Os uns, os doises e os outros

      Atentem bem no tratamento diferenciado das carreiras que a seguir se referem e suas categorias, também sob a alçada do mesmo Ministério da Justiça, comparando com a carreira dos Oficiais de Justiça e sua evolução para o pós 30JUN.


      Na passada semana, o Ministério da Justiça divulgou que abriu 8 concursos para 90 promoções em 3 carreiras da Medicina Legal (INMLCF), o que já não sucedia desde 2019.


      Lia-se assim:


      «Por despacho da Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Maria Clara Figueiredo e do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento, José Brandão de Brito, estão em curso oito concursos para o acesso a categorias superiores na carreira médica de medicina legal, na carreira de especialista superior de medicina legal e na carreira de técnico ajudante de medicina legal.»


      Seguiu-se a indicação dos detalhes das promoções para cada uma das três carreiras, com a indicação do número de vagas e prazos das candidaturas, constatando-se que nessas três carreiras há diversas categorias, sendo as promoções dirigidas às seguintes: (1) "Chefes de serviço", (2) "Assistentes graduados", (3) "Assessores principais", (4) "Assessores", (5) "Especialistas superiores principais", (6) "Especialistas superiores de 1ª classe", (7) "Técnicos ajudantes principais" e (8) "Técnicos ajudantes de 1ª classe".


      Evidentemente que estas são as categorias (das 3 carreiras) das vagas das promoções, sendo certo que, para além destas 8 categorias descritas, ainda há mais, designadamente, as inferiores, que são as de partida para estas categorias que ora são objeto das promoções.


      Vejamos duas das carreiras:


      Na carreira de "Especialista superior de medicina legal" encontramos 5 categorias:


         .a) Assessor principal de medicina legal;
         .b) Assessor de medicina legal;
         .c) Especialista superior principal de medicina legal;
         .d) Especialista superior de 1.ª classe de medicina legal;
         .e) Especialista superior de 2.ª classe de medicina legal.


    E na carreira de "Técnico-Ajudante de medicina legal", existem 3 categorias:


         .a) Técnico-ajudante principal de medicina legal;
         .b) Técnico-ajudante de 1.ª classe de medicina legal;
         .c) Técnico-ajudante de 2.ª classe de medicina legal.


    Relativamente aos Oficiais de Justiça, existem – apenas por mais um mês – duas carreiras: a da área judicial e a da área do Ministério Público e, em cada uma delas, há 3 categorias.


      Após o dia 30JUN, das duas carreiras, haverá só uma e das 6 categorias que as compunham, e ainda mais outras duas categorias exteriores e comuns às carreiras, isto é, de um total de 8 categorias, passará a haver apenas 2 categorias.


      Há quem chame a este tremendo corte aplicado à carreira dos Oficiais de Justiça uma evolução necessária e muito vantajosa para todos, aportando um radioso futuro, um farol, traçado com a elegância do desenho e da inteligência dos dois sindicatos que representam os interesses dos Oficiais de Justiça, perfeitamente apoiados pelo, e no, Governo da República.


OitoEmQueda+DDOJ.jpg


      Fonte: "Página Justiça.Gov".

Comentários

  1. Bom dia! 
    A acreditar na senhora DGAJ, até ao final deste  mês, os quatro mil e tal funcionários vão ser todos notificados relativamente aos valores a receber do ano de provisório e respectivos acertos.

    ResponderEliminar
  2. Os sindicatos podiam agarrar no farol e ....
    Os mais surpreendente é que há por aí muitos colegas que entendem e defendem que assim é que está bem e tal e tal..
    Que assim é mais fácil para a administração e para as comarcas /administradores gerirem os recursos humanos e gerir secções.
    Esses mesmos colegas, na sua grande maioria, são os lambe cus dos Tribunais e nos casos que conheço pessoalmente são umas nulidades.
    Mas os tempos são estes, voltamos aos tempos dos engraxadores, dos chibos e dos lambe cus.
    É mau demais.
    Quanto aos grandes líderes dos sindicatos, bem, um já está em campanha e já foi, o outro, de início defendeu com unhas e dentes o "genial" acordo, até ao limite de destratar os colegas nas redes sociais que criticaram o acordo, entretanto desapareceu em combate quando finalmente percebeu o buraco onde meteu os Oficiais de Justiça.
    O SFJ já está noutra, aproximam-se eleições e é preciso manter alguns tachos.
    Em reservado, vai-se deitando as culpas para o Marçal, afinal parece que ele é que decidiu tudo, negociou tudo, os "outros" não tiveram voto na matéria e fazem de conta que não tiveram nada a haver com aquilo e contam espingardas para o congresso.
    Não passa nada.
    Vai -se falando mal de uns e outros pelas costas, o que interessa é o votinho nas urnas.
    Há um nome para isto, mas depois o comentário não é publicado...
    Abraço.
    Saúde.
    TT

    ResponderEliminar
  3. Colegas que foram à prova do concurso GITA 2024 no passado sábado, correu-vos bem?


    Sairá esta semana a grelha de correcção?


    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  4. VERGONHOSO!


    NEM UMA PEQUENA INFORMAÇÃO PARA COM OS FUNCIONÁRIOS .
    É ASSIM QUE QUEREM O RESPIEITO DOS FUNCIONÁRIOS?

    ResponderEliminar
  5. Conseguiram matar esta carreira!


    A troco de quê?
    Alguém consegue informar o porquê de venderem esta carreira?

    ResponderEliminar
  6. Sim,  é bocado disso tudo que enunciou!...

    ResponderEliminar
  7. Os sindicatos, mais uma vez o digo, ficaram deslumbrados e cegos com o maldito nível 3 e com a integração do suplemento. De resto, aceitaram equiparar-nos a assistentes técnicos em tudo, em que não há qualquer progressão vertical na carreira. Carreira que, a bem ver, se vai limitar a ver passar os anos e a subir uns níveis salariais. Por alguma razão se dizia, quando se era promovido a adjunto, que além de ser uma "promoção", se "subia na carreira". Agora, conseguiram nivelar tudo pela categoria mais baixa e mataram as aspirações e ambições naturais e humanas de milhares de colegas, salvaguardando claro a situação dos Secretários de Justiça, até com clausulas abusivas e lesivas dos outros candidatos a tal lugar. O resto da chusma vai andar a marcar passo, uns meia dúzia de anos, outros 20, 30 ou 40 anos pois como todos sabemos talvez 1/10 consiga um dia chegar a chefiar uma secção. Não admira que andem refugiados e em parte incerta, para além das baboseiras cheias de lugares comuns que um deles lança num jornal. 

    ResponderEliminar
  8. Adolfo Dias26/5/25 10:56

    O que me parece é que acabaram com a carreira e com os dois sindicatos 
    Prevejo que vai ser um verão quentinho e a partir de setembro, vai aquecer ainda mais.
    Já se nota, pelo menos por aqui, a administração a preparar o terreno para distribuir o pessoal pelas seções deficitárias e com mais serviço.

    ResponderEliminar


  9. Canalhice o que fizeram.
    Quem ficou em casa acomodado é que ficou a ganhar.
    Quem apostou na carreira, com sacrifício, foi tramado.

    ResponderEliminar
  10. O colega está a desenvolver um comportamento obsessivo depressivo que lhe poderá dar uma baixa prolongada mas lhe dará cabo da saúde e lhe criará imensos problemas para o resto da vida. O que é que pretende que lhe digam? Em que é que isso vai a apaziguar a sua dor? Ultrapasse isso e desenvolva outras motivações.

    ResponderEliminar
  11. A mim correu me muito bem.


    Espero que seja desta que me ponha a andar deste pardieiro!!!

    ResponderEliminar
  12. 1.000.000 (um milhão de euros) do PRR para "formação"

    ResponderEliminar
  13. Quem puder


    fuja, nem que seja para a reforma.
     

    ResponderEliminar

  14. E depois ainda há outros OUTROS.
    Os que ainda não foram notificados de nada relativamente ao pagamento do devido.
    Ouvi dizer por aí que era até ao fim do mês...

    ResponderEliminar



  15. por esse ponto de vista temos que engolir tudo e não corrigir o que está mal???


    O colega que se queixa que foi enganado pelo SFJ, tem toda a minha solidariedade!
    E quem saiu de casa e quase nunca mais poderá  regressar a essa mesma casa, pior ainda! 
    Falar é fácil!

    ResponderEliminar
  16. Compreendo bem  a sua revolta e acho que faz muito bem em não se calar! Há muita coisa que é necessário rectificar e uma delas são as inúmeras situações de injustiça criadas com o novo estatuto! Tem toda a razão em dizer que beneficiados foram aqueles que nunca arriscaram nada e ainda criticaram aqueles que o fizeram. Os muitos que pretenderam fazer uma carreira sempre no mesmo Tribunal, na mesma Secção e se possível na mesma secretária! Os mesmos que agora estão felizes por, administrativamente, verem os odiados adjuntos longe de casa e rebaixados ao lugar dos acomodados!

    ResponderEliminar
  17. tem fé, faltam 4 dias e meio (úteis)

    ResponderEliminar
  18. tenha calma colega. Até ao final do mês ainda faltam 4,5 dias úteis. 

    ResponderEliminar
  19. Só a título de curiosidade, alguém conhece algum sindicalista ou daqueles que se dedicam ao lambecubismo que ainda não tenha visto a sua situação regularizada???

    ResponderEliminar
  20. Achei demasiado fácil e acabei aquilo em 1h15m, quando percebi que tinha que ficar mais 1h15m, desisti, pois já só fui fazer aquilo para ver como era o teste já que não tinha grande interesse em ir para AT

    ResponderEliminar
  21. Com é que o SFJ incentivou as pessoas a sair de casa ao concorrerem para adjunto? é uma questão sem truques é mesmo para perceber a que se refere.

    ResponderEliminar
  22. Está a desenvolver um comportamento obsessivo não, está no pico máximo da alienação.
    Coitados dos colegas que têm que levar com alguém assim todos os dias.🫣
    É que ainda por cima não tem noção da inutilidade e do ridículo, de escrever aqui todos os dias o mesmo.
    Eu por acaso preciso de trocar de casa e não tenho dinheiro.
    Será que me safo neste blogue se fizer o choradinho diário ou é melhor ir ao banco ? 

    ResponderEliminar
  23. Não. Esses foram os primeiros a serem ressarcidos. O pessoal que está nas administrações também foram dos primeiros. Os restantes ficam para daqui a 20 anos, alguns novamente. Temos de agradecer aos sindicatos fraquinhos que apenas visam os seus interesses pessoais...

    ResponderEliminar
  24. Incentivou com a ações em tribunal e depois nos tribunais pessoalmente.
    Pergunte em Guimarães que lhe respondem!
    Cego é quem não quer ver e perceber.
    só vê o seu umbigo.

    ResponderEliminar
  25. para 


    És um acomodado pelo paleio!
    Mas se não gostas, põe de lado.
    Ou és mais um administradorzito com tiques de ditador?
    Queres limitar quem afinal?
     

    ResponderEliminar



  26. Psicologos de pacotilha: o conformista.

    ResponderEliminar
  27. Anónima da hora do chá26/5/25 14:51

    Este acordo foi congeminado por um faroleiro dos amanhãs que cantam (nunca hoje, sempre amanhã) que viu a luz (dele) da conciliação como mote eleitoral. Continuará a cantar... para os ceguinhos.

    ResponderEliminar
  28. Em Lisboa Oeste assim será. Dito pela "DDT" da Comarca.

    ResponderEliminar
  29. Mas disseram para concorrer que depois vinham logo para perto de casa, ou o que é que disseram?

    ResponderEliminar

  30. para 


    Quer que lhe faça um desejo??
    Disseram para aceitarem os lugares em 1º lugar e não disseram que iam ser nivelados por baixo, ou seja que tinham intenção de extinguir a a categoria  e assim auferir o mesmo que os auxiliares com mesmo tempo de serviço, sem sair de casa auferem. 
    E obviamente deixando de ter preferência na transferência a lugares a vagar.
    Repito para entender melhor, se tivessem explicado que as categorias iam ser fundidas, eu e muitos como eu não tinham aceitado e investido na promoção, porque de nada valeu e consequente  só prejuízo pelo sacrifício de sair e apostar na carreira.


    Quer mais algum desenho??

    ResponderEliminar
  31. O dia 26 foi hoje ..... até ao 31 falta muito pouco.....o dinheiro que me é devido, já devia estar do lado de cá a render...mas não, está do lado de quem deve... até quando ??? 

    ResponderEliminar
  32. É um facto o de sermos já técnicos de justiça. E o vencimento de Maio ainda veio como "Escrivães"!
    Já dizia o Zé Pedro, "... a vida é sempre a perder... ".

    ResponderEliminar
  33. A americanização do mundo laboral contribui também para esses vossos pensamentos quanto à cultura laboral. Se se deixarem transportar para a cultura empresarial japonesa facilmente estarão de bem com as vossas consciências pois perceberão que manterem-se num mesmo local, ou empresa, de trabalho e nele conseguirem evoluir é uma honra. (Akio Morita).

    ResponderEliminar
  34. É o Carlos Almeida quem gere as redes sociais do soj?! Pensei que aquelas faltas de educação tivessem sido cometidas por um qq subalterno…

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ