SFJ e SOJ disputam o estrelato de “influencers” do PCP
Neste fim de semana, os sindicatos que representam os Oficiais de Justiça divulgaram informações nas quais quiseram demonstrar a autoria de propostas de alteração ou de aditamento à proposta do Governo para a Lei de Orçamento de Estado para 2025.
As tais propostas apresentadas pelos sindicatos constituem um par de propostas apresentadas pelo PCP; nada de especial no mar de propostas que os partidos políticos apresentaram este ano, batendo um recorde que está agora em 2151 propostas de alteração apresentadas à LOE 2025.

O partido recordista em alterações apresentadas é o Chega com 639 propostas, seguindo-se o PCP com 513, em terceiro lugar está o BE com 302, seguindo o Livre com 264 e em quinto lugar está o PAN com 238.
Abaixo da centena de propostas, os três últimos lugares são ocupados pela IL com 80 propostas, a que se segue o PSD e CDS com um total de 74 e, no fim, está o PS com 41 propostas de alteração.
É nesta imensidão de propostas, a debater até ao final deste mês, que se encontram as duas propostas apresentadas pelo PCP que a seguir vamos apresentar.
A autoria ou a influência que possa ter sido exercida sobre os partidos políticos é de tal forma disputada pelos sindicatos que, para além de se auto considerarem autores-influenciadores das propostas, o SFJ chegou mesmo a publicar “printscreens” dos ecrãs de envio de dois e-mails, um dirigido aos “caros camaradas” do PCP e outro dirigido aos “caríssimos” do BE.

Uma das propostas do PCP consiste nos cinco pontos que seguem:
.1- Aumentar o vencimento dos Oficiais de Justiça Provisórios, equiparando-o ao dos Oficiais de Justiça definitivos;
.2- Que a partir de janeiro de 2025 todos os Oficiais de Justiça progridam duas posições remuneratórias, isto é, que saltem dois escalões para a frente, com exceção do seguinte:
.3- Serão de três posições remuneratórias o salto para todos aqueles que se encontrem na mesma posição remuneratória há mais de 5 anos à data de 01-01-2025.
Ora, como os Oficiais de Justiça progridem de 3 em 3 anos, e estão a fazê-lo desde 2019, todos têm tido já a possibilidade de mudar de escalão a cada três anos, com exceção daqueles que atingiram o último escalão e aí estão estacionados há muito, sem qualquer progressão. É para esses estacionados há mais de 5 anos, há dez e mesmo mais, que se propõe um salto diferenciador em relação àqueles que já vão saltando e, para estes casos, os três escalões são justos, embora em alguns casos até possam ficar aquém do tempo de estacionamento no escalão (para não confundir com o tempo passado dos anos de congelamento, não usamos esta expressão, mas que estão congelados, de facto estão).
.4- A criação de posições remuneratórias virtuais, subsequentes às últimas posições existentes na atual tabela salarial, isto é, como há uma grande maioria que se encontra sem escalão seguinte criar-se-iam mais escalões para acomodar estes saltos propostos, e, por fim,
.5- O pagamento do trabalho extraordinário, designadamente o realizado nos juízos de instrução, nas SEIVD e nos DIAP, de acordo com a lei em vigor.
Esta proposta do PCP pode ser acedida na íntegra “AQUI”.
O PCP justifica estas propostas assim:
«O Governo assume que existe uma necessidade de revalorização funcional e remuneratória destes profissionais, atenta a desadequada tabela de competências e de níveis salariais que retroage ao ano de 1999, conjugada com a redução do número de lugares das categorias superiores, operada por força da Lei Orgânica do Sistema Judiciário – Lei 62/2013 de 26 de agosto --, circunstâncias que resultaram num “congelamento permanente” na carreira, já que os escalões estavam pensados para uma progressão vertical com concursos a cada 10 anos – máximo – pelo que despoletou que cerca de 80 por cento dos funcionários estão posicionados no último escalão da sua categoria, alguns há mais de 7 anos.
Este congelamento da carreira, somado ao desfasamento de competências e de índices salariais com a realidade, tem contribuído para uma permanente saída de profissionais para outras carreiras e, em simultâneo, para a falta de interessados no seu ingresso.»

A outra proposta do PCP, diz respeito, mais uma vez, ao suplemento e consiste tão-só nisto: que o valor do suplemento passe dos atuais 13,50% para 20% e que seja pago 14 vezes ao ano.
Pode aceder a esta proposta “AQUI”.
Esta alteração do suplemento para apenas mais 6,5% e o seu pagamento em 14 vezes ao ano, em vez das atuais doze, está assim justificada:
«O suplemento de recuperação processual dos Oficiais de Justiça foi criado em 1999, visando a necessária revalorização destes profissionais, dado que, para além da especificidade e complexidade das respetivas funções, existia um injusto desfasamento dos vencimentos dos Oficiais de Justiça quando comparados com os valores auferidos por outras carreiras dependentes do Ministério da Justiça.
Quando criou o suplemento, o Governo assumiu o compromisso de o integrar no vencimento no prazo máximo de um ano.
Passaram mais de vinte anos e diversos governos, sem que esse compromisso tenha sido honrado, embora a Assembleia da República tenha aprovado, em 19 de julho de 2019 a Resolução 212/2019, precisamente nesse sentido.
Já na presente legislatura, o Governo assumiu um compromisso que fica aquém do que desde sempre os Funcionários Judiciais reivindicavam: a integração do suplemento, sendo pago em 14 vezes e numa percentagem que corresponda às reais responsabilidades dos Funcionários Judiciais.»
Esta proposta, diz o PCP, ressalva que este pagamento seria “para vigorar até à aprovação e publicação de um novo Estatuto”.
E conclui:
«A justa luta dos Funcionários Judiciais merece toda a atenção, a defesa da sua carreira, a negociação séria do respetivo Estatuto, a valorização remuneratória a par da integração do suplemento de recuperação processual no vencimento, são aspetos nevrálgicos para quem desempenha um papel essencial nos tribunais.»

Que nojo estes gajos continuam apenas a pensar nos mesmos..
ResponderEliminarQue tal solicitar um suplemento para todos de apoio á habitação??
Que tal solicitar o suplemento de secretariado para todos...
A única que vejo aí de jeito é o pagamento de horas extra ao diap e seivd..
Está profissão está refém de uma série de lamboes....
Quanto á segunda proposta apesar de tudo é a mais justa.. então desde 2019 se recusou este suplemento de 20 por cento todos perdemos..
ResponderEliminarPois os malabaristas afirmavam ser apenas de 10 por cento...
Agora que apenas levaram com 3.5 já se lembram da proposta dos 20....
Pois já foi lá atrás... já era..
Passam os meses e até anos e nada se resolve!
ResponderEliminarHá gente que parece maluca.
ResponderEliminarA outra proposta era a de criar um suplemento de 20% e eliminar o atual (que na altura valia 10%) - dava com uma mão e tirava com outra.
Esta proposta do PCP é diferente: propõe os 20% sem tirar nada.
Percebe a diferença?
Bom dia estimados Colegas!
ResponderEliminarNa minha modesta opinião existem vetores negociais e as estratégias de ambos sindicatos, que estão a negociar com o Governo.
Deixo aqui mais uma sugestão:
Vetor 1 Suplementos:
- Valor de Permanência mensal de serviço de Oficiais de Justiça (€350),
- Subsidio de Residência (€150).
Vetor 2 Revisão da Tabela Salarial:
- Tabela salarial de carreira de regime especial em grau funcional III, para todos os Oficiais de Justiça, dividida em categorias.
NOTA: Sugestões inspiradas em estatutos vigentes de outras carreiras especiais dentro do Ministério da Justiça, adequando ao nosso contexto funcional e laboral.
Se outros têm porque os Oficiais de Justiça, onde sempre serem filhos de um Deus menor?
Lengalenga dos Tribunais.
ResponderEliminarPara que servem as propostas de alteração ou de aditamento à proposta do Governo para a Lei de Orçamento de Estado para 2025?
Para nada! Ou para inglês ver!
Porquê?
Porque quando apoiaram um governo PS durante 6 anos (4 com acordo de incidência Parlamentar e 2 no apoio de bancada) podiam ter feito tudo o que propõem e limitaram-se às (re)nacionalizações !
Para quê?
Para ali colocarem os seus filiados!
E os Sindicatos dos Oficiais de Justiça para que servem?
Para nada! Ou melhor para refreio dos ímpetos da classe trabalhadora!
Porquê?
Porque não cuidam, com seriedade, de defender os seus interesses (dos trabalhadores) mas apenas e só de assegurarem lugares para não fazerem nada e viverem à custa das quotas dos que trabalham! (e nalguns casos a fazer política à sua custa)
Para que servem os Oficiais de Justiça?
Para nada!
Porquê?
Porque, hoje, as suas tarefas e funções podem ser asseguradas por qualquer pessoa, quer tenha o curso de formação equiparado ao 12º ano (escolaridade obrigatória e é raro hoje não se ter com as novas oportunidades do Sócrates) ou licenciatura!
Porque é que ainda existe esta carreira?
Para justificar a existência de uma Direção-Geral fora do CSM e um par de sindicatos da treta!
Quem manda nela?
O CSM através dos senhores Juízes colocados em Comissão de Serviço na DGAJ e nos Gabinetes do MJ!
Porque não está ou é incorporada no CSM?
Porque o CSMP e a PGR reclamam "chega rebos" para si também e é desprestigiante ter gente a seu cargo que executa tarefas indiferenciadas como os varredores do lixo!
Será que vai piorar?
Sim! É a única certeza, com uma equipa no MJ e na DGAJ que, em cerca de 8 meses, a única coisa que soube fazer, ou foi capaz no Tribunais, foi a de abrir concurso (mal) para novos ingressos e desbloquear 3,5% nos vencimentos!
Será que era possível fazer melhor?
Qualquer um de nós, chegados àquele lugar (MJ) assinaria um papel em dois minutos a atribuir os 3,5%, assim como a abrir concurso, e não precisava de balelas!
Mas será que era capaz de justificar um e outro?
Nem era preciso ir mais longe, buscava a base de atribuição do suplemento e as razões subjacentes (ao tempo do Costa do PS) para justificar a atribuição, com a incorporação, mais que justa!
As reformas para que existem?
Nos tribunais não existem! Corrijo: existem apenas para se saber que nada é reformado (tal como existe o mal para se saber o que é o bem!)
Seria possível a existência de Tribunais sem Oficiais de Justiça?
Claro que sim! Basta tão só e apenas atribuir essas funções aos senhores magistrados auxiliados pelo ChatGPT e pelos algoritmos e automatismos e uma série de gente entendida na matéria!
Mas será que era mesmo possível?
Claro que é! Já acontece numa boa parte dos serviços! Reforça-se os tribunais com Magistrados e uns "ganapos" para os auxiliarem e está feito!
Está a brincar?
Estou. Mas a brincar a brincar dizem-se coisas muito sérias!
Acredita no Pai natal?
Não!
Acredita na mudança nos Tribunais, e no que aos Oficiais de Justiça diz respeito?
Não e Não!
Porquê?
Porque a classe está envelhecida e porque a tutela não percebe nada de tribunais nem tem ideia do que quer fazer nos Tribunais, creio que gerir apenas! Mas era preciso bem mais que isso!
Quanto ao Blogue
ResponderEliminarPara que existe?
Para "pescar" sensações, para "sentir" o pulsar dos Oficiais de Justiça! e,
Para "semear" ideias, espoletar a discussão, por vezes, "distrair-nos" do que importa naquele momento, outras vezes "passar" a mensagem de terceiros, outras vezes ainda (menos frequente) para nos entreter enquanto o tempo passa e nada acontece!
OBS: há quem venha aqui plantar ideias com bondade e honestidade, outros apenas têm como intenção demonstrar o seu (por vezes a sua falta) de carácter.
Ok mesmo k a outra proposta fosse de um aumento de 10 porcento sempre seria melhor que os atuais 3,5 por cento... é só fazer contas...
ResponderEliminarAliado ao fato de estarmos a receber desde de 2019..
Está aqui uma solução simples objetiva e sem rodeios, e fundamentada...
ResponderEliminarMas que raio estes gajos com propostas descabidas, sem nexo andam às voltas..com criação de categorias etc..
Falta de estratégia brutal...
ResponderEliminarBla, Bla, Bla,
30 anos atrás de tretas
Está quase tudo acima dos 50 anos e isto sempre para baixo
Todos culpados, ex lideres sindicais incluidos.
Querem licenciados a preço de saldo?
Trabalhem escravos
É preciso parar ...
ResponderEliminarPara que serve você nos tribunais? Para nada!
ResponderEliminarNão há MP onde trabalha para pedir o seu internamento compulsivo?
Ainda pensei que vocês andavam por aqui apenas a defender a vossa dama e poleiro, mas começo a achar que são mesmo é más pessoas.
ResponderEliminarEsta proposta do SFJ / Pcp, a ser milagrosamente aprovada, podia representar um aumento de 400 ou 500€ para OJ ( ou event futuros técnicos de justiça ) em início de carreira, se fizer horas extra como muitos, relativamente ao que recebia até set 2024.
É pouco?
Pois é seu inteligente agora quem é o maluco?
ResponderEliminarReceber 10 por cento a mais desde 2019 não era mau pois não?
Pois perdeste o pio sua inteligência rara
Quantas vezes já vi os OJ ficarem para trás e a seguir o SFJ recorrer aos deputados comunistas e do Bloco de Esquerda? Nem os pretensos amigos o safam! Estamos todos reféns destes ideais e o que devia acontecer era o senhor Marçal ser despedido por absoluta inaptidão para o cargo! Problema: os seus adeptos comunas não o abandonam!
ResponderEliminarUm pouco ridícula esta apreciação de proposta SFJ/PCP, sabendo-se que o PCP ficou manietado com o acordo e que tem sido outros a insistir que a carreira não está pacificada... e com isso dar respaldo para algumas propostas.
ResponderEliminar
ResponderEliminarPartidos politicos e sindicatos são máfias
Olá, boa tarde.
ResponderEliminarSou um Cidadão 7226.
Autómato androidizado da Série Original Oficial de Justiça 7226.
Passei a manhã num interrogatório, por isso peço desculpa por só agora vir aqui com esta alembradura.
Haver há mas estão todos piores que eu!
ResponderEliminarAo OJ das 9.54
ResponderEliminarDou-lhe inteira razão! Não quer dizer que não haja informações importantes, mas há muitas opiniões pessoais que denotam certas tendências!
Olá boa tarde colega. Citando Friedrich Nietzsche: "Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos."
ResponderEliminarContinue que vai bem ...
Certo.
ResponderEliminarTambém sou niilista de corpo e alma, ainda que possa ser subjetivo se um andróide possa ter uma ou outra, ou ambas, ou nenhuma.
Com as posições remuneratórias dos Oficiais de Registo e não mexe mais.
ResponderEliminarMas sabe Colega, nem todos concordam com isto....
Paguem o que devem aos provisórios!
ResponderEliminarCaloteiros!
Dinheiro que devia estar a render do lado de cá há anos e continua do lado de lá!
Caloteiros sem vergoha!
"Ora, como os Oficiais de Justiça progridem de 3 em 3 anos, e estão a fazê-lo desde 2019, não deverá haver ninguém nestas circunstâncias, a não ser aqueles que, por qualquer motivo, tenham suspendido a relação laboral"
ResponderEliminarOu quem já atingiu o último escalão há mais de 5 anos. Ou será que estou a interpretar mal?
Marcos Fretes
Pois, o problema é que temos muitos eliminados e iluminados nesta profissão.
ResponderEliminarInteligências raras, que não aprofundam conhecimento, mas estão prontos a contrariar tudo o que lhes tire da zona de conforto, ou dos interesses pessoais .
Fingindo que lutam pelos interesses da classe, mas sem quererem.ofender a tutela.
Para o resultado final ser igual ao do mítico destruidor da carreira o sr. Fernando que se senta na mesa ao lado do atual lider do PS...
Ehehe esse fazenda não brinca...pode querer eu trabalho no MP e acredite que estou todo avariado assim como os meus colegas ..
ResponderEliminarSó peço a Deus, para ter forças, para um dia não partir a boca aos mandões que gostam de humilhar os funcionários...olhe que ia detido mas ia feliz..
Este fazenda tem conhecimento da máquina por dentro...ou esteve em algum ministério ou não sei .
ResponderEliminarMas que você daria um bom líder sindical lá isso daria...
As suas análises são sólidas e coerentes..com uma visão que vai mais além dos demais...
Marcos, tem toda a razão, será essa a intenção da proposta. Vamos corrigir o texto para que se perceba isso mesmo. Muito obrigado pela chamada de atenção.
ResponderEliminarOs 20% esta variam lá a justificar as horas extra não remuneradas. Leu a proposta na íntegra?
ResponderEliminarEstas propostas são para enganar o povo. Já ninguém acredita em milagres, mas havendo quem, deveriam pedir 4 escalões para os atuais e 6 para aqueles que já não têm mais por onde subir. Eles pedem e divulgam com pompa e circunstância e a malta fica contente porque achamos que os sindicatos são muito ativos. Quando a discussão do OE acabar vamos desancar no governo. Tristes!
ResponderEliminar😅😅😅
ResponderEliminar