Dois dias de Greves para os Funcionários de Justiça

      Na próxima quinta-feira, 23OUT, há uma greve convocada para todos os Funcionários de Justiça, com exceção dos Oficiais de Justiça, isto é, todos os Funcionários do regime geral que trabalham nos tribunais, como os Assistentes Operacionais, os Assistentes Técnicos e os Técnicos Superiores.


      Logo de seguida, na sexta-feira, 24OUT, há uma nova greve convocada que abrange novamente todos os Funcionários de Justiça do regime geral e ainda todos os Oficiais de Justiça.


      Estas greves estão convocadas por duas entidades alheias aos sindicatos que representam os Funcionários de Justiça, no entanto, o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) veio publicamente apoiar a greve de 24OUT-SEX, sem qualquer referência à greve de 23OUT-QUI, para os Funcionários do regime geral, embora detenha associados do regime geral.


      A greve do dia 23OUT-QUI está convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Estado, das Autarquias e de Entidades com Fins Públicos e Sociais (STMO), constando do seu aviso prévio que a greve abrange:


      «Os Trabalhadores das Carreiras Gerais da Administração Pública, bem como todos os trabalhadores que prestem serviço nos AAAF, CAF e AEC, incluindo os trabalhadores de concessionárias e prestadores de serviços, de natureza pública ou privada, abrangidos pelo âmbito estatutário deste Sindicato, independentemente da natureza do vínculo e contrato de trabalho», conforme se lê no aviso prévio da greve.


      Deste aviso prévio não ficou suficientemente claro que possa abranger os Oficiais de Justiça, pelo que se terá de concluir que não estão abrangidos, apesar do âmbito estatutário do STMO poder abrangê-los.


      Já no dia 24OUT-SEX, a greve é totalmente abrangente e está disponível para todos os trabalhadores da Administração Pública.


      Assim, enquanto que na quinta-feira, só os Funcionários de Justiça do regime geral possam aderir à greve, na sexta-feira, já podem todos, absolutamente todos, mesmo aqueles que se encontram no período probatório.


      Esta greve de 24OUT-SEX não tem serviços mínimos decretados e abrange todos os trabalhadores em funções públicas, sejam sindicalizados, ou não, sejam num ou noutro sindicato, não há qualquer restrição.


      No que diz respeito aos serviços mínimos, estes só podem ser decretados pela própria entidade sindical que convoca a greve ou, na ausência destes, podem ser decretados por acordo entre a entidade sindical e o Governo ou, não havendo acordo, podem ser fixados finalmente por um colégio arbitral que se constitui com tal propósito.


      Quer isso dizer que não são os Escrivães, os Secretários de Justiça, os Administradores Judiciários, nem qualquer outra entidade gestionária, nem os juízes ou procuradores, que decretam serviços mínimos, portanto, quaisquer veleidades destas entidades em tal sentido não são válidas.


      Coisa distinta é quando há decretamento de serviços mínimos, seja pelo sindicato convocante, seja por acordo ou pelo colégio arbitral, e então cabe ao Administrador Judiciário e Secretários de Justiça organizarem escalas para que sejam assegurados os serviços mínimos legalmente decretados, o que não é o caso, pelo menos neste momento.


      Diz o SFJ na sua nota informativa:


      «O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) reconhece a importância das lutas que mobilizam os trabalhadores da Administração Pública e reafirma a sua solidariedade com as reivindicações legítimas que estão na origem da greve convocada pela Frente Comum para o próximo dia 24 de outubro: aumento dos salários, valorização das carreiras, defesa dos serviços públicos, entre muitas outras reivindicações.


      O SFJ mantém-se, como sempre, na linha da frente da defesa dos direitos dos Oficiais de Justiça e dos demais Funcionários de Justiça, prosseguindo uma ação sindical autónoma mas convergente nas reivindicações comuns, combativa e responsável, focada na valorização profissional, no reforço do vínculo público e na dignificação da função judicial.


      Sem os seus trabalhadores valorizados, não há Justiça que funcione.


      Apesar de o SFJ não ter emitido aviso prévio de greve, todos os Oficiais de Justiça e demais Funcionários de Justiça estão abrangidos, à semelhança dos restantes trabalhadores da Administração Pública.


      Assim, quem o entender, pode exercer livremente o seu direito à greve, nos termos constitucionais e legais.»


      Seguem hiperligações incorporadas a diversa informação sobre as greves.


      » Aviso prévio de greve do STMO para 23OUT-QUI


      » Síntese reivindicativa do STMO para a greve de 23OUT-QUI


      » Manifesto da Frente Comum para a greve de 24OUT-SEX


      » Página da Frente Comum


      » Nota informativa do SFJ


      Na sexta-feira, dada a abrangência da greve, alargada a todas as carreiras e em face dos muitos avisos prévios que secundaram a greve, bem como às manifestações de adesão de outros sindicatos, como o fez o SFJ, é previsível que a greve tenha uma adesão muito significativa.


      Chovemos-te.


Greve1(DDOJ).jpg

Comentários

  1. Tirem-me deste filme!!!21/10/25 08:20

    Como era facilmente amtecipavel a atual direção do SFJ, sendo uma extensão da anterior, já depois de ter sido, por diversas vezes enganada pelo poder que (des) governa, continua a colaborar no desmantelamento da carreira, na sua descaracterização e na sua transformação. Em vez de liderar uma posição que defenda os interesses dos OJ, resigna-se e encolhe-se perante a evidente intenção do poder executivo, através do nosso estatuto, manietar e controlar o poder judicial. Um desastre para nós, uma infelicidade para a democracia.

    ResponderEliminar
  2. Sou sondicalizado fora do sfj e soj.
    Farei greve não  contando com esses sindicatos coveiros da carreira de oficial de justiça.

    ResponderEliminar
  3. Corrigir as injustiças da nova tabela remuneratória...
    Todos os meses, os OJ do 3º escalão estão a ser altamente prejudicados em relação aos outros.
    ISTO É INADMISSIVEL.

    ResponderEliminar
  4. Nos tempos atuais, exercer o dto à greve, é não só lutar contra o maior ataque aos dtos dos trabalhadores perpetrado pela direita, com o apoio da extrema dta chegana,  mas tb relembrar uma das maiores conquistas de abril de 1974, em resultado das lutas promovidas pelas forças democráticas de esquerda.
    Um bom dia de luta a todos os camaradas e aos hipócritas de direita que não vão deixar de aproveitar esta sexta feira para coçar a micose.

    ResponderEliminar
  5. Eu preferia ir para a greve com base em algo que nos diz respeito diretamente.

    ResponderEliminar
  6. Berloque Gomes21/10/25 10:21

    Se a reunião de amanhã nada der de útil, desde que a comissão negociadora coloque as questões certas para a nossa defesa (ou seja, acabar com as injustiças salariais da nova tabela, solução para os injustiçados so curso de secretários e ramificações para os lugares de escrivão, entre outros), se não houver resposta, o SFJ e o SOJ deverão tomar posição pública, no mínimo, a informar da greve e a incentivar os OJ para a fazer.

    ResponderEliminar
  7. Triste realidade.

    ResponderEliminar
  8. COVEIROS MESMO

    ResponderEliminar
  9. Ora, mais um hipócrita da dita esquerda.
    Vai à feira da ladra comprar um espelho, pois o teu ordenado não deve dar para ires a outro lado. E não faças greve porque perdes dinheiro.

    ResponderEliminar
  10. 56€ que maravilha, para quem tem putos e paga renda deslocado.
    Quem está em casa da mamã ainda mais maravilha.

    ResponderEliminar
  11. Sou roubado de 2001 a 2005, não me esqueço, apesar de quererem  fazer esquecer

    ResponderEliminar
  12. Greve pelos injustiçados no curso de secretários de 2015😅?
    Atendendo a que os lugares de promoção não ultrapassam os 60, não será melhor uma manif à porta da AR, e trazerem a esposa, a prima e o tareco?

    ResponderEliminar
  13. Adolfo Dias21/10/25 11:25

    Camarada, nada mais democrático do que elogiar “as forças democráticas de esquerda” enquanto se distribuem certificados de hipocrisia a todos os outros.
    É a velha máxima: liberdade, igualdade e fraternidade… desde que votes como eu. 

    ResponderEliminar
  14. Entendo Colega, o problema é que o governo não negoceia com greves em curso. Estamos tramados.

    ResponderEliminar
  15. Concordo Colega mas o governo tem tudo nas mãos. As negociações vão prosseguir a um ritmo muito lento porque é do interesse deles que nós continuemos controlados. Ainda faltam tantas matérias para rever (aposentação, avaliação siadap/coj, progressão...). temos um longo caminho pela frente e as greves não regressarão tão cedo.

    ResponderEliminar
  16. O que dizem os sindicatos?????
    Cada um por si!!!!!!!
    É o que é... e assim sendo nem mais um cêntimo.
    Carrega Marçal...

    ResponderEliminar
  17. Espere sentado colega.
    Os sindicatos assinaram aquele acordo que contemplava aquela tabela. Que legitimidade têm agora para vir pedir a alteração?
    Então não viram? Se viram porque assinaram?
    Até um cego via que aqueles 3º escalões eram uma roubalheira quando comparados com outros escalões e categorias (veja-se o 1º escalão de Secretário  -  Ganho de € 405,03).

    ResponderEliminar
  18. comissão negociadora 

    ResponderEliminar
  19. nem esquerda nem direita
    comprai todos um espelho

    ResponderEliminar
  20. Por mim, logo desde que SFJ desarmou com as greves, 
    deixei de dar para esse peditório e sou sindicalizado fora destes sindicatos.

    ResponderEliminar
  21. Eu também como roubado de 2001 a 2005, estarei de baixa até reporem o roubo.

    ResponderEliminar
  22. Já carregou...


    Levou um banho na Lousã


    Por isso nem lá o querem coitado.....

    ResponderEliminar
  23. Grande roubo mesmo!
    fodddddddddddddddddddddddddd


    1 escalão ao longo de 20 anos!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  24. Está na hora de acabarem as ilegalidades com os OJ!


    OU C. Almeida e Regina têm unhas para ... ou têm de dar o lugar a quem o tenha!


    Começa a ser desmesurado o tempo para a revisão do estatuto! ...


    Com a agravante que há outras matérias para discutir, fora deste âmbito, que não o são, pelo facto de estas não terminarem!


    Srª. Regina, Sr. Almeida, não basta a boa vontade, tem de se apresentar resultados!

    ResponderEliminar
  25. assembleias gerais nos dois sindicatos

    ResponderEliminar
  26. Até parece que somos uma profissão de top !


    Coitadito dos Oficiais de Justiça, criaditos!...

    ResponderEliminar
  27. Enquanto o governo não se entender com  PS, será impossível levar a bom porto qualquer reinvindicação que importe aumento de despesa permanente. 
    A extrema direita Chegana e IL, apenas têm o foco na redução dos serviços públicos e em privilegiar o Capital, como se viu recentemente nas propostas de alteração às leis laborais, que constituem um dos maiores ataques aos dtos dos trabalhadores das últimas décadas.
    Tudo com apoio dos escroques direitolas.

    ResponderEliminar
  28. ???? AcordoPS PSD???!!!!                           O PS é o principal culpado do que passou nestes últimos 20 anos!  

    ResponderEliminar
  29. Antonino das Berlengas22/10/25 10:05

    E os do 6º

    ResponderEliminar
  30. Antonino das Berlengas22/10/25 10:08

    Ditos labregos. Então o anónimo desconhece que os prejudicados são uns 130 a 150 colegas. Ou é daqueles que concorda com a violação da lei e da Constituição e entende que os que na classificação final ficaram graduados à frente dos "nomeados" e que continuarão em funções não devem ser promovidos? Não está na profissão errada? Talvez, varredor lhe assente melhor.

    ResponderEliminar
  31. BOTA CULPA NISSO!
    (as pessoas têm a memória muito curta...)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário