As últimas listas de antiguidade das 8 categorias e das duas carreiras a extinguir

      Foi publicado na semana passada o aviso da aprovação da lista final da antiguidade dos Oficiais de Justiça, com referência a 31 de dezembro de 2024, após divulgação do projeto e da audição dos interessados.


      Estas listas finais de antiguidade, dizem respeito às atuais categorias, a extinguir no final do próximo mês, portanto, são estas as últimas listas categoriais com as 8 categorias ainda existentes. As próximas listas dirão respeito a apenas duas categorias, de uma só carreira, já com o corte das 8 e das duas carreiras.


      Embora estas listas sejam classificadas como “finais”, não o são realmente, uma vez que está a correr um novo prazo, agora de 30 dias, para que os interessados, eventualmente prejudicados, possam reclamar das mesmas, faculdade esta que é conferida pelo artigo 78º do atual e ainda Estatuto EFJ em vigor (Decreto-Lei n.º 343/99, de 26 de agosto). As reclamações podem ser apresentadas no prazo de trinta dias a contar da publicação do aviso (05MAI).


      Todas as listas podem ser consultadas diretamente através das seguintes hiperligações:


      Lista de antiguidade dos 8 Secretários de Tribunal Superior


      Lista de antiguidade dos 102 Secretários de Justiça


      Lista de antiguidade dos 859 Escrivães de Direito


      Lista de antiguidade dos 119 Técnicos de Justiça Principais


      Lista de antiguidade dos 2099 Escrivães Adjuntos


      Lista de antiguidade dos 909 Técnicos de Justiça Adjuntos


      Lista de antiguidade dos 2947 Escrivães Auxiliares e Técnicos de Justiça Auxiliares


      No início de março divulgamos as listas provisórias com o artigo publicado a 03MAR intitulado: “Número de Oficiais de Justiça ao serviço bate no fundo mais fundo dos últimos 20 anos”.


      Nesse artigo, com esse título, abordava-se o facto do total de Oficiais de Justiça ter atingido o número mais baixo de sempre, designadamente, desde os últimos 20 anos, cujos dados temos vindo a contabilizar e mostramos, desde logo com o gráfico que segue.


OJ-TotaisAnuais-Grafico2024.jpg


      Ao longo destes últimos 20 anos, a carreira teve sempre esta tendência de ser conduzida a uma cada vez maior insignificância e, para tal, para além de todos os muitos cortes e facadas, a redução do número de elementos é algo flagrante, sempre visível e que todos os anos aqui temos vindo a denunciar.


      Os sucessivos governos não valorizaram, nem os sindicatos os fizeram ver a necessidade de valorização. Portanto, temos andado aqui a “chover no molhado”.


OJ-TotaisAnuais2024.jpg


      Cada Oficial de Justiça deve verificar a sua colocação na ordem da respetiva lista da sua categoria e verificar se existe algum erro ou lapso, desde logo no que a si diz respeito, sem prejuízo de verificar as situações que conheça e possam estar mal relativamente a outros.


      Caso haja algum erro e nada seja dito, ter-se-á por correta a lista, conforme está apresentada, assim se congelando a ordem nela contida e a posição de cada um, levando-se isso mesmo em conta para as listas futuras, motivo pelo qual é necessário que todos comprovem agora mesmo se existe algo que não esteja correto.


      Esta ordenação em antiguidade serve para dar preferência aos mais antigos, desde logo nos Movimentos, seja para as transferências, transições ou promoções, nos casos de empate com a mesma notação valorativa. Ou seja, primeiro avançam aqueles que possuem melhor classificação de serviço e em caso de classificações idênticas, recorre-se a estas listas para o desempate.


      Veja a seguir, graficamente a dimensão de cada categoria atual, antes da extinção em massa.


OJ-Grafico2024-CategoriasPercentagens.jpg


      A seguir pode ver os gráficos que construímos para uma melhor e mais rápida apreciação da evolução do número de Oficiais de Justiça em cada categoria ao longo dos últimos 20 anos.


OJ-Grafico2024-Categoria1=STS.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria2=SJ.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria3=EDir.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria4=TJP.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria5=EAdj.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria6=TJAdj.jpg


OJ-Grafico2024-Categoria7=EAux+TJAux.jpg


      Fontes: “Diário da República – Aviso 11329/2025/2 de 05MAI” e “DGAJ – Listas de Antiguidade”.

Comentários

  1. Com o fantástico Nonô estatuto, para cerca de 90% dos Oficiais de Justiça, a lista de antiguidade pouco ou nada diz uma vez que todos atingiram o topo de carreira.
    Com a divulgação das vagas existentes então teremos a certeza do buraco onde nos meteram.
    Ei, mas o que interessa é que os adjuntos também vão fazer sala ah ah ah ah ah ........
    Obrigado Marçal, és os maior.
    Obrigado SFJ e SOJ.
    Listas de antiguidade ah ah ah ah ah ......

    ResponderEliminar
  2. População residente a aumentar (imigração) e OJ a diminuir!


    Se pensam que as pessoas ganham por um e vão trabalhar por 2!...


    Acreditem, no que quiserem, são livres de o fazer, mas a realidade vai mostrar ao MJ tudo aquilo que acredita e faz mal, nomeadamente quanto ao que aos OJ concerne!

    ResponderEliminar
  3. 84,5 % dos funcionários vão ser colocados todos no mesmo saco em situação idêntica.
    estavam tão bem ordenados
    mas a água e o azeite depois de misturados separam-se sempre
    quanto tempo vai demorar até que tenham consciência disso.

    ResponderEliminar


  4. Ninguém quer saber se tratar de admissões.


    As entradas recentes não chegam para tapar as saídas, pois está a sair para a reforma 1 funcionário por dia.
    E já antes faltavam cerca de 2000.


    Portanto já devia estar novo concurso a correr para admitir o mínimo mais 1000.


    Quando derem por vocês a trabalhar sozinhos numa secção onde deviam estar  4 ou 5, então deixarão de estar a dormir.
    E atenção a vossa saúde com a pressão irá ficar melhor.


    Por isso nada façam sr.s sindicalistas e srs funcionários.


    A vossa saúde vai agradecer-vos por nada fazerem para que haja admissões.


    escravos.

    ResponderEliminar
  5. Não abram JÁ um concurso que não é preciso....

    ResponderEliminar
  6. Outra brilhante dos sindicatos, foi a "legalização" dos Secretários promovidos com base em critérios declarados ilegais, com o bónus de se assim se manterem até ao fim da carreira, enquanto que os que lá deviam estar estão a ver passar o filme.....

    ResponderEliminar



  7. Afinal como vai ser a lista única?


    Um auxiliar com muito bom, fica à frente de um adjunto que tenha bom?


    SFJ e SOJ, que dizem?


    Sr Bloguer, sabe informar alguma coisa?

    ResponderEliminar

  8. Não posso deixar de comentar, mais uma vez, o desprezo, desconsideração, humilhação, desrespeito pelos direitos adquiridos de que são vitimas 1/3 dos oficiais de justiça: os escrivães adjuntos.
    Foram autenticamente sacrificados  e traídos pelos sindicatos para estes poderem apresentar a sua grande coroa de louros: a porcaria do nível 3 e a integração do SRP.
    Não se pode tratar assim 30 % de uma classe! É uma injustiça, uma insensibilidade, um desprezo e uma falta de consideração pelos próprios colegas!
    Trata-se de uma geração que se fartou de trabalhar, de ser explorada, de ser humilhada, que fez inúmeros sacrificios no inicio da carreira, que fez sacrificios para subir de categoria ( e por alguma razão se dizia "subir de categoria"), que foi traída pelos sindicatos e pelo Ministério! Empenhámo - nos a sério nesta profissão, porque os sacrificios valiam a pena. Muitos não estudaram mais nem optaram por empregos mais bem pagos porque se empenharam  numa profissão que garantia a reforma aos 55 anos, tinha um óptimo subsistema de saúde e era respeitada e prestigiada. Fomos literalmente traídos, sacrificados e aproveitados toda a nossa carreira. Fizemos julgamentos, serviço externo, fizemos mudanças, acartámos com milhares de processos em braços, com secretárias e armários, fizemos de auxiliares, de adjuntos e quando dava jeito também de escrivães. Servimos de tudo e para tudo e agora dão-nos um pontapé no cú em vez de salvaguardar a posição de 1/3 dos oficiais de justiça.

    ResponderEliminar
  9. Querem fazer legal o que é ilegal, ou seja, fazer os funcionarios passarem de "cavalo para burro"!


    E de facto burros somos nós se os deixarmos fazer!...

    ResponderEliminar
  10. Nem mais,


    A saúde vale mais. 
    de um momento para o outro vamos para o cemitério, muito à custa da pressão por falta de quadros desfalcados.
    Quantos já sofreram depressões e AVc´s nesta porcaria d e profissão, pela pressão sofrida por falta de pessoal??
    pensem nisso.
    Cuidem-se.
    Para ficarem doentes ponham-se em casa uns tempos, a bem da vossa saúde, pois sois mais um numero.

    ResponderEliminar
  11. O pior vai ser regressar a casa.


    Também caí nessa ilusão.


    Sou um dos lesados do novo estatuto!!!

    ResponderEliminar


  12. PAGUÉM O QUE DEVEM PELO TEMPO DE PROVISÓRIO


    HÁ 25 ANOS HÁ ESPERA!


    CALOTEIROS!

    ResponderEliminar
  13. Querem fazer legal o que é ilegal, ou seja, fazerem passar "administrativamente" os OJ de "cavalo para burro"!


    Não pode ser!...

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente não sabemos informar nada sobre a ordenação para o próximo Movimento. 
    Quanto à listagem de 30JUN, esse problema não se deve colocar, pois será apenas uma listagem em que constará que fulano de tal passa a ser técnico de justiça ou escrivão.

    ResponderEliminar
  15. Eles (MJ) querem, mas não podem, retirar algo que já foi conquistado!


    É tão fãcil demonstrar isso em Tribunal.
    Estou pronto para assinar a procuração e pagar a minha quota parte das despesas!...

    ResponderEliminar
  16. Não nos podem tirar o que é nosso por direito!


    Temos de nos mexer!

    ResponderEliminar
  17. Regressar a casa, quando  quem ficou acomodado é que é beneficiado!
    SFJ não tens nada a dizer??

    ResponderEliminar
  18. Vergonhoso o silêncio!

    ResponderEliminar
  19. Comentário das 11H48: Aprovo, concordo e subscrevo na íntegra...

    ResponderEliminar


  20. E o sacrifício de sair da zona de conforto de casa?
    Valeu o quê?
    Com o incentivo do SFJ quanto às ultimas promoções!!!
    Canalhada

    ResponderEliminar


  21. Nem mais!


    Paguem  o dinheiro que tanta falta faz a quem tem que pagar renda de casa e outras despesas nesta fase de inflação!
    Vergonha!


    30 anos de dividas no ministério que devia ser exemplo!
     

    ResponderEliminar
  22. é com este tipo de mensagem que as pessoas que vão às manifestações deveriam exibir


    mas dão-lhes umas bandeirinhas e umas camisolas negras com uma citação sem sentido

    ResponderEliminar


  23. Não diria melhor!
    Quem quiser que alinhe a fazer trabalho de 2 ou 3 fazendo todos os dias horinhas e fins de semana.
     Eu, nessa situação é baixa medica de imediato.
    e não sei se regressarei.
    Querem escravos, comigo não.

    ResponderEliminar
  24. Lesados do novo estatuto:


    Uni-vos!!!




    💪✊✌️

    ResponderEliminar
  25. Eloe podiam ter "puxado" os de baixo para cima, mas nunca ao contrário!


    Eles não elevaram os Auxiliares, mas tentam rebaixar os Adjuntos!


    Não é justo, não é ético e não é legal!

    ResponderEliminar
  26. Vamos lá colegas!


    Se avançarmos em conjunto, vamos conseguir reverter esta situação!

    ResponderEliminar
  27. Uma boa sociedade de advogados, com vasta experiência em processo administrativo e laboral, apenas e só! ...


    Vamos lá, colegas do Minho, e não só, avançar com esta coisa!

    ResponderEliminar
  28. E foi isso que fizeram, vão ter todos funções iguais aos ex adjuntos e salário igual ou superior.
    Portanto, nivelaram por cima, só não vê quem nao quer.

    ResponderEliminar
  29. Queres deitar dinheiro de custas fora segue tu, não vendas ilusões!
    É lógico que não há tribunal nenhum que vá suspender os efeitos de um decreto lei so porque os srs. ex adjuntos não querem fazer sala, quando essa função já faz parte do seu atual conteúdo funcional.

    ResponderEliminar
  30. Só para perceber: os cavalos são os adjuntos e os burros são os auxiliares ?

    ResponderEliminar
  31. Alguém de Lisboa que tenha alguma confiança com o Dr. António Garcia Pereira, que fale com ele;


    Exemplo: O processo disciplinar dos militares do navio Mondego, caiu no Supremo Tribunal Administrativo, por irregularidades; Advogado de alguns militares o acima mencionado advogado;

    ResponderEliminar
  32. caga na sala, pá.
    não tens conversa ou argumento melhor?
    fiz sala 20 anos e continuo sem problemas como adjunto.


    conversa de gente que não presta!

    ResponderEliminar
  33. Há gente muito obcecada com o raio da sala! Será a frustração de se aperceberem de quê a partir de agora irão fazer sala até ao resto da carreira, porque já não têm hipótese nenhuma de progredir na carreira? Enfim... Acordem para vida!

    ResponderEliminar
  34. Não é verdade, os Auxilares subiram e os Adjuntos desceram!


    No fundo foi mau para os dois, porque se verdade que os Adjuntos desceram, a verdade é que os Auxilaures subiram um pouco, mas sem chegarem ao nível dos Adjuntos!


    A médio e longo prazo prejudica a todos, embora a pequeno prazo prejudique desde logo os Adjuntos!

    ResponderEliminar
  35. Dizes tu!


    Mas quanto mais o dizes, mais mostras que eu tenho razão!


    Todos já o viram, e se estivesses deste lado não dizias o que dizes e dirias o que deu digo!


    A isso chama-se hipocrisia, caro colega!

    ResponderEliminar
  36. Tinha dúvidas?????

    ResponderEliminar
  37. Você é tão inexperiente ou ficou tão embrutecido a olhar para as paredes da sala de audiência que nem sabe que não há custas...Paga-se a taxa de justiça e os honorários aos advogados! Vai ser bonito ter gente assim sabedora a fazer trabalho de adjuntos...

    ResponderEliminar
  38. Quais critérios ilegais?
    Aqueles que foram aplicados na sua promoção a escrivão?
    Não demonstre tanta baixeza de caráter sr / sra escrivã(o).
    Fica lhe muito mal.

    ResponderEliminar
  39. Eh lá! A sua taxa de bazófia e de cretinisse está nos píncaros!😬

    ResponderEliminar
  40. Quem mais trabalha mais trabalhado fica. Saiam às 17h. Tenham juízo e vão aproveitar a vida e a saúde enquanto a têm. Não foi só a nossa carreira que foi estraçalhada. Pensam que fica mais barato. Esqueçam isto. Vivam! 

    ResponderEliminar
  41. Subscrevo em tudo e verdade nua e crua. Uma vergonha o que fizeram !!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ