Os pontos nos is são, antes, pontos das reticências

      O presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) declarou publicamente, na semana passada, em artigo publicado no Correio da Manhã, que a ministra da Justiça tem um compromisso, compromisso esse que lhe foi reiterado pessoalmente.


      E em que é que consiste esse compromisso? Consiste em “honrar o acordo estabelecido”, lê-se no artigo de António Marçal.


      Claro que sim, ninguém tem dúvidas quanto a isso, não havendo necessidade alguma de reiterar o compromisso, uma vez que os termos do acordo estão a ser cumpridos e os 3,5% a mais no suplemento estão a ser pagos mensalmente. E é apenas isto que há de concreto no dito acordo, não há absolutamente mais nada de concreto.


      Para além dos 3,5% e a sua aplicação concreta, há apenas uma menção vaga que consiste numa manifestação de intenções que diz respeito à revisão estatutária em que não está especificado nada de concreto.


      O acordo firmado entre o SFJ e o MJ apenas refere os 3,5% e a seguinte manifestação de uma intenção:


      «Mais se comprometem as partes a iniciar os trabalhos de revisão do Estatuto dos Funcionários Judiciais com a maior celeridade.»


      Apesar desta manifestação de intenções ser apenas isso mesmo, também isto foi cumprido, uma vez que o início dos trabalhos, com aquelas reuniões de desenho das linhas gerais, foi cumprido. De facto, os trabalhos tendentes à revisão do Estatuto (não a negociação em si) tiveram início e podemos considerar que realmente se iniciaram com celeridade.


      Portanto, convém colocar os pontos nos is, alertando que não há nada mais no acordo firmado e tudo quanto consta do acordo está cumprido, não há nada mais pendente. Os 3,5% estão a ser pagos e o célere início aconteceu.


      Depois de tal acordo, haverá conversas, outras manifestações de intenções e desejos, mas nada disso está escrito e, mesmo que estivesse, valia pela intenção e não por algo concreto estabelecido.


      Quando o presidente do sindicato com maior número de associados vem a público num artigo de opinião no Correio da Manhã dizer que coloca os pontos nos is alegando que a ministra diz que lhe disse que está cheia de boas intenções, seria então melhor  retirar os pontos dos is e colocá-los no lugar de reticências ou numa série de pontos de interrogação.


      Sem dizer nada de concreto, António Marçal, a propósito dos pontos nos is até invoca os cinquenta anos de Abril e diz assim:


      «Para nós, “é essencial colocar os pontos nos iis” e assegurar que, nos cinquenta anos de Abril, o reconhecimento dos consensos seja uma realidade, evitando que a concretização das mudanças fique (apenas) dependente das lutas laborais, como a greve.


      “Queremos valorizar o papel dos Oficiais de Justiça e recompensar o seu trabalho com as condições que há muito reivindicam e merecem”, afirmou. Se concretizar esta postura, o Governo demonstra concordância com a valorização justa da classe, com vista a fortalecer a justiça em Portugal e garantir o seu pleno funcionamento.», lê-se no artigo de Marçal.


      Portanto, o que é isto? É nada; são boas intenções manifestadas por todos os governantes nos últimos anos, sejam ministras da justiça ou primeiros-ministros, todos tiveram discursos idênticos e sobre todos eles António Marçal teceu as mesmas considerações acreditando que dali resultaria algo positivo e palpável até comprovar que não.


      Ministra da Justiça atrás de ministra, Marçal sempre colocou os pontos nos is para nada e continua hoje com a mesma fé renovada e reiterada.


      Mas se tal artigo de opinião não chegasse, ainda publicou o presidente do SFJ, sobre o mesmo artigo do Correio da Manhã, uma informação sindical intitulada “Nota do Presidente”, na qual nada de novo aporta ao conhecimento dos Oficiais de Justiça e que possa dar resposta concreta aos anseios dos Oficiais de Justiça para o futuro, designadamente, o de poderem ter uma carreira melhor e uma vida minimamente razoável.


      No entanto, no final da nota, há um esforço por aportar uma novidade e informa que vai tomar outra iniciativa, e bem, porque com o acordo do MJ já está tudo visto, consistindo a nova iniciativa na tentativa de melhorar a proposta do Governo de Orçamento de Estado para 2025.


      Isso mesmo, a proposta do Governo foi apresentada e todos os partidos pretendem introduzir-lhe alterações e, evidentemente, que os Oficiais de Justiça também gostariam de o fazer, pelo que tentar agora obter algum ganho influenciando os grupos parlamentares a introduzir alterações a uma carreira que está na lista das pacificadas e representa um grupo muito fraco de eleitores, traduz mais uma utopia, mais um degrau no aprofundamento da ilusão com que se vai toldando a racionalidade dos Oficiais de Justiça.


      Diz assim a nota do presidente:


      «E por isso mesmo iremos, em sede de negociação da LOE/2025, tentar obter ganhos de causa para todos os funcionários.»


      Mas, aqueles que mantêm um espírito crítico e abertura desse mesmo espírito, apreendido ao longo de muitos anos, já saberão ler nas entrelinhas e nas outras linhas também.


      A afirmação do presidente do SFJ não implica, necessariamente, a massada de qualquer intervenção junto dos grupos parlamentares, uma vez que basta mais uma conversa com a ministra da Justiça, pois, como diz António Marçal no artigo do Correio da Manhã, “a ministra sublinhou ainda a sua abertura para, no contexto do Orçamento do Estado para 2025, serem antecipadas algumas das melhorias propostas”.


      Ou seja, como sempre, há abertura para ouvir, há palmadinhas nas costas como sempre, há palavras de justiça, há manifestações de intenções e desejos e depois, na prática, como sempre, e coloquemos mesmo os pontos em cima dos is, o que resta é nada em termos de progressão e renovação efetiva da carreira.


Cerebro-Apagar.jpg


      Fontes: “Artigo CM”, “Info SFJ Presidente” e “Acordo SFJ+MJ de JUN2024”.

Comentários

  1. Só mesmo os mais tontinhos é que ainda acreditam na conversa desse senhor ...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente há muitos e a corte é grande.

    ResponderEliminar
  3. Sim, há muitos, mas diminuíram significativamente nos últimos meses!

    Muitos já maduram, e outros não o fazem por uma espécie de inércia !

    Mas a maior já viu a realidade, que é muito triste!...

    ResponderEliminar
  4. Cidadão 722611/11/24 09:21

    E sempre que exijam de vós, não se esqueçam de perguntar pelos 7 anos, 2 meses e 26 dias.

    ResponderEliminar

  5. Mais uma vez dar aqui os meus parabéns a todos os que ao longo de anos aceitam desempenhar funções sem concurso.

    E igualmente parabéns a todos que aceitam acumular funções em diversos juízos e por ai fora.

    Parabéns porque assim tem ajudado a tutela.

    Parabéns porque assim também têm deitado abaixo o normal funcionamento dos movimentos.

    Muitos parabéns.

    E que a terra vos seja mais levezinha que o serviço que têm prestado a toda a classe.


    ResponderEliminar
  6. Depois de lermos os últimos artigos, denota-se que existe alguma esperança dos Dirigentes da Direção Nacional do SFJ, que o Ministério da Justiça, desta vez irá ter algo em consideração no que respeita as nossas reivindicações.

    Esta situação faz-me lembrar a música dos Xutos e Pontapés "longa se torna a espera", na minha parca opinião resta-me escrever, "para quem esperou 25 anos para ser promovido, resta-me esperar até 31 de dezembro de 2024, a ver o que isto vai dar".

    Esperemos que se isto der em nada, que desta vez hajam consequências e os conformados do costume também saiam dos sofás e também não é gastar dinheiro, mas investir em greves e serem solidários com os colegas e com eles próprios e toda a classe.

    ResponderEliminar
  7. Sim, alguns, pejados de altruísmo ou interesse próprio, esquecem-se do interesse geral, prejudicando toda uma classe.

    Sempre que alguém assume mais do que devia, está necessariamente a tirar o lugar a outro ou outros!

    Imperdoável, portanto!

    ResponderEliminar
  8. Meu caro colega, está visto que isto assim não vai lá!

    Se perdermos o medo e deixarmos, novamente, de fazer as diligências, fazendo tudo o resto, você vai ver como tudo rapidamente se resolve!

    O problema é parece existir um acordo entre uma iluminada força sindical que nunca mais se materializa, e que até nem tem uma data para se materializar!

    Esses iluminados "cortaram" as pernas aos OJ para enveredarem na posição em cima expus!

    Deixem-se de fazer as diligências e você verá como o MJ e a Ministra brevemente apresentam a famigerado estatuto!

    ResponderEliminar
  9. Não são tontinhos, não têm é mais ninguém em quem acreditar.
    Antes um crédulo que um papagaio que pouco fala e nada faz.

    ResponderEliminar
  10. Eu sou Auxiliar que já deveria ser Escrivã há muito, após 25 anos a penar a fazer julgamentos e face à rapidez que outrora outros atingiram esta categoria, (alguns em dez/doze anos).

    Agora já nem a conta faço pois foi externalizada para alguém fora da seção que depois passa a vida a perguntar como se faz isto e aquilo pois não percebe um boi do que está a fazer, mas caiu nas graças e foi engraçado com quem importava.

    Eu, como gosto de dormir descansada e com a espinha direita, provavelmente acabo a carreira como Auxiliar e sem previsões de ver aumentado o meu escalão, pois já estou no último. E como eu, há umas boas centenas de rejeitados/esquecidos.

    E pedem brio? E pedem dedicação acrescida?
    Devem estar a brincar...

    E sim, estas nomeações vieram trazer discórdia e desconfiança total em chefias e dirigentes. Não vale a pena disfarçar ou negar. Com elas, perderam a oportunidade de ser levados a sério, como entidade de bem, justa e preocupada com todos.

    Montou-se um Apparatchik total por aqui. E com isso, perderam a maioria dos OJ´s.

    ResponderEliminar

  11. Sem dúvida!

    Só prejudicam a carreira toda!
    Vergonhoso!
    Não merecem consideração nenhuma!

    ResponderEliminar
  12. Lista Negra dos 300.

    ResponderEliminar

  13. O Tone não quer greve a actos. Para além de estar comprometido, tem medo.


    ResponderEliminar
  14. Que compre um cão!

    Já agora, tone ou Tono?

    ResponderEliminar
  15. É preciso deitar abaixo os muros!

    Um deles, o mais famoso, foi em 1990!

    Temos que o fazer aqui também!

    ResponderEliminar
  16. Ora aí a roubalheira!
    E os cordeirinhos baixam a cabeça e nada lutam.

    Fazendo acordos de migalhas porquê???


    ResponderEliminar
  17. Vais deitar muros abaixo vais.
    Bom almocinho descansadinho e até amanhã no mesmo sítio.

    ResponderEliminar
  18. xiii ... tanta dor de cotovelo.

    ResponderEliminar
  19. Deliberação do Comité Central, do Pai, do Filho e do Espírito Santo

    – O Golpe


    https://sfj.pt/destaques/deliberacao-da-mesa-da-assembleia-geral-do-congresso-e-do-conselho-nacional-adiamento-das-eleicoes/

    ResponderEliminar
  20. TONE DEMITE-TE PÁ

    ResponderEliminar
  21. pobre da cuca11/11/24 12:59

    11-11, 10-11:

    Temos de dizer a verdade toda.Muitos com esses anos já foram promovidos porque concorreram para escrivão adjunto para longe das residências, saindo assim da sua zona de conforto.Foram opções tomadas de acordo com a vida e as ambições de cada um.
    Mas outros, encontram-se promovidos porque, estando em comissão de serviço nomeadamente, no apoio informático ( quando esta carreira só tem que ser autónoma) arriscaram lugares longínquos para serem promovidos para lá, porque sabiam de antemāo que não iriam lá trabalhar, pois mantiveram as comissões de serviço. Só lucro. Tal situação devia ser proibida .Tinham de optar .
    Os conformados acordaram há uns tempos, mas nāo está fácil. A falta de promoções que continua é um bom motivo para greve e os sindicatos nāo devem esquecer essa questão.

    ResponderEliminar

  22. Tanto faz, a merd@ é a mesma...




    ResponderEliminar
  23. Cidadão 722611/11/24 13:24

    Há o feedback e o fight back.

    ResponderEliminar
  24. Cidadão 722611/11/24 13:27

    Os BLAR não vão fazer nada, porque, no fundo, todos eles, em última instância, são professores...

    ResponderEliminar
  25. BLAR, que raio é isso?

    ResponderEliminar
  26. Pequeno Zandinga11/11/24 13:40

    AR deve ser Assembleia da República.
    BL dá para muita coisa.

    ResponderEliminar
  27. O Marçal ainda está à espera...
    Ok.
    Já que isto nem anda para a frente nem para trás, que tal as eleições no SFJ??
    Então Marçal, um democrata como tu??

    Brincadeira.....
    Seguram-me se não eu vou dizer à ministra que isto não se faz....

    E aquela ideia de contabilizar/contar os milhares de euros que:
    PSP
    GNR
    Guardas Prisionais
    Militares
    e afins já receberam a mais que nós???

    Era interessante ter uns contadores só para nos sentirmos piores.

    Abraço

    FF

    ResponderEliminar

  28. Dor de cotovelo por deturparem os movimentos?

    Não se sente prejudicado/a?

    Gente sem vergonha mesmo.

    ResponderEliminar
  29. É fácil!

    Outros:

    - 300 € X 14 meses = 4.200 euros ano
    = 42.000 euros em 10 anos (sim quarenta e dois mil).


    Nós:

    - 35 € X14 meses = 490 euros ano
    = 4.900 euros em 10 anos



    Acham que mete graça?!!

    Eu acho criminoso!

    ResponderEliminar

  30. O Norte também já é peça relíquia do sfj...


    ResponderEliminar
  31. O SFJ e o seu Presidente...As Notas do Presidente...A SFJ TV...
    Os compromissos pessoais da Ministra com o Presidente...Os acordos do SFJ com a Ministra...As fotografias de grupo com a Ministra, a Secretária de Estado, a Directora da DGAJ e o Presidente...As gravatas do Presidente...O ar satisfeito e importante do Presidente...
    Tudo a verdadeira imagem da Justiça, dos Oficiais de Justiça, do sindicalismo na justiça e já agora, do estado do nosso País...

    ResponderEliminar
  32. Acho muitíssimo bem que sejam adiadas as eleições, nem se esperava outra coisa.
    Por aqui se percebe quem esta aflitinho e quer adiar a entrada em vigor do novo estatuto, prejudicando as negociações.
    Temos pena!

    ResponderEliminar
  33. Enquanto por aqui se alimentam as divisões entre licenciados e não licenciados, com os doutores a discutir conteúdos funcionais, os guardas prisionais, que têm também no seu seio muitos licenciados, estão maus interessados em garantir as condições para terem vida digna. O requisito de ingresso é o 12° ano, abaixo dos doutores oficiais de justiça, mas o salário na base é acima de 1700,00, portanto acima dos doutores oficiais de justiça. Sobre isto se deveria pronunciar o "palhaço dos oficiais de justiça".

    ResponderEliminar
  34. https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/ministerio-da-justica-abre-225-vagas-para-guardas-prisionais-com-salario-superior-a-1700-euro

    Faltou o link

    ResponderEliminar

  35. Ora aí está mais um malabarismo.
    Eu gostava de ver se fossem obrigados a tomar posse, se se aventuravam a concorrer para longe.

    NOJO

    ResponderEliminar
  36. criminoso mesmo!

    ResponderEliminar

  37. Ora aí está.
    O que interessa é ser doutor, nem que seja a ganhar o ordenado mínimo.

    ResponderEliminar

  38. Licenciados são bem vindos , sem duvida.

    Mas que não haja divisões.
    Com divisões e invejazinhas é que não vamos lá.
    ponham os olhos nas outras carreiras.

    ResponderEliminar
  39. "iremos, em sede de negociação da LOE/2025, tentar obter ganhos de causa para todos os funcionários.»

    Mais valia estares calado Marçal.
    Para quê estas manifestações? Uma mão cheia de nada.
    De bla, bla, estamos cheios. Fartinhos.

    Este senhor já não tem imaginação para encher a crónica semanal. Dedique-se às novelas, mas as verdadeiras.

    Tanto amadorismo.
    Cansa.

    ResponderEliminar
  40. O ordenado base do guarda prisional é mesmo de 1700 euros ao que isto chegou.... Vergonha mesmo....tenho vergonha desta profissão.... é bem feita para estes miseráveis que achavam que ganhavam.muito...a diferença é abismal...ao que isto chegou....

    ResponderEliminar
  41. TONE não tem um pingo de vergonha, e toda a Ministra sonha, ter alguém assim ...

    ResponderEliminar
  42. TONE vai buscar !!!!!!!

    ResponderEliminar
  43. MENTIRA
    Que mentira mais descarada.
    Um guarda prisional ganha perto de 1000 euros ou menos de salário base.

    ResponderEliminar
  44. A 1a posição remuneratória de guarda não chega a 800 euros

    https://dgrsp.justica.gov.pt/Portals/16/Instrumentos%20de%20Planeamento%20e%20Gest%C3%A3o/Recursos%20Humanos/Valoriza%C3%A7%C3%B5es%20remunerat%C3%B3rias/Tab-remun-cgp.pdf?ver=2019-01-30-115701-273


    ResponderEliminar
  45. Isso é MENTIRA
    Nem 900 euros ganham no início da carreira.
    E mesmo com 7 anos de serviço só con todos os suplementos conseguem receber 1400 euros brutos.
    Todos comentam mas ninguém averigua estas notícias falsas

    ResponderEliminar
  46. Claro que vai haver divisões.
    Se já há entre adjuntos e invejosos imaginem com tantos doutorzinhos.
    E não esqueçam nunca:
    NINGUÉM FAZ UM CURSO DE DIREITO PARA SER OFICIAL DE JUSTIÇA

    ResponderEliminar
  47. Tabela de 2019, seja sério

    ResponderEliminar
  48. Mas será que só a atual direção é capaz de negociar? Foi dito que foram diversos os que prescindiram das suas férias para ir a Fátima elaborar documentos sobre a carreira e os estatutos. Agora é dito que só esta direção é capaz de negociar o que centenas andaram a debater em Fátima. Incrível a forma como se manipulam tantos colegas, para garantir benesses a um grupo restrito.

    ResponderEliminar
  49. São 961 euros.
    Tabela de 2024.

    https://sncgp.pt/wp-content/uploads/2024/07/Sistema-Remuneratorio-da-Administracao-Publica-2024.pdf

    ResponderEliminar
  50. Muito certo.
    São 961 euros.
    Tabela de 2024.

    https://sncgp.pt/wp-content/uploads/2024/07/Sistema-Remuneratorio-da-Administracao-Publica-2024.pdf

    ResponderEliminar
  51. Não anda lá longe11/11/24 22:32

    961+400+192+120=1663

    ResponderEliminar
  52. Pois mas o chocos espertos das fake new ocultaram os suplementos....pensam que somos burros..

    ResponderEliminar
  53. O comentário diz

    O ordenado base do guarda prisional é mesmo de 1700 euros

    ResponderEliminar
  54. https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/sindicato-desmente-ministra-da-justica-sobre-salario-de-guardas-prisionais

    ResponderEliminar

Enviar um comentário