SFJ: o Sindicato que tranquiliza entorpecendo

      O SFJ está perfeitamente transformado numa agremiação com uma direção que diz algo assim: “agarrem-me agora senão eu vou-me a eles!”.

      É um sindicato que, propriamente, não tranquiliza, mas que, antes, narcoticamente apazigua e fá-lo com êxito perante inúmeros associados.

      Há cerca de uma semana, logo após a divulgação das linhas gerais da proposta do Ministério da Justiça, António Marçal, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) disse, em vídeo, que a proposta apresentada pela tutela era “gozar com quem trabalha”, que era “inaceitável” e que “nem sequer existe uma verdadeira revalorização salarial” e, assim considerando o fim do “benefício da dúvida”, António Marçal afirmou que o SFJ iria apresentar – nesta semana – uma contraproposta com ultimato para partir para a luta, com um calendário das lutas e que, sem dúvida, poderia passar por uma concentração nacional de todos os Oficiais de Justiça em Lisboa.

      «Demos o benefício da dúvida a este Governo e à equipa desta ministra, mas perante este desrespeito com esta proposta enviada, não nos resta outra solução senão partirmos para a luta e é isso que faremos. Iremos para a luta de uma forma dura e empenhada, conforme fizemos no passado recente.», afirmou António Marçal.

      Perante tais palavras, assim tão determinadas, durante toda a semana os Oficiais de Justiça aguardaram pela calendarização das iniciativas da dita luta “dura e empenhada” e pelo final (finalmente) do dito “benefício da dúvida”.

      Os Oficiais de Justiça acreditaram (mais uma vez) que Marçal estava mesmo raivoso com o Ministério da Justiça e que a semana traria novos modos de luta verdadeiramente ímpares, como afirmara.

      Tudo mentira!

      Decorrida toda a semana, o presidente do SFJ veio, afinal, apresentar um “Nada” acompanhado de uma nova esperança e de uma nova “boa-fé” que, talvez, só ele acredite. Ao fim e ao cabo, veio apresentar aquilo que é a continuidade de há tantos anos: um torpe apaziguamento dos Oficiais de Justiça.

      Afinal já não há nada, nem calendário, nem nada, mas, antes, um novo adiar e uma nova (mais uma) oportunidade da dita “boa-fé”.

      Diz assim a última nota sindical:

      «Este Sindicato tem agido de boa-fé, esperando que da parte do Governo houvesse a vontade de inverter as posições assumidas por outros governantes.»

      «Perante tal proposta inicial por parte do Governo, o Sindicato dos Funcionários Judiciais continua firme no seu propósito em participar de um processo negocial sério e “honesto”, tal como nos foi proposto desde o início pela Sra. Ministra da Justiça, que tenha como propósito uma revisão estatutária que sirva os interesses dos seus representados e de todo o sistema de Justiça, valorizando justamente (e finalmente) todos aqueles que, de forma abnegada, têm deixado “suor e lágrimas” num órgão de soberania ao longo de décadas, e não deixando ninguém para trás.

      Sem prejuízo de recorrermos a todas as formas de luta no futuro, e de as divulgarmos oportunamente, reiteramos, uma vez mais, que esperamos, no próximo dia 16 de janeiro de 2025, uma real e verdadeira inflexão na posição do Ministério da Justiça liderado pela Senhora Dra. Rita de Alarcão Júdice.»

      Portanto, já não é esta semana que a entidade sindical tem uma atitude de entidade sindical, ficando esta adiada para depois do dia 16JAN, para ver se nessa altura há uma iniciativa, não sindical, mas da ministra da Justiça, no sentido de propor coisa diversa desta que foi apresentada.

      Por favor, “agarrem-me que me vou a eles”, não agora mesmo, porque estou empanturrado de bolo-rei, mas depois da reunião de 16JAN não passam, aí é que vai ser…

      Oficial de Justiça – “Ó Marçal, então e a promessa desta semana para o calendário da luta e a concentração em Lisboa?”

      António Marçal – “A promessa está cumprida. Esta semana anunciei ou não anunciei?”

      Oficial de Justiça – “Mas é apenas mais um adiamento…”

      António Marçal – “Mas não deixa de ser um anúncio, não é verdade?” Eu cumpro sempre o que prometo.”

      Na mesma informação de ontem, o SFJ, aborda outras questões, como os contactos com as denominadas “forças vivas” do setor e, neste aspeto, concordamos plenamente que o sindicato, moribundo, contacte com forças que estarão vivas, como diz, numa derradeira tentativa de ressuscitamento da própria estrutura sindical, mais que não seja, por contágio.

      Caso consiga e tenha a paciência necessária, pode aceder à informação sindical de ontem, através da seguinte hiperligação: “SFJ-Info”.

SofaCaiu.jpg

Comentários

  1. Na minha secção todos falam mal do SFJ.
    Sabem quantos se desvincularam? 0!

    ResponderEliminar
  2. "Tudo mentira!"
    Fantástico o texto de hoje. E a fotografia que o ilustra também.
    Infelizmente é verdade, o que há a esperar do SFJ. Tenhamos fé no outro sindicato, que tem nesta altura uma grande oportunidade de mostrar o que vale e tornar-se numa verdadeira força sindical.

    ResponderEliminar
  3. Vai marcar a reunião para falar da contraproposta....uaua...espetacular.


    Mas essa porcaria de contraproposta já não deveria estar pronta???


    Não deveria de ser automático?


    A próxima reunião é para saber se podem ir á casa de banho?

    ResponderEliminar
  4. Sindicalizei no Soj não enviam cartão, não enviam nada..


    Tá bonito tá...um pior k o outro..


    Alguém sabe se ao sindicalizar no Soj recebem alguma coisa?

    ResponderEliminar
  5. O PALHAÇO foi com o Pai Natal no comboio ao circo. TENHO DITO.
    Mais palavras para quê!

    ResponderEliminar
  6. O PALHAÇO foi xom o Pai Natal no comboio ao circo...
    Mais palavras para quê.

    ResponderEliminar
  7. Espero mesmo que não haja qualquer contraproposta pois a proposta apresentada corresponde ao anseio de muitos colegas e sem dúvida melhor que as anteriormente apresentadas.


    Espero que desta vez o estatuto seja finalmente aprovado.

    ResponderEliminar
  8. O Marçal pode por a "boa fé " num sítio que eu cá sei... Vai destruir a nossa carreira. RUA!!!! É preciso urgentemente sangue novo no sfj!

    ResponderEliminar
  9. Anti carneirismo28/12/24 09:53

    Mais do mesmo. Nenhuma surpresa. O homem do leme há muitos anos que anda sem norte, apesar de ter um bem por perto. Pior é que consegue secar qualquer pensamento contrário que surja por perto.
    Sem dúvida alguma que o homem passou, á muito, a ser o nosso maior problema, a nossa pedra estanque.
    Sem a existência dele, a  a actividade sindical decorreria com normalidade e há muito que a carreira estaria melhorada. 
    Atente-se que somos a única carreira obrigada a trabalhar horas extraordinárias, sem pagamento, a estar sempre disponível, sem subsídio . E o homem nunca quiz inverter esta situação.
    Não sabe observar e reter, não sabe quando lutar e de que forma . Não aprende com os outros. Não quer aprender porque acha que já sabe tudo e é o suprasumo da sabedoria sindical 
    Depois, conseguiu montar toda uma corte que, ainda o sustem.
    Está imensa corte que o segue cegamente, segundo ouvi comentar, começou a despertar, mas pouco . Abriram agora um pouco os olhos porque são licenciados mas auxiliares e, o que tinham por certo, deixou de o ser. Mas ,também são culpados, porque sempre acreditaram no homem e, como estavam comidos nunca o questionaram e seguiram cegamente 
    Eu pessoalmente não acredito em mudanças, bem a 16, bem a 30.
    O estatuto vai sair mas como cosmética para o PRR. As mudanças que ambicionavamos não vão aparecer e o homem não vai desaparecer de cena porque, os loudanrnses também têm olhos e ouvidos e sabem ler 

    ResponderEliminar
  10. Quer que se desvinculem para mudar para onde, se não existe alternativa credível?
    Os atos devem ser ponderados antes de fazer asneira só por birra.

    ResponderEliminar
  11. Ah ah ah!
    "Uma verdadeira força sindical"!
    Está a ser irónico, certo?

    ResponderEliminar
  12. Recebes pois.
    Conheces um texto de Becket adaptado para teatro, "à espera de godot"?
    Ajuda a encontrares a tua resposta.

    ResponderEliminar
  13. É melhor que os SINDICATOS lutem mesmo pelo que apregoam, ou correm o risco de todos desfiliarem ainda mais acentuadamente...

    ResponderEliminar
  14. Quando os velhos do Restelo perceberem que não vai haver qualquer valorização salarial, promoções, e as chefias estiverem todas em regime de substituição, logo lhes cai a ficha aceitam o novo estatuto.
    O governo não se importa de esperar e vai poupando uns trocos com greves e vendo bem as coisas, as chefias em substituição até são uma firma de comissão de serviço, como se pretende.
    Enfim, cambada.

    ResponderEliminar
  15. O fundamentalista28/12/24 10:58

    Bom dia a todos, com votos de que a época natalícia tenha sido boa, já que, pelo menos em termos profissionais, não se áugure nada de bom, enquanto a postura dos dirigentes sindicais da estrutura mais representativa dos OJ continue a ser esta, não podendo ser, claro está, outra porque os "coveiros" são praticamente os mesmos desde há mais de 20 anos. Para mim não é tanto "

    ResponderEliminar
  16. Pois, mas sindi secatos a lutar sozinhos, com os trabalhadores acomodados, não vão a lado nenhum.
    Por alguma razão os únicos ganhos que o SFJ conseguiu resultaram de ações judiciais.
    Trabalhadores que se acham especiais demais para sacrifícios, e que tudo lhes deve cair ao colo.
    Os sindicatos já nem manifs marcam porque sabem que são prejudiciais, pois aparecem lá meia dúzia de gatos pingados.
    SHAME ON YOU!1

    ResponderEliminar
  17. Que raio de coisa é essa ?becket godot...


    Isso parece rezas satânicas...

    ResponderEliminar
  18. O fundamentalista28/12/24 11:08

    Mudar para onde? 🤣🤣🤣🤣🤣. OJ com dois dedos de testa já deviam ter percebido que se a representatividade sindical fosse equilibrada, a vergonha do acordo não tinha visto a luz do dia, nem esta gente fazia o que faz sempre "de derrota em derrota até á capitulação final.
    Este comentário reflete aquilo que há muito já se sabe. Os associados do SFJ acreditam que não há vida para além da existência deste sindicato ao ponto de nem sequer equacionar mudanças internas. O que será isto? Reverência? Falta de independência? Falta de coragem? Comodismo? Apego ao poder? Medo da realidade e do futuro? Fé no"escolhido "? Haverá de tudo para todos os tipos de associados.

    ResponderEliminar
  19. Tanto paleio quando o único objetivo é utilizar o anonimato deste blogue para ataques a uma única pessoa, eventualmente até por interesse pessoal.
    Pensei que vinha para mobilizar os colegas para a luta, mas enganei me, é apenas mais alguém a lutar por interesses próprios.

    ResponderEliminar
  20. Bom dia, Sr. Articulista.
    O ponto de partida para a generalidade dos oficiais de justiça, abaixo dos 2.600€ mensais, em termos de contas da nova proposta de estatuto, será o valor atual da tabela acrescido de 56,58€ em Janeiro de 2025 ou haverá ainda algum truque a considerar?
    Desde já agradeço se puder esclarecer.

    ResponderEliminar
  21. Quando o SFJ fala em forças vivas e estruturas sindicais do setor será que não se refere a esses que o, ou a, colega quer desconsiderar. Pensei pela sua cabeça: não será força sindical nem alternativa, no seu entender, mas o SFJ parece correr numa busca, e acertada, pela união junto desses. 

    ResponderEliminar
  22. O mensageiro é o culpado! Vocês não se enxergam? Uma verdadeira vergonha a forma como defendem o "grande líder"

    ResponderEliminar
  23. Como já disse aqui, e confesso que em apelo, quando me sindicalizei no SOJ, depois de mais de duas décadas sem qualquer filiação, fi-lo por 2 motivos fundamentais.
    Porque com o avançar da idade posso vir a ter necessidade de apoio com os processos disciplinares e tudo o mais que um sindicato nos pode proporcionar, mas essencialmente na expetativa de que pudessem haver mais pessoas a pensar como eu por forma a conferir mais alguma representatividade ao SOJ de modo a que a tutela não pudesse desconsiderar pura e simplesmente o que não fosse advogado pelo SFJ em matéria negocial.
    Acredito que ainda haja muita gente na carreira sem filiação sindical, e foi a essas pessoas que apelei e não a que os descontentes com o SFJ devolvessem os cartões.
    Bastariam talvez metade dos que não são sindicalizados se proporem ao SOJ para que quando houvessem negociações as propostas poderem ser muito mais justas pelo menos em termos de valorização salarial, acredito e por isso quis ser mais uma inscrição para ver se contava para alguma coisa o meu descontentamento.

    ResponderEliminar
  24. Sim. Já há muito que se denota a "imparcialidade" do autor...!
    E depois, para completar,  cá andam os angariadores do SOJ aproveitando o "bota abaixo"...

    ResponderEliminar
  25. Eu gostaria era de saber se o Carlos Almeida já alguma vez disse à ministra quantos associados tem o SOJ ou, na negativa, onde é que ela terá obtido a informação...

    ResponderEliminar
  26. Demorou algum tempo, foi em férias judiciais, mas enviaram-me uma mensagem de boas vindas e o respetivo cartão a seu tempo.

    ResponderEliminar


  27. De mentira em mentira até ao descalabro total.


    Viva o sfj!

    ResponderEliminar
  28. O que custa mesmo no meio disto tudo....é o tempo sem que nada aconteça! O aguardar e a esperanca que não passa disso mesmo...


    Os Oficiais de Justiça não ganham, nem de perto, aquilo que lhes seria justo em termos salariais.


    E até há bem pouco tempo se percebeu, com comentário por cá deixado, como até num supermercado, com os aumentos salariais e os bónus dados a esses trabalhadores, se ganha mais ali...do que a trabalhar como Oficial de Justiça.


    Um dia que todos estes homens e mulheres se reformem e tendo em conta que o cálculo vai pegar na média de contribuições, pois...caros colegas, aí se vai perceber, de forma muito evidente, como também nisso se é fortemente prejudicado face a outras carreiras já entretanto (bem!) valorizadas.

    ResponderEliminar

  29. Não venha desculpabilizar... Se os Sindicatos quiserem desaparecer (tendo em conta quem lhes paga quotas) estão então no bom caminho.
    Fiquem cientes que será a machadada final na sua existência!
    Votos de bom ano com nova tabela salarial digna e com grau 3 para todos.

    ResponderEliminar
  30. Se calhar porque estão todos fartos de promessas ocas e colegas totós...

    ResponderEliminar
  31. Eu quero que as chefias e os que andam a passear nas secretarias que se fod*****. Eu, como auxiliar, só digo o seguinte: se nós fizéssemos greve por um mês, lá ia a estatística dos tribunais pelo cano.

    ResponderEliminar
  32. Seme permite a pergunta:
    E depois quem reivindica e nos representa junto da tutela???
    É só um pergunta... se calhar tão idiota quanto a sugestão...
    Fica para pensar.

    ResponderEliminar
  33. * Se me permite 

    ResponderEliminar
  34. https://apg-gnr.pt/sistema-remuneratorio-apg-gnr-entrega-documento-reivindicativo-no-mai/

    ResponderEliminar
  35. Bem observado!


    É que apresentar proposta já a contar (de forma ardilosa) com o aumento geral da Função Pública para 2025, seria uma 'macaquice' muito feia e demonstrativa de má fé negocial.


    Se é que a mesma existe ao longo de todo este processo. 🤐

    ResponderEliminar
  36. Palavras para quê!!


    E vão consegui-lo, atenção!!




    Depois de aumentos recentes que tiveram na GNR, depois de também conseguirem o suplemento de missão em Junho...e substancial.


    Agora novas alterações para aumentos remuneratórios.


    Sim senhor.


    Carreira de Oficial de Justiça passou há 2 décadas de uma das melhores na F.P....para agora ser uma das que mais fica para trás EM TUDO!!

    ResponderEliminar
  37. E depois a Ministra não aceita porque veja-se somos muitos !!!!!

    ResponderEliminar
  38. Na minha secção somos 7. 


    Penso que um elemento não é sindicalizado, pois nem se quer fala dos sindicatos.


    Depois do apelidado acordo dos papos-secos, 3 mudaram para o SOJ, onde eu me incluo.


    Façam o mesmo, por vocês, por nós!

    ResponderEliminar
  39. Somos +/- 6900 UNAM-SE ou os licenciados acham que quem anda cá à vinte ou trinta anos não sofreu tanto ou mais que vós? Não compram no mesmo supermercado?!?

    ResponderEliminar
  40. O aumento desse valor acresce ao valor da atual tabela, porque ainda não há outra tabela (valores ilíquidos).

    ResponderEliminar
  41. Se constata essa "imparcialidade", por favor denuncie-a. Diga onde está. Aponte o dedo.
    Por exemplo, no artigo de hoje, indique o que está mal, o que está errado, o que é inverdadeiro... Muito gostaríamos de corrigir essa "imparcialidade", mas só o poderemos fazer conhecendo concretamente os factos que sustentam essa alegação aérea.

    ResponderEliminar
  42. Ouvi dizer que o Soj está a enviar um cabaz modesto de natal a todos os associados...ainda bem estou á espera do meu..


    Já alguém recebeu o cabaz de natal do SOJ?

    ResponderEliminar
  43. Quem recebe acima de 1700 não tem direito ao aumento dos 56...


    Tb querias mamar?

    ResponderEliminar
  44. Foi para isto que adiaram o processo eleitoral para os Órgãos Sociais do SFJ?!...
    Da atual liderança do SFJ já não espero nada.

    ResponderEliminar
  45. António Marçal perdeu toda a legitimidade para continuar a representar os Oficiais de Justiça.
    Esticou o seu mandato para além do razoável, num processo duvidoso e nada democrático.

    ResponderEliminar
  46. Treta, mudaste tu sozinho porque os restantes têm juizinho.

    ResponderEliminar
  47. Essa conversa ingénua até mete dó.
    Fica à espera, fica.

    ResponderEliminar
  48. Comentário das 11:36.


    Por favor caro(a) colega, reflita bem no que escreveu e na suspeita que levanta, pois a realidade que eu constato é que é graças a este blog que nos mantemos atualizados, que vemos os temas discutidos por vezes ao pormenor, que são apontadas discrepâncias que nos escapavam se aqui não fossem escritas...e sem esquecer que aqui são detalhados pormenores e esclarecidas dúvidas que muitos vão tendo e que implicam no seu trabalho e direitos.


    Por mim falo. Ainda bem que este espaço existe e não vejo imparcialidade do autor, 'cascando' onde tem de o fazer...quando a situação assim o justifica.

    ResponderEliminar
  49. 'Parcialidade', digo.

    ResponderEliminar
  50. O fundamentalista28/12/24 15:26

    Utilizar o anonimato tal qual V.a Ex a o faz? Para, ainda por cima, não contribuir para a "discussão", mas antes para encobrir a incapacidade e incompetência do líder, ainda que essa classificação possa ofender os verdadeiros líderes, "religioso? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderEliminar

  51. Claro que é aérea.  Provêm da simples percepção do que se escreve.
    Senão não existisse porque haveria razão para, sequer, responder?
    Aprecio o trabalho desenvolvido, porém,  tal como referi,  acaba por ser notória a imparcialidade na apreciação e publicações que faz acerca do trabalho desenvolvido pelos diferentes Sindicatos. 
    Pessoalmente,  e se aceita opiniões,  penso que acaba por dividir os Oficiais de Justiça...
    Uma coisa é noticiar/divulgar,  outra, diferente, é opinar adjetivando

    ResponderEliminar
  52. Recebi hoje o do sfj e fiquei triste. Desta vez só vinha um bilhete de entrada para o circo. Será que podiam mandar dois, o circo é muito importante.

    ResponderEliminar
  53. Percebido. É uma questão de perceção e de ter opinião e manifestá-la. Realmente tem razão, tudo seria mais tranquilo se as pessoas não manifestassem as suas opiniões. 
    Para além disso, há factos?

    ResponderEliminar
  54. Outro crente. Estou farto desta PALHAÇADA

    ResponderEliminar
  55. E porque será? que o SOJ está a "angariar" não nos trai com patranhices.

    ResponderEliminar
  56. GRAU 3 PARA TODOS OS OJS OU TODOS A TESTE !

    ResponderEliminar
  57. E UMA TABELA REMUNERATÓRIA CONDIGNA

    ResponderEliminar
  58. Anti carneirismo28/12/24 18:23

    Sabe há quantos anos existe subsídio de disponibilidade?
    Sabe quantas vezes, desde que foi criado o SFj, pugnou por tal?
    Não basta a greve as horas. Era preciso mais, muito mais 
    Porém, vejo que está perfeitamente identificado e representado, quiçá, fazendo parte da corte 

    ResponderEliminar
  59. Não percam mais tempo com o Marçal, é um caso perdido.


    Alguém, arranje uma greve a um processo mediático, antes de 16 de janeiro, para a sra. Ministra, ver que o Marçal não é o dono disto tudo.

    ResponderEliminar
  60. Só por causa deste teu comentário, vais ficar no grau 2!!

    ResponderEliminar
  61. Pois não, tem direito a mais.
    Até 2630 recebe €58.
    Por exemplo, salario de 3630, recebe €78.

    ResponderEliminar
  62. Palavra de honra que em 7, 3 somos agora do SOJ!


    E não percebo porque os restantes não mudam!

    ResponderEliminar
  63. Passou da Psicanálise para a Psicologia, para a Psiquiatria ! ...

    ResponderEliminar
  64. António Marçal:
    Vamos reunir de imediato.
    Na próxima semana vamos divulgar o calendário do processo de luta.
    Ups!...
    Estava só a brincar com todos aqueles que assinaram a petição para adiar o processo eleitoral.
    A seguir às férias de 2025:
    Indo eu, indo eu a caminho da Lousã 
    Deixei lá os Oficiais de Justiça
    Os que me aborreceram
    Deixei lá os Oficiais de Justiça 
    Os que me aborreceram

    ResponderEliminar

Enviar um comentário