O Dia de Reflexão e o Prémio Nobel da Paz para hoje também refletir
O anúncio de ontem do prémio Nobel da Paz deste ano, foi explicado assim: porque premeia a luta por uma "democracia no meio de uma escuridão crescente".
Este anúncio do prémio traz um alerta nas entrelinhas para o Mundo inteiro e, claro, também para Portugal.
Há uma constatação inequívoca do crescimento "de uma escuridão", isto é, de um retorno à Idade das Trevas e, por isso, o Comité resolveu premiar, isto é, destacar, alguém que no meio dessa escuridão crescente, tenta aportar luz.
«Uma mulher que mantém acesa a chama da democracia no meio de uma escuridão crescente.» «Foi uma escolha de votos em vez de balas», referiu o Comité, citando uma declaração da própria.
«Uma defensora da paz, corajosa e empenhada, pelo seu trabalho incansável na promoção de direitos democráticos para o povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia.»
«Como líder das forças democráticas na Venezuela, Maria Corina Machado é um dos exemplos mais extraordinários de coragem civil na América Latina nos últimos tempos. Tem sido uma figura fundamental unificadora numa oposição política que antes estava profundamente dividida. Uma oposição que encontrou uma base em comum na reivindicação de eleições livres e de um governo representativo», afirmou Jørgen Watne Frydnes, presidente do Comité Nobel.
Estas mensagens relacionadas com o prémio são muito importantes, mesmo num dia como o de hoje em que em Portugal se considera um dia de reflexão para a votação de amanhã.
A reflexão de hoje tem de incluir necessariamente este Prémio Nobel da Paz, bem como o que diz a laureada que é o seguinte:
«É precisamente isso que está no cerne da democracia: a nossa vontade comum de defender os princípios do governo popular, mesmo que discordemos. Numa época em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse terreno comum.»
Por fim, temos de fazer referência aos descerebrados que julgavam adequado e razoável a atribuição deste prémio àquela criança grande e parva com que tantos, norte-americanos, e não só, se identificam, identificando-se também com outros seres que tais.
Ao contrário daquele, “Maria Corina Machado cumpre os três critérios estabelecidos no testamento de Alfred Nobel para a seleção do laureado com o Prémio da Paz”, diz o Comité norueguês: “Ela uniu a oposição do seu país, nunca vacilou na resistência à militarização da sociedade venezuelana e tem sido firme no seu apoio a uma transição pacífica para a democracia”.
Perceba-se:
Não se trata, propriamente, da Maria nem da Venezuela, mas de muito mais; trata-se do Mundo, do grande Mundo, da Humanidade, tendo bem presente que esse Mundo enorme começa na nossa rua, na nossa freguesia, no nosso concelho e no nosso país. É disto que se trata.
Os Prémios Nobel têm na sua origem a fortuna de um cientista e empresário sueco. No seu testamento, Alfred Nobel deixou expressa a vontade de atribuir um prémio a indivíduos que se destacassem em várias áreas, incluindo à pessoa que “tiver feito o maior ou melhor trabalho pela fraternidade entre nações e a abolição ou redução de exércitos permanentes e a formação e difusão de congressos de paz”.
O galardão é atribuído desde 1901. Além do diploma simbólico e da medalha de ouro, o vencedor ganha 11 milhões de coroas suecas, o equivalente a um milhão de euros.
A cerimónia vai ser em Oslo, na Noruega, no dia 10 de dezembro, no aniversário da morte de Alfred Nobel.
No ano passado, quem ganhou o Nobel da Paz foi a organização japonesa “Nihon Hidankyo”, que presta apoio aos sobreviventes das bombas atómicas que caíram sobre Hiroxima e Nagasáqui em agosto de 1945.

Fonte: artigos: "Expresso #1" e "Expresso #2".
Muito sinceramente, e sem qualquer ironia, acho que este ano quem merecia o Prémio Nobel da Paz era a Senhora Ministra da Justiça da República Portuguesa - Dra Rita Alarcão Júdice, por ter alcançado a paz, a pacificação e a estabilidade do sector judicial, alcançando ainda um acordo que pôs fim às intermináveis greves destes profissionais.
ResponderEliminarEste premio, este ano assente no papel da democracia, nos valores de abril, como ferramenta indispensável à Paz, é sem dúvida uma chapada de luva branca nos Trumpistas e Cheganos desta era, que querem o regresso dos fdp assassinos e corruptos de outros " gloriosos" anos.
ResponderEliminarFoi excepcionalmente gentil Corina ter dedicado este premio ao Trampa. 💪
Já chegou o maluquinho da cassete.
ResponderEliminarNão descansa nem em dia de reflexão!!!
Outra vez a cassete?
ResponderEliminarEstás doente.
Confundir 50 anos de roubalheira neste país que tem os serviços todos rebentados. Atrbuir as culpas a wuem insistes em chamar cheganos?
Vai-te curar triste.
Os que nos têm governado ao longo de décadas, sindicatos e amiguinhos do costume, que ponham os olhos nessas pessoas de paz e seriedade.
ResponderEliminarPois este pais caminha para ser uma Venezuela ou um brasil ou africa
Triste realidade.
ResponderEliminarQuem tem filhos para criar neste país, devia estar bem preocupado.
O prémio Nobel da paz de 2026 deverá ser entregue aos oficiais de justiça que vão ter que lidar com os 133 mil processos no TAF de Lisboa 🥴🥴🥴🥴🥴🥴🥴🥴
ResponderEliminarIndependentemente dessa situação os Tribunais administrativos é, pelos vistos, para deixar andar.
ResponderEliminarO Sitaf andou não sei quantos anos a penar nos tafs e todos sabiam que aquilo não era uma boa ferramenta e ninguém expulsou aquilo.
Estão sempre a mudar a jusante de medidas a ver se a coisa cola, mas .... pois, pois, os dirigentes sindicais não percebem nada da matéria e não têm nada para sugerir.
Os colegas que lá andam nunca ... pois, pois, que os defende assim, o que merecem....
ResponderEliminarOs "descerebrados", pessoas assim chamadas pelos ressabiados, sāo muitos milhões, têm opinião diferente do blogue e é por isso que assim são chamados pelo(s) autor( es).
Nesses milhões me incluo porque tenho discernimento para separar o bom do menos bom e dar valor ao que Trump fez de melhor no seu primeiro e no atual mandato e vai continuar.
No ano que vem será Prémio Nobel da Paz e muitos vão engolir sapos muito grandes!!!
Se no artigo de hoje se pretendia falar sério sobre este assunto do Nobel da Paz, com a verdade toda, devia ter sido completado com a declaração nas redes sociais de Maria Corina Machado, bem merecedora do prémio, a qual escreve : " Dedico este prémio ao sofrimento do povo venezuelano e ao Presidente Trump por seu apoio decisivo à nossa causa". Atente-se na livre declaração da laureada sobre o "apoio decisivo" de Trump à oposição ao governo da Venezuela, inclusivé dedicando-lhe o prémio. Não tinha necessidade.
Deu assim uma " chapada de luva branca" a muitos que insistem em negar as suas ( de Trump) inúmeras diligências para conseguir acordos de PAZ.
Pior cego é o que não quer ver....
Completamente descerebrados. O cérebro que possuem serve propósitos básicos de suporte de vida, com impulsos elétricos aos órgãos, como sucede com os animais irracionais, tal e qual o cão que tenho em casa, nada mais. Raciocínio inteligente zero.
ResponderEliminarAtribuir o «nóbel» aos 3 daquela transação...
ResponderEliminarEste post é a prova de que vocês são efetivamente " descerebrados" e comem tudo a propaganda lhes dá.
ResponderEliminarPois sim, tudo muito lindo, mas sobre a omissāo "inteligente" ă também notícia da dedicação do prémio a Trump, nada esclarece na resposta.Não leu essa.
ResponderEliminarRaciocínio inteligente está visto agora que só por esses lados.Coitado do cão que se deve sentir mal com tanta inteligência à flor da pele.
Reitera-se cada palavra sem mais considerações pela flagrante inutilidade.
ResponderEliminar