A grande machadada na carreira

      Os Oficiais de Justiça têm sofrido muitos cortes na sua carreira, muitos deles por iniciativa exclusiva dos governos, como, por exemplo, as muitas funções processuais externalizadas, o subsistema de saúde próprio, a idade e tempo para a reforma, e outras perdas ao longo dos anos, algumas com o consentimento dos sindicatos, como o corte dos três movimentos anuais para um, mas o que nunca tinha acontecido, até agora, é um corte tão grande e tão feroz como aquele a que hoje assistimos por iniciativa dos sindicatos.


      Os dois sindicatos firmaram uma postura que leva ao maior corte na carreira dos Oficiais de Justiça de toda a sua precária vida.


      De uma penada só, ambos os sindicatos assinam a eliminação do mapa de cinco categorias da carreira de Oficial de Justiça. Não é uma nem duas, mas cinco categorias e ainda, como se tal não bastasse, a eliminação de duas carreiras especializadas que acompanhavam a independência das carreiras das magistraturas, optando por fundir tudo numa única carreira de funcionalismo público, sem qualquer especialização, agora totalmente dependente da Administração Pública, sem qualquer paralelismo com as carreiras especializadas das magistraturas que conferiam, não só a especialização, como uma autonomia funcional dos governos, cujo aprofundamento e independência, colada aos respetivos conselhos superiores, tinha perspetivas de futuro.


      Trata-se do maior golpe alguma vez perpetrado contra os Oficiais de Justiça.


      A unificação da carreira judicial com a do Ministério Público representa uma mentalidade de indiferenciação própria de quem lida com outras realidades da Administração Pública e não reconhece qualquer diferença nas carreiras dos tribunais e dos serviços do Ministério Público, isto é, que não tem ideia nenhuma da realidade do serviço prestado nos tribunais e nos serviços do Ministério Público.


      Seria impensável que, de um dia para o outro, os sindicatos das magistraturas, judicial e do Ministério Público, apresentassem um acordo em que se autoeliminam para criar uma única carreira de magistrados indiferenciados.


      Imagine-se: a partir de agora, deixa de haver juízes e procuradores, mas apenas magistrados, que tanto acusam como julgam ou julgam como acusam.


      De igual forma, seria impensável que, de um dia para o outro, os mesmos sindicatos que representam as magistraturas, apresentassem um documento em que ambos concordam em que existam apenas magistrados gerais, sem diferenciação entre os juízos que ocupam.


      Para os mais distraídos, saiba-se que a extinção dos antigos juízes de Círculo Judicial, não eliminou essa categoria, mas alargou-a, aumentando consideravelmente o número de juízes que passaram a considerar-se como tal, passando os juízes de primeira instância a auferir salários diferenciados conforme se encontrem colocados num juízo de competência genérica ou num juízo de competência Central.


      Já com os Oficiais de Justiça a supressão de categorias não leva à criação de qualquer alargamento funcional das categorias extintas, mas a uma nivelação rasteira, pondo fim àquilo pelo qual milhares de Oficiais de Justiça lutaram durante tantos anos, com elevado sacrifício pessoal.


      Dos suprimidos, os mais prejudicados são, sem comparação alguma, os Escrivães Adjuntos e os Técnicos de Justiça Adjuntos.


      De acordo com os números oficiais reportados a 31 de dezembro de 2024, existiam, em Portugal e Macau um total de 7043 Oficiais de Justiça.


      Desses, nas categorias de “Adjuntos” contabilizava-se um total de 3008 indivíduos.


      Em segundo lugar encontravam-se as categorias de “Auxiliares” com um total de 2947.


      Quer isto dizer que a machadada na carreira afeta diretamente esses 3008 indivíduos e, subsidiariamente, mais os 2947, portanto, afeta o maior grupo de Oficiais de Justiça, tendo o acordo preservado apenas a carreira de uma minoria.


      Enquanto que os primeiros são afetados diretamente, porque lhe extinguem a categoria que os levou a concorrer para todo o país, para longe dos seus domicílios e dos seus; uma segunda vez, pois já o tinham feito aquando do ingresso, encontrando-se tantos ainda hoje deslocados, em sacrifícios que, afinal, são agora deitados por terra; os segundos são igualmente afetados porque sabem que só uma pequeníssima minoria poderá chegar algum dia à categoria seguinte, de cargo de chefia, pelo que quase todos, a esmagadora maioria, entrarão e se aposentarão com a mesma categoria, deixando de ter qualquer incentivo e perspetiva na carreira, a não ser a mera existência para chegar ao dia 21 de cada mês.


      De igual forma, termina o incentivo de poder concorrer para qualquer ponto do país para obter uma promoção, porque ninguém vai ter vantagem nenhuma em sair do seu lugar. Neste sentido, todos os Oficiais de Justiça hoje deslocados que perspetivam um dia poder chegar a locais mais junto dos seus domicílios, terão de esperar anos pelas aposentações ou pela morte daqueles que ocupam os lugares que desejam.


      Tudo isto está subscrito pelos dois sindicatos que, ao dia de hoje, dizem defender os interesses dos Oficiais de Justiça.


      Tudo isto foi levado a cabo com os atuais sindicatos e com o atual Governo, não com outros sindicatos nem com outro Governo.


MachadadaBalancaJustica+DDOJ.jpg


      Fontes: “Acordo Sindicatos/Governo 26FEV2025”.

Comentários

  1. Anónimo5/3/25 08:14

    Acordo de papo secos para quem está no 3° escalão.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/3/25 08:18

    Até que enfim alguém verificou que a extinção dos adjuntos não favoreceu os auxiliares como estes pensam. Ficamos todos na merda. Foi nisto que deu a luta.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/3/25 08:21

    No caso dos escrivães é um escândalo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/3/25 08:26

    Levam € 1,70 por dia. Obrigado Sindicatos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/3/25 08:35

    Não concordo mas são visões.
    Que me interessa ser adjunto ou auxiliar..
    O que interessa eu que pagam mais .
    Se negociarem bem a progressão.
    Então bem melhor o novo estatuto.
    São opiniões todas são válidas claro.
    Mas para os que se lamentam que os outros são todos aumentados e nós não, não será porque já desde há muitos anos que se negoceia e não se chega a lado nenhum por causa dos OJ e dos velhos interesses instalados.
    Porque será tão difícil negociar com esta profissão e porque prefere uma parte dos OJ ficar a receber menos do que lhe alteraram os conteúdos?
    Esta carreira não sai da sepa torta porque apenas querem dinheiro sem mudança.
    É por isso que outras têm recebido aumentos e nós 0.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/3/25 08:43

    Espera sentado

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/3/25 08:45

    Discordo do artigo. O acordo é bom e favorece a maioria dos Oficiais de Justiça na sua globalidade vidé comunicado do SFJ prós, integração de suplemento, aumento do vencimento base, criação de suplemento de disponibilidade e pago em 12 meses, adjunto sem licenciatura e auxiliares sem licenciatura transitam para o grau 3,etc. Há uma verdadeira equiparação .

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/3/25 08:47

    Talvez porque noutras carreiras os aumentos foram iguais para todos (vide policias, bombeiros, etc. - € 300,00). 
    Aqui não, há quem leve mais de € 200 (mais o suplemento) e outros cerca de € 30,00, se acha isto justo... claro que as pessoas têm de se manifestar, ou são obrigadas a ficar caladas?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5/3/25 09:10

    Grau 3?!? Que interessa isso face ao restante? Onde está verdadeiramente o aumento, exceptuando para quem entrou há pouco tempo e para quem entrar agora? Se, por exemplo, estive 20 anos para subir para o 2° escalão de Auxiliar, não tive sequer possibilidade de concorrer para Adjunto dado ser dos mais novos, decidi vir para casa para entrar na Universidade,  entretanto deixo de poder concorrer para cargos de chefia e depois de quase 25 anos de serviço vou ficar praticamente com o mesmo vencide quem entra agora, na mesma categoria e praticamente sem possibilidade de qualquer progressão. Para que quero o grau 3? Bem que os sindicatos o podiam enfiar num sítio que eu cá sei...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo5/3/25 09:14

    Os atuais auxiliares que rejubilam com este acordo face aos adjuntos pensem nisto: os atuais adjuntos daqui a alguns anos  estão todos na reforma e vocês perderam a possibilidade de subir na carreira, vão ficar estagnados na mesma categoria durante décadas.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/3/25 09:16

    Espero que os sindicatos não permitam esta injustiça, penso que rocará a inconstitucionalidade.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/3/25 09:17




    A Auxiliares não passaram a Adjuntos, foram os Adjuntos a passar a Auxiliares!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo5/3/25 09:20

    Senhor OJ, é tempo de acabar com as deslocações contínuas e com todas as consequências negativas que isso acarreta na vida pessoal de cada um  para co seguir mudar de categoria. Se foi agora, ainda bem. carreira para mudar de categoria!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/3/25 09:30


    Essa tara do "grau" 3 levou-nos a todos à ruína! Faz - me lembrar os velhos nobres de antigamente: cheios de pompa e de manias de superioridade e tesos como virotes, a casar as filhas com burgueses broncos mas cheios de dinheiro!
    Venderam-se e venderam - nos a todos pela porcaria de um "grau". E a pouco e pouco começam a vir ao de cima todas as fraquezas do acordo a que se chegou nas nossas costas, tal como muito bem explica agora este Blog:

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/3/25 09:38

    A proposta do governo anterior era mais justa (passava a grau 3 quem tem habilitação para isso) é economicamente mais vantajosa.
    Percebo que não queiram prejudicar quem há cá estava mas o resultado é este.
    Gente mimada.
    Pode ser que voltem que ainda mude o governo e se recupere essa proposta.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo5/3/25 09:38

    Quem já cá esta

    ResponderEliminar
  17. Anónimo5/3/25 10:09

    Acerca do novo suplemento de disponibilidade, estive a fazer o calculo:
    Os 120 euros se forem divididos por dia, dá um valor de 4 € ao dia, quando passar a ser 180 € daqui a um ano dará um valor de 6 € ao dia. É quanto vale o nosso comprometimento em assegurar a continuidade do serviço depois da hora normal de um dia de trabalho. Ou seja 3 euros á hora.
    Uma empregada de limpeza ganha pelo menos 7 euros á hora, mais vale eu ir fazer umas limpezas depois das cinco do que continuar no tribunal.
    Até nisto os sindicatos se deixaram comer pela ministra.
    Para já não falar da ridicula valorização salarial que em alguns escalões não chega a 50 €.
    Os sindicatos não tiveram tempo de fazer contas e de analisar a proposta da tutela? Foram obrigados, coagidos a assinar?
    Acho que o Trump vai contratar a nossa ministra, ela é mestra em fazer acordos.  


     

    ResponderEliminar
  18. Anónimo5/3/25 10:33

    Um acordo que nivela todos por baixo e o pessoal ainda bate palmas.


    Só mesmo nesta carreirinha da treta ...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo5/3/25 10:34

    Que conversa mais esquizofrenca.
    A diferenciação entre as duas categorias nunca fez sentido, na maior das situações, a única diferença prática é que o adjunto só fazia sala excepcionalmente.
    E motivo porque não existiam provas para acesso a adjunto é porque não assumem conteúdos funcionais de maior complexidade que os auxiliares.
    Esta conversa não faz sentido, o que interessa é a valorização salarial.
    Preocupem-se agora é em saber fazer tudo o que está previsto no conteúdo funcional.
    Ou querem continuar a dizer que não podem fazer sala porque não sabem ?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo5/3/25 10:37

    Não era mais justa porque o grau 3 é atribuído à carreira, e se as pessoas estavam habilitadas a praticar esses atos, nunca, no fututro, poderiam ser desqualificadas.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo5/3/25 10:39

    O problema é que poderiam muito bem passar mais longos anos sem que nada se definisse, o que acarrataria prejuízos avultados, mesmo considerando os parcos ganhos económicos do acordo!

    ResponderEliminar
  22. Adolfo Dias5/3/25 11:00

    O facto de as reuniões terem sido "secretas" tinha algum fundamento e o pior ainda está para vir, quando se conhecer o documento todo.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo5/3/25 11:04

    Colega, os dois sindicatos já vieram dizer que alguma situações terão de ser analisadas de forma isolada, penso que estarão a referir-se a estes casos.

    ResponderEliminar
  24. Essa situação devia ser esclarecida o mais rápido possível, este acordo só está bom para quem entra e alguns escalões, não é justo tanta discrepância. 

    ResponderEliminar
  25. Anónimo5/3/25 11:33



    Mais um excelente artigo!


    Sindicatos, o carnaval já passou, podem tirar as máscaras!


    Comida na mesa paga-se com €uros, não com graus!


    ´

    ResponderEliminar
  26. Anónimo5/3/25 11:37

    Porque é que um colega que esteja há 2 meses no último escalão de Auxiliar passa a ganhar tamto como outro quase com 3 anos no primeiro escalão de adjunto?


    E depois o tempo de antiguidade  começa a contar para os dois nesse mesmo momento da colocação, sendo igual para ambos?!!!


    Fazer igual o que é diferente?!!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo5/3/25 11:40




    PERGUNTO,


    Porque sindicatos andaram a incentivar a progressões  para adjuntos, designadamente muitos auxiliares a assumir compromisso de 3 anos para ir para as Ilhas?
    Para agora chegarem  se verificar  que quem não saiu de casa e se deixou estar como auxiliar em casa, aufere igual ou mais que esses adjuntos  que saíram de casa?
    Para quê o invetivo por parte dos sindicatos?
    Traição!
     para  ficarem mais pobres e sacrificados??


    VERGOMHA!
    Digo, caso as diferenças de salário  não sejam corrigidas em termos monetários, com justiça,  não quero mais saber de sindicatos!
    Quotas abaixo.


    Ponham as mãos na consciência, perante as diferenças salarias!













    Por mim,


    ou corrigem e põe justiça nas diferença s

    ResponderEliminar
  28. Anónimo5/3/25 12:00

    Exemplo:


    Auxiliar que passou em Dezembro passado ao ultimo escalão vai agora passar ao escalão onde se ganha 2026 € (efeitos retroativos a janeiro).


    Adjunto que estava em dezembro a 2 meses de completar 3 anos no 4 escalão de adjunto vai agora passar a ganhar 2026 € (efeito retroativos ...)


    Vão ganhar o mesmo?


    Vão começar na mesma massa salarial e a antiguidade no mesmo ponto, ou seja, em janeiro de 2025, por força do efeito retroativo, muito embora tenham tempos diferentes e salários atuais diferentes.


    Isto é justo?!!


    Será até legal?!!!


    Responda quem souber ...

    ResponderEliminar
  29. Anónimo5/3/25 12:11

    As injustiças já se vinham a verificar nos tribunais há muitos anos com auxiliares a fazerem trabalho de adjunto e pago a preço da uva mijona e não se via esta indignação.
    A separação das carreiras nunca fez sentido .
    Já dizia o ditado "pimenta no cu dos outros para nós é refresco".


    ResponderEliminar
  30. Anónimo5/3/25 12:13

    Mais um artigo dentro do habitual, de quem privilegia o estado de sítio porque sem ele fica desconfortável.



    Eu também andei de casa as costas quando isso era possível, esse tempo acabou.


    O que é que a falta de especialização da nossa carreira tem a ver com a dos magistrados? que comparações ridículas são essas?


    Os melhores oficiais de justiça sempre foram aqueles que trabalhavam em tribunais genéricos.


    A fim da separação do Judicial e do MP é um ganho para a profissão pois pode colocar todos a mexer em tudo, só assusta quem tem medo ou pouca vontade de aprender.

    ResponderEliminar
  31. el auxiliar5/3/25 12:42

    E depois auxiliar tem lepra ? ou precisas de escravos  ???

    ResponderEliminar
  32. Anónimo5/3/25 13:26

    Acabe-se a mentalidade de quem quer mudar de categoria tem de mudar de terra! Nem sequer havia de haver escrivães! Se todos pertencem ao grau 3, todos sabem e aprendem a fazer tudo! Assim é que devia ser!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo5/3/25 13:36

    Com estas transições de grupos de Ofciais de Justiça para certos escalões, ficando todos iguais salariamente, o que vai acontecer com as diferenças de antiguidade entre eles?


    Vão ficar todos com a mesma antiguidade no escalão, embora fossem provenientes des categorias e escalões diferentes?!!!


    Não pode ser! 

    ResponderEliminar
  34. Anónimo5/3/25 13:49

    Ainda não foi tratada essa questão.
    Aguardemos.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo5/3/25 13:53

     A MANTEREM-SE ESTAS DESIGUALADES SALARARIAIS.


    NUNCA MAIS SEREI SINDICALIZADO E FAREI O MINIMO DOS MINIMOS.


    FRAUDE COM FRAUDE SE PAGA.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo5/3/25 14:05

    Sabe-se alguma coisa do calendário futuro das negociações?


    Há muitas arestas a serem limadas e o tempo urge!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo5/3/25 14:07

    Concordo com o que disse o OJ das 13.26 com uma fase de aproximação temporária. O que aconteceria é que os OJ iriam ganhar mais e assim fazer jus ao nível 3. Pensem nisso!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo5/3/25 14:10

    Mas não é essa a questão!


    A questão é que as pessoas (OJ) não têm todas o mesmo salário, nem têm todos a mesma antiguidade, e é evidente que se ficarem grupos de OJ colocados no mesmo escalão, embora transitem de diferentes remuneraçães e diferentes antiguidades,   então os mais "velhos" e que auferem maior ordenado vão ficar necessariamente prejudicados no presente mas também para futuro!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo5/3/25 14:11

    Acabadas as categorias de Adjunto e Auxiliar e a possibilidade de chegar a escrivão reduzida a uma duzia de felizardos, como vai ser a progressão dentro da nova categoria unica?
    O numero de escalões aumentou, mas como vai ser no tempo essa progressão? De quantos em quantos anos? Essa é agora a pergunta mais pertinente para quem está a começar a carreira e ainda tem 30 anos de serviço pela frente. 
    Se for pelos habituais 3 em 3 anos, menos mal, mas se for pelo SIADAP então é pra esquecer. Vai ser um arrastar penoso esta vida de trabalho, sem nenhumas perspectivas de melhoria salarial ao longo dos anos.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo5/3/25 14:23

    È o que ainda falta discutir/decidir e que fará muita diferença.
    Vamos ver o que vais sair daqui.
    Esta todo louco, nem aguardam pelo documento final.
    A verdade é que a solução de não deixar ninguém para trás foi esta.
    Já estiveram em cima da mesa: 
    Só transitarem os licenciados;
    Só transitarem adjuntos licenciados e com + de 15 anos.
    A verdade é que toda a gente parece viver bem com o mal dos outros. Os adjuntos com o dos auxiliares (e vice-versa), os não licenciados com o dos licenciados ( e vice-versa).
    Esta solução é justa, requerendo alguns ajustes.
    Agora só olham para o seu próprio umbigo daí a necessidade de negociar tudo às cegas porque a verdade é que a classe não se entende, não é unida, logo não há outra forma.
    Parabéns aos sindicatos pela solução.
    Se tivermos um bom sistema de progressão (grande trabalho);
    O resto são dores de quem apenas olha para si.

    ResponderEliminar
  41. Anónimo5/3/25 14:41

    finalmente alguma lucidez

    ResponderEliminar
  42. Anónimo5/3/25 14:57

    Não!


    O acordo até tem no título "Carreira especial"....


    Quero ver como vai ser feito a recuperação do tempo congelado (ela foi dada aos proferssores quando os escalões era de 3 em 3 anos)!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo5/3/25 15:05

    Segundo consta o COJ mantém se e não vai haver siadap.
    Mas só vendo ....

    ResponderEliminar
  44. Anónimo5/3/25 15:07

    Há um conjunto grande de adjuntos muito acomodados à sua vidinha pacata enquanto à sua volta tudo a correr.
    Insustentável.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo5/3/25 15:24



    Então acha bem as diferenças salariais  constantes das novas tabelas?


    Uns passam a  ganhar mais 200€ e alguns muitos  com anos de serviço e sacrifícios para fora de casa, ganham 50 a 70€!


    Acha justo?

    ResponderEliminar
  46. Anónimo5/3/25 15:25

    segundo consta onde ?

    ResponderEliminar
  47. Anónimo5/3/25 16:14

    Com este nivelamento por baixo, tem de haver 1 concurso de colocação por antiguidade e certamente os adjuntos (os mais prejudicados, terão preferência !).
    E esta, quem sempre esteve acomodado geograficamente, agora poderá não continuar a ter lugar ao pé de casa.

    ResponderEliminar
  48. Anónimo5/3/25 16:15

    O Fazenda estará a trabalhar hoje ???  Ainda não apareceu !!!

    ResponderEliminar
  49. Anónimo5/3/25 16:17

    O governo vai cair, estamos feitos! Sempre isto, mais um ano.

    ResponderEliminar
  50. Anónimo5/3/25 16:38

    Os governos têm de honrar os compromissos dos seus anteriores.


    Sempre foi assim!


    Pode até ser que haja margem para melhorar o já acordado!...

    ResponderEliminar
  51. Anónimo5/3/25 16:42

    A começar pelo efeito retroactivo?

    ResponderEliminar
  52. Anónimo5/3/25 16:46

    E os concursos para os registos? Já eram!!

    ResponderEliminar
  53. Anónimo5/3/25 16:48

    Já eu volto a filiar-me

    ResponderEliminar
  54. Anónimo5/3/25 16:55

    Um acordo é um contrato!


    Leiam o Código Civil, pode ser que aprend.. alg. ...

    ResponderEliminar
  55. Anónimo5/3/25 17:09

    Então está a render bem!

    ResponderEliminar
  56. Anónimo5/3/25 17:26

    Nada nos garante que o acordo alcançado venha a ser cumprido por governo diferente. Relembrar que já tivemos duas leis de valor reforçado que contemplavam a integração do SRP com efeitos retroactivos e não se cumpriram.  

    ResponderEliminar
  57. Anónimo5/3/25 17:37

    Obviamente que quem é beneficiado acha justo.
    Eu acho uma valente bosta. Recebo um aunento miserável enquanto outros recebem 400 e tal euros. 
    Metam o acordo naquele sítio.

    ResponderEliminar
  58. Anónimo5/3/25 17:44

    O governo vai cair...já fomos.

    ResponderEliminar
  59. Anónimo5/3/25 17:50

    A culpa de não recebermos aumentos é apenas e só dos OJ que nunca estão satisfeitos com nada.
    Agora novamente+ do mesmo.
    Nenhum governo nos vai dar € sem mudar a carreira.
    Por isso e por estarmos cheio de gente complicada e envelhecida é que ano Após ano é isto e vai continuar a ser mais do mês esta esta malta sair de vez dos tribunais que é bom que está carreira mais necessita.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo5/3/25 18:16

    Não concordo nada com esta publicação. Só por que não tenho o mérito de concorrer a adjunto para cascos de rolha. Como se viu no último movimento, pessoal com 9 anos de serviço, nota de bom, e promovidos a adjuntos só porque só têm um mérito e sabemos qual é. Quando concorrer a escrivão iria fazer a mesma coisa. 9,5 na prova e concorre para bem longe, com o tal mérito é consegue promoção. Por isso bem dizia um certo administrador Judiciario, que tinha um problema com as chefias. 

    ResponderEliminar
  61. Anónimo5/3/25 18:17

    Caros oficias de justiça, tenham calma não se provoquem mutuamente! Pois o governo já era e nós já fomos , mais uma vez e não é a 1ª vez ! Pois não! Recuem no tempo e verifiquem ! Os sindicatos andaram a dormir, agora comemos do sono! Forças policiais, guardas prisionais, bombeiros , profs e muito mais , já arrumadinhos e com a grana a caír no bolso . OF de justiça , aguardem pelo próximo governo ! 

    ResponderEliminar
  62. Anónimo5/3/25 18:21

    Oxalá que caia,... Para ver se há reversão desta M---A de acordo que acaba de vez com a Nossa Carreira. Que venha a moção de confiança deste governo, para ser chumbado... 

    ResponderEliminar
  63. Anónimo5/3/25 18:22

    Digo chumbada. 

    ResponderEliminar
  64. Anónimo5/3/25 18:23

    Já vai tarde... 

    ResponderEliminar
  65. Anónimo5/3/25 18:31

    Como ficam os nossos aumentos caso governo caía?

    ResponderEliminar
  66. Anónimo5/3/25 18:34

    A situação agora é diferente.
    Desta vez há acordo com os sindicatos e o processo de negociação está em curso.
    Mesmo que hajam eleições, este governo estará em funcoes o tempo suficiente para aprovar o estatuto em conselho de ministros.
    Até à Páscoa teremos o novo estatuto.

    ResponderEliminar
  67. Anónimo5/3/25 18:44

    Esta carreira ainda não percebeu uma coisa óbvia  
    Esta é uma carreira especial não revista.
    Não se irá ver um aumento generalizado e igual como noutras.
    Não há € sem mudanças e os + velhos não querem mudanças.
    Querem apenas + €.
    Acordem isso NÃO VAI ACONTECER 

    ResponderEliminar
  68. Anónimo5/3/25 18:52

    Se não houver alterações substanciais nesta CA-- de acordo, vou dar do SFJ. 

    ResponderEliminar
  69. Anónimo5/3/25 18:56

    Agora é diferente??


    Já não sei, para lhe ser franco!
    Não sei mesmo...


    No passado, não chegámos a ter o 'pássaro na mão' (Lei!!) quanto à integração do suplemento?
    E o que aconteceu?
    Por 2x!! 🙁


    E mais...
    Não tivemos acaso já projetos de lei do BE, PCP, PSD, Chega e PAN sobre a integração do suplemento de recuperação processual no vencimento dos Oficiais de Justiça e que depois foram rejeitados, com voto contra do grupo parlamentar do PS?


    Agora com tudo isto, para ser sincero já não sei nada, nem confio em ninguém que me diga 'Confia que vai acabar bem'.


    Depois de tudo quanto já passou e com negociações que demoraram meses (meses incompreensíveis!!!!), neste momento já não sei de nada.

    ResponderEliminar
  70. Anónimo5/3/25 19:14




    Depois de:

    Guardas Prisionais;
    PSP
    GNR
    Forças Armadas
    INEM
    Bombeiros Sapadores
    Enfermeiros
    Médicos
    Professores
    ...
    ...
    Vamos nós (O.J.) continuar nisto?
    Nesta eterna miragem?


    Com elevada responsabilidade, mas com salários de funcionário do IKEA e Mercadona??


    Se com esta c@g@da política acaso vem a ficar tudo na mesma, então já não será cumprir os mínimos como leio de alguns colegas.


    Continuar a escravatura nos Tribunais? 
    Não, obrigado!

    ResponderEliminar
  71. Anónimo5/3/25 19:27

    Pois eu prestes a por me ao fresco! Vou ver se aguento 2 anitos  e não fico com doença mental ! Já trabalhei muitas horas fora do horário, muitos fins de semana . Agora o mínimo , o necessário . Que exemplo reçebemos de quem nos (des) governa ! Desde o José Sócrates até aos nossos dias é só esquemas . Vergonha ! 

    ResponderEliminar
  72. Anónimo5/3/25 19:34

    Recebemos corrijo 

    ResponderEliminar
  73. Anónimo5/3/25 19:44

    Não vai cair porque vai negociar com o Chega.
    Uma das exigências do referido partido é aplicar a famosa motosserra a este acordo, pois tem demasiadas gorduras.
    Vai ser de trepar às paredes.

    ResponderEliminar
  74. Anónimo5/3/25 19:47

    Não cai.
    O Chega é que manda!

    ResponderEliminar
  75. Anónimo5/3/25 20:47

    Muitos ainda se perguntam porque tantos saem da carreira, muitas vezes para ganhar menos... Só velhos do restelo

    ResponderEliminar
  76. Anónimo5/3/25 20:58

    São o grande mal desta carreira.
    Não há dúvida nenhuma.
    Nenhum acordo é bom .

    ResponderEliminar
  77. Agora os insatisfeitos ficarão mais satisfeitos. Governo a cair e mais um ano e meio a boiar na trampa.
    Pode ser que o próximo governo dê salários de ministro a todos os oficiais de justiça.
    Porra, que nunca estão contentes!!!!!!!! Não mordam a língua poderão não conseguir voltar a falar.
    Cambada de mal dizentes. Se e branco devia de ser preto, se é preto, devia ser branco, se é preto e branco devia ser amarelo 
    Vão para a CMTV comentar. Porra, porra, mil vezes porra 

    ResponderEliminar
  78. Anónimo5/3/25 22:42

    Manda sim.
    Só se for nos funcionários das empresas de Handling e mesmo assim tem que pagar bem.
    Era mete los a todos no campo pequeno.

    ResponderEliminar
  79. Anónimo5/3/25 22:53

    Caso haja eleições estou curioso em saber em quem vao votar os colegas adjuntos que estão contra este acordo.
    No PSD que indicará a mesma MJ ou no PS e sujeitarem-se a ficar a maioria no grau 2?
    Ou na IL para levarem com a motoserra?
    E fico me por aqui que o resto dos partidos e aquela seita de criminosos já não contam.

    ResponderEliminar
  80. Anónimo5/3/25 22:57

    Bem, se as eleições forem só em maio estamos com sorte que o estatuto sairá sempre antes disso.
     Com duas reuniões por semana daqui a um mês tem obrigação de estar pronto.

    ResponderEliminar
  81. Anónimo5/3/25 23:01

    E tudo o vento levou e vamos partir do ZERO!...
    Meses, anos de luta e vamos continuar tudo de novo!...
    Não se compreende a razão pela qual os nossos dirigentes sindicais quando assinaram o acordo das tabelas salariais não tenham exigido a entrada imediata em vigor das mesmas.

    ResponderEliminar
  82. Anónimo5/3/25 23:06


    Comissão Parlamentar de Inquérito?!...
    https://www.publico.pt/2022/10/09/politica/noticia/empresa-pai-pedro-nuno-santos-soma-11-milhoes-euros-contratos-estado-2023313

    ResponderEliminar
  83. Anónimo6/3/25 02:26

    Em breve vão ser todos mandados para uma secretaria do ministério público para aprenderem a respeitar a vontade do povo.

    ResponderEliminar
  84. Anónimo6/3/25 02:32

    Ainda bem que vão acabar com isso tudo.
    A partir de agora as promoções deviam passar a ser só por concurso público.

    ResponderEliminar
  85. Anónimo6/3/25 02:52

    Agora os movimentos vão passar a ser muito concorridos.
    Segundo os últimos comunicados dos sindicatos, vão passar a incluir estadia em hotel de 5 estrelas e livre trânsito para casino.
    A única condição é estar a pouco minutos de casa.

    ResponderEliminar
  86. Anónima da hora do chá6/3/25 11:16

    É só tentar perceber a quem calha bem este "magnífico" acordo que nos estrangula a quase todos. A quem não calha já sabemos, a maioria daqueles que estão nas posições intermédias, os adjuntos principalmente os que estão cá à 20 ou mais anos. A partir daí apenas por acaso há outras pessoas que são prejudicadas. Quem achar que estar sujeito a um regime como o SIADAP e com apenas 2 categorias é bom é porque ainda não percebeu o que isso significa ou então é tolo.

    ResponderEliminar
  87. Rainha dos Andarilhos, Algálias e Arrastadeiras6/3/25 11:41

    Tolinho de todo, ou então, como dizem por aqui, lambe cus.

    ResponderEliminar
  88. Anónimo6/3/25 20:45

    Muito bem dito
    Assim ou assado tudo tem sempre um grande problema, eu cá estou contente

    ResponderEliminar
  89. Anónimo7/3/25 12:42

    A grande questão que não foi tida em conta, e os Sindicatos, deveriam ter colocado linha vermelha, seria. Até poderia ter caído o SRP - Sendo o indice de entrada o 18 (1.547,83 €), ou seja uma subida de 7 indices, o aumento fosse para TODOS, de 7 indices. Isso, SIM, seria JUSTIÇA!  

    ResponderEliminar
  90. Anónimo7/3/25 19:11

    Em vez de dizeres asneiras, consultas a tabela salarial de toda a administração pública e compara o que ganhas com as outras carreiras. Vais ver que te queixas de barriga. cheia. Juízo pá! 

    ResponderEliminar
  91. Anónimo7/3/25 19:13

    Juízo pá! Nem um técnico superior ganha o que tu ganhas. Consultem as tabelas salariais da administração pública. 

    ResponderEliminar
  92. Anónimo7/3/25 19:17

    Ora aí está alguém que já consultou as tabelas remuneratórias da administração pública e verificou que não estamos mal pagos em comparação com outras carreiras e os governos sabem disso. 

    ResponderEliminar
  93. Anónimo8/3/25 10:24

    Totalmente de acordo com este artigo de opinião. 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ