A greve de hoje e as próximas duas: a 11 e a 12 de dezembro
A greve de hoje, de todos os trabalhadores em funções públicas, é considerada uma introdução ou um exercício de aquecimento para a grande greve geral do próximo dia 11 de dezembro.
No entanto, um dos grandes problemas na adesão à greve geral de 11 de dezembro, que vem sendo especialmente manifestado pelos Oficiais de Justiça deslocados, é o facto da greve estar convocada para um dia que corresponde a uma quinta-feira o que, para os deslocados, não lhes permite beneficiar da vantagem de aderir à greve e ir logo para os seus domicílios de origem, motivo pelo qual vinham ponderando não aderir à greve, uma vez que tinham a obrigação de permanecer deslocados e, assim sendo, já que estavam, ficavam a trabalhar.
Ora, esse problema da “ponte” entre o dia de greve e o fim-de-semana, vai ficar resolvido com a marcação de uma nova greve para a sexta-feira dia 12 de dezembro. Assim o afirma o secretário-geral da FESINAP, estrutura sindical que convoca a greve de hoje, garantindo à Agência Lusa que esta mesma Federação sindical vai apresentar esse complemento e reforço da greve geral, com um aviso prévio de greve também para o dia 12 de dezembro.
Quer isto dizer que na sexta-feira 12DEZ os trabalhadores em funções públicas, e agora apenas estes (já não os trabalhadores das entidades privadas), ficam cobertos por esta segunda greve.
Claro que isto, para os Oficiais de Justiça, faz nascer um outro problema que é o das greves passarem a carecer de serviços mínimos, isto é, os tribunais e os serviços do Ministério Público não podem encerrar completamente por dois dias consecutivos, pelo que terá de haver serviços mínimos, na quinta-feira ou na sexta-feira, num dos dias, não sendo, portanto, possível que todos adiram, nos dois dias, às greves, uma vez que alguém acabará por ser indicado para permanecer a assegurar os serviços mínimos que vierem a ser decretados.
Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da FESINAP, disse que esta greve surge “no seguimento do pacote laboral apresentado pelo Governo aos sindicatos. Em nosso entender, este pacote traz um retrocesso de mais de 20 anos na legislação laboral, um atraso ao trabalhador e às gerações futuras, ou seja, traz muita inconsistência, muita dúvida, tudo o que será de mau que vem para o mercado de trabalho”, indicou Mário Rui à agência Lusa.
Segundo o secretário-geral da FESINAP, com esta reforma laboral os trabalhadores portugueses ficarão ainda mais empobrecidos relativamente aos colegas europeus.
“Por isso, a Administração Pública vai estar em greve esta sexta-feira e prevemos um grande constrangimento, praticamente em todos os setores. Nas escolas, tribunais, hospitais, serviços da Segurança Social, etc. Vai ser um sinal forte para o dia 11 de dezembro, dia de greve geral, e para o dia 12, porque a FESINAP vai apresentar um aviso prévio de greve também para o dia 12 de dezembro”, disse o secretário-geral da FESINAP.
Mário Rui queixa-se ainda de que o Governo apenas chama à mesa das negociações as duas centrais sindicais, continuando a ignorar esta Federação.
“Representamos milhares de trabalhadores que não se reveem nas estruturas sindicais que regularmente se reúnem como Governo, falo da UGT e CGTP. Há anos que tentamos dialogar com o Governo, mas este tem primado em dialogar sempre com as centrais sindicais”, disse.
Para o secretário-geral da FESINAP, esta postura por parte do Executivo é “antidemocrática e incompreensível”.
“Se esta posição por parte do Governo se mantiver, os trabalhadores vão sair às ruas para reivindicarem os seus direitos e os direitos das suas famílias. O Governo tem de olhar para a FESINAP de outra forma; temos milhares de trabalhadores associados”, realçou.

Fonte: “Lusa / Notícias Zap”.
Estava a ver que tinha de vergar a mola no dia 12.
ResponderEliminarAssim temos, dia 8 feriado, 9 e 10 artigo, que já está comunicado e aprovado, dias 11 e 12 greve.
Um grande bem-haja aos sindicatos por esta semana de descanso.
GREVE sempre contra a prepotência e os déspotas que só lixam os pequenos.
ResponderEliminarPensam que nunca morrem? Andais a lixar os pequenos a vida toda, mas morreis na mesma
SOJ
ResponderEliminarreativa as greves, já que dgaj e mj não resolvem merda nenhuma.
Só enganar os ojs ???
Reativa as greves!
Já que SFJ baixou as calças.
Nós, os apelidados de "Cheganos" (como se isso fosse um insulto) vamos aderir nos dois dias. Os comunistas e socialistas aderirão?
ResponderEliminarCertinho
ResponderEliminar
ResponderEliminarJá deviam estar reativadas.
Só mentirosos!
A minha maior greve é estar de baixa porque não suporto o roubo de 2001 a 2005 como periodo probatório.
ResponderEliminare Não volto ao serviço enquanto não me pagarem o roubo de 1 escalão ao longo de 20 anos.
passem bem e greve sim sempre!
só roubalheira e aldrabões!
Direitinho!
ResponderEliminarSrs. sindicatos, está na hora de de terminarem as reuniões sobre a revisão do estatuto!
ResponderEliminarAndam nisso há meses e meses!...
Está na hora!!!!
vendidos
ResponderEliminarOs comunas e os xuxas, tudo o que seja para não trabalhar, aderem sempre ...
ResponderEliminarA mim não me espanta nada.
ResponderEliminarApenas confirma a vossa ignorância e oportunismo.
Quem anda a reclamar que Portugal precisa de 3 salazares e a seguir adere a um direito que era negado por aquele traste, só prova que não sabe o que anda aqui a fazer e porque vota Chega.
Quem vota Chega e a seguir faz greve, supostamente a lutar contra algo que o Chega vai aprovar, só pode ser estupido e oportunista.
De qualquer forma se a greve que vão aderir tiver efeitos positivos nos dtos. dos trabalhadores, podem agradecer ao sangue derramado pelo socialismo.
Palhaços do c....
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarPara quando o levantamento das necessidades dos tribunais?
Para quando o novo desenho dos quadros de pessoal nas secretarias?
Para quando o número de lugares de chefia (Escrivães) a prover em cada núcleo/secção?
Para quando o concurso para os lugares de chefia previsto no DL 27/2025?
Quando é que se acaba com a arbitrariedade e discricionariedade sem apelo nem agravo, fora de todas as medidas, na recolocação e ocupação em regime de substituição de lugares que já deveriam ter sido ocupados mediante procedimento concursal?
Para quando está a decisão de se acabar com as nomeações para ocupação de lugares muitas vezes feitas - temos de o admitir - ao arrepio da lei (veja-se a comarca de Vila Real), muitas vezes apenas pelas feições, pelo apadrinhamento, pela influência amiga, e menos vezes pela competência?
Para quando uma verdadeira reforma nesta casa que não passe apenas pela típica limpeza da Páscoa (período em que se faz uma limpeza geral, que não passa disso, e logo a seguir tudo volta ao mesmo e no ano seguinte é preciso uma nova limpeza).
Para quando anunciam a ideia que têm para este setor da Justiça, que tem muito poder e presta poucas contas vivendo em constante sobressalto e crises sucessivas umas atrás das outras, desde que lembra a memória dos vivos.
Frustrado e muito, mesmo muito desiludido!
Pessoas fortes fazem forte o país se puserem nas suas principais instituições lideranças fortes e enfraquecem-nos se colocam lá os amigos ... muitas vezes incompetentes e que por sua vez privilegiam os seus amigos próximos, a família e ... por aí fora.
Um dia acordamos e somos governados quase como os países com lideranças religiosas (muitas vezes pela ascendência de sangue ou de fação) com a diferença apenas de que a ligação é apenas familiar, por vezes sem parentesco, ou então de amizades promíscuas - uma espécie de Máfia, mas com outros requintes ...que controla a máquina de vida a que estamos ligados.
GREVE
ResponderEliminarHá mais!
ResponderEliminarsim, contra o roubo e mentira.
GREVE
Amigos, familiares, sem duvido, compadres.
ResponderEliminarpor isso também GREVE
Sem duvida que esta greve é uma das que mais se justifica nas últimas décadas.
ResponderEliminarO maior ataque de sempre aos dtos dos trabalhadores e à saúde da economia do pais, promovido pela direita liberal, com o apoio da Cheganada Nazi.
Mas depois andam por aqui uns retardados mentais a dizer que vão fazer greve e que votam Chega, quando este ataque aos dtºs dos trabalhadores só poderá ser aprovado precisamente com os votos do Chega.
Isto só mesmo dar-lhes com um gato morto no focinho até miar.
Inacreditável!
Qual greve qual carapuça!
ResponderEliminarEu ainda digo mais:
ResponderEliminar- justiça para quem nela trabalha e ninguém fica para trás!!
Onde se pode ver o pré-aviso do Fesinap, é que o site deles não está a funcionar.
ResponderEliminarNão há da FESINAP mas há de outra entidade sindical. Amanhã divulgaremos tudo no artigo do dia.
ResponderEliminar