A promulgação do decreto-lei com este conteúdo aprovado em Conselho de Ministros pode vir a ser ilegal
No dia de ontem, por iniciativa de Oficiais de Justiça, a título individual, foi divulgado o documento base levado ao Conselho de Ministros, que o votou favoravelmente a 10MAR último, para que venha a ser o decreto-lei que, em parte, substituirá o atual decreto-lei que corresponde ao atual Estatuto EFJ.
Tal documento foi imediatamente aqui também divulgado e acima ainda se encontra disponível com o destaque na faixa amarela e, bem assim, junto na compilação de toda a documentação relacionada com esta última revisão estatutária em curso 2024/2025.
Os sindicatos não quebraram o vazio de informação, tendo, no entanto, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), em face das circunstâncias e da muita pressão dos Oficiais de Justiça em sobressalto, acabado por emitido uma nota onde afirma estar a aguardar o “recebimento do decreto-lei” “assinado” para posterior “divulgação institucional junto de todos”.
Mais informa o SFJ – e note-se bem – o seguinte: “Que a aprovação foi para promulgação e posteriormente será remetido à Imprensa Nacional para publicação na 1.ª série do Diário da República”.
Analisado o documento, compreende-se que, afinal, não constitui um documento que introduza uma qualquer alteração cirúrgica ao atual Estatuto, pelo contrário, é algo mais vasto e mais profundo, embora não seja totalmente abrangente.
O projeto deste decreto-lei representa a criação de uma nova carreira, aliás como consta bem expresso logo no seu primeiro artigo, introduzindo profundas repercussões laborais na regulamentação dos visados trabalhadores a quem se destina.
Este projeto de decreto-lei procede a mais regulamentação do que aquela que se mostra assinada no acordo que foi tornado público pelos sindicatos e pelo Governo, isto é, vai mais além do acordo, sem que tenha havido anuência dos sindicatos, a não ser que o tenham feito de forma secreta, entre as três partes envolvidas.
O decreto-lei, a ser publicado já, virá criar uma ambivalência de dois decretos-lei: o novo e o velho, ambos válidos ao mesmo tempo. A carreira passará a regular-se, por tempo indeterminado, pelos dois decretos-lei.
Como se tal disparate não fosse suficiente, eis que se procede ao truque de evitar a pronúncia pública sobre a manifesta alteração laboral, evitando, desde logo, que, por exemplo, os Conselhos se pronunciem sobre a nova carreira que o Governo e os sindicatos criaram, fugindo à determinação do Código do Trabalho, designadamente ao que vem previsto no seu artigo 470º e seguintes, não sendo publicado no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), nem, consequentemente, concedendo prazo para audição de ninguém e sem que haja negociação em face desses novos aspetos laborais introduzidos.
A acontecer a publicação direta em Diário da República, como refere o SFJ, o que aguarda, estamos perante um gravíssimo atropelo à lei, constituindo um inédito desrespeito da legalidade democrática e do Estado de Direito.
Os trabalhadores esperam que as leis laborais sejam defendidas, pelo menos, pelos seus representantes sindicais, pois é para isso que existem e mesmo isso que deles se espera.
A pressa e a correria não podem levar ao atropelo da lei, muito menos quando tal atropelo é levado a cabo com plena consciência de que o é.
Veja-se bem a extravagância: se este projeto vier a ser publicado como decreto-lei, os Oficiais de Justiça passarão a ter dois estatutos: o velho EFJ e o novo EOJ, embora este último se apresente disfarçado e tão bem maquilhado que muitos o amam pela sua tão bela aparência, descurando o lodaçal em que está mergulhado.

Fontes: “SFJ-Info-12MAR2025” e “Documento base do decreto-lei”.
E agora?
ResponderEliminarQue artigo de porcaria.
ResponderEliminarMais do mesmo.
Todas as opiniões são válidas, sendo que neste blogue apenas se tem visto artigos destrutivos e não construtivos.
Et um blogue, naturalmente daot a sua opinião, mas também estão sujeitos á mesma.
Já agora o DL. Provem de um acordo com as duas entidades sindicais representantes da classe.
Outras alterações houve no passado sem tal anuência (alteração da idade da reforma, do número de movimentos, etc.) e a alteração com o acordo dia sindicatos é que constitui um atropelo aos direitos dos trabalhadores?
Poder-se-à contestar o acordo naturalmente, cada um tem a sua opinião.
Fica a sugestão, falar do que ainda não foi acordado e que muita diferença fará para as nossas vidas l, para saber quantificar realmente o acordo na sua globalidade .
Ou então continuar na senda "velho do Restelo" .
PS: O acordo, na parte conhecida, já foi aprovado faltando a sua promolgação, acordem para a vida.
Já agora
Em primeiro lugar quero dar os parabéns aos sindicatos e à ministra pelo acordo alcançado que vem retirar a profissão do lodaçal em que se encontrava mergulhada.
ResponderEliminarEm segundo lugar e como leitor deste blog desde o início endereço-lhe também os parabéns por tudo o que fez em prol da profissão, ajudando a que se chegasse a este bom fim.
Em terceiro lugar agradeço também a todos os colegas que serenamente, estoicamente até, aguentaram todo o lodaçal em que a profissão se transformou neste início de século. Como sempre contam os que cá estão, com vontade de trabalhar e de elevar a profissão.
Por último, lamento que este acordo não seja excepcional e que agrade a cada um na medida dos seus interesses, mas convenhamos isso não seria possível.
ResponderEliminarQue porcaria de comentário.
Mais do mesmo.
Nem todas as opiniões são válidas, desde logo quando são fundadas em mentiras ou numa profunda ignorância, isto é, burrice, pura e dura.
Primeiro tem de saber ler - o que não corresponde apenas a saber juntar letras, é mais ou menos como saber jogar xadrez, que não corresponde apenas a saber como se mexem as figuras - há o cérebro para usar.
Lê-se no artigo de hoje que embora o documento provenha de um anterior acordo com os sindicatos, o seu conteúdo vai mais além daquilo que foi assinado, pelo menos daquilo que publicamente se mostrou assinado, pois dado o secretismo, tal não significa que possa haver outro acordo secreto. Ora, o conteúdo implica audição pública e publicação em BTE, é da Lei.
As tais ditas outras alterações estatutárias do passado que refere não têm nada a ver com esta profunda alteração. Quanto à idade da reforma, tal não foi alteração estatutária nenhuma, pois isso não está, nem esteve, no Estatuto. A alteração dos movimentos de 3 para um, sim, está no estatuto e foi apenas essa a mudança, cirúrgica, tendo havido audição prévia, embora sem publicação no BTE.
Quanto à contestação do acordo, note bem que o artigo nada diz sobre o conteúdo do acordo, apenas se refere quanto à forma de promulgar este projeto de DL que já nada tem a ver com o acordo.
Quanto ao mais referido, é pura estupidez que não merece sequer ser comentado.
Este blogue tem vindo a constituir-se, talvez pela proximidade das eleições, legislativas e autárquicas, um verdadeiro lamaçal em que quer mergulhar a carreira. Seria bom, já que tanto se fala em transparência, informar, como acontece com todos os blogues, quem é o responsável e quem são as pessoas que colaboram. Seria interessante, em nome da transparência a que tanto apela.
ResponderEliminarO blog oficial de justiça tem sentido alguma dificuldade em lidar com as críticas e dispara com o mesmo discurso de sempre demonstrando uma altivez nada dignificante. O comentário do colega é pertinente!
ResponderEliminarUma pergunta para o blog, desta vez vai publicar o programa eleitoral do CDS e do Chega?
E porque não seres tu, também identificado?!
ResponderEliminarEu também quero agradecer aos sindicatos e à ministra, conseguiram organizar a minha vida depois das 17.00 horas, vou trabalhar no mínimo mais uma hora, por colocar finalmente a trabalhar os adjuntos que nada faziam nos tribunais e por incorporarem um suplemento que já poderia ter sido incorporado há anos nestes moldes. Para o ano subia de escalão já não vou subir, vou ganhar menos do que aquilo que ia ganhar e aguardo serenamente pelo SIADP para saber quando será a próxima subida. Mas o que interessa é que alguma coisa foi assinada, não é? Agora não se esqueçam onde colocar a cruzinha.
ResponderEliminarJá sabe o regime de progressão?
ResponderEliminarJá sabe se o seu atual período não contará para a próxima progressão?
Compartilhe a informação por favor já que está tão bem informado.
Corrijam-me se estiver errado mas, de acordo com o "Acordo", o prazo que tinha decorrido desde a data da produção de efeitos da última progressão remuneratória fica sem efeito mas eles também não nos impuseram o SIADAP então em 01/01/2025 começa a correr os 3 anos para progressão para a próxima posição remuneratória e subimos todos em 01/01/2028, correto?
ResponderEliminarSe até agora os sindicatos não nos defenderam, traindo os oficiais de justiça e as suas aspirações, o que nos leva a crer que nos vão defender agora? Eu só gostava de saber se os sindicatos e os seus responsáveis podem ser responsabilizados cível e criminalmente pela patifaria que nos fizeram... Já agora, alguém sabe quantos Oficiais de Justiça é que eles representam?
ResponderEliminarEstou absolutamente contra a linguagem usada pelo OJ. Arbora-se em defensor dos OJ só pelas suas ideias. Ele é que faz tudo, resolve tudo, a ministra faz tudo mal. Pelo menos, ela fez muito mais do que todas as anteriores que passaram por lá. Esta Carreira precisa muito de ser modernizada e é o que ela está a fazer e nada se faz sem custos para todos desde que sejam distribuidos. O OJ quer aplicar a sua ideologia comunista que tanto nos tem prejudicado!
ResponderEliminarAcha que é dono do pensamento dos OJ, mas eles não são uma massa que não pensa!
ResponderEliminarO que não merece ser comentado é a sua resposta.
ResponderEliminarMas que é facilmente qualificável.
Os termos utilizados são extremamente ofensivos, de facto não se entende mesmo.
Não vou qualificar mas basta saber ler que facilmente lá se chega.
Ainda gostava de saber em que medida é que o
ResponderEliminarEste blogue existe desde 2013 e por diversas vezes já explicou o porquê da falta de protagonismo e exibicionismo de qualquer autoria desta página. Vamos repetir: o que aqui se pretende é debater ideias e não pessoas e não protagonismos e egos.
ResponderEliminarDe todos modos, esta página tem estatuto editorial e autoria, com os nomes dos responsáveis expostos, desde sempre. Está na página, repete-se, desde sempre. Quanto à proximidade das eleições, é uma consideração estúpida que não merece ser comentada.
Confesso que me preocupa o Art. 17, n.º 5, até haver esclarecimentos concretos...
ResponderEliminarResposta para comentário das 08:56 = O blogue não tem nenhuma dificuldade em lidar com as críticas, e tanto é assim que não tem nunca nenhuma intervenção nos comentários, a não ser em casos, como este, em que se lhe dirige especificamente, pois de resto, todas as críticas aí estão expostas sem qualquer restrição. Relativamente a programas eleitorais, basta ir consultar os artigos publicados por ocasião das eleições anteriores, para ver como são publicados todos os programas eleitorais, desde logo apenas dos partidos com representação parlamentar, tendo sido feita uma síntese de todos os demais partidos sem representação parlamentar.
ResponderEliminarA resposta e a linguagem está ao mesmo nível.
ResponderEliminarO artigo de hoje não demonstra de facto isenção na análise crítica ao diploma e demonstra ser da autoria de alguém bastante incomodado com estas alterações.
ResponderEliminarQuanto à legalidade do diploma, ao extinguir categorias levanta de facto dúvidas sobre a necessidade de publicação no BTE.
Mas daí a afirmar-se com esta leveza de que se trata de um atentado ao Estado de Direito é bastante temerário.
Presumindo que este blogue não tem fontes de rendimento e que não tem uma estrutura que inclua gabinete jurídico, questiono a credibilidade da análise jurídica à legalidade da recente alteração ao nosso estatuto, feita por este blogue, e que pode criar sentimentos infundados no espirito dos leitores.
Temos que ser mais rigorosos Sr.OJ, do que se trata é apenas de uma dúvida.
Além do mais, este DL já resulta das negociações com ambas as estruturas representativas dos trabalhadores.
Independentemente da manifestação da opinião pessoal do comentador, queremos deixar a seguinte nota: Todos os artigos contêm factos, dados concretos que são exibidos e depois interpretados, não são meras opiniões. Repetimos: há factos em todos os artigos e não opiniões aéreas sem qualquer sustentação como nos comentários.
ResponderEliminarNo que se refere ao comentário da ideologia comunista é uma estupidez que não merece mais apreciação.
O pensamento dos OJ tem dono, sim, dono que ao longo dos anos os tem agrilhoado num pensamento obtuso e orientado, com palas laterais que não lhes permite amplitude de visão e, muito menos, um mínimo de pensamento crítico.
ResponderEliminarIsto hoje está cheio de chocos espertos lacaios do SFJ.
ResponderEliminarProvavelmente, alguns que andam por aqui são dos que pertencem á direção e estão a full time no sindicato.
Sempre é melhor andarem por aqui a escreverem alarvidades do que serem apanhados a passear no Colombo a passearem.
Parece que ao todo, são 8 ou 9 ...
De resto, só alguém muito, muito parvo pensa que isto é um bom acordo para os Oficiais de Justiça.
É bom, muito bom para os Administradores.
É péssimo para a generalidade dos Oficiais de Justiça.
É claro que muitos, incapazes de olharem um bocadinho mais além que o seu umbigo, ressabiados com um adjunto ou dois, ou amiguinhos de algum administrador com promessa de melhor colocação, vem para aqui defender o indefensável.
É também curioso constatar que muitos vem para aqui defender este projeto miserável do ponto de vista da administração, ou seja, estão contentes porque vai permitir a quem gere os Oficiais de Justiça, administradores, juízes presidentes, DGAJ, terem uma maior flexibilidade para movimentar os funcionários.
Pode ser que quando lhes tocar a eles, percebam o " buraco" onde se enfiaram.
É também curioso constatar que muitos só conseguem vem um bocadinho á frente, e não consigam alcançar o que isto vai dar a médio e longo prazo, que é o que os autores deste blog estão a fazer....
É também fantástico constatar que muitos colegas que pelos vistos não gramam adjuntos, preferem que estes acabem do que a mera possibilidade de também eles poderem subirem a essa categoria.
Ainda não perceberam que estão " condenados" a uma progressão horizontal que ainda não sabem muito bem como vai funcionar...
Preferem ficar toda a vida na base da carreira com a satisfação que os outros 90% dos colegas também ali ficam.
É o que anda aí pelos Tribunais, no fundo vão ter o que merecem..
Sugeria ao Blog guardar alguns comentários que estão aqui para mostrar daqui a uns anos..
Quanto aos sindicatos, bem , esses ficarão com o seu lugar na história...
Prevejo que dentro de pouco tempo, vamos ter que arranjar outros porque estes manifestante não servem.
Já agora, relativamente ao Coveiro Mor, corre a informação nas redes sociais que vai ser o próximo candidato a presidente da tal câmara municipal...
Verdade???
Que raio de azar...
Não vai poder "gozar" o fantástico estatuto que negociou....
TT
Concordo.
ResponderEliminarPode haver muitos chateados porque vai voltar tudo à estaca zero, mas a pressa está a ser inimiga da perfeição e há muita gente que se sente legitimamente prejudicada com estas alterações.
Cadelad apressadas produzenm cachorros cegos
Todo este imbróglio acontece porque não se quis fazer o que se fez nas restantes carreiras - valorização salarial para todos e estava feito.
ResponderEliminarMas não, quiseram fazer depender a valorização salarial, de alterações funcionais e claro que isso implica cumprir os formalismos previstos na lei.
É evidente que há uma regressão funcional por parte de uma categoria e isso não poder ser aplicado de ânimo leve, sob pena de problemas futuros, como tem acontecido na nossa carreira (basta ver por exemplo o que se passa ainda hoje com a questão do curso para Secretários...)
ResponderEliminarComo nota prévia dizer que só agora faço o meu primeiro comentário do dia (não fui, por isso, autor de qualquer outro anterior).
Posto isto, dizer se o autor do texto do blog de hoje não se sente envergonhado por, de certa forma, ao responder de forma excessiva e deselegante, injuriosa mesmo, constranger quem aqui vem oferecer o seu comentário mesmo que com ele não se concorde e seja até considerado disparatado ou desconexo ou outra coisa que se possa adjetivar qualificativamente.Todos sabemos - incluindo o autor deste - que quando aqui vimos comentar nos sujeitamos ao "escrutínio" de todos os outros e podemos merecer opiniões e considerações menos respeitosas mas desconhecia que essas poderiam provir também do(s) cinco autores do blog.
Sinceramente, com todos os méritos que lhes reconheço e são muitos, há alturas em que mais vale ir ao WC para "descarregar" e ficar com melhor disposição do que avolumar incrementando os comentários desprendidos de qualquer sentido útil que mais não seja a reação emocional quando deveria imperar o racional.
O texto de hoje, à semelhança de muitos outros, é faccioso, tendencioso, e espelha bem uma determinada posição sobre o assunto e eu não sei ainda, ou não consigo saber, se concordo ou discordo dela, mas sei que estamos num lodo (não é no lamaçal que refere esse lamaçal foi deixado pelas equipas anteriores do MJ) onde só sobrevivem "jacarés" de pele dura e avançada idade que, como é sabido, se alimentam até das suas crias mais jovens.
Acabem com a mania de que mudar faz mal e é para pior quando na verdade se não mudarmos morremos (obviamente em sentido figurado) lentamente num processo de decomposição lento como um acamado cheio de chagas vai sobrevivendo, com imensas dores, ao seu tormento até finalmente perecer de vez.
Ouso perguntar ao blog se acha que a continuarmos assim como está a situação conseguiremos ter uma justiça a funcionar (com muitas disfuncionalidades, passe o pleonasmo) por muito mais tempo.
Penso que está correto.
ResponderEliminarQue venha uma nova geração de OJ.
ResponderEliminarE os Sindicatos será que eventualmente têm o que terá sido aprovado. Se sim, qual a razão para não o comunicarem aos seus Associados ?
ResponderEliminarEstranho
ResponderEliminarColega, para melhor compreensão do ganho efetivo ouso atirar os seguintes brocardos populares:
"O caminho faz-se caminhando...grão a grão enche a galinha o papo ... o primeiro milho é dos pintos ..."Quero com estes dizer que, este acordo constitui um passo muito importante que, no futuro (mais próximo ou mais distante) poderia ser ainda melhorado (afinado) por forma a corresponder às expetativas do maior número possível de pessoas e exigências da função.
Mas no entretanto, no imediato, o acordo traduz-se numa (hiper)valorização da carreira no seu início, sendo certo que cerceia no acesso aos cargos de chefia.
Como não se pode ter tudo e, antes de mais, torna-se necessário e urgente conseguir atrair uma boa base de recrutamento, à partida mais preparada, optaram (os sindicatos e a tutela) por focar as melhorias salariais nestes (nos que iniciam a carreira).
Para já, servíamo-nos deste que está feito e é de agrado ao palato de muitos de nós e depois confecionava-se outro melhor.
É o que acho!
O diploma tal como está ao não ter cumprido as inerentes formalidades legais, não pode ser promulgado.
ResponderEliminarPois na minha opinião o parvo és tu.
ResponderEliminarEstou ciente de que esta alteração é essencial para valorizar e tornar a carreira mais atrativa, é perfeita para efeitos de gestão de recursos humanos, prestando assim um melhor serviço de justiça só cidadão, e sinceramente a tua opinião e os teus estados de alma, contam muito pouco nesta equaçao.
Concordo e subscrevo.
ResponderEliminarOnde é que a colega viu o SIADAP implementado?
ResponderEliminarNão vê que isso não aconteceu e que tudo se mantém como está - com a progressão de 3 em 3 anos.
No mais tem toda a razão na parte em que se refere à perda do tempo decorrido desde a última progressão (cf. art.º 17.º n.º 5 do projeto) e isso é que importa corrigir.
Dou uma solução apelando aos sindicatos que revejam este assunto e considerem fazer o que foi feito nas Conservatórias, com os oficiais do registo, em que esse tempo foi considerado no reposicionamento de nível e muitos dos funcionários deram de uma vez dois saltos quantitativos.
A solução poderia ser a de antecipar a subida de escalão de forma ficcionada, a quem tem mais de metade desse tempo (de 3 anos) e reposicioná-lo no nível correspondente na nova tabela, sendo que para os demais (com menos tempo) seriam contemplados na progressão de nível seguinte.
Tens razão, percebi que o artigo de hoje fez o efeito pretendido na tua cabecinha.
ResponderEliminarVou já ligar ao Marcelo para não promulgar a coisa e dizer que foste tu que pediste.
É demais evidente que é um atentado ao estado de direito e à vidinha que muitos levavam nas secretarias.
Não se preocupem que resolvo já isso!!
Ou seja, mesmo que haja necessidade de publicação no BTE, como a transição de carreiras só ocorre em julho, há mais que tempo para o fazer.
ResponderEliminarContudo, atendendo a que ambas as estruturas sindicais são a favor desta alteração, o que vão os descontentes fazer ?
Formar uma comissão de trabalhadores "na hora", para pedir alteração ao governo?
Aí ai, vocês são tão engraçados!
Uns palhacinhos autênticos !
Vão mas é ler os novos conteúdos funcionais e parem de melgar!
Deixa-te de tretas! Eu até só dos mais beneficiados, simplesmente não vale tudo, cada formalidade tem um propósito é é um direito legal dos envolvidos que dessa forma ficam arredados de o exercerem em momento próprio, pode ser promulgado? O PR não tem poderes de controlo de legalidade no circuito legislativo do Decreto-Lei que conduz à promulgação?
ResponderEliminarMais uma vez o emocional a prevalecer sobre o racional.
ResponderEliminarNão é possível querer fazer passar uma imagem negativa dos - de todos os - colegas que por aqui passam os olhos, com considerações depreciativas apelidando-os de burros (falou-se em burrice), o que é típico dos saloios.
Claro está que o texto, aliás como todos os outros aqui publicados, está impregnado uma certa ideologia da qual nenhum de nós consegue desprender ou desligar, todos temos as nossas opiniões, e devemos acima de tudo respeitarmo-nos a nós próprios, as nossas ideias e convicções, para depois aceitarmos as opiniões e ideias dos outros com naturalidade.
Não fica nada mal aceitar que esta equipa da ministra fez mais e concedeu mais aos Oficiais de Justiça que mais nenhuma outra nos últimos 10 ou 20 anos.
Desde os cortes do tempo da reforma com o Eng. Sócrates, dos SSMJ, da redução dos movimentos anuais com a Van Dunem e dos critérios "had hoc" (nº de atos e rácio de funcionários) nos movimentos ordinários com a Catarina Sarmento, ambas do Costismo, não hou ninguém, absolutamente ninguém a não ser esta equipa e esta ministra que tenha valorizado mais a nossa carreira e de ter dado em vez de retirado.
Até a Paula Teixeira da Cruz que no tenpo da Troika fez a reforma nos cerceou nos muitos lugares de chefia que eliminou (nomeadamente de secretários).
Lembro que a Van Dunem e a Catarina quiseram acabar com a classe desclassificando-a de forma generalizada e o que ofereciam era muito mas muito menos - não melhoravam o salário, e porque não incorporavam o SRP antes o transformavam noutro subsídio, dito de disponibilidade, que não era pago a todos (deixava um alçapão do tamanho do mundo), cerceavam todos os lugares de chefia que passavam a ser ocupados por pessoas externas (Técnicos Superiores) e destruíam por completo todas as nossas expetativas.
Acreditem que a situação não pode mais ficar como está .
Isso é mentira! Em lado nenhum na página se encontra se encontra o nome do ou dos responsáveis pelos conteúdos que aqui se publicam. Esta página só serve para atear fogos, gerar a discórdia e fazer a cabeça de alguns (infelizmente muitos) colegas nossos menos esclarecidos e com pouco sentido crítico. É, para além disso, influenciada por questões ideológicas que quer a todo o custo impor a quem aqui vem ler as parvoíces que aqui se publicam. Tem prejudicado mais a classe do que tem ajudado e jamais faz quaisquer críticas construtivas, pelo contrário, o seu apanágio é denegrir, desconstruir e até sabotar o trabalho que muitos fazem em prol da classe ainda por cima escudando-se num cobarde anonimato.
ResponderEliminar
ResponderEliminarNa verdade a identidade do autor do blog é um segredo de polichinelo.
ResponderEliminarÉ um oficial de justiça identificado há muitos anos.
E no entanto, aqui esta voce a ler e a criticar estupidamente a inteligencia dos demais...
ResponderEliminarO blog so e anonimo para quem carece de um minimo de neuronios. Nao percebe, pois nao? Use um dos neuronios sindicais para estudar um pouco.
(sem acentos)
Ena! Agora o blog e comunista. Ali acima e do Chega, aqui e comunista... Ja se percebeu de onde surgem estes comentarios...
ResponderEliminarPois nao. A julgar pelo seu exemplo, sao uma massa acefala
ResponderEliminarO 17º/5 é simples!
ResponderEliminarQuando passamos a um outro escalão.começa a decorrer novamente o prazo de 3 anos para atingirmos o escalão seguinte.
O 17º/5 diz que todos os OJ passarão para um novo escalão, sendo que o tempo que decorreu da anterior progressão "desaparece", passando agora a contar apenas da colocção neste novo escalão!
Para mim, que me encontro há cerca de 1 ano e meio de um novo escalão, se calhar, até me vai prejudicar em ternos monteários, o que, manifestamente não devia acontecer!
Mas é isso, e apenas isso que quer dizer!
Concordo na integra.
ResponderEliminarE vai voce ter grau 3... Andei a perder tempo e dinheiro durante estes anos para defender idiotas, e a conclusao a que chego agora.
ResponderEliminarAbri os olhos e passei a defender a separacao da carreira...
Ides todos chegar ao último escalão e ser escrivães e secretários. Espero que este blogue perdure e guarde muitas das opiniões e insultos aqui vertidos diariamente para um dia mais tarde ver quem é que tinha razão. E não venham com histórias, o que for decidido agora vai durar muitos e longos anos. Depois venham pedir mais greves.
ResponderEliminarObviamente que uma situação dessas não só não devia acontecer, como causa profundas injustiças.
ResponderEliminarImagine quem estava para passar daqui por 1 ou 2 meses...
Três anos à espera para subir +/- 50 euros.... Tá bonito....
ResponderEliminarConsidera que vai haver mais recrutamentos ou essa hiper(valorização) foi apenas para agradar os 570 ingressantes deste ano? É que muitos desses nem licenciatura têm por isso beneficiam no imediato dos salários mais altos e de não lhes ter sido exigida licenciatura para acederem a esta carreira de grau 3.
ResponderEliminarE onde é que fica a valorização dos que já cá estão? Dos que trabalharam e trabalham muitas horas para que "o barco" se mantenha à tona?... Já agora, explique-me, se conseguir, a que propósito é que se acaba coma divisão da carreira judicial e da carreira do ministério público?... Se passamos a ser "pau para toda a obra" em que medida é que podemos ser uma carreira especial?
ResponderEliminarNão gosta deste blog, faça você um à sua medida.
ResponderEliminarColega autor do Blog
ResponderEliminarObrigada pelo seu valioso contributo e como a única voz de contestação da nossa parte.
Bem haja quem luta pelo BEM MAIOR
Os 570 que entraram em janeiro foram os grandes beneficiados. Mesmo que entrem mais pessoas ser-lhes-á exigida a licenciatura que justifica o salário de entrada. Estes que iniciaram, sem experiência e que conseguiram entrar com o 12º ano caiu-lhes no colo um salário que não teriam em nenhuma outra carreira da função pública.
ResponderEliminarEste sr.(nem mereces que te tratem por senhor) é um assalariado de algum dos sindicatizinhos pequeninos em visão e atitude, como dizia o blog de ontem...
ResponderEliminarMetes-me nojo, vires para aqui com essa cassete estilo PCP... Só pode ser isto e mais nada... Têm vergonha e Lembra-te que és OFICIAL DE JUSTIÇA e só não te chamo cão por causa disso... Atenção, os cães são muito dignos e nobres ao contrário de muita gente bipede que anda neste blog a estabilizar..
Digo.,destabilizar
ResponderEliminarOutra vez... desestabilizar
ResponderEliminarIsto é riquíssimo!!! É uma amostra muito fiel do quadro social dos elementos que compõem esta carreira. Muita presunção, muito ódio, muita altivez, parco conhecimento, comodismo, iliteracia e, pior de tudo, muita aceitação com as constantes violações da lei a que assistimos ao longo dos anos, principalmente quando nos beneficiam.
ResponderEliminarPergunto: Quem beneficia, do que conhecemos, este miseravel acordo? - Secretários, escrivão e pseudo escrivães (os tão conhecidos e amados da administração - interinos); Os colegas que estão em situação de ingresso recente, pelo menos até 2028. Todos os demais, indpendentemente do percurso profissional, das suas capacidades e competências, relegados para o molho - tecnicos de justiça. Sendo, para muitos, a valorização salarial o mais importante, não se percebe como pode este acordo ser fantastico se, apesar de outrora ter sido linha vermelhas inultrapassavel e está até prevista em lei, a integração nos moldes acordados traduz uma diminuição na massa salrial. Por outro lado, o aetigo que faz referência a disponibilidade e horas extraordinárias é manhoso e vai ser interpretado a bel prazer de quem quiser (magistrados) para prolongar trabalho para além da hora, como todos bem sabem já que, infelizmente, como se vê por aqui, somos uns "mansos", fortes com o colega do lado e covardes perante magistrados, e outros que hierarquicamente estão acima de nós. O reposicionamento nas novas tabelas também é no sentido de "juntar" diversas categorias e em diferentes escalões num só "saco", o que implica que, nesse novo "saco", nem todos tem a mesma valorização salarial. E sim, também acho que não estão a ser cumpridos os formalismos legais. A pergunta que fica é: Fechamos os olhos só desta vez? E da próxima? Por fim só uma correcção - quanto à alteração dos movimentos anuais de 3 para 1, ao contrário do que aqui se diz, os sindicatos foram auscultados, anuíram à alteração, concordando com ela e até, nas palavras do grande profeta que nos guia "considerei uma boa ideia", olvidando que o que foi proposto e aceite implicaria uma permanencia, no minimo, de 3 anos aos contrário de 2 anos. O grandissímo trabalho que esta ministra está a fazer, para alguns, também é fruto da falta de competencia e de qualidade dos representantes sindicais que temos, Só espero que os eleitores lousanenses sejam mais esclarecidos que os OJ.
Bons dias.
ResponderEliminarVejo muita gente a atacar o mensageiro e não o texto que levou a escrever a mensagem.
Goste-se ou não desta página, faz um trabalho que outras entidades deveriam também fazer.
Pelo menos, expõe a sua opinião e cada um é livre de concordar ou não.
Agora gostaria de ver era a opinião sobre as virtudes ou falta delas do projeto do decreto lei e isso não vi até agora.
As respostas acima são para o desorientado das 08:23
ResponderEliminarResposta ao comentário das 09:43 = O artigo de hoje apresenta factos e interpreta-os, obviamente, desde o ponto de vista da sua autoria e não desde o ponto de vista dos sindicatos ou do Governo ou de qualquer outra entidade e não se trata do conteúdo, mas apenas da forma da sua aprovação, isto é, do circuito legislativo, é isso que se aborda, independentemente do conteúdo ser bom ou mau, o artigo de hoje versa apenas aquilo que consideramos ser uma ilegalidade se não percorrer o circuito legalmente estabelecido.
ResponderEliminarResposta ao comentário das 09:43 (Rei dos Adjuntos) = O autor do blogue não tem dificuldade nenhuma em lidar com críticas e prova disso é que nunca (nunca) tem intervenção em nenhuma crítica, apenas responde quando é chamado a responder e é diretamente referido ou interpelado, como o foi hoje e apenas hoje. Nos outros dias, mesmo com manifestações de opiniões contrárias, como sucede diariamente, nunca (nunca) se responde.
ResponderEliminarNo que diz respeito à "imensa violência" na resposta, convém esclarecer que tal só sucede em reciprocidade, isto é, quando o comentador usa de "imensa violência" idêntica. É falso que sempre se responda sempre com a dita "imensa violência", uma vez que tal se ocorre, se estiver atento, com determinados comentários e não com todos, como alega.
Resposta ao comentário 09:58 = O autor não se sente envergonhado pelas respostas dadas, porquanto são dadas num registo de reciprocidade. Se o nível é baixo, a resposta também o poderá ser. A resposta é dirigida àquele, tal como esta é dirigida a este. É inadmissível que qualquer um possa dizer os maiores disparates sobre o blogue ou seus autores e estes nada possam responder ou devam responder com elegância. Não, podem responder como quiserem e, no mesmo nível de registo, pois nessa sintonia poderá suceder que seja compreendida a mensagem
ResponderEliminarResposta ao comentário das 10:29 = O artigo de hoje apresenta factos e interpreta-os, obviamente, desde o ponto de vista da sua autoria e não desde o ponto de vista dos sindicatos ou do Governo nem de qualquer outra entidade e não se trata do conteúdo, mas apenas da forma da sua aprovação, isto é, do circuito legislativo, é isso que se aborda, independentemente do conteúdo ser bom ou mau, o artigo de hoje versa apenas aquilo que consideramos ser uma ilegalidade se não percorrer o circuito legalmente estabelecido.
ResponderEliminarConsidera o comentador que o proposto é bom, que esta equipa ministerial é boa, etc., ótimo, não é isso que está em causa, trata-se apenas da ilegalidade do aspeto formal do circuito legislativo. E não há ideologia, mas factos.
ResponderEliminarForte ataque do sindicato mais representativo ao blog no dia de hoje...
´
Resposta ao comentário das 10:29 = Não, não é mentira. O facto de não encontrar, por não ter tal capacidade, não significa que não existe, significa apenas que não encontra e, por isso, concluir que é mentira é uma falsidade que apenas polui.
ResponderEliminarQuanto ao facto da página só servir para atear fogos e gerar discórdia, ficamos muito orgulhosos por essa consideração, ainda bem que considera que isto serve para algo.
Quanto às demais considerações, como as apelidadas parvoíces que aqui vem ler, a ideologia, o anonimato, etc., são apenas um chorrilho de palermices que não merecem apreciação.
ResponderEliminarPARA
E onde diz que SIADAP não será implementado?
Porque não esclarecem isso?
Estão a esconder o quê?? e porquê??
ResponderEliminarAndam a esconder!
vergonha!
Estou prestes a deixar de ser sindicalizado
E a reforma?
ResponderEliminarOs escalões congelados?
sim senhora, bom comentário, subscrevo na integra
ResponderEliminarVou manter por mais um tempo o seguro jurídico no sindicato. Vai fazer jeito para recorrer à justiça e para intentar açõesa todos os sacanae que participaram nos. "Encontros mediatos de III grau"..... Sem prejuizo da justica das Caldas.....
ResponderEliminarObrigado ao autor do blog por tudo o que tem feito pela n/classe profissional. Não teria nem metade da sua paciência para aturar a quantidade de comentários alucinados que vão surgindo por aqui. Hoje então... mais uma vez, obrigado, e p.f. não desista. Mesmo os que entre nós abusam de cogumelos fora de prazo precisam deste blog.
ResponderEliminar
ResponderEliminarEnquanto não me pagarem o tempo devido de provisório,
estarei de baixa.
Vão roubar outros.
O que devia ser ilegal é as pessoas a tentar consecutivamente que a carreira não ande para a frente.
ResponderEliminarAinda se perguntar porque nos últimos 20 anos foi só perder e nada ganhar.
Já aqui disse e volto a repetir . São claramente parte do problema
Eu voto em quem quiser
ResponderEliminare pode ser no chega que muitas virgens ofendidas dizem não gostar, mas são como eles ou piores.
Todos os partidos estiveram ou estão envolvidos em processos de corrupção, pedofilia e afins.
TODOS
aGORA VIREM ARMAR-SE EM VRIGENS ATACANDO QUANDO DEVIAM COMPRAR UM ESPELHO
Acordo de injustiça
ResponderEliminare que a medio prazo acaba com a carreira
não há motivação para progredir
fiquem com o nivel
eu quero nivel 0 ou 1
que vale o nivel II se dinheiro mal chega para renda de casa??
ResponderEliminarEste blogue para mim é uma biblia.
Grande trabalho meritório que faz.
Obrigado mesmo!
Deves ser administrador ou andas a lamber qualquer coisa a um.....
ResponderEliminarTT
Bem haja mesmo!
ResponderEliminarcontra a escuridão!
Carreira morreu.
ResponderEliminarE quem diz que este artigo não se vai manter?
ResponderEliminarPelo que se ouve, haverá o estatuto velho a vigorar, com as alterações do acordo.
Ou seja, dois estatutos
Só anda para a frente quando se reformar, aposentar.
ResponderEliminar
ResponderEliminarSim, quando pagam o que devem?
25 anos de dinheiro que devia estar no nosso bolso?
nem nisso falam!
aldrabões
Realmente!!! Devia ser só para "pessoas de bem":
ResponderEliminarCONCORDO
ResponderEliminarComentário das 10H11! Mas qual valorização!?? Onde é que está? Cerca de 100 euros para milhares !? Estás a gozar, ou quê?!
ResponderEliminarBem, hoje o ataque ao blogue e aos seus autores, é fortíssimo.
ResponderEliminarQuem será??????
Mas, curiosamente, ou não, nem uma palavra sobre o projeto de decreto lei.
Nem a Rússia atacou assim a Ucrânia........
Qual projeto, qual quê? Não encontro um argumento válido ou não dos defensores desta porcaria de acordo/estatuto. O que vejo é gente acrítica e seguidista a tentar limpar ou a esconder a incompetência e falta de qualidade dos dirigentes "sindicais" que nos representam. É por isso que os "acólitos negacionistas" tentam desviar o foco para a mensagem. Argumentar a favor do acordo? Como podem fazer isso se não há argumentos que o sustentem?
ResponderEliminarSr. Bloguer, se possível, por favor informe:
ResponderEliminarComo já foi confirmado pelo SOJ, no Domingo aconteceram duas reuniões com a tutela, uma durante a madrugada.
Terão apresentado um documento aos sindicatos, o qual, após, discussão terá sofrido algumas alterações, como também se infere das várias mensagens trocadas pelos sindicatos.
O documento apresentado será o documento final, após tais alterações, ou o que a tutela apresentou antes das referidas reuniões .
Se estiver na posse de algum esclarecimento que possa prestar., agradeço.
Obrigado, e continue com o bom trabalho em, prol de todos. Não ligue a criticas destrutivas. Quem não gostar que não leia e não entre na publicação.
Força e abraços.
Colega eu não sou sindicalizado!
ResponderEliminarSe o colega endereçar o voto no Chega é livre de o fazer.
ResponderEliminarAssim como eu sou livre de pensar que o colega, dando o seu apoio a um determinado partido que no caso e na minha modesta opinião é xenófobo, misógino, discriminador, intolerante, extremista, populista, irresponsável e hipócrita posso assim entender que o colega se revê nesta adjetivação.
Aliás, muito recentemente até referiu estar mais certo na posição que tomou que Jesus Cristo, só faltava dizer que era Deus!
Enfim ... para quê perder tempo a explicar ...
Respeito a sua opinião com a qual não concordo de todo.
ResponderEliminarNão é por alguém me tentar "matar" que me legitima a mim que "mate", essa reciprocidade, de dente por dente , olho por olho, como a lei de Talião (a pessoa que fere outra deve ser penalizada em grau semelhante ) a mim não me serve pois que a ser assim andávamos todos à porrada.
Acho que o colega (não sei se o é) tem outro nível e educação, que é bem patenteada nos textos que escreve, para não cair nessa armadilha!
ResponderEliminarComo se refere no artigo de hoje este documento foi apresentado e divulgado por Oficiais de Justiça, sem mais esclarecimentos, e não de forma oficial por nenhum dos sindicatos ou pelo Governo.
E o colega por acaso é licenciado ? (já agora eu sou)
ResponderEliminarOBRIGADO.
ResponderEliminarABRAÇO, E TUDO DE BOM.
Alguém sabe do SOJ?
ResponderEliminarPROMULGADO
ResponderEliminarPresidente da República promulga quatro diplomas do Governo (https://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2025/03/presidente-da-republica-promulga-quatro-diplomas-do-governo/)
37 paus de aumento, VERGONHA.
ResponderEliminarSegue amanhã para o SFJ o email de cancelamento de sócio. São mais uns euritos, que me fazem falta.
Escondeu-se com vergonha...
ResponderEliminaro nosso não está incluído. fake news.
ResponderEliminarlamento informar colega mas perderá dinheiro em sede de irs.
ResponderEliminarburroooo
ResponderEliminarhttps://www.presidencia.pt/atualidade/toda-a-atualidade/2025/03/presidente-da-republica-promulga-quatro-diplomas-do-governo-206086/
ResponderEliminarse trabalhas dessa forma, deves ser um grande OJ. nem o link sabes usar.
ResponderEliminarExcelente notícia a promulgação.
ResponderEliminarSemana histórica para os oficiais de justiça!
falta ver o conteúdo do diploma
ResponderEliminarentão colega e qual é o problema? ainda bem que entraram os 570, são muito bem vindos aos tribunais. vão ficar o mesmo que eu que já estou há 10 anos e mesmo assim não estou invejoso. As maiores felicidades a esses colegas. Não têm culpa de terem entrado no melhor momento possível.
ResponderEliminarNão se esqueçam da integração do SRP, é o melhor do D.L.!
ResponderEliminarAnos a pedir a integração do SRP. Vale de muito, realmente...
ResponderEliminarFoi promulgado hoje, segue para publicação em DR. Isso quer dizer que entra em vigor daqui a 5 meses (120 +30 dias) o que calhará em meados do mês de agosto. Com centenas de pessoas que iriam mudar de escalão, sendo que muitas delas do 3 para o 4 escalão de adjunto (que é "só" o segundo maior aumento de escalões da ainda atual tabela remuneratória e sendo que todos os atuais 3 escalões da categorias foram das mais afastadas., a perda salarial é imensa e altamente frustrante. É de uma injustiça "gritante"
ResponderEliminarHistórica pela desmotivação criada, pela instabilidade e divisão criadas? se foi por isso foi de facto histórica!
ResponderEliminarÉ verdade! até nisso há centenas de Oficiais de Justiça que vão ser prejudicados!
ResponderEliminarÉ incrível o nível de amadorismo e incapacidade negocial que os sindicatos tiveram sem acautelar situações que qualquer pessoa via que deviam ficar asseguradas antes de o acordo ser fechado!
se estávamos tão bem, porquê que estávamos em greve há 20 anos? era melhor ficar tudo na mesma?
ResponderEliminarNão perde nada, é inócuo...
ResponderEliminarEu vou fazer o mesmo, não ficaria de bem com a minha consciência, depois da traição efetuada a uma categoria que já deu muito por esta carreira.
É uma vergonha e falta de respeito pelos anos que esta categoria deu aos tribunais.
Os Srs. adjuntos a exercerem funções no Sindicato deviam ser obrigados a regressar aos tribunais amanhã.
Eles acordaram nisto porque sabiam que estavam a salvo. VERGONHA.
ResponderEliminarOuvi dizer aqui na secretaria que há dois ou três colegas a tratar da papelada para se criar um novo sindicato. um sou um dos primeiros a aderir.
ResponderEliminartenho um nome. sindicato dos ex-adjuntos. façam isso rapidamente que eu tenho saudades das greves.
ResponderEliminarQuem disse que estávamos bem?
ResponderEliminarEste acordo até podia ter sido um bom acordo se fosse bem negociado pelos sindicatos.
A revolta de grande parte dos Oficiais de Justiça prende-se com questões específicas que podiam (e deviam) ter ficado acauteladas antes de assinarem o acordo.
O que me espanta é que haja colegas que não compreendam a injustiça que é fazer a transição para a nova carreira sem lhes ter sido contabilizado o tempo de serviço enquanto provisório, enquanto que outros já beneficiam dessa contagem de tempo.
Que não compreendam a injustiça que é ver uma transição para uma nova carreira ocorrer literalmente a meia duzia de dias de subir de escalão, que lhe permitiria transitar para um nivel remuneratório superior.
Os sindicatos ou foram incompetentes ou agiram de má fé, há Oficiais de Justiça que vão lesados em centenas de euros por mês e acham que ainda devemos andar todos contentes e motivados?
Continua a olhar para o teu umbigo
ResponderEliminarestou solidário.
ResponderEliminarPartilhem contactos, até para intentar ação conjunta.
ResponderEliminarIdes todos chegar ao último escalão ou ser escrivães ou secretários. Bom acordo
ResponderEliminarHoje os senhores dos sindicatos estão muito aplicados a tentar denegrir este blog e o seu autor (nada de novo).
ResponderEliminarTivessem eles sido assim tão ativos e competentes na negociação a acautelar situações que deviam ter ficado logo asseguradas no acordo e estaríamos todos bem mais tranquilos, mas enfim, a mesquinhez não dá para mais!
Sim toca a pensar nisso e a arranjar apoio técnico e jurídico.
ResponderEliminarCom o dinheiro que vamos poupar nas cotas, dá para pagar ao advogado e para propor a ação (talvez avançar já com providência cautelar).
O presidente da república, professor de direito, terá promulgado um diploma ilegal???
ResponderEliminarNa ideia do autor sim. Como o autor sabe tanto disto e o presidente da república sabe tão pouco.
O meu pedido para deixar de ser associado não vai para o SFJ, vai para o Carlos Almeida.
ResponderEliminarMarçal e Carlos Almeida sois farinha do mesmo saco.
Somos todos diferentes e somos todos iguais
ResponderEliminarFim da adjuntivite.
Grande trabalho dos sindicatos! Oj a ter mais 500 euros de aumento em início de carreira! Muitos querem ganhar o mesmo que os magistrados ou então não sei! Ja ficam com mais de 2000 euros de salário e querem sempre mais quando deviam estar contentes com o que têm e com o que conquistaram para quem chega....enfim...bela vitória! Agora têm que dizer como vai ser com as progressões salariais....movimentos....quem está no MP e no Judicial...como vai ser com os.movimentos? Deviam salvaguar carreiras nesse sentido...esperemos pela publicação e conteúdo integral do documento.. quanto ao colega do blog nem sempre concordo com a opinião e com o.que escreve como.foi o caso de hoje mas faz sem dúvida bom trabalho de informaçãosempre peremptório.
ResponderEliminarQual diploma ilegal?
ResponderEliminarEstou a ver que o artigo de hoje, destinado a criar confusão sem fundamento, deu resultado.
Parabéns aos sindicatos e à MJ por este dia histórico para a carreira dos OJs.
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades".
Bom trabalho a todos!
Aproveito para esclarecer uma dúvida.
ResponderEliminarDiga-me uma coisa, como ficará a situação de muitos colegas?
Eles concorreram antes de tudo isto, só com o 12º ano e curso em serviços jurídicos, tiveram nota positiva e ainda não foram colocados... Num próximo movimento, serão impedidos?
O que é feito à sua nota ( válida por três anos)?
Hiperventilação?
ResponderEliminarQueres uma lista de diplomas promulgados que depois vieram a ser declarados inconstitucionais?
ResponderEliminarDeixa decm ser básico
Eu não fico com mais de 2000€ por mês e sou Oficial de Justiça há 26 anos... Muito menos tenho 500€ de aumento muito pelo contrário. Deixa de olhar para só para o teu umbigo
ResponderEliminarContinuam a ser teus colegas... E certamente irás precisar mais deles do que imaginas
ResponderEliminarÓ colega, deixe de ter ilusões que já não deve ter idade para isso e as frustrações fazem mal à saude.
ResponderEliminarAh ah ah!
ResponderEliminarDeve precisar deve.
Não será antes ao contrário?
Bravo!
ResponderEliminarOlhe que não. É cá uma dificuldade fazer chamadas e mandar sentar pessoas nas cadeirinhas! Ui ui
ResponderEliminarAcho que vou ter saudades das bulhas neste blogue.
ResponderEliminarAgora que o essencial das negociações e alterações legislativas esta concluído, o que se vai discutir aqui?
Falar de gajas é melhor não que estão em maioria.
Isto vai ser uma seca.
Os técnicos de justiça que entraram nos últimos anos, com quase €500 de aumento bem que podem mandar fazer uma estátua do Dr.Carlinhos e do camarada Marçal.
ResponderEliminarFoi mesmo bingo!!
E mandar cartas com um despacho anexo enquanto se bebe um café ? extremamente complexo.
ResponderEliminardesde que continue a ganhar mais que tu, quere que vás tomar...
ResponderEliminarisso é só inveja
pela minha parte vão ter que dar ao pedal....
ResponderEliminarpalhaços
ResponderEliminarSe é essa a sua noção do trabalho numa secretaria judicial, certamente que se irá sair bem! Talvez seja melhor deixar-se ficar pelo ligar do botãozito das vídeoconferências...
ResponderEliminarContem com mais um
ResponderEliminarQue lhes vão pedir agora para se filiarem como associados, já que todos outros os vão mandar dar uma curva ao bilhar grande, pode ser que tenham sorte ... Ou talvez não!
ResponderEliminarFiquei agora aqui a saber , que as funções a desempenhar são tão complexas que o que mereciamos era o grau 5 quiça o grau e com uma bocadinho de sorte se ainda carregarem no botão de ligar o microfone ou fizerem um conta de somar teremos de certeza o grau 7...
ResponderEliminarQue p... de classe....
Cambada de inbejosos...
Escrivã auxiliar mais de 11 anos como auxiliar, iria subir de escalão em Novembro, já não vou subi, conclusão? A partir de Novembro ganho menos 42€ e fico a ganhar o mesmo de quem está a começar agora 🤷 já para não esquecer que em Novembro de 2028 iria subir de novo, mas agora não, só lá para 2032. Aí e tal tem suplemento(5€ hora), continua o problema de desaparecer a qualquer momento e agora temos mesmo de ficar.
ResponderEliminarVamos todos chegar ao último escalão ou ser escrivães ou secretários. É motivo de festa não é de tristeza. O
ResponderEliminarDeixa lá isso. O que interessa é que agora tens grau e é o 3 e tens uma carreira, até agora nada tinhas. Alegria
ResponderEliminarAinda tens essas dúvidas todas, nada temas. Os sindicatos que tanto prezas trataram disso tudo. Nada temas. Confia
ResponderEliminarResposta ao comentário das 18:04:
ResponderEliminarPor incrível que lhe pareça, sim, ainda assim, continuamos convencidos da ilegalidade da aprovação e promulgação do diploma.
Embora não tenha a haver diretamente com o tema, alguém sabe explicar porque o pessoal que foi promovido em 2017 só viu contabilizados 36 dias de recuperação do tempo que foi congelado? E já agora, os colegas que foram promovidos em 2019 viram o tempo (2 anos, 1 mês e 6 dias) todo devolvido ? obrigado a quem souber responder
ResponderEliminarRealmente não, mas até 2028, com os aumentos mínimos já aprovados pelo governo com a FESAP, à excepção do 1 escalão dos oficiais de justiça , toda carreira irá auferir mais de 2000,00€ (subsídio de disponibilidade incluído).
ResponderEliminarFace aos aumentos verificados noutras carreiras, não é fabuloso, mas também não é assim tão mau.
E mesmo o primeiro escalão estará praticamente nos 2000,00
Claro que tem tudo a ver com o tema. Todos os assuntos têm que ver com a carreira, portanto, tudo está relacionado.
ResponderEliminarEssas recuperações diferenciadas têm a ver com o que ficou previsto no Decreto-Lei nº. 65/2019 de 20MAI.
Da mesma forma que desconhecia que não podia influenciar favores no SNS aos amigos do filhinho?
ResponderEliminarInformação errada. Eu fui promovido em setembro de 2019 e não tive um único dia recuperado do tempo de serviço congelado
ResponderEliminarO Colega, isso é falso o que diz, pois a mim só contabilizaram os primeiros oito meses em Junho de 2019,ainda era Auxiliar. Em Setembro desse ano fui promovido a Adjunto e desde essa data, não tive mais qualquer reposição de tempo, ou seja o restante que no meu caso será de 18 meses e seis dias que me faltam. Percebeu?
ResponderEliminar