Com saudades de uma greve?

      Depois de tantas greves disponíveis diariamente, durante anos, todas anuladas ou suspensas, os Oficiais de Justiça podem esta semana matar saudades com a greve da próxima sexta-feira 16MAI.


      O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) convocou uma greve para todos os trabalhadores da Administração Pública, devido à degradação das condições de trabalho e falta de valorização das carreiras.


      A estrutura sindical diz que os trabalhadores da Administração Pública estão “fartos de baixos salários, de desvalorização das carreiras, de promessas vazias e de uma gestão que não reconhece a importância dos serviços públicos para a sociedade”.


      O sindicato deu ainda conta de uma lista de reivindicações, em vários setores, que, no que diz respeito aos Oficiais de Justiça, releva a reivindicação da implementação do cartão de refeição, para toda a Administração Pública, com um valor diário de subsídio de alimentação de 10,20 euros, isento de impostos.


      A entidade sindical reivindica muitos outros aspetos que não se aplicam à carreira dos Oficiais de Justiça, mas o recebimento do subsídio de refeição num cartão de refeição, permitiria subir o subsídio para valores idênticos aos das entidades privadas, mantendo tal valor isento de tributação.


     Atualmente, o subsídio de refeição isento de tributação na função pública é de 6 euros, enquanto que nas entidades privadas é de 10,20 euros, precisamente o valor que o STTS reivindica. Para que se atinja esse valor de 10,20, o subsídio de refeição teria de ser carregado mensalmente num cartão próprio, tal como sucede nas entidades privadas, um cartão idêntico aos cartões de débito, mas que só podem ser usados na restauração e em compras de supermercado e não necessariamente em produtos de alimentação, mas em tudo o que o supermercado venda, portanto, fácil e rapidamente se gastaria todo o saldo carregado mensalmente.


      Em 22 dias úteis, os funcionários públicos auferem mensalmente 132 euros e, com o tal cartão, poderiam passar a receber, nos mesmos 22 dias de trabalho, um total de 224,40. Em ambos os casos, este valor está isento de impostos, isto é, ao contrário do vencimento, não está sujeito a qualquer tipo de desconto.


      Trata-se, portanto, de uma reivindicação que aportaria uma subida considerável e que proporcionaria aos trabalhadores em funções públicas um benefício que já é atribuído aos trabalhadores do setor privado, permitindo a equiparação de todos os trabalhadores, sejam públicos ou privados, com o mesmo teto para a isenção do subsídio.


      Diz o STTS: “Atualmente, cerca de 749 mil trabalhadores da Administração Pública enfrentam condições salariais insuficientes, sendo que muitos deles estão no salário mínimo, fixado em 878,41 euros para 2025. Esta realidade reflete a falta de valorização dos profissionais que garantem o funcionamento dos serviços públicos essenciais”.


GreveAvisoPortaVidro.jpg


      Esta greve abarca todos os Oficiais de Justiça, sejam sindicalizados no SFJ ou no SOJ ou em nenhum sindicato. No que se refere aos serviços mínimos, até ao momento inexistem e nem sequer há necessidade de os vir a fixar.


      Assim, todos os Oficiais de Justiça podem, querendo, aderir a esta greve nacional para a véspera das eleições e para o último dia da campanha eleitoral, em que todos os partidos realizarão sessões especiais de encerramento da campanha. Trata-se, pois, de um momento interessante, para trazer à luz a valorização salarial dos trabalhadores em funções públicas de todas as carreiras e, claro está, da carreira dos Oficiais de Justiça, pois esta pode – e deve – ser muito mais melhorada e retificada.


      Pode consultar o aviso prévio de greve através da seguinte hiperligação: “STTS – Aviso Prévio de greve para 16MAI”.


Greve-20250516.jpg

Comentários

  1. Ora aí está, já não faço greve há 2 meses e meio, depois de 2 anos inteiros, vou matar saudades...sexta vou contabilizar mais uma...SOJ levanta a suspensão das greves já, e já vai tarde que se farta.

    ResponderEliminar
  2. Data muito mal escolhida.
    Potenciadora da abstenção.
    Mas claro que irei matar saudades.
    Não só pelo subsídio de refeição, como também pelo congelado roubado.
    E ainda por tudo o que diz respeito ao SIADAP que os organizadores da greve reivindicam...

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos o SOJ apenas suspendeu enquanto o SFJ vergonhosamente extinguiu as que estavam e agora para as repor vai ter que passar pela arbitragem, que não será de certeza a mesma coisa!!!
    Vergonha!

    ResponderEliminar


  4. Vergonhoso mesmo!
    Conheço quem foi do continente  para a Ilha terceira aproveitando a promoção, atrás da conversa da ação judicial do SFJ,
     saindo de casa, apostando na carreira  e para quê?


    Se tinham na ideia fundir categorias,  porque incentivaste SFJ?










    Sair da familia para quê?

    ResponderEliminar


  5. Caloteiros paguem o que devem do tempo de provisório ao menos!


    30 anos de roubalheira!!!!

    ResponderEliminar
  6. Aguarda-se urgentemente comunicados dos sindicatos quanto:


    1 - Não contagem do tempo na categoria;
    2- Recuperação do tempo congelado (Professores);
    3 - Regressão funcional dos Adjuntos;
    4 - Funções de Escrivão por convite;
    5 - Constante diminuição do Nº de OJ (reformas);
    6 - Critérios na antuguidade entre ainda Adjuntos e Auxiliares, etc.


    Há muitas questões que merecem que as estruturas sindicais se pronunciem perante os associados!

    ResponderEliminar
  7. Força!
    Nunca silênciar!

    ResponderEliminar
  8. Silêncio incompreensível!

    ResponderEliminar
  9. Que se saiba, pelo menos a extinção das categorias de auxiliar e adjunto, fundindo as mesmas, foi aceite por ambos os sindicatos e bem !
    Agora querem que decretem greves?!

    ResponderEliminar



  10. Muito injusto incentivarem as pessoas a sair de casa para promoção para dar em nada, só prejuizo.

    ResponderEliminar
  11. Voces parecem os velhos dos marretas.
    Chatos do ....

    ResponderEliminar
  12. Sindicatos e sindicalistas todos à bardamerda

    ResponderEliminar
  13. Acordo ridículo para calar os bicos. Em vigor desde 19 de Abril, mas não se vê nada de nada, nem se vai ver!!! Muito baixo esses sindicatos acreditar nesse acordo. Uma baixeza!

    ResponderEliminar
  14. Mas o que é que queria que se visse já?
    Isso é tudo nervos?

    ResponderEliminar
  15. vai chamar chato à  tua mãe que te talhou as orelhas, pá!

    ResponderEliminar
  16. baixeza mesmo!!!


    engano atrás de engano

    ResponderEliminar
  17. Também extinguiram a de Secretário que fundiram com a de Escrivão... Achas normal???? E depois quem vão nomear para Administradores das Comarcas????? OS BOYS???? Se calhar és um deles......

    ResponderEliminar
  18. Também acho... Faço greve, acima de tudo, para demonstrar ao SFJ e ao SOJ que estou em desacordo com o acordo... 

    ResponderEliminar
  19. Não só a regressão dos Adjuntos mas também a dos Secretários...
    E em termos de notas? É que há muitos Adjuntos que como Auxiliares já tinham Muito Bom e como Adjuntos ou ainda não foram inspeccionados ou tiveram Bom ou Bom com DIstinção, como ficará essa situação? O mesmo se passará com os Secretários....
    E muito importante, se os Secretários vão ser nomeados de entre os Escrivães de Direito, quam é que vão nomear para Administradores das Comarcas??

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ