“Primeiro foram os imigrantes, depois as mães e agora somos nós”

      Continuando as nossas reflexões de fim-de-semana, relacionadas com temas controversos gerais da atualidade, vamos a seguir apresentar reproduzido um artigo subscrito por Pedro Sales Dias no Público, em que estabelece um paralelismo da atualidade com a descrição do pastor luterano Martin Niemöller (1892–1984), mas sendo a descrição, ou poema, muito mais conhecido pela autoria atribuída a Bertolt Brecht (1898-1956), embora o texto de Brecht seja diferente.


      Há muitas versões, tanto do próprio Niemöller, que nas suas intervenções ia adaptando o discurso, como nas muitas versões que pululam na Internet. Mas, independentemente das palavras exatas e das autorias, o que nos deve interessar é a mensagem, porque ela é muito mais poderosa.


      O silêncio, a indiferença e a inação, é uma cumplicidade e uma permissão para muita barbárie. Tal como os alemães se calaram perante a prisão, perseguição e assassinato de milhões de pessoas, também hoje, cada um que decide ignorar, olhar para o lado e acreditar que nada tem a ver com o assunto, está a ser cúmplice e a contribuir para que, a todo o momento, o que acontece aos outros nos venham a acontecer também a nós, ainda que sob outra forma qualquer, que não necessariamente aquela igual que se permitiu e que se desenvolveu para outros abusos.


      A versão mais conhecida é a que segue.


      «Primeiro levaram os negros; Mas não me importei com isso; Eu não era negro.


      Em seguida levaram alguns operários; Mas não me importei com isso; Eu também não era operário.


      Depois prenderam os miseráveis; Mas não me importei com isso; Porque eu não sou miserável.


      Depois agarraram uns desempregados; Mas como tenho meu emprego; Também não me importei.


      Agora estão me levando; Mas já é tarde; Como eu não me importei com ninguém; Ninguém se importa comigo.»


      E atualmente diz Pedro Sales Dias assim:


      «Primeiro foram os imigrantes. Decretaram-lhes que não poderiam ter consigo as suas mulheres (ou maridos) em Portugal através do reagrupamento familiar, só os filhos menores, exigiram uma espera de dois anos para que tal pedido pudesse ser feito, passaram a admitir que a resposta demorasse outro ano e meio, e definiram numa mera portaria as condições de acesso a esse direito. E se os seus direitos fossem negados, os imigrantes teriam o recurso aos tribunais, através de uma intimação, limitado.


      O Governo pretendia "uma imigração mais regulada", mas o que mostrou querer era uma restrição de direitos. Disse-o o Tribunal Constitucional (TC), que chumbou o decreto aprovado pela maioria AD e Chega. E foram estas as normas declaradas inconstitucionais, com o TC a sublinhar que impunham "a desagregação da família nuclear do cidadão estrangeiro".


      Tão importante quanto os efeitos deste decreto são as motivações para o fazer. Não temos tanto um problema na lei que desregula a entrada, permanência e afastamento de imigrantes ilegais do país, temos um Estado que descura a sua aplicação falhando nos meios de fiscalização. Acabou-se com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e as suas competências foram pulverizadas por várias polícias que há anos se queixavam da falta de meios humanos para cumprir as suas funções. Criou-se a Agência para a Integração Migrações e Asilo e os milhares de processos de autorização de residência atrasados atrasaram-se ainda mais.


      E os cidadãos, incessantemente expostos a este tema nas notícias, nas redes sociais, nos comentários televisivos, cederam ao ódio e este passou a ser uma bandeira política que ganhou eleições e pariu decretos. Será que todos os imigrantes recebem subsídios quando chegam a Portugal? Não, é falso. Já o dissemos num artigo que publicamos em março. Os imigrantes não recebem 235 euros da Segurança Social e 400 euros por cada curso que frequentam, como diz um vídeo partilhado nas redes sociais pelo líder do Chega, André Ventura. Desmentiu-o o próprio Governo na altura, questionado pelo Público.


      Sim, é verdade que temos uma proporção de imigrantes face à população nacional (15%) como nunca tivemos: mais de 1,5 milhões. Mas porque é que alguns odeiam os imigrantes, nós portugueses que somos também um povo muito marcado pela emigração para França, por exemplo, nos 1960 e 1970? Só nessa altura, 1,2 milhões de portugueses emigraram para esse país, segundo dados do Observatório da Emigração.


      Tal como aconteceu então com França, Portugal precisa dos imigrantes em vários sectores. E a Segurança Social tem beneficiado com as contribuições dos trabalhadores estrangeiros. Há imigrantes que cometem crimes? Claro, como há portugueses que roubam, matam, violam e agridem. Muitos mais. Aliás, em fevereiro, o diretor da Polícia Judiciária disse que não se podia relacionar imigração com a criminalidade e que 90% dos crimes "são cometidos por cidadãos nacionais".


      E, entrando nos temas que verificamos em julho, será que os filhos de imigrantes têm prioridade no acesso a creches e ao pré-escolar, como se alega nas redes sociais? É falso, claro.


      Depois foram as mães. Numa entrevista, a ministra do Trabalho falou na existência de "muitas práticas" abusivas, em que mães trabalhadoras estariam a recorrer ao pedido de dispensa para amamentação até as crianças "andarem na escola primária", para usufruir de um horário reduzido sem perda de salário. E assim justificou a proposta do Governo para limitar a dispensa de amamentação até aos dois anos da criança, como confirmamos num “fact-checking”. Isto, apesar de o Governo admitir não saber qual o número de mães que pedem essa dispensa nem ter dados sobre esses alegados abusos. Uma ex-assessora da ministra, atual dirigente da Segurança Social, até exigiu a intervenção das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens nos casos das mães que amamentem os filhos para lá dos dois anos. Quem o faz "não é uma boa mãe", disse.


      E agora somos nós. Quase todos. O Governo quer facilitar os despedimentos por justa causa nas micro, pequenas e médias empresas, dispensando várias garantias que estão previstas no Código de Trabalho e abrindo "portas à precariedade" e aos "salários baixos", como disse em entrevista ao Público o ex-secretário de Estado do Trabalho, Miguel Cabrita (PS).


      A fórmula deste texto é inspirada na declaração de Martin Niemöller (1892–1984), muitas vezes usada nas redes sociais em múltiplos “posts” sem se mencionar o seu autor. Referia-se originalmente aos nazis e claro que nesta “newstletter” não se pretende essa comparação. Apenas lembrar que tal como aconteceu com o pastor luterano na Alemanha, muitas vezes ignoramos o mal dos outros provocado por medidas que não nos atingem, sem saber que outras medidas nos esperam no futuro. E esta maioria cada vez mais colada à direita radical populista parece não gostar de pessoas e ter algo a ditar que afetará todos.»


OlhaDeCimaQuemPadece.jpg


      Fonte: reprodução do artigo publicado no “Público”, assinado por Pedro Sales Dias, no âmbito de uma designada “Newsletter” da rubrica Prova dos Factos.

Comentários

  1. Comunistas de merda...gostam de viver na miséria mas cheios de direitos !!

    ResponderEliminar
  2. Isso era para dizer alguma coisa útil? Ou só para ofender quem não é da sua cor política? 

    ResponderEliminar



  3. €€ 7 anos, 2 meses e 26 dias;
    €€ a co(a)ntar desde 2021;
    €€ ADSE 14 meses x 3,5%, há vários anos;
    €€ trabalho probatório e eventual, há décadas;
    €€ juros de mora;
    concurso

    ResponderEliminar
  4. Ah ah ah, que burro!
    O assunto é sério, mas dá vontade de rir estes cheganos defenderem a flexibilização dos despedimentos.
    Como se não fossem logo os primeiros a se lixarem, dado o seu QI...zinho, ainda mais numa carreira grau 3.
    No que dependesse de mim não ficava um nos tribunais, tudo para o olho da rua.
    Devem achar que o cartão do partido/ seita os vai safar ou dar tratamento especial.

    ResponderEliminar

  5. Ó triste (des)Ventura !
    Acalma lá os cavalos do fascismo, facholas.
    Então exigir direitos é ser-se comunista??
    Quem é o merdas FASCISTA aqui, a pensar dessa maneira, seu merdoso?
    Quanto ao texto, já aqui há dias foi citado este pensador.
    Mas houve logo uns FACHOLAS como este que logo preferiram manter-se na ignorãncia merdosa da sua triste existência do que ir ver do que se tratava.
    Parabens pelo tópico, por isso mesmo.
    Ser-se culto, pensar pela própria cabeça, exercitá-la, dá muito trabalho e requerer tempo e atenção. Isso tudo não se consegue a virar minis na tasca ou a ver videos do Ventura.
    E para os que logo de seguida vêm argumentar que uma grande parte da população votante portuguesa não pode estar enganada, apenas relembro que Hitler foi eleito democraticamente e deu no que deu.
    Quem diz isso não sabe o significado de propaganda e domínio de massas com retórica de medo e violência.
    Já agora, para quando um post sobre a ESTUPIDEZ e o perigosa que ela é, na senda de Dietrich Bonhoeffer??
    Aguardo ansiosamente por um post desses e dos imediatos insultos dos labregos ignorantes de sempre.
    Cá estarei para lhes lembrar que lá porque berram mais alto, não quer dizer que tenham razão.

    ResponderEliminar
  6. Então, se bem entendo tão caustico comentário, quer sua excelência dizer que devemos abdicar de direitos que nos protegem como indivíduos, seres, e trocá-los por um bem estar fictício, a bem de um enriquecimento à custa da liberdade e dignidade humanas, enriquecimento esse que apenas ocorre com uma minoria.
    Concorda então o Exmo. que este ano, por exemplo, sejam os mais pobres aqueles maioritariamente não conseguiram entrar para o ensino superior?
    Concorda com meia dúzia de urgências fechadas todos os fins de semana, então?
    Se consegue apontar baterias ao comunismo - igualmente desprezível e condenável - não consegue perceber que também aquilo que defende retira liberdades e enriquece apenas minorias, tal qual o comunismo?
    E já agora, analisando a sua deplorável frase, reveladora de ódio incontido e frustração, eu cá prefiro ser pobre, honrado e ter espinha.
    E nem comunista sou, imagine !!

    ResponderEliminar
  7. Portugal, na esteira de outros países, está a bater no fundo em termos de valores e grandeza, com estes Cheganos de bem e espécies semelhantes, que envergonham tudo e todos.
    Miseráveis!
    Espero que tenham o pior fim possível e sofram até ao vomito.

    ResponderEliminar
  8. que barbaridade

    ResponderEliminar
  9. Este comentário asqueroso deve ser feito por um dos novos seguidores do querido líder.
    O caro chegano não deve saber que, pasme-se, o crescimento do partido do querido líder, também está a ser feito à custa dos votos de ex simpatizantes da CDU, ou PCP, como lhe quiserem chamar.
    A transferência de voto de um partido para o outro, em maior quantidade no sul de Portugal, é uma realidade.
    Não deixa de irónico.
    Quanto ao texto, parabéns ao blog, por ter a coragem.
    Está à nossa frente, só não vê quem quer.
    Todos os sinais, os tiques, o discurso, a intolerância, a mentira, a malvadeza.
    Batem no peito, são mais portugueses que os outros todos.
    Eu deixei de os chamar fascistas.
    Chamo-lhes Javardos.
    Há que dar o nome às coisas.
    Primeiro são os imigrantes, é mais fácil malhar nesses e é popular.
    Depois há de ser quem os critica, com ameaças, com comentários, com processos judiciais, nomeadamente contra a comunicação social.
    Depois há de ser contra a justiça, contra os juízes, contra as decisões de um Estado de Direito.
    Ou vão mudar as leis, ou vão mudar os juízes.
    Já anda lá perto, já se esticam de vez em quando, já insinuam, experimentam reações.
    Depois há de ser todos os que os criticam.
    Na rua, no café, nas redes sociais, no trabalho.
    Os Javardos são assim, infelizmente a história repete-se e eles estão de volta.
    Um abraço a quem não é javardo.
    PS. Lindo ver o querido líder no mato a apagar incêndio.
    Lindo, acredito que muitos Javardos até, não sei...houve ali uma pequena excitação, diria até que pode ter provocado uma ligeira ereção.....
    TT

    ResponderEliminar
  10. Tudo o que acontece no mundo à nossa volta é sempre repercutido de alguma forma, e até mesmo quando a nossa omissão vai para além da mera indiferença até à própria intencionalidade, isso não quer dizer que as repercussões se venham necessariamente a traduzir futuramente para nós num ganho por força dessa nossa premeditação.
    Sendo que tenho a certeza absoluta do que acabei de discorrer porque, cheguei a um ponto, a caminho do fim de vida, em que a única satisfação que já consigo obter na mesma ganha forma precisamente nos momentos em que no dia a dia vejo esta ideia validada, o que não me enche de orgulho, muito pelo contrário, pois deveria pelo menos sentir pena, mas não deixando de ser reconfortante verificar que se arrisca e muito efetivamente quem pela existência fora vai encolhendo os ombros pensando que não é consigo vendo tanta merda ser atirada para ventoinhas.

    ResponderEliminar
  11. Parece um argumento algo contraditório.
    Pois se o comunismo aplicado tem mostrado à luz da História regimes ditatoriais, como é que os direitos de alguém poderão prevalecer nesse tipo de sociedade?

    ResponderEliminar
  12. Eh pá, não digam mal dos ciganos, ai desculpem, Cheganos.
    Os quadros até já estão a tomar medidas para substituir muitos imigrantes em profissões que ninguém quer, construção civil, calceteiros, hotelaria, recolha lixo, etc.
    Não vai faltar mão de obra graças aos cheganitos.
    Obrigado meus queridos.

    ResponderEliminar
  13. Licon Clay24/8/25 13:54

    Eles vivem na miseria  mas vivem felizes...
    Senão vejamos...

    Tudo é do povo... Logo quem representa o povo fica com tudo...
    Quem representa o povo ? 
    Os lideres do partido...

    Mas o povo fica feliz porque no final tem tudo...

    O lider rouba, mas ao contrario dos de direita, o de esquerda rouba em nome do povo e no fim usufrui em nome do povo.


    Logo esta perdoado...
    O de  direita é um sacana que rouba só para ele 


    O que é de um é de todos, ou seja tudo pertence ao povo. mas como o povo tem que ser representado e é representado pelo partido logo,  Tudo é do partido....


    A regra de ouro do comunismo...
    "o que é teu é meu, mas o que é meu é meu..." 
    Porque o que tens pertence ao povo e nada se tira ao povo...
    O povo nunca tem deveres... So Direitos....

    ResponderEliminar

  14. Pergunta ao sucranianos e aos palestinos o que pensam dessa tua deplorável frase, típica de um fachola remordido com a vida.

    Pergunta-lhes a importância de serem LIVRES e terem o direito a sê-lo !!

    ResponderEliminar
  15. Claro que sim, a maioria dos portugueses pensa como vocês e até se percebe pelos comentários de hoje, em que felizmente falaram 2 ou 3 javardolas, tu incluído.
    Ratos fascistas de esgoto!

    ResponderEliminar
  16. A CGTP convocou para 20 de setembro manifestações em Lisboa e Porto contra o anteprojeto de revisão da legislação laboral, apelando à mobilização dos trabalhadores contra o que diz ser “um assalto aos direitos” e uma “afronta à Constituição.


    Regina e Carlos estamos à espera de uma palavra vossa sobre o assunto.


    A politica de imigração deste governo resulta da necessidade de roubarem eleitores ao CHEGA. 

    ResponderEliminar
  17. Uma diferença vwyanto ao aqui referido sr bloguer
    Eu sou filho da geração  que emigrou de assalto para França  nos snos 60,
    viveu  duro pata ter  algo para os seus descendenes.
    Mas há  uma grande diferença desses emigrsntes com os imigrantes que portugal recebe.
    Os nossos trabalhsvam duro!
    Os que  recebemos, tirando pouquissimas excepções,  travalham zero! Querem é  mamar dos nossos  imposto!!!


    Trabalho está  quieto e pagar impostos está  quieto!!
    Paga tu e eu!!


    Informem-se bem sobre a diferença ente emigrantes portugueses dos anos 60 e os emigrantes que potugsl recebe!!!

    ResponderEliminar
  18. Estas afirmações sobre os imigrantes são totalmente falsas, apesar de muito repetidas e apesar de haver muitos vídeos que propagam estas falsidades convencendo os mais fracos de espírito que nelas acreditam cegamente sem sequer olhar para fora dos ecrãs dos telemóveis para ver que no mundo real as coisas são simplesmente diferentes da crença digital.

    ResponderEliminar
  19. A maioria dos emigrantes contribuem mais para o PIB português num mês do que tu no ano todo a dar cliques no rato.
    E já agora, ajudam a pagar o teu salário e a tua futura reforma senão te abafarem até lá.

    ResponderEliminar
  20. Serviços  publicos todos estoirados


    É  o legado 

    ResponderEliminar
  21. Engole que te custa menos.  Está  difícil de engolires.

    ResponderEliminar
  22. Tu es livre?


    Eheheh 

    ResponderEliminar
  23. Chulos dos meus impostos 

    ResponderEliminar
  24. Então  sr bloguer 
    Cknsegue explicar a publicação  dos 1% de ricos cada vez mais ricos contra os 99% de pobres  desenrascados??


    Deve-se a que??

    ResponderEliminar
  25. Es um filho do papá  e da mamã  com esse discurso.


    Sai  de casa dos pais
    Faz-te à  vida!!

    ResponderEliminar
  26. Deve ser culpa dos imigrantes 

    ResponderEliminar
  27. Acho que já vi um vídeo a dizer isso 

    ResponderEliminar
  28. Força! Não esquecer.

    ResponderEliminar
  29. O anónimo do 1º comentário é um grande fascista! Espero que as novas leis laborais lhe toquem nos seus direitos ! Depois vai saber o custa a vida que depende do trabalho !







    ResponderEliminar
  30. Imagino que devas ter visto um video do Adolf Ventura a dizer que a culpa é dos emigrantes.
    Portanto, com jeitinho deves conseguir explicar porquê.🤣
    Mas se não perceberes não te preocupes, o que interessa é que as massas engulam.

    ResponderEliminar
  31. Trabalha escravo.
    Os do rendimento minimo precisam de ti.

    ResponderEliminar
  32. Esta mentalidade burra não quer compreender o que é viver em sociedade, numa sociedade solidária em que todos se ajudam mutuamente de acordo com as suas possibilidades. 


    A ideia é muito básica: o energumeno deseja ser ajudado sempre que necessite, mas não pretende ajudar ninguém, porque acredita que ninguém é digno de ser ajudado a não ser ele próprio, tal como já é, ao nível das estradas onde conduz, dos hospitais, das escolas, da recolha do lixo que faz, etc., e ainda talvez não tenha passado por nenhuma provação séria em que os outros lhe paguem o ordenado enquanto está em casa com uma doença mais grave do que aquela de que já padece em termos de raciocínio.

    ResponderEliminar
  33. Não estou  a ver aonde é que essa questão venha agora ao caso.
    Atualmente no nosso país o partido comunista tem nem meia dúzia de deputados, acho que apenas 3.
    Pelo que não me parece que representem qualquer perigo.
    A Rússia já foi de tudo segundo a sua História mais recente.
    Foi comunista durante largo período após ter sido czarista nos 200 anos anteriores. Deu ares de virar á democracia plena mas isso durou muito poucos anos. Agora não é imperial mas é imperialista e mais não sei o quê. Mas o que importa é que os russos em geral poucos ou nenhuns direitos têm tido assegurados ao longo de três séculos, já para não referir tempos mais longínquos. E fala-se dos portugueses terem aguentado uma ditadura tanto tempo mas o que é deveras impressionante é como os russos sendo tantos indivíduos em número se permitem a si próprios viverem regimes sem direitos uns após outros.
    Olhando para esse exemplo, bem como para a eleição de Hitler na Alemanha, pode ser de facto preocupante o encolher de ombros dos nossos concidadãos na contemporaneidade aliado ao descontentamento dum grande número de outros que ficam confusos com as grandes lacunas da democracia e reagem de forma mais à flor da pele, deixando-se embalar por retóricas que penetram o córtex mas não devem de todo permitir que para ali sejam bombeadas pelo coração.
    Mais, nem deve haver na História da Humanidade outra espécie de indivíduos maior do que os arrependidos.
    Mas é também com esses que a esperança nos tem acompanhado e é o que nos tem valido desde sempre.

    ResponderEliminar
  34. Sr. Bloguer, para endireitar as cabeças que ainda possam ter alguma espécie de salvação, passe a imodéstia, uma das melhores pauladas deve ser esta:
    Sabemos que muitos têm poucos escrúpulos e pouco se ensaiam em pagar menos aos tais imigrantes mas, à parte isso, por que é que as organizações representantes dos patrões estão todas do lado dos mesmos nesta questão pedindo ao governo que regule mas não restrinja? 

    ResponderEliminar
  35. Presumo que um comentário meu não tenha sido publicado por ter afirmado que há empresários sem escrúpulos em Portugal.
    O que igualmente me leva a crer que o Sr. Bloguer desconheça que na Comarca de Santarém já foram empresários condenados por se aproveitarem das fragilidades dos imigrantes, em mais do que um processo.
    Mas uma pessoa até perde a vontade de comentar, estava a querer ajudar perguntando se havia noção de por que é que as associações de patrões deste país defendem a imigração, e por afirmar uma realidade confirmada pelo tribunal, sou alvo de censura, quando o próprio Bloguer não se exime de chamar burros e tecer outros juízos que tais aos cheganos ao abrigo do seu poder discricionário neste espaço.

    ResponderEliminar
  36. Se não encontra o seu comentário, porque não procurou bem, não tem de dizer burrices. Se disse burrices e não foi publicado, deixe de dizer burrices. É simples.

    ResponderEliminar
  37. Agora já o encontrei e admito que possa ter sido falha da net, uma vez que foi publicado um comentário que fiz posteriormente e foi por ter falhado a ordem cronológica na secção de comentários recentes que reagi.
    No entanto noto que voltou a usar os mesmos termos, e ainda que possa andar um pouco nervoso pelos acontecimentos dos últimos tempos da nossa carreira, invetivar os seus colegas, mesmo que sejam cheganos e denotem deter cérebros azeitonais, não será o caminho, muito menos no meu caso em que até estou do seu lado intelectual.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo1/9/25 10:57

    Põe-os todos dentro de tua casa e paga tu do teu bolso os subsisios!!!!!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo1/9/25 11:00

    Faz -me lembrar a bandeira do Brasil, que tem aposto as palavras "Ordem e Progresso"...e vê o que aquilo é... alias já estamos cada vez mais parecidos com eles,, não fosse-mos já apelidados de "GUIANA BRASILEIRA", enfim....... 

    ResponderEliminar
  40. Anónimo1/9/25 11:03

    Estatisticas feitas pelos esquerdoides?? As mesmas que dizem que os Tribunais estão bem?? Os as estatisticas dos tribunais a dizer que esta tudo bem?? ACORDA PARA A VIDA!!!!!

    ResponderEliminar
  41. ueue pode1/9/25 11:06

    Finalmente alguém que fala com verdade.
    Só que passou pelo o mesmo e que pode falar.
    E se não cumprissem com as boas regras de vivência em sociedade...RUA..DEPORTADOS......
    Aqui República das Bananas, com grosso da população doutrinada nos principios comunistas e o resultado vira daqui a poucos anos.....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário