O Repúdio ao Preto

      Depois do nosso artigo de ontem em que se abordaram aspetos de pessoas relacionadas com a suinicultura, publicou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) uma nota de repúdio sobre o mesmo acontecimento que se abordou.


      Vai a seguir reproduzida a nota de repúdio publicada pelo SFJ.


      «O Sindicato dos Funcionários Judiciais manifesta o seu veemente repúdio pelas acusações dirigidas aos funcionários judiciais – e, em particular, à classe dos Oficiais de Justiça – pelo Dr. José Preto, advogado do arguido José Sócrates, no âmbito do processo Operação Marquês.


      As referidas acusações constam de um requerimento entregue no processo e foram divulgadas no dia 28-11-2025, no Jornal da Noite da SIC. Nesse requerimento, o senhor advogado insinua que teriam sido funcionários judiciais a divulgar à comunicação social a informação de que havia assumido a representação do arguido José Sócrates. Tal afirmação revela desconhecimento ou omissão deliberada de um facto evidente: o processo é público e tem como assistentes vários jornalistas, que, como todos os demais intervenientes processuais, são notificados eletronicamente dos atos praticados, incluindo o requerimento apresentado pelo próprio advogado.


      Estas insinuações, manifestamente infundadas, injuriosas e desadequadas, além de revelarem um incompreensível nervosismo por parte do subscritor, atentam de forma grave contra o bom nome, a honra e a integridade profissional de toda uma classe. Ao insinuar “práticas indecentes”, “abusos de funções” e até a existência de funcionários que se dedicariam a tal “negócio indiciário”, o Dr. José Preto imputa comportamentos falsos e altamente ofensivos aos funcionários judiciais, sem qualquer correspondência com a realidade.


      Cumpre reiterar que, tratando-se de um requerimento submetido na plataforma Citius, todos os intervenientes processuais – magistrados do Ministério Público e judiciais, os 22 arguidos e seus múltiplos mandatários, uma dezena de assistentes e seus mandatários – tiveram imediato acesso ao seu conteúdo. Assim, não faz qualquer sentido, nem possui o mínimo fundamento, que se atribua aos funcionários judiciais a responsabilidade pela divulgação pública de um ato a que tantos tiveram simultaneamente acesso.


      Recorde-se que os funcionários judiciais, entre os quais se incluem os oficiais de justiça que tramitam e movimentam os processos, exercem funções públicas com elevados padrões de rigor, imparcialidade e responsabilidade.


      Do ponto de vista deontológico, também o advogado está obrigado a utilizar linguagem adequada, a agir com respeito e a tratar todos os intervenientes com urbanidade. Tal dever encontra-se consagrado no artigo 95.º do Estatuto da Ordem dos Advogados, que impõe urbanidade para com magistrados, colegas, peritos, testemunhas e oficiais de justiça. As imputações proferidas pelo senhor advogado José Preto violam frontalmente este dever profissional, sendo, por isso, totalmente inaceitáveis.


      Face à gravidade das declarações, o Sindicato informa que as mesmas serão objeto de queixa para a Ordem dos Advogados e de participação criminal, por configurarem afirmações difamatórias dirigidas a toda a classe.


      A Justiça deve ser tratada com verdade e seriedade. Os funcionários judiciais – oficiais de justiça – merecem respeito!»


PretoJoseAdvogadoPortaGreve.jpg


      Fontes: “SFJ-29NOV2025”, “Observador” e “Expresso”.

Comentários

  1. Bom dia.
    Não tendo nada a ver com o artigo de hoje, pergunto se os colegas que foram eventuais, notificados no final de Maio, e que reclamaram através da minuta disponibilizada pelo sindicato, já receberam algum valor ou mais alguma novidade/notificação.
    Muito obrigado. E para o blog, também um obrigado e continuação do excelente trabalho realizado.

    ResponderEliminar
  2. E o suíno sou eu...veja-se post de ontem.

    ResponderEliminar

  3. As declarações desta figura foram antes ou depois de almoço???
    Era só para saber...

    ResponderEliminar

  4. É por estas e por outras que acho que gente moderada deve começar a deixar de o ser. Deve começar a ocupar um espaço político que lhe pertence por direito alicerçado em ética, moral e valores.
    Extremistas, sejam eles quais forem, devem sentir na pele e nos ossos o repúdio veemente de uma população que anda calada e calma em demasia e qeu por isso mesmo, tem dado esse espaço a radicais.
    Pró russos, pró Hamas e fascistas têm de sentir que este não é o país deles e que estão do lado errado da história, mais uma vez.
    O combate político tem de começar a mudar de forma pois caso contrário em poucos anos não haverá lugar ao bom senso, à cidadania com liberdade e responsabilidade.
    Triunfarão os porcos. 

    ResponderEliminar
  5. Não esquecer que estamos novamente com o tempo congelado sine die ou alguém sabe quando vai subir de escalão?
    Quando entrei a reforma era aos 55 anos.. 
    A aumentar 2 meses por ano, vamos reformarnos aos 70. 
    Alguém contou quantos colegas acima dos 55 morreram antes da reforma? 

    ResponderEliminar
  6. E se não nos querem devolver o que nos devem, a quem quiser, troquem por tempo de reforma antecipada sem penalização. 
    Ficam com doutorzinhos grau 3 e a pagarem lhes menos. 

    ResponderEliminar
  7. Lol. E nos dentes, também, já agora....

    ResponderEliminar
  8. E se todos nós, individualmente ou colectivamente, apresenta-se-mos queixa do Preto?
    Todos!!!!!quer ao MP quer à OA

    ResponderEliminar
  9. Muito bem!
    Ainda ontem o disse aqui e repito que esta malta extremista não é bem vinda e deve ser posta no seu lugar, a bem ou a mal.
    Representam. apenas 
    10% da população, entre os quais uma minoria de saudosos do antigo regime, votos de protesto e jovens que nunca leram um livro na vida.
    E andam por aqui de peito cheio a defender políticos que incitam ao ódio e discriminação resguardados no dto à liberdade de expressão.
    O tanas!
    É urgente ilegalizar o partido Chega e condenar a penas severas de prisão todos os seus quadros e apoiantes públicos, despedir todos os agentes do Estado que se encontrem entre estes.
    Zero tolerância acompanhada de ações pedagógicas junto das camadas mais jovens.

    ResponderEliminar
  10. E autorizem as pré-reformas com criterios justos conforme os casos. 

    ResponderEliminar
  11. Quim Porta30/11/25 15:28




    Ainda acabamos acusados de racismo...

    ResponderEliminar
  12. A categoria e a qualidade deste comentário revela o que somos como classe.


    Somos uns tristes.


    Não temos credibilidade nenhuma e ninguém nos passa cartão. 
    Ridículos.
    É o que temos.
    Alguns nem ao grau 2 deviam pertencer.
    Envergonham o resto da classe que não se revê em baboseiras como esta.

    ResponderEliminar
  13. Ora então  para  os que  ontrm chamaram suinos.
    Digo  com todo o prazer serei o parasita dos que não  gostam de suínos. 
    Serei suino sempre.
    Contra os anto suínos. 
    Simples.  
    Tenho mais respeito pelos suínos  do que  por vocês  que se dizem anti suínos. 
    O que vos  sois é  a merd que os suínos  comem.


    Sempre  serei suíno  e a favor dos vossos  suínos. 


    Vos não  passais de uns filhinhos do papá  e da mamã  que vis deram tudo de mão  beijada.
    Saí  de fora de casa. 
    Fazei-vos à  vida.
    E depois sim, vê-se  quem serão 

    ResponderEliminar
  14. Certeiro!
    Muitos morriam à  fome fora de casa do papá. 

    ResponderEliminar
  15. Contra o ROUBO  de 2oo1 a 2005.
    Serei suino

    ResponderEliminar

  16. Por favor cala te que dás dó.
    Deve custar muito aos teus pais saber o que és.🤮

    ResponderEliminar
  17. Não  têm  espelhos.
    Infeliz post mesmo
    Todos temos dias menos bons

    ResponderEliminar
  18. Roubo 
    Chamem os boys pelos nomes.
    MEDO
    De perder o empregozinho  e a vidinha de merda?

    ResponderEliminar
  19. Sai de casa dos papás. 
    A mim nunca me calas.
    Faz-te à  vida!
    Deixa de chular os pais!

    ResponderEliminar
  20. Sempre!
    Até  morrer!

    ResponderEliminar
  21. eu népias - mas vou reclamar nos termos do CPA.

    ResponderEliminar
  22. O mesmo para os extremistas de esquerda, certo??

    ResponderEliminar
  23. Das duas uma ou mandaste pra veia ou ou és um javali dentro dos tribunais... não acredito que sejas funcionário do que quer que seja a categoria... enfim.. cura te 

    ResponderEliminar

Enviar um comentário