Resultados autárquicos: breve análise

      De todos os resultados eleitorais nestas eleições autárquicas, queremos hoje realçar e dar notícia de apenas dois aspetos: por um lado a felicidade, ainda que contida, que representa para os portugueses, e para a Humanidade, o facto da vitória do partido Chega não ser tão avassaladora como vinha sendo anunciada, o que significa que ainda há alguma esperança na Humanidade, e, por outro lado, analisamos os resultados no concelho da Lousã.


      De todos os candidatos Oficiais de Justiça que se candidataram a estas eleições autárquicas, aos diversos órgãos e compondo inúmeras listas, o destaque vai, obviamente, para o ex-presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), António Marçal, que se candidatava à presidência da Câmara Municipal de Lousã, pelo Partido Socialista (PS), partido que já detinha a Câmara.


      Nestas eleições, o PS acabou de perder, após 12 anos, a Câmara para a lista do PSD-CDS/PP e, portanto, António Marçal, não será presidente da Câmara da Lousã, como quase todos consideravam que sucederia.


      A coligação PSD-CDS/PP obteve 45% dos votos contra 33% do PS, correspondendo a diferença a pouco mais de 1000 votos.


      Isto significa que a coligação vencedora passa a ter 4 vereadores e a oposição, que é só do PS, passa a ter 3 vereadores. Há quatro anos era precisamente ao contrário, os 4 eram do PS e os 3 da coligação.


      Nestas circunstâncias, é muito pouco provável que a coligação vencedora conceda algum cargo de vereador pago à oposição, pelo que o vereador António Marçal não terá ordenado, apenas senhas de presença em reuniões, valores que não atingem o valor de nenhum vencimento.


      No que diz respeito ao partido acima nomeado, temos a boa notícia de que aquela votação de maio com 60 concelhos em que a sua votação foi maioritária, caiu agora para apenas 3 concelhos. Esta é uma travagem brusca e a fundo naquela progressão que parecia incontrolável e da qual tanto se vangloriavam os seus seguidores.


      Se a notícia da perda das eleições por António Marçal constitui uma má notícia para os Oficiais de Justiça, já no aspeto dos resultados daquele outro partido, estamos perante uma boa notícia que parece devolver alguma sanidade mental aos portugueses que, temporariamente, estiveram perdidos, mas que parecem estar agora numa nova fase de, lentamente, recuperar a lucidez.


AntonioMarcal20240418(a1).jpg

Comentários

  1. Comunistas de merda !!!

    ResponderEliminar
  2. "má notícia"


    Para mim não foi!


    Lousanenses, obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Tirem-me deste filme!!!13/10/25 08:35

    De Oficial de Justiça o ex-presidente do SFJ tem e tinha pouco, para além da soberba de se achar figura importante. Enquanto sindicalista, defendeu mal e de forma incompetente os seus representados. Para os lousanenses acho que foi uma boa notícia.

    ResponderEliminar
  4. Querem ver que este blogue tem medo do chega e não  respeita os seus votantes? E quer respeito para si? Afinal quem é  racista? 
    Respeitem para serem respeitados.
    E com tanta inteligência  e confindem eleições  autárquicas  locais com especificidades próprias  com as eleições  nacionais?
    Pensem que fossem mais inteligentes.
    Infeliz artigo.

    ResponderEliminar
  5. Uma vitória da democracia e do humanismo sobre as trevas de onde a Cheganada nunca devia ter saído.
    Entretanto já nem onde ganham se conseguem comportar.
    Incidente deplorável em São Vicente.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia.
    Começo pelo ex-presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) e líder da Concelhia socialista, António Marçal, candidato do PS à Câmara da Lousã, Município que era governado pelos socialistas de forma ininterrupta desde 1982.
    É uma derrota do tamanho do Evereste e isso tem de ser dito.
    Pena é que os Oficiais de Justiça se tenham deixado governar, por tanto tempo, quando outros não o quiseram sequer experimentar e como eu os percebo tão bem. 
    Estavam avisados e não foram incautos às urnas. A democracia tem disto, não é como nos Sindicatos em que uns sucedem aos outros por encomenda de quem sai e já não por vontade dos sindicalizados.
    Posto isto, vamos à segunda questão abordada no texto, sobre um dos três maiores partidos nacionais com representatividade no Parlamento.
    Começo por dizer que odeio os extremismos, por isso congratulo-me com o resultado do BE e da CDU, cada vez mais em perda.
    O país e os eleitores compreendem os seus problemas e não compreendem que outros os não compreendam e, pior que isso, teimem em fazer os problemas dos outros os nossos maiores problemas e esqueçam, precisamente, as soluções para melhorar as nossas vidas, e fazem-no apena por uma questão ideológica. 
    Com efeito, numa altura em que por cá se discutia, ao nível local, com os nossos amigos, com os nossos vizinhos, os problemas que no dia a dia nos afetam a todos, havia quem se lançasse no mar cuidando de outros assuntos que, embora nos sejam muito caros e nos preocupem sobremaneira, não se traduziam, afinal, na melhoria imediata das nossas vidas embora a causa nos seja particularmente tocante, devemos começar por tentar mudar a vida à nossa volta e só depois alargar esse lastro ao resto das pessoas, quiçá do mundo.
    Fiquei preocupado com o aumento exponencial do outro extremismo, daquele que, sem apresentar soluções para os nossos problemas, porque as não tem, mas apenas e só cavalgando em cima deles, ostraciza em lugar de incluir, promete o que ninguém consegue cumprir, e julga sem se julgar a ele próprio.
    Tiveram mais de 650 mil votos e diz-se no texto que tal circunstância parece devolver alguma sanidade mental aos portugueses ?
    Não concordo, acho que muitos de nós continuam perdidos, aliás, acho mesmo que a situação se está a agravar, uma vez que conseguiram eleger 134 vereadores e três presidentes de câmara.
    O país é de modas e para muitos isto será uma moda que tenderá a passar. Eu não acho isto. Defendo o pluralismo partidário mas para mim ambos os extremismos, à esquerda e à direita, seriam bem dispensáveis e nos dias de hoje, até no PC já não lhes vejo utilidade nenhuma, com a instrumentalização dos sindicatos, entendo que houve uma radicalização do interesse partidário em sobreposição ao do trabalhador quase como que para garantir a sobrevivência daquele.
    É fácil construir raciocínios lógicos e pensamentos políticos que possam influenciar positivamente as decisões económicas sem o ser pela via do radicalismo pugnado pelas esquerdas radicais ou pelo populismo das direitas extremistas.
    Outrora pegava-se numa arma e embrenhavam-se nas selvas assumindo uma luta que se dizia pela liberdade dos povos, lembro-me de Che Guevara e tantos outros.
    Hoje assume maior importância pegar nessa verdadeira arma que é a palavra e municiá-la dando a conhecer a todos que a verdadeira liberdade começa pela liberdade do pensamento que nunca se deve deixar aprisionar ou enganar e criar mecanismos frenadores daquelas pulsões que muitas vezes nos levam a tudo arriscar, como se a vida fosse uma lotaria.
    Não sou como o Velho do Restelo, mas sei que quando o barco navega junto às rochas uma simples maré pode fazê-lo naufragar.
    Fico feliz pela serenidade que parece ter havido e congratulo-me por ser do Norte onde os discursos parecem provir de gente que o mesmo interesse, o interesse em resolver os problemas dos outros, e apenas diferem na forma de o alcançar e não pretendem experimentalismos ou imposição de ideologias bacocas como se fôssemos cobaias de pseud

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo artigo.
    Não partilho a esperança na humanidade.
    Sendo Oficiais de Justiça temos um lugar privilegiado de contacto com muitas realidades.
    Não deixa de ser irónico que as forças de autoridade (maioria) e ao mesmo tempo a população prisional deste país votem no mesmo partido.
    Isto destes partidos de m.... é como uma seita.
    Seguem o líder até à morte.
    Quanto ao camarada Marçal, então quer dizer que vai voltar aos Tribunais???
    Com este estatuto que os sindicatos assinaram?
    Deve estar revoltadíssimo...
    Quem foi que assinou aquela porcaria???

    ResponderEliminar
  8. Vais ter que levar com eles nas legislativas.
    Engole.

    ResponderEliminar
  9. Lava a boca quando falas de Deus ó Nazi!
    Isto não é a Trumplandia, aqui se não te comportas levas no focinho.
    Agora vai tomar qualquer coisa para o refluxo que isso passa.

    ResponderEliminar
  10. Continuai com a vossa humanidade que se traduz em corrupção de 50 anos.
    De facto, triste análise.
    Com dizem acima, querem respeito, mas não respeitam.
    Chega, dá gaz nessas cassetes, virgens ofendidas.
    Humanistas hipócritas.

    ResponderEliminar
  11. Se quiseres tenho um contato de um bom professor de Ioga e no final oferecem vaselina.

    ResponderEliminar
  12. A propósito do texto de ontem, que abordou a temática da utilização da AI nos tribunais, lembrei-me notícia publicada em julho deste ano no DN (https://www.dn.pt/opiniao/a-utilização-de-ia-na-justiça) que dava conta do estado do assunto.
    Lembrei-me também que era assunto muito querido pela ex-Ministra Catarina Sarmento que terá deixado a coisa num estado bem avançado e por isso esta evolução que agora se anuncia.
    Estamos em vésperas de ser apresentada a nova versão do Citius (Magistratus e MP Codex) e o alargamento aos TAFs  acompanhado da maior interoperacionalidade, que se deseja com entidades externas como é o caso dos órgãos de polícia criminal e já sucede hoje com entidades do MJ como a DGRSP, o INMLCF, IP, etc. 
    Entretanto já existem versões disponíveis em muitas áreas de atuação, como é o caso da área laboral com o assistente de pesquisa "LIA" no Diário da República.
    Os sistemas vão naturalmente evoluir e os processos de transcrição e de tradução serão naturalmente mais fáceis e agilizado com os novos recursos.
    O processo do DIGITAL, que não é só a desmaterialização, com a digitalização dos documentos, é também e acima de tudo o tratamento da informação com o repositório de dados que possam ser depois tratados e servir de base às decisões pretendidas.
    Esse processo avança na justa medida das nossas vontades e é preciso que esse avanço seja seguro para não conduzir a nenhum desastre que nos desanime ou impossibilite de dar o salto pretendido.
    Eu equiparo o processo ao lançamento de um foguetão, se corre bem, consegue-se algo extraordinário, descobertas infindáveis do que nos era completamente desconhecido, mas se corre mal provoca um atraso considerável no alcance desse conhecimento por vezes até um desânimo ou a desistência pura a simples, num tempo em que saber mais, o conhecimento é tão importante como conseguir respirar. 
    Um dia destes temos sistemas de "varrimentos" nas bases de dados sobre o patrimónios dos executados sem termos de andar a solicitar informações a todo o lado fazendo com que aquele, avisado, faça desaparecer o seu património.
    O registo áudio e vídeo das diligências fará dispensar, como já vem acontecendo, a redação de autos que se traduzem em escritos desnecessários, em meras repetições de fórmulas por vezes inócuas. Os sistemas de transcrição, de tradução e retroversão serão mais agilizados e incrementados, facilitando os processos de decisão.
    A veiculação da informação - com a criação de fluxos informáticos -  acontecerão praticamente em tempo real e a celeridade e o pragmatismo irão prevalecer ao normatismo tabelar e sacrimonial de muitas decisões.
    Muito vai acontecer e espero que seja ainda no meu tempo.

    ResponderEliminar
  13. Não entendo porque será uma má notícia a derrota do Marçal para os oficiais de justiça.
    Os lousanenses não são tão crédulos como os oficiais de justiça.

    ResponderEliminar
  14. Democratas esquerdistas esquerdeopatas…se não pensas como eu, levas no “focinho”, quiçá um Gulag próprio dessas democracias do amor comunas… 

    ResponderEliminar
  15. Esse nem para presidente da junta serve…tem que voltar pro tacho do sindicato do coj ou assim…
    Ir trabalhar para um tribunal não vai, aposto um dedo…

    ResponderEliminar
  16. "tacho do sindicato do coj ou assim...". Se arranjar uma ocupação noutro sítio, nada a dizer. Agora, na carreira dos Oficiais de Justiça só tem de regressar a uma secretaria. Se o sindicato ponderar sequer em arranjar-lhe um tacho, cairá o carmo e a trindade. É Técnico de Justiça, fez as suas opções, não foi eleito, volta aos tribunais.

    ResponderEliminar
  17. Anastácio Cova Funda13/10/25 11:27

    A derrota de Marçal será má notícia para os Oficiais de Justiça se, eventualmente resolverem de alguma forma reintegrá-lo no SFJ.

    ResponderEliminar
  18. Desde este acordo que matou a carreira votarei sempre chega, por protesto, mais nada.
    Sim, virgens ofendidas, como alguém diz, aguentai virgens ofendidas que gostais de 50 anos de roubalheira e 30 de sindicalismo igual.

    ResponderEliminar
  19. Flotilha da Marianinha13/10/25 12:08

    Enquanto houver um voto no PC, no BE e no Livre não há democracia na sua essência. Estes 3 partidos defendem a instauração da ditadura e como consequência o Gulag para quem não pensar como eles ou para aqueles que simplesmente pensem. Já a Lousã tirou as ilações que bem entendeu sobre quem melhor os defenderia...  

    ResponderEliminar


  20. Só faltava essa...!


     

    ResponderEliminar
  21. volta Marçal, está perdoado! 

    ResponderEliminar
  22. Marçal proximo vogal do COJ. 
    Abram os olhos associados do SFJ.

    ResponderEliminar
  23. Abílio Bandeira13/10/25 13:32

    O PS não detinha a Câmara da Lousã há 12 anos, detinha a Câmara era há 47 ANOS!... 

    ResponderEliminar
  24. Abílio Bandeira13/10/25 13:35

    Não vejo é que a não eleição de Marçal seja uma má notícia para os Oficiais de Justiça? Pelo menos para o Povo da Lousã, foi UMA GRANDE NOTÍCIA!....

    ResponderEliminar
  25. não deve ser muito difícil ir para a sala uma vez que o próprio diz que tem 2-3 dias qualquer oj está preparado para desempenhar qualquer função. 

    ResponderEliminar
  26. Flotilha da Marianinha13/10/25 13:47

    Uma comissãozinha num qualquer sítio e a coisa resolve-se. Pensavam que regressava ao cumprimento de processos?! Ingénuos!

    ResponderEliminar
  27. Nenhum antifascista se deve ser sentir "virgem ofendida' pela trampa que saí da boca do Andrezito '3 câmaras" e sua seita.
    Apenas todos nós devemos dar o contributo para que os valores progressistas e humanistas não sejam destruídos por estes vermes da extrema direita.
    NUNCA terão descanso!

    ResponderEliminar
  28. Perdi-me na leitura!!! Porque é que é uma perda para os oficiais de justiça o Marçal não ter vencido a câmara da Lousã! Só se for porque temos de continuar a tê-lo a mandar no SFJ em off the record. Ninguém me convence que ele e o Fernando Jorge não continuam a dar cartas no SFJ. 

    ResponderEliminar
  29. Sim, nota-se o gaz que vocês têm.
    O Andrézito "3 câmaras" já deu o que tinha a dar, já só convence os tolos.

    ResponderEliminar
  30. Caro colega, conseguiu colocar em palavras o que me vai na alma e agradeço-lhe por isso.

    ResponderEliminar
  31. quando é que o marçal disse isso? sempre defendeu a complexidade da carreira e todos para o grau 3. Ninguém fica para trás!

    ResponderEliminar
  32. Zé da Tasca13/10/25 16:05

    Fico muito contente por o nosso querido Marçal ter perdido as eleições, porque era com muita tristeza que iamos perder um grande oficial de justiça, neste caso perde o povo da Lousã e ganha esta comunidade dos técnicos de justiça, vem para as secretárias uma grande mais valia tar quieto, o Karma é complicado!

    ResponderEliminar
  33. Mário Jorge Simões Nunes13/10/25 16:09

    Para a sala fazer julgamentos é aquilo que tu precisas. Sabes lá o que é um Tribunal.

    ResponderEliminar
  34. Não tenho mais nada que fazer do que me preocupar com as próximas legislativas, até lá muita água passará.


    Para já o que interessa são estas eleições e a Cheganada nazi levou na boca.
    Isso é que foi lindo!

    ResponderEliminar
  35. Quando falam da extrema direita nas forças da ordem esquecem de mencionar os que minam os tribunais, conversas racistas e xenófobas na casa da justiça, tornaram-se cada vez piores desde que o líder da seita meteu 60 grunhos  na casa da democracia. Todos os que não são a favor do sapo de louça são esquerdalha comunista e fumadores de ganzas, triste realidade esta dos tempos que correm. Felizmente, houve quem arrepiasse caminho nestas eleições. 25 de Abril sempre.

    ResponderEliminar
  36. Deves ser alguém do soj a inventar histórias.

    ResponderEliminar
  37. Tenho muita pena que um candidto tão experiente e competente como o Marçal não tenha ganho as eleições. 
    Terá, certamente,  a porta aberta para regressar ao SFJ, de onde não devia ter saído, por ter deixado uma marca de competência, de profissionalismo, de combatividade e de competência,  e de conquistas, que fazem dele uma referência no sindicalismo. Haverá certamente um lugar à espera dele no MJ, na DGAJ, no COJ... ou em outro qualquer lugar onde possa dar conta das competências adquiridas como sindicalista. 
    Se ainda se lembrar de ser oficial de justiça  poderá sempre voltar. 
    Afinal foi com a contribuição dele que a carreira de oficial de justiça tanto se prestigiou nos últimos anos. 

    ResponderEliminar
  38. Vocês andam sempre com as fakes. Houve recontagem de votos e já está confirmada a vitória do Marçal. Infelizmente a nossa profissão está cheia de chegamos, sempre a inventar.

    ResponderEliminar
  39. Vocês não merecem nem a água que bebem. Andou o Marçal anos a resolver os nossos problemas e nessa altura era bom, mas agora que saiu já não presta. Sois uns desagradecidos.

    ResponderEliminar
  40. Sim sou do soj e sei do que falo. basta ler o comunicado e saber a vergonha do que se passou nas reuniões e o que o marçal defendeu. Enganou descaradamente os Oficiais de Justiça.

    ResponderEliminar
  41. Este espaço está cada vez mais mal frequentado. Só extremistas, ora  Cheganos, ora bloquistas. 

    ResponderEliminar
  42. O Marçal faz inveja a muita gente, essa é a grande verdade. Soube durante anos dar o palco ao Fernando Jorge, mas quem era o FJ se não tivesse o Marçal a fazer-lhe a papinha? Deixou a Regina e o Albuquerque com um Ferrari nas mãos e aguardemos o que vão fazer. Deixem-se é de invejas.

    ResponderEliminar
  43. Qual comunicado? Está a delirar...ponha mais tabaco 

    ResponderEliminar
  44. Alguém sabe se algum oficial de justiça foi eleito pelo Chega? Era interessante saber quem foram os nossos eleitos e por que partidos.

    ResponderEliminar
  45. Nada de insultos. Procure pelo comunicado do soj reservado aos sócios e veja lá a vergonha desse senhor marçal. Devia ser corrido da classe. Muitos sabem o que aconteceu e ninguém faz nada. Vergonhoso

    ResponderEliminar
  46. Desculpe mas o colega está a falar de que comunicado?

    ResponderEliminar
  47. Usas espelho? Olha-te bem

    ResponderEliminar
  48. Eu fui eleito. Lamento desapontar- te e que ps, Psd ,  Cds e os do costume nunca mais me enganarao
     Continuem  com a bossa cassete.

    ResponderEliminar
  49. Já recorreste a esse professor não é? Deves ter ficado bem relaxado seu chegando.

    ResponderEliminar
  50. Agora que o Marçal perdeu parecem cães a morder-lhe as canelas. Tivessem tido a coragem de falar quando ele estava com as sondagens de vitória. Nessa altura andaram caladinhos que nem ratos, agora saem da toca a tentar pisar quem lhes colocou na malga a sopa. Uns tristes. 

    ResponderEliminar
  51. De um comunicado que nos foi dirigido aos sócios do soj e que era importante sabermos sobre o que foi defendido pelo marçal em reuniões com o Ministério da Justiça.

    ResponderEliminar
  52. Coragem não faltou ao soj quando enviou o comunicado. E não foi agora. 

    ResponderEliminar
  53. Se foste eleito é agora que vamos ter uma carreira digna. Com oficiais de justiça eleitos pelo CHEGA estamos garantidos Kkkkk

    ResponderEliminar
  54. Os comunas, xuxas e laranjinhas nunca nos deram nada, portanto temos de dar uma  oportunidade ao único partido que defende Portugal.

    ResponderEliminar
  55. Com poucas palavras o comentador das 08:07 disse tudo. Poucas palavras mas muita sabedoria. PARABÉNS pelo discernimento.

    ResponderEliminar
  56. Coveiro da carreira com o ultimo acordo.
    Carreira morreu.

    ResponderEliminar
  57. Flotilha da Marianinha14/10/25 10:06

    Só há um problema em toda a sua opinião: O Chega não é de extrema direita (foi assim qualificado pelos partidos de esquerda defensores da instauração de ditaduras e pelos obedientes "jornalistas"). O Chega coloca questões incomodativas e que não são politicamente correctas. Há bastantes estudos por essa Europa fora, Portugal incluido, que demonstram que o excesso de emigração (vinda de fora da Europa) é constrangedora (palavra suave) para a economia europeia e, sobretudo, nas relações socioculturais (pretende-se a substituição de uma cultura livre, aberta, de matriz judaico-cristã, por uma outra que necessariamente arrasta consigo a miséria económica (para a maioria) e, acima de tudo, a opressão social e a supressão de direitos básicos. Este é o problema básico. Já do outro lado, temos a comprovação da História: os partidos comunistas são responsáveis por 100 milhões de mortos por esse mundo fora e continuam a sua saga em países como Cuba ou Venezuela. Estes é que representam o perigo interno em Portugal. No demais e genericamente aceita-se a sua posição. 
    Esclarecimento: ainda que não tenha de o dizer, não sou Chega. Talvez um dia...
       

    ResponderEliminar
  58. Casas de Santana14/10/25 10:08

    O Albuquerque não tem mãos para um Fiat Uno quanto mais para um Ferrari. É figura que não deveria ter sido aceite pela Regina quando se ofereceu para um cargo.

    ResponderEliminar
  59. Um ferrari cheio de problemas.

    ResponderEliminar
  60. Graça Barros14/10/25 16:34

    Tudo dito.

    ResponderEliminar
  61. Não diga asneiras.
    Se não fosse a força de trabalho dos imigrantes não tinha comédia na mesa e muitos uma casa para dormir, devido a inexistencia de mão de obra.
    E já que fala em mortes provocada por regimes de esquerda, na terra onde vive há muito pouco tempo um regime de um FDP provocou mais de 100 mil mortos em África.
    Ou quer contabilizar o número de mortos a partir do qual é grave?

    ResponderEliminar
  62. Que optimista que está, ou é, caro colega- oxalá  conserve o seu optimismo por muitos anos, para felicidade dos O.J.s e da nação. 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Ministério da Justiça já tem novos mapas de pessoal da 1ª instância

A carreira dos Oficiais de Justiça é a terceira mais envelhecida da Administração Pública

Mais um acordo assinado e foi “uma grande vitória” e foi “o que se conseguiu”, diz o SFJ