O “Citius”, que já foi “Habilus”, passa agora a denominar-se também “eTribunal”

      Começa hoje, 20OUT, a fusão, para o utilizador Oficial de Justiça, da plataforma SITAF com o Citius, unificando o sistema de informação de suporte à atividade dos tribunais. No entanto, não será o Citius a única plataforma nos tribunais, pelo contrário, o Citius será apenas mais uma e aquela que receberá informação de outras, pelo menos de mais quatro plataformas ou interfaces distintas, consoante a condição processual do interveniente.


      Assim, a partir de hoje, a consulta de processos e a apresentação de peças, quer da jurisdição comum, que inclui os tribunais criminais e cíveis, quer da dos tribunais administrativos e fiscais, serão feitas através do “Citius.WEB”, enquanto a tramitação processual será realizada pelos magistrados via “MAGISTRATUS” e “MPCODEX” e pelas secretarias via “eTribunal CITIUS”.


      Contactada pela Lusa sobre a migração do Sistema de Informação de gestão dos Tribunais Administrativos e Fiscais (SITAF) para o CITIUS, sistema até agora usado somente na jurisdição comum e que passará a ser o único existente, fonte oficial do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais (CSTAF) sublinhou que este órgão colabora “há vários meses” com o IGFEJ “para que o CITIUS assegure, de forma eficaz, as funcionalidades essenciais que o SITAF garantia”.


      O Conselho Superior dos TAF reconheceu ainda que “o SITAF se encontrava já desatualizado face às exigências atuais, o que se espera é que o novo sistema preserve os aspetos positivos que tinha, e, ao mesmo tempo, traga para a jurisdição administrativa e fiscal os benefícios e melhorias que CITIUS oferece”.


      O SITAF foi desligado às 17H00 da passada sexta-feira e todos esperam que hoje tudo funcione bem, sem acréscimo de mais problemas, a que os utilizadores do Citius estão habituados, e, desde logo, que não haja nenhum novo apagão como o que ocorreu em setembro de 2014 em que alguns aspetos demoraram vários meses a estabilizar.


      Disse-te para rodar no sentido dos ponteiros do relógio, porque assim é que aperta, e perguntaste-me o que eram os ponteiros do relógio.


eTribunal.jpg


      Fonte: “CSTAF” e “Observador”.

Comentários

  1. Se é  para melhorar e agilizar sem dar cabo da paciência  dos utilizadores , então  já  cá  devia estar.
    Agora se é  para emperrar a toda a hora e dar cabo  da saude, vai-te

    ResponderEliminar
  2. Fora do assunto.


    Então houve uma reunião que ficou sem efeito há 2 semanas e ainda não sabemos de nada por parte dos sindicatos?!!


    É assim que se trata da vida de milhares de pessoas?!!


    Todos os meses perdemos de centenas de euros potenciais com o atrasar desta situação!


    As coisas não parecem estar melhor depois da saída de Marçal!...

    ResponderEliminar
  3. Adolfo Dias20/10/25 11:14

    Eu vou ajudar as esquipas informáticas a fazerem a transição com tempo e sem sobressaltos.
    Dia 23 - artigo 59º, dia 24 - greve, 25 e 26 fim de semana, dia 27 - artigo 59º.
    Quem é amigo, quem é?

    ResponderEliminar
  4. Bom dia.


    No sábado estive de turno e para o meu espanto qdo cheguei ao tribunal as 8.10 h. foi não ter Citis.
    9 h nada
    10 h nada
    11 h nada
    12 nada
    13 nada
    14 h nada
    15 h nada
    16 h nada


    16h 30 m hora q deixei as instalações do tribunal, sem almoçar nada


    Tive q fazer tudo a mão 


    Nas comunicações voltei qdo iniciei nos tribunais no século passado 


    Td isto para dizer se houvesse Citius saia a horas mas assim almoço só para o preso.
    Tristeza.


    Nem uma comunicação na sexta feira para informar da suspensão do citius para pelo menos podermos estar preparados e arranjar meios de modo de não ter q ir almoçar as 19 horas.

    ResponderEliminar
  5. Há reunião sim, dia 22. Visto no site sfj.

    ResponderEliminar
  6. Existem questões para serem resolvidas há muito tempo! ... dentro e fora do âmbito do estatuto!


    "Apagão" do tempo na categoria - Ilegal


    Recuperação dos anos de "congelamento" (professores) - Principio da igualdade


    Reforma, etc, etec.


    Parece que apesar de sucessivas reuniões, não se anda para a frente! ... com o prejuízo que isso acarreta para as nossas vidas profissionais!


    Não se percebe também, porque não são as reuniões bi-semanais, como até o já foram no passado recente, acrescendo a quantidade de reuniões dadas sem efeito por parte da tutela!


    É tarde para nos ser feita justiça, mas ainda assim que seja feita!


    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. A.Oliveira20/10/25 13:56

    A propósito:
    E a exigência da DGAJ cumprir a sentença do Tribunal Constitucional? 
    Os sindicatos vão aflorar este tema? Ou vão "empurrar" com a barriga?
    E os mais de 7 anos que falta repor? 

    ResponderEliminar
  8. eu roubado de 2001 a 2005, continuarei de baixa.

    ResponderEliminar
  9. Será que vai haver novo adiamento, ou será que o governo ainda não vai estar preparado para as questões levadas à reunião do final de mês de julho?!!!


    Já nada me admira, a não ser, claro, a passividade dos nossos sindicatos!

    ResponderEliminar
  10. Espero que esta questão seja ABORDADA na reunião do próximo dia 22 de Outubro!! 
    São inumeros colegas prejudicados (mais uma vez) com esta questão.

    ResponderEliminar
  11. Volta Marçal...

    ResponderEliminar
  12. Fez muito bem rm entrar às 08:10 horas. 
    Pagam-lhe para isso. 
    Vivam os briosos.
    Continuação. 

    ResponderEliminar
  13. Diana Costa20/10/25 21:09

    E começou muito bem, sem migração de todos os documentos, claro está!! Com um sistema personalizado para cada elo mais forte. O Mm° Juiz com o seu Excelentíssimo Senhor Procurador com mais um, os senhores advogados com outro, os senhores técnicos de Justiça com outro. Tudo articulado ou quase ... iniciamos assim e com reclamações dos cidadãos á mistura.  ... E como sempre, são sempre os mesmos que dão a cara!!!

    ResponderEliminar
  14. U.C.Coimbra20/10/25 21:54

    Começou a guerra do novo estatuto de adjunto. Sala não...isso não é comigo é serviço de auxiliar.... Vamos chamar o auxiliar vizinho...e pimba lá vai o vizinho.
    O vizinho não vem... é??? Então vai o chefe fazer sala.
    E assim se vai andando...! 
    Depois uns dizem...ah... não fui ouvido ou escutado....! Outros dizem ahhh não fui escutado nem ouvido....! 
    Outros nem escutado nem ouvido mas ouvi falar qualquer coisa e assim se chega ao poder. Responsáveis não há. Apenas e só vai pró mexilhão. Tenho dito.

    ResponderEliminar
  15. Fofinhos.
    Paguem aos sindicatos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ