Mais um Oficial de Justiça sempre a Inventar
A maioria dos programas e das ferramentas que todos os profissionais da Justiça utilizam no seu dia a dia foram criados por Oficiais de Justiça.
Desde as mais diversas entidades e profissionais externos aos internos, como magistrados do Ministério Público, magistrados Judiciais, assessores, inspetores e, claro, os Oficiais de Justiça, todos usam, desde logo, o omnipresente Citius e isto é uma criação de raiz e um permanente desenvolvimento de Oficiais de Justiça que, claro está, estão sempre a inventar e já andam nisto das invenções há décadas.
Ora, o Fernando Almeida é um Oficial de Justiça que, literalmente, também está sempre a inventar.
Ainda aqui há dias, depois de termos recordado a publicação, já em agosto passado, do nosso habitual calendário anual, para 2025, contactou-nos dizendo que depois de ver o artigo teve a ideia de criar um calendário interativo, e criou-o, e acrescentou-lhe mais valências, como a marcação de férias, mas não só as férias pessoais, como as da secção, as do núcleo, ou mesmo as da comarca. Cabe tudo, desde o individual ao coletivo.
Na marcação de férias, dentro ou fora dos períodos de férias judiciais, o sistema contabiliza automaticamente os dias e, quando na gestão de uma secção, alerta para os dias em que todos estão de férias ou quando há vários Oficiais de Justiça a marcar férias no mesmo dia.
Depois de cada secção tratar as suas férias é possível importar todas as secções para a análise ao nível do núcleo e o sistema organizará todas as secções e seus funcionários, tal como na opção de importar todos os núcleos para a comarca, permite uma visão geral de todos os núcleos.

Esta nova ferramenta deveria ser adotada a nível central e divulgada para todo o país, de forma a que todos os Oficiais de Justiça se possam organizar melhor na marcação das férias para o ano 2025.
Pode aceder ao calendário e mapa de férias do Fernando diretamente através da seguinte hiperligação: "OJTools - Calendário Judicial 2025".

O Fernando Almeida entrou para os tribunais em 1998, então como estagiário na 7ª Vara Cível de Lisboa. Atualmente desempenha funções de Técnico de Justiça Principal em regime de substituição, no DIAP de Loures, e tem colocado em prática os seus conhecimentos de programação (Visual Basic .NET Framework 4.8), que adquiriu de forma autodidata, desenvolvendo aplicações informáticas que muito facilitam as tarefas diárias dos colegas Oficiais de Justiça em todo o país. Entre elas estão as aplicações que todas as unidades centrais já reputam como essenciais, pois interagem com os e-mails do Outlook e com o Citius, de forma automática, permitindo uma enorme poupança de trabalho aos Oficiais de Justiça.
A ferramenta para as unidades centrais teve um impacto enorme no dia a dia dos Oficiais de Justiça. Chama-se “Exportar Emails para Pdf” e consiste num “add-in” para o Microsoft Outlook que permite converter o e-mail recebido e todos os anexos que traga consigo num único ficheiro Pdf.
Sim, com um clique, o e-mail e seus ficheiros anexos transformam-se num único ficheiro, de forma automática e ainda adiciona um “carimbo eletrónico” com a identificação da comarca/núcleo do registo do papel, a data/registo e o Oficial de Justiça responsável pelo registo, bem como o processo e ainda a secção/magistrado/NUIPC.

Para além desta ferramenta, e tal como dizíamos ao início, que estava sempre a inventar, criou também uma outra para registo das provas de receção e depósito que, após a digitalização, efetua automaticamente o registo e anexa o Pdf.
Ou seja, o Oficial de Justiça apenas necessita de digitalizar as muitas provas de entrega que diariamente recebe dos CTT (AR, PR, PD), para o seu e-mail ou pasta local, e depois carregar num botão, para proceder ao seu registo e anexação do Pdf.
Para o Fernando o ideal é carregar apenas num botão e siga.

Mas não se ficou por aqui.
Desenvolveu ainda outro “add-in” para o Outlook, este pensado especialmente nos colegas Oficiais de Justiça que trabalham nas secções de processos. Esta ferramenta permite definir o email de resposta, ou seja, o destinatário do email, quando carrega no botão de responder, em vez de responder ao nosso email profissional (por exemplo: fernando.m.almeida@tribunais.org.pt), vai enviar a resposta para o e-mail do tribunal que é por nós definido (por exemplo: loures.diap@tribunais.org.pt).
Ou seja, a pessoa ou entidade para quem enviamos um e-mail recebe-o do nosso e-mail pessoal, mas quando lhe responder essa resposta vai direta e automaticamente para o e-mail da unidade central e já não para o pessoal, sem necessidade da nota que muitos Oficiais de Justiça fazem nos seus e-mails advertindo os destinatários que devem responder para o e-mail geral ou passando todo o tempo a reencaminhar para a unidade central os e-mails que recebem.
Com esta nova ferramenta não é necessário advertir ninguém para onde deve enviar a resposta, uma vez que esta vai diretamente para a central.

E, claro, ainda não parou.
Quando questionado sobre se anda a pensar noutros projetos, responde assim:
«Estou neste momento a desenvolver uma nova aplicação, a “OJmail”, que integra todas as funcionalidades do “Exportar Emails”, mas que é independente da versão de PC do Outlook, usando o Outlook Webmail como cliente embutido de e-mail na aplicação.
Esta nova aplicação já incorpora funções para a digitalização de expediente e por ser autónoma, permite desenvolver novas funcionalidades.
Atualmente já está em teste na comarca de Lisboa Norte, comarca de Lisboa, núcleos do Barreiro, Moita e Montijo.»
Pretendo também desenvolver funcionalidades para:
– O turno do MP, de forma a que todo o expediente seja tratado de forma eletrónica, inclusive os despachos dos magistrados;
– A distribuição do MP, em que todo o expediente, após a digitalização inicial, é tratado eletronicamente, inclusive a classificação pelos magistrados, e automatizar o registo do processo no Citius.
Todas as ferramentas aqui mencionadas e outras que criou há mais tempo estão disponíveis para descarregar no seguinte endereço: https://ojtools.ovh/Downloads/
Nesse sítio encontra manuais de instruções e mesmo vídeos explicativos. Note que para algumas instalações poderá ter de solicitar a intervenção do técnico do IGFEJ que presta apoio à informática, para ultrapassar a necessidade de permissão do bloqueio do administrador do sistema.
Por fim, resta dizer que o Fernando está recetivo a sugestões ou reporte de algum erro, podendo contactá-lo para o seu e-mail: fernando.m.almeida@tribunais.org.pt ou, para o e-mail dedicado a estas ferramentas: ojtools@outlook.com

Fontes: “Boletim DGAJ # 6/2024”, “OJtools” e “Github”.
Passei por aqui só para desejar Boas Festas aos(às) colegas e que este período sirva para reflexão na vida pessoal e familiar de cada um.
ResponderEliminarA parte profissional, essa....quase dispensa comentários.
Aproveito no entanto para fazer um cumprimento especial à Sra. Ministra, a qual tem sido capaz de ignorar a carreira, capaz de colocar colegas O.J. a dizer coisas que há uma semana não se imaginava ler, capaz de fazer pouco do alcançado por outras carreiras (no mesmo Ministério e não só), capaz de dividir para reinar...como se nada fosse e fazendo pouco de qualquer tipo de reunião ou tentativa de conciliação e paz social nos Tribunais.
É um tipo de cumprimento de que me dispenso de aqui o esclarecer.
Parabéns Fernando.
ResponderEliminarObrigado.
Somos nós que carregamos às costas todo o sistema judiciário!
É abandonar.
ResponderEliminarSiga, ontem já era tarde.
Este país e o nosso ministério em particular não merecem os Sardinhas e os Almeidas que têm.
ResponderEliminarUm dia destes adjudicam as invenções todas deste colega a uma empresa privada e c@g@m para ele como fizeram com o outro e sempre fizeram com todos nós, que mesmo quando não inventamos temos pelo menos que andar sempre a desenrascar fazendo de tudo fora do nosso conteúdo funcional - já que está tão na moda o assunto -.
SIM JUSTIÇA GRAU 3 PARA TODOS OU TODOS A TESTE
ResponderEliminarLá está aqui o desesperado do testes outravez.
ResponderEliminarSe queres testes vai tirar uma licenciatura e lá terás muitos testes.
Bom dia.
ResponderEliminarJá que tanto se fala por aí de testes, deixava aqui ao Centro de Formação uma sugestão para uma questão dum tipo que nunca é feito nas provas, pelo menos no curso a que fui não vi nada do género:
" Um OJ f/m está a trabalhar na secretaria, de repente dá-lhe vontade de ir à casinha, passa junto à sala de audiências e percebe que a pessoa que vê encostada à porta da mesma é uma testemunha que ainda não foi ouvida.
Como deve proceder?"
Essa é muito fácil, é mesmo grau 2.
ResponderEliminarCanta a canção do Carlão, para não se meter em trabalhos, já que não tem subsídio de risco.
ResponderEliminarGrau 3 para todos qual teste qual carapuça
ResponderEliminarCaros(as) colegas, sem stress.
ResponderEliminar2025 vai começar com greve aos atos, e desta é que vai acontecer o que todos esperamos e merecemos.
Só espero que o SOJ não venha outra vez com a cantiguinha que é uma greve ilegal e que perceba que não vamos lá com grevezinhas da treta.
Bom ano de luta e vitórias a todos(as)!
Quem disse que a greve era ilegal foi o SFJ e mais ninguém. Nem o parecer da PGR o diz. Em lado nenhum se diz que a greve aos atos é ilegal, só o SFJ é que quis acabar com ela e aproveitou uma interpretação do parecer - interpretação errada - para dizer ao mundo que afinal a greve aos atos era melhor acabar com ela. Começou por a recortar excluindo os atos dos advogados e depois cortou-a toda, porque não aguentou a pressão que o MJ lhe fez, porque não aguentou tanta boa-fé.
ResponderEliminar
ResponderEliminarEssa é a verdade!
A interpelação deve-se a que a avaliar pelos licenciados existentes... certamente um testezinho, daqueles em que 75% chumbam, não lhes provocará MEDO algum!
ResponderEliminarSIM COLEGA MAS NÃO SENDO É O MAIS JUSTO CERTAMENTE!
ResponderEliminarOra aqui está, o colega Fernando Almeida está em regime de substituição, logo tudo o que ele faz ou fez, não tem qualquer valor e deverá passar para o grau 2...
ResponderEliminarSe bem me entendem...
Tenham todos um feliz Natal, mesmo os licenciados ressabiados!!!
não foi nada disso...
ResponderEliminarO Marçal quis aparecer no retrato...
Aonde é que já se viu um ADJUNTO em regime de substituição então não deveria ser um licenciado?
ResponderEliminarFora com os adjuntos.
Licenciados todos grau 3... já
ResponderEliminarFeliz Natal para os colegas de grau de 3, bem como para os colegas de grau 2.
ResponderEliminarDia 26 a guerra continua.
Feliz Natal para todes.
Este inventa para depois no fim levar um pontapé no c.. da tutela...
ResponderEliminarE um dia um.processo disciplinar....
E aí para logo com.as invenções...
Eu tenho mestrado sou Auxiliar também vou ficar com grau 2?
ResponderEliminarAtos praticados no programa das Custas para o IGFEJ.
ResponderEliminarNão emitir nem registar nada durante meses?
Isso é que havia de ser bonito!!!
Eu hoje já bebi demasiado, mas penso que, se já é pelo menos provisório(a) na carreira de oficial de justiça, deve fazer parte duma carreira de grau 3.
ResponderEliminarDepois logo veremos aonde o seu mestrado o(a) poderá levar, mediante os critérios de progressividade que venham a ser definidos pelo novo estatuto.
Tu apesar do mestrado não sabes interpretar três linhas em português.
ResponderEliminarNão te preocupes, pergunta a um colega que saiba e nem precisa ser licenciado.
ResponderEliminarFestas Felizes!
Claro. Afinal neste momento qual é a tua categoria.
ResponderEliminarPassavas à frente de todos os outros...
Muda de carreira. Dedica-te à pesca...
Boa tarde e boas festas para todos.
ResponderEliminarNão conheço, pessoalmente, o colega Fernando mas sei da sua competência e labor e sei ainda que passou muito recentemente por uma fase muito delicada de saúde e espero muito sinceramente que esteja em franca recuperação.
O seu virtuosismo é imenso e é com a partilha do seu conhecimento e do seu saber que demonstra o que muitos de nós não somos capazes de demonstrar: espírito de equipa, camaradagem, iniciativa, empreendimento e inovação.
É sem dúvida um valor muito positivo que deveria ser reconhecido pela distinção
Muitas vezes, não é isso que acontece, bem sabemos, nem os colegas nem a tutela o fazem e não se consegue perceber.
Como diria Salgado Zenha os portugueses não querem sem tão ou melhores que os outros querem é que os outros não sejam melhores que eles!
Bom Natal!
ResponderEliminarNo mesmo sitio em que um licenciado utiliza o advérbio "aonde"...
Em todas as carreiras que esta transição aconteceu houve união (enfermeiros, notários, registos...) e todos ficaram grau 3.
Aqui o licenciado quer o filé para si que os outros são merd...
Fernando...obrigado pelos milhões de clicks que me poupaste...
ResponderEliminar...se queres fazer alguma coisa bem feita, o melhor é seres tu proprio a fazer...
...bem hajas...
Sejamos claros somos apenas cerca de 7000. Se a tutela quizer grau 3 para todos é uma migalha... Mas como já tiveram a capacidade de nos dividir entre licenciados gananciosos com a mania da superioridade (3) e os restantes (2) damos este triste espetáculo que não aconteceu nas outras carreiras mencionadas.
ResponderEliminarSindicatos abram olhos... conseguirão sobreviver com os licenciados?
ResponderEliminarMuito bom.
ResponderEliminarFeliz Natal a todos os colegas e um muito obrigado ao/s autor/res deste blog que, e falo por mim, se não fosse ele vivia na quase escuridão, quanto aos assuntos relacionados com a nossa profissão.
Foi como tudo começou com soj e sfj...em vez de se debruçarem sobre meia duzia de aspectos essenciais...para todos os oficiais de justiça...foram com a gula dos licenciados e deu nisto ...eu agora devia fazer o mesmo...
ResponderEliminarSrs. Licenciados espertalhões...
com a proposta do governo subo mais 200 aereos...tenho o 11 ano e dentro de 7 anos se tiver sorte reformo-me...devia era cagar pra voces todos...
...mas não
GRAU3 E NOVA TABELA SALARIAL PARA TODOS UM BOM NATAL
ResponderEliminarRegisto estatístico do MP. Ficavam desorientados.
ResponderEliminarPelos vistos também há não licenciados ressabiados. É tudo igual, por isso tudo nível lll, para castigo!
ResponderEliminarCaros colegas
ResponderEliminarQue de hoje a um ano estejamos todos nos respectivos graus 2 e 3, tal como proposto pela sra ministra.
Assim o desejamos todos.
Cumprimentos
Feliz Natal sra ministra e colegas 2 e 3.
Hehe colegas 2 e 3....ehehe essa tá boa.
ResponderEliminarÉ licenciado ignorante... enquanto não perceber que juntos somos mais fortes. E que é por esta divisão que ainda estamos assim!
ResponderEliminarVerdade. Para isso comprou mais uma caneta.
ResponderEliminarJá deve coleccionar canetas.
Muito temos perdido com acordos de m@@@a.
Obrigada colega Fernando Almeida por todas as novas ferramentas. Estás mais interessado tu relativamente à carreira do que a tutela.
Para todos Feliz Natal na medida do possível.
Para a tutela, que tenham um real desarranjo intestinal e que dure o ano inteiro.
🌲🎵🌲
O novo Sardinha. Bom trabalho. Apresente-o à DGAJ.
ResponderEliminarLeva de prenda grau 3
ResponderEliminarBOA Fernando abraço
ResponderEliminar