É para o próximo ano mas pode ser usado desde já

      Outubro já começou e quem quiser usar o nosso, e vosso, calendário para o próximo ano 2026, já pode usar desde já, uma vez que esse calendário ainda tem os últimos três meses deste ano.


      Como todos os anos fazemos, disponibilizamos durante o mês de agosto de cada ano o calendário para o ano seguinte.


      Atenção que este não é um calendário qualquer nem tão simples como tendo apenas 12 meses. Para começar, tem 18 meses: 3 meses do ano anterior, isto é, deste ano em curso de 2025, bem como outros 3 meses do ano seguinte, ou seja, de 2027.


      Portanto, para além dos 12 meses de 2026, tem mais 6 meses; é um calendário de um ano e meio e como já tem os últimos três meses deste ano, pode ser utilizado desde já no resto deste ano, para o próximo e ainda para o seguinte, até 2027. Super mesmo!


      Este ano, também como sempre, este calendário é novamente oferecido a todos os Oficiais de Justiça, sem quaisquer custos e sem pagamentos de quotas mensais, sendo este o calendário mais completo que é disponibilizado por qualquer entidade e que serve de apoio à atividade dos Oficiais de Justiça e não só.


      Este novo supercalendário, disponibilizado em agosto, continua a ser, ano após ano, o primeiro de todos os habituais que são disponibilizados, seja pelos sindicatos, DGAJ e outras entidades que só disponibilizam o seu lá mais para o final do ano.


      Pode desce-lo da Internet para guardar e, ou, imprimir e, ou, partilhar com quem o quiser.


      Recorda-se que este calendário vem em quatro partes.


      A primeira parte, e principal, corresponde ao calendário habitual onde estão assinalados os dias do ano, os feriados nacionais e regionais (Açores e Madeira), e ainda, como não podia deixar de ser, os períodos das férias judiciais.


      Em complemento, este calendário traz ainda, numa segunda, terceira e quarta partes, um outro calendário onde estão assinalados todos os feriados municipais (fixos e móveis) para todo o ano. Desta forma, é possível verificar se em determinado dia é feriado em algum município do país e, para saber qual, ou quais, os municípios que em determinado dia gozam o seu feriado, este calendário vem acompanhado de uma lista com a indicação de todos os municípios do país e os respetivos dias feriados, apresentada de duas formas: por ordem cronológica e por ordem alfabética.


      Pode aceder ao calendário através da seguinte hiperligação: “Calendário-OJ=2026”.


      Esta hiperligação está também permanentemente disponível na coluna da direita (vista em PC), na parte das “Ligações a Documentos” e na parte das ligações denominadas “Por e Para Oficiais de Justiça”, tal como todos os calendários anteriormente disponibilizados e atualizados, desde a existência desta página (criada no longínquo ano de 2013), e ainda, no cabeçalho da página, onde encontra ligações aos vários calendários que anualmente disponibilizamos.


CalendarioOJ2026-1.jpg


      Desfrutem, como sempre, de mais este útil, independente, alternativo e o mais completo calendário que pode encontrar e que aqui se disponibiliza gratuitamente.


CalendarioOJ2026-2.jpg

Comentários

  1. Adolfo Dias6/10/25 09:08

    Obrigado pela partilha. Trabalho de excelência.
    Também um muito obrigado aos 19 colegas que, a partir de Novembro, irão usufruir da sua merecida aposentação. Muita saúde é o que eu lhe desejo.

    ResponderEliminar
  2. Off-topic.


    Alguém me explica o que é um "auxiliar administrativo"? E porque raio um auxiliar administrativo responde a pedidos de informação efetuados por um Tribunal? Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem.
    Novas entradas para compensar é que não é preciso.
    Os escravos que ficam fazem cada um o o trabalho de 2 ou 3 e em correria, com espada na cabeça.


    Aguentarão? se aguentarem serão herois!

    ResponderEliminar
  4. Não deves ter nada que fazer para pensares nesse tipo de coisas.

    ResponderEliminar
  5. É o grau 3... e o esvaziar de funções... a inércia e conivência dos OJ e, principalmente, dos seus sindicatos... 

    ResponderEliminar
  6. O "auxiliar administrativo" é um termo mais enraizado no meio escolar ( tradicionalmente referia-se àqueles que auxiliavam administrativamente o corpo docente pois que, obviamente, não podiam dar aulas) e no autárquico, onde até o corpo de pessoal administrativo tinha e tem um outro corpo de funcionários que na hierarquia os auxiliavam (nas tarefas administrativas). Todavia existe tanto no setor público como no privado e assume um papel importante.
    De acordo com o anexo à LGTFP existem assistentes operacionais e assistentes técnicos e quer um quer outro podem realizar importantes tarefas dentro da conformação hierarquicamente definida - é só consultar o "Anexo  - Caracterização das carreiras gerais" .
    A resposta à segunda questão é muito simples, como normalmente são funcionários com pelo menos o 9º ou o 12º ano de escolaridade (pode até haver licenciados), muitas vezes compreendem a ordem "informe em conformidade" erradamente e não percebem que a informação é prestada em nome da instituição e que, por isso, deve ser assinada e validade pelo responsável do serviço até porque se dirige a um órgão de soberania. 
    Mas o Colega não estranhe porque nos Tribunais, quiçá perto de si, acontece o mesmo. E até há Colegas que não adequam o seu comportamento quando estão do lado de dentro do balcão onde, do lado de fora, devem todos merecer respeito e um tratamento correto. Muitas das vezes chega uma autoridade ao balcão que deveria merecer o respeito por ali estar em trabalho, e que é pago por todos nós, e fica à espera que alguém se levante para lhe perguntar o que deseja ou um advogado para quem os minutos são rendimento ganho ou perdido e merece igual atenção. O mesmo se diga de um trabalhador que está a perder horas no seu trabalho, de onde saem os impostos que nos pagam a todos (os funcionários públicos), e merece ser bem atendido.
    Falta muita coisa a muitos de nós ... nomeadamente humildade.
     

    ResponderEliminar
  7. A quem está nessa situação recomendo a seguinte página:
    https://www.dias-uteis.pt/
    Ali pode contar o tempo de pena que lhe falta (atendendo à liquidação da pena que lhe é feita pelo simulador da CGA ou S. Social)
    Mas ainda há por aí quem queira ficar nos serviços mais um anito ou dois ... o que acontece muitas das vezes porque se estão a c...r para isto e limitam-se a deixar passar o tempo sabendo que nada lhes acontece (desde que não se asneire, é deixar os dias passar ...).
    Deviam ter vergonha mas vão ficando por cá porque lá em casa não há quem os queira aturar ou então deixam de ter justificação para pagar à senhora da limpeza que lá vai engomar a roupa ou arrumar a casa ... e têm de trabalhar um pouquito mais ...

    ResponderEliminar
  8. Colega, onde se pode ver isso?


    19 para a reforma em Novembro?!


    Chiça ....

    ResponderEliminar
  9. Todos nós somos assistentes administrativos.


    Alguns têm a mania e pensam que são muito importantes mas na verdade não passam de simples assistentes administrativos de apoio à função jurisdicional.


    Assistentes administrativos mas de grau 3 e de muito prestígio!!!!


     

    ResponderEliminar
  10. Esta "ausência" dos sindicatos, SFJ e SOJ; às grandes preocupações que atormentam os OJ não é compreensivel.


    Há um conjunto de reivindicações e direitos, decorrente do estatuto, mas não só, que não estão a ser devidamente cumpridos pelo Governo.


    A desculpa do proceso negocial é absolutamente deficitária para o que estão  a viver os OJ.


    Nada do que se está a passar é admissivel, e parece que vamos ter de nos unir de forma espontânea para encontrar forma de lutar contra este marasmo!


    E aqui caros colegas, não existem eventuais, ex auxiliares ou ex adjuntos, mas tão só OJ, que, embora em diferente grau, estão a ser gravemente prejudicados!


    Há algo que está podre na vida sindical, não vejo mudanças em C. Almeida, que continua muito passivo, e Regina, que em nada parece ter alterado na postura da anterior direção.


    Abraço

    ResponderEliminar
  11. É colocar os funcionários em falta. Agora exigir aos que estão, que já se encontram assoberbados de trabalho, que ainda trabalhem pelos três ou quatro que faltam - pelas mais diversas razões: aposentações, baixas médicas de longa duração devido aos problemas graves que assolam as pessoas de mais idade, etc. - é que não pode, nem deve, acontecer. Já agora, colocar assistentes operacionais ou assistentes técnicos - não estando em causa competência, ou falta dela, ou, mesmo humildade - a exercer funções que não as próprias ou para a qual não se encontram habilitados é que não pode mesmo acontecer, de todo.   

    ResponderEliminar
  12. humildade? estão a substituir oficiais de justiça e você falta em humildade? está tudo bem?

    ResponderEliminar
  13. alguém faltou ao respeito ao auxiliar administrativo? foquem-se na vossa substituição parolos.

    ResponderEliminar
  14. orçamento de estado aí à porta... sfj e soj, altura de apertar o governo está a passar. acordem!

    ResponderEliminar
  15. Adolfo Dias6/10/25 14:16

    Colega, foi hoje publicada em diário da república.

    ResponderEliminar
  16. não, caro colega.


    Um bocadinho de direito administrativo:


    os trabalhadores da administração pública: direta, indireta e autonoma - estes sim, os vulgos funcionários públicos strictu sensu - os administrativos da admnistração.


    Os funcionários judiciais são de outra "casta", do órgão de soberania Tribunais; provavelmente os funcionários do órgão constitucional Ministério Público parece que estão noutra categoria.


    Agora, andarem a misturarem umas coisas com outras....!


    Para isso as direções dos sindicatos deveriam estar à cautela com os principios elementares de direito constitucional e administrativo, mas disto o que sabiam Fernando Jorge (agora nas finanças do SFJ - porquê?) e o Marçal e o que sabe o Carlos Almeida?

    ResponderEliminar
  17. Depois lá vem a desculpa que até nos dão razão mas que por problemas de orçamentação não pode ser!


    Já não se aguenta mais isto!


    Há que denunciar perante a comunicação social que o governo não está de boa fé na discussão do estatuto, protelando as nossas justas e razoáveis aspirações, obrigando os sindicatos a decretarem as formas de luta, que inevitavelmente radicam em GREVES!


    Srs. C. Almeida e Regina, estamos à espera!

    ResponderEliminar


  18. Deixei SFJ e SOJ


    não me revejo neles.
    dinheiro meu não veem

    ResponderEliminar
  19. Aperta aperta..
    Com o regresso ao processo de défices excessivos, tomara que não cortem salários outra vez.
    Vão votando na canalhada da direita e logo choram.

    ResponderEliminar
  20. denunciar à comunicação que somos mansos e que não sabemos negociar?

    ResponderEliminar
  21. Uma adjunta com perto de 2.000 euros de reforma não pode queixar-se. Entrou nos serviços, nunca teve de prestar provas de conhecimentos por ter passado de auxiliar para adjunta e ir para uma merecida reforma com este valor, sem qualquer inveja, só pode considerar-se bem remunerada. Muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde, Sr. Bloguer.
    E segundo o calendário ainda se pode reclamar da nova lista de antiguidade?

    ResponderEliminar
  23. O prazo dos 30 dias úteis para apresentação da reclamação termina às 24 h de hoje 06Out.

    ResponderEliminar
  24. Informe-se sobre as reformas dos oficiais de registo e veja a diferença. E não  venha falar de provas porque nada fizeram  naquele tempo


    Dê-se  a esse trabalho.


    E diga alguma coisa.

    ResponderEliminar
  25. a esquerda nos 10 anos que governo fartou-se de te dar aumentos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário