminar
  12. Ou seja, pela interpretação que faço do artigo de hoje, a nossa melhor hipótese teria sido o Chega ter tido mais 10% nas últimas eleições, ou pelo menos aí teria obrigado o PS a votar contra e a deixar cair a máscara.

    ResponderEliminar
  13. Fiquem cientes de uma coisa:

    O sindicato, desde a van dunen, só nós tem causado prejuízos!!

    Muitos prejuízos.

    Prejuízos que nunca serão recuperados.

    Nunca se esqueçam disso.

    Andamos há pelo menos 6 anos nisto.

    Nunca aceitam nada, rejeitaram sempre tudo.

    E vai acontecer o mesmo brevemente. Com uma diferença, desta vez o estatuto vai mesmo ser aprovado, provavelmente com o mesmo conteúdo dos anteriores

    Seis anos a perder.

    ResponderEliminar
  14. Está tudo bem de vida.

    Escravos

    ResponderEliminar
  15. “Nunca aceitam nada, rejeitaram sempre tudo”

    O acordo dos 30 paus, assinado pelo Marçal, não conta para estas contas!!

    ResponderEliminar
  16. Aceitaram 30 paus e rejeitaram 20% de suplemento.

    ResponderEliminar
  17. Aceitaram 30 paus e rejeitaram a inclusão do srp no vencimento no tempo da van dunen.

    ResponderEliminar
  18. Aceitaram 30 paus e rejeitaram o estatuto do Belinho.

    ResponderEliminar
  19. Aceitaram 30 paus e rejeitaram o estatuto da Catarina.

    ResponderEliminar
  20. "iriam passar à vossa frente"...

    Já nem conseguem disfarçar...
    Querem tanto subir, querem tanto mandar...
    Obviamente não são todos assim..
    Temos muitos colegas licenciados, aliás, a maioria dos colegas licenciados não são umas bestas como alguns que andam por aqui.
    É claro que haver funcionários licenciados além da sua própria valorização, valoriza a carreira.
    Agora andam por aí uns artistas, muitos deles com meia dúzia de anos de serviço que querem tanto, tanto mandar que até lhe sentem o sabor.
    Numa casa onde não há pão, e onde ninguém tem razão, só faltava haver uns chicos espertos armados em doutores....
    São os tais que em qualquer conversa, seja qual for o assunto, a cada 30 segundos enfiam a licenciatura....
    Depois, muitos deles, é o que se vê....
    Nem uma mer...de um despacho sabem cumprir..
    Dito também pelos juízes que também já vão perdendo a paciência com
    esta nova classe....
    Só não percebo uma coisa.
    Andam sempre a queixar-se, são tão fantásticos, tão competentes, ganham uma mer.. e todos os santos dias abrem concursos, vagas, lugares para licenciados dentro do Estado, a ganharem bem mais, e estes artistas preferem ficar numa carreira que eles próprios dizem que não vale nada e não saem de onde estão.
    Curioso.
    A vontade de mandarem em alguém, de quererem ser tratados por sor doutor e de terem "miminhos" que se sujeitam a isto.
    Depois, zangados com a vida, vem para fóruns como este destilar sapiência e frustração ao mesmo tempo.
    Andam para aí.....
    Os senhores doutores oficiais de justiça que queriam mandar em alguém mas ninguém lhes liga nada...
    É uma nova categoria, há os escrivães, adjuntos, auxiliares e agora estes...

    ResponderEliminar
  21. O Marçal já comprou outra caneta....

    ResponderEliminar
  22. Atenção, o Marçal já comprou nova caneta.

    ResponderEliminar
  23. O menina mimada , já que você acha que tem muita opinião baseada em teorias de café...

    Acha que é assim tão fácil mudar de carreira??

    Em muitas pagam o valor que se aufere na origem.

    Você tem uma opinião, baseada em nada, que tal começar a estudar para ter uma opinião fundamentada??

    Ninguém, quer ser tratado de doutor, isso é a sua inveja e frustração a falar mais alto, por não ter estudos.

    Pois ninguém fala que quem seria considerado técnico superior começaria a receber no nível 17...

    Esse é que foi o trocadilho que ninguém fala

    Você pensa que trocar de carreira é como trocar de cuecas???

    Nos não queremos saber da opinião dos magistrados para nada, ao contrário de vocês que durante décadas andaram a lhes lamber os pés.

    Pois não sabem que tem um estatuto próprio, não sabem que têm uma hierarquia própria, não sabem que em caso de abuso existe o concelho superior da magistratura para atuar.

    Ainda á pouco tempo a juíza do Algarve que mal tratava funcionários foi suspensa.

    Por tal fecha essa matraca, pois nem sabes o que é uma opinião fundamentada..

    Para o Anonimo das 14:59

    ResponderEliminar
  24. Com o mesmo conteúdo mas nunca com o que foi proposto pela vandumen, que pretendia dar um aumento de 10 porcento..

    E para quem fosse considerado técnico superior começava a receber no nível 17...

    Ou seja o aumento nunca seria apenas de 10 por cento seria muito mais...

    Assim como aconteceu com os dos registos.

    Todos ganhavam, pois os funcionários que tirassem licenciatura iriam facilmente aceder ao lugar cimeiro.

    Existiria muitos mais escalões.

    ResponderEliminar
  25. E ainda acrescento aceitaram 30 paus e rejeitaram a posição de remuneração no nível 17... só falta isso para completar..

    No tempo da van dumen..

    ResponderEliminar
  26. A lamber-lhes os pés e a vestir o casaquinho antes de entrar no gabinete para não abusar.🙄

    ResponderEliminar
  27. Estou me completamente a borrifar para as birras, adjuntivites e invejas que por aqui andam.
    O estatuto está pronto há muito, e este mês, senão mesmo para a semana está cá fora e só sei que está em vigor em breve.
    Estudassem e quem está mal que se mude!

    ResponderEliminar
  28. Ainda estou curioso se por acaso "algum" sindicato que anda a ver os comboios passar, vai decretar greves porque o estatuto não agrada a alguns.
    Taditos, irão muito longe!

    ResponderEliminar
  29. Ainda existia um que entrava no gabinete e saía de marcha atrás só para não virar as costas ao Magistrado.

    Parecia aqueles camiões com reboques quando fazem marcha atrás...



    Kkkkk

    ResponderEliminar
  30. Claro que uma maioria está... então se a classe é composta por uma maioria de idade entre os 55-64 , esses já têm as suas casas, os seus filhos estudados, estão pouco a se cagar para lutas..

    Receberam bem durante 20 anos bem acima da média....

    ResponderEliminar
  31. Você ou anda na droga ou é bêbedo?? Ou então é crente ?

    Ainda não percebeu que o estatuto só lá para junho...

    Acorde...

    Eles vão protelar isto até mais não...

    E chegados a junho vão justificar que não existe mais verba....avançam com o estatuto e as mudanças estruturais e pimba....

    Acredita no que lhe digo ..

    Ainda agora aumento de 3,85 de aumento para os reformados...kkkk até nos que trabalhamos levamos menos...kkkk

    ResponderEliminar
  32. Venho apelar a todos os ofíciais de Justica para contratarmos elementos dos super dragões, no nome boys e juventude leonina, e o grupo dos 200 e 300 da cova da moura para se juntarem a nós na próxima manifestação..

    Estou certo que teriam a visibilidade que tanto ambicionam...

    ResponderEliminar
  33. Acho que por todo o país todos os oficiais de justiça conhecem bandidos um pouco por todo o país...isso é poder...

    Vamos fazer uma manifestação dessa envergadura...

    ResponderEliminar
  34. Ninguém falou de grandes aumentos, falei de um novo estatuto.
    Essa oportunidade foi perdida quando rejeitaram a última proposta com aumentos substanciais e suplemento de 20%.
    Não fossem burros.
    Agora tudo indica que os aumentos substanciais serão para o início de carreira.
    Daqui a uns dias falamos.

    ResponderEliminar
  35. Oiça o que lhe digo, eu tenho conhecimentos próximos do ministério e se for necessário pago lhe 500 euros, se o estatuto sair agora como diz..

    Infelizmente garanto que sai para meados de junho...
    Se sair...

    ResponderEliminar
  36. Comentário das 16:42


    Se sabe alguma coisa, que a partilhe!

    Se nada sabe e o inventa, é-lhe melhor o lado do silêncio.

    Se sabe e não quer dizer, então pactua com a estranha forma de interagir e comunicar do SFJ.

    Se vem aqui só para passar tempo e lançar umas larachas, nada sabendo do projecto de Estatuto, acho que deveria te mais consideração por uma classe cujo sofrimento não merece mais castigo...

    Se sabe diga!! Diga o que sabe....

    ResponderEliminar
  37. Quando é que Marçal nos dá a conhecer o IV Segredo de Fátima ?!...

    O resultado do trabalho árduo, de três equipas de trabalho, que se reuniram em Fátima, com grande sacrifício, em período de férias!...

    O segredo continua muito bem guardado lá para os lados da Lousã!....

    ResponderEliminar
  38. Alguém sabe porque as progressões de escalão que tem saído já à alguns anos todos os finais do mês, não saiu este mês?

    ResponderEliminar
  39. Tu só te preocupas é com o teu umbigo...para vires com esse tema para aqui

    ResponderEliminar
  40. Efetivamente que já há alguns anos que é publicada a lista das progressões, mas não é todos os doze meses do ano. Há meses em que ninguém perfaz três anos, muito por força, também, da periodicidade dos Movimentos, apesar das contas com as recuperações. Assim, poderá ser que não haja ninguém que tenha completado em outubro um escalão ou poderá ser um mero atraso na divulgação.

    ResponderEliminar
  41. Conheço o meu caso e de mais 200. E são todos os mesmos que não tiveram direito a nenhuma contagem do tempo de serviço que já foi dado a quase todos. E é isto...

    ResponderEliminar
  42. é só palhaços
    ACORDEM

    ResponderEliminar
  43. ESSES PALHAÇOS

    ResponderEliminar
  44. outro que anda de azinheira em azinheira

    ResponderEliminar
  45. são uns palhaços

    ResponderEliminar
  46. Este não quer dinheiro, só estatuto.
    Estranho...

    ResponderEliminar
  47. Não me diga que não sabe que o governo votou contra a criação de novos escalões na quinta-feira e logo na sexta mandou suspender as progressões nos existentes?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ