Sondagem sobre a satisfação com o Acordo de 26FEV

      Os Oficiais de Justiça têm estado mais desunidos, com o acordo final apresentado pela troika, do que unidos, como seria suposto, após tão grande e maturada negociação.


      Esgrimem-se as diferentes opiniões, muitas vezes sustentadas por factos e por análises mais, ou menos, ponderadas, seja numa perspetiva imediata, seja numa visão de futuro.


      Mais uma vez, a inquietude de um Oficial de Justiça (já autor de outras iniciativas), resultou na apresentação, na semana passada, de um inquérito que tenta captar a opinião geral da carreira, tendo, para o efeito, enviado uma comunicação por e-mail para todos os tribunais, mas não concretamente para todos os Oficiais de Justiça, motivo pelo qual há ainda tantos que desconhecem essa sondagem sobre o acordo de 26-02-2025.


      Não ouvidos antes, podem ser ouvidos agora?


      Para que todos tenham acesso à sondagem e possam preencher o respetivo formulário, vamos hoje aqui divulgá-lo.


      O inquérito visa apurar o “índice de satisfação dos Oficiais de Justiça com o acordo firmado em 26-02-2025”, lê-se na apresentação do formulário, acrescentando que “tem como objetivo recolher a opinião sobre o recente acordo de revisão da carreira de Oficial de Justiça, implementado a partir de 1 de janeiro de 2025”.


      E conclui a apresentação assim: “A sua participação é fundamental para compreendermos o impacto do acordo e identificarmos áreas que necessitam de melhorias.”


      Evidentemente, trata-se apenas de uma sondagem, mas, como é muito simples e rápida de responder, todos – e quantos mais melhor – podem participar.


      Para todas as questões há respostas previamente definidas, sendo necessário apenas clicar na resposta com que cada um mais concorda.


      A seguir indicamos algumas das questões mais relevantes para que tenham uma ideia de como está construído o inquérito.


    «– No geral, qual é a sua satisfação com o acordo assinado pelos Sindicatos (SFJ e SOJ) com o Governo?”


      – Concorda com a afirmação: “os sindicatos deveriam ter dado conhecimento aos sócios do acordo antes de assinar?"


      – Em que medida o acordo corresponde às suas expectativas?


      – Como avalia o impacto do acordo na sua motivação profissional?


      – Considera que o acordo valoriza adequadamente os recursos humanos na administração da justiça?


      – Como avalia o valor do Suplemento de Disponibilidade (SD)?


      – Considera que o Suplemento de Disponibilidade (SD) compensa adequadamente o trabalho prestado além do período normal?


      – Concorda com a afirmação de que o acordo divide a classe dos Oficiais de Justiça, gerando ruído e insatisfação?


      – Considera que o Suplemento de Disponibilidade é precário e pode ser retirado no futuro, tornando o acordo inútil?


      – Em que medida concorda que o acordo pode violar princípios de retribuição justa e limites ao trabalho suplementar?


      – Acha que o acordo aborda adequadamente as preocupações em relação à reforma dos Oficiais de Justiça?»


      Para aceder ao formulário do Inquérito – que é preenchido “online” – use a seguinte hiperligação: “Inquérito sobre o acordo de 26FEV”.


OrelhasMF+DDOJ.jpg

Comentários

  1. Excelente iniciativa.



    ResponderEliminar
  2. Que sirva para alguma coisa, pois em democracia os visados devem ser ouvidos!
    Srs sindicalistas!
    DEMOCRACIA!

    ResponderEliminar
  3. A seguir deviam fazer outra acompanhada de uma tese:: "Sondagem sobre a capacidade autodestrutiva dos OJs; como nunca sair da cepa torta por burrice"

    ResponderEliminar
  4. O seu comentário tem o meu voto!

    ResponderEliminar
  5. Nome da iniciativa:
    Iniciativa velhos do Restelo 

    ResponderEliminar
  6. o fundamentalista10/3/25 10:16

    Imagine-se o que seria se isto não fosse uma democracia!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Velho é quem te fez as orelhas.

    ResponderEliminar
  8. A analogia não era à idade...

    ResponderEliminar
  9. É pacífico que nenhum adjunto está de acordo com este miserável projeto.
    Logo, cerca de 3000 Oficiais de Justiça rejeitam isto.
    É pacífico que uma boa percentagem dos auxiliares rejeitam este embuste, porque muitos já perceberam que estão "condenados" a nunca mais progredirem verticalmente na carreira.
    Ou seja, quer tenham 7, 10, 15, 20, 25, anos de serviço, chegaram ao topo da carreira.
    Além do mais, muitos deles ficam a ganhar mais uns trocos que os que entraram agora, com literalmente 30 dias de serviço.
    E pasme-se, ainda ninguém sabe como vão ser as progressões horizontais, SIADAP?, mistura das duas, ou uma outra porcaria qualquer que limitará com toda a certeza as subidas de escalão.
    Portanto, se dos 3000 e tal auxiliares, pelo menos 1000, não estiverem de acordo, já são mais de 4000, a somarem a quase todas as chefias, escrivães e principais, que se tem manifestado contra isto, já dá uma larga, enorme maioria de Oficiais de Justiça.
    Relativamente aos escrivães, é curioso, que além de estarem contra pelo facto de os aumentos salariais não serem nada de especial, e não serem iguais para todos , muitos deles até porque lhes falta pouco tempo para a reforma ou por já se estarem nas tintas para isto, conseguem perceber que isto é um embuste, uma afronta à classe e que as únicas pessoas verdadeiramente beneficiadas com isto, são as coordenações, os administradores e os juízes presidentes.
    No fundo, temos para aí cerca de 2000, 2500 Oficiais de Justiça contentes com isto e o resto já percebeu o " buraco" onde a classe se meteu com este acordo....

    ResponderEliminar
  10. Completamente de acordo. 

    ResponderEliminar
  11. Sim sim, tens razão.
    Deixa ficar tudo na mesma à espera que alguem te dê tudo o que queres de uma vez.
    É impressionante a vossa capacidade de não sair da lama.

    ResponderEliminar
  12. Engraçado:
    Muitos, senão a maioria, dos colegas, descontentes com o estado de coisas que se arrasta, pelo menos desde 2005 a esta parte, perante a necessidade de mobilização contra um futuro pobre, uma carreira que se antevê, esvaziada de funções, esvaziada de autonomia, inflada de "cunhas" e de outros requisitos que não o mérito e a competência, preferem o ativismo anónimo, na maioria das vezes oco de argumentos e cheio de "ódios" por quem se esforça por amenizar o que os espera, do seu ponto de vista, claro, e atrás de um teclado. Fica a pergunta: tantos OJ insatisfeitos, muitos deles pagantes do mau serviço que os sindicatos prestaram no passado e, pelo conteudo do acordo, continuarão a prestar no presente e no futuro, não exige mais? O valor da quota que pagam não permite exigir mais e melhor representação sindical? Não haverá, entre os milhares de OJ sindicalizados, pessoas com mais e melhores competências para nos representar? Ainda assim, dentre estes milhares de associados, não haverão, vias projectos, alternativas a este estado de coisas? Concluo que somos todos ativistas e insatisfeitos, desde que não tenhamos que fazer nada a não ser reclamar. "Meter as mãos na massa" não é para todos mas apenas e só para uns quantos personagens iluminados e providenciais, "qua tale" D.Sebastião, que não irão guiar à "terra prometida". Até là? Tenhamos fé e confiança em quem, até hoje, apenas demonstrou incompetencia, incapacidade, falta de conhecimento e de estratégia para defender os nossos direitos. Quiçá, um dia, iluminados pela divina providência, nos possam ajudar a sair do buraco em que, todos os dias, nos afundamos, com a preciosa ajuda de quem nos deveria ajudar a sair dele. Poderá, nessa altura, ser já tarde de mais.   

    ResponderEliminar
  13. Agora com algumas correções ortográficas, para que melhor se perceba o que se pretende dizer "
    ".

    ResponderEliminar
  14. Não ouvi nenhum auxiliar contra.
    Não é nada pacífico 

    ResponderEliminar


  15. Isto de negociar salários à margem das progressões é um erro crasso!

    ResponderEliminar


  16. És um bom Espelho meu

    ResponderEliminar
  17. Certíssimo, morte da carreira, mas só lá mais adiante vão ver.


    Agora só veem a cenoura.

    ResponderEliminar
  18. Auxiliares ganham agora, mas a longo prazo vão berrar de arrependimento, quando virem que ficam estagnados.

    ResponderEliminar
  19. É a sua opinião, não é a minha.
    Acho que ganhamos também a longo prazo .
    A larga maioria não quer cargos de chefia.
    De resto é muito melhor na minha opinião.

    ResponderEliminar
  20. Não vejo nada de positivo nessas questões, ou seja, que traga uma ideia inovadora e que contribua verdadeiramente  para a reestruturação da carreira! Isso é que interessa. NUNCA vai haver uma reestruturação ao gosto de cada um!
    Acho ainda que este blogue está a fazer um mau papel. Já não é a primeira vez que tenta influenciar os OJ numa direção que não interessa à carreira. Esta é mais uma.

    ResponderEliminar
  21. rei dos mercedes10/3/25 13:26

    Isso é a sua opinião!

    ResponderEliminar
  22. o velho do Restelo avisava para os perigos de partir em novas conquistas em vez de salvaguardar o território pátrio...

    ResponderEliminar
  23. Aumentos nem vê-los a longo prazo meu caro.
    acordem.

    ResponderEliminar
  24. A questão que coloca coldide com o poder dos magistrdos!


    Vocês insistem numa coisa que nunca vai acontecer: magistrados não vão abdicar dos seus poderes , nem dum visto em correição.
    E este blogue já foi claríssimo nisso.


    Mas continuais a acreditar no pai natal.
    continuai

    ResponderEliminar
  25. Este blogue é a luz!
    Gratidão ao blogue! 
    pois muitos Oj´s ficavam nas trevas sem este trabalho por aqui feito!

    ResponderEliminar


  26. Ao que parece conselho de ministros já aprovou o acordo.
    Alguém sabe em concreto?

    ResponderEliminar
  27. ser pensante10/3/25 14:05

    Sente-se influenciado?
     Isso de ser influenciado é para os "ledos" de espírito, que nāo  os Oficiais de  Justiça. 
    O blogue emite opiniões, ideias, mas sobretudo fornece, contabiliza números,  factos  concretos que ajudam a avaliar opiniões, iniciativas e cada um que analise e pense por si.  
    Ninguém quer influenciar ninguém. Isso é lá na política e com os políticos e virá aí mais uma campanha de influências, sim, mas é a eleitoral!
    O blogue emite ainda, quando  entende necessário, informação útil  p.ex. para quem inicia funções.
    E nada tenho a perder ou a ganhar com isso.

    ResponderEliminar
  28. a mim não me influencias tu

    ResponderEliminar
  29. Eu sou Auxiliar e sou contra. Reafirmo que não quero saber de graus (obtusos). Demorei praticamente 20 anos a subir para o 2º Escalão. Quase 25 anos para auferir o que irão ganhar os novos e praticamente sem qualquer hipótese de progressão... Este acordo é um mimo para os novos e os que entraram até há 10 anos, estes últimos há um mês atrás estavam precisamente no mesmo escalão que eu... Todos os auxiliares com mais tempo, exceptuando os acima mencionados, também devem estar contra, assim tal como eu. A auscultação/inquérito tirará as devidas dúvidas...

    ResponderEliminar
  30. Completamente de acordo. Só vai arrasar ainda mais os tribunais.....

    ResponderEliminar
  31. Nada aprovaram.
    Mas o porta voz gabou se de ter feito um acordo com os oficiais de justiça. 
    Acordo esse que só teve um resultado prático: acabou com as greves. 
    Se metessem o acordo num certo sítio....

    ResponderEliminar
  32. SOJ 


    apenas suspendeu as greves


    o SFJ é que terminou as dele

    ResponderEliminar
  33. O que me preocupa não é o ruído dos maus mas o silêncio dos bons - citando Luther King.
    Por estes dias, os oficiais de justiça, licenciados com 10, 15, 20, ou até mais anos, refugiaram-se no silêncio.
    Sabem que a solução não se desenvolveu como esperado, não corresponde às expetativas e frustraram-se, em definitivo, todas as suas legítimas expirações.
    A carreira acabou!
    Nem sequer foi ensaiada uma solução próxima á implementada nas Conservatórias/IRN.
    É degradante ver um grupo de funcionários totalmente descartado.
    Parece que , para empurrar uns para cima, acabaram por manter todos em baixo, muito em baixo.
    É triste mas foi assim que aconteceu.

    ResponderEliminar
  34. Culpa dos sindicatos.
    E muitos adjuntos ainda se sentem prejudicados quando os principais lesados não foram eles claramente.
    Pode ser que venha o PS e volta à formula anterior 

    ResponderEliminar
  35. Sim, foi aprovado em decreto lei, penso que todas as matérias relacionadas com a integração do SRP e o novo suplemento de disponibilidade e as nova tabelas vencimento.

    ResponderEliminar
  36. O SFJ e o SOJ é que sabem em concreto o que consta do DL, mas demoram a informar

    ResponderEliminar
  37. Pensamento típico de quem só pensa no seu umbigo.


    Desde que o meu quintalinho fique bem regado...o resto pode arder tudo.


    Mas felizmente os sindicatos não foram nessa conversa e tiveram uma visão global da classe.

    ResponderEliminar
  38. Este acordo foi a maior filhadaputice que podiam ter feito aos adjuntos que foram promovidos de 2017 para cá.


    Foram enganados, iludidos e agora rebaixados ao nível zero da carreira!!

    ResponderEliminar
  39. Venha o governo que vier, ou aprova algo sem acordo de ninguém, ou nada se faz.
    A maioria dos Ojs gosta muito de dizer mal da vida e fazer o choradinho, mesmo sabendo que cada vez que cada vez que rejeitam alguma coisa são dois anos na merda.

    ResponderEliminar
  40. Agora é acabar com esta palhaçada de eleições e colocar em decreto-lei o novo estatuto.

    ResponderEliminar
  41. O quanto antes!

    ResponderEliminar
  42. Olhe que não, olhe que não!
    Há muitos auxiliares de média idade e no último escalão que não se importam de vir a ficar 15 a 20 anos estagnados desde que fiquem equiparados, sobretudo no plano funcional, aos adjuntos nos derradeiros anos de carreira destes últimos.

    ResponderEliminar
  43. Rei dos Adjuntos10/3/25 20:45

    Em representação dos 3000 escrivães adjuntos deste país, venho comunicar que nunca respeitarei qualquer decreto/lei deste país relativamente à carreira especial de oficial de justiça, mas que apenas cumprirei as leis que quanto à referida forem aprovadas nesta república.
    E esta, hein? 

    ResponderEliminar
  44. É cada cromo nesta carreira .

    ResponderEliminar
  45. Rei dos Adjuntos10/3/25 21:06

    Nunca tiveram qualquer ambição na vida.
    São como os caranguejos no balde da anedota, identificam-se bem os auxiliares, quando algum tenta subir os outros puxam logo todos para baixo.

    ResponderEliminar
  46. Às vezes também fico com a mesma sensação...de que só estão  a puxar para um lado que é  o que não aconteceu...ora era o tiroliro ora era o tirolo...mmmmm....ou seja desde que começou a tourada...ainda não estão satisfeitos.....

    ResponderEliminar
  47. Bem visto....

    ResponderEliminar
  48. Está feito já foi assinado e comunicado acordo.
    Façam lá sondagem agora..
    https://www.facebook.com/ministeriojustica.pt/posts/pfbid02eHfc2waXupwkNnRCEvved7rr1JojKg6ZVfU5NpNbzWe3NkbrbdLQbhWC8og3YT75l

    ResponderEliminar
  49. Rei dos Adjuntos10/3/25 21:48

    Assinar é fácil.
    E quem é que o vai implementar?

    ResponderEliminar
  50. Principal dos Caranguejos10/3/25 21:50

    Eu sei, eu sei!!!
    Vão ser os caranguejos.
    Os outros vão implementar o absentismo!

    ResponderEliminar
  51. Lá chegaremos.
    O + importante está feito.

    ResponderEliminar
  52. Esperar para ver quando entra em vigor.
    Dar um tempo para implementar.
    As funções serão as mesmas para os OJ dentro das unidades orgânicas.
    Depois, nos casos dos desvios/resistências.
    É participar.
    1 estranhas-te depois entranha-se

    ResponderEliminar
  53. Depois de o acordo estar assinado parece ter sido fácil de se conseguir e um muito melhor estaria aí ao virar da esquina. Pura ilusão, como a linha do tempo demonstra. Este acordo deveria ter sido assinado há 20 anos atrás, mas, que remédio, mais vale tarde que nunca.

    ResponderEliminar
  54. Novo rumo.
    Finalmente.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário