Conselho de Ministros aprovou ontem um desconhecido projeto de diploma do Estatuto dos Oficiais de Justiça

NOTA: No final do artigo foi inserida uma atualização com referência às 12H08 de 11-03-2025.


      Foi levado ontem a Conselho de Ministros uma proposta de diploma que ficou aprovada e que, até à hora de fecho desta edição de hoje, ainda não se mostrava claro que tipo de projeto de diploma foi aquele que o Conselho de Ministros aprovou.


      E questionam-se os Oficiais de Justiça:


      -1- Será que foi aprovado um projeto de diploma equivalente ao acordo firmado há dias?


      -2- Será que foi aprovado um projeto de diploma equivalente ao acordo firmado há dias, mas com uns aditamentos, também acordados com os sindicatos, isto é, com um novo acordo aditado, designadamente, correções sobre os grandes desfasamentos salariais?


      -3- Ou será que aquilo que foi aprovado é, afinal, a totalidade do novo Estatuto?


      Sabem os sindicatos daquilo que foi l0evado a Conselho de Ministros, uma vez que participaram no novo acordo de aditamento, mas, mais uma vez, de costas voltadas aos Oficiais de Justiça, nada comunicaram.


      Relativamente ao Governo, apenas se encontrou ontem à noite uma publicação no Facebook do Ministério da Justiça que diz apenas o seguinte:


      «Promessa cumprida: o Governo aprovou hoje, em Conselho de Ministros, o Decreto-Lei que revê as carreiras dos Oficiais de Justiça, algo que não acontecia há 26 anos.


      Este diploma cria a carreira especial de Oficial de Justiça, define a nova estrutura remuneratória e as regras de transição da antiga carreira para a nova.


      O acordo, fechado com os sindicatos a 26 de fevereiro, põe fim a protestos laborais de longa data, incluindo a greve às horas extra que durava desde 1999.»


      Salta-nos logo à vista o disparate que o Governo, designadamente o Ministério da Justiça, produz quando diz que foi agora – vejam bem: foi agora – que criou a “carreira especial de Oficial de Justiça”, o que, desde logo, é falso, porquanto a dita carreira especial já existe há muitos anos e não foi agora classificada como carreira especial (veja-se, por exemplo, o artigo 84º da Lei n.º 35/2014 de 20JUN - LGTFP).


      Mas salta também à vista a afirmação que o dito diploma aprovado, não só define a nova estrutura remuneratória, aliás, como já constava da tabela do acordo de 26FEV, mas também “as regras de transição da antiga carreira para a nova”.


      Ora, isto indicia que estamos perante uma proposta de diploma muito mais abrangente que não está circunscrita àquele acordo de 26FEV firmado com os sindicatos e que é conhecido dos Oficiais de Justiça.


      Trata-se, sem dúvida alguma, de algo mais completo, aditado, ou mesmo da proposta global do Estatuto na sua totalidade.


      Como é natural e tão habitual, os Oficiais de Justiça continuam a esperar por mais informação. Quando terão direito a saber mais?


      Perante assunto de tamanho relevo, os sindicatos não podem continuar a esconder aos Oficiais de Justiça absolutamente nada, ainda que, erradamente, tenham assumido o secretismo com o Governo.


      Aos Oficiais de Justiça já não interessa agora se a culpa da queda do Governo é de A ou de B, porque aquilo que é mais relevante para a vida destes sete mil e pico trabalhadores é como se desenhará e se desenvolverá a sua profissão doravante.


      Após uma espera de tantos anos e depois de tantos anos de incansáveis lutas, é simplesmente injurioso que os Oficiais de Justiça sejam assim renegados, não pelo Governo, mas pelos seus próprios sindicatos, para um segundo ou terceiro plano, sonegando informação tão relevante aos seus associados e, claro, a todos os Oficiais de Justiça que estiveram e vão continuar a representar, uma vez que à mesa das negociações não representam apenas os seus associados.


ATUALIZAÇÃO:
      Às 12H08 de hoje, foi publicado o comunicado do Conselho de Ministros, relativamente àquilo que ontem foi aprovado e, relativamente aos Oficiais de Justiça, consta apenas a seguinte menção:
      «É criada a carreira especial de Oficial de Justiça e a respetiva estrutura remuneratória, valorizando os profissionais. A nova carreira reduz de sete para duas as categorias: Escrivão (categoria com funções de chefia) e Técnico de Justiça. São também criados dois cargos de chefia: Secretário de Tribunal Superior e Secretário de Justiça.»


Acordo20250226-SFJ+SOJ+Gov2.jpg


      Fontes: “Comunicação MJ no Facebook”, “Vídeo Comunicado do Conselho de Ministros” e “Notícias ao Minuto” e “Página dos Comunicados do Conselho de Ministros”.


20250310-Facebook-MJ.jpg

Comentários

  1. Pensavam que a queda do governo ia manter tudo como estava.
    Pois é desta vez não foi suficiente 

    ResponderEliminar
  2. Deves andar encostado 

    ResponderEliminar
  3. Aguardo um comunicado dos Sindicatos a esclarecer o que se passou e o que afinal (de forma concreta!!) foi aprovado.


    Saber pelo Facebook do Ministério da Justiça parece-me (sem ironia) que não será o mais correto.


    Aguarda-se, tão breve quanto possível, um esclarecimento Sindical!

    ResponderEliminar
  4. Muito bem!👏

    ResponderEliminar
  5. Eu no próximo mês já vou ter uma valorização salarial, vou deixar de ser sindicalizado

    ResponderEliminar
  6. Se o que foi aprovado são alterações ao estatuto então nao foram cumpridas as regras aplicáveis. Nem deve ser promulgado sequer 

    ResponderEliminar
  7. ANÓNIMUS11/3/25 09:17

    A base estruturante do diploma è com base no acordo celebrado, penso que não poderia ser de outra forma e não vejo os Presidentes dos sindicatos deixarem passar algo de mau para a classe.


    Aguardemos pela redação do documento na sua integra.

    ResponderEliminar
  8. Esta ministra já fez mais por esta carreira do que outros que lá estiveram anos e anos.

    ResponderEliminar
  9. valorização?
    120€ com impostos em cima?
    ficas com papo seco




    e só lá para o fim do verão

    ResponderEliminar


  10. Viva o papo seco de 120€ com impostos em cima.
    E aumentos de 8 em 8 anos se for SIADAP


    tudo feliz pelo nivel


    tristes

    ResponderEliminar
  11. Falso. Não fale do que não sabe.

    ResponderEliminar
  12. A maioria tem saudades do Morgadinho e do seu saudoso estatuto. Mereciam levar com o grau 2 e ver os licenciados em direito passar-lhes em cima.

    ResponderEliminar
  13. A maioria quer é aumentos salariais mas sem qualquer alteração da sua vidinha.
    Felizmente tudo indica que a necessária reestruturação desta vez tem pés para andar.
    É esperar para ver, mas sem dúvida que quer os sindicatos, quer a MJ estão de parabéns pelo primeiro passo dado.

    ResponderEliminar
  14. O mail já está elaborado...agora é só aguardar pela publicação.

    ResponderEliminar
  15. Tio Rabugento11/3/25 10:17

    Aproveito para esclarecer uma dúvida.


    Diga-me uma coisa, como ficará a situação de muitos colegas?


    Eles concorreram antes de tudo isto, só com o 12º ano e curso em serviços jurídicos, tiveram nota positiva e ainda não foram colocados... Num próximo movimento, serão impedidos?


    O que é feito à sua nota ( válida por três anos)?

    ResponderEliminar
  16. Tia Katarina11/3/25 10:19

    . Deixa a pinga amigo.

    ResponderEliminar
  17. Falso? então diz o que é falso.
    Engraçado uns saberem e esconderem o que sabem!
    Tristeza

    ResponderEliminar
  18. Eu quero grau I
    Cago para o teu nivel e licenciatura de bolonha.
    E sou licenciado, quero é o money que me faz falta. Não acordos de papo secos.

    ResponderEliminar
  19. Esqueceste o grau e o prestigio 

    ResponderEliminar


  20. Como se progride na carreira?
     ninguém questiona?
    Algo importantíssimo e nada de nada.
    Acomodados de merddddddddddd

    ResponderEliminar
  21. Apoiado.... 
    Caros Colegas Adjuntos, Auxiliares e Outros que se identifiquem com isto. " se não houver reestruturação para os Ajuntos  ou se olharem para nós como carne para canhão, DESFILIEM-SE DOS SINDICATOS, pois eles deixaram-se politizar para benefício de ALGUNS... SÃO UNS VENDIDOS... URGE A NECESSIDADE DE UM NOVO SINDICATO, LIVRE E INDEPENDENTE... 

    ResponderEliminar
  22. Auxiliares que concordam com isto tudo a filiar.

    ResponderEliminar
  23. Tia Katarina11/3/25 11:15

    Segredo. 
    Só saberá depois de uma reunião em Fátima. 

    ResponderEliminar
  24. Progressões?
    Então não lhe chega o GRAU e o Prestígio?

    ResponderEliminar
  25. És mais um a pensar só no seu umbigo... desprovido de sentido crítico...EU NÃO ESTOU CONTRA OS AUXILIARES... enfim,..És um ACÉFALO... 

    ResponderEliminar
  26. Eheheheheh 


    Grau e prestígio e ainda querem progressões?


    Eheheheheh


    ResponderEliminar

  27. Pois...


    Em todas as carreiras foi exigido a mais.


    Aos bombeiros para terem aumentos tinham que apagar mais fogos?
    Aos GNR/PSP para terem aumentos tinham que deter mais gente, ou estar mais na rua, ou mais na estrada em fiscalização?
    Aos enfermeiros para terem aumentos tinham que dar mais injeções?
    Aos das Forças Armadas para terem aumentos tinham que fazer alguma coisa de diferente da sua atual excelente vidinha (conheço pessoalmente casos para o afirmar!).
    Aos do INEM para terem aumentos tinham que colocar umas asas para acorrer mais rapidamente às urgências?


    Mas calma!
    Com os O.J. vamos mas é rebentar com a carreira, pagar uma miséria a mais do que já recebem e exigir ainda mais daqueles desgraçados...
    Tristeza de carreira!!

    ResponderEliminar
  28. Fui buscar notícias na página do SFJ e do SOJ e não encontrei nada.
    No SFJ vi uma convocatória para uma reunião num "Hotel" em Fátima (será neste local por ficar a meio caminho?!) constando da ordem de trabalhos a "Apreciação do Acordo com o Governo, assinado a 26 de fevereiro de 2025" (ponto 5).
    Muito gostaria de estar presente para, in loco, apreciar o dom de retórica (e de convencimento) do signatário de tal acordo.
    Ontem, com a notícia da queda do Governo bem pensei que ia ficar tudo em "águas de bacalhau" (que como todos sabem são descartadas, jogadas fora, pois não servem para nada apenas fedem mais com o passar do tempo).
    Mas não é que desta feita a  coisa vai mesmo para a frente!
    É preciso reconhecer o mérito a quem o tem  e esta senhora Ministra é de longe aquela que mais fez pela nossa classe, distanciando-se a léguas daquelas pessoas que a antecederam nas funções (mais inertes que um calhau e que ao longo de 9 anos nada fizeram por nós, deixando-nos a definhar).
    Já estou saudoso desta equipa e ainda não deixaram o seu lugar, e dos que a antecederam nem deles me quero lembrar - fizeram mal, muito mal a todos nós!

    ResponderEliminar
  29. Os Sindicatos por acaso sabem o que foi aprovado no Conselho de Ministros?
    Tenho ideia que desconhecem. É SEGREDO? 

    ResponderEliminar
  30. As outras careiras não estavam a rever o estatuto.
    não percebe a diferença?

    ResponderEliminar
  31. E agora como serão os movimentos? Só transferências ou nem isso? 

    ResponderEliminar
  32. Excelente observação.
    Vão ao Pingo Doce e pagam as compras com grau e prestigio....
    Muito bom

    ResponderEliminar
  33. Meus Caros, não se percebe tanta tristeza ou estranheza...
    Uma luta sindical que obteve os seus frutos e pela qual nos devemos regozijar, pois conseguiram acabar com a carreira.
    Mil vivas ao Sindicato pelo respeito que teve nesta negociação por todos os que por 15, 20, 30 anos andaram de malas às costas para tentarem um promoção e agora que poderiam ter um pouco de descanso, começam com uma enorme de felicidade a preparar o seu regresso às salas de audiência para a realização de audiências que tanto nos apraz. Vejam sempre o lado positivo, temos de nos manter ativos fisicamente ainda que a mente, já cansada, não ajude...eu estou muito feliz por tudo, nomeadamente pela "despromoção".
    Um enorme bem-haja ao sindicato por zelar pela saúde de todos nós   

    ResponderEliminar
  34. Adolfo Dias11/3/25 12:19

    Serão reduzidos ou quase inexistentes.
    A junção de uma só carreira, nivelando por baixo, faz com que o pessoal transite de um lado para o outro dentro da comarca e dos vários serviços, MP e Judicial, o que vai originar a colocação do pessoal onde fizer falta, sem olhar onde estão e que categoria têm.
     Agora os administradores judiciários irão ter liberdade de colocação onde bem entenderem, sejam adjuntos ou auxiliares.
    Se trabalhou numa empresa multinacional, a ideia será quase parecida.
    São estes pormenores, para além de outros que irão ocorrer, que vai gerar a desmotivação e o ficar no lugar até cair de velho.
    Quem saiu para fora da sua área de residência para subir na categoria, vê-se na contingência de ficar ali por inúmeros anos.

    ResponderEliminar
  35. Qual é a parte do nosso aumento inferior às outras carreiras que não percebe?


    Como mero exemplo, veja o que se passou com os bombeiros sapadores.  +379€/mês x14

    ResponderEliminar
  36. muitos parabéns pelo papo seco comparado com as outras carreiras


    e aumento de 8 em 8 anos


    parabéns
    marmita e papo seco

    ResponderEliminar
  37. Finalmente o segredo de justiça funcionou nos Tribunais, ninguém sabe de nada, nem a comunicação social. 

    ResponderEliminar




  38. PORQUE SINDICATOS INCENTIVARAM A PROMOÇÕES A ADJUNTOS QUE SAIRAM DE CASA??


    E AGORA??


    QUEM NUNCA SAIU DA SAIA DA MAMÃ É QUE GANHOU


    TUDO POR CAUSA DO INCENTIVO DOS SINDICATOS,


    QUE NOME TEM ISSO???


    CANALH.................................

    ResponderEliminar
  39. Já tenho saudades das reflexões semanais do Dr. Marçal (técnico superior de justiça ou técnico de justiça superior ?) no CMJornal e que alegremente publicava no facebook do sindicato 

    ResponderEliminar
  40. Meu caro(a), não me vê aqui estar contra nenhum auxiliar, mas apenas a constatar um facto, pois ao final de 20 anos teria que haver outro tipo de respeito. como tal acéfalo é V.ª Senhoria, pois certamente estará feliz com a solução concertada entre Ministra e Sindicato 

    ResponderEliminar
  41. E o senhor (a) deve estar a pensar no umbigo dos outros certeza.

    ResponderEliminar
  42. E TU ex-ADJUNTO?
    AINDA VAIS CONTINUAR FILIADO NO SINDICATO?

    ResponderEliminar
  43. Não tenhas,... Pois este sr Vendeu-nos... Com esta gentalha que o acompanha e que chegaram longe mais sem passar pelos degraus da promoção...
    São os iluminados da Carreira... Isto é ridículo,"... foi criada a nova carreira de Oficial de Justiça..." mas só se for a nova carreira dos OJ criada pelos sindicatos de Me--a que temos... DESFILIEM-SE MASSIVAMENTE... TENHAM ATITUDE... 

    ResponderEliminar
  44. rei dos mercedes11/3/25 13:27

    Se o Estatuto for promulgado com a implementação do SIADAP e sem auscultação dos filiados, já sabemos que a valorização e progressões findaram até ao fim dos tempos! A partir dessa data, funciona por cotas.
    Passou-se o mesmo há cerca de 23 anos nas carreiras da Administ. Pública no regime geral. Até aí, havia os assistentes administrativos, os assistentes administrativos principais e os assistentes administrativos especialistas e chefe de secção. Hoje como sabem, só há assistentes técnicos e a figura do coordenador. E as progressões são por cotas. Os mais bonitos, tem vantagem! Já na época os sindicatos negociaram sem auscultação dos filiados! Aqui, talvez se tenha passado o mesmo...

    ResponderEliminar
  45. Os mais bonitos??????? Estou fod..o!

    ResponderEliminar
  46. ser pensante11/3/25 13:32

    Ao das 12-48:
    Mesmo não achando  que o acordo agora da " carcaça" é benéfico para a maioria, pois só o é para alguns, tendo cortado a progressão na carreira, não percebo porque fala no incentivo dos sindicatos às progressões.
    Só quem quis concorreu para Escrivão Adjunto e muito mais quis, quem a toda a pressa, com menos anos de serviço, concorreu para longe de casa, para as ilhas, assim ultrapassando outros com mais antiguidade mas que nāo quiseram ir.  
    Então os Sindicatos é que têm a culpa? Obrigaram alguém a concorrer?
    Outra coisa vai ser o Governo que tem estado moribundo ( ontem à pressa quis fazer prova de vida) ,   mas  que em princípio hoje irá mesmo falecer e será outro próximo a ter que fazer alterações que melhorem o acordo da carcaça...

    ResponderEliminar
  47. Querem ver que o acordo <i>marçalmeida sub judice</i> afinal não foi a <i>marsalvação</i> da carreira mas apenas mais uma <i>marçaldrabice</i>..?!!

    ResponderEliminar
  48. Prezado Colega,... PERCEBEU MAL O MEU COMENTÁRIO... POIS ELE TEM HAVER COM O DAS 11:07,QUE PRESUMO SEJA DE AUTOR CONTRATADO PELO SFJ/SOJ...
    EU TAMBÉM SOU LICENCIADO E ESTOU-ME A CA---PARA O GRAU... QUERO É DIGNIDADE NA CARREIRA... SE ISTO CONTINUAR ASSIM NÃO QUERO QUE ME CHAMEM TJ,,SERIA UM INSULTO PARA A MINHA PESSOA, QUERO QUE ME CHAMEM ADMINISTRATIVO DE JUSTIÇA, É MAIS DIGNO... 

    ResponderEliminar
  49. qUERO QUE SINDICATOS SE FODDDD
    DEPOIS DE ME ANDAREM A ENGANAR PARA SAIR DE CASA!!!

    ResponderEliminar


  50. o SEU COMENTARIO É BOSTA, 
    CLARO QUE INCENTIVARAM A CONCORRER, DESIGNADAMENTE COM A AÇÃO EM TRIBUNAL!


    OU ÉS BURRRO  MESMO!


    NUNCA QUISESTE SAIR DAS SAIAS DA MAMA

    ResponderEliminar
  51. Percebo perfeitamente, conseguiram bem mais que nós sem lhes ser exigido nada. Os nossos sindicatos é que sempre incutiram esta idiotice de que para termos algo tinham que haver um novo estatuto, para nós tinha que ser assim, para os outros não foi preciso... continua a acreditar em tudo o que te impingem...

    ResponderEliminar
  52. Justiça ou injustiça, o que qlguns desejavam e outros sabiam que iria acontecer... Começou a guerra e a divisão dos OJ... Agradece-se ao Sr. Presidente do Sindicato dos Secretários, que mesmo sem trabalhar efeticamente num tribunal conseguiu algo que só ele viu como benéfico 

    ResponderEliminar
  53. És tão ridículo!

    ResponderEliminar
  54. E já agora tenho 30 anos disto... E sinto-me insultado por ESTA CANALHA... INCENTIVADA por ESTES SINDICATOS INCAPAZES E TENDENCIOSOS , que
     redigiram ESTA BOS-
    -DE ACORDO... 

    ResponderEliminar
  55. Ja somos dois, car ...





    Feinho que até mete dó.
    Estou lixado.

    ResponderEliminar
  56. Alguem sabe como a obstinação pode mudar a vida de 7000 pessoas?
    Perguntem aos Marçais desta vida... 

    ResponderEliminar
  57. Há sempre quem não seja acomodado... 

    ResponderEliminar
  58. A maior traição feita aos Oficiais de Justiça... Da parte do Governo não me surpreende agora da parte dos Sindicatos é uma baixeza da pior espécie por parte de quem, supostamente, devia encabeças a luta pela dignificação da carreira.... VERGONHA

    ResponderEliminar
  59. Mesmo... Todos reunidos.. 

    ResponderEliminar
  60. Calma pessoal. Depois do acordo dos "papos secos", do acordo em que os 2 sindicatos "venderam a profissão" para a transformar numa qualquer coisa que ninguém percebe, mas que, segundo os nossos "doutos" sindicalistas, vai ser ótimo. Para isso, só temos que aguardar pela reunião do "conclave", que já tem "oração marcada, nas proximidades do santuário de Fátima, onde tudo vai ser benzido, sendo, finalmente, revelada a luz a todos os OJ. " Ó homens de pouca fé, por que tendes medo?" - mateus 8:26-29. O S. Marçal e o S. Almeida levar-nos-ão ao paraíso, que só está ao alcance dos crentes. 

    ResponderEliminar
  61. O meu grande aplauso à sra.MJ pela iniciativa de conseguir concretizar esta reforma profunda em tão pouco tempo ( a entrar em vigor até ao verão) e a ambos os sindicatos por terem sido parte da solução de dignificação e valorização da carreira, tornando-se mais funcional, atrativa e  apta a prestar um melhor serviço de justiça ao cidadão.
    Sem prejuízo de ainda se ter que fazer ajustamentos nas regras de transição, esta é sem dúvida a reforma que os tribunais precisavam.

    ResponderEliminar
  62. Estás mal muda te, há por aí muita falta de mão de obra.
    Só faz falta quem quer abraçar esta reestruturação com gosto e espírito de serviço público.

    ResponderEliminar
  63. Tenho que dar a mão à palmatória. 
    O SOJ surpreendeu-me com esta postura responsável em nome da dignificação e atratividade da carreira.

    ResponderEliminar
  64. Vai mas é ler o teu novo conteúdo funcional.
    Se reparares até te deram mais responsabilidades.
    Ou só querias ganhar mais mantendo o rabo na cadeira?

    ResponderEliminar
  65. Vendeu-se pelo mesmo preço, queres tu dizer!!!!

    ResponderEliminar
  66. E se como eu, for feio, mas cheirar a cavalo? Alguma hipótese para mim???????

    ResponderEliminar
  67. Se bem percebi do comunicado do Conselho de Ministro, o que foi decidido foi:

    Ou seja, apenas 2 pontos: 
    - A estrutura remuneratória 
    - Reorganização da carreira.
    Não se fala em lado algum sobre o Estatuto. Portanto nada sobre movimentos, reforma e tudo o mais o que lhe está adstrito. 
    Por mim, a estrutura remuneratória é uma humilhação para todos, ou quase todos, porque há uns poucos que até vão receber o razoável. É lixo!!! 
    A não ser que os sindicatos tenham mais informações sobre a verdadeira implementação da nova tabela remuneratória e assim "calar a boca" a 99,99% dos utilizadores deste blog.  

    ResponderEliminar
  68. FOD.... os sindicatos

    ResponderEliminar
  69. O QUE SABEM OS SINDICATOS????? NADA!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  70. Querias era um visto gold...

    ResponderEliminar
  71. Feio e a cheirares a cavalo vais ser o nosso líder!!


    ResponderEliminar
  72. A melhor do dia!

    ResponderEliminar
  73. E eu que sou feio e velho comó caralho, decrépito mesmo!?

    ResponderEliminar
  74. Se o lema era "ninguém fica para trás",


    Hoje o lema é "FICÁMOS TODOS LÁ ATRÁS"!!


    Acabaram-se as promoções, acabaram-se os movimentos.


    Quem se sujeitou a ir para fora vê-se agora quase impedido de regressar a casa.


    Triste sina
    Triste vida 
    Desilusão total

    ResponderEliminar
  75. Foi por ação do SFJ que a DGAJ foi obrigada a colocar em concurso as vagas para as últimas promoções para adjunto e claro que incentivou e se vangloriou pelas promoções que tiveram lugar.
    Vê-se que não acompanha a realidade da sua carreira... (ex-carreira)

    ResponderEliminar
  76. O DL aprovado consiste numa alteração de artigos do atual estatuto quanto às novas categorias, conteúdo funcional e remuneração.
    Tudo o resto mantém se até ao novo estatuto.

    ResponderEliminar
  77. 99%?!😅
    E os milhares com aumentos de 200 a 400 estão incluídos nessa percentagem onde?

    ResponderEliminar
  78. Isto é o resultado de se tentar aldrabar a coisa.
    Os sindicatos protegeram que não tinha licenciatura.
    Esse sempre foi o seu principal foco , pese embora muita gente aqui não entenda isso e ache que por ser adjunto foram os principais lesados mas não é verdade.
    Os sindicatos podem confirmar que os governos queriam transitar os licenciados para o grau III e os demais ficavam no grau ll.
    A solução encontrada foi esta. Ficou tudo atrás.
    Aqueles que mais protestam não têm a mínima noção de que foram os mais protegidos e favorecidos.
    Essa é a realidade embora as pessoas se recusem a ver o óbvio.

    ResponderEliminar

  79. A Sério?, vai lá dizer isso aos Adjuntos com 30 anos de serviço, e ainda vais limpar o pó das secretárias...aquele pó fininho, também conhecido pelo "pó de ser que ouças umas coisas engraçadas"..

    ResponderEliminar
  80. Essa é a visão que nos temos da nossa classe,  ainda não perceberam é como os outros, nomeadamente quem decide,  nós vê. A realidade é essa e não tivesse o anterior governo caído era o que sucedia.
    Não é que fosse justo é apenas a realidade das coisas .
    Aqueles que mais estão a criticar, face á vontade política, foram os mais protegidos pelos sindicatos.
    Ainda não de aperceberam  foi disso.

    ResponderEliminar
  81. Ou seja, foram aprovadas alterações ao estatuto, com acordo das várias estruturas representativas de todas as classes profissionais, a entrar em vigor em breve, e mesmo assim continuam alguns iluminados a achar que têm o dom da razão, a olhar para o seu umbigo e a carreira que se cosa.
    Será que a intenção ainda é tentar marcar outro conselho de ministros para alterar a redação do decreto lei em atenção aos seus preciosos argumentos sobre a regressão funcional?
    Vamos esperar, talvez consigam.🤔

    ResponderEliminar
  82. Basta ler o que por aqui se escreve e ainda nos vários grupos do Facebook para se perceber que este acordo vai criar (já criou) um clima de insatisfação nos tribunais. Vai piorar e crescer como uma bola de neve.
    Os novos funcionários vão ganhar bem mas já percebem que não há carreira nenhuma para fazerem, o trabalho é muito e o ambiente é sufocante. Rapidamente vão começar a desertar. Aliás muitos ja desistiram e muitos já pediram declaração de vínculo para concorrerem a outras carreiras da ap.
    Esqueçam a valorização da carreira. Apenas alguns vão ter aumento de salário mas nunca vão progredir. Poucos, muito poucos, daqui a 25 anos talvez consigam uma promoção a escrivão. E muito menos ainda chegarão a secretários.
    Eu, depois de 25 anos de carreira, desisto.

    ResponderEliminar
  83. A insatisfação seria inevitável porque as vontades são contrárias.
    Era impossível não gerar insatisfação.
    Se fosse pelas vontades nem em 2050 haveria estatuto.
    Obrigado só governo pela seriedade e sentido de responsabilidade de aprovar o acordo no atual clima que vivemos.

    ResponderEliminar
  84. ONDE ESTÁ A DIFERENÇA?
    Em comunicado, o Conselho de Ministros informou que os bombeiros sapadores terão um aumento de 379 euros, que serão atribuídos de forma faseada até 2027. Este valor representa um aumento de 37%.

    O novo decreto-lei estabelece ainda o reposicionamento remuneratório para os próximos anos de 2027 e de 2028 para todos os trabalhadores que tenham, no mínimo, 10 anos de carreira nos bombeiros sapadores.

    ResponderEliminar
  85. Nas últimas eleições não fui votar.


    Nestas faço questão de ir votar.


    Podeis ter comprado os sindicatos, mas o meu voto é que não.

    ResponderEliminar
  86. Vou imaginar quanto receberá um Bombeiro Licenciado...

    ResponderEliminar
  87. A V.Exª só lhe faltam as penas... e mais não digo.

    ResponderEliminar
  88. Não se trata de vontades. Trata-se de "tratar" todos por igual. Assim é que não está certo. 
    Porquê muito para uns e nada para outros? 
    Assim é que é correto?

    ResponderEliminar
  89. QUAL CARREIRA?
    a que vai para Espinho?

    ResponderEliminar
  90. Tanta obsessão com os graus! Enquanto adjunto e licenciado muito sinceramente estou- me nas tintas para os graus e para os conteúdos funcionais, tudo é trabalho, tão digno como qualquer outro. O que eu queria era uma real e substancial valorização salarial, algo que não tive. Vá lá perguntar qual o grau dos policias e dos sapadores e veja a valorização salarial que tiveram!

    ResponderEliminar
  91. e antes dela outros!!!
    mas com o denominador comum "SFJ"

    ResponderEliminar
  92. É verdade, acho que muita gente ainda não se apercebeu que basicamente ficàmos com uma carreira horizontal tal como a dos professores, o que vai fazer com ue haja muito pouca mobilidade de Oficiais de Justiça. Quem está perto de casa deixa de ter a motivação de sair do seu lugar para subir de categoria, e como os lugares de chefia são muito poucos haverá cada vez menos movimentações de Oficiais de Justiça, o que fará com que seja quase impossível a quem está deslocado   de casa aproximar-se da sua residência. Na carreira dos professores não se nota tanto porque são várias dezenas de milhares, mas no nosso caso somos tão poucos que provocará uma estagnação completa nas movimentações.

    ResponderEliminar
  93. Os mesmos que se queixam agora do PSD foram os que se queixaram antes do PS, propostas e ideias bem diferentes de governos diferentes, qual o denominador comum?
    Os mesmos de sempre a dizer mal das propostas/acordo.
    O problema é antigo e é fácil culpar os sindicatos (dos quais eu também tenho sido crítico) mas a verdade é que os do costume apenas queriam mais dinheiro sem qualquer tipo de mudança.
    Nenhum governo PS ou PSD os deixaria feliz.
    A única forma nesta carreira em específico de negociar um acordo foi esta, em surdina.
    Não que seja a mais correta, mas a única possível onde as pessoas não conseguem ver que também têm sido parte do problema.
    Não percebem o que é uma revisão do estatuto.

    ResponderEliminar
  94. Li bem?
    Escreveu Carreira?
    Qual?

    ResponderEliminar
  95. Deve ser fã do Tony Carreira

    ResponderEliminar
  96. O pai, o Tony.

    ResponderEliminar
  97. Atualmente é que as carreira estava fantástica.
    Salários baixos. Progressões O.
    Chefias em regime de substituição  muitas.
    Gente encalhada no último escalão muitos também.
    Bela carreira.
    Mas espera, não ia à sala de julgamento, a coisa + importante do mundo.

    ResponderEliminar
  98. Agora é que disse tudo.
    Tanta birra por causa de sentarem o rabo numa sala de audiências.
    Não se ponham finos não.

    ResponderEliminar
  99. Pura ilusão os 200 ou 400. Espere pelos descontos em sede de IRS e verá que são mesmo 99,99%.

    ResponderEliminar
  100. Enquanto vais para  a sala puto, eu estou de baixa e continuarei.


    Engole  que te custa menos.
    Fiz sala 30 anos 
    Agora faz tu e chama os sindicatos.

    ResponderEliminar

  101. Muito boa alusão Colega

    ResponderEliminar
  102. És mais um Acólito do SFJ... Deves ser daqueles que saltaste de Auxiliar a secretário

    ResponderEliminar
  103. Vocês têm tanta certeza que os adjuntos vão à sala!!


    De onde vos vem tanta certeza?!!


    O estatuto já está redigido?!! e aprovado?


    Tenham calma, sosseguem!

    ResponderEliminar
  104. V. Exa. não me dá lições de trabalho nem de horas de trabalho, não sabe as horas que passo e passei a trabalhar, nem sabe porque provavelmente desconhece como se trabalha nos mais variados tribunais e se calhar também já é do tempo em que o "Serviço Externo" é que "levanta o rabo", mas quer eu quer muitos colegas ainda são do tempo em que, para ter citações, notificações e afixação de editais mais ou menos em dia, tinham de arrancar nos seus próprios carros e a pagar a gasolina porque táxi só para as penhoras... Isto, só sabe quem já anda aqui a dar o litro há muitos anos e não trabalhou só em cidades em que há autocarro para todo o canto e esquina... Realmente, não aceito lições de V. Exa.....

    ResponderEliminar
  105. Não aceiro lições sobre serviço público de quem anda aí a lamber botas em vez de andar a trabalhar....

    ResponderEliminar
  106. https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/mocao-de-confianca-adia-reuniao-de-aguiar-branco-com-agentes-da-justica/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário